Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finibanco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por futriber » 4/8/2010 10:03

Agradeço as respostas esclarecidas.
Só falta mesmo a administração do Finibanco dizer algo sobre a opa. Vejo aqui uma oportunidade...

Registado: 29/11/2007 3:31

Re: OPA

por JCS » 4/8/2010 9:48

futriber1 Escreveu:Se o valor oferecido pelo Montepio é de 1.95, e a probabilidade de sucesso da opa é quase 100%, como é possível a cotação estar em 1.9. Quem comprar não terá lucro garantido? Faz-me confusão esses 5cent. de diferença!
Se eu comprar a 1.9 e a opa avançar é garantido que vendo as ações a 1.95?

Na bolsa nunca nada é 100% garantido. A probabilidade penso ser grande de o negócio correr bem. Os 5 cêntimos de diferença é um prémio de quem não está para esperar 2 meses por causa de 5 cêntimos e não se importa de vender ligeiramente abaixo já. Os mais pacientes poderão aproveitar essa benesse e vender ao Montepio a 1,95.

Atenção que nada é 100% garantido...

Isto é apenas a minha opinião e não é de modo algum uma recomendação de investimento...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por ANONIMO111 » 4/8/2010 9:46

Futriber1
Yes...É garantido que vendes se a OPA tiver sucesso.
E tambem tudo indica que a OPA vai ter sucesso, tambem pode ser a um valor superior a 1,95.
ah ah ah vamos aguardar.

Registado: 29/11/2007 1:44

Re: OPA

por EBF » 4/8/2010 9:43

futriber1 Escreveu:Se o valor oferecido pelo Montepio é de 1.95, e a probabilidade de sucesso da opa é quase 100%, como é possível a cotação estar em 1.9. Quem comprar não terá lucro garantido? Faz-me confusão esses 5cent. de diferença!

Boas,

100% de certeza só no dia após o sucesso da opa :lol:

2.5% é o prémio de risco nesta data.

E se a OPA não se concretizar? Porque afinal .... O amarelo do MontePio não combina com o Azul do Finibanco ( brincadeira ).

Cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

OPA

por futriber » 4/8/2010 9:17

Se o valor oferecido pelo Montepio é de 1.95, e a probabilidade de sucesso da opa é quase 100%, como é possível a cotação estar em 1.9. Quem comprar não terá lucro garantido? Faz-me confusão esses 5cent. de diferença!

Registado: 29/11/2007 3:31

por ANONIMO111 » 2/8/2010 19:13

Cerca de um terço das acções do Finibanco hoje negociadas em bolsa foram compradas pela família Costa Leite, que controla mais de 60% do banco alvo de OPA pelo Montepio.

Num comunicado enviado ao regulador da bolsa, a CMVM, o Finibanco revela que a sociedade Global Dis - onde Humberto Costa Leite e Arlindo da Costa Leite fazem parte da administração -, adquiriu hoje, em bolsa, 347 mil títulos do banco ao preço médio de 1,896 euros, ou seja, num investimento de 660 mil euros.

O preço de médio de compra está abaixo dos 1,95 euros oferecidos pelo Montepio Geral na OPA lançada sexta-feira passada. Deste modo, a alienação destes títulos ao Montepio representa uma mais-valia potencial de 19 mil euros.

O maior accionista do Finibanco foi assim responsável pela negociação de cerca de um terço do total de acções transaccionadas hoje em bolsa.

Na primeira reacção do mercado à OPA, as acções do Finibanco fecharam hoje a ganhar 28% para 1,92 euros, com 1 milhão de papéis negociados (ver gráfico).

Numa conferência de imprensa convocada para explicar o negócio, Tomás Correia, presidente do Montepio, classificou hoje a OPA de "amigável" e revelou ter conversado com a família Costa Leite sobre o assunto. O negócio, estimou, deve estar fechado até ao final de Setembro.

por SMALL1969 » 1/8/2010 17:42

- O valor 341,25 não é enigmático. Deve simplesmente resultar da actual avaliaçao dos activos, arredindado para dar um valor ao centimo (1,95€).
E por ridículo que parece, deve ser mais fácil lançar 1,95€ e pagar um pouco mais ou um pouco menos, do que lançar a 1,94€ ou 1,96€. É um valor redondo. Preferia uns 2.50€, mas pronto, os tempos são outros.

- Com tantas acções disponíveis, tantas ideias e hipóteses, por que razão aparecem sempre uns investidores mais "novatos (ou assim parecem)" a achar que conseguem ganhar uns trocos depois da notícia?

- 1,95€ comparado com 1,20€ onde a acção andava parece muito, mas acho que tem caído desde os 1,50€ com muito pouco volume, portanto "não conta" para quem tem posições grandes.

- Acho que o BANIF vai vender. 1º porque a entrada no finibanco resulta de um projecto antigo que já não tem cabimento, e porque o BANIF como os outros todos, andam à rasca de maçaroca fresca.

- Acho mais fácil o finibanco chegar ou abrir a 2€ do que não chegar aos 1,95€ já na 2ª feira. Não vá dar-se o caso de alguém não querer vender ou o BANIF julgar que é a golden-share, podem sempre subir a parada mais um bocado. Eu vendo acima de 2.00€, ou então espero pela OPA.

- As pessoas que compraram finibanco na semana passada deviam ir presas ou pelo menos pagarem uma bela multa, especialmente se foi gente do montepio do finibanco ou do banif. Também foram poucos, não ocupariam muito espaço nas celas sobrelotadas, e o "rendas" tem que ter alguém com que falar, burros ao ponto de comprarem acções assim à bruta duma cotada que mal tem mexido, na semana do lançamento de OPA (os que souberam da OPA claro..eu próprio senti-me tentado a comprar mais, mas normalmente neste tipo de acções tenho é compras e espero que mas ofereçam em queda).

- Ando a "achar" que o finibanco ia ser comprado mais tarde ao mais cedo (tal como a REDITUS e a MARTIFER), mas tenho acções a meses a perder e bem (+-20%). Tenho comprado e vendido desde 2006, por piada achava que o lucro que felizmente sempre tive no finibanco, desta vez ia esfumar-se nesta perda actual (esse é dos meus erros típicos em bolsa, tenho 50 ganhos seguidos, e depois perco bastante num único movimento).
As últimas que comprei do finibanco foram imediatamente depois do negócio do BANIF com as seguradoras, para fazer preço médio com outras que tinha de 2009, porque a convicção é uma coisa que prezo, e só quando se atira com a toalha ao chão ou se abre a "Adega Velha", é que se fazem contas. Agora tenho uma mais valia grande em % (>20%*-20% imposto) e enorme (para mim) em €....e assim 2010 já é o meu 2º melhor ano de bolsa de sempre. O Estado bem precisa e o Estado somos nós :wink:

Venha a próxima.

Registado: 3/2/2009 12:21

por JCS » 1/8/2010 1:15

ferreira10 Escreveu:Ando para aqui a tentar engendrar um sistema para ganhar algum dinheiro (ahah!).

Teoricamente compras abaixo da oferta (abaixo dos €1,95) oferecem menos risco acredintando que a oferta vai em frente e a transação para o montepio se dá pela oferta. O unico risco é o Montepio não conseguir os 75% do capital do Finibanco que exige para que a oferta seja válida e o negócio cair por essa razão...

Há sempre risco (ordens ao melhor é que não...).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

OPA potestiva

por agany » 31/7/2010 22:10

Pousada Escreveu:
portucel Escreveu:
Pousada Escreveu:Algém sabe esclarecer esta dúvida?

Se o Montepio comprar 75% do Finibanco e o retirar da bolsa o que acontece aos restantes 25% que estão espalhadas pelo publico geral e muitos deles até são clientes do Finibanco.

Bons Negócios
Pousada

Segue-se uma OPA Potestativa para defender o interesse da minoria do capital.

Ok e depois o que pode acontecer?

Bons Negócios
Pousada

Saudações

As acções são "expropriadas".

Re: OPA potestiva

por Pousada » 31/7/2010 18:37

portucel Escreveu:

Se o Montepio comprar 75% do Finibanco e o retirar da bolsa o que acontece aos restantes 25% que estão espalhadas pelo publico geral e muitos deles até são clientes do Finibanco.

Bons Negócios
Pousada

Ok e depois o que pode acontecer?

Bons Negócios
Pousada

Saudações

Registado: 20/5/2006 11:13

OPA potestiva

por portucel » 31/7/2010 17:20

Bons Negócios
Pousada

Saudações

Registado: 10/11/2006 16:05

por Pousada » 31/7/2010 16:26

Algém sabe esclarecer esta dúvida?

Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

por Parabolic » 31/7/2010 16:25

O Mano Oliveirinha e o BANIF andaram a comprar a 3,00 e 3,5 eur, portanto se venderem a estes preços, devem estar naquela do "ou vendo agora a 1,95 euros ou vendo a zero euros (falência) daqui a uns meses..." :P

Registado: 21/3/2009 16:16

por PequenoInvest » 31/7/2010 13:05

"Montepio Geral - Associação Mutualista
Comunicado do Conselho de Administração
aos Associados

O Montepio Geral - Associação Mutualista apresentou no mercado uma Oferta Pública de Aquisição sobre a totalidade das acções representativas do Capital Social da Finibanco Holding, SGPS, SA, cujos trâmites poderão ser consultados no Anúncio Preliminar.

O sucesso da oferta permitirá ao Montepio reforçar a posição da sua marca e a prossecução do seu Plano Estratégico aprovado pelos órgãos sociais competentes (neste caso, o Conselho Geral) dando, deste modo, cumprimento aos objectivos estipulados de consolidação das actividades que contribuem para a concretização da Missão e Visão institucionais e para a consolidação e reforço do sistema financeiro português, assentes em três pilares:

1. Aumentar a relevância do Montepio enquanto participante activo na Economia Social, por alargamento dos canais de promoção do mutualismo e, desta forma, reforçar o Montepio Geral - Associação Mutualista como «maior associação nacional promotora e gestora de regimes complementares de segurança social, individuais e colectivos», desígnio da sua Visão;

2. Consolidar as competências do Montepio em áreas diversificadas de serviços financeiros para empresas e particulares;

3. Incrementar a eficiência através da complementaridade das competências dos recursos humanos que compõem as instituições e respectivos processos, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Estamos convictos de que, com esta operação, o mutualismo sairá reforçado e o Montepio estará melhor preparado para cumprir com o principal objectivo estratégico de garantir a sustentabilidade de criação de valor para os Associados.

O Conselho de Administração"

http://www.montepio.pt/ePortal/v10/PT/j ... onal.jsp#0

Anúncio prelimiar:
http://www.montepio.pt/imagens/34/anuncioCA.pdf

Falta agora saber qual a comunicação que saiu para os colaboradores ontem ao final do dia.

Registado: 24/7/2009 12:13

por Primvs » 31/7/2010 12:30

CerealKiler Escreveu:Teremos a entrada do Montepio na bolsa junto com o Finibanco, ou fora e também com a saída do Finibanco ?! Será que o Montepio mantem duas marcas ou incorpora e até pode criar uma nova!? :P

O Montepio nao pode ser cotado em bolsa. É uma associação mutualista. Nao tem acções. Tem associados com quotas. E qualquer pessoa é livre de entrar no capital da associação, tornando-se sócio e comprando quotas.
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por CerealKiler » 31/7/2010 12:19

Teremos a entrada do Montepio na bolsa junto com o Finibanco, ou fora e também com a saída do Finibanco ?! Será que o Montepio mantem duas marcas ou incorpora e até pode criar uma nova!? :P

Registado: 1/4/2008 17:29

por PequenoInvest » 30/7/2010 23:36

ANONIMO111 Escreveu:O Montepio confirmou o lançamento de uma oferta pública sobre o Finibanco, oferecendo 341,25 milhões de euros pelas acções do banco.

341 milhões, ora aqui está um valor deveras interessante. E enigmático :-k :-$
Afinal a AM vai ser mais útil do que alguma vez o ex-administrador quis admitir, tendo chegado até a desprezá-la :roll:

por ferreira10 » 30/7/2010 23:19

ANONIMO111 Escreveu:Ferreira, nao faças nada disso, é como " te atirares ao Leoes".
Se nao tens conhecimento de causa e nao esta por dentro fica fora.
Um concelho só.

"Anonimo 111" Eu estou a tentar perceber melhor como estas coisas funcionam.Precisamente porque tenho a cautela de não me meter em OPAs.Evito situações especulativas.Por outro lado , não me parece que se apanhem situações destas frequentemente.Quando se lança uma OPA por aquilo que tenho visto, rapidamente o preço de mercado sobe «direi mesmo>» muito acima do preço proposto pelo Oferente.E suponho que isso deva ser uma das causas que vota ao fracasso muitos destes negócios.

Eu aqui em casa acabei por responder às minhas duvidas; penso que é uma questão de um pouco de reflexão:
Logo que seja lançado um preço, nos moldes em que foi, acima do preço de mercado, as ordens de venda dos intervenientes é ajustada para esse preço.Ou seja, na segunda, na abertura de mercado, não vão estar ordens no cofre muito abaixo do valor de 2,95 €.A menos que houvesse um conjunto muito alargado de investidores que não tivessem recebido esta noticia e tivessem especificados valores inferiores a 2.95€.Para que aja um encontro de preços só haverá negocio a preços que rondem este valor.Penso que será assim.Mas olha que não seria de todo despropositado lançar uma ordem limite a 2,87 €.Podia ser que se apanhasse alguma coisa, e depois esperar que subisse até aos 2.95€.Mas é como digo, não me meto em coisas que não percebo.O que não invalida fazermos um esforço para saber o entendimento que outros têm em relação a esta questão.

Registado: 29/11/2007 3:18

por ANONIMO111 » 30/7/2010 22:58

Ferreira, nao faças nada disso, é como " te atirares ao Leoes".
Se nao tens conhecimento de causa e nao esta por dentro fica fora.
Um concelho só.

por ferreira10 » 30/7/2010 22:52

JCS Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Para quem está dentro disto, já que eu guio-me sobretudo pela análise técnica.Com este novo valor, quer dizer que nos próximos dias na cotação da acção vai ter que se ajustar de modo a ficar a valores próximos ou iguais a 1.95? Ou seja, temos aqui um modo fácil de ganhar dinheiro na segunda? Já que é muito improvável que faça um gap e salte logo para os 1.95 €? Certo?Pode é não haver ninguém a tentar vende-las abaixo dos 1.95 €? Certo?Já que é previsível que tem acções esteja dentro desta noticia.Há hipótese de as acções ficarem abaixo deste valor no momento de fecho do negocio?Como é que isto se processa?

Boas Ferreira. É muito provável que 2ª abra muito próximo do valor da oferta (pode até abrir acima do valor). Aconteceu isso com o BPI aquando da oferta do BCP. no leilão de abertura vão aparecer logo ordem com limite a rondar esse valor.

Cumprimentos

JCS

ok! Percebi! Eu estou fora do titulo.Quando por via de uma OPA ou por via de uma noticia, um titulo fica muito volátil, prefiro ficar fora.Evito situações especulativas.Mas pelo que disseste não vale a pena lançar uma ordem "limite" disparatada que apanhe o titulo a meio caminho entre o preço de fecho de hoje e o preço de referencia dos 2.95 €.E uma ordem ao mercado ainda pior.Já que como disseste pode-se sair escaldado.Já que pode abrir acima do preço de referencia e na volta ajustar em baixa.Suponho que nesse leilão automático é feito um rateio.Um rateio entre as ordens ao mercado que foram lançadas.Já que se estabelecemos um preço limite, caso abra acima desse preço, a ordem não será satisfeita.Ou seja, o leilão é feito com as ordens ao mercado que forem lançadas.Não estou a ver um individuo a lançar uma ordem limite de 2.93 €, já que o ganho potencial será mínimo.As muitas ordens que em casos destes são lançadas é que leva a que de modo a que sejam na totalidade satisfeitas, o preço suba.Ando para aqui a tentar engendrar um sistema para ganhar algum dinheiro (ahah!).Dai que estou a fazer este exercício, que não sei se está de todo bem delineado, para ver se encontro para aqui algum furo.Mas a melhor maneira, decisivamente é deixar abrir o mercado e lançar ordens na altura.Suponho.
Cumprimentos!
Ferreira

por JCS » 30/7/2010 22:13

ferreira10 Escreveu:Para quem está dentro disto, já que eu guio-me sobretudo pela análise técnica.Com este novo valor, quer dizer que nos próximos dias na cotação da acção vai ter que se ajustar de modo a ficar a valores próximos ou iguais a 1.95? Ou seja, temos aqui um modo fácil de ganhar dinheiro na segunda? Já que é muito improvável que faça um gap e salte logo para os 1.95 €? Certo?Pode é não haver ninguém a tentar vende-las abaixo dos 1.95 €? Certo?Já que é previsível que tem acções esteja dentro desta noticia.Há hipótese de as acções ficarem abaixo deste valor no momento de fecho do negocio?Como é que isto se processa?

Boas Ferreira. É muito provável que 2ª abra muito próximo do valor da oferta (pode até abrir acima do valor). Aconteceu isso com o BPI aquando da oferta do BCP. no leilão de abertura vão aparecer logo ordem com limite a rondar esse valor.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por ferreira10 » 30/7/2010 20:27

Para quem está dentro disto, já que eu guio-me sobretudo pela análise técnica.Com este novo valor, quer dizer que nos próximos dias na cotação da acção vai ter que se ajustar de modo a ficar a valores próximos ou iguais a 1.95? Ou seja, temos aqui um modo fácil de ganhar dinheiro na segunda? Já que é muito improvável que faça um gap e salte logo para os 1.95 €? Certo?Pode é não haver ninguém a tentar vende-las abaixo dos 1.95 €? Certo?Já que é previsível que tem acções esteja dentro desta noticia.Há hipótese de as acções ficarem abaixo deste valor no momento de fecho do negocio?Como é que isto se processa?

por ANONIMO111 » 30/7/2010 19:41

O Montepio oferece 1,90 euros por cada acçao do Finibanco...

por ANONIMO111 » 30/7/2010 19:39

O Montepio confirmou o lançamento de uma oferta pública sobre o Finibanco, oferecendo 341,25 milhões de euros pelas acções do banco.

por PequenoInvest » 30/7/2010 13:46

Montepio e Finibanco, amigos para sempre

Pedro Santos Guerreiro

"Afinal ainda há bancos que confiam em bancos. Tanto que os compram.
A integração do Finibanco no Montepio é uma boa notícia para o sistema. E para os privilegiados que compraram acções antes da notícia...

O sistema financeiro anda sob stress. Os quatros maiores bancos portugueses passaram no "check up" da semana passada. Os outros mostram as suas contas e resul-tados como se fossem apólices de seguro. É natural: por fragilidades estrangeiras e patifarias domésticas, "banco" deixou de ser sinónimo de "fortaleza inexpugnável".

O Montepio e Finibanco estão na segunda liga da banca, em dimensão. Um, o Montepio, tem uma estrutura societária mutualista que lhe dá uma rede de estabilidade mas lhe constrange os movimentos de crescimento; outro, o Finibanco, tem pressão sobre a solvabilidade, precisaria de capital e penaria pela sua dimensão.

O Montepio tem feito um percurso de consolidação prudente sem alavancamentos e resumindo os riscos potenciais à carteira de crédito. Deixou claro que queria crescer e chegou a ser candidato ao BPN. Afinal, "Montepio" quer dizer "instituição de socorros mútuos"... Mas, depois, ganhou juízo e viu o Finibanco a pedi-las.

Com este negócio, o Montepio passa definitivamente a ser o sexto maior banco em Portugal, o que lhe permite passar do estatuto de maior dos mais pequenos para o de menor dos maiores.
Não se conhece preço nem como será financiada, mas, assumindo que o mutualismo não perdeu a sensatez, é uma boa operação. O Montepio ganha balcões e penetração no Norte e Centro do País, zonas de força do Finibanco. Porque este não parece ser um negócio para ganhar no corte de balcões. Aliás, a complementaridade entre estes bancos parece ser tão positiva que só não se especula sobre se este passo é o primeiro de outro porque, supõe-se, o Montepio não pode ser comprado.

Para o Finibanco, é um alívio. A falta de dimensão é um estigma e, mais tarde ou mais cedo, haveria pressão para aumentar capital. A família Costa Leite pode orgulhar-se do trabalho feito, deixa um banco "sequinho" e sem arquitecturas estranhas em "offshores", resistiu à sedução do Banif e acabará por fazer um bom negócio.

Nos últimos 15 anos, o número de marcas bancárias reduziu-se drasticamente. Com esta integração, mais uma perece. Mas dela resulta um banco mais forte, o que beneficia o sistema.
Mesmo sabendo que uma fusão é sempre um processo de digestão difícil e que pode acabar mal.

E o BPN? Está para ser privatizado mas ninguém lhe pega. Já nem é bem um banco, uma vez que os clientes e os depósitos são, por interposta instituição, da Caixa Geral de Depósitos. Mas tem rede de balcões. Veremos que buraco sobrará para o Estado desse caso de polícia que andou demasiado tempo em peneiras e asneiras.

Por falar em polícia: mais uma vez, houve quem comprasse acções com base ou em intuição muito sortuda, ou em informação muito privilegiada. Ontem, foram negociadas em meia sessão de bolsa cinco vezes mais acções do Finibanco que em média numa sessão inteira, além de muitas ordens que ficaram penduradas quando a CMVM suspendeu a negociação, já as acções valorizavam 14%. Mas, pensando bem, se as suspeitas sobre "insider trading" na véspera da OPA do BCP ao BPI foram arquivadas, deve ser só impertinência de jornalistas..."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437527

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Luzemburg, macau5m, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, rg7803, Shimazaki_2, trilhos2006 e 713 visitantes