EDP - Tópico Geral
EDP - 25/06/2010
Após algumas notícias preocupantes de Espanha acerca da regulação do seu sector energético, a EDP iniciou um forte período de correcção que acabou por aproximá-la perigosamente do seu suporte de curto prazo dos € 2,43 - € 2,46.
As próximas sessões serão cruciais, já que a quebra em baixa deste suporte poderá conduzir a cotação à uma zona com suportes relativamente antigos (anteriores à 2009) e potencialmente fracos.

Após algumas notícias preocupantes de Espanha acerca da regulação do seu sector energético, a EDP iniciou um forte período de correcção que acabou por aproximá-la perigosamente do seu suporte de curto prazo dos € 2,43 - € 2,46.
As próximas sessões serão cruciais, já que a quebra em baixa deste suporte poderá conduzir a cotação à uma zona com suportes relativamente antigos (anteriores à 2009) e potencialmente fracos.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
- Registado: 7/10/2009 22:37
- Registado: 29/1/2007 13:13
Re: edp
anas Escreveu:agora so falta esta menina disparar que e praticament a unica do psi20 que ainda nao disparou.qual e a proxima resistencia eu penso que e a 2,65 mas nao tenho a certeza
Sim, anas, é nos € 2,65. Podes vê-la no gráfico.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
EDP - 17/06/2010
O seu suporte de curtíssimo prazo à volta dos € 2,43 - € 2,46 parece ter exercido um efeito bastante benéfico sobre a cotação, ao ponto de ter apresentado 5 sessões com ganhos nas últimas 7.
Terá a EDP atingido finalmente o fundo e iniciado o tão aguardado rebound?
Os indicadores técnicos parecem acompanhar as recentes subidas mas, pessoalmente, prefiro aguardar pela quebra em alta dos € 2,65, nem que seja apenas como mera confirmação de um eventual padrão bullish.
Com a situação precária dos mercados internacionais, um pouco de cautela não fará mal a ninguém!

O seu suporte de curtíssimo prazo à volta dos € 2,43 - € 2,46 parece ter exercido um efeito bastante benéfico sobre a cotação, ao ponto de ter apresentado 5 sessões com ganhos nas últimas 7.
Terá a EDP atingido finalmente o fundo e iniciado o tão aguardado rebound?
Os indicadores técnicos parecem acompanhar as recentes subidas mas, pessoalmente, prefiro aguardar pela quebra em alta dos € 2,65, nem que seja apenas como mera confirmação de um eventual padrão bullish.
Com a situação precária dos mercados internacionais, um pouco de cautela não fará mal a ninguém!

pepi Escreveu:Sendo que a EDP é considerada como um barometro do PSI20, a subida e o volume de hoje poderão sinalizar uma eventual uma recuperação do indice?
Agradeço comentários e um graficozinho se não for pedir muito...
Abraços
em vez de barómetro diria que está muito correlacionada com o índice, e também com as suas congéneres europeias, como podes ver nos gráficos que já publiquei nesta página
hoje realmente as utilities bateram os respectivos índices (deixo-te um gráfico do supersector europeu)
- Anexos
-
- utilities.png (10.63 KiB) Visualizado 14450 vezes
-
- edp 2010.png (10.47 KiB) Visualizado 14451 vezes
menos é mais
Elias Escreveu:aleixon Escreveu:Ok. Fiquei esclarecido e aliviado por a sua afirmação não ter nenhum fundamento sólido pois a minha opinião é oposta.
Obrigado pelo esclarecimento.
NA
E a tua opinião baseia-se nalgum estudo? Podes citá-lo?
Estou a gostar muito da vossa troca de ideias.

Por brincadeira, eu continuo do dialogo.
Resposta do NA - Elias tambem não tenho nenhum estudo.
Resposta do Elias - Ok. Fiquei esclarecido e aliviado por a sua afirmação não ter nenhum fundamento sólido pois assim posso manter a minha opinião.
Elias Escreveu:aleixon Escreveu:pode citar a fonte ou estudo que serviu de base a esta afirmação?
Obrigado
aleixon,
Não tenho qualquer estudo.
A minha afirmação é puramente conjectural e baseia-se na observação daquilo que se passou noutros sectores que foram sujeitos ao mesmo processo de liberalização (por exemplo, o das telecomunicações): com a entrada de novos players, que praticam preços agressivos para conseguirem obter quota de mercado, pressionam os preços para baixo.
Claro que nada garante que o mercado da energia se venha a comportar da mesma forma, mas a hipótese é plausível.
Ok. Fiquei esclarecido e aliviado por a sua afirmação não ter nenhum fundamento sólido pois a minha opinião é oposta.
Obrigado pelo esclarecimento.
NA
- Registado: 29/11/2007 1:48
aleixon Escreveu:pode citar a fonte ou estudo que serviu de base a esta afirmação?
Obrigado
aleixon,
Não tenho qualquer estudo.
A minha afirmação é puramente conjectural e baseia-se na observação daquilo que se passou noutros sectores que foram sujeitos ao mesmo processo de liberalização (por exemplo, o das telecomunicações): com a entrada de novos players, que praticam preços agressivos para conseguirem obter quota de mercado, pressionam os preços para baixo.
Claro que nada garante que o mercado da energia se venha a comportar da mesma forma, mas a hipótese é plausível.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:A tendência é para o Estado deixar de subsidiar aelectricidade e os consumidores pagarem o custo real da energia (algo com que eu concordo plenamente). Mas isto poderá provocar alguma retracção no consumo...
Sim, mas actualmente existe um imposto (ISP+IVA) de cerca de 59% (gasolina) e 47% (gasóleo) sobre os combustíveis que vai directamente para os cofres do estado.
Como é que o estado irá buscar o correspondente ao ISP?
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:A meu ver o volume de facturação da EDP tenderá a aumentar com a chegada dos carros eléctricos...
Facturação sim, mas não necessariamente os lucros.
Com a tendência para a liberalização do mercado da energia, as margens irão ficando mais magras...
Marco Martins Escreveu:Com isto levanta-se uma questão:
Será que vai haver alguma imposto sobre a electricidade, ou as tarifas nocturnas aumentarão consideravelmente?
A tendência é para o Estado deixar de subsidiar aelectricidade e os consumidores pagarem o custo real da energia (algo com que eu concordo plenamente). Mas isto poderá provocar alguma retracção no consumo...
- Registado: 5/11/2002 12:21
fitas Escreveu:Continua com boa movimentação de titulos.
Mas o curioso da questão é que de facto tem sido beneficiada com sucessivas boas recomendações, mas não se tem reflectido com evidência na sua cotação.
Mas o volume está lá.![]()
Penso que é uma acção a acompanhar para o bom sentido.
O que pensam? Comentários agradecem-se.![]()
BN
Fitas
A meu ver o volume de facturação da EDP tenderá a aumentar com a chegada dos carros eléctricos...
Fala-se ainda que qualquer bateria automóvel poderá ser carregada em casa.
Com todos os benefícios dados aos carros eléctricos, o estado vai deixar de obter milhões nos impostos directos sobre os combustíveis!
Com isto levanta-se uma questão:
Será que vai haver alguma imposto sobre a electricidade, ou as tarifas nocturnas aumentarão consideravelmente?
- Registado: 7/4/2007 17:13
Continua com boa movimentação de titulos.
Mas o curioso da questão é que de facto tem sido beneficiada com sucessivas boas recomendações, mas não se tem reflectido com evidência na sua cotação.
Mas o volume está lá.
O que pensam? Comentários agradecem-se.
BN
Fitas
Mas o volume está lá.

O que pensam? Comentários agradecem-se.

BN
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
(...)A EDP tem estado numa trajectória descendente que tem sido bastante consistente
(...)com pouca apetência de subida em dias de subida
mas hoje subiu 2%, o que para uma utility não é mau de todo
depois dizes:
(...)Uma entrada longo neste momento não faria
(...)No entanto é possível que inicie desde já um movimento ascendente que possivelmente dure ate Agosto
fiquei sem perceber qual a tua opinião sobre o curto/médio prazo: estás neutro, bull ou bear?

A EDP tem estado numa trajectória descendente que tem sido bastante consistente, sendo do psi20 das mais certinhas na descida e com pouca apetência de subida em dias de subida.
Uma entrada longo neste momento não faria pois só ficaria mais satisfeito mais perto do suporte de 2.33.
No entanto é possível que inicie desde já um movimento ascendente que possivelmente dure ate Agosto.
No macd encontra-se com uma divergência bullish que me faz acreditar num novo teste á MM200.
BONS NEGOCIOS.
Uma entrada longo neste momento não faria pois só ficaria mais satisfeito mais perto do suporte de 2.33.
No entanto é possível que inicie desde já um movimento ascendente que possivelmente dure ate Agosto.
No macd encontra-se com uma divergência bullish que me faz acreditar num novo teste á MM200.
BONS NEGOCIOS.
- Anexos
-
- EDP.png (24.48 KiB) Visualizado 14904 vezes
Quem está ligado: