Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"O pior está para chegar" aos mercados financeiros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/3/2011 1:12

EuroVerde Escreveu:Exactamente, na altura no Verão de 2007 havia más noticias a sair

O mercado não cai por causa das más notícias.

O mercado cai quando o interesse vendedor se sobrepõe ao interesse comprador.

Registado: 5/11/2002 12:21

por EuroVerde » 12/3/2011 1:06

Trisquel Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Ver se aprendes alguma coisa antes de falar.
O mercado antecipa a economia e é causa de tudo o que acontece nesta.

O mercado caiu até Março de 2009 e agora estamos a sentir o efeito disso!
O nivel a que a bolsa está hoje ditará o futuro e não o presente. entendes?

:? Mas pelo que me lembro o mercado quando iniciou as quedas foi pelas más noticias que vinham a lume e não o contrário, a partir de um determinado ponto e aí sim o mercado teve vontade própria mas muito suportada pelo sentimento!

"Ver se aprendes alguma coisa antes de falar", não me parece um bom principio para começo! :oops:

Exactamente, na altura no Verão de 2007 havia más noticias a sair, mas adivinhava-se uma derrocada e criou-se um péssimo sentimento ante derrocada, mas muitas empresas e familias ainda não tinham falido! Estavamos em máximos prestes a cair. E estavamos melhor do que hoje.

Hoje já estamos a sentir o efeito do que nos foi deixado pelo mercado e estamos a um nivel perto de um máximo, senão já lá.

Daqui a um ano podemos verificar o sinal que actualmente o mercado nos está a deixar.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Trisquel » 12/3/2011 0:56

:? Mas pelo que me lembro o mercado quando iniciou as quedas foi pelas más noticias que vinham a lume e não o contrário, a partir de um determinado ponto e aí sim o mercado teve vontade própria mas muito suportada pelo sentimento!

"Ver se aprendes alguma coisa antes de falar", não me parece um bom principio para começo! :oops:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Elias » 12/3/2011 0:52

Fonix, Euroverde, não consegues escrever sem começar a mandar pedras?

por EuroVerde » 12/3/2011 0:49

Trisquel Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Tenho aqui nos meus apontamentos que a actual crise foi provocada por um bear market de -57,5% que durou 1 ano e 7 meses.

Como se o bear market é que fosse a causa da crise :roll:

Claro que os bear markets estão sempre associados e são a causa de crises posteriores.
Fica-te mal contra-dizer e sabes bem que se o mercado não caísse não haveria crise de crédito, subprime, medidas de austeridade, controlos de inflação, injecções de dinheiro, empresas em apuros, etc etc

O mercado é soberano e é a causa de tudo.

Mas neste momento há mercados a subir, alguns até sopraram duas velinhas esta semana, e estão longe de se livrarem da crise!

Estou a lembrar-me dos States! :arrow:

Ver se aprendes alguma coisa antes de falar.

por Elias » 12/3/2011 0:48

EuroVerde Escreveu:Fica-te mal contra-dizer

EuroVerde, isto é um Forum. Quem aqui escreve sujeita-se a ler opiniões contrárias à sua.

E já que estás armado em moralista deixa-me dizer-te que te fica mal não responderes às perguntas que te coloco (estou a falar do tópico do PSI, num post que te dirigi e que, apesar das minhas insistências, já espera por uma resposta tua há uns 2 meses).

"Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho" :shame:

por Trisquel » 12/3/2011 0:46

EuroVerde Escreveu:
Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Tenho aqui nos meus apontamentos que a actual crise foi provocada por um bear market de -57,5% que durou 1 ano e 7 meses.

Claro que os bear markets estão sempre associados e são a causa de crises posteriores.
Fica-te mal contra-dizer e sabes bem que se o mercado não caísse não haveria crise de crédito, subprime, medidas de austeridade, controlos de inflação, injecções de dinheiro, empresas em apuros, etc etc

Mas neste momento há mercados a subir, alguns até sopraram duas velinhas esta semana, e estão longe de se livrarem da crise!

Estou a lembrar-me dos States! :arrow:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por EuroVerde » 12/3/2011 0:42

Elias Escreveu:

por Elias » 12/3/2011 0:33

por EuroVerde » 12/3/2011 0:27

Tenho aqui nos meus apontamentos que a actual crise foi provocada por um bear market de -57,5% que durou 1 ano e 7 meses.

E estamos ainda os efeitos dessa avalanche.

Pior do que a actual crise só mesmo a de 1929-1932 em que o mercado caiu 89%

por Trisquel » 10/3/2011 18:08

Merkel apoia corte de juros à Grécia se Atenas acordar vender activos
10 Março 2011 | 16:55
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.ptPartilhar

Alemanha está preparada para apoiar uma redução de juros dos empréstimos realizados à Irlanda e à Grécia. Mas para isso pede uma contrapartida, que passa por Atenas vender activos e Dublin aceitar uma taxa de IRC mais elevada.
Cumpts.
Trisquel

por Trisquel » 10/3/2011 13:13

Grécia pede renegociação da ajuda externa
10 Março 2011 | 11:40
Eva Gaspar - egaspar@negocios.ptPartilhar

O primeiro-ministro grego quer renegociar as condições que ficaram amarradas à ajuda de 110 mil milhões de euros prometida pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional.
Em entrevista ao “Le Monde”, George Papandreou apela uma vez mais a uma extensão do prazo de maturidade do empréstimo – pedido que deverá ser formalmente aceite pelos líderes europeus na cimeira de 25 de Março – mas também a uma redução da taxa de juro associada.

Para o chefe do Governo grego, tratam-se de “factores decisivos” para que o seu país possa cumprir os objectivos prometidos de redução do endividamento, numa altura em que a economia permanece em recessão e o desemprego em máximos históricos.

A extensão do prazo do empréstimo à Grécia está praticamente adquirida, tendo os ministros europeus das Finanças já adoptado uma decisão no sentido de o prolongar para sete anos, alinhando-o com o período de reembolso fixado no empréstimo à Irlanda.

Já a redução da taxa de juro tem sido um assunto particularmente agitado pelo novo Governo irlandês. As estimativas apontam para que o empréstimo à Grécia tenha associado uma taxa de juro média de 5,5%, ao passo que o da Irlanda (acordado mais tarde, em condições de mercado mais tensas) rondará os 5,8%.

A petição grega deverá ser amanhã debatida na cimeira extraordinária que reúne os 17 líderes dos países do euro.

Na agenda estará ainda a situação de Portugal, dado o agravamento das taxas de juro subjacentes à dívida pública.
Cumpts.
Trisquel

por Elias » 12/7/2010 23:27

Ernâni Lopes defende corte de 15 ou 20% no salário dos funcionários públicos
12 Julho2010 | 19:57
Lusa

O antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes disse hoje que se estivesse no Governo em Portugal seguiria o exemplo irlandês e cortaria 15 ou 20% os salários dos funcionários públicos.
Numa intervenção nas jornadas parlamentares do PSD, que decorrem no Parlamento, entre hoje e terça feira, Ernâni Lopes considerou "quase absurda esta solução coxa de, na incapacidade de tocar na despesa pública, aumentar a receita".

"Para sugestão de ordem prática, eu apreciei muito a lógica irlandesa. E era o que eu faria se tivesse a responsabilidade de enfrentar a situação portuguesa", disse o actual presidente da Fundação Luso Espanhola.

Ernâni Lopes acrescentou que diminuiria, "seguramente, os vencimentos de funcionários públicos, incluindo os ministros", com "um corte na banda dos 15, 20, 30% -- 15% sem dúvida, 20% provavelmente".

"A cru. Sem explicar nada. Ou melhor, explicando que ou é assim ou não é. Não querem, então não se faz", prosseguiu o antigo ministro das Finanças do Governo do "Bloco Central".

Criticando que se tente "diminuir a despesa por via indirecta, com paninhos quentes", Ernâni Lopes apontou: "Olhem para as SCUT, nunca mais conseguem por as SCUT a pagar. Porque, primeiro, é o Zé que tem de ter isenção e não sei que mais. Ainda o Zé não tem e já o Manuel desata aos berros. O Zé e o Manuel estão ainda a gritar e vêm mais cinquenta... Ou seja, o resultado final é que só vai pagar quem for parvo".

"Cortar na despesa é inexorável", defendeu.

Re: Nem reagiram a esta também....

por rufa » 6/7/2010 10:31

rufa Escreveu:Roger Bootle, um dos economistas britânicos mais influentes, avisa que o próximo problema europeu pode chamar-se Itália.

"Fraco crescimento económico e uma montanha de dívida pública significa que as finanças públicas de Itália podem tornar-se numa bomba relógio prestes a explodir", lê-se numa nota da equipa da Capital Economics liderada por Roger Bootle, citada pela CNBC.

O economista frisa que depois da Grécia, Espanha e Portugal - que têm centrado em si os receios dos investidores -, Itália poderá tornar-se no próximo foco de tensão na crise de dívida soberana europeia, embora nesta fase esteja em melhor forma que os outros PIIGS.

A saída de Itália do euro também é uma possibilidade, avisa.

"Se a pressão dos mercados e um período prolongado de fraco crescimento levarem um ou mais Estados a entrar em incumprimento e a abandonar o euro, consideramos que o governo italiano poderá ser fortemente pressionado a fazer o mesmo", acrescenta.

O índice de referência na bolsa de Milão sobe hoje 2%, enquanto o risco de incumprimento do país, medido pelo preço dos ‘credit default swaps' sobre títulos da dívida a cinco anos, cai dois pontos base.

In Económico

Cumps.

As Silvio Berlusconi’s government calls for a vote of confidence over his unpopular €25 billion ($31.45 billion) austerity package, Roger Bootle and his team over at Capital Economics are questioning whether the country holds great danger for the euro zone.

Panoramic Images | Getty Images
Piazza Venezia, Rome, Italy
--------------------------------------------------------------------------------

“Perennially weak growth and a mountain of government debt mean that the Italian public finances are a potential time-bomb waiting to explode,” Bootle wrote in a research note.

With much of the focus until now on the likes of Greece, Spain and Portugal, Bootle said Italy could soon be front and center on the sovereign debt story.

“We think the size of the Government’s debts will eventually prompt the markets to turn their sights on Italy and a default is a distinct possibility," he wrote.

Bootle said if another euro zone member were forced into restructuring or default, Italy would find it difficult not to follow suit.

“If sustained pressure from the markets and a prolonged bout of sluggish growth prompted one or more of the peripheral euro-zone economies to default and leave the euro, we think that the Italian government could be under great pressure to do the same," he said.

Patrick Allen
CNBC Senior
News Editor
Italy is in a better position than other so-called PIIGS but not without its problems, he said.

“Italy’s budget deficit is small, household debt remains low and the banking system appears to be in relatively good shape," he added.

The Italian Debt Trap

“Since the 1970s, the Government has consistently lived beyond its means and public debt has risen to around 115 percent of GDP – broadly in line with the Greek ratio. And since joining the euro, Italy has steadily lost competitiveness," Bootle wrote. "We think that it might take a decade or more of stagnant or falling wages to restore full competitiveness.”

The only chance of Italy getting its debt-to-GDP ratio below 100 percent would be for it to run a budget surplus of 5 percent over 15 years.

“If doubts grow over whether the Government is willing or able to do this, Italy could fall into a so-called 'debt trap.' Under this scenario, rising borrowing costs lead the debt-to-GDP ratio to increase at an accelerating rate, leaving the Government with no choice but to default.”

“If the Government were to default on its debts and investors were forced to take a large haircut of say 50 percent, this would wipe out around 80 percent of Italian banks’ tier one capital at a stroke, causing domestic financial market meltdown," he said.

Bootle said foreign investors would face losses of around €400 billion.

“Uncertainty about exactly which banks were worst affected would almost certainly lead to the seizing up of interbank lending markets and could prompt another deep global recession,” he said.

All the more reason for the EU and ECB to do all it can to prevent such an outcome.

© 2010 CNBC.com

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

Nem reagiram a esta também....

por rufa » 6/7/2010 10:29

Roger Bootle, um dos economistas britânicos mais influentes, avisa que o próximo problema europeu pode chamar-se Itália.

"Fraco crescimento económico e uma montanha de dívida pública significa que as finanças públicas de Itália podem tornar-se numa bomba relógio prestes a explodir", lê-se numa nota da equipa da Capital Economics liderada por Roger Bootle, citada pela CNBC.

O economista frisa que depois da Grécia, Espanha e Portugal - que têm centrado em si os receios dos investidores -, Itália poderá tornar-se no próximo foco de tensão na crise de dívida soberana europeia, embora nesta fase esteja em melhor forma que os outros PIIGS.

A saída de Itália do euro também é uma possibilidade, avisa.

"Se a pressão dos mercados e um período prolongado de fraco crescimento levarem um ou mais Estados a entrar em incumprimento e a abandonar o euro, consideramos que o governo italiano poderá ser fortemente pressionado a fazer o mesmo", acrescenta.

O índice de referência na bolsa de Milão sobe hoje 2%, enquanto o risco de incumprimento do país, medido pelo preço dos ‘credit default swaps' sobre títulos da dívida a cinco anos, cai dois pontos base.

In Económico

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por Trisquel » 6/7/2010 8:28

Os mercados nem reagiram a esta notícia, será bom ou mau! :cry:

CDS dão "rating" seis níveis abaixo da S&P a Portugal
06 Julho2010 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 3 VotosTamanho

O risco da dívida de Portugal voltou a aumentar, no segundo trimestre. Apresentou a quarta maior subida a nível mundial, de acordo com dados da CMA Datavision.
O risco da dívida de Portugal voltou a aumentar, no segundo trimestre. Apresentou a quarta maior subida a nível mundial, de acordo com dados da CMA Datavision.

O risco da dívida de Portugal voltou a aumentar, no segundo trimestre. Apresentou a quarta maior subida a nível mundial, de acordo com dados da CMA Datavision, revelados ontem. Os "credit default swaps" (CDS) fixaram mesmo um novo recorde, sendo que ao nível actual conferem à República um "rating" substancialmente inferior ao atribuído pela Standard & Poor's (S&P).

A agência de notação financeira norte-americana, que é uma das maiores referências na avaliação do risco, desceu o "rating" de Portugal em dois níveis, de "A+" para "A-". Mas, considerando a evolução dos CDS, a classificação deveria ser bem menor. De acordo com a CMA Datavision, o "rating" implícito é de "BB-", ou seja, seis níveis abaixo do da S&P.

Dada a escalada dos CDS - instrumentos financeiros que permitem aos detentores de dívida protegerem-se perante um eventual incumprimento do emitente, neste caso do Estado português -, a notação implícita no risco da dívida de Portugal caiu. O "rating" degradou-se de "BBB+" para "BB-", um nível que é definido como "junk" nos mercados de capitais. Ou seja, é "lixo".

Os CDS de Portugal, a cinco anos, terminaram o segundo trimestre nos 330,6 pontos base, segundo a CMA Datavision. Mais do que duplicaram face aos primeiros três meses deste ano, sendo esta evolução negativa um reflexo dos crescentes receios dos investidores relativamente à capacidade dos países periféricos da Zona Euro em cumprirem com o pagamento das suas dívida.

Custo da dívida grega triplicou
As maiores subidas foram registadas nos CDS da Espanha e Bélgica, sendo que a foi a Grécia quem registou a maior escalada. O custo dos seguros da dívida quase triplicou, superando mesmo os 1.000 pontos no final de Junho. Com este registo, a Grécia, que entretanto recorreu ao fundo da UE e do FMI, tem agora a segunda dívida mais arriscada do mundo. As maiores subidas foram registadas nos CDS da Espanha e Bélgica, sendo que a foi a Grécia quem registou a maior escalada. O custo dos seguros da dívida quase triplicou, superando mesmo os 1.000 pontos no final de Junho. Com este registo, a Grécia, que entretanto recorreu ao fundo da UE e do FMI, tem agora a segunda dívida mais arriscada do mundo.

Pior que a Grécia, que subiu sete posições no "ranking" das mais arriscadas, só a Venezuela. No extremo oposto, ou seja, entre os países mais seguros, está a Noruega, seguida da Finlândia que mantêm a posição face ao primeiro trimestre. A completar o "top" estão agora os EUA. A descida dos CDS permitiu uma subida na classificação para terceiro.
Cumpts.
Trisquel

por Marco Martins » 6/7/2010 1:07

Elias Escreveu:Grécia corta em mais de 40% défice nacional

Luís Leitão
05/07/10 17:30
economico.pt

O ministro das Finanças grego revelou hoje que o objectivo estabelecido para os primeiros seis meses do ano foi cumprido.

As primeiras boas notícias começam a chegar da Grécia. Segundo George Papaconstantinou, ministro das finanças grego, o país "atingiu o seu objectivo" para os primeiros seis meses do ano.

O optimismo do governante está na redução de quase 42% do défice público de Janeiro a Junho. "O objectivo para este ano é reduzir o défice público em 40% e estamos a fazer melhor que isso", referiu Papaconstantinou à Bloomberg, referindo-se ainda ao défice de 4,9% do PIB da Grécia registado no primeiro semestre do ano.

De acordo com valores avançados pelo governo helénico, o saldo negativo do orçamento do Estado atingiu, em Junho, quase 1,91 mil milhões de euros, quando em igual período do ano passado situava-se nos 5,1 mil milhões de euros.

Para Papaconstantinou, este sucesso deveu-se à implementação de fortes medidas de austeridade, que foram marcadas por aumentos de impostos e cortes salariais no sector público.

Recorde-se que o governo grego comprometeu-se em reduzir, até ao final do ano, o défice público dos 14% alcançados em 2009 para 8,1%.

Pode ser que os mercados gostem da notícia... mas já deveriam ter começado a melhorar antes delas serem oficialmente conhecidas... o que é sinal que não terá grande impacto.... :(

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 5/7/2010 21:21

Grécia corta em mais de 40% défice nacional

Luís Leitão
05/07/10 17:30
economico.pt

O ministro das Finanças grego revelou hoje que o objectivo estabelecido para os primeiros seis meses do ano foi cumprido.

As primeiras boas notícias começam a chegar da Grécia. Segundo George Papaconstantinou, ministro das finanças grego, o país "atingiu o seu objectivo" para os primeiros seis meses do ano.

O optimismo do governante está na redução de quase 42% do défice público de Janeiro a Junho. "O objectivo para este ano é reduzir o défice público em 40% e estamos a fazer melhor que isso", referiu Papaconstantinou à Bloomberg, referindo-se ainda ao défice de 4,9% do PIB da Grécia registado no primeiro semestre do ano.

De acordo com valores avançados pelo governo helénico, o saldo negativo do orçamento do Estado atingiu, em Junho, quase 1,91 mil milhões de euros, quando em igual período do ano passado situava-se nos 5,1 mil milhões de euros.

Para Papaconstantinou, este sucesso deveu-se à implementação de fortes medidas de austeridade, que foram marcadas por aumentos de impostos e cortes salariais no sector público.

Recorde-se que o governo grego comprometeu-se em reduzir, até ao final do ano, o défice público dos 14% alcançados em 2009 para 8,1%.

por Trisquel » 15/6/2010 0:08

Rumores sobre Espanha agravam tensões na Zona Euro
A economia espanhola recebeu ontem mais uma facada na sua já debilitada imagem junto dos mercados financeiros. Segundo o jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung", Espanha estará prestes a recorrer ao mecanismo de ajuda europeu para evitar a bancarrota, numa operação que já terá até a bênção de Jean-Claude Trichet.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Romano
promano@negocios.pt

A economia espanhola recebeu ontem mais uma facada na sua já debilitada imagem junto dos mercados financeiros. Segundo o jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung", Espanha estará prestes a recorrer ao mecanismo de ajuda europeu para evitar a bancarrota, numa operação que já terá até a bênção de Jean-Claude Trichet.

A notícia, que repete a informação já veiculada na sexta-feira pelo "Financial Times Deutchland" - sem contudo citar quaisquer fontes oficiais -, avança que os parceiros europeus não acreditam no pacote de austeridade espanhol que foi recentemente apresentado. E querem já preparar terreno para uma eventual queda daquela que é a quarta maior economia da Zona Euro.
Cumpts.
Trisquel

por Marco Martins » 15/6/2010 0:03

Incerteza cresce na Bélgica após vitória dos separatistas Escreveu:14 de junho de 2010 • 14h08

Depois da vitória histórica dos nacionalistas conservadores flamengos (N-VA), o futuro da Bélgica como nação preocupa mais do que nunca.

A Nova Aliança Flamenga (N-VA) é partidária da independência de Flandres e para completar o país está em plena crise econômica e a menos de três semanas de assumir a Presidência rotatória da União Européia (UE).

(...)

http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... 94,00.html

Estes resultados não devem ajudar muito nem a uma estabilização do Euro nem a uma estabilização da dívida pública da Bélgica que já está quase nos 100%

Por tabela, os PIGS ficarão ainda mais pressionados...

Registado: 7/4/2007 17:13

por fatimafaria » 14/6/2010 22:40

Trisquel Escreveu:Moody"s corta "rating" da Grécia para "lixo"
A agência de notação financeira Moody"s anunciou um corte do "rating" da dívida pública grega em quatro níveis, para "lixo".

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A agência de notação financeira Moody's anunciou um corte do "rating" da dívida pública grega em quatro níveis, para "lixo".

A Moody's reduziu a classificação da dívida grega de 'A3' para 'Ba1', avança a Bloomberg. O “outlook” mantém-se estável.

Segundo a Reuters, a Moody’s justificou esta decisão com os riscos de execução do programa de resgate criado pela Zona Euro e pelo FMI.

O pacote de resgate “elimina, de facto, qualquer risco de curto prazo de um incumprimento motivado pela falta de liquidez, e incentiva a implementação de um conjunto de reformas estruturais credíveis e viáveis, que têm um grande potencial de estabilizar as exigências do serviço da dívida para níveis possíveis de serem geridos”, salienta a Moody’s, citada pela Reuters.

“No entanto, os riscos macroeconómicos e de implementação associados a este programa são substanciais e mais consistentes com um ‘rating’ Ba1”, acrescentou a agência de notação financeira.
Será que a seguir somos nós?

Registado: 2/5/2010 8:58

por Trisquel » 14/6/2010 18:43

Moody"s corta "rating" da Grécia para "lixo"
A agência de notação financeira Moody"s anunciou um corte do "rating" da dívida pública grega em quatro níveis, para "lixo".

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A agência de notação financeira Moody's anunciou um corte do "rating" da dívida pública grega em quatro níveis, para "lixo".

A Moody's reduziu a classificação da dívida grega de 'A3' para 'Ba1', avança a Bloomberg. O “outlook” mantém-se estável.

Segundo a Reuters, a Moody’s justificou esta decisão com os riscos de execução do programa de resgate criado pela Zona Euro e pelo FMI.

O pacote de resgate “elimina, de facto, qualquer risco de curto prazo de um incumprimento motivado pela falta de liquidez, e incentiva a implementação de um conjunto de reformas estruturais credíveis e viáveis, que têm um grande potencial de estabilizar as exigências do serviço da dívida para níveis possíveis de serem geridos”, salienta a Moody’s, citada pela Reuters.

“No entanto, os riscos macroeconómicos e de implementação associados a este programa são substanciais e mais consistentes com um ‘rating’ Ba1”, acrescentou a agência de notação financeira.
Cumpts.
Trisquel

por Açor3 » 16/3/2009 19:42

Diz Ram Charan
Recuperação da economia pode começar dentro de cinco meses
Ram Charan, apontado como o consultor mais influente do mundo, acredita que a recuperação económica pode começar dentro de cinco ou seis meses, logo que as medidas adoptadas pelas autoridades norte-americanas para recuperar o sistema financeiro comecem a produzir resultados.

Lucia Crespo
lcrespo@negocios.pt

Ram Charan, apontado como o consultor mais influente do mundo, acredita que a recuperação económica pode começar dentro de cinco ou seis meses, logo que as medidas adoptadas pelas autoridades norte-americanas para recuperar o sistema financeiro comecem a produzir resultados.

O consultor, orador convidado de uma conferência de imprensa organizada pelo Barclays e pela Jason Associates, mostrou-se optimista em relação às previsões do presidente da Reserva Federal norte-americana, Ben Bernanke, que apontam para o final da recessão em 2009 e o início da recuperação económica em 2010.

“Sim, eu acredito nestas previsões, desde que os bancos comecem a emprestar dinheiro entre si”, comentou Ram Charan, que discursava para uma plateia de 80 CEO portugueses no Palácio Sotto Mayor, em Lisboa.

De acordo com o consultor, o actual cenário de crise não vai mudar o paradigma económico. “O capitalismo está aí para ficar. Claro que haverá necessidade de alguns ajustamentos. Os reguladores têm de perceber para onde querem ir”, frisou.

Ram Charan pede maior pede maior transparência e “accountability” às agências de rating” que, segundo o consultor, têm falhado na avaliação dos riscos envolvidos nos designados activos tóxicos.

Ram Charan é apontado como o consultor mais influente do mundo, trabalhando para personalidades como, por exemplo, Jack Welsh.

JN
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Recolector » 7/3/2009 16:34

luiz22 Escreveu:06 Março 2009 19:33

Ligeira retoma no segundo semestre de 2010
Juncker diz que a crise económica é "absolutamente catastrófica"
O ministro luxemburguês das Finanças, Jean-Claude Juncker, declarou que a crise financeira global é "absolutamente catastrófica" para as economias da Europa e do resto do mundo.

Ninguém diz o contrário, mas aqui também temos que dar um certo desconto, pois uma das grandes "indústrias" do Luxemburgo é exactamente a financeira ... É natural que estejam mais preocupados que o comum dos países.
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por salvadorveiga » 7/3/2009 1:12

este e' capaz de ser o topico cujo titulo nao precisa de actualizaçao ha uma data de meses :mrgreen:

Registado: 12/3/2008 22:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Shimazaki_2, TTM62 e 212 visitantes