Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

História - O 11 de Setembro e você / off-topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 11/9/2003 11:59

Bom dia,

Que bom que a adesão ao tópico está bastante boa !!
Agora é a minha vez de contar um pouco sobre esse dia. Antes de mais, foi num período de pouco ou nenhuma actividade bolsista para mim !!
Eu já estava a residir em São Paulo como actualmente e apesar de a essas horas da manhã, na época, estar quase sempre em casa (aqui é uma hora a mais apenas, em relação a NY), nesse dia, estava no Centro da cidade, imagine-se, a tirar o cartão de contribuinte brasileiro, em plena sede Estadual da Receita Federal, pelo facto de ser estrangeiro. Uma sala de atendimento gigantesca, com dezenas de atendentes e números de senha a atingirem as centenas ou milhares. Ao mesmo tempo, um prédio grande e a sala tinha paredes de vidro que permitiam ter uma vista espectacular para a região central da cidade... ver, mas não ouvir !!!

Já lá me encontrava há algum nesse local e ainda teria que esperar bastante. Às páginas tantas, começo a notar uma estranha movimentação: forças policiais de elite a passarem na avenida junto ao prédio (mais tarde saberia que se dirigiam às embaixadas israelita e americana, respectivamente), outras forças de segurança em quantidade anormal no centro da cidade... e nos céus, um espectáculo único!! Aviões da United, Continental e Varig, que ainda estavam a ganhar altitude, começam a virar, dando a entender que estavam a abortar a rota normal (e estavam) enquanto os Cafés e botecos das ruas que a minha vista alcançava, estavam cheios até à porta... e eu, sem poder imaginar o que se passava !
Pouco depois, já com o meu processo do cartão tratado, apanhei um autocarro executivo especial que desce as marginais da cidade, para poder "dormir" um pouco... de novo, o espanto. Ao passar em frente ao WTC de São Paulo, forte aparato policial. Cheguei a pensar que havia algum problema, sim, mas ali ou em outro ponto importante da cidade. Afinal, SP é cheia de acontecimentos insólitos... mas o que era mais estranho era a ausência de trânsito nas marginais, parecia haver menos movimento que nos Domingos... e eu sem saber nada !!
Passei na casa dos meus sogros, onde o meu cunhado me recebeu com uma estranha pergunta:
"Você já pensou em visitar as torres do WTC em NY?"
Eu nem dei uma resposta de tão surpreso... finalmente olhei para uma TV ligada, a segunda torre tinha acabado de se desmoronar... sem ver mais nada, entendi tudo o que se passara naquela manhã !!

Da tragédia, guardo a lamentação e tudo o que se passou nesse dia e posteriormente !!
Do que ficou para mim: o fim de uma época bonita, que apanhou toda a década de noventa, onde após a guerra do Golfo, tudo parecia prosperidade, festa, alegria. Anos muito bons. Depois do 11 de Setembro, a realidade: viriam tempos muito mais complexos...

Termino fazendo uma evocação histórica, que era para ter saido ao lançar o tópico... há exactos 30 anos, no Chile... "chovia" em Santiago !! Existem dias do calendário que parecem predestinados à tragédia humana...

Um abraço para todos e o respeito para todos os inocentes do nosso mundo

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por amsf » 11/9/2003 11:24

Cara Pata-Hari!

Não vale a pena aprofundar os comentários pois o que está a dar é seguir a corrente e não perceber porque segue ela determinado rumo!

O que posso dizer é que não é a última gota que faz transbordar um copo mas as milhares de gotas que antes dela foram vertidas nesse copo...

Para mim a Al-Qaida já foi desmantelada mas se os EUA persistirem em tentarem colonizar ainda mais certas regiões do mundo a pretexto de louváveis argumentos - armas de destruição em massa, terrorismo, direitos humanos etc - mas falsos estarão a ajudar a encher o copo que mais tarde ou mais cedo voltará a transbordar...

Não sejamos ingénuos...e irresponsáveis!
amsf

11.set.01

por Razao_Pura » 11/9/2003 10:32

O 11 de Setembro foi um dia que me marcou muito pela imediaticidade com se viveu aquele drama.

Nesse dia estava a almoçar num restaurante em Aveiro quando, já de saída, olhei para uma das televisões e estavam a dizer que tinha havido um acidente de aviação em NY e um avião comercial tinha chocado com uma das torres do WTC. Mostravam as imagens da CNN quando de repente, BUM, outro avião (este agora preto) choca com a segunda torre, e eu penso para mim própria "Acidente, uma pôrra, isto não pode ser. Está tudo doido, como é que é possível?!! o Mundo está definitivamente perdido".

Voltei ao emprego e estive toda a tarde agarrada aos sites das estações de televisão norte-americanas onde fui acompanhando o colapso de uma e depois outra ....

Devo dizer que NY é a minha cidade de sonho.
Devo dizer também que tenho na minha secretária, até hoje, um postal de Manhattan vista do rio ao fim do dia, com as duas torres... Não me perguntem porquê, talvez por pura indignação.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Flying Turtle » 11/9/2003 10:24

Também me lembro bem desses momentos:

Estava com a minha família de férias na Madeira e soube das primeiras notícias pela senhora que me vendeu as entradas para as grutas de Santa Catarina (por sinal muito bonitas, completamente diferentes das que existem no Continente, no maciço de Porto de Mós).

Na altura as notícias não eram claras (a senhora estava a acompanhar a situação por um minúsculo rádio a pilhas) mas fiquei entre o incrédulo e o preocupado.

Mais tarde soube mais e, embora sem me aperceber da dimensão da tragédia percebi que era algo de sério, sobretudo quando comecei a ouvir informações (sempre difusas, não tinha nem rádio nem televisão comigo) sobre o encerramento de aeroportos. E aí fiquei preocupado, aquele era o penúltimo dia das nossas férias e tínhamos passagens para o regresso ao Conftinente no dia seguinte.

Só quando regressámos ao hotel pudemos aperceber-nos da extensão do mal feito e, aí sim, comecei a imaginar algumas consequências a longo prazo.

Claro que o regresso no dia seguinte foi extremamente penoso, com atrasos monumentais e filas intermináveis. Mas lá regressámos, sem problemas. Dias depois, parti para Itália em trabalho, pelo que não interrompi o ritmo das minhas deslocações aéreas.

Hoje, à distância de dois anos, apetece-me citar parte da coluna do Luís Delgado no DN:

"hoje, dois anos depois, todos nós, isoladamente ou em colectivo, americano ou afegão, português ou chinês, olhamos o mundo, e a vida, de uma forma mais precária, sujeita a mudanças súbitas, sem certezas, e com receio fundado de que alguma coisa, em algum lugar, e de uma forma nunca imaginada, pode virar o mundo do avesso. Foi a primeira e maior grande lição do 11 de Setembro"

Apesar de há muito falarmos nela e com ela lidarmos, a globalização atingiu-nos com um murro no estômago...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 11/9/2003 10:22

Penso que a revolta que gera a morte de todos os inocentes é um sentimento comum a todas as pessoas de bem, independentemente de que facto histórico se está a discutir. A revolta é resultado da barbaridade em si. E sim, há centenas, milhares de outros eventos que causam o mesmo sentimento.

Amsf, quer elaborar o seu comentário?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

11 de Setembro - 1973 - Chile

por amsf » 11/9/2003 10:13

Um pouco de História não faz mal a ninguêm...estudem...estudem...e depois falamos de muitas outras datas...é fácil chorar os nossos mortos (mais ou menos inocentes)e ignorar os que foram vitímas dos nossos actos...

Quem semeia ventos quase sempre colhe tempestades...!!!
amsf

11.09.2001

por Visitante » 11/9/2003 10:08

Mais parecia um filme, que realidade, pois só tive conhecimento quando comecei a ouvir os comentários do José Rodrigues dos Santos na RTP 1, a 2ª torre tinha sido atingida por outro avião, fiquei ali paralisado na cadeira, sem saber o que fazer ou dizer, acabado de regressar de viagem auto, ouvindo musica CD e muito bem disposto, pois também não o posso esquecer que nesse dia fatidico fiz um excelente negócio a nivel profissional.

E ali fiquei a olhar para a TV, almocei umas horas mais tarde, esqueci-me do negócio que tinha realizado, procurei a famailia e reunimo-nos.

Não tinha qualquer posição aberta nos mercados

Os dias seguintes é o que todos sabemos, o Mundo vai aprendendo a viver com outra realidade,

até xá
cochim
Visitante

por Calimerozinho » 11/9/2003 9:56

que dia...
estava no médico com o meu filho quando vi algumas imagens da primeira torre em chamas. a TV não tinha som mas eu disse logo - "Foi um atentado!" somente nofinal da consulta e já no carro soube verdadeiramente das notícias, deviam ser 14h 30m.
Quando cheguei ao meu posto de trabalho, toda a gente estava a ver a TV e a acompanhar as notícias.

Para completar, ouviram o que disse o Bin Laden ontem na TV ? A batalha ainda nem sequer começou ? Isto lembra-me que um dia li que esses terroristas tinham dado uma entrevista em que diziam JÁ ter umas 7 bombas atómicas nos EUA (o seu tamanho é como um mini-frigorífico), que as tinham lá colocado antes do 11 de Setembro via contentores marítimos e que os seus membros adormecidos esperavam um despertar anunciado. Isto, a ser verdade, ainda é mais terrível.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

por Calimerozinho » 11/9/2003 9:55

que dia...
estava no médico com o meu filho quando vi algumas imagens da primeira torre em chamas. a TV não tinha som mas eu disse logo - "Foi um atentado!" somente nofinal da consulta e já no carro soube verdadeiramente das notícias, deviam ser 14h 30m.
Quando cheguei ao meu posto de trabalho, toda a gente estava a ver a TV e a acompanhar as notícias.

Para completar, ouviram o que disse o Bin Laden ontem na TV ? A batalha ainda nem sequer começou ? Isto lembra-me que um dia li que esses terroristas tinham dado uma entrevista em que diziam JÁ ter umas 7 bombas atómicas nos EUA (o seu tamanho é como um mini-frigorífico), que as tinham lá colocado antes do 11 de Setembro via contentores marítimos e que os seus membros adormecidos esperavam um despertar anunciado. Isto, a ser verdade, ainda é mais terrível.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

por Lion_Heart » 11/9/2003 8:17

Eu no 11 de Setembro estava na sala de corretagem da lj ,fui almoçar e quando voltei vi que a noticia da cnbc era : "pequena avioneta despenha-se contra uma das torres" os mercados subiam mas estavam a ficar nervosos.Mas tudo continiou mais ou menos pacifico até o 2º aviao embater ne outra torre,aí o panico foi total e o sell off também.Estava evidente que se tratava de ataque terrorista,estive logo ao telefone a contar aos meus amigos e fui para casa seguir a cnn .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MozHawk » 11/9/2003 7:32

Lembro-me perfeitamente. Estava a 1 semana de abandonar definitivamente Moçambique. No instante em que se dão os atentados estava num cibercafé de Maputo. Perante a incredulidade de uns e o regozijo de outros. Alguns muçulmanos, de origem paquistanesa, esboçavam um sorriso largo nos lábios e de repente nos dias seguintes muitos foram os homens e mulheres de negro que por ali apareceram para ver "as últimas".

Fui para casa para não desatar à estalada quer aos muçulmanos quer a alguns moçambicanos.

A dimensão da situação através da TVM e da RTPÁfrica provocou mesmo grandes calafrios. Ainda mais delicados por ter alguns (muitos) muçulmanos na empresa onde trabalhava e afins...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por MarcoAntonio » 11/9/2003 2:50

Bem, eu lembro-me bem desse dia...

Estava a acompanhar o mercado com bastante atenção (nessa altura era mais activo que actualmente e acompanhava o mercado mais intensivamente). Comecei a vender antes mesmo de saber o do que se tratava, tal era a anomalia do que se estava a passar nos gráficos...

Foi quase um acto instintivo e acabei porq conseguir vender quase tudo muito cedo (não vendi tudo de uma vez). Entretanto as notícias iam chegando, primeiro soube que tinha sido um avião que tinha chocado com uma das torres...

Ao princípio parecia algo de inacreditável mas logo pairou sobre mim a hipótese de atentado pois tratava-se de algo, no mínimo, bizarro... Poucos minutos depois choca o segundo avião e aí dissiparam-se todas as dúvidas...

Daí para a frente foi o adensar da tragédia... com as pessoas que se atiravam para a morte e posteriormente com as quedas das torres. Entretanto a minha esposa estava à minha espera para irmos almoçar e acabamos por almoçar bastante tarde porque eu fiquei de facto espantadíssimo e bastante chocado com toda a situação...

Um dia triste, muito triste...
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunofaustino » 11/9/2003 0:58

Olá Djo...

Lembro-me perfeitamente do que estava a fazer nesse dia...

Estava em Aveiro a acabar de imprimir a minha tese de mestrado (a minha apresentação foi no dia 13) quando uma colega minha me telefonou e disse "Estão a atacar a América com aviões...". Lembro-me de ter desatado a rir, a pensar que era impossível, mas mal mudei para a sic.pt e vi o que estava a passar-se, levantei-me e fui para a frente da televisão.

Que se lixe a tese... apesar de a ter de acabar nesse dia pois o júri precisava de a ter na manhã seguinte para a ler, mandei a tese para o galheiro e fiquei ali parado a ver o que se estava a passar em NY e no pentágono...

Lembro-me de pensar que "ainda à dois meses EU estava ali...".

Foi uma sensação indiscritível... ainda hoje me faz muita confusão pensar como é que "aquilo" veio ao chão. Como é que 400m de metal e betão veio ao chão como baralho de cartas.

O momento da queda da primeira torre foi um momento em que eu abri a boca de espanto... Não podia acreditar no que estava acontecer...

Este ano fui novamente a NY e fui visitar o "ground 0" com a minha mulher... Ela não acreditava na altura das torres. Apenas qdo fomos ao Empire State Building e viu num desenho como é que eram as torres (practicamente o dobro da altura de qquer edifício de NY) é que acreditou que as torres eram "mesmo tãooooo altas".

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por zé povinho » 11/9/2003 0:41

desculpem:

faltou uam palavra que altera o sentido:

o 11 de Setembro é mau dia para a humanidade, mas não SÓ pelos atentados de New York.

lembram-se?

Registado: 4/11/2002 23:38

por zé povinho » 11/9/2003 0:38

o 11 de Setembro é um mau dia para a humanidade, mas não pelos atentados de New York

lembram-se???

Registado: 4/11/2002 23:38

História - O 11 de Setembro e você / off-topic

por djovarius » 11/9/2003 0:30

Companheiros do Caldeirão !!

Já falámos aqui dos nossos melhores e piores trades!
Já falámos das músicas, livros e filmes das nossas vidas !!
Já fizemos, enfim, uma retrospecção sobre temas diversos !!

Agora, um novo desafio !! Onde é que vocês estavam no 11 de Setembro de 2001 ?? Como acompanharam esse dia histórico ? Quais as sensações que têm dessa data??

É um novo desafio para esta quinta-feira de efémeride... vamos ver quem responde e o que ficou desse dia, gravado para sempre !!

Eu mesmo vou colocar aqui o meu depoimento da vivência desse dia numa das maiores cidades do mundo.

Um abraço a todos e participem

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, caganixo7, VALHALLA e 57 visitantes