Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pai Rico; Pai Pobre! (Atenção pode mudar a nossa vida!!!)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mancargon » 22/7/2010 10:55

Bom isso deve variar de pessoa para pessoa! Quando dizes concretização, julgo que queiras dizer colocar em prática! Eu julgo que isso depende de cada um, da sua audacidade, empreendedorismo, etc!

Mas para estar-mos a escrever aqui, é porque algo em comum nos trás aqui! Logo já exixte algum grau de concretização!

Uma verdade do livro e dos ditados populares é que « a trabalhar para os outros ninguém enriquece!«
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por MNFV » 22/7/2010 10:50

Elias, quem pôs o dinheiro a trabalhar em bolsa em 2008 deve estar a vê-lo por um canudo.

Eu valorizo a perspectiva do empreendorismo muito anglosaxónico do livro contra a segurança e passividade católica, mas também alerto para o facto de os paradigmas mudarem, nomeadamente a aposta no imobiliário que o pai rico faz, assim como as facilidades que a bolsa proporciona, as estórias do jogo de soma positiva em que todos ganham, etc. que depois na práctica não são tão simples.

Se bem me recordo o pai rico fala de comprar no medo e vender na euforia, o que é uma boa ideia na teoria.

Finalmente, continuo a achar que o pai pobre deve ser mais feliz que o pai rico :wink: mesmo sem os bens materiais do outro

Elias Escreveu:
vset Escreveu:Buenas,

Dá lá exemplos de como meter o dinheiro a trabalhar para ti.

Investindo (e não estou só a falar de investir em bolsa).

No livro Independência Financeira (que li e recomendo) o autor refere que as pessoas podem ser agrupadas em 4 categorias de acordo com a forma como se relaciona com o dinheiro, a saber:

E = Empregado = trabalhador por conta de outrem
A = Autónomo = trabalhador por conta própria
D = Dono = investe no seu próprio negócio
I = Investidor = investe nos negócios dos outros (pode ser em bolsa mas não só)

Os dois primeiros privilegiam a segurança, os dois últimos privilegiam a independência (e são estes que "põem o dinheiro a trabalhar para eles").

Registado: 28/12/2007 17:02

por vset » 22/7/2010 10:33

Sim aprende-se sempre.

No entanto, qual a taxa de concretização?

(deve ser muito baixa)

Registado: 11/1/2004 13:37

por Elias » 22/7/2010 10:16

vset Escreveu:Bom dia,

Elias, penso que essa categoria resulta das vivências de cada um. Por muito que me custe dizer, não creio que se aprenda em livros.

Abraço.

vset, cada qual deve procurar as fontes de informação e aprendizagem que considera mais úteis.

Eu li esse livro e considerei-o bastante útil, mas isso não significa que todos pensem o mesmo :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mancargon » 22/7/2010 10:14

Eu julgo que podemos aprender em todo o Lado! Incluindo livros! Mas concordo que aprendemos mais fazendo! Quanto a como colocar o teu dinheiro a trabalhar para ti, deves fazer com que os teus investimentos gerem dinheiro= Rendas/Direitos de Autor/mais-valias/Direitos MLM, empresas/Participações, etc. Tudo o que gere mais lucro do que despesa e em que não tenhas que trabalhar fisicamente! I.e. Tu não trabalhas, mas o teu dinheiro trabalha por ti!
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

por vset » 22/7/2010 9:41

Bom dia,

Elias, penso que essa categoria resulta das vivências de cada um. Por muito que me custe dizer, não creio que se aprenda em livros.

Abraço.

por Elias » 22/7/2010 0:19

vset Escreveu:Buenas,

Investindo (e não estou só a falar de investir em bolsa).

No livro Independência Financeira (que li e recomendo) o autor refere que as pessoas podem ser agrupadas em 4 categorias de acordo com a forma como se relaciona com o dinheiro, a saber:

E = Empregado = trabalhador por conta de outrem
A = Autónomo = trabalhador por conta própria
D = Dono = investe no seu próprio negócio
I = Investidor = investe nos negócios dos outros (pode ser em bolsa mas não só)

Os dois primeiros privilegiam a segurança, os dois últimos privilegiam a independência (e são estes que "põem o dinheiro a trabalhar para eles").

por vset » 21/7/2010 23:52

Buenas,

por mancargon » 21/7/2010 23:46

Atenção que quem investe também trabalha! A questão é se devemos trabalhar por dinheiro, ou arranjar maneira de colocar o dinheiro a trabalhar para nós!

por vset » 21/7/2010 19:49

Vivam,

Fui procurar algo sobre esse 2º livro :

http://www.igpromo.com.br/artigos11.asp

Ter um negócio que liberte bastante dinheiro que permita ser independente financeiramente, é díficil e moroso, não é de um dia para o outro e depois de chegar também não se larga. É por isso que quem o atinge continua a trabalhar e não vive de investimentos.

8-)

por mancargon » 21/7/2010 15:40

Dão neste momento, mas já houve alturas em que depois dos impostos o Juro anual era inferior a 1% ao ano. Mas claro que os DP não têm quase risco nenhum, logo para não quiser colocar o dinheiro em perigo, são um bom instrumento!

por vset » 21/7/2010 13:48

EuroVerde Escreveu:
mancargon Escreveu:Então mas se não leres não sabes! No poupar é que está o ganho!
Eu concordo que o dinheiro é de quem o poupa, mas para o investir! Pois se apenas o poupar-mos, a inflação encarrega-se de fazer com que esse dinheiro perca o seu valor!
A parte do livro que julgo que menos se aplica a mim pelo menos é o investimento em imóveis, como negócio! Mas sei de quem ao ler o livro passou a dedicar-se ao negócio de imóveis!

Uma casa, um terreno, uma herdade, um escritório parados tem sempre o seu valor mas não geram liquidez.
Há uma diferença: por exemplo o meu pai na década de 90 comprou um terreno numa área urbana e passados 2 anos o vendedor queria-lhe comprar de volta o terreno pelo dobro!!! O meu pai nunca o vendeu e fez mal.

Se tivesse vendido podia comprar uma loja p arrendar (que já tinha uma renda), mas manteve-o, e como sabemos a actual crise levou os imóveis a preços rídiculos da maioria não poder pagar. E agora nem se vende nem gera liquidez e paga-se imposto ao Estado.

Os nossos próprios actos no presente podem fazer toda a diferença no futuro entre rico e pobre.

EuroVerde: Acho que deves ter razão, depende do momento em que tudo se passa.

mancargon: Os DP mais competitivos dão para a inflação e sobra.

:roll:

por mancargon » 21/7/2010 11:07

Sim a publicidade,paga, para ir ao encontro dos interesses de quem a paga!

Em Portugal falar de dinheiro e negócios ainda é TABU! Ser Rico é sinónimo de desonestidade! Jogar na bolsa é motivo para se ser olhado de lado! O patrão é sempre um gajo que anda a enriquecer à custa dos empregados!

http://www.clubedopairico.com.br/

por u3lk5 » 21/7/2010 11:00

mancargon Escreveu:
Quantos pessoas já ouvimos dizer estou a pagar a «MINHA» casa ao banco!?????

Ninguém as ensinou, e também nunca tiveram curiosidade suficiente para aprender por elas próprias, muitas pessoas também nao querem pensar, e a publicidade/sociedade nao ajuda nada!

Registado: 20/8/2009 12:27

por mancargon » 21/7/2010 10:55

Eu julgo que a wake up call está no facto de nos colocarem coisas à frente dos olhos que sempre lá estiveram e nunca as vimos! Como o facto de quando compramos uma casa com empréstimo bancário ela ser um passivo e não um activo, sendo propriedade do banco e não nossa!

Quantos pessoas já ouvimos dizer estou a pagar a «MINHA» casa ao banco!?????
Editado pela última vez por mancargon em 21/7/2010 11:03, num total de 1 vez.

por defst0ned » 21/7/2010 10:47

pvg80713 Escreveu:eu li o livro faz alguns anos.
dei ao meu filho para ler faz dois anos tinha ele 15.
no final chamou-me pai Rico.
Espero convencer a minha filha a lêr.

O que aprendi ? pago aos meus filhos à hora, nos tempos de férias. 6 Euros/ hora. O que eu ganhei ?
Já sabem ambos cozinhar e ser independentes.

O meu filho vai fazer 18 anos e vou-lhe dar/deixar usar um carro, mas os depósitos, vão ter que ser ganhos por ele.

como sabe o que custa ganhar dinheiro, já ouvi a minha filha dizer que não queria dar 50 euros por uma blusa... antes disto quereria de certeza.

Ainda não tenho filhos. Sou muito novito, possivelmente mais proximo em termos de idade dos seus filhos do que de si.
Achei uma prespectiva brutalmente interessante a forma como "independentizou" os seus filhos. Sem qualquer dúvida que vou seguir o seu exemplo.

=)

Registado: 15/1/2009 15:14

por EuroVerde » 21/7/2010 10:30

mancargon Escreveu:Então mas se não leres não sabes! No poupar é que está o ganho!
Eu concordo que o dinheiro é de quem o poupa, mas para o investir! Pois se apenas o poupar-mos, a inflação encarrega-se de fazer com que esse dinheiro perca o seu valor!
A parte do livro que julgo que menos se aplica a mim pelo menos é o investimento em imóveis, como negócio! Mas sei de quem ao ler o livro passou a dedicar-se ao negócio de imóveis!

Uma casa, um terreno, uma herdade, um escritório parados tem sempre o seu valor mas não geram liquidez.
Há uma diferença: por exemplo o meu pai na década de 90 comprou um terreno numa área urbana e passados 2 anos o vendedor queria-lhe comprar de volta o terreno pelo dobro!!! O meu pai nunca o vendeu e fez mal.

Se tivesse vendido podia comprar uma loja p arrendar (que já tinha uma renda), mas manteve-o, e como sabemos a actual crise levou os imóveis a preços rídiculos da maioria não poder pagar. E agora nem se vende nem gera liquidez e paga-se imposto ao Estado.

Os nossos próprios actos no presente podem fazer toda a diferença no futuro entre rico e pobre.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 21/7/2010 10:19

Do mesmo autor, este também é bastante interessante.
Anexos
independencia.jpg
independencia.jpg (12.34 KiB) Visualizado 3463 vezes

por mancargon » 21/7/2010 10:11

Então mas se não leres não sabes! No poupar é que está o ganho!

por vset » 21/7/2010 9:53

O dinheiro não é de quem o gasta é de quem o poupa.

Não li o livro, mas pelo que li aqui penso que a parte do investir estará algo ultrapassada.

por mancargon » 21/7/2010 9:05

Solicito aos actuais leitores do livro, que se tiverem disponibilidade vão colocando aqui questões para que possamos debater sobre liberdade financeira! E negócios!

P.s.Quem ainda não leu eu quer ler devido ao facto de o Livro estar esgotado, poderá enviar-me o e-mail por mensagem pessoal, para ler o livro!

Um abraço

Manuel Alentejano

Livro Esgotado

por AxeRiver » 20/7/2010 17:51

O livro está esgota há já algum tempo. Entrei em contacto com a Editora e disseram que no curto prazo não iriam lançar nova edição ( não sei o porquê ).
Achei estranho pois parece-me que existem vários interessados em comprar o mesmo.

A minha solução foi a amazon e comprar a edição em inglês.

Para quem tiver facilidades com a língua inglesa, o livro é de leitura fácil. O mínimo de conceitos técnicos e consegue-se chegar a todas as ideias transmitidas pelo autor. O preço é bastante acessível ( ronda os 8$ ).
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por mancargon » 20/7/2010 17:25

É pá trocas-te os pais, estás a chamar pobre ao rico e rico ao pobre!

Aquele que lhe aconteceu o que estás a dizer foi ao pai pobre, que era um político profissional e prof. Universitário. Esse é que se viu perdido quando perdeu o emprego e se quis tornar empresário. Esse é que tinha créditos bancários :lol:

A versão para crianças, não é igual não, tem ilustrações!

Pois eu acho defacto uma idiotiçe que o livro esteja esgotado em todo o lado, a solução é imprimir e encadernar, i.e. para quem deteste ler no PC que é o meu caso.

por MNFV » 20/7/2010 16:24

Só para contrapor, não vos parece que o pai pobre até é um gajo feliz e bacano, com um carro velho mas sem stress e problemas, e que depois do subprime ao menos não anda à rasca, senão na choldra, como o pai rico, que ficou altamente entalado com os créditos para a especulação imobiliária que andava a efectuar no pico da crise?

:wink:

Registado: 28/12/2007 17:02

por Elias » 20/7/2010 15:48

Na wook também aparece esgotado:
http://www.wook.pt/ficha/pai-rico-pai-pobre/a/id/92539

Na bertrand aparece uma versão "para jovens", desconheço se é igual ou não (o preço é cerca de 6 euros menos):
http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhe ... p?id=39016

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, OCTAMA, PXYC, SalvaFP e 265 visitantes