Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: edpr

por Elias » 11/6/2010 13:16

anas Escreveu:resina, sera que os curtos nao estao ja a fecharem as posiçoes visto a subida de hoje?eu entrei nela porque acredito que esta acçao e uma acçao para estar dentro neste momento visto o preço a que cota para mim atençao para mim esta a um preço aptecivel.nao esquecer o derrame nos EUA da bp que e um desastre,o que pode ser benefico para a edpr que esta presente nos EUA visto que este estado esta empenhado em apostar na renovaveis e com este desastre podem vir a apostar ainda mais.

anas, as tuas palavras sugeriam que estavas a posicionar-te para o longo prazo, mas o facto de teres decidido vender pouco depois com uma subida de 3% leva-me a perguntar-te se deixaste de acreditar na acção (numa óptica de longo prazo), que era a tua linha de raciocínio.

Registado: 5/11/2002 12:21

por canguru » 11/6/2010 11:21

anas Escreveu:noticia do japao que pode entrar em colapso vai de certeza fazer mossa nos mercados se nao for hoje e segunda

Vai?
De certeza?
Saiu a notícia e os mercados continuam verdes.
Porque razão é que os mercados só iriam descontar essa notícia na 2ª?

Registado: 6/4/2008 22:41

edpr

por anas » 11/6/2010 11:06

com pena minha mas sai fora neste momento a 4,512 com uma jeitosa mais valia porquÊ,noticia do japao que pode entrar em colapso vai de certeza fazer mossa nos mercados se nao for hoje e segunda,mas tambem porque aproveitei esta subida de hoje de 3 por cento para vender e hoje ou segunda entrar mais abaixo.

Registado: 29/2/2004 22:20

edpr

por anas » 11/6/2010 10:32

resina, sera que os curtos nao estao ja a fecharem as posiçoes visto a subida de hoje?eu entrei nela porque acredito que esta acçao e uma acçao para estar dentro neste momento visto o preço a que cota para mim atençao para mim esta a um preço aptecivel.nao esquecer o derrame nos EUA da bp que e um desastre,o que pode ser benefico para a edpr que esta presente nos EUA visto que este estado esta empenhado em apostar na renovaveis e com este desastre podem vir a apostar ainda mais.

por Resina » 11/6/2010 10:24

anas Escreveu:para mim o sinal de inversao foi na quarta feira quando fez o minimo do ano 4,29,desde ai o comportameto desta acçao tem me agradado por isso entrei ontem nesta menina nos 4,355.nao esquecer que ontem foi a que subiu menos no psi20 mas com bom volume,como hoje tambem para a hora esta com volume jeitoso e com uma subida mais jeitosa ainda. :wink:

O problema desta é ter tantas posições curtas e também desde que entrou em bolsa ter um historial muito bear... Este titulo por muito que não queiramos há-de ser sempre o refugio dos curtos...
O unico ponto forte será no dia em que os curtos fecharem essas posições, serão dias de subidas... Até lá...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

edpr

por anas » 11/6/2010 10:15

para mim o sinal de inversao foi na quarta feira quando fez o minimo do ano 4,29,desde ai o comportameto desta acçao tem me agradado por isso entrei ontem nesta menina nos 4,355.nao esquecer que ontem foi a que subiu menos no psi20 mas com bom volume,como hoje tambem para a hora esta com volume jeitoso e com uma subida mais jeitosa ainda. :wink:

por Elias » 10/6/2010 19:15

Sai um gráfico actualizado.

Não há sinais de inversão à vista...
Anexos
edpr2.PNG
edpr2.PNG (22.37 KiB) Visualizado 8665 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por José_P. » 10/6/2010 17:18

anas Escreveu:subida timida,mas gostei do volume quase dois milhoes acçoes negociadas. :wink: comentarios a esta menina.

decepcionante comportamento num dia em que o índice subiu 2,66%.

Até a haver alguma coisa especial com a edpr e a mudança do paradigma do seu futuro, esta cotada só começa a travar a partir dos 3.5.

Registado: 25/5/2008 17:50

edpr

por anas » 10/6/2010 16:49

subida timida,mas gostei do volume quase dois milhoes acçoes negociadas. :wink: comentarios a esta menina.

por Eco Tretas » 9/6/2010 12:00

aleixon Escreveu:desenvolvi um modelo de optimização de capacidade instalada baseado no sobrequipamento dos PEs que resultou no meu tema de tese, mas não era disso que estavamos a falar. O que estavamos a falar era da desactivação/remoção dos aerogeradores ou substituição por outros de potência mais elevada.

1A
NA

Boa! Muito haveria a dizer sobre isto. Quando me referia à desactivação/remoção, referia-me a evitar situações como as da primeira vaga de eólicas, que estão abandonadas, com o impacto paisagístico resultante. Um bom artigo está aqui: http://www.americanthinker.com/2010/02/wind_energys_ghosts_1.html

Quanto ao aço para a sucata, não tenho os números. Mas não será isso que está em causa, até porque num sentido irónico, alguém se calhar até dava dinheiro pelos resíduos radioactivos de uma central nuclear, para depois os espalhar por aí. Deve ser feito o custo total, incluindo o que os ecologistas muito gostam de contabilizar: a pegada de carbono.

Mas creio que és um bom interlocutor. Posso saber se a tese está disponível? Se fôr privada e entenderes que ma podes enviar, o meu email está no canto superior esquerdo do meu blog.

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por aleixon » 9/6/2010 11:48

Eco Tretas Escreveu:
aleixon Escreveu:Relativamente à questão da desactivação dos PEs, o que se prevê na avaliação do projecto é que ainda sobre algum dinheiro na venda das toneladas de aço de cada torre. Adianto ainda que já existem projectos de substituição, ou seja, retirar aerogeradores de potência mais baixa para substituir por outros de potências mais elevadas.

Cumprimentos,
NA

Creio que te referes ao sobrequipamento. Esta temática coloca uma série de aspectos em cima da mesa, alguns dos quais refiro em:

http://ecotretas.blogspot.com/2010/05/sobrequipamento.html

Ecotretas

desenvolvi um modelo de optimização de capacidade instalada baseado no sobrequipamento dos PEs que resultou no meu tema de tese, mas não era disso que estavamos a falar. O que estavamos a falar era da desactivação/remoção dos aerogeradores ou substituição por outros de potência mais elevada.

1A
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

por Eco Tretas » 9/6/2010 11:36

basapistas Escreveu:O futuro reside nas energias renováveis... simplesmente em época de aperto... são esquecidas.. pois o petroleo mantem em baixa.... pois quando esta má fase for ultrapassada.. aí é que vamos ter a EDPR a subir....

Já agora, eu não sou contra as eólicas, por definição. Sou é contra a tarifa feed-in, que não tem racionalidade económica.

Ecotretas

por Eco Tretas » 9/6/2010 11:35

aleixon Escreveu:Relativamente à questão da desactivação dos PEs, o que se prevê na avaliação do projecto é que ainda sobre algum dinheiro na venda das toneladas de aço de cada torre. Adianto ainda que já existem projectos de substituição, ou seja, retirar aerogeradores de potência mais baixa para substituir por outros de potências mais elevadas.

Cumprimentos,
NA

Creio que te referes ao sobrequipamento. Esta temática coloca uma série de aspectos em cima da mesa, alguns dos quais refiro em:

http://ecotretas.blogspot.com/2010/05/sobrequipamento.html

Ecotretas

por canguru » 9/6/2010 11:32

basapistas Escreveu:O futuro reside nas energias renováveis... simplesmente em época de aperto... são esquecidas.. pois o petroleo mantem em baixa.... pois quando esta má fase for ultrapassada.. aí é que vamos ter a EDPR a subir....

Em 2000 o futuro também residia na internet, como actualmente se comprova. Apesar disso nada impediu uma queda violentíssima dessas empresas cotadas em bolsa, fruto de expectativas desmedidas.

Registado: 6/4/2008 22:41

por aleixon » 9/6/2010 11:18

Eco Tretas Escreveu:
JLMF Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Qualquer dia vamos ter que pagar o custo de desmontá-las, como acontece com as centrais nucleares...

Ecotretas

É comparável, o custo de desmontagem de um campo de eólicas ou mesmo de todas as existentes no país e o de uma só central nuclear, hipotéticamente com um único reactor?

Pelas tuas palavras seria levado a crer que sim, mas depois de verificar creio que é uma comparação absurdamente demagógica.

Eu não disse quanto custava, nem sei!
Agora, o custo existirá, e será bem menos, como dizes. Mas também custou muito menos montá-las!

Ecotretas

Estou a estranhar os comentários do Ecotretas pois normalmente não são do estilo "bitaites". Certamente terá sido alguma distração até porque acho que normalmehte fala do que sabe.

Relativamente à questão da desactivação dos PEs, o que se prevê na avaliação do projecto é que ainda sobre algum dinheiro na venda das toneladas de aço de cada torre. Adianto ainda que já existem projectos de substituição, ou seja, retirar aerogeradores de potência mais baixa para substituir por outros de potências mais elevadas.

Cumprimentos,
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

por basapistas » 9/6/2010 10:20

O futuro reside nas energias renováveis... simplesmente em época de aperto... são esquecidas.. pois o petroleo mantem em baixa.... pois quando esta má fase for ultrapassada.. aí é que vamos ter a EDPR a subir....

Registado: 23/11/2009 23:47

por Eco Tretas » 8/6/2010 22:04

JLMF Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Qualquer dia vamos ter que pagar o custo de desmontá-las, como acontece com as centrais nucleares...

Ecotretas

É comparável, o custo de desmontagem de um campo de eólicas ou mesmo de todas as existentes no país e o de uma só central nuclear, hipotéticamente com um único reactor?

Pelas tuas palavras seria levado a crer que sim, mas depois de verificar creio que é uma comparação absurdamente demagógica.

Eu não disse quanto custava, nem sei!
Agora, o custo existirá, e será bem menos, como dizes. Mas também custou muito menos montá-las!

Ecotretas

por José_P. » 8/6/2010 19:01

Ela andou por volta dos 3.5€ em 2008. Há-de haver alguem que a segure por aí, se não houver noticias catrastóficas e se a coisa não descambar de vez.

Penso que será um bom suporte, se em especial, se aliar a um momento interessante de perspectivas economicas para o medio/longo prazo.

Ou seja lá para outubro/novembro deste ano, logo veremos, haverá um bom timing para voltar à bolsa, se até la o país não tiver falido. Eu sou daqueles que acredito que o euro há-de recuperar e que a confiança nas economias europeias também, até porque apesar de todas as criticas todos os países europeus reagiram mais rapido e mais drasticamente, na proporção do problema, que os EUA fizeram em 2008.

E por isso, há uma boa dose de probabilidade de quando a confiança voltar ao euro e ás economias europeias, o suporte por volta dos 3.5 funcione, e alavanque a partir daí algum crescimento. Seja como for é muitos ses, e o melhor e esperar para ver.

A principal ameaça será a mudança do paradigma das eolicas e dos grandes players internacionais... então aí seria catrastrofico. Estou em querer que a EDP há-de se agarrar às Eolicas de alguma forma, mas estou curioso para ver o plano estratégico deles em acção nos proximos 5 anos.

por jlmf » 8/6/2010 18:41

Ecotretas

Registado: 29/11/2007 4:15

por jlmf » 8/6/2010 18:35

civfan Escreveu:ta bem tá... que comprem eles!

esta acção é capaz de ser interessante lá para os 3.5€, e numa altura que surja algo de "fundamental" para a edpr... por agora, é só risco... ninguém faz ideia do que será o futuro das eolicas, especialmente agora!

Os chineses já se meteram no negócio das eolicas?

Que seja, lá para os 3.50€, mas porquê? Porque não 2.50€ ou 4.50€?

por Eco Tretas » 8/6/2010 18:02

Qualquer dia vamos ter que pagar o custo de desmontá-las, como acontece com as centrais nucleares...

Ecotretas

por José_P. » 8/6/2010 18:01

ta bem tá... que comprem eles!

esta acção é capaz de ser interessante lá para os 3.5€, e numa altura que surja algo de "fundamental" para a edpr... por agora, é só risco... ninguém faz ideia do que será o futuro das eolicas, especialmente agora!

Os chineses já se meteram no negócio das eolicas?

por jlmf » 8/6/2010 17:51

País já exportou mais electricidade este ano que em 2009
Portugal conseguiu pela primeira vez nos últimos anos alcançar um saldo positivo entre a importação e a exportação de energia eléctrica. Entre Janeiro e Maio deste ano o País já exportou mais electricidade que em todo o ano de 2009.

João Andrade Costa
jcosta@negocios.pt

Portugal conseguiu pela primeira vez nos últimos anos alcançar um saldo positivo entre a importação e a exportação de energia eléctrica. Entre Janeiro e Maio deste ano o País já exportou mais electricidade que em todo o ano de 2009.

Segundo dados divulgados pela Rede Eléctrica Nacional (REN), nos primeiros cinco meses do ano Portugal já exportou 982 gigawatts, enquanto o balanço das importações se saldou nos 946 gigawatts.

Face ao mesmo período de 2009, as importações de electricidade caíram 61%, enquanto a produção interna aumentou 222%.

A sustentar este crescimento, revela a REN através de um comunicado, está sobretudo a produção de energia eléctrica através fontes renováveis, que representam 70% da produção eléctrica total.

De recordar que, pelo menos desde 2006, esta é a primeira vez que Portugal consegue ter um saldo positivo na balança comercial de energia.

Nos últimos quatro anos, 2008 foi o ano em que o País menos consumiu electricidade produzida dentro de portas. No total foram importados 9.479 gigawatts e apenas 40 gigawatts foram produzidos em Portugal.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=429359

por jlmf » 8/6/2010 17:15

Análise
Renováveis com ‘upside' de 50%, diz Societe Generale
Rui Barroso
08/06/10 16:50

As acções da Renováveis desceram 34% desde o início do ano.

Os analistas do Societe Generale reiteraram a recomendação de "comprar" para a EDP Renováveis.

O Societe Generale continua a ter confiança nos títulos da EDP Renováveis, apesar da descida de 34% que os títulos já apresentam este ano. Os analistas do banco francês consideram que o "nível de aversão ao risco implícito no preço actual das acções, particularmente o rácio do ‘price to book value' [preço face ao valor contabilístico] de 0,8 aparenta ser excessivo, especialmente porque o consenso das estimativas para os lucros de 2010 não foram alteradas".

As acções da EDP Renováveis são as quartas que mais descem este ano no PSI 20. A penalizar os títulos esteve, segundo o Societe Generale, "as preocupações sobre como as medidas para apoiar o desenvolvimento de energias renováveis poderia ser sustentável devido à crise de dívida soberana que consome alguns países europeus, particularmente Portugal".

Apesar disto, o banco reiterou a recomendação de "comprar" e o preço-alvo de 6,60 euros, 50% acima da cotação actual. Manteve ainda as estimativas para os resultados da empresa. "Para além da eliminação dos receios que rodeiam os problemas financeiros na Península Ibérica, o principal catalisador para a acção é um renovado interesse na energia eólica por parte dos produtores norte-americanos", referem os analistas.

Os títulos da EDP Renováveis fecharam a descer 2,9% para os 4,36 euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/renov ... 91683.html

por SDIASA » 5/6/2010 20:51

Gráficos.
Anexos
edprlong.png
edprlong.png (25.51 KiB) Visualizado 7550 vezes
edpr.png
edpr.png (26.13 KiB) Visualizado 7537 vezes
Bons negócios.

Sérgio Dias.

Registado: 12/7/2007 14:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, Jonas74, LionHeart, m-m, Manchini888, MR32, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PiFer, PMP69, trilhos2006 e 528 visitantes