Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha toolbox

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tugatuga11 » 13/7/2010 18:45

Como o Ulisses começou a tradar no real em 1992 isso faz 18 anos. Penso que a esmagadora maioria dos membros tem mais que 18 anos... :mrgreen:
Abraço.

Registado: 27/4/2009 19:07

por tugatuga11 » 13/7/2010 18:36

Fenicio Escreveu:ulisses, marcoantonio... tem ambos mais experiência acumulada na bolsa do que muitos intervenientes no fórum tem de vida! :)

Amigo Fenicio, existem alguns exageros que todos nós escrevemos e este deve ter sido um deles. :mrgreen: :mrgreen:´
Passa "muitos" para "alguns" :wink:
Abração. :wink:
Editado pela última vez por tugatuga11 em 13/7/2010 18:51, num total de 3 vezes.

Registado: 27/4/2009 19:07

por yabadoo » 13/7/2010 18:29

Fenicio Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Fenicio Escreveu:Ahh... pois! :D Não chego aos pés dos masters gurus da bolsa, yabadoo! :)

Pois, eu também não, como é óbvio. Mas percebeste certamente que a minha ideia era sublinhar que uma lenda do trading afinal usava um método 'simples'.

Fenicio Escreveu:Há traders que olham para um gráfico / volume e sabem dizer se aquilo vai subir ou se vai descer, mas eu não! :) Quem me dera... :cry:

Engraçado, eu vejo as análises do Ulisses ou do Marco. Nem um indicador...Um suporte aqui, uma linha de tendencia ali, uma decisão do que fará em determinado cenário, um comentário de como será importante ver como o papel vai reagir a determinada notícia, da importancia de observar o papel quando o preço estiver em volta de determinado valor...Aparentemente aquelas análises estão ao alcance dos mortais. Não são simplistas embora sejam simples.
Dizes que não és capaz. Mas ao menos podemos tentar !

yabadoo, continuas a citar masters gurus da bolsa e volto novamente a repetir-me: quem sou eu para me comparar a eles? :)

ulisses, marcoantonio... tem ambos mais experiência acumulada na bolsa do que muitos intervenientes no fórum tem de vida! :)

Vamos lá, concordo contigo no sentido de manter as coisas simples. Quando o ruído é demasiado, perdemos o foco e a concentração. No entanto, e não tenho vergonha nenhuma em reconhecer isto, não sou capaz de olhar para um gráfico / volume, traçar linhas de suporte / resistência, identificar formações e breakouts e, com base num simples olhar, chegar à conclusão de que trata-se de um movimento realmente válido.

Para além de todo o trabalho de análise gráfico, preciso olhar para os indicadores, preciso de uma confirmação para o meu "feeling", estás a ver?

Um dia, quem sabe, quando tiver mais 10 ou 15 anos de andaças nessas lides, posso chegar ao nível de um ulisses, de um marcoantonio, ou de tantos outros que venhas a citar mas, até lá, ainda preciso de uma confirmação para aquilo que estou a ver no gráfico. :)

rsacramento, obrigado pela tua resposta! Bastante esclarecedora acerca dos teus métodos. És o maior! ;)

Quem és tu para te comparares com eles ? Não sei. Mas por outro lado, és certamente alguém com vontade de aprender com eles.
Tens dificuldade em traçar suportes e linhas de tendencia de jeito ? Também eu! Mas não é substituindo esse handicap por indicadores que vou aprender a desenhar essas linhas melhor. É treinando o seu desenho. Nas primeiras 20 até te ris dos bonecos que traçaste. Ao fim de 500, já não te ris. Ao fim de 1000 se calhar já as traças sem pensar.
É por isso que não concordo nada contigo quando dizes que daqui a 15 anos se calhar até talvez consigas fazer um análise do tipo que o ulisses faz. È que se ao longo destes 15 não as tentares imitar, perceber, dificilmente vais conseguir. O ulisses faz as analises que faz não por ter 20 anos de mercado, mas certamente porque faz este tipo de análises (que vai refinando) há 20 anos (ou perto disso).
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por migluso » 13/7/2010 17:52

Um dos meus sinais favoritos é quando há confluência de um s/r horizontal e de uma linha de tendência, como é visível no gráfico (seta). Um trader mais agressivo entra "cego" na zona de confluência; um trader mais conservador aguardar por um sinal (p.e. uma vela) de continuação da tendência. Também dou importância às zonas psicológicas importantes, que normalmente terminam em 00 ou 50.
Abraço e bons trades.
migluso
P.S. - Eu tb comecei por usar indicadores, felizmente já deixei há mais de um ano e sem dúvida que o meu trading melhorou. Nem um oscilador tenho para ver divergências. Numa tendência forte, as divergências matam um trader, cuidado.
Anexos
eurjjpy 4h 13-07-2010.gif
eurjjpy 4h 13-07-2010.gif (19.73 KiB) Visualizado 1841 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por yabadoo » 13/7/2010 16:28

Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu: (...)rsacramento, obrigado pela tua resposta! Bastante esclarecedora acerca dos teus métodos. És o maior! ;)

essa do maior é que não percebi :roll:

já agora, e se não é indiscrição, quantos anos levas de mercados?

Não mais do que 12 anos a mandar bitaites. :) Comecei nesta vida andava eu a tirar o curso. Um projecto de redes neurais e pensei: "bora lá criar um sistema capaz de prever os movimentos da bolsa!". 3 meses depois, muitas noites sem dormir e uma nota final de curso a beirar o negativo, cheguei à conclusão de que era mais difícil do que inicialmente pensava. :|

Mas ao menos serviu-me para tomar gosto pela bolsa e por tudo o que a envolve. A partir de então nunca mais a larguei.

O "és o maior" foi um elogio! :D Não te preocupes pois não há sarcasmos hoje. ;)

Engraçado, o meu primeiro sistema também foi uma rede neural. Aliás, uma rede de redes neurais em que cada elemento tinha um determinado número de votos sobre a sua perspectiva do mercado.No fim somavam-se os votos e ganhava o sinal (longo/curto/não entrar) que tivesse mais votos . Era capaz de jurar que aquilo ia por-me rico :mrgreen:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por Fenicio » 13/7/2010 15:33

rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu: (...)rsacramento, obrigado pela tua resposta! Bastante esclarecedora acerca dos teus métodos. És o maior! ;)

Não mais do que 12 anos a mandar bitaites. :) Comecei nesta vida andava eu a tirar o curso. Um projecto de redes neurais e pensei: "bora lá criar um sistema capaz de prever os movimentos da bolsa!". 3 meses depois, muitas noites sem dormir e uma nota final de curso a beirar o negativo, cheguei à conclusão de que era mais difícil do que inicialmente pensava. :|

Mas ao menos serviu-me para tomar gosto pela bolsa e por tudo o que a envolve. A partir de então nunca mais a larguei.

O "és o maior" foi um elogio! :D Não te preocupes pois não há sarcasmos hoje. ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por rsacramento » 13/7/2010 15:27

Registado: 29/11/2007 12:50

por Fenicio » 13/7/2010 15:17

yabadoo Escreveu:
Fenicio Escreveu:Ahh... pois! :D Não chego aos pés dos masters gurus da bolsa, yabadoo! :)

Pois, eu também não, como é óbvio. Mas percebeste certamente que a minha ideia era sublinhar que uma lenda do trading afinal usava um método 'simples'.

Fenicio Escreveu:Há traders que olham para um gráfico / volume e sabem dizer se aquilo vai subir ou se vai descer, mas eu não! :) Quem me dera... :cry:

Engraçado, eu vejo as análises do Ulisses ou do Marco. Nem um indicador...Um suporte aqui, uma linha de tendencia ali, uma decisão do que fará em determinado cenário, um comentário de como será importante ver como o papel vai reagir a determinada notícia, da importancia de observar o papel quando o preço estiver em volta de determinado valor...Aparentemente aquelas análises estão ao alcance dos mortais. Não são simplistas embora sejam simples.

yabadoo, continuas a citar masters gurus da bolsa e volto novamente a repetir-me: quem sou eu para me comparar a eles? :)

ulisses, marcoantonio... tem ambos mais experiência acumulada na bolsa do que muitos intervenientes no fórum tem de vida! :)

Vamos lá, concordo contigo no sentido de manter as coisas simples. Quando o ruído é demasiado, perdemos o foco e a concentração. No entanto, e não tenho vergonha nenhuma em reconhecer isto, não sou capaz de olhar para um gráfico / volume, traçar linhas de suporte / resistência, identificar formações e breakouts e, com base num simples olhar, chegar à conclusão de que trata-se de um movimento realmente válido.

Para além de todo o trabalho de análise gráfico, preciso olhar para os indicadores, preciso de uma confirmação para o meu "feeling", estás a ver?

Um dia, quem sabe, quando tiver mais 10 ou 15 anos de andaças nessas lides, posso chegar ao nível de um ulisses, de um marcoantonio, ou de tantos outros que venhas a citar mas, até lá, ainda preciso de uma confirmação para aquilo que estou a ver no gráfico. :)

rsacramento, obrigado pela tua resposta! Bastante esclarecedora acerca dos teus métodos. És o maior! ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por yabadoo » 13/7/2010 14:54

por rsacramento » 13/7/2010 14:28

Fenicio Escreveu: (...)como "garantir" que aquela formação faz parte de facto de uma tendência suficientemente forte para justificar uma entrada? Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher entre 10 ou 15 formações "potencialmente lucrativas"?

um critério simples para escolher entre várias entradas semelhantes será olhar para trás: há resistências importantes pela frente?

aquelas que tiverem o caminho mais livre são as que passam à fase seguinte :wink:

outro critério: a subida tem sido "saudável", sem sinais de fraqueza? se sim, passam à fase seguinte :wink:

Fenicio Escreveu:
Um triângulo acabou de ser rompido em alta. Inserido num contexto bullish, podemos estar diante de um padrão de continuação, mas como "ter a certeza"? No mercado não há certezas, como é óbvio, mas ao menos podemos ter uma "pista" mais clara do que se passa por "debaixo dos panos".

os meus métodos obrigam-me a sistematicamente aguardar pelo throwback/pullback em situações de breakout com volume (se em subidas)

Fenicio Escreveu:
O mercado está a subir, a descer ou a lateralizar, isto qualquer um pode ver ao olhar para um gráfico qualquer, mas e quanto à "saúde" desta tendência? Num mercado bullish, no qual boa parte das acções estão a subir, em qual devemos investir? Se olharmos apenas para o preço, investimos em todas! Podemos compilar algumas através de uma análise fundamental muito básica, mas a AF não faz parte da minha toolbox.

A meu ver, a única maneira de confirmarmos o nosso "feeling" é através do estudo daquilo que se passa para além do gráfico, de outra forma, como escolher a acção na qual investir o nosso tão suado capital?

aqui aplico os mesmos critérios da primeira resposta; quanto à saúde duma tendência, remeto para um tópico que criei sobre LTs em que se observava uma tendência em que cada retracção era detida praticamente ao nível do máximo do avanço anterior - isto para mim sinaliza uma tendência "saudável"

por fim deixa-me apenas acrescentar que muito do que estamos a debater perde muito do seu significado se não for devidamente enquadrado no horizonte temporal do trade: uma coisa é esmiuçar tudo para um swing trade, outra coisa é uma entrada mais descontraída onde se calcula estar-se no mercado por muitas semanas, pelo menos..

para concluir: estes "alinhavos" de respostas que aqui deixo são as minhas ideias gerais, não um método superior e infalível, pelo que quero deixar bem claro que é simplesmente o grosso das minhas ideias

por Valete » 13/7/2010 12:17

Em gráficos semanais e mensais os indicadores são muito úteis, uma vez que se conseguem estabelecer padrões de comportamento bastante fiáveis. Principalmente em gráficos limpos (ex: ìndices).

O preço quando associado a uma tendência é também crucial.
Usar o preço para estabelecer figuras pouco me diz. Então quando metem targets...
No fundo são muito subjectivas. É como aqueles que vem a figura de Cristo numa torrada ao amanhecer..
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Fenicio » 13/7/2010 11:38

yabadoo Escreveu:
Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:longe de mim iniciar uma polémica, mas deixa-me citar de cor uma frase do marco (entre outros): não há nada nos indicadores que não esteja já no preço
(melhor, nas velas e eventualmente no volume, digo eu)

Ai... já vi que vou me chatear!! :x Então não queres iniciar uma polêmica?? :evil: Bora lá iniciar uma polêmica!! :) É para isso que o tópico foi aberto. ;)

São as polêmicas que trazem à luz boas ideias, portanto, vou defender novamente o meu ponto de vista e depois tu, e já agora o yabadoo, defendem os vossos.

Como investidor, baseio as minhas decisões na análise técnica (leio pouco ou nada de reports financeiros), portanto, é claro que concordo quando dizem que: não há nada nos indicadores que não esteja já no preço.

A identificação e o estudo de formações é peça central do meu trabalho mas, e há aqui um grande "mas", como "garantir" que aquela formação faz parte de facto de uma tendência suficientemente forte para justificar uma entrada? Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher entre 10 ou 15 formações "potencialmente lucrativas"?

Um triângulo acabou de ser rompido em alta. Inserido num contexto bullish, podemos estar diante de um padrão de continuação, mas como "ter a certeza"? No mercado não há certezas, como é óbvio, mas ao menos podemos ter uma "pista" mais clara do que se passa por "debaixo dos panos".

O mercado está a subir, a descer ou a lateralizar, isto qualquer um pode ver ao olhar para um gráfico qualquer, mas e quanto à "saúde" desta tendência? Num mercado bullish, no qual boa parte das acções estão a subir, em qual devemos investir? Se olharmos apenas para o preço, investimos em todas! Podemos compilar algumas através de uma análise fundamental muito básica, mas a AF não faz parte da minha toolbox.

A meu ver, a única maneira de confirmarmos o nosso "feeling" é através do estudo daquilo que se passa para além do gráfico, de outra forma, como escolher a acção na qual investir o nosso tão suado capital?

Portanto, os indicadores fazem-te sentir mais seguro nas tuas conclusões e decisões sobre o mercado. Servem-te para confirmar o que já sabes, olhando simplesmente para a acção do mercado, mas consideras insuficiente para agir.
Agora fica a questão de porque é que consideras insuficiente essa informação. Traders do calibre dum Livermore, só para citar um, baseavam-se unicamente nos valores que iam passando na tape, para irem construindo os seus impérios.

Ahh... pois! :D Não chego aos pés dos masters gurus da bolsa, yabadoo! :) Há traders que olham para um gráfico / volume e sabem dizer se aquilo vai subir ou se vai descer, mas eu não! :) Quem me dera... :cry:

Portanto, em resposta à tua pergunta, eu diria que sim. Os indicadores ajudam-me muito na confirmação dos sinais disparados pelo gráfico. Sem um conjunto básico de indicadores, não sei dizer se a quebra em alta daquela resistência é de facto um sinal forte de entrada ou se não passará de um movimento sem "substância".

por pesconde » 13/7/2010 11:01

bons dias

por aqui o método é simples: AT com LT e os indicadores: Stock e MACD com alguns ajustes.

Por vezes uso também o "Bandwagon effect" :mrgreen:
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por yabadoo » 13/7/2010 10:38

Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:longe de mim iniciar uma polémica, mas deixa-me citar de cor uma frase do marco (entre outros): não há nada nos indicadores que não esteja já no preço

Ai... já vi que vou me chatear!! :x Então não queres iniciar uma polêmica?? :evil: Bora lá iniciar uma polêmica!! :) É para isso que o tópico foi aberto. ;)

São as polêmicas que trazem à luz boas ideias, portanto, vou defender novamente o meu ponto de vista e depois tu, e já agora o yabadoo, defendem os vossos.

Como investidor, baseio as minhas decisões na análise técnica (leio pouco ou nada de reports financeiros), portanto, é claro que concordo quando dizem que: não há nada nos indicadores que não esteja já no preço.

A identificação e o estudo de formações é peça central do meu trabalho mas, e há aqui um grande "mas", como "garantir" que aquela formação faz parte de facto de uma tendência suficientemente forte para justificar uma entrada? Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher entre 10 ou 15 formações "potencialmente lucrativas"?

Portanto, os indicadores fazem-te sentir mais seguro nas tuas conclusões e decisões sobre o mercado. Servem-te para confirmar o que já sabes, olhando simplesmente para a acção do mercado, mas consideras insuficiente para agir.
Agora fica a questão de porque é que consideras insuficiente essa informação. Traders do calibre dum Livermore, só para citar um, baseavam-se unicamente nos valores que iam passando na tape, para irem construindo os seus impérios.

por EBF » 13/7/2010 9:16

Boas,

Aproveito em primeiro lugar para agradecer as analise dos Fenicio que muitas das vezes são têm me servido de alertas, curtas e simples mas correctas.

Quanto a Toolbox:

Uso para além dos essenciais suportes/resistencias e volumes, uso o MACD, CMF, e os seus histogramas para analise da evolução.

Mas obviamente como todos sabem estes indicadores são todos função das médias do preço, servem essencialmente para tornar a leitura do grafico mais rápida.

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

por Fenicio » 13/7/2010 8:34

mapaman Escreveu:
Fenicio Escreveu:

A meu ver, a única maneira de confirmarmos o nosso "feeling" é através do estudo daquilo que se passa para além do gráfico, de outra forma, como escolher a acção na qual investir o nosso tão suado capital?[/quote]

Se calhar pela via fundamental :roll:

Porque não negociar técnicamente acções de empresas com bons fundamentais?

É que deste modo sempre se passa ao lado de rumores e afins.

Nunca li nada sobre a JM que não seja de bons resultados,crescimento,expansão etç.

Quando encontrar/criar um indicador que antecipe o preço agradeço que avise.

cumps

mapaman, estás enganado quanto aos indicadores de antecipação de preços. Sabes bem que não existem! Quando muito, os indicadores dão pistas que, no futuro a curto / médio prazo, podem levar à reversões da tendência, por exemplo, através das divergências.

por mapaman » 13/7/2010 8:10

Fenicio Escreveu:

A meu ver, a única maneira de confirmarmos o nosso "feeling" é através do estudo daquilo que se passa para além do gráfico, de outra forma, como escolher a acção na qual investir o nosso tão suado capital?[/quote]

Se calhar pela via fundamental :roll:

Porque não negociar técnicamente acções de empresas com bons fundamentais?

É que deste modo sempre se passa ao lado de rumores e afins.

Nunca li nada sobre a JM que não seja de bons resultados,crescimento,expansão etç.

Quando encontrar/criar um indicador que antecipe o preço agradeço que avise.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Fenicio » 13/7/2010 7:32

por yabadoo » 13/7/2010 1:56

rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:É isso o que se prentende: discussão e troca de ideias. :)

Os indicadores, como referido, servem bem para a função que lhes dou, que é simplesmente a de proporcionar um "instantâneo" do que se passa a nível técnico numa determinada acção. Um primeiro passo rumo à avaliação do seu perfil técnico.

Não é, como o migluso referiu, uma ferramenta para o disparo de sinais de entrada ou de saída. Acho bom frisar: não se trata de um sistema de trading! O enfoque é completamente diferente.

E sim, há indicadores semelhantes, alguns mais "rápidos", outros mais "lentos", alguns confirmam, outros divergem, uns são ignorados (a depender da situação do mercado), outros são sobre-valorizados. Tudo varia de acção para acção e da situação vigente no mercado.

Por exemplo, há indicadores que funcionam muito bem durante períodos de lateralização, mas apresentam resultados desastrosos a meio de tendências fortes.

Olhar para o preço "puro e duro" não me diz muito. Posso identificar formações, mas considero o estudo dos indicadores como um passo importante na tomada de decisões.

A tendência actual é forte ou fraca? Está a perder ou a ganhar força? O preço está a subir e fazer novos máximos, mas os indicadores não estão a acompanhar?

São questões que só podem ser respondidas por indicadores técnicos.

Excesso de "ruído"? Foco no preço? 100% de acordo, mas e quanto ao "feeling" que só se obtêm quando conseguimos ver as "entranhas" da acção? Aquela resistência quebrada em alta e que nos convida a entrar, mas que quando analisada ao pormenor revela uma tendência fraca e sem pernas para andar?

Há uns anos promovi uma discussão semelhante num outro forum e apareceu-me um forista com uma teia tão intrincada de indicadores que, ao olharmos para aquilo, perdíamos completamente o rumo. Um caso claro de pecar pelo excesso, mas há também casos em que pecamos pela falta!

Os indicadores são ferramentas imprescindíveis na confirmação (ou não) de um sinal disparado pelo preço, o que torna a sua interpretação, para já tremendamente subjectiva, num tema bastante importante no dia-a-dia do investidor.

longe de mim iniciar uma polémica, mas deixa-me citar de cor uma frase do marco (entre outros): não há nada nos indicadores que não esteja já no preço

Concordo. Também tenho ideia de ter lido algures (magee ?) que indicadores são tipo o mapa de um território. Nunca são uma cópia fiel, há sempre detalhes que não estão lá. Pior, às vezes continuamos a usar o mesmo mapa e entretanto o território mudou. Logo, os indicadores introduzem uma distorção. Se queres ver mesmo as entranhas, o único 'indicador' seguro é, na minha opinião, o preço e quanto foi transaccionado a esse preço.

por rsacramento » 13/7/2010 1:21

Fenicio Escreveu:É isso o que se prentende: discussão e troca de ideias. :)

Os indicadores, como referido, servem bem para a função que lhes dou, que é simplesmente a de proporcionar um "instantâneo" do que se passa a nível técnico numa determinada acção. Um primeiro passo rumo à avaliação do seu perfil técnico.

Não é, como o migluso referiu, uma ferramenta para o disparo de sinais de entrada ou de saída. Acho bom frisar: não se trata de um sistema de trading! O enfoque é completamente diferente.

E sim, há indicadores semelhantes, alguns mais "rápidos", outros mais "lentos", alguns confirmam, outros divergem, uns são ignorados (a depender da situação do mercado), outros são sobre-valorizados. Tudo varia de acção para acção e da situação vigente no mercado.

Por exemplo, há indicadores que funcionam muito bem durante períodos de lateralização, mas apresentam resultados desastrosos a meio de tendências fortes.

Olhar para o preço "puro e duro" não me diz muito. Posso identificar formações, mas considero o estudo dos indicadores como um passo importante na tomada de decisões.

A tendência actual é forte ou fraca? Está a perder ou a ganhar força? O preço está a subir e fazer novos máximos, mas os indicadores não estão a acompanhar?

Excesso de "ruído"? Foco no preço? 100% de acordo, mas e quanto ao "feeling" que só se obtêm quando conseguimos ver as "entranhas" da acção? Aquela resistência quebrada em alta e que nos convida a entrar, mas que quando analisada ao pormenor revela uma tendência fraca e sem pernas para andar?

Há uns anos promovi uma discussão semelhante num outro forum e apareceu-me um forista com uma teia tão intrincada de indicadores que, ao olharmos para aquilo, perdíamos completamente o rumo. Um caso claro de pecar pelo excesso, mas há também casos em que pecamos pela falta!

Os indicadores são ferramentas imprescindíveis na confirmação (ou não) de um sinal disparado pelo preço, o que torna a sua interpretação, para já tremendamente subjectiva, num tema bastante importante no dia-a-dia do investidor.

longe de mim iniciar uma polémica, mas deixa-me citar de cor uma frase do marco (entre outros): não há nada nos indicadores que não esteja já no preço

por Fenicio » 13/7/2010 1:14

É isso o que se prentende: discussão e troca de ideias. :)

quanto mais simples melhor

por migluso » 13/7/2010 0:48

olá fenicio,

do meu ponto de vista, quanto mais simples melhor. linhas horizontais de s/r, linhas de tendência e velas... é o que eu uso... focar no preço é fundamental... já agora, tem algum plano de entrada e fecho dos negócios com base em condições criadas por todos esses indicadores?? parece-me bastante dificil construir um algorítmo com base em tantos indicadores capaz de criar um número de negócios satisfatório... bons trades

p.s. - um conselho, que vale o que quiser tirar dele, livre-se de 90% desse lixo que lhe tolhe a visão... concentre-se no preço
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Fingerspitzengefuhl » 13/7/2010 0:42

Por ordem de prioridades:

->Suportes e Resistencias.

->Linhas de tendência.

->Candlestick patterns.

->Chart patterns.

->Fibonacci.

->Pivot Points.

Também dou uma vista de olhos em indicadores como RSI e MACD, Elliot Waves, mas estes últimos quanto muito apenas para confirmação de sinais.

Registado: 9/2/2010 6:36

Re: A minha toolbox

por rsacramento » 13/7/2010 0:35

Fenicio Escreveu:Todos temos as nossas ferramentas básicas de análise. Desde as mais simples às mais complexas, todo investidor baseia as suas decisões de compra e venda em algum conjunto básico de indicadores.

Venho propôr a discussão das toolbox que cada um utiliza no seu dia-a-dia nos mercados financeiros e, para começar, deixo a minha:

All-in-One

Trata-se de um conjunto muito básico de 6 indicadores de 5 tipos diferentes, são eles:

- Price ROC: Indicador de momentum. Uma ferramenta que, se bem utilizada, pode ser muito útil na antecipação de mudanças no rumo da acção;

- Aroon: Indicador de tendência. Um dos meus favoritos! :) Mais informações aqui:

http://stockcharts.com/help/doku.php?id ... tors:aroon

- MACD e RSI: Clássicos! Não podem faltar em nenhuma toolbox. Bons indicadores de tendência e de momentum. A conjugação de ambos, quando feita da forma correcta, permite identificar divergências importantes no preço, o que costuma antecipar mudanças na tendência vigente;

- Accumulation/Distribution: O estudo do volume é importante na avaliação da tendência e o A/D permite identificar a direcção do fluxo do capital, ou seja, se o dinheiro está a "entrar" ou a "sair" de um determinado título. Uma boa variação deste indicador é o Chaikin A/D Oscillator;

- Volatility (Chaikin's): Em conjugação com as Bollinger Bands, permite identificar com precisão o nível de volatilidade da acção.

(...)

Espero que este tópico sirva de incentivo para que mais pessoas se sintam dispostas a discutir as suas ferramentas de análise / auxílio à decisão.

Até breve!

deixa-me dar-te simultaneamente os parabéns pela iniciativa e discordar frontalmente do teu primeiro parágrafo

como já deves ter reparado eu sou mais AG do que AT :wink: , e portanto os indicadores não calçam nas minhas análises :)

contudo mentiria se dissesse que não os conheço

assim, consulto, para A/C, o twiggs money flow
e às vezes uso (em algoritmos para colocar stops) o ATR()

o macd foi banido :mrgreen: e o rsi, caso precisasse, ia mas era ver o RVI()

por LTCM » 13/7/2010 0:30

Estão aí indicadores repetidos. No momentum e na volatilidade. Sem esquecer que qualquer indicador de momentum serve de indicador de tendência, é uma questão de escalas.

Mas se toolbox, mesmo assim, funciona…bons negócios.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Daniel Pinheiro, Google Adsense [Bot], IX Hispana, marketisnotefficient e 136 visitantes