BCP - Tópico Geral
Em relação ao Caldeirão, ele é tudo menos fonte de rumores. Sempre que surgem aqui rumores temos o cuidado de pedir fontes, para evitar que se torne igual aos outros.
Contudo, em relação ao rumor do BCP, o país inteiro falava dele e nós não podiamos fechar os olhos a isso.
Mas não pensem que alguns fenómenos são portugueses. Eles sucedem-se nos mercados de todo o mundo e quem não estiver preparado para isso, certamente deverá repensar se quer mesmo estar no mercado.
Um abraço,
Ulisses
Contudo, em relação ao rumor do BCP, o país inteiro falava dele e nós não podiamos fechar os olhos a isso.
Mas não pensem que alguns fenómenos são portugueses. Eles sucedem-se nos mercados de todo o mundo e quem não estiver preparado para isso, certamente deverá repensar se quer mesmo estar no mercado.
Um abraço,
Ulisses
Não pode? segundo o srº está...
Se o senhor não quer esta bolsa das 2 uma:
1ª- Ou não joga na bolsa;
2ª- Aprende a viver com isso.
Para mim são essas as opções que tem neste momento, agora ou se aguenta ou não porque fazer mudar as coisas (que existam ou nao existam) ja não depende de si.
cumprimentos.
Se o senhor não quer esta bolsa das 2 uma:
1ª- Ou não joga na bolsa;
2ª- Aprende a viver com isso.
Para mim são essas as opções que tem neste momento, agora ou se aguenta ou não porque fazer mudar as coisas (que existam ou nao existam) ja não depende de si.
cumprimentos.
A questão aqui não é quem está enterrado.
A questão é outra, como disse atrás a bolsa não é nem pode ser atacada como foi estes dias, isso é terrorismo financeiro proveito de abutres do mercado.
Não quero essa bolsa, quero transparência, como tal é necessário tento no teclado, porque estamos a falar de milhões, este forum é credível por isso escrevo aqui, mas certos posts têm que ser bloqueados, já que não acrescentam em nada, pelo contrário são menos valias.
Bom trade!
A questão é outra, como disse atrás a bolsa não é nem pode ser atacada como foi estes dias, isso é terrorismo financeiro proveito de abutres do mercado.
Não quero essa bolsa, quero transparência, como tal é necessário tento no teclado, porque estamos a falar de milhões, este forum é credível por isso escrevo aqui, mas certos posts têm que ser bloqueados, já que não acrescentam em nada, pelo contrário são menos valias.
Bom trade!
- Registado: 2/1/2010 15:38
Ai ai...aqui é so gente que não aprende, que não quer aprender e que principalmente é casmurra...sempre a tal coisa do: ou está barato e tem que subir ou é o bcp tem que subir quando não sobe em vez de se mudar de investimento e considerar outras opções...não fica-se a matutar sobre manipulações e afins...MEUS SENHORES graças a DEUS que o que não falta no mundo são empresas...o bcp não é a unica no mundo...pensem nisso...
cumprimentos e bons negócios e boa sorte a quem está enterrado no bcp.
cumprimentos e bons negócios e boa sorte a quem está enterrado no bcp.
er
ja a alguns tempos que o bcp anda a ser manipulado e ninguem quer assumir. Ou convem estes preços ou mais baixo ainda para lhe deitarem a mao ou os tais fundos querem um grande lucro nos shorts.
Bastava ver as grandes quedas antes das divulgaçoes dos targets, enfim ainda á boa gente que se recusa(ou nao pode) a assumir que na bolsa tudo é limpo como o algodao.
Acho que a soluçao seria desde já proibir qualquer abertura de short no bcp até se apurar os factos, e o Banco de Portugal nao se deve silenciar como fez hoje.
.
Bastava ver as grandes quedas antes das divulgaçoes dos targets, enfim ainda á boa gente que se recusa(ou nao pode) a assumir que na bolsa tudo é limpo como o algodao.
Acho que a soluçao seria desde já proibir qualquer abertura de short no bcp até se apurar os factos, e o Banco de Portugal nao se deve silenciar como fez hoje.
.
-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
- Registado: 13/12/2007 10:15
pvg80713 Escreveu:terranova Escreveu:pvg80713 Escreveu:terranova Escreveu:Uma duvida, o que acontece se um banco falir a quem tem PPR`S ? Será que fica sem o valor ou esse produto está sempre garantido ?
excelente questão... os ppr's são produtos das seguradoras e portanto não são abrangidos. mas isto é com todos os bancos e não só o bcp.
Desculpa pvg80713, então qures dizer que os ppr`s não estão seguros?? é isso???
sim
edit 1 :
mas isto é válido até para a Caixa Geral de Depósitos !
Meus caros
Os PPRs tais como fundos de investimentos são veiculos autonomos. No caso especifico do PPR, quando subscrito numa seguradora, mesmo que seja ao balcão de um banco tem uma supervisão distinta da do Banco, feita pelo ISP - Instituto de Seguros de Portugal Instituição oficial de controlo e supervisão da actividade seguradora e resseguradora, dos fundos de pensões e da actividade de mediação de seguros
- Registado: 18/2/2009 15:17
terranova Escreveu:pvg80713 Escreveu:terranova Escreveu:Uma duvida, o que acontece se um banco falir a quem tem PPR`S ? Será que fica sem o valor ou esse produto está sempre garantido ?
excelente questão... os ppr's são produtos das seguradoras e portanto não são abrangidos. mas isto é com todos os bancos e não só o bcp.
sim
edit 1 :
mas isto é válido até para a Caixa Geral de Depósitos !
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:terranova Escreveu:Uma duvida, o que acontece se um banco falir a quem tem PPR`S ? Será que fica sem o valor ou esse produto está sempre garantido ?
- Registado: 29/11/2007 1:59
terranova Escreveu:Uma duvida, o que acontece se um banco falir a quem tem PPR`S ? Será que fica sem o valor ou esse produto está sempre garantido ?
- Registado: 19/4/2005 11:11
Período estratégico
Estamos em altura de anúncio de resultados semestrais, o "pânico" instalado interessa a muita gente, pois se os resultados surpreenderem positivamente pode ser a última oportunidade no momento para se "ir aos saldos"...
- Registado: 27/10/2008 12:15
Oh Pastel, bolas pareces a empregada de limpeza do outro participante no forum ...
Pastel Escreveu:QuimPorta Escreveu:* Tenta-se levantar no multibanco e às vezes nem se consegue. (ao fim de semana, que até é tão raro ...)
* Podia até nem estar para falir, mas com um rumor destes a aumentar o mais certo é uma corrida aos depósitos e sabe-se lá….
Factos:
* Recentemente ocorreram operações com origem no BCP mais "demoradas" no processamento do que o normal. Provavelmente coincidência.
* Se serve de amostra, os meus clientes que também têm algum património no BCP, contactaram-me hoje no sentido de transferir posições já. Estou a referir-me aos clientes que resistiram ao 1º boato.
Não deve estar a ser um dia fácil no BCP... e nada disto é bom para ninguém.
- Registado: 29/11/2007 4:20
Pastel Escreveu:QuimPorta Escreveu:* Tenta-se levantar no multibanco e às vezes nem se consegue. (ao fim de semana, que até é tão raro ...)
* Podia até nem estar para falir, mas com um rumor destes a aumentar o mais certo é uma corrida aos depósitos e sabe-se lá….
Factos:
* Recentemente ocorreram operações com origem no BCP mais "demoradas" no processamento do que o normal. Provavelmente coincidência.
* Se serve de amostra, os meus clientes que também têm algum património no BCP, contactaram-me hoje no sentido de transferir posições já. Estou a referir-me aos clientes que resistiram ao 1º boato.
Pastel, o que é que "os Alhos" tem que ver com "as calças"?!
Não duvido minimamente da tua boa fé, mas já reparaste que o boato (assim chamado por toda a gente!) tem-se alimentado de factos citados desta forma? Ou seja, no meio de uma discussão sobre um boato citam-se factos que podem significar uma resma de coisas, e deixam-se as conclusões "no ar".
Que o BCP e a banca portuguesa tem problemas, (já agora, no meio de algumas virtudes também) e que os tempos não serão fáceis, são os "alhos".
O BCP estar em risco eminente, são as "Calças"!
Os "Alhos" não se misturam com as "Calças".
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
QuimPorta Escreveu:* Tenta-se levantar no multibanco e às vezes nem se consegue. (ao fim de semana, que até é tão raro ...)
Factos:
- Registado: 29/11/2007 11:30
QuimPorta Escreveu:As últimas páginas deste tópico (e deste país?...) davam um argumento para belo dum filme indiano…
..ou então do Fellini, mas como ele já morreu, podia-se dar o argumento ao David Lynch!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O BCP ia fechar/congelar contas este fim de semana porque:
* Na sexta-feira o BCP até perdeu 4%, o que quer dizer que os tubarões já estão a vender antes que isto estoire;
* Até de um empregado de café, normalmente bem informado, já se ouve dizer que o BCP está de patas para o ar;
* O rumor foi posto a circular por e-mail citando fontes “da máxima confiança”, bem colocadas dentro do BCP. Toda a gente recebe telefonemas e e-mails de gente bem informada, (mas nunca citada…);
* Tenta-se levantar no multibanco e às vezes nem se consegue. (ao fim de semana, que até é tão raro ...)
Ainda alguém se lembrou de perguntar: não será aquele outro, que também se chama BCP, mas fica no Peru?!
Entretanto as acções do BCP até já estiveram a perder mais de 3%, e lá recuperaram .
As últimas páginas deste tópico (e deste país?...) davam um argumento para belo dum filme indiano…
* Na sexta-feira o BCP até perdeu 4%, o que quer dizer que os tubarões já estão a vender antes que isto estoire;
* Até de um empregado de café, normalmente bem informado, já se ouve dizer que o BCP está de patas para o ar;
* O rumor foi posto a circular por e-mail citando fontes “da máxima confiança”, bem colocadas dentro do BCP. Toda a gente recebe telefonemas e e-mails de gente bem informada, (mas nunca citada…);
* Tenta-se levantar no multibanco e às vezes nem se consegue. (ao fim de semana, que até é tão raro ...)
Ainda alguém se lembrou de perguntar: não será aquele outro, que também se chama BCP, mas fica no Peru?!
Entretanto as acções do BCP até já estiveram a perder mais de 3%, e lá recuperaram .
As últimas páginas deste tópico (e deste país?...) davam um argumento para belo dum filme indiano…

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Isso das posições Short faz-me sempre imensa confusão! Mas não há dúvida que o Short selling pressupõe sempre ganhos quando a cotação cai, logo com as notícias que andam a sair, parece-me normal que posições short tenham sido abertas. Tal como muitas deverão ter sido fechadas com os ganhos da semana passada. É o mercado a funcionar!
Quanto ao índice ibérico, eu lembro-me da euronext o ter anunciado, mas nunca mais ouvi falar sobre ele! Também gostava de saber o que se passa? Mas possivelmente o facto da Bolsa de Madrid não fazer parte da Euronext, pode ser um obstáculo? Não sei!
Quanto ao índice ibérico, eu lembro-me da euronext o ter anunciado, mas nunca mais ouvi falar sobre ele! Também gostava de saber o que se passa? Mas possivelmente o facto da Bolsa de Madrid não fazer parte da Euronext, pode ser um obstáculo? Não sei!
- Registado: 29/11/2007 10:07
Re: Culpa??
OvosMoles Escreveu: achas normal estar a abrir posiçoes curtas num papel que esta proximo do minimo historico??
Eu não shorto, mas acho normal. Muito normal se quebrar esse mínimo consistentemente.
Culpa??
Culpa?? Eu nao disse que a culpa era de quem andava a shortar, so deduzi que podiam ter mais informação que a globalidade do mercado, ou achas normal estar a abrir posiçoes curtas num papel que esta proximo do minimo historico?? Achas normal o bcp ser o unico banco em Portugal que andam a abrir posiçoes short?? Peço desculpa devo ser so eu que ando a ver mal as coisas. Quanto a bolsa iberica, tudo tem a ver com uma questao de dimensao, de que adianta teres um PSI20 se so tens um PSI5 a funcionar. A incorporaçao do resto das acçoes portuguesas num Indice Iberico iria dar uma dimensao diferente/liquidez do que a situaçao actual, em que são 15h e uma Inapa transaccionou 60k € uma rene 70K €. Ao estares num indice iberico os estruturados e derivados ao fazer a alocaçao/reavaliacao da liquidez a titulos como estes providenciam a liquidez e interesse tb por estes titulos e permitias reduzir o risco sistematico ao estares inserido em 2 paises, mas pronto, devo ser louco,...
- Registado: 22/8/2008 11:13
[/quote]Bancos, Boatos, stress e histeria colectiva
12 Julho2010 | 11:28
Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 3 VotosTamanho
Pedro Santos
Guerreiro
Sobre o Autor
Contacte o Autor
ARTIGOS DESTE AUTOR
OpiniãoBancos, Boatos, stress e histeria colectiva OpiniãoO crime perfeito EditorialMe liga, vai VER MAISGente: o boato é falso. Vá à janela, espreite para a rua e veja a porta do BCP aberta. É segunda-feira e Nostradamus falhou outra vez a previsão do fim-do-mundo. A banca está sã e salva? Salva está, sã é que não.
O boato sobre a alegada falência do BCP teve segunda vida nas últimas semanas (a primeira foi em 2008), começou no Norte e multiplicou-se da tal forma na sexta-feira que se fez o que nunca se faz: desmentir um boato é amplificá-lo. Até o Governo falou disso sem falar e o Negócios sabe que há preocupações no Executivo quanto à propagação oportunística deste tipo de rumores, que podem metastizar-se nas próximas semanas.
Este boato, que assegurava que o BCP seria intervencionado este fim-de-semana (as intervenções são sempre ao fim-de-semana...) e hoje já não abriria as portas, foi aceite até por gente informada e influente, após um vírus galopante na Internet. Depois do "spam" e do "phishing", o "hoax": histórias falsas na rede.
Sucede que este boato foi difundido aparentemente de modo profissional, a partir de números telefónicos que não existem e de servidores "offshore". Quer uma teoria da conspiração? Escolha você mesmo: é fácil encontrar gente que teria a ganhar com a queda do BCP... Dos "short sellers" a clientes e investidores a contas com o banco, passando pelas bruxas caçadas nos últimos anos, até concorrentes portugueses que precisam de despistar atenções e estrangeiros que andam a abrir contas para portugueses... O problema é que o boato pode provocar o que preconiza. Se os clientes lhe derem credibilidade, acorrem aos levantamentos e a isso nenhum banco resiste.
Mas há outra razão para o boato se ter tornado credível: o medo. Nos últimos anos, aprendemos que os bancos são cavalos que também se abatem. "Quem tem medo não faz outra coisa a não ser sentir rumores", escreveu Acrisio. Qualquer dia batemos contra a parede, verbalizou Fernando Ulrich.
O boato é falso mas o contexto é pois verdadeiro. Como disse Paulo Pinho no "Expresso", até os bancos estão com medo da sombra. É por isso que não emprestam dinheiro uns aos outros. O que não é um problema nem do BCP nem português, mas europeu. Por isso os "testes de stress" podem ser importantes: ao exporem as contas dos bancos à simulação de situações extremas, teremos atestados de viabilidade ou de falta dela. Desde que os testes sejam exigentes. Até à sua divulgação, no dia 23, podemos esperar mais rumores. Veremos o que faz o Banco de Portugal; veremos se tem credibilidade para ser ouvido. Se falar...
Há falta de liquidez na banca europeia, que vai precisar mais capital. O processo de "desendividamento" da economia mal começou, mas muitas empresas já têm linhas de crédito fechadas. Não é por acaso que dois bancos disseram não à Estradas de Portugal. Não é um problema da EP, é um problema da banca. Nem é por acaso que o BES votou a favor da venda da Vivo - adivinhe em que banco seriam depositados aqueles 7,15 mil milhões de euros...
O Banco Central Europeu é o salvador. Está a emprestar dinheiro à banca, sem o qual a economia estaria congelada há meses. Os próximos meses vão ser muito difíceis para a banca e para quem precisa de crédito. O "risco sistémico" continua a ser a garantia de que um banco relevante não cairá. Mesmo quando a nova vaga desta crise financeira infernal chegasse. Ei-la. Só há uma forma de combater o medo e o boato: com informação. Lembra-se? A Gripe A não foi assim há tanto tempo...
- Registado: 17/3/2009 14:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, alucinado, Google Adsense [Bot], josehenry400, Majestic-12 [Bot], Shimazaki_2 e 143 visitantes