A Bolsa move-se ao contrário da minha cabeça!
rmcfreitas Escreveu:Já agora vou só postar um gráfico engraçado que encontrei
Engraçado o grafico. Muito bom mesmo. Acho que todos os iniciantes o deviam ler

No inicio aconteceu-me tal e qual.

Com o tempo, alem de começar a aceitar os stops losses (que nunca é facil), começei a ficar fora do mercado umas quantas vezes

Cumprimentos
Muito bom tópico.
Revi-me naquele Gráfico dez anos atrás.
Nunca se esqueçam que os brokers (bancos) jogam com dinheiro dos outros e ganham sempre, mesmo que a gente perca. Ser profissional nisto implica dedicação a 200% e ser dotado mesmo.
Eu estou 100 % liquido para ser honesto e vejo todos os dias as cotações e estou como a maioria quando penso que isto vai abaixo algumas vezes desta a subir e vice versa,
.
Uma das coisas que acho que deveríamos considerar muito são as analises do Ulisses, ele até diz mais do que quer.
Estou numa fase de esperar mas acredito que em breve muitas coisas vão clarificar-se
Revi-me naquele Gráfico dez anos atrás.
Nunca se esqueçam que os brokers (bancos) jogam com dinheiro dos outros e ganham sempre, mesmo que a gente perca. Ser profissional nisto implica dedicação a 200% e ser dotado mesmo.
Eu estou 100 % liquido para ser honesto e vejo todos os dias as cotações e estou como a maioria quando penso que isto vai abaixo algumas vezes desta a subir e vice versa,

Uma das coisas que acho que deveríamos considerar muito são as analises do Ulisses, ele até diz mais do que quer.
Estou numa fase de esperar mas acredito que em breve muitas coisas vão clarificar-se

- Registado: 8/12/2009 21:29
mancargon Escreveu:Eu acho que o mercado vai continuar a subrir até meio Setembro, e acredito que a SONAE.SGPS ultapasse nessa data os 0.90.
Logo e pensando ao contrário, o que provavelmente vai sucedr é que o mercado vai sofrer uma forte correcção, ficando o PSI20 abaixo dos 6700/800 pts e a SONAE (ÚNICO TITULO QUE NEGOCEIO)na casa dos 0.74.
Bem da última vez o teu raciocínio apontava para uma subida e tu pensaste que pela lógica do pensamento contrário ia haver uma correcção. ora o teu raciocínio final foi que isto ia corrigir por isso elas subiram na semana seguinte. Uma vez que desta vez o teu raciocionio final é de que isto vai descer

Vou entrar longo

Deve haver um problema qualquer com a Bolsa! (não deve ser da minha cabeça)O facto é que ela move-se! Sim move mas ao contrário da minha cabeça! Agora que disseram que Espanha está muito mal, a bolsa espanhola sobe, quando mais países declaram crise (Reino Unido/Hungria/Bulgária) para além dos suspeitos do costume, a Bolsa sobe!
Vou começar a pensar ao contrário!
Será que isto só está a acontecer comigo?
Os mercados são feitos para isso acontecer aos iniciados, por isso ignorar as notícias é o melhor a fazer

Eu acho que o mercado vai continuar a subrir até meio Setembro, e acredito que a SONAE.SGPS ultapasse nessa data os 0.90.
Logo e pensando ao contrário, o que provavelmente vai sucedr é que o mercado vai sofrer uma forte correcção, ficando o PSI20 abaixo dos 6700/800 pts e a SONAE (ÚNICO TITULO QUE NEGOCEIO)na casa dos 0.74.
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
- Registado: 29/11/2007 10:07
rmcfreitas Escreveu:Já agora vou só postar um gráfico engraçado que encontrei
Só agora vi este post. O gráfico está fantástico! Aqui está na perfeição o que faz a falta de estratégia e a imprudência! E não há investidor na bolsa que não tenha vivido (ou irá viver) esta saga uma ou mais vezes na negociação de algum(s) activo(s).
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
helderjsm Escreveu:mancargon Escreveu:Bom depois de uma subida histórica no IBEX35, com bancos a ganharem entre 6% e 8%, (segunda maior subida do ano) penso que o contágio, será maior ao mercado português! Também no que respeita ao meu titulo de eleição, a SONAE.SGPS espero que se aproxime dos 0.80 Espero assim um dia positivo! Logo o que vai acontecer:
- O IBEX tem uma correcção na ordem dos 2% e o Psi20 perderá 1,20%
- A Sonae descerá para 0.765.
Façam as vossas apostas
Ora nesse caso uma vez que o teu palpite final é que isto vai cair então o melhor é entrar longo (o pior é que isso vai contra a tendência principal).
Ou seja por outras palavras mais vale estar quietinho
Epá tás por aí? Da última vez deu resultado. Diz lá o que achas que vai acontecer amanha

ilusion Escreveu:mancargon Escreveu:Interessante, onde é que se arranja esta ferramenta? Podes explicar como funciona?
Tal como o mancargon perguntou...Será que consegues explicar o grafico?
Ilusion
O fundamental: "rdo*Waves System" - identificada uma tendência Bull, os pontos (filtrados) 2 e 4 são movimentos corretivos onde se assumem (gradualmente)posições longas, os pontos (filtrados) 3 e 1 são movimentos no sentido ascendente onde se fecham (gradualmente) as posições anteriores e assim sucessivamente. Identificada uma tendência Bear, os pontos 1 e 3 são de abertura de curtos com fecho (gradual) em 2 e 4 e assim sucessivamente.
Bons negócios.
RDO
Eu não me dou bem com trading de curto prazo. Só consegui ganhar dinheiro a sério com trading de curto prazo num período já passado em que conseguia fazer arbitragem no forex.
Em acções, há que desconfiar dos targets. Eles até fazem sentido, mas as variáveis que os mudam, são muitas e quando se chega a um target, não se apresentam os riscos que os fazem variar.
O melhor que pude fazer em acções foi esquecer as cotações e tentar entender se o valor real da empresa está a cair ou não, em função dos factores que afectam esse valor real.
Em acções, há que desconfiar dos targets. Eles até fazem sentido, mas as variáveis que os mudam, são muitas e quando se chega a um target, não se apresentam os riscos que os fazem variar.
O melhor que pude fazer em acções foi esquecer as cotações e tentar entender se o valor real da empresa está a cair ou não, em função dos factores que afectam esse valor real.
mancargon Escreveu:Interessante, onde é que se arranja esta ferramenta? Podes explicar como funciona?
A investigação exaustiva pode levar à descoberta de novas soluções no "Trading Laboratory". Condições para o êxito: perfil - criatividade - investigação - teste.(P4)
A ferramemta a que alude foi o resultado deste "P4", é parte de um todo, a sua natureza e complexidade não permite a sua explicação.
Sublinho ser o estudo a chave do sucesso.
RDO
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/
Re: A Bolsa move-se ao contrário da minha cabeça!
mancargon Escreveu:Deve haver um problema qualquer com a Bolsa! (não deve ser da minha cabeça)O facto é que ela move-se! Sim move mas ao contrário da minha cabeça! Agora que disseram que Espanha está muito mal, a bolsa espanhola sobe, quando mais países declaram crise (Reino Unido/Hungria/Bulgária) para além dos suspeitos do costume, a Bolsa sobe!
Vou começar a pensar ao contrário!
Será que isto só está a acontecer comigo?
Uma configuração de negociação deve abranger dois dos componentes mais básicos: a identificação de tendências e um "Trading Plan".
O gráfico anexo exemplifica parte do meu TP e com ele nunca posso afirmar " A Bolsa move-se ao contrário da minha cabeça".
Ao subjetivismo contrapôe-se a objetividade dos princípios.
RDO - rei das ondas
- Anexos
-
- escala2waves.JPG (80.14 KiB) Visualizado 1944 vezes
Cali Escreveu:Há uma receita que resulta quase sempre, para trading de curto prazo: compra quando estiveres cagado de medo ou perto disso, e vende quando estiveres com uma incontrolável vontade de entrar no mercado, ou de comprar mais para reforçar a posição.
Mas isto é mais dificil de fazer do que parece, e em pleno Bull Market tambem não é uma grande receita.
Grande risada!

Já há algum tempo que não me ria aqui no fórum assim.
Não me parece má estratégia, e bem mais fácil de seguir do que referes...

E perfeitamente fazivel em Bull, embora seja mais dificl de lermos os nossos sinais...
Saudações & Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
Uma tendência geral é concluirmos que “andamos ao contrário” quando estamos dessincronizados com o resultado certo.
Para quem negoceia e é interessado em sistemas projectados e estatística tem de partir de uma premissa: Uma só hipótese de resultado certo e uma probabilidade infinita de resultados errados. Depois é questão de, através de algum estudo, tentar chegar o mais próximo possível do resultado certo, eliminando o número Max. de variáveis estabelecendo cenários de saída para todas as tentativas, ganhadoras e perdedoras, para que o balanço final médio da estratégia seja positivo e ainda por cima se as etapas são decididas de avanço e concretizadas quase sem intervenção humana, de forma automática, no momento.
Quero dizer com isto que a bolsa não se move ao contrário, no sentido de “oposto”, move-se sempre na boa direcção. Eventualmente podemos estar mais á esquerda, á direita, atrás, etc., de forma infinita como disse acima, mas o importante, mais do que querer estar certo, é querer estar lá próximo um numero razoável de vezes e isso só com estudo e sobretudo com uma estratégia contínua e disciplinada. Se, como foi dito por outro forense, não sabemos ler o mercado e não definimos uma disciplina comportamental, seja com AT, AF, algoritmos, preços médios, PPs, ou outra qualquer alem do simples tiro espontâneo, estaremos o fazer o necessário para “andarmos infinitamente, temporal e localmente, ao contrario” mesmo se o certo absoluto nos passa quotidianamente á frente do nariz.
Para quem negoceia e é interessado em sistemas projectados e estatística tem de partir de uma premissa: Uma só hipótese de resultado certo e uma probabilidade infinita de resultados errados. Depois é questão de, através de algum estudo, tentar chegar o mais próximo possível do resultado certo, eliminando o número Max. de variáveis estabelecendo cenários de saída para todas as tentativas, ganhadoras e perdedoras, para que o balanço final médio da estratégia seja positivo e ainda por cima se as etapas são decididas de avanço e concretizadas quase sem intervenção humana, de forma automática, no momento.
Quero dizer com isto que a bolsa não se move ao contrário, no sentido de “oposto”, move-se sempre na boa direcção. Eventualmente podemos estar mais á esquerda, á direita, atrás, etc., de forma infinita como disse acima, mas o importante, mais do que querer estar certo, é querer estar lá próximo um numero razoável de vezes e isso só com estudo e sobretudo com uma estratégia contínua e disciplinada. Se, como foi dito por outro forense, não sabemos ler o mercado e não definimos uma disciplina comportamental, seja com AT, AF, algoritmos, preços médios, PPs, ou outra qualquer alem do simples tiro espontâneo, estaremos o fazer o necessário para “andarmos infinitamente, temporal e localmente, ao contrario” mesmo se o certo absoluto nos passa quotidianamente á frente do nariz.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Há uma receita que resulta quase sempre, para trading de curto prazo: compra quando estiveres cagado de medo ou perto disso, e vende quando estiveres com uma incontrolável vontade de entrar no mercado, ou de comprar mais para reforçar a posição.
Mas isto é mais dificil de fazer do que parece, e em pleno Bull Market tambem não é uma grande receita.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Elias Escreveu:Elpikas Escreveu:Neste momento parei de derreter cacau, e estou a fazer uma introspecção. Se calhar passa por aí e aplicar o método de fazer o inverso ao que penso.
Há uns anos atrás, depois de ter levado porrada durante bastante tempo, resolvi parar de negociar durante uns meses. Não sei quantos meses, talvez um ano ou mais. Mas durante esse tempo gastei muitas horas a estudar gráficos e a fazer simulações, de modo a tentar perceber o que tinha feito mal e a tentar definir o que faria de diferente se hoje me deparasse com a mesma situação.
Uma coisa é certa: quando estamos dentro do mercado, não conseguimos pensar de cabeça fria, por isso o melhor é mesmo afastarmo-nos por uns tempos e definir calmamente uma estratégia antes de voltar ao mercado.
Sinto-me bem

P.S. Estou fora há largos meses e a estudar...é certo que não tanto quanto desejaria, dadas as limitações de tempo (por questões profissionais)

Durante esta fase tenho concluido que em bolsa, também se ganha....quieto.....

Cmpts
DS
DS
Esta discussão também me recordou aquela piada do "Como é que se faz uma fortuna? começa-se com uma enorme fortuna."
Agora, seriamente, acho que constatar que estamos ao contrário do mercado nos deve levar a pensar que se calhar estamos errados na leitura e que deveremos tentar aprender a ler os sinais.
Saber e constatar que estamos sempre do lado errado é um bom inicio. Falta entender porquê e usar isso a nosso favor.
Uma das melhores coisas que a AT me ensinou é que muitas vezes, por muito boas e muito educadas que sejam as opiniões de mercado que ando a ler, por muita lógica que tenha a história que o meu cérebro me conta, se o mercado me está a dizer o contrário, tenho necessáriamente que levar isso em conta. Ou seja, a AT ensinou-me alguma disciplina e alguma modéstia. Que não me têm sido inuteis, pelo contrário.
Agora, seriamente, acho que constatar que estamos ao contrário do mercado nos deve levar a pensar que se calhar estamos errados na leitura e que deveremos tentar aprender a ler os sinais.
Saber e constatar que estamos sempre do lado errado é um bom inicio. Falta entender porquê e usar isso a nosso favor.
Uma das melhores coisas que a AT me ensinou é que muitas vezes, por muito boas e muito educadas que sejam as opiniões de mercado que ando a ler, por muita lógica que tenha a história que o meu cérebro me conta, se o mercado me está a dizer o contrário, tenho necessáriamente que levar isso em conta. Ou seja, a AT ensinou-me alguma disciplina e alguma modéstia. Que não me têm sido inuteis, pelo contrário.
PairOfJacks Escreveu:A 0 redondinhos em acções é difícil, não basta market timing é preciso um stock picking de mestre (calculo que não haja assim tantas cotadas a abrir falência, pelo menos nos mercados euronext que são os que negoceio).
Em CFD's por exemplo ou outros derivados calculo que não seja assim tão dificil, basta alavancares-te estupidamente e deixar rebentar com a margem
Pois mas o problema é que como querias falhar. Ainda ficavas trilionário...

Supermann Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Pata-Hari Escreveu:São conhecidos casos de gente que decidiu começar a apostar contra as suas próprias ideias e finalmente conseguiram começar a ganhar dinheiro.
Estou a falar a sério.
Olha que não é mal pensado... isto é mesmo verdade???
Como diria um grande trader:
"Toma lá 100.000 € e leva a conta a zero. Verás que é mais dificil do que parece... quando o conseguires, começa a fazer o contrário"
Desde que não seja alavancada
A 0 redondinhos em acções é difícil, não basta market timing é preciso um stock picking de mestre (calculo que não haja assim tantas cotadas a abrir falência, pelo menos nos mercados euronext que são os que negoceio).
Em CFD's por exemplo ou outros derivados calculo que não seja assim tão dificil, basta alavancares-te estupidamente e deixar rebentar com a margem

PairOfJacks
Sr_SNiper Escreveu:Pata-Hari Escreveu:São conhecidos casos de gente que decidiu começar a apostar contra as suas próprias ideias e finalmente conseguiram começar a ganhar dinheiro.
Estou a falar a sério.
Olha que não é mal pensado... isto é mesmo verdade???
Como diria um grande trader:
"Toma lá 100.000 € e leva a conta a zero. Verás que é mais dificil do que parece... quando o conseguires, começa a fazer o contrário"
- Registado: 18/12/2009 18:54
Elpikas Escreveu:Neste momento parei de derreter cacau, e estou a fazer uma introspecção. Se calhar passa por aí e aplicar o método de fazer o inverso ao que penso.
Há uns anos atrás, depois de ter levado porrada durante bastante tempo, resolvi parar de negociar durante uns meses. Não sei quantos meses, talvez um ano ou mais. Mas durante esse tempo gastei muitas horas a estudar gráficos e a fazer simulações, de modo a tentar perceber o que tinha feito mal e a tentar definir o que faria de diferente se hoje me deparasse com a mesma situação.
Uma coisa é certa: quando estamos dentro do mercado, não conseguimos pensar de cabeça fria, por isso o melhor é mesmo afastarmo-nos por uns tempos e definir calmamente uma estratégia antes de voltar ao mercado.
- Registado: 5/11/2002 12:21
mancargon Escreveu:Pois eu também estou a chegar a essa triste conclusão! Sempre que penso uma coisa, na bolsa, ela acontece ao contrário, então acho que vou passar a pensar defacto o contrário do que penso!
Quando estiver a pensar amanhã tudo indica que vai subir! Pelo que já sei que vai descer!
Desde Março até agora os meus trades tem sido um verdadeiro desastre. Compro nos suportes com os indicadores a dar sinal de compra e pimba,desce mais um bocado. Vendo, e logo a seguir é tudo a subir.
Neste momento parei de derreter cacau, e estou a fazer uma introspecção. Se calhar passa por aí e aplicar o método de fazer o inverso ao que penso.
Quem está ligado: