Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As semelhanças entre o movimento das ondas do mar e a Bolsa!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RiscoCalculado » 21/7/2010 2:15

A possível relação ( ou semelhança ) que exista entre o movimento dos oceanos e a Bolsa está bem sumariada na seguinte frase :

- Há mais marés que marinheiros :mrgreen:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

Re: As semelhanças entre o movimento das ondas do mar e a Bo

por Automech » 20/7/2010 23:07

canguru Escreveu:Mais a sério, havia alguém que equiparava a tendência principal à da maré, os movimentos secundários às ondas de superfície, e a tendência terciária (dito, 'ruído diário') a um agueiro ou similar.

Foi o Alexander Elder no 'Trading for a living'.

Na próxima vez que planearem os vossos trades não se esqueçam de consultar:

http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php

:mrgreen:

Registado: 4/6/2010 12:12

por mancargon » 19/7/2010 21:49

heheheheh
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por Elias » 19/7/2010 21:40

Arte-Sacra Escreveu:Como diria o outro:
"Há mar e mar. Há ir e voltar." :P

Também há outro que diz assim:

"Ó mar imeeeeeeeeeenso...
Ó mar profuuuuuuuuundo...
F***-se, tanta água!!!!"

:P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Arte-Sacra » 19/7/2010 21:37

Elias Escreveu:Bem, a diferença é que no mar sabes sempre que as ondas vão e vêm.

Nos mercados a coisa pode ser diferente: por vezes vão... e não voltam.

Nem mais...

Como diria o outro:
"Há mar e mar. Há ir e voltar." :P

Registado: 4/5/2008 16:15

por yabadoo » 19/7/2010 21:21

mancargon Escreveu:«Ondas do mar podem apagar nosso nome na areia, mas não apagam sentimento não»!

Quantos não viram as ondas apagarem o seu nome no mercado!

«Entrei, perdi montes de dinheiro, agora estou num período de estudo»!!!!! Eis o discurso, de alguém cujo mar revolto cuspiu da permanência no mercado!

O mercado filtra que permanece dentro, e que é cuspido pelas ondas! :lol:

:oh:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por mancargon » 19/7/2010 20:53

Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

por mancargon » 19/7/2010 20:48

«Ondas do mar podem apagar nosso nome na areia, mas não apagam sentimento não»!

Quantos não viram as ondas apagarem o seu nome no mercado!

«Entrei, perdi montes de dinheiro, agora estou num período de estudo»!!!!! Eis o discurso, de alguém cujo mar revolto cuspiu da permanência no mercado!

O mercado filtra que permanece dentro, e que é cuspido pelas ondas! :lol:

por mancargon » 19/7/2010 20:23

Tão tava tudo a gozar com o alentejano, já leram este texto hum :mrgreen: Pois,pois agora tão a dizer que a vosssa professora de inglês era fraca e mais não sei quê? :lol:

por yabadoo » 19/7/2010 19:34

Retirado do clássico 'Technical Analysis of stocks trends'. Não fala em pranchas de surf mas é o melhor que se arranja :wink:

Right here, before we go on to state a sixth Dow tenet, we may well take
time out for a few minutes to clarify the concept of the three trends by
drawing an analogy between the movements of the stock market and the
movements of the sea. The Major (Primary) Trends in stock prices are like
the tides. We can compare a Bull Market to an incoming or flood tide which
carries the water farther and farther up the beach until finally it reaches highwater
mark and begins to turn. Then follows the receding or ebb tide,
comparable to a Bear Market. But all the time, during both ebb and flow of
the tide, the waves are rolling in, breaking on the beach, and then receding.
While the tide is rising, each succeeding wave pushes a little farther up onto
the shore and, as it recedes, does not carry the water quite so far back as did
its predecessor. During the tidal ebb, each advancing wave falls a little short
of the mark set by the one before it, and each receding wave uncovers a little
more of the beach. These waves are the Intermediate Trends, Primary or
Secondary, depending on whether their movement is with or against the
direction of the tide. Meanwhile, the surface of the water is constantly agitated
by wavelets, ripples, and “cat’s-paws” moving with or against or across
the trend of the waves — these are analogous to the market’s Minor Trends,
its unimportant day-to-day fluctuations.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Trisquel » 19/7/2010 18:46

mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?

Também há a possibilidade, de ser desta, que eu me passei de vez :lol:

Um abraço

Manuel Alentejano

Caro Mancargon,

Já não sei onde guardar tanto dinheiro desde que li o teu post, passei a consultar o Wingguru em vez do Caldeirão! :mrgreen:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por AlphaDraconisEP » 19/7/2010 18:43

mancargon Escreveu:Tas a ver ainda hoje reparei nisso, i.e. até me aparecer uma morena de bikini à frente! No curto prazo as as ondas existem todos os dias, mas por exemplo se o mar está revolto aumenta a intensidade, fico muito mais perigoso e logo aumenta o risco, apenas surfistas dispostos a correr riscos altos entram com o mar muito revolto (volatilidade). Mas em Santo-André hoje a praia estava a lateralizar, não havia ondas. Mas por regra é um mar bravo capaz de ondas muito fortes e rápidas, logo já lá morreram muitos investidores. :roll:
Agora imagina num tsunami, subitamente, o mar recolhe-se enormemente, como se de um crash se tratasse, mas depois inunda tudo, o que aconteceu em muitos crashs, em que a recuperação até foi mais ou menos rápida.

Acho que será mais fácil safar nas ondas do que na bolsa :). :P
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

por mancargon » 19/7/2010 1:01

Tas a ver ainda hoje reparei nisso, i.e. até me aparecer uma morena de bikini à frente! No curto prazo as as ondas existem todos os dias, mas por exemplo se o mar está revolto aumenta a intensidade, fico muito mais perigoso e logo aumenta o risco, apenas surfistas dispostos a correr riscos altos entram com o mar muito revolto (volatilidade). Mas em Santo-André hoje a praia estava a lateralizar, não havia ondas. Mas por regra é um mar bravo capaz de ondas muito fortes e rápidas, logo já lá morreram muitos investidores. :roll:
Agora imagina num tsunami, subitamente, o mar recolhe-se enormemente, como se de um crash se tratasse, mas depois inunda tudo, o que aconteceu em muitos crashs, em que a recuperação até foi mais ou menos rápida.

por Elias » 19/7/2010 0:52

Bem, a diferença é que no mar sabes sempre que as ondas vão e vêm.

Nos mercados a coisa pode ser diferente: por vezes vão... e não voltam.

por mancargon » 19/7/2010 0:51

Sim claro, mas eu dizia mais, relativamente, a uma decisão de entrar no mar para surfar, e um trade!

por Elias » 19/7/2010 0:48

mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?

Agora mais a sério, pode haver semelhanças pelo facto de haver movimentos ondulatórios, mas convém não esquecermos que as ondas do mar resultam são de natureza estritamente física (são causadas pelo vento), ao passo que os ciclos da bolsa são desencadeados por instruções, as quais resultam, muitas vezes, de emoções.

por canguru » 19/7/2010 0:40

mancargon Escreveu:Por exemplo entre o surf e a estratégia de Bolsa vocês não notam imensas semelhanças?

Manuel Alentejano

Sem dúvida e não estou a ser irónico.

Deixa-me dar-te um exemplo:

Imagina um iniciante entrar logo de 'peito feito' numa onda agressiva que quebra numa bancada rasa.
A semelhança entre o comportamento dele e de um novato em bolsa que faz um trade com 50% do seu capital ou que entra em forex é idêntica.

Registado: 6/4/2008 22:41

por mancargon » 19/7/2010 0:34

Por exemplo entre o surf e a estratégia de Bolsa vocês não notam imensas semelhanças?

Manuel Alentejano

por Elias » 19/7/2010 0:33

Este vídeo também tem fala das ondas do mar... 8-)

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/dM8Z59eeyhY&hl=pt_PT&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/dM8Z59eeyhY&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

por canguru » 19/7/2010 0:30

mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas!

Este é um crash e alguns curtos :mrgreen:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6iYC4Nzo4qQ&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/6iYC4Nzo4qQ&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Mais a sério, havia alguém que equiparava a tendência principal à da maré, os movimentos secundários às ondas de superfície, e a tendência terciária (dito, 'ruído diário') a um agueiro ou similar.

Registado: 6/4/2008 22:41

por Elias » 19/7/2010 0:29

Um abraço

Manuel Alentejano

Manuel,

Consta que estas temperaturas altas que se têm feito sentir no Alentejo andam a provocar algumas alucinações no pessoal.

Mas não te apoquentes: amanhã já deve baixar. :lol:

1 abraço,
Elias

As semelhanças entre o movimento das ondas do mar e a Bolsa!

por mancargon » 19/7/2010 0:20

Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?

Um abraço

Manuel Alentejano

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 90 visitantes