O próximo milionário será um analísta técnico!
21 mensagens
|Página 1 de 1
Re: O próximo milionário será um analísta técnico!
MarcoAntonio Escreveu:mancargon Escreveu:Recentemente decidi começar a aprender sobre análise técnica, não é que ache que vou ficar milionário, mas que tenho a sensação que os mercados, se movem devido a análises técnicas e que já ninguém liga nada a racios de análise fundamental!
Se queres a minha opinião enquanto praticante de análise técnica, essa tua percepção ou sensação é algo que o tempo tratará de desmontar...
O meu entendimento da utilidade da AT é bastante modesto.
mancargon Escreveu:- Será o Próximo buffet um analista técnico?
- Qual a vossa opinião?
Também estou convencido que quanto maior o volume de negócios maiores são os obstáculos à prática da AT. A análise técnica creio ter maior utilidade para pequenos investidores que "podem ir na onda", que têm enorme flexibilidade e cuja actuação tem pouco impacto no mercado e é pouco determinante para o rumo deste. Em certa medida, vejo o praticante da AT mais como um observador do que um actor (naturalmente que a minha abordagem enquanto seguidor de tendências terá aqui um enorme peso). A partir do momento que começa a ter demasiado peso ele deixa de ser observador e de poder seguir a onda, ele é o actor e a onda é ele. Ele não se pode seguir a ele próprio...
Isto é talvez demasiado simplista e conceptual mas é a minha visão da coisa e explica no meu entender porque é que uma ferramenta que se baseia na análise do comportamento dos outros não permite que se chegue a resultados extravagantes nem tão pouco os maiores casos de sucesso (extremo) nos mercados financeiros é conseguido por praticantes de AT.
A partir de um certo ponto, perdendo flexibilidae e ganhando impacto directo no mercado, terás de introduzir outras ferramentas ou mesmo passar a ignorar a AT por completo.
Não, não acho que o próximo Warren Buffet seja um analista técnico. Nem o próximo nem o seguinte nem o seguinte...
Embora eu seja novato nestas andaças o teu comentário coincide com o que eu penso sobre o assunto, queria também acrecentar que muitas vezes as posições dos investidores de peso são transacionadas fora do mercado a valores diferentes da cotação do mercado.
A AT para o pequeno investidor/especulador pode ser bastante util, mas também não é a receita milagrosa, se fosse estavamos todos ricos.
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Quando comecei a ler sobre AT achei logo que estava perante ferramentas poderosíssimas e "milagrosas". Hoje com alguns anos de experiência em mercados faz-me confusão como é que se vende e escreve tantas coisas sobre AT.
No inicio todos pensamos que os indicadores são milagrosos e infalíveis, no entanto com o passar do tempo penso que todos os analistas técnicos acabam por ir reduzindo os indicadores por chegarem a conclusão que são completamente inúteis para obter sucesso no longo prazo. Pessoalmente fiquei apenas com suportes e resistências.
Abraço e boa sorte :-)
No inicio todos pensamos que os indicadores são milagrosos e infalíveis, no entanto com o passar do tempo penso que todos os analistas técnicos acabam por ir reduzindo os indicadores por chegarem a conclusão que são completamente inúteis para obter sucesso no longo prazo. Pessoalmente fiquei apenas com suportes e resistências.
Abraço e boa sorte :-)
- Registado: 11/5/2007 22:56
Re: Análise técnica;Técnicas probabilísticas,Sistemas de Tra
mancargon Escreveu:P.S. Para os positions traders procurem na net o seminário de position trading de Leandro Stormer. Foi dai que tirei esta conclusão.
Não quero ser cínico mas eu teria muito mais reservas quanto às conclusões que tiraria depois de ver um seminário de um individuo (eu confesso que nunca ouvi falar da pessoa em questão... da mesma forma que ele provavelmente nunca ouvi falar de mim, de resto).
Tanto mais que não posso deixar de observar que a aprendizagem nos mercados é um processo moroso e custoso.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Manuel,
Já agora mais uma achega: quem usa AT anda na bolsa sobretudo em busca de mais-valias (de curto ou médio prazo, principalmente).
Contudo, nem todos entram na bolsa com esse objectivo.
Alguns entram com o objectivo de obter rendimentos de capital (vulgo dividendos). E para esses a AT não serve. Tem de ser mesmo a AF, porque só a AF te diz algo sobre a saúde financeira das empresas.
Outros, o chamado grande capital, entra também com ambições de tomar o controlo e o poder. Sabe que precisa de ter x% do capital para mandar alguma coisa.
e por aí fora...
Já agora mais uma achega: quem usa AT anda na bolsa sobretudo em busca de mais-valias (de curto ou médio prazo, principalmente).
Contudo, nem todos entram na bolsa com esse objectivo.
Alguns entram com o objectivo de obter rendimentos de capital (vulgo dividendos). E para esses a AT não serve. Tem de ser mesmo a AF, porque só a AF te diz algo sobre a saúde financeira das empresas.
Outros, o chamado grande capital, entra também com ambições de tomar o controlo e o poder. Sabe que precisa de ter x% do capital para mandar alguma coisa.
e por aí fora...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Análise técnica;Técnicas probabilísticas,Sistemas de Trading
Prontp ok, talvez não seja o próximo buffet mas a moderna gestão do risco, ligando a AT à aplicação de sistemas automáticos de Trading, que descobrem contâncias na evolução dos preços, por forma a desenvolverem técnicas de investimento com 70% de acerto ou mais, faz uma grande diferença, para aqueles que ainda não os sabem usar, que infelizmente ainda é o meu caso!
Abraço
Manuel
P.S. Para os positions traders procurem na net o seminário de position trading de Leandro Stormer. Foi dai que tirei esta conclusão.
Abraço
Manuel
P.S. Para os positions traders procurem na net o seminário de position trading de Leandro Stormer. Foi dai que tirei esta conclusão.
- Registado: 29/11/2007 10:07
mancargon Escreveu:Recentemente decidi começar a aprender sobre análise técnica, não é que ache que vou ficar milionário, mas que tenho a sensação que os mercados, se movem devido a análises técnicas e que já ninguém liga nada a racios de análise fundamental!
Se queres a minha opinião enquanto praticante de análise técnica, essa tua percepção ou sensação é algo que o tempo tratará de desmontar...
O meu entendimento da utilidade da AT é bastante modesto.
mancargon Escreveu:- Será o Próximo buffet um analista técnico?
- Qual a vossa opinião?
Também estou convencido que quanto maior o volume de negócios maiores são os obstáculos à prática da AT. A análise técnica creio ter maior utilidade para pequenos investidores que "podem ir na onda", que têm enorme flexibilidade e cuja actuação tem pouco impacto no mercado e é pouco determinante para o rumo deste. Em certa medida, vejo o praticante da AT mais como um observador do que um actor (naturalmente que a minha abordagem enquanto seguidor de tendências terá aqui um enorme peso). A partir do momento que começa a ter demasiado peso ele deixa de ser observador e de poder seguir a onda, ele é o actor e a onda é ele. Ele não se pode seguir a ele próprio...
Isto é talvez demasiado simplista e conceptual mas é a minha visão da coisa e explica no meu entender porque é que uma ferramenta que se baseia na análise do comportamento dos outros não permite que se chegue a resultados extravagantes nem tão pouco os maiores casos de sucesso (extremo) nos mercados financeiros é conseguido por praticantes de AT.
A partir de um certo ponto, perdendo flexibilidae e ganhando impacto directo no mercado, terás de introduzir outras ferramentas ou mesmo passar a ignorar a AT por completo.
Não, não acho que o próximo Warren Buffet seja um analista técnico. Nem o próximo nem o seguinte nem o seguinte...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AxeRiver Escreveu:Olha como resposta a isto, poder-se-á dizer que: " Se a análise fundamental fosse tudo do jogo, os mais ricos seriam os contabilistas/economistas ".
Análise fundamental é muito mais do que avaliar a contabilidade de uma empresa. O problema da análise fundamental é que é tão complexa, dá tanto trabalho e tão dependente de variáveis que são difíceis de estimar, que se torna muito mais tentador para um investidor, com poucos recursos (tempo, dinheiro, conhecimentos específicos da empresa), tentar traduzir toda a complexidade da valuation da empresa nos seus gráficos.
Eu diria que os investidores mais capacitados olham os gráficos de onde tiram ilacções sobre como estão os players, mas procuram entender bem o que vale a empresa naquilo que lhes realmente interessa. Se essa empresa vai entregar futuramente dinheiro ou não.
pvg80713 Escreveu:If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett
Olha como resposta a isto, poder-se-á dizer que: " Se a análise fundamental fosse tudo do jogo, os mais ricos seriam os contabilistas/economistas ".
E este não é uma verdade universal! Muito pelo contrário
"You want to know a little about a lot"
Supermann Escreveu:Acaba por ser uma de entre milhoes de maneiras de esfolar um gajo :D
UI...

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Existem muitas maneiras de ganhar $ nos mercados, seja por AF ou AT ou por vodoo... já dizia o outro, "there are a million ways to skin a cat..."
Eu sinceramente guio-me 80% por análise técnica. Antes guiava-me unicamente pelos fundamentais, mas passado algum tempo fez-me mais sentido aliar a AT.
Ou seja, imaginemos de um universo de 10 mil acções que existem em bolsa. Em vez de me guiar pelos sinais técnicos dessas 10 mil acções, uso AF para filtrar essas 10 mil acções e ficar por exemplo com apenas 2000 acções com bons fundamentais, crescimento de earnings, cashflows, etc.
Dessas 2000 é seguir os sinais técnicos. Deste modo, os falsos sinais técnicos em empresas da "treta" nunca serão accionados simplesmente porque não se inserem do universo disponivel.
Acaba por ser uma de entre milhoes de maneiras de esfolar um gajo
Eu sinceramente guio-me 80% por análise técnica. Antes guiava-me unicamente pelos fundamentais, mas passado algum tempo fez-me mais sentido aliar a AT.
Ou seja, imaginemos de um universo de 10 mil acções que existem em bolsa. Em vez de me guiar pelos sinais técnicos dessas 10 mil acções, uso AF para filtrar essas 10 mil acções e ficar por exemplo com apenas 2000 acções com bons fundamentais, crescimento de earnings, cashflows, etc.
Dessas 2000 é seguir os sinais técnicos. Deste modo, os falsos sinais técnicos em empresas da "treta" nunca serão accionados simplesmente porque não se inserem do universo disponivel.
Acaba por ser uma de entre milhoes de maneiras de esfolar um gajo

- Registado: 18/12/2009 18:54
mancargon Escreveu:Recentemente decidi começar a aprender sobre análise técnica, não é que ache que vou ficar milionário, mas que tenho a sensação que os mercados, se movem devido a análises técnicas e que já ninguém liga nada a racios de análise fundamental!
- Será o Próximo buffet um analista técnico?
- Qual a vossa opinião?
Um abraço
Manuel Carlos Gonçalves
Não.
Se não conseguirmos conjugar AT AF e AP não consiguiremos resultados consistentes acima da média a longo prazo.
Em mercados tudo o que fazemos hoje, terá efeito depois, muito depois.
Só depois é que sabemos se fizemos o bem a nós mesmos.
Manuel,
Eu percebi exactamente o que tu querias dizer. Mas não concordo com essa visão.
Tal como não concordo quando escreves: "na base da decisão de comprar ou vender, pouco terá a ver com a situação económico financeira da empresa".
E não concordo porque estás a presumir saber o que leva os outros a comprar ou a vender.
É verdade que muitas pessoas (como eu) compram com base nos sinais da análise técnica. Mas há outros que compram por razões muito diversas, qual delas mais irracional.
Alguns exemplos:
- tá barato
- caiu muito
- baixar o preço médio
- saiu uma notícia boa
- saíram resultados
- o Buffett vai comprar
- o Ulisses analisou
- tenho um feeling nesta empresa
- o meu primo disse-me que era uma boa empresa
- é para os meus netos
etc. etc.
nenhuma destas razões é técnica nem fundamental.
Eu percebi exactamente o que tu querias dizer. Mas não concordo com essa visão.
Tal como não concordo quando escreves: "na base da decisão de comprar ou vender, pouco terá a ver com a situação económico financeira da empresa".
E não concordo porque estás a presumir saber o que leva os outros a comprar ou a vender.
É verdade que muitas pessoas (como eu) compram com base nos sinais da análise técnica. Mas há outros que compram por razões muito diversas, qual delas mais irracional.
Alguns exemplos:
- tá barato
- caiu muito
- baixar o preço médio
- saiu uma notícia boa
- saíram resultados
- o Buffett vai comprar
- o Ulisses analisou
- tenho um feeling nesta empresa
- o meu primo disse-me que era uma boa empresa
- é para os meus netos
etc. etc.
nenhuma destas razões é técnica nem fundamental.
Julgo que percebeste o que queria dizer! É obvio que é a oferta e a procura que move o mercado! Mas o suporte para ordens de compra ou de venda, o que está na base da decisão de comprar ou vender, pouco terá a ver com a situação económico financeira da empresa! O que não quer dizer que ela não seja importante!
Cumprimentos
Manuel
Cumprimentos
Manuel
mancargon Escreveu:tenho a sensação que os mercados, se movem devido a análises técnicas e que já ninguém liga nada a racios de análise fundamental!
Manuel, eu penso que há imensas pessoas que ligam a análise fundamental, nomeadamente as grandes casas de investimento, os fundos, etc.
Os mercados não se movem devido a análises técnicas (aliás se assim fosse, nunca haveria falsas quebras de suporte ou de resistência!). O que realmente faz mexer os mercados é o interesse vendedor ou comprador.
1 abraço,
Elias
O próximo milionário será um analísta técnico!
Recentemente decidi começar a aprender sobre análise técnica, não é que ache que vou ficar milionário, mas que tenho a sensação que os mercados, se movem devido a análises técnicas e que já ninguém liga nada a racios de análise fundamental!
- Qual a vossa opinião?
Um abraço
Manuel Carlos Gonçalves
- Qual a vossa opinião?
Um abraço
Manuel Carlos Gonçalves
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, carlosdsousa, iniciado1, malakas, MR32, nunorpsilva, Olhar Leonino, silva_39, trilhos2006, TTM62, ze couves e 188 visitantes