Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Patifaria" da CGD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pipo79 » 20/10/2010 0:31

A CGD vendeu o seu edifício sede ao fundo de pensoes por 250 milhoes de euros, deduzo por necessidades de liquidez e receita extraordinaria para poder dar lucro no final do ano.
Claro que tem influencia os 4 mil milhoes que injectou no BPN.

O problema é que o fundo de pensoes já é gerido pelo Estado, passou na anterior legislatura, à semelhanca do que agora querem fazer com o fundo da PT.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

por T1ag0 » 19/10/2010 23:55

Marco Martins Escreveu:Há uns dias atrás saiu uma notícia de que o fundo de pensões da CGD comprou um edifício às CGD por 200 e tal milhões.

Esta semana saiu uma notícia de que o estado injectou 200 e tal milhões no fundo de pensões da CGD.

Alguém entende isto?

Não haverá aqui um buraco mal explicado?

A CGD ao que parece este ano vai ter um resultado fraquissímo devido às injecções de capital que fez, a mando do estado. Tal que, a venda da sua ede, permitiu duplicar os resultados até então calculados. No entanto parece que foi o fundo de pensões que ficou com um buraco, que não é suficientemente tapado pela renda que a CGD vai pagar ao seu fundo de pensões pelo aluguer da sede.
Quem paga os buracos, quem é?

Registado: 29/3/2010 17:06

por Marco Martins » 19/10/2010 22:17

Há uns dias atrás saiu uma notícia de que o fundo de pensões da CGD comprou um edifício às CGD por 200 e tal milhões.

Esta semana saiu uma notícia de que o estado injectou 200 e tal milhões no fundo de pensões da CGD.

Alguém entende isto?

Não haverá aqui um buraco mal explicado?

Registado: 7/4/2007 17:13

por MKlop » 29/7/2010 20:07

SirPatrickBateman Escreveu:
MKlop Escreveu:Um dia reparei que a CGD me retirou todo o dinheiro no último dia de um dado mês e só o voltou a repôr no dia seguinte...poucos minutos depois.

Como era mais "puto" quando me disseram que era apenas uma questão administrativa, engoli, e fui-me embora contente por estar "tudo bem".

Uns anos depois percebi melhor.

...

No entanto mantenho a minha confiança neste banco.

Esses movimentos "esquisitos" acontecem muito em finais de trimestre... :mrgreen:

...em finais de exercício..etc,etc. Há que ter a demonstração de resultados, fluxos de caixa, provisões e tudo o mais bem atinadinho...

Mas foi engraçado ver a cara de atrapalhado do funcionário que me atendeu: ingenuamente perguntei em tom de voz normal...

:P

Registado: 25/2/2010 9:49

por SirPatrickBateman » 29/7/2010 18:35

MKlop Escreveu:Um dia reparei que a CGD me retirou todo o dinheiro no último dia de um dado mês e só o voltou a repôr no dia seguinte...poucos minutos depois.

Como era mais "puto" quando me disseram que era apenas uma questão administrativa, engoli, e fui-me embora contente por estar "tudo bem".

...

Esses movimentos "esquisitos" acontecem muito em finais de trimestre... :mrgreen:

Registado: 6/11/2002 16:28

por MNFV » 29/7/2010 18:24

Mosseber, acho que deves cumprir a tua parte do contrato para a CGD cumprir a dela.

Boas decisões

Registado: 28/12/2007 17:02

por MKlop » 29/7/2010 18:20

Um dia reparei que a CGD me retirou todo o dinheiro no último dia de um dado mês e só o voltou a repôr no dia seguinte...poucos minutos depois.

...

Registado: 25/2/2010 9:49

dá menos trabalho assim

por OhMyBod » 29/7/2010 17:52

Também me aconteceu o mesmo e o gestor veio com a mesma desculpa do cruzamento de dados.

Pois a mim parece-me que, "estratégicamente" optaram por enviar massivamente as cartas para depois balcão a balcão corrigirem/actualizarem os dados de cada cliente que se queixou. Com isto pouparam tremendas horas de trabalho e ainda apanham clientes mais incautos que não fazem caso e ficam a pagar mais 1.5% de spread de um mês para o outro.

Aconselho a utilizarem o site: http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... macao.aspx
onde facilmente se faz uma reclamação ao Banco de Portugal.
O problema claro é que serão os gestores das contas a ter de responder face à parvoíce da administração central.

Registado: 16/2/2009 11:22

por Mosseberg » 29/7/2010 8:50

Apos a visita a CGD tudo ficou esclarecido, as cartas deveram se ao cruzamento de dados informaticos e ao envio automatico das notificações.Esclareci os factos e prontamente fizeram as alterações e asseguraram me que os spread ia se manter.
Pensso que este sistema não seja o mais conveniente, os dados podem ser cruzados informaticamente mas o envio das notificações ja devia carecer de uma apreciação pessoal, evitando o transtorno dos clientes.
Obrigado a todos que responderam e bons negócios.

Registado: 24/3/2009 9:51

por poseidon635 » 25/7/2010 22:57

Infelizmente a maior parte das pessoas nunca leu o contrato que assinou com o banco para o Crédito HAbitação. E é um contrato para quase toda a vida para muitas pessoas...

Já li o meu várias vezes em que tive dúvidas e é bastante explícito nos produtos que temos de manter.

Se assinamos um contrato, ele tem de ser cumprido por ambas as partes, mesmo quando a outra parte é um Banco. Tenho tudo na CGD, CH, depósitos,etc...

Já pensei em mudar para outros bancos, mas quando oferecem muito da outra parte, fico logo de pé atrás... Actualmente tenho spread de 0,5%, alterado pela última vez em 2008. Há 2 anos cheguei a pagar quase 6% de juros. Actualmente está nos 1,15%.

BN

BULIM123 Escreveu:Na CGD, podem dize ro que disserem, mas pelo menos são transparentes.
Comprei casa no ano de 2000, na altura tava de juro a 4,25, e com um spreed de 1,5%.
Ou seja estive quase a pagar juro de 6%.
Depos as taxas desceram, e o spreed manteve-se, mas quando em 2006 as taxas subiram de novo até aos crei que 4%, primeiro desceram-me o spreed, para 1% e posteriormente, para 0,5%, que é o que está neste momento. Isto numa taxa Euribor para 6 meses, prazo de amortização do emprestimo, 25 anos.
Agora pelo que sei não me podem subir com desculpas que o dinheiro está mais caro, a não ser que eu não cumpra a minha parte.
Tenho contratado com a Caixa, seguro da habitação, fidelidade mundial, e duas contas de títulos.
Tenho conta ainda no CaixaInvest.
Se se atreverem a subir o spreed, bem que lhes digo, mudo tudo de lá.
Neste momento a minha habitação está quase em metade e nunca mudei de banco, porque acho que existem demasiadas tentações quando se muda de banco, e no fundo a longo prazo estamos a perder dinheiro.

Registado: 13/6/2008 10:22

por Navete » 25/7/2010 14:44

Não é pela anuidade do cartão...

É mesmo pela atitude!

Acho estranho que só agora é que tenham acordado, e que se decidam a "chatear" os clientes com este tipo de "esmola".

Mas vou ver esse artigo.

O meu contrato é de 2007
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Mosseberg » 25/7/2010 14:40

Navete a tua situação é igual a minha, vai ver o ponto 4 do decreto lei que faço referencia em cima.
Não nos podemos é calar.

por Navete » 25/7/2010 13:53

Boas tardes.

Por acaso nesta semana, telefonou-me a minha gestora de conta, a informar-me que teria de sobrescrever um cartão de crédito, senão o meu spread se iria agravar.

O engraçado, é que já tive cartão de credito, o qual o encerrei com justa causa, quando a caixa me cobrou comissões por um negocio que não realizei!!!

Estive sem o cartão deles por 3 ANOS!!! Agora é que se lembraram...

Não sei o que faça...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por MERCW125 » 25/7/2010 13:49

Na CGD, podem dize ro que disserem, mas pelo menos são transparentes.
Comprei casa no ano de 2000, na altura tava de juro a 4,25, e com um spreed de 1,5%.
Ou seja estive quase a pagar juro de 6%.
Depos as taxas desceram, e o spreed manteve-se, mas quando em 2006 as taxas subiram de novo até aos crei que 4%, primeiro desceram-me o spreed, para 1% e posteriormente, para 0,5%, que é o que está neste momento. Isto numa taxa Euribor para 6 meses, prazo de amortização do emprestimo, 25 anos.
Agora pelo que sei não me podem subir com desculpas que o dinheiro está mais caro, a não ser que eu não cumpra a minha parte.
Tenho contratado com a Caixa, seguro da habitação, fidelidade mundial, e duas contas de títulos.
Tenho conta ainda no CaixaInvest.
Se se atreverem a subir o spreed, bem que lhes digo, mudo tudo de lá.
Neste momento a minha habitação está quase em metade e nunca mudei de banco, porque acho que existem demasiadas tentações quando se muda de banco, e no fundo a longo prazo estamos a perder dinheiro.

Registado: 14/3/2009 21:36

por Mosseberg » 25/7/2010 10:14

HappyGuy obrigado.
No referido site ate aparece uma resposta da CGD que interpreta a lei apenas apos a publicação desta com retroactividade a todo o contracto.
Ja vi que não fui o unico, a maioria dos casos refere uma resolução pacifica, mas não deixa de ser de uma má fé incrivel.

por HappyGuy » 24/7/2010 13:09

O blog "Economia & Finanças" tem vários artigos sobre este assunto, o seu enquadramento legal e explicação oficial da CGD a um cliente que a partilhou com os editores do blog.

Aconselho leitura...
http://economiafinancas.com/2010/07/cgd-esta-a-aumentar-spreads-a-clientes-com-credito-a-habitacao-ha-varios-anos-desenvolvimentos/

Eu até tenho o crédito na CGD mas mantive sempre todos os produtos contratados, pelo que até agora ainda não tive problemas. Espero continuar sem ter, senão vou ter de pensar em mudar o empréstimo para o Deutche Bank, que parece ser quem está a fazer os melhores spreads e condições...
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por Mosseberg » 24/7/2010 9:09

Smurf espero bem que seja esse o caso.
A CGD faz referência a alínea 4 do decreto lei nº 192/2009 de 17 de Agosto. Que no meu entender diz que precreve no prazo de um ano o direito a exigir o cumprimento de condições relativas a contratação de outros produtos.
Na 2ªf ja vou a CGD eclarecer toda esta situação.

por ejadias » 23/7/2010 22:36

É ver na escritura/contrato.

Soube de alguns bancos que não tinham maneira de avaliar se os clientes abandonavam algum produto após o contrato inicial e por isso mantinham o spread. Agora conseguem cruzar os dados e estão a aproveitar para aumentar os spreads.

(No entanto não creio ser a situação da CGD)
Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por smurf » 23/7/2010 22:22

A mim tb me aconteceu o mesmo.
EXPLICAÇÃO: Aquando da celebração do contrato, o spread contratado fica sempre dependente da contratação de determinados produtos, entre os quais os seguros da casa (por exemplo), o que aconteceu foi que a validação desses produtos pela CGD, passou a ser feita numa nova aplicação, que pelos vistos não está a comunicar com a aplicação das condições do emprestimos (validar), pelo que fez disparar centralmente essas comunicações (em massa).
Espero que isto fique por aqui, pois no meu caso pessoal, não houve qualquer alteração pelo que a alteração do spread seria inadmissivel.

Registado: 23/5/2007 22:08

por Mosseberg » 23/7/2010 22:08

Eles não propõem, afirmam que se eu nada fizer(ir ao banco) no proximo mês o debito ja vem com o novo spread.
No contrato faz referencia ao poder da CGD poder mudar o spread se as condiçoes previamente estabelecidas ao contrato mudassem, mas quando assinei ja era com os seguros noutra seguradora.

Re: "Patifaria" da CGD

por AC Investor Blog » 23/7/2010 21:51

Mosseberg Escreveu:Boa noite
Desde ja peço desculpa a moderação se coloco este tópico no local errado, mas fiquei de tal maneira chocado com esta patifaria que só penssei saber se mais algum caldeiro também recebeu este tipo de carta.
A CGD neste mês na revisao do juro do meu credito a habitação vem propor um aumento do spread com base na minha não contração do seguro prosto por estes quando celebrei o contrato, tendo optado por outra seguradora.
O meu credito a habitação é 15/01/2002.
Como é possivel virem só agora vir buscar isso como desculpa para me aumentar o spread?????????
Se mais alguem esta na mesma situação,contactem por MP, bem como agradeço opiniões.
Obrigado

Cuidado, isso deve fazer parte do teu contrato. Já me tinham informado dessa situação, pois eu também já tive para deixar os seguros agregados á minha habitação-banco.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por PequenoInvest » 23/7/2010 21:47

Se propões... não aceites :mrgreen:

Registado: 24/7/2009 12:13

"Patifaria" da CGD

por Mosseberg » 23/7/2010 21:44

Boa noite
Desde ja peço desculpa a moderação se coloco este tópico no local errado, mas fiquei de tal maneira chocado com esta patifaria que só penssei saber se mais algum caldeiro também recebeu este tipo de carta.
A CGD neste mês na revisao do juro do meu credito a habitação vem propor um aumento do spread com base na minha não contração do seguro prosto por estes quando celebrei o contrato, tendo optado por outra seguradora.
O meu credito a habitação é 15/01/2002.
Como é possivel virem só agora vir buscar isso como desculpa para me aumentar o spread?????????
Se mais alguem esta na mesma situação,contactem por MP, bem como agradeço opiniões.
Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Phil2014 e 164 visitantes