Empregados, precisam-se!
PMACS Escreveu:-Se metade dos portugueses pensarem como tu,50% trabalha para governar os outros 50%...e eu não gosto de governar quem não conheço...Capice?
Mas nós já temos essa situação em que metade do país sustenta a outra metade... quem o diz é o Medina Carreira!
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: boa sorte
costini Escreveu:Tmits desejo te boa sorte mas com essa mentalidade nao vais a lado nenhum.
thks
- Registado: 2/5/2008 15:23
pdcarrico Escreveu:Mas a questão é saber porque as pessoas são tão improdutivas assim.
Em minha opinião é por uma questão cultural.
pdcarrico Escreveu:Aliás as pessoas são pouco produtivas talvez porque sejam vistas como uma simples matéria prima que só responde a ordens e não tem iniciativa.
Isso é verdade, mas o problema vai um pouco mais além: neste país premeia-se a mediocridade e não se apoia a excelência nem a inovação. Quem quer fazer algo que mexa com os interesses instalados é rapidamente travado e por isso as coisas avançam devagar. Mais uma vez é uma questão cultural...
Editado pela última vez por Elias em 18/7/2010 18:09, num total de 1 vez.
PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
... e se todos os portugueses pensarem como tu,seremos o país mais rico do mundo num ápice...
É o mercado de trabalho a funcionar, como disse o Elias.
BRUTAL![]()
![]()
Por isso é que este país nunca há-de sair da merd@!!!
O país é aquele que temos, quem tá mal muda-se, e o exemplo vem sempre de cima.
E se eu me mudar e os outros portugueses se mudarem,quem é que vai pagar impostos para tu receberes subsídios?
eu sempre paguei os meus, qual é a parte que nao percebes????
A parte que eu não percebi é esta:
-Se metade dos portugueses pensarem como tu,50% trabalha para governar os outros 50%...e eu não gosto de governar quem não conheço...Capice?
Então falta-te conhecer MUITAAAAAAAAAAAAAAAAAAA gente, e arrisco a dizer que sem saber a tua idade, a conheceres uma pessoa por hora o resto da tua vida não chega. Capice?
tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
... e se todos os portugueses pensarem como tu,seremos o país mais rico do mundo num ápice...
BRUTAL![]()
![]()
E se eu me mudar e os outros portugueses se mudarem,quem é que vai pagar impostos para tu receberes subsídios?
A parte que eu não percebi é esta:
-Se metade dos portugueses pensarem como tu,50% trabalha para governar os outros 50%...e eu não gosto de governar quem não conheço...Capice?
desemprego
imaginem que os portugueses que trabalham 6 anos, ficam 3 anos a receber sub de desemprego.
quando se reformaram em 42 anos de trabalho, so trabalharam 21 anos. depois vao viver ate as 85 e receber reforma durante 23 anos.
que sistema aguenta isto!
somos os novos ricos! nao se de que!
quando se reformaram em 42 anos de trabalho, so trabalharam 21 anos. depois vao viver ate as 85 e receber reforma durante 23 anos.
que sistema aguenta isto!
somos os novos ricos! nao se de que!
- Registado: 10/2/2010 22:52
Elias,
Eu acho que os empregadores deviam tomar a iniciativa de pagar o melhor que podem, mas também acho que deviam ter mais liberdade para poder dispensar um trabalhador.
Agora o que eles não podem esperar é que um quadro potencialmente muito bom, faça um trabalho excepcional se receber o salário mínimo.
Eu acho que os empregadores deviam tomar a iniciativa de pagar o melhor que podem, mas também acho que deviam ter mais liberdade para poder dispensar um trabalhador.
Agora o que eles não podem esperar é que um quadro potencialmente muito bom, faça um trabalho excepcional se receber o salário mínimo.
Pedro Carriço
Elias Escreveu:Não digo o contrário, mas é preciso não esquecer que muitas dessas pessoas tiveram de passar a viver com menos porque estavam a (querer) viver acima das suas possibilidades (com uma ajudinha dos incentivos ao crédito, é verdade, mas isso não nos deve levar a esquecer a irresponsabilidade de muitas pessoas).
Pois, o problema foi esse mesmo, as pessoas não tiveram responsabilidade e bom senso e agora estão a pagar essa factura. Endividaram-se e foram arrastadas na onda do dinheiro fácil (agora vê-se que não era tão fácil assim!) e agora arriscam-se a ter alguns anos de penitência pela frente.
Alguns já estão como o Oscar Wilde, estava a viver como pedinte nas ruas e afirmou:
"Morrerei como vivi, acima das minhas possibilidades!"
Abraço
Fiódor
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Elias Escreveu:Como eu referi acima, trata-se de uma questão de produtividade.
Eu já trabalhei na Alemanha numa grande multinacional e lembro-me bem que entrava às 7h30-8h e saía às 15h30-16h. Durante o período de trabalho toda a gente bulia.
Em Portugal as pessoas chegam tarde, saem cedo, trabalham pouco e mal, passam muito tempo ao telefone, na net, no café, na converseta sobre futebol, etc... a produtividade é baixa mas o pessoal acha normal porque isto é uma questão cultural. E claro que o pessoal não entende que sem produtividade não pode haver salários elevados.
Em Parte é verdade. Mas a questão é saber porque as pessoas são tão improdutivas assim. E também se os salários dependem do resultado das empresas ou do mercado. Na verdade eu concordo contigo quando dizes que as empresas pagam 5 porque não precisam de pagar 6 para contratar alguém. A questão é que esse ganho de 1 se traduzirá numa perda mais além.
Eu não tenho certezas sobre isso, mas creio que alguém mais bem avaliado, bem remunerado e com melhores expectativas pode potencialmente ser mais produtivo. Aliás as pessoas são pouco produtivas talvez porque sejam vistas como uma simples matéria prima que só responde a ordens e não tem iniciativa.
Pedro Carriço
PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
BRUTAL![]()
![]()
tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
BRUTAL![]()
![]()
pdcarrico Escreveu:À primeira vista é assim. Mas um funcionário é mais do que uma matéria prima. Quando um empregador só paga 5 porque com esse valor consegue contratar alguém, e não paga 6 sendo que até lucraria outros 6 com esse funcionário, o patrão estará a dar um tiro no pé.
Como eu referi acima, trata-se de uma questão de produtividade.
Eu já trabalhei na Alemanha numa grande multinacional e lembro-me bem que entrava às 7h30-8h e saía às 15h30-16h. Durante o período de trabalho toda a gente bulia.
Em Portugal as pessoas chegam tarde, saem cedo, trabalham pouco e mal, passam muito tempo ao telefone, na net, no café, na converseta sobre futebol, etc... a produtividade é baixa mas o pessoal acha normal porque isto é uma questão cultural. E claro que o pessoal não entende que sem produtividade não pode haver salários elevados.
fiódor Escreveu:E não tenho dúvidas que a nova vaga de pobres (como lhe chamam) são na sua maioria pessoas que devido a este corte no rendimento não conseguem manter o seu nível de vida (como lhe chamam também...)
Não digo o contrário, mas é preciso não esquecer que muitas dessas pessoas tiveram de passar a viver com menos porque estavam a (querer) viver acima das suas possibilidades (com uma ajudinha dos incentivos ao crédito, é verdade, mas isso não nos deve levar a esquecer a irresponsabilidade de muitas pessoas).
PMACS Escreveu:tmits Escreveu:PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
BRUTAL![]()
![]()
Sim é verdade, o tmits parece ter chegado ao dele, p. ex.
Mas não há muito tempo atrás dificilmente se via alguém que depois de ter ficado desempregado, fosse para um novo emprego ganhar 20%, 30% ou 40% menos do que o anterior salário. Actualmente é o que se está a passar. E não tenho dúvidas que a nova vaga de pobres (como lhe chamam) são na sua maioria pessoas que devido a este corte no rendimento não conseguem manter o seu nível de vida (como lhe chamam também...)
Mas não há muito tempo atrás dificilmente se via alguém que depois de ter ficado desempregado, fosse para um novo emprego ganhar 20%, 30% ou 40% menos do que o anterior salário. Actualmente é o que se está a passar. E não tenho dúvidas que a nova vaga de pobres (como lhe chamam) são na sua maioria pessoas que devido a este corte no rendimento não conseguem manter o seu nível de vida (como lhe chamam também...)
Fiódor
Ai ai a bolsa...
Elias Escreveu:tmits Escreveu:-sou licenciado e trabalhei seis anos numa multinacional. Quando sai, fazendo as contas, ganhava €5,2/hora
Na minha óptica, quem define o valor justo é o mercado de trabalho.
Quando um patrão e um empregado acordam um determinado salário, é porque ambos o acham justo.
Pegando no teu caso, ocorre-me dizer isto: enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por €5,2/hora, o patrão não vai pagar 6.
À primeira vista é assim. Mas um funcionário é mais do que uma matéria prima. Quando um empregador só paga 5 porque com esse valor consegue contratar alguém, e não paga 6 sendo que até lucraria outros 6 com esse funcionário, o patrão estará a dar um tiro no pé.
Para um funcionário, dinheiro não pode ser tudo, mas se for pago ao salário mínimo, quando tem qualificações e potencial para dar lucro à empresa, então ou o patrão tem uma sorte danada e apanha um bom profissional numa situação difícil (e que o vai abandonar na altura em que o patrão mais precisa) ou então vai recrutar um profissional pior, porque afinal de contas, se ele não valoriza o seu funcionário, não pode ficar à espera de encontrar alguém com valor.
Eu já recusei ofertas com valor baixo. Fi-lo porque podia mas também porque entendi que se pagavam tão pouco (na minha perspectiva) é porque não valorizam o meu trabalho e nunca me deixarão crescer e ser melhor profissional. Antes me vendo com um profissional "descartável" que faz um trabalho quase indiferenciado.
Pedro Carriço
PMACS Escreveu:tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
Se houver muita necessidade de mão-de-obra para uma determinada função, o valor pago aumentará
fiódor Escreveu:Tmits, essa é excelente. Se não pagam bem não se trabalha.![]()
O Elias também tem razão, enquanto houver quem trabalhe por 5€/h porque é que o patrão há-de pagar 6€?
Infelizmente as pessoas estão de tal forma que preferem ganhar pouco a nenhum.
Fiódor, isso é parcialmente verdade, mas nota que há um valor abaixo do qual ninguém está disposto a trabalhar. Ou seja, acaba por ser o mercado que fixa o salário.
Consideremos o caso de uma mulher-a-dias, que hoje recebe entre 5 e 6 euros, consoante as zonas. Experimenta contratar uma oferecendo 2 euros por hora. Por muito mal que ela esteja financeiramente, dificilmente aceitará trabalhar por esse preço.
caracinha Escreveu:o justo valor elias e poder pagar a renda da casa luz ;agua ;gaz;comer e trasportes e poupar no minimo 10% do salario ,isto quem nao tem luxo (telemoveis ,carro,tv cabo,cabeleireiro,etc).O que achas 400 de casa, 400 comer , 100 luz e agua ,trasportes 75 euros ,gaz 20 euros .sem falar roupa e calçado ,achas que e com 475 euro por pessoa num casal que vivemacho que nao estamos a pagar muito caro erros de muitos
caracinha, entendo a tua preocupação, mas acho que estás a ver as coisas pelo ângulo errado. O justo valor de um salário tem de ter correspondência com a produtividade obtida pelo trabalho desempenhado e não pelo volume de despesas do trabalhador. Se o trabalhador ganha 1000 mas o que produz só vale 500 então ele não contribui para a produtividade.
tmits Escreveu:Por isso deixei de trabalhar.
Tmits, essa é excelente. Se não pagam bem não se trabalha.

O Elias também tem razão, enquanto houver quem trabalhe por 5€/h porque é que o patrão há-de pagar 6€?
Infelizmente as pessoas estão de tal forma que preferem ganhar pouco a nenhum.
Fiódor
Ai ai a bolsa...