Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pdcarrico » 17/7/2010 17:38

Marco Martins Escreveu:Uma OPA talvez ronde os 11 ou 12 mil milhões e levará a telefónica a ficar com todo o know-how de software que actualmente compra a outras empresas.

Seria um excelente preço para os accionistas da PT, mas seria para a Telefónica?

Seriam 4/5 mil milhões pelos outros activos que não são tão atractivos nem oferecem as mesmas sinergias que a vivo. Para além do mais, a compra da PT implica a consolidação de toda a dívida da PT.

A dívida da vivo alocada à PT é menos de mil milhões de euros. A dívida corporativa da PT chega perto de 4/5 mil milhões.

Vale a pena?
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Marco Martins » 17/7/2010 16:25

Azelha13 Escreveu:Infelizmente, eu tinha razão sobre o desenlace da PT.

Temos que ver um coisa, a UE é uma coisa politica, e como políticos que são dizem uma coisa bonita mas que não corresponde à realidade.

A única autoridade que na minha opinião terá alguma credibilidade será o BCE, visto que não serão políticos mas sim economistas e mesmo assim já lá têm o Vitinho.

A ver se a Telefónica entra em acordo com o nosso Governo ou faz alguma jogada suja.

Creio que usar as leis do mercado não são jogadas sujas. Se a telefónica lançar uma OPA, não acredito que o governo a consiga impedir no caso dos accionistas votarem a favor da venda!

Uma OPA talvez ronde os 11 ou 12 mil milhões e levará a telefónica a ficar com todo o know-how de software que actualmente compra a outras empresas.

Esta foi uma boa oportunidade para a PT se recapitalizar e reorganizar, tanto em termos de projectos como em termos da estrutura da empresa.

Mas amanhã é um novo dia...

Registado: 7/4/2007 17:13

por crust » 17/7/2010 15:11

Adeus PT e obrigado por todos os dividendos.
:-)

Registado: 27/10/2008 16:41

por PPalma » 17/7/2010 14:58

Agora estou com curiosidade de ver o comportamento segunda feira da PT e por arrasto o PSI 20.

Para mim foi esta feira da OPA sobre a PT que sustentou o PSI nos últimos tempos.

Cumps

Registado: 8/12/2009 21:29

por Elias » 17/7/2010 14:51

É verdade, embora a golden share seja pior porque constitui uma interferência do Estado no livre funcionamento do mercado em nome de interesses obscuros mascarados de patriotismo...

Registado: 5/11/2002 12:21

por PPalma » 17/7/2010 14:51

Infelizmente, eu tinha razão sobre o desenlace da PT.

Temos que ver um coisa, a UE é uma coisa politica, e como políticos que são dizem uma coisa bonita mas que não corresponde à realidade.

A única autoridade que na minha opinião terá alguma credibilidade será o BCE, visto que não serão políticos mas sim economistas e mesmo assim já lá têm o Vitinho.

A ver se a Telefónica entra em acordo com o nosso Governo ou faz alguma jogada suja.

Registado: 8/12/2009 21:29

por moppie85 » 17/7/2010 14:44

Elias Escreveu:
moppie85 Escreveu:o governo não vai abdicar da golden share antes de ter uma solução que ache aceitável. (o que foi exactamente o que aconteceu na Telefónica e o que está a acontecer na Italia).

com estas atitudes, os vários governos mostram bem o respeito que a União Europeia (não) lhes merece...

Concordo.

Mas como já disse anteriormente, não é só por aqui e não são só os governos que contribuem para a macacada.

Se se é, por principio contra as acções com poderes especiais (de categoria especial), deve-se ser contra todos esse tipo de acções, assim como contra todas as blindagens de estatutos (tais como n poder votar com mais de 10% dos votos na PT).

Não faz sentido a UE querer acabar com as golden shares, mas ao mesmo tempo permitir as ditas blindagens (que no essencial fazem exactamente o mesmo que a golden share) e outras acções especiais (que dão beneficios por ex, de o dobro dos dividendos, votos a dobrar, ou que apenas essas detêm direitos de voto sendo que as ordinárias não têm direitos de voto, etc, etc), que são também distorções do mercado, mas que raramente alguém refere.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Elias » 17/7/2010 14:32

moppie85 Escreveu:o governo não vai abdicar da golden share antes de ter uma solução que ache aceitável. (o que foi exactamente o que aconteceu na Telefónica e o que está a acontecer na Italia).

com estas atitudes, os vários governos mostram bem o respeito que a União Europeia (não) lhes merece...

por moppie85 » 17/7/2010 14:27

Elias Escreveu:Olá PT96,

Relativamente à última questão que colocas, é preciso lembrar que no dia 8 (já depois da última AG), a Golden Share foi declarada ilegal. Por isso não sei se o Estado ousará voltar a fazer uso dela...

1 abraço,
Elias

Claro que ousará... Se não "ousasse" não haveria problemas em submeter outra vez a mesma proposta ou em o CA da PT em aceitar a proposta.

Como disse o próprio ministro "foi uma sentença meramente declarativa", e o governo não vai abdicar da golden share antes de ter uma solução que ache aceitável. (o que foi exactamente o que aconteceu na Telefónica e o que está a acontecer na Italia).

Registado: 15/4/2008 14:12

por PT96 » 17/7/2010 14:26

Olá Elias,

O meu muito obrigado pela tua resposta rápida. Contudo, como sabes a legislação permite várias interpretações e com alguma ambíguidade à mistura, mas fiz a mesma leitura que tu fizeste, após ter sido usada na Assembleia Geral de 30 de Junho, e posteriormente ter sido considerada ilegal pelo Tribunal Europeu.

Abraço,

PT

Registado: 22/7/2009 17:45

por Elias » 17/7/2010 14:15

Olá PT96,

Relativamente à última questão que colocas, é preciso lembrar que no dia 8 (já depois da última AG), a Golden Share foi declarada ilegal. Por isso não sei se o Estado ousará voltar a fazer uso dela...

1 abraço,
Elias

por PT96 » 17/7/2010 14:09

Caros,

Neste processo intrincado/complicado, PT/Vivo/Telefónica, creio na minha modesta opinião que muita água ainda irá correr debaixo das pontes (não, não é o "nosso fabulástico" MR Pontes).

E agora, face à retirada da oferta da Telefónica? E num hipotético cenário de OPA á PT? Cenário esse que o próprio Ricardo Salgado sustentou/advogou para o BES ter aceite a ultima proposta da Telefónica. Mas como dizia alguém insuspeito, o sucesso de uma OPA á PT hostil ou não, depende do preço oferecido, e se ele for atractivo é muito difícil à PT resistir sem a intervenção do Estado.

Bom, as questões que eu coloco são as seguintes:
- Será que a blindagem de estatutos da PT poderão fazer abortar qualquer OPA?

- Será que o Estado Português poderá voltar a fazer uso da Golden Share (já usou noutro contexto) num eventual cenário de OPA?

Quem me puder elucidar sobre estas minhas dúvidas, agradeço.

Registado: 22/7/2009 17:45

por Elias » 17/7/2010 14:02

Joe Berardo diz que fim da oferta é desastre para investimento em Portugal
17 Julho2010 | 13:10
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Joe Berardo considera ser um desastre para o investimento em Portugal o fim da oferta da Telefónica sobre a Vivo. Mas ainda acredita poder reavivar-se o tema.

Joe Berardo, investidor que diz ter menos de 2% da PT, acredita que o assunto não morreu. Haverá uma contra proposta, disse em declarações aos vários canais de televisão.

À SIC, Joe Berardo diz acreditar que "em breve vai ser resolvido", fazendo-se "uma contra proposta de uma maneira qualquer".

E apelida de desgraça e de desastre o fim da oferta. "É um desastre para o investimento em Portugal", declarou à RTP, acrescentando que o desfecho pode "comprometer outros investidores em Portugal".

por MatildeSerrano » 17/7/2010 12:36

Rosario2008 Escreveu:Que reflexos na cotação do BES, uma vez que toda esta negocciação praticamente não se fez sentir na acção do BES

Se não teve reflexos no BES na subida, então também não deverá ter na descida.

Registado: 30/6/2008 20:42

Penso eu de que...

por joaoddbarbosa » 17/7/2010 12:11

A proposta da Telefónica, tal como estava, nunca poderia ser aprovada.
Tinha sido vetada.
Não faria sentido que, depois do veto, fosse aceite pelo Estado.
Assim, só com alterações, de valor e/ou condições, se poderia vislumbrar um acordo.
O Governo nunca disse que não venderia a participação na Vivo.
O Governo sempre disse que acautelaria, sempre, a presença da PT no Brasil como factor fundamental da dimensão da Empresa como grande Empresa internacional.
Isso não significa que não aprove qualquer alternativa viável para esse mesmo objectivo.

Portanto, penso que se a Administração da PT garantir um futuro no Brasil o negócio far-se-á.

Quanto à retirada da oferta por parte da Telefónica acho normal.
A proposta expirava na sexta-feira.
E expirou.
E tinha mesmo que expirar.
Tinha sido vetada.
Não podia ser aceite, tal como se manteve, depois do veto.

Não é por acaso que, até à hora em que estou a escrever, a Administração da PT, contrariamente ao que era esperado, ainda não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto.

Por tudo isto, penso que continua tudo em aberto mas com a introdução de novos dados que possam contornar os impedimentos actuais.

A Telefónica quer, e precisa, de fazer o negócio.
Os accionistas querem, e precisam, de fazer o negócio.
O Estado quer, e precisa, de fazer o negócio.
Basta encontrar os meios de o fazer.

Eu tenho PT e não vendo.
Fico à espera dos novos desenvolvimentos.
O negócio não morreu.
Penso eu de que...
Saiba o que penso, em:
http://opinioesdojb.blogspot.com

Registado: 24/3/2009 20:23

por Pousada » 17/7/2010 11:32

Na minha opinião isto é uma vergonha, esta administração desiludiu-me.
Esta administração teve tempo mais que suficiente, depois da assembleia-geral e do prazo dado pela Telefónica para decidir, pedir mais tempo é uma vergonha.
Isto mostra bem a lentidão como funciona o País, somos lentos não somos comptitivos.

Conclusão: não é só a Justiça, as pequenas e médias empresas, os trabalhadores que não são comptitivos, que demoram muito a decidir, afinal somos todos e começa pelo topo.

Isto é tipicamente Português deixar tudo para a última, reunir no ultimo dia dado pela Telefónica. :mrgreen: :mrgreen:

Não sei de quem é a culpa mas esta administração desiludiu-me.

Agora vamos todos rezar para que não venha uma oferta publica da Telefónica sobre a PT.

Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

por Rosariom2014 » 17/7/2010 11:12

Inquérito: Que reacção deveremos ver na cotação das acções da PT no próxima 2ªfeira? Que cenário possível para este negócio? Que reflexos na cotação do BES, uma vez que toda esta negocciação praticamente não se fez sentir na acção do BES, levando até à estranheza de ULisses

Registado: 29/1/2007 13:13

Telefónica retira oferta para comprar participação na Vivo

por fbatista72 » 17/7/2010 8:39

"Telefónica retira oferta para comprar participação na Vivo"

http://noticias.terra.com.br/interna/0, ... 77,00.html

Registado: 3/3/2004 18:21

PT

por Clinico » 16/7/2010 22:46

Será que se pode "confiar" na AT numa situação de OPA?

Se aparecer a mínima notícia que a oferta da Telefonica foi retirada, a PT descamba por aí abaixo, o tio Ricardo tem um xelique nervoso (tá bem?)e eu passo a ler o Sr. Pontes todos os dias :mrgreen:

Já não tenho PTs.

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

A incrível PT

por Príncipe migalhas » 16/7/2010 22:41

Olá a todos!
A PT traz-me até à data boas recordações mas o que está a acontecer nos últimos meses envergonha o nosso país e penso que até prejudicará o nosso mercado. Então não é que depois de meses de negociações; depois da Telefónica ter cedido duas vezes aumentando o preço da oferta; depois do presidente da Telefónica dizer que o prazo termina hoje... a PT após dois dias de reuniões a única coisa que diz é que precisa de mais tempo!!!! Mas então o que andaram a fazer ao longo destes dias todos!?
Só penso numa hipótese: o tempo que pedem é o necessário para o governo cair e assim poderem vender sem veto! Será que é isso e assim não se pode publicar mais nada, a não ser pedir tempo, pois isto tem de parecer que ninguém estava à espera!
Agradeço os vossos comentários!
PS: ainda bem que já saí da PT.Estas atitudes não credibilizam a empresa.

Registado: 1/5/2010 12:43

por Elias » 16/7/2010 22:08

Gráfico actualizado.
Anexos
ptc.PNG
ptc.PNG (35.73 KiB) Visualizado 3536 vezes

por Elias » 16/7/2010 16:00

ontem noticiava-se isto:

Elias Escreveu:Hoje, o ministro português das Obras Públicas disse que o Governo não se irá sobrepor às negociações entre a PT e a Telefonica.

Hoje aparece isto:

Governo contra venda da Vivo se proposta da Telefónica não se alterar
16 Julho2010 | 15:17
Lusa

O Governo vai manter a sua oposição à venda da participação da PT na operadora móvel brasileira Vivo caso a Telefónica não altere a sua oferta, garantiu hoje o ministro da Presidência.
"A posição do Governo é conhecida. Pronunciou-se contra [a venda da Vivo], pelo que se a proposta não se alterar, mantém-se" contra o negócio, afirmou Pedro Silva Pereira no final da reunião do Conselho de Ministros.

O governante, que respondia às questões dos jornalistas, garantiu que o negócio entre a PT e a Telefónica não foi discutido hoje no Conselho de Ministros, recordando no entanto que "a Telefónica manifestou vontade de negociar com a PT".

"O melhor a fazer é aguardar pelo desenvolvimento do processo", sublinhou o ministro.

O conselho de administração da Portugal Telecom (PT) reúne-se hoje e o assunto mais quente em cima da mesa será a análise à proposta feita pela Telefónica para ficar com a fatia que a empresa portuguesa detém na Vivo.

por AlphaDraconisEP » 16/7/2010 9:19

Marco Martins Escreveu:
Elias Escreveu:Portugal Telecom à espera do último minuto para decidir sobre oferta da Telefónica

Hoje, o ministro português das Obras Públicas disse que o Governo não se irá sobrepor às negociações entre a PT e a Telefonica.

A reunião do conselho de administração da Portugal Telecom, na manhã desta quinta-feira, deve prosseguir amanhã.

A data limite apresentada pela espanhola Telefónica para a PT decidir sobre oferta de 7,15 mil milhões ( 7,15 bilhões) de euros pela participação do grupo português na operadora brasileira Vivo vence nesta sexta, dia 16.

Hoje, o ministro português das Obras Públicas disse que o Governo não se irá sobrepor às negociações entre a PT e a Telefonica.

"Houve a disponibilidade da Telefonica para voltar às negociações e para discutir directamente com a administração da PT. Não nos queremos sobrepor a assuntos que dizem respeito às empresas e às suas administrações e portanto aguardamos com naturalidade o desfecho destas negociações", disse António Mendonça.

http://www.portugaldigital.com.br/notic ... &canal=159

Quer dizer... mesmo que a PT e a Telefónica decidam algo pior para a PT ou para os accionistas, o estado já está a dizer que não se vai sobrepor às negociações!!!!
Isto é 8 ou 80!!!!

Podiamos mudar o nome do país´para "ZIG-ZAG"... dado que andamos a torto e a direito!!!

Eu não acho que isso queira dizer que não se sobrepoe a decisão que venha da reunião apenas as negociações, do genero arranjem uma solução que eu logo analiso, se não gostar..... Veto.
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

por Marco Martins » 16/7/2010 0:38

Elias Escreveu:Portugal Telecom à espera do último minuto para decidir sobre oferta da Telefónica

A reunião do conselho de administração da Portugal Telecom, na manhã desta quinta-feira, deve prosseguir amanhã.

A data limite apresentada pela espanhola Telefónica para a PT decidir sobre oferta de 7,15 mil milhões ( 7,15 bilhões) de euros pela participação do grupo português na operadora brasileira Vivo vence nesta sexta, dia 16.

"Houve a disponibilidade da Telefonica para voltar às negociações e para discutir directamente com a administração da PT. Não nos queremos sobrepor a assuntos que dizem respeito às empresas e às suas administrações e portanto aguardamos com naturalidade o desfecho destas negociações", disse António Mendonça.

Quer dizer... mesmo que a PT e a Telefónica decidam algo pior para a PT ou para os accionistas, o estado já está a dizer que não se vai sobrepor às negociações!!!!
Isto é 8 ou 80!!!!

Podiamos mudar o nome do país´para "ZIG-ZAG"... dado que andamos a torto e a direito!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 15/7/2010 23:35

Portugal Telecom à espera do último minuto para decidir sobre oferta da Telefónica

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, Musus, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 257 visitantes