Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos de investimento- Obrigações- Dúvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PairOfJacks » 11/6/2010 19:26

No problem :)
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por psi-20 » 11/6/2010 19:14

Obrigado pair of jacks, não tinha visto.

Registado: 29/11/2007 12:15

por PairOfJacks » 11/6/2010 18:22

Citar, no canto superior direito do post que quiseres citar, ou em alternativa o botãozinho de "quote" acima da caixa onde escreves as mensagens.

Cumprimentos
PairOfJacks

por psi-20 » 11/6/2010 18:11

Muitissimo obrigado pela ajuda, já fiquei um pouco mais descansado. Da maneira que isto anda ultimamente já quase que se veêm as obrigações gregas (e portuguesas, espanholas, etc) como activos tóxicos.

Não tinha feito as contas, realmente assim não parece tão mau. Obrigado Pata-Hari. Acho que vou seguir o conselho e acompanhar de perto a evolução do fundo.

PairOfJacks, o resto do fundo parece-me mais conservador, porque apesar de investir em obrigações arriscadas não tem nenhuma posição de mais de 1,50% nas mesmas obrigações (com a excepção das gregas). O que me transmite(talvez erradamente) alguma confiança.

PdCarrico pensei que se deixassem de pagar o valor dessas obrigações ia todo à vida e o fundo perdia logo 5% de uma vez. assim realmente já olho para elas com maior segurança.

Um curioso... este é precisamente um desses fundos, a partir de 2007 deu um trambolhão de 25% ou mais, mas já conseguiu recuperar tudo e até já acima dos anteriores máximos... por isso é que eu estava receoso.

Muito obrigado pelo aconselhamento, como poderão facilmente perceber não sei fazer as citações como voces fizeram (é copiar e colar???) Por isso é que tive de responder de um modo pouco ortodoxo.

Re: Fundos de investimento- Obrigações- Dúvida

por Um curioso... » 11/6/2010 16:12

psi-20 Escreveu:Antes de mais peço desculpa se estiver a repetir um tópico, mas não encontrei nenhum relativamente a este tema pelo que decidi abrir um novo.

A minha dúvida é a seguinte, subscrevi há cerca de 3 anos um fundo que investe em Obrigações.

Por meados de 2007 teve uma queda muito forte na cotação (como quase tudo o resto). No último ano e meio o dito fundo até tem subido, mas com esta situação que se tem vivido nos mercados de dívida, decidi ir ao prospecto ver que activos fazem parte do fundo.

Fiquei um bocado apreensivo ao verificar que uma das maiores participações do fundo é em obrigações gregas, com um peso de 4,87% na carteira do fundo.

Títulos de Dívida Pública
HELLENIC REPUBLIC-6.25%-19.06.2020-------------4.87%

Agora não sei se devo ou não resgatar o fundo, por um lado até tem tido um bom desempenho no ultimo ano, mas por outro lado tenho um pouco de medo das obrigações gregas, não sei qual é a probabilidade de uma perda de valor total dessas obrigações especificas.

Se alguem pudesse dar algum conselho dava bastante jeito.

Obrigado desde já.

O valor da UP actual já tem em consideração a composição da carteira, incluindo as obrigações gregas.
Deverás verificar qual é percentagem que o fundo tem, em obrigações de taxa fixa e indexada.
Um excesso de ob. de taxa fixa não me parece prudente, numa altura em que as taxas estão a subir e as taxas de referência se encontram em mínimos históricos.
Infelizmente o mercado de Obrigações na Euronext Lisboa, pura e simplesmente não tem liquidez para os pequenos investidores. Quase só há transações de grandes lotes, quase sempre feitas por institucionais. Esta situação torna inviável a posse por pequenos investidores de obrigações individuais.
Resta o recurso aos F. Investimento, que muitas vezes são impingidos aos clientes nos balcões de retalho bancário.
Tenham em atenção que mesmo as obrigações Têm risco. Alguns Fundos de Obrigações cairam 30/40% nos últimos 3 anos.
É um risco demasiado grande, para uma expectativa de rentabilidade insignificante...

Registado: 29/11/2007 14:04

Re: Fundos de investimento- Obrigações- Dúvida

por pdcarrico » 11/6/2010 15:48

psi-20 Escreveu:Fiquei um bocado apreensivo ao verificar que uma das maiores participações do fundo é em obrigações gregas, com um peso de 4,87% na carteira do fundo.

Agora não sei se devo ou não resgatar o fundo, por um lado até tem tido um bom desempenho no ultimo ano, mas por outro lado tenho um pouco de medo das obrigações gregas, não sei qual é a probabilidade de uma perda de valor total dessas obrigações especificas.

Obrigado desde já.

Em primeiro lugar, parabéns! Toda a gente devia ler com cuidado a composição do fundo para se saber a rigor no que se investe.

Quanto às obrigações. A taxa de cupão é de 6,25% e a emissão deve ser a 10 anos, ou seja provavelmente devem ter sido emitidas há pouco tempo e a taxa real de juro deverá ser próxima à taxa de cupão.

Ou seja por um lado há risco de incumprimento, por outro lado o preço de aquisição pelo fundo já incorporará esse risco ... por alguma razão dá 6,25% e não 3% que daria a equivalente Alemã.

Se houver incumprimento não significa a extinção da dívida, pode antes significar reescalonamento, renegociação, etc... sendo a consequência possível a perda de valor parcial dos títulos de dívida, o que não seria o fim do mundo para o fundo.

Registado: 29/11/2007 11:42

por PairOfJacks » 11/6/2010 14:33

Exacto, eu não sou expert mas subscrevo. 5% de exposição não será de todo preocupante, tens que ver é a composição dos restantes 95.5% e ver se é conservadora o suficiente para o teu perfil. Se forem só 5% alocados para investimentos com um risco 'superior' pode perfeitamente continuar a ser um fundo de risco bastante moderado.

Abraço
PairOfJacks

por Pata-Hari » 11/6/2010 12:13

Não me parece que 5% em obrigações gregas seja um drama per si. Se cairem em preço 50%, o fundo perde 2.5%. Per si, não é dramático. Mais grave será via impacto que um default da grécia pode ter no mercado em geral.

Ou seja, acho que deves ir acompanhando o mercado e a evolução do fundo e tomar a decisão "agregada" e não com base numa posição.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Fundos de investimento- Obrigações- Dúvida

por psi-20 » 11/6/2010 11:29

Antes de mais peço desculpa se estiver a repetir um tópico, mas não encontrei nenhum relativamente a este tema pelo que decidi abrir um novo.

A minha dúvida é a seguinte, subscrevi há cerca de 3 anos um fundo que investe em Obrigações.

Por meados de 2007 teve uma queda muito forte na cotação (como quase tudo o resto). No último ano e meio o dito fundo até tem subido, mas com esta situação que se tem vivido nos mercados de dívida, decidi ir ao prospecto ver que activos fazem parte do fundo.

Fiquei um bocado apreensivo ao verificar que uma das maiores participações do fundo é em obrigações gregas, com um peso de 4,87% na carteira do fundo.

Obrigado desde já.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Crissssx, Gioes, Luzemburg, marketisnotefficient, navaldoc, PXYC, VALHALLA e 147 visitantes