Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Colocação de Stop loss!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Stop aos Stops

por rsacramento » 23/6/2010 23:39

brentyman Escreveu:É comum dizer-se no mercado que um especulador deve deixar os ganhos correr, e cortar as perdas rapidamente.
Ambas as permissas não correspondem ao objectivo de um trade lucrativo.

Os ganhos devem ser assimilados gradualmente e as perdas resultam de um processo corretivo à tendencia que tendem a inverter em ganhos de novo.

Assim, a chave do sucesso passa por: 1º - Um perfeito "trend system" 2º - um eficaz "Overbought / Oversold Indicator " 3ª - Um pragmático "money management".

Segue um exemplo gráfico.

RDO - rei das ondas
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]

podes explicar melhor?

Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Stop aos Stops

por Zecatreca_1001 » 23/6/2010 23:38

brentyman Escreveu:É comum dizer-se no mercado que um especulador deve deixar os ganhos correr, e cortar as perdas rapidamente.

concordo!

brentyman Escreveu: Os ganhos devem ser assimilados gradualmente e as perdas resultam de um processo corretivo à tendencia que tendem a inverter em ganhos de novo.

Deste a entender algo....
Utilizas stops??? :? :oops:

Deduzo que nao!!! :oops:
Cumprimentos
Editado pela última vez por Visitante em 23/6/2010 23:41, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:54

por yabadoo » 23/6/2010 23:33

EuroVerde Escreveu:(apenas um exemplo) Foi na Ibersol em Outubro de 2008 entrei a apanhar facas em queda nos 5,3 e veio p próximo de 4,4.
Estava a perder e mantive-as a perder, e só as fui vender no dia 31 de Dezembro (ultimo dia do ano) onde tocou a MM200.
Muito antes de entrar já sabia que nos dias seguintes ia perder, mas depois como esperei acabou por recuperar até ao fim do ano.

Por isso só recomendo stops quando não sabemos o que estamos a fazer. Naquele momento eu estava em mim e sabia o que estava a fazer e só tive que ter confiança em mim e não dar razão nenhuma ao mercado.

Respeito e aplaudo a tua coragem, mas nem com uma pistola (descarregada) apontada à cabeça eu fazia isso :mrgreen:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por EuroVerde » 23/6/2010 23:29

Naquele caso eu sabia o que estava a fazer Artista.

Por vezes os investidores são mais vezes stopados do que saiem a ganhar, ou ganhos residuais.

Como disse o Thrunder, tudo depende do espaço temporal. Mas naquele caso eu estava pelos fundamentais e depois após a minha venda perto da MM200 ainda acabou por continuar a subir.
Este investimento salvo erro seria 1/3 da carteira. E 2008 foi para mim um ano positivo, tal como espero o mesmo para este ano.

Posso-te dizer que andava de roda da ALU e ainda não tive coragem de entrar. Estou só esperando uma correcção.

Registado: 29/11/2007 11:19

Stop aos Stops

por brentyman » 23/6/2010 23:25

É comum dizer-se no mercado que um especulador deve deixar os ganhos correr, e cortar as perdas rapidamente.

Os ganhos devem ser assimilados gradualmente e as perdas resultam de um processo corretivo à tendencia que tendem a inverter em ganhos de novo.

Assim, a chave do sucesso passa por: 1º - Um perfeito "trend system" 2º - um eficaz "Overbought / Oversold Indicator " 3ª - Um pragmático "money management".

Segue um exemplo gráfico.

RDO - rei das ondas
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]
Anexos
Ex..JPG
Ex..JPG (40.03 KiB) Visualizado 1114 vezes

Registado: 29/11/2007 2:19

por artista_ » 23/6/2010 23:17

EuroVerde Escreveu:
yabadoo Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Por exemplo, já cheguei estar a perder 12% e nunca coloquei um stop, porque estava à vontade e confiante no trade (conhecia a empresa razoavelmente bem), e posteriormente fechei a ganhar mais que isso.

Não cheguei a perceber muito bem porque é que não usaste o stop.
Eu se estivesse confiante e conhecesse bem a empresa, colocava o stop todo feliz, porque o meu conhecimento superior da empresa (seja lá o que isto quer dizer) permitia-me saber a partir de que valor é que as coisas não estavam mesmo a correr bem, e que portanto deveria sair (apesar da confiança inicial).

(apenas um exemplo) Foi na Ibersol em Outubro de 2008 entrei a apanhar facas em queda nos 5,3 e veio p próximo de 4,4.
Estava a perder e mantive-as a perder, e só as fui vender no dia 31 de Dezembro (ultimo dia do ano) onde tocou a MM200.
Muito antes de entrar já sabia que nos dias seguintes ia perder, mas depois como esperei acabou por recuperar até ao fim do ano.

Por isso só recomendo stops quando não sabemos o que estamos a fazer. Naquele momento eu estava em mim e sabia o que estava a fazer e só tive que ter confiança em mim e não dar razão nenhuma ao mercado.

Acho este raciocíno completamente descabido... e perigoso! Colocares aqui um exemplo apenas em que as coisas resultaram bem dás a entender que se esperarmos acabamos por ser recompensados, a história dos mercados diz-nos que isso não é verdade!!!

Usar apenas stops quando "não se sabe o que se está a fazer" é paradoxal, se não se sabe o que se está a fazer não se entra, nestes casos o stop será apenas mais uma coisa que não se sabe onde colocar!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Thunder » 23/6/2010 23:13

Olá a todos :)

Manuel, acho que é muito importante para poderes definir o stop, definires primeiro o "time frame" do teu trade. Um trade intraday exigirá um stop muito mais pequeno que um trade de médio ou longo prazo.

Logo tens de definir de forma bastante precisa o teu ponto de entrada e o prazo temporal do teu trade.

De acordo com o teu objectivo (preço alvo) vais ver se vale a pena entrares ou não no trade. O tamanho do teu stop terá de ser menor que o valor que potencialmente poderás lucrar.... se assim não for acho (IMHO) que nem vale a pena entrares no trade.

Um abraço a todos 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por EuroVerde » 23/6/2010 23:03

yabadoo Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Por exemplo, já cheguei estar a perder 12% e nunca coloquei um stop, porque estava à vontade e confiante no trade (conhecia a empresa razoavelmente bem), e posteriormente fechei a ganhar mais que isso.

Eu se estivesse confiante e conhecesse bem a empresa, colocava o stop todo feliz, porque o meu conhecimento superior da empresa (seja lá o que isto quer dizer) permitia-me saber a partir de que valor é que as coisas não estavam mesmo a correr bem, e que portanto deveria sair (apesar da confiança inicial).

(apenas um exemplo) Foi na Ibersol em Outubro de 2008 entrei a apanhar facas em queda nos 5,3 e veio p próximo de 4,4.

Re: Colocação de Stop loss!

por yabadoo » 23/6/2010 23:02

yabadoo Escreveu:
mancargon Escreveu:Qual a vossa técnica para colocar o Stop Loss? Qual a percentagem de entrada que aceitam perder?

Eu acho que isso são duas questões diferentes.
O ponto onde colocas o stop é resultado da leitura que fazes do mercado e do teu método de trading.
A percentagem que aceitas perder é resultado do ponto onde vais entrar e portanto depende exclusivamente de ti. Podes estar muito seguro do teu setup e nesse caso usas um stop muito apertado ou podes necessitar de varias confirmações e nesse caso usas um stop mais largo.

Já agora não te esqueças que depois de saberes onde colocas o stop e onde entras ainda tens de :

1) Estimar onde queres sair caso as coisas corram de feição
2) Com base no valor determinado em 1) , no valor até onde estás disposto a perder (entrada - stop), e na probabilidade que atribuis a cada um dos cenário(ganhador e perdedor) , saber se vale mesmo a pena iniciar o trade
3) No caso da resposta a 2) ser afirmativa, saber quanto capital é que deves alocar nesse trade.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por yabadoo » 23/6/2010 22:48

por EuroVerde » 23/6/2010 22:19

Falando por mim, quando abro uma posição em acções o CFDs não costumo deixar pendente um stop.

Também não entro à toa como muitos que negoceiam activamente. Tenho mais ou menos estabelecido uma zona de saida caso esteja a perder que varia consoante o tempo/activo/volatidade/convicções que deposito na empresa, etc.

Por exemplo, já cheguei estar a perder 12% e nunca coloquei um stop, porque estava à vontade e confiante no trade (conhecia a empresa razoavelmente bem), e posteriormente fechei a ganhar mais que isso.

por rsacramento » 23/6/2010 21:33

mancargon Escreveu:Vários traders usam esse termo «setup» quer dizer preço de entrada e definição da saida?

para mim setup é uma ocorrência (dos preços) num dado momento, que permitirá um trade

p. ex.: acabou de quebrar uma resistência e podes entrar porque a próxima está longe; por outro lado aqui o stop pode colocar-se um pouco abaixo do (agora) suporte - eis um setup aceitável :wink:
mapaman Escreveu:(...)

Activo stops "á la pata" e estes são calculados com base na volatilidade da acção,medida pelo Beta.
(...)

podes dar um exemplo, académico que seja?
mapaman Escreveu: (...)
Essa de definir um valor percentual é muito gira mas é para vender livros.

uso-os frequentemente :roll:
mapaman Escreveu:(...)Mais importante do que andar a procurar valores fixos de stops é perceber o comportamento de cada acção.

se para então colocar o stop, totalmente de acordo :)

por yabadoo » 23/6/2010 21:21

mancargon Escreveu:Vários traders usam esse termo «setup» quer dizer preço de entrada e definição da saida?

Para mim são as condições necessárias que se têm de verificar, segundo determinado sistema, para poderes iniciar um trade.

por mapaman » 23/6/2010 21:14

Negoceio sem stops automáticos em posições não alavancadas.

Activo stops "á la pata" e estes são calculados com base na volatilidade da acção,medida pelo Beta.

Essa de definir um valor percentual é muito gira mas é para vender livros.

Mais importante do que andar a procurar valores fixos de stops é perceber o comportamento de cada acção.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por mancargon » 23/6/2010 21:02

Vários traders usam esse termo «setup» quer dizer preço de entrada e definição da saida?

Registado: 29/11/2007 10:07

por yabadoo » 23/6/2010 20:56

mancargon Escreveu:Qual a vossa técnica para colocar o Stop Loss? Qual a percentagem de entrada que aceitam perder?

Eu acho que isso são duas questões diferentes.
O ponto onde colocas o stop é resultado da leitura que fazes do mercado e do teu método de trading.
A percentagem que aceitas perder é resultado do ponto onde vais entrar e portanto depende exclusivamente de ti. Podes estar muito seguro do teu setup e nesse caso usas um stop muito apertado ou podes necessitar de varias confirmações e nesse caso usas um stop mais largo.

por artista_ » 23/6/2010 18:33

Em Setembro do ano passado entrei na bolsa, SON, SNC, ZON, não coloquei qualquer stop, resultado apenas tive mais valias na ZON e ainda hoje estou à espera que a SON e SNC recuperem? Mas a minha visão mudou e a partir de agora não dispensarei o STOP LOSS, mas como calculá-lo? Qual a percentagem que devo estar disposto a perder? Qual a Vossa opinião?

A colocação do Stop tem muito a ver com a estratégia de cada um, de uma forma simples penso que deve ser colocado onde as razões que levaram ao assumir da posição deixem de se verificar...

Já agora deixo outro texto meu sobre os stops, pode ser que ajude! :)

http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/1 ... -loss.html

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Conquistador » 23/6/2010 18:15

mancargon Escreveu:15%? Não percebi a ideia? Quem é o Fogueiro? é um participante do Caldeirão?

Boas,

Sim, o fogueiro é um participante do caldeirão.

Cumprimentos,
Editado pela última vez por Conquistador em 23/6/2010 18:57, num total de 1 vez.

Registado: 3/7/2008 11:58

por AxeRiver » 23/6/2010 18:06

Eu diria 3 a 5% abaixo de um Suporte (isto se estiveres longo) ou de uma Linha de Tendência Ascendente, por forma a evitar falsos breakouts!
O mesmo se aplica para posições curtas, passando de Suporte a Resistência e de LTA a LTD.

Existem inúmeras estratégias para este tópico. Depende do tipo de investidor, da aversão ao risco, do prazo de investimento, etc.

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por mancargon » 23/6/2010 15:50

15%? Não percebi a ideia? Quem é o Fogueiro? é um participante do Caldeirão?

Registado: 29/11/2007 10:07

por LTCM » 23/6/2010 14:16

mancargon Escreveu:Qual a percentagem que devo estar disposto a perder? Qual a Vossa opinião?

15% para LTTF.
É favor ler os post's do Fogueiro. :wink:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por careca79 » 23/6/2010 14:08

Se usares a análise técnica para definires as tuas entradas, deves colocar o stop no sitio passado o qual o sinal que usaste para entrar invalida esse mesmo sinal.

Caso seja aliatório podes por exemplo impedir que nos teus trades percas mais de 2% do capital todal que tens em bolsa

Ex:. Se tiveres um capital de 20.000€ e cada trade que fazes é no máximo 5.000€, deves colocar um stop quando tiveres um perda de 400€ ( 2% de 20.000€ ) no trade, isto é 4.600€.

Há pessoas que usam regras cegas de 2% no trade em si, outros usam 5%, depende, tipicamente podes usar ferramentas de backtests às acções para verificar qual o stop que melhor funciona. Há quem use percentagens rídiculas para não ser apanhado nos movimentos que varrem os stops, há quem tenha stops mentais ( depende se és disciplinado ), enfim é como já disseram há que estudar bem "money management", que é importantíssimo, quase mais do que identificar o ponto de entrada.

Esta é claro a minha opinião, haverá dezenas de milhares de outras.

Abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal

Registado: 29/11/2007 3:04

por MKlop » 23/6/2010 13:52

Sugiro o seguinte procedimento:

Após teres determinado a cotada e o montante a investir, tenta determinar o valor mais baixo a partir do qual a perda já é tão volumosa que sintas que a tens que necessáriamente eliminar.

Conforme o prazo a que queres investir, começa dái para cima até atingires valores confortáveis na tua apreensão do risco.

Registado: 25/2/2010 9:49

por rsacramento » 23/6/2010 13:40

ao fim e ao cabo estas questões de stops e money management são como o sexo: todos o fazem, uns melhor que outros, mas ninguém gosta de falar nisso :mrgreen:

por rsacramento » 23/6/2010 12:30

não tenho nenhuma receita fixa, tipo chapa 3

umas vezes uso percentagens (perto de linhas), outras indicadores; depende de como sinto a coisa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, danielme1962, Goya777, hugob0ss, latbal, m-m, malakas, Mar58, MR32, niceboy, nunorpsilva, Pageup, silva_39, trilhos2006, TTM62 e 202 visitantes