Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

triângulos no CAC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 25/7/2010 15:15

mais uma a triangular: a axa
Anexos
axa.png
axa.png (10.83 KiB) Visualizado 1306 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 24/7/2010 0:34

convém referir que a Sanofi, como entidade opante da Genzyme, levou tareia

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 24/7/2010 0:33

enquanto o desfecho no bnp estará para breve, a sanofi parece querer dar continuidade à tendência anterior
Anexos
bnp.png
bnp.png (7.81 KiB) Visualizado 1362 vezes
sanofi-aventis.png
sanofi-aventis.png (9.17 KiB) Visualizado 1354 vezes
menos é mais

por rsacramento » 17/7/2010 19:15

um padrão dois destinos?
Anexos
societe generale.png
societe generale.png (8.27 KiB) Visualizado 1406 vezes
peugeot.png
peugeot.png (10.99 KiB) Visualizado 1394 vezes
menos é mais

por Fenicio » 12/7/2010 10:59

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Sim, eu percebo o que estás a dizer-me, mas não consigo concordar. Repara, como é que se pode 'sentir' (com alguma dose de objectividade) a aproximação dum H&S na descida da cabeça ? Afinal, nada impede que o 'ombro' que ainda vai ser desenhado não seja simplesmente um (bulish) higher high !
Bom, mas talvez nesse caso se note alguma imcompatiblidade entre esses higher highs e os volumes. Mas então essa divergencia não nos devia por simplesmente de pé atrás, sem recorrer ao H&S ?

ao desenhar o ombro esq + cabeça já se formou um outro padrão bearish: broadening formation :lol: , o qual precisamente alerta, entre outras coisas, para a eventualidade de estar em formação um H&S

procura um tópico que eu abri com esse nome :wink:

Não leves a mal a minha insistência, mas:

Ok, quando o segundo ombro se começa a formar, formou-se uma broadening pattern. Talvez até possas dizer antes desse ponto que se vai formar uma BP muito embora ainda não saibas exactamente onde vai ficar o seu segmento inferior.
Mas então, dás-me razão embora não da forma que eu esperava :) . Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair ?

yabadoo, as formações actuam como simples sinais de alerta para o investidor. Ninguém é obrigado a esperar pela consolidação de um H&S, por exemplo, para fechar uma posição.

Os alertas vão sendo dados e, com base neles, o investidor faz as suas decisões.

Como é óbvio, num mercado maioritariamente bearish, há que dar mais atenção e importância aos sinais bearish.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por yabadoo » 10/7/2010 8:53

rsacramento Escreveu:
If the Symmetrical Triangle presents a picture of “doubt” awaiting clarification,
and the Rectangle a picture of controlled “conflict,” the Broadening
Formation may be said to suggest a market lacking intelligent sponsorship
and out of control — a situation, usually, in which the “public” is excitedly
committed and which is being whipped around by wild rumors.
magee, claro!

de certeza que estarás a par das notícias: mãe, filha, sarkozy, etc, etc

Percebo. Uma daquelas 'coincidencias' que dá que pensar, sem dúvida nenhuma.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 9/7/2010 23:00

If the Symmetrical Triangle presents a picture of “doubt” awaiting clarification,
and the Rectangle a picture of controlled “conflict,” the Broadening
Formation may be said to suggest a market lacking intelligent sponsorship
and out of control — a situation, usually, in which the “public” is excitedly
committed and which is being whipped around by wild rumors.
magee, claro!

de certeza que estarás a par das notícias: mãe, filha, sarkozy, etc, etc
Anexos
l'oreal.png
l'oreal.png (11.3 KiB) Visualizado 1531 vezes
menos é mais

por rsacramento » 9/7/2010 22:29

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:Pois não. Eu é que me exprimi mal. O que queria dizer era : Se a broadening é bearish e acontece 'antes' do H&S que a contém, qual é o efeito prático do conceito de H&S na perspectiva de dar um sinal de saída ? Afinal a broadening já deu esse sinal e quando vês o H&S supostamente já estás fora.

efeitos práticos nunca há :)

agora sinaliza-te uma inversão da tendência primária

se fores atrevido até podes shortar o ombro direito

(tb se pode shortar certas formações broadening)

nem todos aas formações broadening desaguam em H&S, mas todos os H&S começam por ser essa formação

Haa ! :) Então e posso concluir que o H&S marca a inversão da tendencia primária, enquanto a BP, se não evoluir para H&S, não necessáriamente?
Ou seja o conceito de H&S tem um papel estratégico na avaliação dum gráfico, que não pode por exemplo ser atribuido, à priori, a um triangulo ou a uma BP ?

mas o magee tb fala em H&S de continuação :mrgreen:

mas sim, é como dizes

por yabadoo » 9/7/2010 22:27

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:Pois não. Eu é que me exprimi mal. O que queria dizer era : Se a broadening é bearish e acontece 'antes' do H&S que a contém, qual é o efeito prático do conceito de H&S na perspectiva de dar um sinal de saída ? Afinal a broadening já deu esse sinal e quando vês o H&S supostamente já estás fora.

nem todos aas formações broadening desaguam em H&S, mas todos os H&S começam por ser essa formação

Haa ! :) Então e posso concluir que o H&S marca a inversão da tendencia primária, enquanto a BP, se não evoluir para H&S, não necessáriamente?
Ou seja o conceito de H&S tem um papel estratégico na avaliação dum gráfico, que não pode por exemplo ser atribuido, à priori, a um triangulo ou a uma BP ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por rsacramento » 9/7/2010 22:12

por yabadoo » 9/7/2010 22:03

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu: Não leves a mal a minha insistência, mas:

Ok, quando o segundo ombro se começa a formar, formou-se uma broadening pattern. Talvez até possas dizer antes desse ponto que se vai formar uma BP muito embora ainda não saibas exactamente onde vai ficar o seu segmento inferior.
Mas então, dás-me razão embora não da forma que eu esperava :) . Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair?

já n me lembro se referi isto no outro tópico, mas aqui fica: é precisamente por isso que o magee diz para vender no 1º rally que aparecer

Isso é interessante. Neste caso, sugere vender no rally da formação do segundo ombro, é ?
rsacramento Escreveu:>> Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair?

nunca disse isso

Pois não. Eu é que me exprimi mal. O que queria dizer era : Se a broadening é bearish e acontece 'antes' do H&S que a contém, qual é o efeito prático do conceito de H&S na perspectiva de dar um sinal de saída ? Afinal a broadening já deu esse sinal e quando vês o H&S supostamente já estás fora.

por rsacramento » 9/7/2010 21:37

yabadoo Escreveu: Não leves a mal a minha insistência, mas:

Mas então, dás-me razão embora não da forma que eu esperava :) . Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair?

já n me lembro se referi isto no outro tópico, mas aqui fica: é precisamente por isso que o magee diz para vender no 1º rally que aparecer

>> Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair?

nunca disse isso
menos é mais

por rsacramento » 9/7/2010 21:31

PairOfJacks Escreveu: Já que o tema passou um bocado para os H&S deixo uma dúvida para os entendidos dos volumes: Isto passa por H&S (activado em caso de quebra da neckline)?

não me parece nada...

Crómio Escreveu:Olá sacramento!
Uma duvida em relação à tua interpretação: a partir de que momento é que consideras os 2/3 do triângulo ultrapassado, de forma a invalidar essas figuras caso não haja breakout?

Abraço

PS: o metastock não dá para colocar os volumes com mais "volume"? ou seja o histograma não pode ter barras mais largas? É que só com a fina linha não é tão fácil de visualizar...

neste exemplo - com o volume em maiúsculas - desde o início até ao vértice passam-se 16 semanas
ou seja, após a 11ª semana as roturas já terão menor fiabilidade
Anexos
bnp3.png
bnp3.png (7.65 KiB) Visualizado 1578 vezes
menos é mais

por yabadoo » 9/7/2010 21:27

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu:
Sim, eu percebo o que estás a dizer-me, mas não consigo concordar. Repara, como é que se pode 'sentir' (com alguma dose de objectividade) a aproximação dum H&S na descida da cabeça ? Afinal, nada impede que o 'ombro' que ainda vai ser desenhado não seja simplesmente um (bulish) higher high !
Bom, mas talvez nesse caso se note alguma imcompatiblidade entre esses higher highs e os volumes. Mas então essa divergencia não nos devia por simplesmente de pé atrás, sem recorrer ao H&S ?

ao desenhar o ombro esq + cabeça já se formou um outro padrão bearish: broadening formation :lol: , o qual precisamente alerta, entre outras coisas, para a eventualidade de estar em formação um H&S

Não leves a mal a minha insistência, mas:

Mas então, dás-me razão embora não da forma que eu esperava :) . Se a broadening é bearish, porque esperas pelo desenho do H&S para sair ?

por rsacramento » 9/7/2010 20:33

yabadoo Escreveu:

por Crómio » 9/7/2010 20:24

Olá sacramento!

Bem sacados os padrões, que de vez vez em quando tendem a aparecer ao mesmo tempo em várias cotadas e também no índice.

Uma duvida em relação à tua interpretação: a partir de que momento é que consideras os 2/3 do triângulo ultrapassado, de forma a invalidar essas figuras caso não haja breakout?

Abraço

PS: o metastock não dá para colocar os volumes com mais "volume"? ou seja o histograma não pode ter barras mais largas? É que só com a fina linha não é tão fácil de visualizar...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por PairOfJacks » 9/7/2010 20:10

Boas,

De volta ao fórum após 15 dias em que foi impossível passar por cá por sobrecarga de trabalho :x

Interessante tópico em que mais uma vez se aborda a subjectividade da AT :P

Também tenho andado a olhar para esses triângulos, mas como o rsacramento referiu aí para cima cada vez desconfio mais destas figurinhas... :roll:

Já que o tema passou um bocado para os H&S deixo uma dúvida para os entendidos dos volumes: Isto passa por H&S (activado em caso de quebra da neckline)?
Anexos
EADS_08JUL10.jpg
EADS_08JUL10.jpg (113.78 KiB) Visualizado 1622 vezes
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por yabadoo » 9/7/2010 19:15

rsacramento Escreveu:

pegando na tua questão de outra maneira:

ok, não identificas o H&S, mas apenas o triângulo descendente

assim sendo, quem estava dentro já teria saído (digo eu) caso "sentisse" a aproximação da inversão (na descida da "cabeça")

mas aqueles como tu só "acordariam" na descida do 2º ombro :wink:

claro que ficou muito por dizer, mas creio que apanhaste a ideia

por rsacramento » 9/7/2010 18:47

yabadoo Escreveu:Ok, eu percebo que seja próprio, mas que vantagem acrescida é que a identificação correcta do H&S traz em relação à identificação, também correcta, do seu componente triangular mais recente ?

como já disse, normalmente os triângulos são padrões de continuação

das observações do magee ele concluíu que as tendências primárias, antes de inverterem definitivamente, congestionavam, por assim dizer

uma dessas congestões ficou baptizada como cabeça e ombros

contudo, para validar este desenho são necessários vários requesitos de preço e volume; para além disso servem de "aviso" a quem está "dentro", e de oportunidade de short a quem queira

pegando na tua questão de outra maneira:

ok, não identificas o H&S, mas apenas o triângulo descendente

assim sendo, quem estava dentro já teria saído (digo eu) caso "sentisse" a aproximação da inversão (na descida da "cabeça")

mas aqueles como tu só "acordariam" na descida do 2º ombro :wink:

claro que ficou muito por dizer, mas creio que apanhaste a ideia

por yabadoo » 9/7/2010 18:05

rsacramento Escreveu:espero que tenhas consciência de estares a fazer as delícias do ltcm :mrgreen:

Não me tinha apercebido... :P
Mas porquê ? O ltcm também vê triangulos no lugar de H&S ?

rsacramento Escreveu:a resposta é sim e não

sim porque de facto formam-se dois: um que faz um megafone aberto para a direita e outro, dos habituais

não porque este é um padrão próprio :wink:

Ok, eu percebo que seja próprio, mas que vantagem acrescida é que a identificação correcta do H&S traz em relação à identificação, também correcta, do seu componente triangular mais recente ?

por rsacramento » 9/7/2010 17:45

yabadoo Escreveu:Talvez me possam explicar esta dúvida:

Para que raio servem os triangulos ?

o Dow e o Hamilton estabeleceram as tendências; o Magee observou que nem sempre eram "lineares" - por vezes formavam-se zonas de congestão

umas vezes a tendência depois continuava, outras invertia

assim nasceram os padrões de continuação e de inversão

no contexto em que os apresentei os triângulos serão de continuação
yabadoo Escreveu: Já agora, no caso dos H&S, não podemos ve-los também sempre como triangulos ?

espero que tenhas consciência de estares a fazer as delícias do ltcm :mrgreen:

a resposta é sim e não

sim porque de facto formam-se dois: um que faz um megafone aberto para a direita e outro, dos habituais

não porque este é um padrão próprio :wink:

por yabadoo » 9/7/2010 17:36

Talvez me possam explicar esta dúvida:

Para que raio servem os triangulos ? É tipo jogada de antecipação às linhas de tendencia que ainda não foram confirmadas ( por lhes faltar o terceiro toque ?). E caso esse terceiro toque aconteça, deixa de ser um triangulo e passa apenas a desenhar-se uma lta ou ltd válida ?
Já agora, no caso dos H&S, não podemos ve-los também sempre como triangulos ?

por rsacramento » 9/7/2010 16:27

Sr_SNiper Escreveu: Eu compreendo a tua ideia, e até a aceito, mas não consideras que existêm diversos topos consuante o horizonte temporal?

sim há topos históricos, intermédios, locais...
Sr_SNiper Escreveu:Se estiveres a ver nos últimos 18 meses, isto não é nenhum topo, nem nos últimos 12 meses, mas se fores um trader de mais curto prazo, e considerares um horizonte temporal de 3 meses, se calhar ( e digo se calhar porque posso não estar a ver bem a coisa )os 3700 marcaram ali um topo.

o teu padrão começa em maio - há menos de dois meses, portanto; e se recuares um par de semanas já tens um topo (high) mais alto
Sr_SNiper Escreveu:
Ou consideras só H&S em tendências prímarias?

bingo

por Sr_SNiper » 9/7/2010 16:04

Sr_SNiper Escreveu:Mas atenção que eu não percebo nada disto...

Pelo menos sou sincero :mrgreen:

Eu compreendo a tua ideia, e até a aceito, mas não consideras que existêm diversos topos consuante o horizonte temporal? Se estiveres a ver nos últimos 18 meses, isto não é nenhum topo, nem nos últimos 12 meses, mas se fores um trader de mais curto prazo, e considerares um horizonte temporal de 3 meses, se calhar ( e digo se calhar porque posso não estar a ver bem a coisa )os 3700 marcaram ali um topo.

Ou consideras só H&S em tendências prímarias?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por rsacramento » 9/7/2010 15:51

Sr_SNiper Escreveu:Deixo aqui mais dois triângulos e meio :mrgreen: :mrgreen:
É uma pena não ter volumes o gráfico.
Para mim e se estivesse longo, no curto prazo a zona dos 3550 é a mais lógica para liquidar posições e ver o desenrolar da acção de fora.
Mas atenção que eu não percebo nada disto...

eu continuo na minha: H&S formam-se em topos

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot], marketisnotefficient, PacoNasssa e 344 visitantes