Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Projecto: site colaborativo sobre resultados de empresas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carf2007 » 31/7/2010 21:09

Elias Escreveu:Há várias formas de calcular o PER. Há quem distinga entre trailing PER e forward PER.

Trailing EPS
What Does It Mean?
What Does Trailing EPS Mean?
The sum of a company's earnings per share for the previous four quarters.

Forward Price To Earnings - Forward P/E
What Does It Mean?
What Does Forward Price To Earnings - Forward P/E Mean?
A measure of the price-to-earnings ratio (P/E) using forecasted earnings for the P/E calculation. While the earnings used are just an estimate and are not as reliable as current earnings data, there is still benefit in estimated P/E analysis. The forecasted earnings used in the formula can either be for the next 12 months or for the next full-year fiscal period.

Forward Price To Earnings (Forward P/E)

Para o efeito que pretendemos parece-me mais apropriado usar o trailing... o que dizes?

Elias, acho que tas a confundir PER com EPS ...

Cálculo do PER

Existem duas formas simples de cálculo:

PER=Cotacao/EPS

ou

PER=Capitalizacao bolsista/Resultados liquidos

De notar que o EPS ou resultados líquidos considerados tanto podem ser os históricos, como os previsionais (o que elimina um pouco o problema do crescimento). Existe ainda quem calcule o PER com base numa média um pouco mais longa dos resultados gerados por uma empresa ou pelo conjunto das empresas no mercado, para eliminar o efeito de ciclos. Isto é particularmente importante quando estamos a analisar empresas cíclicas.

É também de referir que os resultados líquidos ou EPS considerados são geralmente expurgados de resultados extraordinários ou não recorrentes, para melhor reflectir a verdadeira performance operacional de cruzeiro da empresa.
Vantagens do PER

A vantagem mais óbvia é que o PER providencia uma medida de valorização de cada empresa, mas podemos ainda falar:

* Em situações limite, perante capitalizações bolsistas muito elevadas ou resultados muito elevados, um PER elevado estará correlacionado com retornos futuros baixos, pela manifesta incapacidade de crescer fortemente os resultados e portanto de fazer diminuir substancialmente o PER nessa situação.
* Também PERs muito baixos em situações de pânico de mercado, nas quais não exista realmente perspectiva de a actividade subjacente diminuir fortemente (por exemplo, em utilities) tenderão a levar a retornos elevados no futuro.

Defeitos do PER

O PER tem alguns defeitos óbvios:

* Não leva em conta a estrutura de financiamento da empresa, excepto marginalmente via efeito dos custos financeiros nos resultados líquidos. Quer isso dizer que uma empresa muito endividada não vê esse facto reflectido muito negativamente no PER apresentado, sendo que outras medidas baseadas no enterprise value (EV) reflectirão melhor essa realidade;
* Não leva em conta o crescimento da empresa, que faz com que um PER aparentemente elevado no presente possa ser um PER baixo no futuro próximo. Isto é particularmente grave se os resultados que estão a ser utilizados para calcular o PER forem baixos em termos absolutos, pois nesse caso terão facilidade em crescer a taxas percentuais muito elevadas;
* Não leva em conta a capacidade da empresa reinvestir os fundos que gera a taxas elevadas, o que permite crescimento futuro também (ou seja, não leva em conta o ROE);
* O PER é extremamente enganador na análise de empresas cíclicas, pois estas tendem a possuir PERs baixos no topo do ciclo (pois começam a descontar o fim inevitável deste), e PERs elevados (ou mesmo inexistentes devido aos prejuízos) no fundo do ciclo;
* Se estivermos perante uma empresa em fase de lançamento, com extremo potencial futuro de geração de resultados mas sem resultados positivos no presente, ou com resultados baixos, o PER será enganador.

http://www.******.com/wikibolsa/PER
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 31/7/2010 20:40

Há várias formas de calcular o PER. Há quem distinga entre trailing PER e forward PER.

Trailing EPS
What Does It Mean?
What Does Trailing EPS Mean?
The sum of a company's earnings per share for the previous four quarters.

Forward Price To Earnings - Forward P/E
What Does It Mean?
What Does Forward Price To Earnings - Forward P/E Mean?
A measure of the price-to-earnings ratio (P/E) using forecasted earnings for the P/E calculation. While the earnings used are just an estimate and are not as reliable as current earnings data, there is still benefit in estimated P/E analysis. The forecasted earnings used in the formula can either be for the next 12 months or for the next full-year fiscal period.

Forward Price To Earnings (Forward P/E)

Para o efeito que pretendemos parece-me mais apropriado usar o trailing... o que dizes?

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 31/7/2010 20:24

O PER é calculado com base nos valores finais do ano ,neste caso os do relatorio e contas de 2009
( http://www.telecom.pt/NR/rdonlyres/A7A8 ... prest1.pdf )na pagina 105, dizem que o Resultado Liquido Por Acção foi de 0,76.

Até aqui está correcto. certo ?

Agora o PER é calculado com a cotação do dia ? ou a cotação a 31 Dez 2009 ? Uma vez que os 0,76 são referentes a Dez/2009.

O PER para Hoje seria 8,45 / 0,76 = 11,11 ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por PairOfJacks » 31/7/2010 20:18

Acho que o objectivo é concentrar a informação, para não terem que se percorrer os tais 20 sites à procura.

... é fácil encontrar um livro por aí, mas uma biblioteca dá um jeitaço :wink:
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por dvck » 31/7/2010 20:11

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Em principio uma vez que o Relatorio e Contas já dá o Resultado Liquido por Accção, fica mais fácil. Não sei é se temos acesso a todos os 20 Relatorios atraves da web ...

pois, mas normalmente encontras notícias que dão o resultado total e a partir daí, como dizia o toneca, é fazer as contas :)

Penso que todas as empresas do PSI-20 têm site e disponíveis os Relatórios e Contas, resultados trimestrais, etc. Obter a informação não me parece complicado.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Elias » 31/7/2010 19:01

carf2007 Escreveu:Em principio uma vez que o Relatorio e Contas já dá o Resultado Liquido por Accção, fica mais fácil. Não sei é se temos acesso a todos os 20 Relatorios atraves da web ...

pois, mas normalmente encontras notícias que dão o resultado total e a partir daí, como dizia o toneca, é fazer as contas :)

por carf2007 » 31/7/2010 18:34

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Poderias dar mais pormenores da informação a apresentar ?

Algo deste genero ?

www.megalogica.com/psi20

carf à partida não teria tanta informação. Como referi no post inicial seria mais do tipo do que vem no earnings.com, para poderes ver a evolução dos resultados passados e as datas de apresentação de resultados futuros.

Vê agora os separadores "earnings" e "Dividends" ...
www.megalogica.com/psi20

Onde encontro o valor dos "EPS's" que me faltam ?

Normalmente essa informação não é dada, logo tens de a calcular.

O número de acções consta do site Euronext.

Eu já fiz alguns cálculos que podes encontrar neste post.

Em principio uma vez que o Relatorio e Contas já dá o Resultado Liquido por Accção, fica mais fácil. Não sei é se temos acesso a todos os 20 Relatorios atraves da web ...

por Elias » 31/7/2010 17:27

carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:

Algo deste genero ?

www.megalogica.com/psi20

carf à partida não teria tanta informação. Como referi no post inicial seria mais do tipo do que vem no earnings.com, para poderes ver a evolução dos resultados passados e as datas de apresentação de resultados futuros.

www.megalogica.com/psi20

Normalmente essa informação não é dada, logo tens de a calcular.

O número de acções consta do site Euronext.

Eu já fiz alguns cálculos que podes encontrar neste post.

por carf2007 » 31/7/2010 16:52

Elias Escreveu:

Algo deste genero ?

www.megalogica.com/psi20

www.megalogica.com/psi20

por Elias » 31/7/2010 13:38

Algo deste genero ?

www.megalogica.com/psi20

por pdcarrico » 31/7/2010 13:14

Eu tive um convite para fazer conteúdos para um site de análise fundamental, mas não sei ainda se será para valer, porque a ideia ainda está meio em banho-maria. Se for em frente não devo ter tempo, mas se não for, eu poderia colaborar nesse teu projecto.

Daqui a 3/4 semanas já devo ter uma ideia, portanto se nessa altura te faltar um para ter quorum, talvez possa entrar...
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por carf2007 » 31/7/2010 11:38

Poderias dar mais pormenores da informação a apresentar ?

Algo deste genero ?

www.megalogica.com/psi20

por artista_ » 31/7/2010 2:21

Já algumas vezes se falou aqui nessa possibilidade e no interesse da idéia, nunca percebi muito bem porque nunca se avançou com nada?! :)

Estou disposto a colaborar, não com muito trabalho que o tempo não dá para muito, mas com o que me for possível!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por PairOfJacks » 31/7/2010 1:05

Elias, estou disponível para colaborar. Vou-te mandar o meu endereço de msn por MP para quando tivermos quorum definirmos os pormenores de execução.

Cumprimentos
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por mancargon » 30/7/2010 21:46

Parece-me boa ideia! Acho que as pessoas se poderiam especializar por empresa? Se bem que por experiências anteriores o que não tiver mais valias pessoais por regra não dura muito tempo!
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

Projecto: site colaborativo sobre resultados de empresas

por Elias » 30/7/2010 21:35

Tenho estado a pensar que seria interessante haver um site em Portugal que disponibilizasse, de forma acessível, os resultados das empresas portuguesas que estão cotadas no PSI-20 (um pouco ao jeito do www.earnings.com, embora consideravelmente mais simples).

A ideia seria que nesse site fosse possível, a qualquer pessoa, consultar facilmente os resultados das empresas cotadas, disponibilizando-se não só os resultados mais recentes mas também o respectivo histórico, de modo a permitir perceber a tendência dos resultados de cada cotada ao longo dos últimos anos.

O site pode ser desenvolvido e alojado numa plataforma gratuita (tipo google sites, por exemplo). Não é necessário pagar nada nem ter conhecimentos de programação para poder desenvolver um site com estas características.

Apesar de este projecto me parecer aliciante e de grande utilidade para todos os que se interessam por mercados financeiros, não tenciono de modo algum meter-me nisto sozinho, pois dá bastante trabalho a procurar e a actualizar a informação toda (e não me parece interessante a ideia de lançar um site que não se consegue actualizar). Do meu ponto de vista um projecto destes fará pois mais sentido numa abordagem colaborativa. Isto passaria por criar uma equipa de pelo menos meia dúzia de utilizadores com privilégios de edição, que poderiam ir actualizando o site com informação relevante sempre que ela surgisse.

Alguém está interessado em participar num projecto com estas características? Quem estiver interessado em pelo menos discutir o assunto pode simplesmente responder a este e-mail ou então enviar-me uma mensagem privada. Se houver pelo menos 5 ou 6 respostas penso que ficam criadas as condições para estudar a viabilidade o projecto (se não houver 5 interessados eu deixarei cair a ideia).

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], macau5m, PacoNasssa, rg7803 e 475 visitantes