MetaStock: indicadores para a troca
indicador de sentimento a partir dos sectores europeus:
- Código: Selecionar todos
BASI:=Security("PATH\.SXPP", C);
AUTO:=Security("PATH\.SXAP", C);
BANK:=Security("PATH\.SX7P", C);
CHEM:=Security("PATH\.SX4P", C);
CNST:=Security("PATH\.SXOP", C);
ENGY:=Security("PATH\.SXEP", C);
FBV:=Security("PATH\.SX3P", C);
FINS:=Security("PATH\.SXFP", C);
IND:=Security("PATH\.SXNP", C);
INSU:=Security("PATH\.SXIP", C);
MDIA:=Security("PATH\.SXMP", C);
PHAR:=Security("PATH\.SXDP", C);
TCOM:=Security("PATH\.SXKP", C);
TECH:=Security("PATH\.SX8P", C);
UTIL:=Security("PATH\.SX6P", C);
PRHO:=Security("PATH\.SXQP", C);
RET:=Security("PATH\.SXRP", C);
TRLS:=Security("PATH\.SXTP", C);
TOTAL:=
If(BASI>=Mov(BASI, 200, E), 1, 0) +
If(AUTO>=Mov(AUTO, 200, E), 1, 0) +
If(BANK>=Mov(BANK, 200, E), 1, 0) +
If(CHEM>=Mov(CHEM, 200, E), 1, 0) +
If(CNST>=Mov(CNST, 200, E), 1, 0) +
If(ENGY>=Mov(ENGY, 200, E), 1, 0) +
If(FBV>=Mov(FBV, 200, E), 1, 0) +
If(FINS>=Mov(FINS, 200, E), 1, 0) +
If(IND>=Mov(IND, 200, E), 1, 0) +
If(INSU>=Mov(INSU, 200, E), 1, 0) +
If(MDIA>=Mov(MDIA, 200, E), 1, 0) +
If(PHAR>=Mov(PHAR, 200, E), 1, 0) +
If(TCOM>=Mov(TCOM, 200, E), 1, 0) +
If(TECH>=Mov(TECH, 200, E), 1, 0) +
If(UTIL>=Mov(UTIL, 200, E), 1, 0) +
If(PRHO>=Mov(PRHO, 200, E), 1, 0) +
If(RET>=Mov(RET, 200, E), 1, 0) +
If(TRLS>=Mov(TRLS, 200, E), 1, 0);
TOTAL:= 100*TOTAL/18;
INT(TOTAL)
hoje venho aqui partilhar um indicador que é um trailing stop
no exemplo do gráfico entra-se quando a jerónimo martins fecha acima da sua média móvel exponencial 89 e o trailing stop fica a 6%
no exemplo do gráfico entra-se quando a jerónimo martins fecha acima da sua média móvel exponencial 89 e o trailing stop fica a 6%
- Código: Selecionar todos
distancia:=Input("Percentagem (%)", 1.0, 50.0, 4.0);
entrada:=Cross(C, Mov(C, 89, E));
percentagem:= (100 - distancia) / 100;
stop:=If(entrada, percentagem * O, If(C >= Ref(C, -1), Max(percentagem * C, PREV), PREV));
stop
- Anexos
-
- trailing stop na jmt.png (7.89 KiB) Visualizado 2121 vezes
menos é mais
Boa tarde
Instalei o metastock11 mas nao consegui encontrar todas as acções que queria.
Alguém me pode ajudar dizendo como posso baixar as acções americanas por mercado, tipo AMEX nasdaq etc?
mto obrigado
Instalei o metastock11 mas nao consegui encontrar todas as acções que queria.
Alguém me pode ajudar dizendo como posso baixar as acções americanas por mercado, tipo AMEX nasdaq etc?
mto obrigado
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
- Registado: 21/2/2008 22:23
o slippage nao é so isso...
Há que ter em conta que lá por o sistema dar sinal a 1000 pontos por exemplo, não significa que voces consigam executar a 1000 nao pelo spread, mas por o mercado estar a mover-se rapidamente antes de preencher a vossa ordem, dai deve ter-se em conta um X para o slippage.
Há que ter em conta que lá por o sistema dar sinal a 1000 pontos por exemplo, não significa que voces consigam executar a 1000 nao pelo spread, mas por o mercado estar a mover-se rapidamente antes de preencher a vossa ordem, dai deve ter-se em conta um X para o slippage.
- Registado: 18/12/2009 18:54
rsacramento Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:O que é o slippage?
Eles não cobram 9 pontos mas sim 3...
The difference between the expected price of a trade, and the price the trade actually executes at
agora estou à nora... já não me recordo aonde fui buscar esse valor
de facto a diferença entre o bid e o ask está neste momernto em 7 exactos, e nas condicções de negociação encontrei isto:
Salvo erro a última informação que tive da Gobulling é que a diferença era de 1,5+1,5=3, mas segundo esse preçário deve ser 3+3=6.
Sacramento cada posição em média quantos dias fica aberta?
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:O que é o slippage?
Eles não cobram 9 pontos mas sim 3...
The difference between the expected price of a trade, and the price the trade actually executes at
agora estou à nora... já não me recordo aonde fui buscar esse valor
de facto a diferença entre o bid e o ask está neste momernto em 7 exactos, e nas condicções de negociação encontrei isto:
- Anexos
-
- cac.PNG (4.28 KiB) Visualizado 2372 vezes
estive a fazer umas simulações no metaStock com o meu indicador de sentimento sobre o CAC e os resultados são curiosos: só o slippage leva o dinheirinho todo
deixo dois relatórios: um sem quaisquer despesas e o outro apenas com os 9 pontos que eles cobram à entrada e à saída de qualquer transacção
para quem perceba de testes de sistemas: diga-me como introduzo o valor dos juros dos CFDs

deixo dois relatórios: um sem quaisquer despesas e o outro apenas com os 9 pontos que eles cobram à entrada e à saída de qualquer transacção
para quem perceba de testes de sistemas: diga-me como introduzo o valor dos juros dos CFDs
- Anexos
-
- sem despesas.PNG (29.78 KiB) Visualizado 2385 vezes
-
- apenas com slippage.PNG (29.94 KiB) Visualizado 2378 vezes
menos é mais
Re
Mister "R":
De facto essa questão de distinguir um tipo de mercado lateralizado dum tendencial é a diferença entre ganhar ou perder dinheiro nos mercados.
Esses indicadores antigos que aí colocaste ainda são dos meus primórdios da programação em Metastock, mais propriamente dos anos 90 em que estávamos em bull market e onde era muito fácil ganhar dinheiro:
- Comprava-se a qualquer preço, fechava-se a posição uns dias depois com lucro, voltávamos a comprar ainda mais acima da venda anterior e as acções continuavam a subir, durou anos esta mama...
Com estes maus hábitos qualquer indicador funcionava bem desde que apontasse só posições compradas e neutras!
Nos 10 anos deste século XXI tive de reformar quase todos os indicadores do bull market dos anos 90, pura e simplesmente deixaram de fazer dinheiro.
Agora o desafio é muito mais agudo e os mercados estão sempre a alternar entre bulls, bears e lateralizações com durações muito indefinidas e imprecisas, os indicadores têm de ser muito mais sofisticados.
Entre as alterações de fundo que tive de refazer os indicadoresa de lateralização e tendenciais passaram a incoprporar valores variáveis de várias dezenas de se4ssões cada um, normalmente dependentes da volatilidade existente.
Quanto à utilização do Aroon como um indicador tendencial de breakouts tem uma história curiosa, que conto a seguir.
Se não estou em erro a minha primeira versão comprada do Metastock foi adquirida em 1996.
Com o entusiasmo dos primeiros tempos comecei a desenvolver vários indicadores simples e resolvi na altura fazer uma espécie de concurso: agarrei em cerca de 20 indicadores diferentes, dividi o capital em 20 fracções iguais para 6 acções diferentes em cada uma, mas que se repetiam nas 20 fracções, e durante um ano andei a ver qual o indicador tendencial que dava melhores resultados.
Ganhou nessa altura o Aroon de 14 sessões.
Como prometi contribuir com uma ideia minha para este tópico, aqui ficam as regras simples desse auxiliar de trading que vai fazer agora 14 anos:
- Comprar quando o AroonUp de 14 sessões estiver acima de 70 e o AroonDown de 14 sessões estiver abaixo de 30 pontos.
- Vender quando o AroonUDown de 14 sessões estiver acima de 70 e o AroonUp de 14 sessões estiver abaixo de 30 pontos.
Aqui fica o respectivo indicador programado, podes ver como era bem simples:
If(AroonUp(14)>70 AND AroonDown(14)<30,1,If(AroonUp(14)<30 AND AroonDown(14)>70,-1,PREV))
Abraço e boas trades.
Cem
De facto essa questão de distinguir um tipo de mercado lateralizado dum tendencial é a diferença entre ganhar ou perder dinheiro nos mercados.
Esses indicadores antigos que aí colocaste ainda são dos meus primórdios da programação em Metastock, mais propriamente dos anos 90 em que estávamos em bull market e onde era muito fácil ganhar dinheiro:
- Comprava-se a qualquer preço, fechava-se a posição uns dias depois com lucro, voltávamos a comprar ainda mais acima da venda anterior e as acções continuavam a subir, durou anos esta mama...
Com estes maus hábitos qualquer indicador funcionava bem desde que apontasse só posições compradas e neutras!
Nos 10 anos deste século XXI tive de reformar quase todos os indicadores do bull market dos anos 90, pura e simplesmente deixaram de fazer dinheiro.
Agora o desafio é muito mais agudo e os mercados estão sempre a alternar entre bulls, bears e lateralizações com durações muito indefinidas e imprecisas, os indicadores têm de ser muito mais sofisticados.
Entre as alterações de fundo que tive de refazer os indicadoresa de lateralização e tendenciais passaram a incoprporar valores variáveis de várias dezenas de se4ssões cada um, normalmente dependentes da volatilidade existente.
Quanto à utilização do Aroon como um indicador tendencial de breakouts tem uma história curiosa, que conto a seguir.
Se não estou em erro a minha primeira versão comprada do Metastock foi adquirida em 1996.
Com o entusiasmo dos primeiros tempos comecei a desenvolver vários indicadores simples e resolvi na altura fazer uma espécie de concurso: agarrei em cerca de 20 indicadores diferentes, dividi o capital em 20 fracções iguais para 6 acções diferentes em cada uma, mas que se repetiam nas 20 fracções, e durante um ano andei a ver qual o indicador tendencial que dava melhores resultados.
Ganhou nessa altura o Aroon de 14 sessões.
Como prometi contribuir com uma ideia minha para este tópico, aqui ficam as regras simples desse auxiliar de trading que vai fazer agora 14 anos:
- Comprar quando o AroonUp de 14 sessões estiver acima de 70 e o AroonDown de 14 sessões estiver abaixo de 30 pontos.
- Vender quando o AroonUDown de 14 sessões estiver acima de 70 e o AroonUp de 14 sessões estiver abaixo de 30 pontos.
Aqui fica o respectivo indicador programado, podes ver como era bem simples:
If(AroonUp(14)>70 AND AroonDown(14)<30,1,If(AroonUp(14)<30 AND AroonDown(14)>70,-1,PREV))
Abraço e boas trades.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
uma das dicifuldades maiores de um sistema mecânico de trading é "filtrar" a tendência da lateralização
ou seja: indicadores apropriados para situações de tendência darão imensos sinais falsos em situações de lateralização, e viceversa (basta pensar nas médias móveis)
o gráfico que deixo aqui tem dois indicadores: o aroon e um do cem
a tarefa de ambos é separar o trigo do joio, ou seja, distinguir tendência de lateralização
ao fazer o tpc reparei que algures neste fórum o cem chama ao aroon um indicador de breakout
interessante!
já agora, cem, como lês esse indicador?
ou seja: indicadores apropriados para situações de tendência darão imensos sinais falsos em situações de lateralização, e viceversa (basta pensar nas médias móveis)
o gráfico que deixo aqui tem dois indicadores: o aroon e um do cem
a tarefa de ambos é separar o trigo do joio, ou seja, distinguir tendência de lateralização
ao fazer o tpc reparei que algures neste fórum o cem chama ao aroon um indicador de breakout
interessante!
já agora, cem, como lês esse indicador?
- Anexos
-
- filtros.png (21.17 KiB) Visualizado 2475 vezes
menos é mais
yabadoo Escreveu: Fica então em aberto a questão dos stocks que não constam das Vip lists.
Piggybacking + falta de liquidez + pump and dump+ ...

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
AutoMech Escreveu: Onde é que consegues ver a % dos HFs nu papel ?
Na informação disponibilizada pela SEC;
Nas VIPS's Lists;
Nos Clones...

AutoMech Escreveu:LTCM Escreveu:A actual causa da volatilidade é o “Piggybacking”, que provoca grande concentração de HF’s num mesmo activo, nunca se viu tanto Clone e VIP’s lists como hoje em dia.
Roça um esquema de pirâmide. Alguém há-de ficar com aquilo no fim![]()
Onde é que consegues ver a % dos HFs nu papel ?
Pelo que percebi, por exemplo na Goldman Sachs' VIP List
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
LTCM Escreveu:O estudo,De Long, Shliefer, Summers and Waldmann, tem 20 anos…
A actual causa da volatilidade é o “Piggybacking”, que provoca grande concentração de HF’s num mesmo activo, nunca se viu tanto Clone e VIP’s lists como hoje em dia.
Mas pelo que percebi na breve pesquisa que fiz, esse fenómeno do piggybacking, (que faz os gestores de fundos se comportarem tipo um rebanho), só explica a alta volatilidade dos stocks onde eles entram em rebanho e que constam das tais vip lists, não é ?
Mas esse número de stocks tem de ser relativamente limitado.
Fica então em aberto a questão dos stocks que não constam das Vip lists.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
yabadoo Escreveu:Já agora, mais uma opinião :There may be another, almost rational, reason why volatility may not easily be put back in its box. Professional investors, incentivised to look for short term gains, will be inclined to ride momentum, buying into stock and market trends, rather than looking to bid against them. With such a short-term outlook this makes sense because momentum tends to hold over shortish periods of up to a year while mean reversion effects apply over longer timescales, often up to three years. If major elements of the investing community aren’t willing to bet against trends on the basis of fundamental valuations then it’s no surprise that volatility can overshoot in either direction.
When Is Smart Too Smart?
In fact it’s probably worse than this, because instead of smart money diminishing the volatility of markets and driving them back towards a fundamental valuation it appears that it often has the opposite effect. De Long, Shliefer, Summers and Waldmann suggest that the really smart money aims to outsmart the irrational, behaviourally compromised investors by buying in ahead of them, aiming to make money by flipping their holdings. So much for efficient markets and the smoothing out of volatility by intelligent investors. Who's smart now, then?
O estudo,De Long, Shliefer, Summers and Waldmann, tem 20 anos…
A actual causa da volatilidade é o “Piggybacking”, que provoca grande concentração de HF’s num mesmo activo, nunca se viu tanto Clone e VIP’s lists como hoje em dia.

Re: Re
Cem pt Escreveu:soma de 5 sub-indicadores de tendência de 5 escalas temporais diferentes e 5 naturezas diferentes.
A que é que te referes quando mencionas indicadores de 5 naturezas diferentes ? Significa que não estás por exemplo a aplicar a MM às 5 escalas temporais mas sim um indicador a uma escala, outro indicador a outra escala temporal e assim sucessivamente ?
Já agora Cem, se puderes divulgar, quais são as 5 escalas temporais mais relevantes ? São fixas para todos os activos ou dependendo do activo as escalas temporais também variam ?
Já agora, mais uma opinião :
There may be another, almost rational, reason why volatility may not easily be put back in its box. Professional investors, incentivised to look for short term gains, will be inclined to ride momentum, buying into stock and market trends, rather than looking to bid against them. With such a short-term outlook this makes sense because momentum tends to hold over shortish periods of up to a year while mean reversion effects apply over longer timescales, often up to three years. If major elements of the investing community aren’t willing to bet against trends on the basis of fundamental valuations then it’s no surprise that volatility can overshoot in either direction.
When Is Smart Too Smart?
In fact it’s probably worse than this, because instead of smart money diminishing the volatility of markets and driving them back towards a fundamental valuation it appears that it often has the opposite effect. De Long, Shliefer, Summers and Waldmann suggest that the really smart money aims to outsmart the irrational, behaviourally compromised investors by buying in ahead of them, aiming to make money by flipping their holdings. So much for efficient markets and the smoothing out of volatility by intelligent investors. Who's smart now, then?
rsacramento Escreveu:muito melhor do que eu responder-te-á o cem
mas, da minha experiência nada posso retirar já que nunca vivi um bull market; contudo dizem os livros que normalmente subdivide-se em 3 partes: acumulação - atal parte calminha, no teu dizer, a aderência do público (e aqui as grandes subidas são devidas ao seu entusiasmo e confiança) e, no fim, a distribuição
por outor lado vejo os "grandes" um pouco como elefantes na banheira - sempre que se mexem fazem ondas (quando não entornam a água), de maneira que isso seria a volatilidade..
Certo, mas certamente concordas comigo que entras mais fácilmente no papel X se souberes que o elefante Y está a acumular. Logo, é do interesse do elefante mexer-se o menos possível de modo a não atrair compradores (aumentando assim o preço do que está a comprar). Portanto quando está a acumular, se o elefante mexe, perde dinheiro.
muito melhor do que eu responder-te-á o cem
mas, da minha experiência nada posso retirar já que nunca vivi um bull market; contudo dizem os livros que normalmente subdivide-se em 3 partes: acumulação - atal parte calminha, no teu dizer, a aderência do público (e aqui as grandes subidas são devidas ao seu entusiasmo e confiança) e, no fim, a distribuição
por outor lado vejo os "grandes" um pouco como elefantes na banheira - sempre que se mexem fazem ondas (quando não entornam a água), de maneira que isso seria a volatilidade..
yabadoo Escreveu:rsacramento Escreveu:nem de propósito:
deixo aqui a resposta do cem a uma questão minha noutro tópico:Cem pt Escreveu:rsacramento Escreveu:Cem pt Escreveu: (...)Quando a volatilidade baixa os grandes players fazem um break, concedem alguma distribuição e deixam de massacrar durante algumas semanas no sentido da trend dominante e a grande multidão dos pequenos investidores entretém-se na fase oscilatória que se segue nos pequenos ciclos de sobe e desce sem sentido aparente a que se está a assistir, passando muitas vezes a "long" julgando erradamente que estamos perante uma inversão da tendência dominante.
(...)Cem
mas afinal qual é a origem da volatilidade? não nasce precisamente da movimentação dos grandes players?
Amigo "R":
Exactamente, estás a ir de acordo ao que tenho vindo a dizer, a volatilidade é essencialmente alimentada pela grande actividade dos grandes players, conseguem melhor que ninguém empurrar o mercado para a direcção que pretendem devido à força do enorme capital que gerem.
Quando este grupo relaxa e deixa ao palco para os pequenos investidores as coisas acalmam e a volatilidade tende a baixar.
Abç.
Cem
Com essa é que me baralhaste todo![]()
.
Tenho de ler isso bem para ver se percebo..
Ok, não encontro o tópico dessa interessante discussão mas eu tenho, muito provavelmente erradamente a ideia contrária :
Não vejo bem qual é a vantagem do ponto de vista dum big player de provocar alta volatilidade. Quando está a comprar, geralmente fá-lo num estreito intervalo de preços e quando vende também não vejo bem como pode tirar vantagem.
Para mim quem provoca volatilidade é mesmo o grande público, ou melhor a nossa era da informação ultra-rápida que faz com que sejamos bombardeados com reports, opiniões, forecasts etc e tal. O problema é que toda a gente que acede a essa informação (e nos tempos que correm é mesmo toda a gente) faz com que tolamente todos queiram tirar partido dela antes dos outros o que faz com que dum momento para o outro uma multidão dê ordens de compra sobre o papel X porque o senhor Y deu a opinião Z. O efeito disto é o mesmo que os ocupantes de um barco de repente passarem todos para o mesmo lado do barco. O barco oscila. A volatilidade aumenta...
Em aparte : Não é estranho dizermos que o mercado antecipa ? O que eu vejo é um mercado que reage.