A Bolsa move-se ao contrário da minha cabeça!
Como diz Warren Buffet: «vender quando todos compram e comprar quando todos vendem» Será esta a uma das poucas leis que não falha na bolsa?
Agora vou ler um 1.º livro sobre análise técnica, «Análise Técnica: Tendências e formações de preços. de João Paulo Peixoto (editora vida económica) vamos lá a ver se começo a acertar mais???
Agora vou ler um 1.º livro sobre análise técnica, «Análise Técnica: Tendências e formações de preços. de João Paulo Peixoto (editora vida económica) vamos lá a ver se começo a acertar mais???
- Registado: 29/11/2007 10:07
Confesso que gosto que os price targets estejam sempre distantes bem para cima da cotação pois entro longo, de qualquer modo guio me principalmente é pela analise tecnica mas também dou atenção as noticias.
Creio que o valor que dás as noticias depende da tua postura na bolsa, no fundo o tipo de investidor que és.
Quando estou com demasiadas dúvidas, fico de fora e analiso como correu para que numa proxima vez possa ter melhor ideia do que pode acontecer.
Creio que o valor que dás as noticias depende da tua postura na bolsa, no fundo o tipo de investidor que és.
Quando estou com demasiadas dúvidas, fico de fora e analiso como correu para que numa proxima vez possa ter melhor ideia do que pode acontecer.
Vive uma vida de cada vez.
Eco Tretas Escreveu:Wakaru Escreveu:A mim acontece-me em... 100% dos negócios, pois é já começo a pensar que sou mágico mas só sei é perder.
Compro acções que descem 40% em poucos dias, vendo sempre nos mínimos. Ainda há 1 mês e poco comprei bcp a 0.73 .
Já estava farto das quedas vendi ontem a 0.60. Pimba agora tá a subir. E se por acaso tentar entrar agora já sei que amanhã vai para os 0.55 por isso é melhor estar quieto.
Qualquer dia começo a por aqui os meus trades para alguem fazer o contrário e ficar rico![]()
Foi tudo comprar antes de cairem abismalmente e vender quando finalmente começam a recuperar.
Não leste o thread do BCP, dos últimos dias? Vai lá ler outra vez, estava lá tudo, relatado como deve ser...
Fica descansado que <b>amanhã</b> não vão aos 0.55
Ecotretas
LOL sim amanhã de certeza que não baixa

Vive uma vida de cada vez.
mancargon Escreveu:Eu entrei o ano passado 16 de Setembro na SONAE a 0.965 quando todos os price targets pareciam indicar que pelo menos a acção chegaria aos 1.20.
Mancargon, aqui vai uma lista de price targets actualizada.
9 das 10 acções ditas com "maior potêncial" tem um aspecto técnico verdadeiramente deplorável!
- Anexos
-
- PT.gif (75.64 KiB) Visualizado 2244 vezes
mancargon Escreveu:Eu entrei o ano passado 16 de Setembro na SONAE a 0.965 quando todos os price targets pareciam indicar que pelo menos a acção chegaria aos 1.20. O que é que aconteceu, desde essa data que tem sido sempre a cair! O mesmo se passou com a Sonae.com que comprei a 2.06, enfim????
Deixar de olhar para os price targets que MUITO MAIS erram do que acertam. Constroi tu a tua previsão sobre o activo em questão, não invistas pelo que os outros dizem. Pelo menos quando perderes dinheiro podes olhar para trás, tentar analisar o que correu mal na tua previsão, se haviam indicadores que sugerissem o movimento da cotação, e tentares ser um melhor "analista". Se perderes porque os outros erraram no price target que deixaram, nada podes fazer se não por as culpas neles e continuares-te a guiar por previsões de terceiros.
Apenas vale a pena guiarmo-nos por previsões dos outros quando ouvimos as razões que as justificam e concordamos com elas ao ponto de se tornarem as nossas próprias previsões.
Pessoal
Nos mercados não há sorte ou azar.
Tentamos prever os movimentos destes através de um conjunto de ferramentas/mecanismos, quando isso falha há que assumir as perdas e seguir em frente.
Sinceramente não entendo aqueles que após terem falhado uma entrada insistem em agarrar-se ao papel num wishful thinking de que isto há-de subir.
Provávelmente até irá, num prazo de meses, e quantos negocios com mais valias se deixou de fazer nesse periodo em que se manteve o capital ali parado??
A bolsa portuguesa é das mais fáceis de negociar, sigam os gráficos e usem stops, o mercado tratará do resto.
Abraço
Nos mercados não há sorte ou azar.
Tentamos prever os movimentos destes através de um conjunto de ferramentas/mecanismos, quando isso falha há que assumir as perdas e seguir em frente.
Sinceramente não entendo aqueles que após terem falhado uma entrada insistem em agarrar-se ao papel num wishful thinking de que isto há-de subir.
Provávelmente até irá, num prazo de meses, e quantos negocios com mais valias se deixou de fazer nesse periodo em que se manteve o capital ali parado??
A bolsa portuguesa é das mais fáceis de negociar, sigam os gráficos e usem stops, o mercado tratará do resto.
Abraço
- Registado: 13/3/2010 12:01
PairOfJacks Escreveu:Experimenta não deixar as notícias influenciarem muito os teus trades. Olha antes para os gráficos. Nos gráficos já estão traduzidas as leituras de todos os investidores acerca do impacto das notícias e das perspectivas para a empresa (índice, whatever) em causa.
A ideia (pelo menos a minha) não é adivinhar o que vai acontecer no dia de amanhã... a ideia é conseguir ter percepção de como os mercados se estão a comportar num período, entrar nesse sentido, e sair quando se tornar obvio que os mercados se estão a mover no sentido oposto, ou quando ficar claro que entrar foi um erro.
De qualquer maneira, não há problema nenhum em estar de fora quando não se sabe bem qual é a tendência. É uma boa maneira de não perder dinheiro. Se estás com um problema de confiança sugiro-te alguns paper trades até começares a ver resultados. E mesmo aí não entres all-in porque confiança a mais também não é desejável.
Abraço e bons negócios
Excelente post, imho.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
mancargon Escreveu:Bom depois de uma subida histórica no IBEX35, com bancos a ganharem entre 6% e 8%, (segunda maior subida do ano) penso que o contágio, será maior ao mercado português! Também no que respeita ao meu titulo de eleição, a SONAE.SGPS espero que se aproxime dos 0.80 Espero assim um dia positivo! Logo o que vai acontecer:
- O IBEX tem uma correcção na ordem dos 2% e o Psi20 perderá 1,20%
- A Sonae descerá para 0.765.
Façam as vossas apostas
Ora nesse caso uma vez que o teu palpite final é que isto vai cair então o melhor é entrar longo (o pior é que isso vai contra a tendência principal).

Ou seja por outras palavras mais vale estar quietinho

Bom depois de uma subida histórica no IBEX35, com bancos a ganharem entre 6% e 8%, (segunda maior subida do ano) penso que o contágio, será maior ao mercado português! Também no que respeita ao meu titulo de eleição, a SONAE.SGPS espero que se aproxime dos 0.80 Espero assim um dia positivo! Logo o que vai acontecer:
Façam as vossas apostas
Façam as vossas apostas

mancargon Escreveu:Pois eu também estou a chegar a essa triste conclusão! Sempre que penso uma coisa, na bolsa, ela acontece ao contrário, então acho que vou passar a pensar defacto o contrário do que penso!
Quando estiver a pensar amanhã tudo indica que vai subir! Pelo que já sei que vai descer!
Já agora partilha aí o que achas que vai acontecer Segunda Feira?

Prometo que faço o contrário

Eu entrei o ano passado 16 de Setembro na SONAE a 0.965 quando todos os price targets pareciam indicar que pelo menos a acção chegaria aos 1.20. O que é que aconteceu, desde essa data que tem sido sempre a cair! O mesmo se passou com a Sonae.com que comprei a 2.06, enfim????
Complementar ao que escrevi em cima, há também outra teoria que explica a grande volatilidade dos mercados nos últimos tempos, e que também faz algum sentido (a conclusão é no entanto a mesma do meu post anterior):
"Analysts say retail investors, in particular, are still nervous about the market and economy, and are sitting on the sidelines. That leaves institutional investors as the main players in the stock market, which explains why volatility has been so high.
Institutional traders' "sense of long-term holding is in minutes," said Bob Tull, chief operating officer of Old Mutual Global Index Trackers. The quick trades and constant movement of professional money managers means stocks are bound to gyrate more than if there is a steady flow of cash from retail investors heading into the market."
fonte:
http://www.google.com/hostednews/ap/art ... QD9G95L500
"Analysts say retail investors, in particular, are still nervous about the market and economy, and are sitting on the sidelines. That leaves institutional investors as the main players in the stock market, which explains why volatility has been so high.
Institutional traders' "sense of long-term holding is in minutes," said Bob Tull, chief operating officer of Old Mutual Global Index Trackers. The quick trades and constant movement of professional money managers means stocks are bound to gyrate more than if there is a steady flow of cash from retail investors heading into the market."
fonte:
http://www.google.com/hostednews/ap/art ... QD9G95L500
Concordo com o cifvan isto parece mais é que há muito dinheiro a querer entrar e mal vêm qualquer notícia melhorzita entra tudo a correr.
Wakaru se para a semana o BCP estiver abaixo dos 0,60€ vais pensar ainda bem que vendi. Claro que daqui a 2, 3 anos até podes estar a ganhar mas como não sabes fizeste bem. Disciplina acima de tudo e agora há que esperar por melhores dias. Identifica-los (esses dias melhores) é que é o problema.
Wakaru se para a semana o BCP estiver abaixo dos 0,60€ vais pensar ainda bem que vendi. Claro que daqui a 2, 3 anos até podes estar a ganhar mas como não sabes fizeste bem. Disciplina acima de tudo e agora há que esperar por melhores dias. Identifica-los (esses dias melhores) é que é o problema.
Wakaru Escreveu:A mim acontece-me em... 100% dos negócios, pois é já começo a pensar que sou mágico mas só sei é perder.
Compro acções que descem 40% em poucos dias, vendo sempre nos mínimos. Ainda há 1 mês e poco comprei bcp a 0.73 .
Já estava farto das quedas vendi ontem a 0.60. Pimba agora tá a subir. E se por acaso tentar entrar agora já sei que amanhã vai para os 0.55 por isso é melhor estar quieto.
Qualquer dia começo a por aqui os meus trades para alguem fazer o contrário e ficar rico![]()
Foi tudo comprar antes de cairem abismalmente e vender quando finalmente começam a recuperar.
Não leste o thread do BCP, dos últimos dias? Vai lá ler outra vez, estava lá tudo, relatado como deve ser...
Fica descansado que <b>amanhã</b> não vão aos 0.55
Ecotretas
Editado pela última vez por Eco Tretas em 11/6/2010 16:50, num total de 1 vez.
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eu penso que não é nada assim tao esquisofrenico prever os mercados. Muito dificil sim, mas non sense, não.
Se fosse fácil prever os mercados estariamos todos ricos, ou na practica acabavam-se os mercados e as ineficiências dos mesmos.
Penso que há dois factores para esta volatilidade e acção contrária ao pensamento geral:
Há muito dinheiro fora dos mercados e com vontade de aprovetair uns rallies (sobretudo se a soma dos investidores medios estiver influenciada pelos últimos ralies e pelo que "pensam" que perderam)... e há algumas noticias que alavancaram esse sentimento:
como esta:
ontem: http://www.marketwatch.com/story/us-sto ... _news_stmp
e hoje de manha esta:
http://www.businessweek.com/news/2010-0 ... gains.html
no entanto, esta tarde saiu as noticias sobre o consumo no US.
http://economictimes.indiatimes.com/mar ... 038331.cms
Na minha humilde opinião, não vai dar coisa boa no arranque dos mercados na proxima 2ºfeira, se nada especial acontecer no fds. A ver vamos.
Se fosse fácil prever os mercados estariamos todos ricos, ou na practica acabavam-se os mercados e as ineficiências dos mesmos.
Penso que há dois factores para esta volatilidade e acção contrária ao pensamento geral:
Há muito dinheiro fora dos mercados e com vontade de aprovetair uns rallies (sobretudo se a soma dos investidores medios estiver influenciada pelos últimos ralies e pelo que "pensam" que perderam)... e há algumas noticias que alavancaram esse sentimento:
como esta:
ontem: http://www.marketwatch.com/story/us-sto ... _news_stmp
e hoje de manha esta:
http://www.businessweek.com/news/2010-0 ... gains.html
no entanto, esta tarde saiu as noticias sobre o consumo no US.
http://economictimes.indiatimes.com/mar ... 038331.cms
Na minha humilde opinião, não vai dar coisa boa no arranque dos mercados na proxima 2ºfeira, se nada especial acontecer no fds. A ver vamos.

O problema é que quando as notícias saem para o público em geral já foram previstas muito antes e incorporadas nas cotações pelo mercado. Já há muito tempo que a Espanha dava sinais de possível incumprimento e o IBEX já tinha sido bastante castigado. Quando as notícias saem, a não ser que sejam absolutamente novidade, tendem a já ter sido descontadas na cotação, daí que muitos prefiram olhar para os gráficos e investir segundo a Análise Técnica.
Já dizia o Dr. Braga de Matos: "Comprar no rumor, vender na notícia"
Já dizia o Dr. Braga de Matos: "Comprar no rumor, vender na notícia"
AlanTejano Escreveu:Wakaru Escreveu:A mim acontece-me em... 100% dos negócios, pois é já começo a pensar que sou mágico mas só sei é perder.
Excesso de alavancagem?
Alavancagem 0, tenho mesmo azar com o que escolho

A última foi em DRYS, grande compra a 5.4 "isto não pode descer mto mais", plof... Se vendo agora começa a subir.. se fico quieto vai descendo ate ao 0

Vá lá que só uso uma % mto reduzida do capital para estas brincadeiras
- Registado: 27/5/2010 11:11
Wakaru Escreveu:A mim acontece-me em... 100% dos negócios, pois é já começo a pensar que sou mágico mas só sei é perder.
Excesso de alavancagem?
I love this game!
A mim acontece-me em... 100% dos negócios, pois é já começo a pensar que sou mágico mas só sei é perder.
Qualquer dia começo a por aqui os meus trades para alguem fazer o contrário e ficar rico
Qualquer dia começo a por aqui os meus trades para alguem fazer o contrário e ficar rico

- Registado: 27/5/2010 11:11
mancargon Escreveu:Pois eu também estou a chegar a essa triste conclusão! Sempre que penso uma coisa, na bolsa, ela acontece ao contrário, então acho que vou passar a pensar defacto o contrário do que penso!
Quando estiver a pensar amanhã tudo indica que vai subir! Pelo que já sei que vai descer!
Não penses que será fácil, porque o teu psicológico tenderá a cometer erros nessa analise.
Julgas que estas a fazer ao contrário mas as vezes não.
Quem está ligado: