Alunos com mais de 15 anos podem passar de 8º para 10º ano
Por acaso sabem em que é que a ministra se baseou para lançar esta medida?
Será que consultou os professores e pais e levou em conta as suas opiniões?
O problema destas medidas é que depois de estarem em prática, durante um certo tempo, deviam voltar a ser analizadas, e estudados os impactos que tiveram na população estudantil e na própria sociedade. Caso esse impacto não seja positivo haver a coragem de acabar com elas e se reconhecer que não resultou.
Será que consultou os professores e pais e levou em conta as suas opiniões?
O problema destas medidas é que depois de estarem em prática, durante um certo tempo, deviam voltar a ser analizadas, e estudados os impactos que tiveram na população estudantil e na própria sociedade. Caso esse impacto não seja positivo haver a coragem de acabar com elas e se reconhecer que não resultou.
- Registado: 2/5/2010 8:58
mais_um Escreveu:O que é que isto tem a ver com o topico? nada!
Uma acusação gratuita a todos os encarregados de educação, os problemas do nosso sistema de ensino são muito faceis de resolver, é só ir ao bolso dos mesmos e ficamos com os problemas todos resolvidos!
Grande parte da responsabilidade do que se passa está nos encarregados de educação.
Se os paizinhos pagassem uma multa pelos casos graves (suspenções e expulsões), tenho a certeza que a coisa melhorava.
Como o tema era o facilitismo ou não do sistema e o artista achou por bem misturar os encarregados de educação com o tema, dei 2 exemplos de falta de rigor e exigência em que eu, como EE não posso fazer nada para evitar, lamento mas não faço leis, não sou director da escola.
São duas situações que me revoltam, a 1ª porque a professora decidiu fazer ponte os 2 fins-de-semana (quando fez o 1º e unico teste do 3º periodo avisou os alunos da situação, mas eu não acreditei no meu filho, pensei que ele tinha percebido mal), aqui já não há problema de exigência. Os miudos até já sabem que não fazem mais nenhum teste até ao fim do ano, ou seja, mais de metade da materia do 3º periodo não é avaliado a aquisição de conhecimentos, mas isso é importante para quê? para quê fazer testes? Então a falta de exigência e facilitismo é culpa minha (o EE)? ou é culpa da prof que decidiu baldar-se?
Acho ridiculo que resumas o trabalho de uma professora, em termos de avaliação aos testes que ela faz ou não. Aliás, ela nem é obrigada a fazer qualquer teste que eu saiba, nem existe nenhum número de testes estipulados por periodo.
O teste é mais um elemento de avaliação e, não é o 6º ou 7º teste que vai alterar o que o professor avaliou durante um ano inteiro. Aliás, por algum motivo é que se diz que "a avaliação é contínua". Querem avaliar por testes? É simples, mudem essa avaliação para "a avaliação é por 2 testes em cada período".
Estou a ver que para ti, um prof que faz 6 testes da treta tirados do final de capítulo de um livro é mais exigente que um que faz 5 testes... um "avalia" tudo e o outro não avalia (como se um professor não estivesse na aula e não consiga ver quem está a aprender, quem estudou e quem não quer sequer entender após um ano inteiro a trabalhar com o aluno).
O caso de falta de exigencia e facilitismo já está mais que debatido. Que moral tem um professor para ensinar o que quer que seja e dar negativas aos alunos quando a seguir vem um ministério com exames em que os seus "8" tiram "15" e que os seus "10" tiram "18"?
Lembro-me de achar o meu exame de 12º ano vergonhoso. Um exame de 2h que fiz em menos de 1h com as perguntas quase todas directas. Apenas uma demonstração simples para fazer.
Vi os dos ultimos anos e esses até me meteram pena.
Como dizia o meu prof de matemática na altura "Tenho de mudar o meu sistema... Na minha vida dei 4 notas "20". Há 10 anos eu "dava" 14 e o aluno tinha em exame 14. Agora dou 14 e o aluno tira 19. Que moral tenho eu para prejudicar os meus alunos agora exigindo-lhes o mesmo? Se o ministério acha que eles são de "19", tenho de os ensinar para esse "19".
A culpa é do professor?
O aluno porta-se mal na aula. O professor não pode por na rua. Tem de fazer uma ficha para o aluno (ou arranjar-lhe uma tarefa) e mandá-lo para a sala de estudo. Depois o professor tem de verificar se o trabalho foi feito. O aluno não fez? paciência, também não é punido por isso. Depois ainda propor o coitadinho do mal comportado para "apoio pedagógico" e fazer um "plano de recuperação personalizado" para a bestinha mal comportada.
A culpa é do professor?
O professor comunica ao Director de Turma que um aluno está com problemas disciplinares. O director de turma chama o EE. O EE diz que não pode porque está a trabalhar. A DT, marca uma hora, FORA do seu horario (e portanto não remunerada), para receber o paizinho. O paizinho, se aparecer, deita as culpas da indisciplina para a Escola. Ele está a trabalhar! A criança está na Escola! A Escola é que tem de educar o filho. Ainda critica a DT por fazê-lo perder tempo. Aproveita e chama incompetente à professora que não consegue ter pulso no rapaz. Ele em casa até é um santinho! O rapaz tem problemas de disciplina e tem más notas?! A culpa é do professor que não o consegue cativar. É um incompetente e devia ser despedido.
A culpa é do professor?
O professor chega à sua nova turma. Tem na turma dois gémeos surdos-mudos. É a "integração", afinal de contas todos diferentes, todos iguais. A professora está a dar a matéria (a falar) e os surdos-mudos sem entenderem nada. A professora tenta com que eles entendam e põem-se a fazer com as mão a forma de um vulcão e a "fingir" que saem "explosões" do vulcão. Entretanto os outros ficam a olhar (e uns a rir), parados. O que demoraria 2min com uma "turma" demora 1h porque foi dada uma turma "especial".
A culpa é do professor?
O professor foi agredido por um aluno. Queixa-se na Escola. Tem de preencher uma data de papéis na escola. Convocam-se 11 professores + EE + Representante dos alunos. O aluno acaba, so fim de 4h de reunião e com os maiores protestos dos paizinhos que culpam o professor, por ser suspenso um dia. O pai chega junto ao prof e diz-lhe que lhe parte as fuças. O aluno volta um dia depois da suspensão e continua na mesma. Entretanto a DRE manda um pedido de esclarecimento. O professor tem de realizar um relatório. A DRE manda um dos seus inpectores verificar os ultimos anos do professor (que nada estão relacionados com o caso) e entrevista os alunos para ver "se a culpa foi do professor" - que, de repente, passou de vitima a infractor.
A culpa é do professor?
O professor chumba metade da turma porque são burros. Tem muitos chumbos. A sua média está abaixo da média da disciplina. Os alunos ameaçam o professor - a nota deles é baixa porque o professor é incompetente (independentemente de já dar aulas há mais de 30 anos e ter sido regente de 3 disciplinas na faculdade). Tem a Inspecção à porta a querer saber o motivo de tanto insucesso. O professor tem de ser o culpado do insucesso. É avaliado por inspectores que têm menos formação que ele. O professor que quis ensinar "lixa-se". O professor ao lado ri-se: disse aos alunos de onde ia tirar o teste e teve muito sucesso. Os alunos não sabem nada, mas os paizinhos estão felizes e o ministério também.
Queres que continue?
É que estes são só os "aspectos tipicos" que levaram à degradação da escola pública (nem vou entrar pelos brilhantes novos programas)
O caso da prof de português é interessante, faz um teste , passam 2 ou 3 semanas não entrega o teste, fica doente (mas anda a passear na rua, meios pequenos é que dá, sabe-se tudo) e resultado da historia, os miudos só fazem um teste e não sabem a nota, o que não deixa de ser caricato, acabam o 3º periodo assim.
Sabes porque está de baixa? Sabes que só pode estar fora de casa se o médico autorizar? Sabes que tipo de doença tem? Ou és mais médico que o médico que lhe passou a baixa?
Estás desconfiado? Tens remédio: queixa-te.
Também não me lembro de ver como pré-requisito de um teste "entregar até ao fim da semana". Se quiser, nem entrega. É um elemento de avaliação. Tive uma professora que só entregava no fim do ano e não foi por isso que foi pior professora. Aliás, das professoras que tive, foi sempre a mais exigente e nunca teve um aluno a queixar-se de "quando é que entrega o teste?".
Como o tema do topico era o facilitismo e falta de rigor, derivado aos politicos e o artista juntou como unicos responsaveis de todos os males, os EE e o respectivo "bolso", achei por bem dar-lhe 2 exemplos do facilitismo e falta de exigência em que os EE não tem culpa(por acaso não me ocorre nenhum em que os EE possam ser os culpados, não fazem leis, não fazem testes, não os corrigem....mas mesmo assim há quem considere que a culpa é unicamente dos ditos cujos (os EE))
Muito maus exemplos, por acaso...
Deixa completar a tua frase, que ficou a meio:
Os EE nao fazem leis, mas influenciam as políticas, nao fazem testes, mas acham que sabem mais que os professores que os redigiram, nao corrigem, mas "sabem" quando devem ser entregues, não educam, nao querem que os filhos chumbem, nao respeitam os professores e largam todos os dias os filhos nos depositório de crianças para que os outros eduquem. Eles fizeram os filhos, os outros que tratem do resto.
Percebeste agora os meus "complexos"?
Sim, falas por desconhecimento.
Faz o seguinte, vais ao comentario do Artista sobre os EE e substitui por professores, de modo a dar o mesmo sentido mas em que os unicos culpados neste caso são os prof, que resolve-se indo ao bolso deles!
Tu como professor considerarias perfeitamente normal e não farias qualquer comentário, presumo eu....ou será que não vinhas dizer que o gajo que escreveu aquilo tinha "complexos"?
Acho muito bem que se vá ao bolso de professores realmente incompetentes, assim como aos pais incompetentes. Se não querem educar os filhos, não os tenham. Se os têm, ensinem-nos a viver em sociedade.
- Registado: 15/4/2008 14:12
majomo Escreveu:mais_um Escreveu:...
Compreendo o teu ponto de vista, como referi és professor e não consegues "despir" a farda que vestes, é normal, quem faz parte da corporação protege os seus, é assim com os médicos, é assim com os policias, é assim com muitas outras profissões, infelizmente não és diferente....
Infelizmente, se há alguém que nestas questões de educação não consegue despir a farda, essa pessoa és tu... sempre que há qualquer discussão que envolva educação, rapidamente vens com as tuas insinuações contra os professores...
O que tem a ver as faltas dos professores dos teus filhos com esta discussão?!
E já agora, porque não pode um professor faltar na sexta-feira?!
Pior, porque não pode um professor meter baixa?!
Enfim... não compreendo esses teus complexos.
Já vi que preciso de fazer o desenho....
Tema do topico, o eventual facilitismo de uma medida governativa.
Assim como quem não se deu ao trabalho de ler os comentário faz o seguinte comentário:
Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
Enquanto a responsabilidade de quem tem filhos for nula, com os problemas sociais crescentes que temos, isto só terá tendência para piorar... eu já ando a dizer isto há alguns anos!!
O que é que isto tem a ver com o topico? nada!
Uma acusação gratuita a todos os encarregados de educação, os problemas do nosso sistema de ensino são muito faceis de resolver, é só ir ao bolso dos mesmos e ficamos com os problemas todos resolvidos!
Como o tema era o facilitismo ou não do sistema e o artista achou por bem misturar os encarregados de educação com o tema, dei 2 exemplos de falta de rigor e exigência em que eu, como EE não posso fazer nada para evitar, lamento mas não faço leis, não sou director da escola. São duas situações que me revoltam, a 1ª porque a professora decidiu fazer ponte os 2 fins-de-semana (quando fez o 1º e unico teste do 3º periodo avisou os alunos da situação, mas eu não acreditei no meu filho, pensei que ele tinha percebido mal), aqui já não há problema de exigência. Os miudos até já sabem que não fazem mais nenhum teste até ao fim do ano, ou seja, mais de metade da materia do 3º periodo não é avaliado a aquisição de conhecimentos, mas isso é importante para quê? para quê fazer testes? Então a falta de exigência e facilitismo é culpa minha (o EE)? ou é culpa da prof que decidiu baldar-se? O caso da prof de português é interessante, faz um teste , passam 2 ou 3 semanas não entrega o teste, fica doente (mas anda a passear na rua, meios pequenos é que dá, sabe-se tudo) e resultado da historia, os miudos só fazem um teste e não sabem a nota, o que não deixa de ser caricato, acabam o 3º periodo assim.
Como o tema do topico era o facilitismo e falta de rigor, derivado aos politicos e o artista juntou como unicos responsaveis de todos os males, os EE e o respectivo "bolso", achei por bem dar-lhe 2 exemplos do facilitismo e falta de exigência em que os EE não tem culpa(por acaso não me ocorre nenhum em que os EE possam ser os culpados, não fazem leis, não fazem testes, não os corrigem....mas mesmo assim há quem considere que a culpa é unicamente dos ditos cujos (os EE))
Percebeste agora os meus "complexos"?
Faz o seguinte, vais ao comentario do Artista sobre os EE e substitui por professores, de modo a dar o mesmo sentido mas em que os unicos culpados neste caso são os prof, que resolve-se indo ao bolso deles!
Tu como professor considerarias perfeitamente normal e não farias qualquer comentário, presumo eu....ou será que não vinhas dizer que o gajo que escreveu aquilo tinha "complexos"?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:...
Compreendo o teu ponto de vista, como referi és professor e não consegues "despir" a farda que vestes, é normal, quem faz parte da corporação protege os seus, é assim com os médicos, é assim com os policias, é assim com muitas outras profissões, infelizmente não és diferente....
Infelizmente, se há alguém que nestas questões de educação não consegue despir a farda, essa pessoa és tu... sempre que há qualquer discussão que envolva educação, rapidamente vens com as tuas insinuações contra os professores...
O que tem a ver as faltas dos professores dos teus filhos com esta discussão?!
E já agora, porque não pode um professor faltar na sexta-feira?!
Pior, porque não pode um professor meter baixa?!
Enfim... não compreendo esses teus complexos.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
artista Escreveu:mais_um Escreveu:Sim, é por minha culpa que a professora de ciencias da natureza do meu filho faltou ontem (sexta feira) e vai falta na proxima 6ª feira e por isso só fez um teste, no fim de Abril, com menos de metade da matéria dada. Chama-se a isto exigência e rigor.
Também é por minha culpa que a professora de português fez um teste há um mês e ainda não o entregou, entretanto entrou de baixa/atestado há 2 semanas e já não vai dar aulas até ao fim do ano.
O que é que isto tem a ver com o que se está aqui a debater, ou com o que escrevi?! Como disse lá atrás a única razão que me parece justificar esta tua descrição é quereres denegrir a imagem de uma classe... se estivesse num debate sobre outros profissionais e escrevessses algo deste tipo pensaria o mesmo, não me sentiria é tão atingido! Mas isso não é ser corporativo, pelo menos a qualquer preço, felizmente penso pela minha cabeça!mais_um Escreveu:Que eu saiba ainda não és o professor de CN e de Português do meu filho, ou pelo facto de referir duas situações recente que aconteceram com o meu filho e em que eu como encarregado de educação não posso fazer nada para evitar, em que a responsabilidade é dos professores, consideras um ataque pessoal?!!
a responsabilidade é do professor em que sentido?! Está a faltar porque está doente, felizmente eu não estou e não preciso de faltar...
Sabes porque é que ele está a faltar? quantos funcionários têm de faltar por doença ou por outra razão qualquer!?
Mas de longe mais importante, o que é que isso tem a ver com o assunto do tópico ou com o que eu escrevi?! nada...
Quando escreves isso pretendes atacar os professores, quando dizes que eu não consigo "despir a farda" ou que sou corporativista estás-me a atacar pessoalmente... todas as opiniões são influenciadas por váriadissimas razões, a minha também o será, mas felizmente penso pela minha cabeça e não defendo isto ou aquilo só por ser professor ou o quer que seja!! Já aqui critiquei muitas vezes professores, são 140 mil, haverá com toda a certeza alguns maus, haverá com toda a certeza alguns que procedem mal ou cometem erros...
artista
Desculpem lá, com todo o respeito, mas vocês fazem-me lembrar aqueles miúdos em que um diz é meu e o outro diz é meu... e continuam ali um monte de tempo e choram, etc...
É normal cada um de nós dar uma opinião e nem sempre ser interpretado como queria ou mesmo ofender sem querer... isso acontece... temos é de avançar e tentar focar no assunto principal...
Prefiro ler as vossas opiniões do que os vossos lamentos e acusações

- Registado: 7/4/2007 17:13
mais_um Escreveu:Sim, é por minha culpa que a professora de ciencias da natureza do meu filho faltou ontem (sexta feira) e vai falta na proxima 6ª feira e por isso só fez um teste, no fim de Abril, com menos de metade da matéria dada. Chama-se a isto exigência e rigor.
Também é por minha culpa que a professora de português fez um teste há um mês e ainda não o entregou, entretanto entrou de baixa/atestado há 2 semanas e já não vai dar aulas até ao fim do ano.
O que é que isto tem a ver com o que se está aqui a debater, ou com o que escrevi?! Como disse lá atrás a única razão que me parece justificar esta tua descrição é quereres denegrir a imagem de uma classe... se estivesse num debate sobre outros profissionais e escrevessses algo deste tipo pensaria o mesmo, não me sentiria é tão atingido! Mas isso não é ser corporativo, pelo menos a qualquer preço, felizmente penso pela minha cabeça!
mais_um Escreveu:Que eu saiba ainda não és o professor de CN e de Português do meu filho, ou pelo facto de referir duas situações recente que aconteceram com o meu filho e em que eu como encarregado de educação não posso fazer nada para evitar, em que a responsabilidade é dos professores, consideras um ataque pessoal?!!
a responsabilidade é do professor em que sentido?! Está a faltar porque está doente, felizmente eu não estou e não preciso de faltar...
Sabes porque é que ele está a faltar? quantos funcionários têm de faltar por doença ou por outra razão qualquer!?
Mas de longe mais importante, o que é que isso tem a ver com o assunto do tópico ou com o que eu escrevi?! nada...
Quando escreves isso pretendes atacar os professores, quando dizes que eu não consigo "despir a farda" ou que sou corporativista estás-me a atacar pessoalmente... todas as opiniões são influenciadas por váriadissimas razões, a minha também o será, mas felizmente penso pela minha cabeça e não defendo isto ou aquilo só por ser professor ou o quer que seja!! Já aqui critiquei muitas vezes professores, são 140 mil, haverá com toda a certeza alguns maus, haverá com toda a certeza alguns que procedem mal ou cometem erros...
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mais_um Escreveu:Como eu referi, a situação que dá origem ao topico aparentemente não é nova, pelo contrario já existiu e existe situações bem "piores". Imaginem fazer o 7,8 e 9º em apenas um ano, porque é que que os nossos filhos devem andar 3 anos a estudar numa escola publica, quando desde 1991 já podem fazer os 3 anos em apenas 1?
O Externato Álvares Cabral apresenta duas modalidades educativas no ensino básico recorrente: O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem e o Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis.
O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem tem a duração de um ano lectivo para os alunos que ingressem com o sétimo ano de escolaridade; no final do ano lectivo, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem confere uma certificação escolar de nível equivalente ao 3º ciclo.O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é composto por sete disciplinas – Português, Inglês, Francês, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Físico Químicas / Ciências da Natureza e Artes Visuais. No final de cada um dos quatro blocos de aprendizagem será feita uma avaliação sumativa que, juntamente com a avaliação decorrente da sala de aula (formativa), possibilita a progressão.
Da junção das classificações finais de cada um dos blocos de aprendizagem do Ensino Básico Recorrente, resultará uma classificação final do curso.
O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem não obriga a realização de exames nacionais para obtenção da escolaridade obrigatória. Com efeito, tendo concluído com o sucesso o curso de Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem, o aluno apenas irá efectuar provas de exames nacional se desejar prosseguir estudos no Ensino Regular (10º. / 11º. / 12º. Anos, ensino diurno).
Caso não esteja interessado em prosseguir estudos no Ensino Regular, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem possibilita a prossecução de estudos noutras modalidades de ensino, tais como, cursos tecnológicos, cursos profissionais, ensino secundário por módulos, cursos de aprendizagem e formação profissional.
De notar que, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é uma oferta educativa própria do Externato Álvares Cabral, cujo curso foi aprovado pelo Ministério de Educação em 13/11/1991.
http://www.externatoalvarescabral.pt/in ... rendizagem
Afinal o facilitismo já vem bem de trás, estes ainda são uns meninos de coro ao pé da malta de 91,![]()
![]()
Há uma diferença, antes só era possivel fazer no privado , agora parece que pode ser feito no publico...
Por mim, tudo bem, desde que:
- garantam um nível de exigência que não seja diferente daquele que todos os outros que andaram a "perder" 3 anos
- garantam que qualquer aluno possa recorrer a essa solução, sem para isso ter de repetir 3 anos
Um aparte: seria interessante tanto as associações de pais, como o ministério da educação, avaliarem o que aconteceu nas faculdades com esses sistemas dos alunos apenas precisarem de fazer exames para passar!!!
As faculdades começaram a mudar e a obrigar a fazer uma avaliação continua, garantindo que o aluno quando vá a exame, pelo menos já tinha feito trabalhos curriculares.
Sublinho mais uma vez: a formação dos alunos não deve ser vista como apenas um curso que o aluno tem no seu diploma, mas sim uma ferramenta que ajudou o aluno a aprender e a raciocinar.
A sociedade tem de escolher o que quer, se são apenas estatísticas ou se prefere alguma base de realidade.
Como eu referi, a situação que dá origem ao topico aparentemente não é nova, pelo contrario já existiu e existe situações bem "piores". Imaginem fazer o 7,8 e 9º em apenas um ano, porque é que que os nossos filhos devem andar 3 anos a estudar numa escola publica, quando desde 1991 já podem fazer os 3 anos em apenas 1?
Afinal o facilitismo já vem bem de trás, estes ainda são uns meninos de coro ao pé da malta de 91,
Há uma diferença, antes só era possivel fazer no privado , agora parece que pode ser feito no publico...
O Externato Álvares Cabral apresenta duas modalidades educativas no ensino básico recorrente: O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem e o Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis.
O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem tem a duração de um ano lectivo para os alunos que ingressem com o sétimo ano de escolaridade; no final do ano lectivo, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem confere uma certificação escolar de nível equivalente ao 3º ciclo.O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é composto por sete disciplinas – Português, Inglês, Francês, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Físico Químicas / Ciências da Natureza e Artes Visuais. No final de cada um dos quatro blocos de aprendizagem será feita uma avaliação sumativa que, juntamente com a avaliação decorrente da sala de aula (formativa), possibilita a progressão.
Da junção das classificações finais de cada um dos blocos de aprendizagem do Ensino Básico Recorrente, resultará uma classificação final do curso.
O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem não obriga a realização de exames nacionais para obtenção da escolaridade obrigatória. Com efeito, tendo concluído com o sucesso o curso de Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem, o aluno apenas irá efectuar provas de exames nacional se desejar prosseguir estudos no Ensino Regular (10º. / 11º. / 12º. Anos, ensino diurno).
Caso não esteja interessado em prosseguir estudos no Ensino Regular, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem possibilita a prossecução de estudos noutras modalidades de ensino, tais como, cursos tecnológicos, cursos profissionais, ensino secundário por módulos, cursos de aprendizagem e formação profissional.
De notar que, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é uma oferta educativa própria do Externato Álvares Cabral, cujo curso foi aprovado pelo Ministério de Educação em 13/11/1991.
http://www.externatoalvarescabral.pt/in ... rendizagem
Afinal o facilitismo já vem bem de trás, estes ainda são uns meninos de coro ao pé da malta de 91,

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
artista Escreveu:Consigo sim, a grande diferença entre a minha e a tua postura é que tu no primeiro comentário, depois do meu, em vez de refutares o que eu disse atacaste-me pessoalmente e colocaste uma série de situações que visavam apenas atacar a classe de professores e que nada têm a ver o que o que eu escrevi... agora apareces aqui numa discurso de vitima, como se eu estivesse se a diferença entre o que eu escrevo e o que tu escreves se resumisse a uma culpabilização de classes... nem vou citar nada porque sinceramente já não tenho pachorra para a maioria dos teus comentários!![]()
Ainda assim, pelo menos este teu comentário foi menos ofensivo! Se não te conhecesse de outros tópicos diria que ainda há esperança para ti, mas duvido que haja!![]()
Eu não sacudo água de capote nenhum, e não me parece que seja uma pessoa corporativista, pelo menos no sentido que lhe estás a dar, mas é claro que conhecendo alguns assuntos por dentro é difícil aceitar alguns comentários (estou a falar na generalidade em alguns tópicos que por aqui têm passado) completamente desprovidos de qualquer fundamento... se isso te parece ser corporativo é um problema teu!
Como já disse num comentário anterior, obviamente que todos ligados ao sistema terão responsabilidades no assunto, eu dei a minha opinião sobre um assunto específico, a total desmotivação e desinteresse pela escola manifestada por um grande número de alunos, se não concordas dá a tua opinião, não precisas de atacar pessoalmente os que têm opiniões diferentes da tua!![]()
artista
Epá, ataquei-te pessoalmente?????

Escrevi isto:
humm...sempre igual a ti próprio, não consegues despir a farda de professsor
Esta historia (o sistema de ensino português) só tem um culpado, o encarregado de educação!
Sim, é por minha culpa que a professora de ciencias da natureza do meu filho faltou ontem (sexta feira) e vai falta na proxima 6ª feira e por isso só fez um teste, no fim de Abril, com menos de metade da matéria dada. Chama-se a isto exigência e rigor.
Como salta à vista de toda a gente a culpa é minha.
O problema está nas politicas, nos professores e nos encarregados de educação e não apenas num grupo. Mas só vais conseguir ver isso quando despires a farda de professor, até lá , só os outros é que são maus.
Que eu saiba ainda não és o professor de CN e de Português do meu filho, ou pelo facto de referir duas situações recente que aconteceram com o meu filho e em que eu como encarregado de educação não posso fazer nada para evitar, em que a responsabilidade é dos professores, consideras um ataque pessoal?
Então, seguindo o teu raciocínio, também devo considerar a tua afirmação:
Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
Enquanto a responsabilidade de quem tem filhos for nula, com os problemas sociais crescentes que temos, isto só terá tendência para piorar... eu já ando a dizer isto há alguns anos!!
Como um ataque pessoal???

Francamente, lê bem o que escreveste e o que eu escrevi antes de voltares a escrever sobre o assunto.
Normalmente és uma pessoa equilibrada nos comentários, dai ter ficado estupefacto com o que escreveste, terá sido devido ao adiantado da hora?

Sobre a motivação dos alunos nas escolas passam por muitas coisas, por existir instalações condignas, por existir segurança, por existir bons professores interessados em ensinar e que saibam motivar os alunos, por existir encarregados de educação que acompanhem os seus educandos, por existir politicas de responsabilização de todos os envolvidos no processo (pais, professores e alunos), etc...
Alexandre Santos
Consigo sim, a grande diferença entre a minha e a tua postura é que tu no primeiro comentário, depois do meu, em vez de refutares o que eu disse atacaste-me pessoalmente e colocaste uma série de situações que visavam apenas atacar a classe de professores e que nada têm a ver o que o que eu escrevi... agora apareces aqui numa discurso de vitima, como se eu estivesse se a diferença entre o que eu escrevo e o que tu escreves se resumisse a uma culpabilização de classes... nem vou citar nada porque sinceramente já não tenho pachorra para a maioria dos teus comentários!
Ainda assim, pelo menos este teu comentário foi menos ofensivo! Se não te conhecesse de outros tópicos diria que ainda há esperança para ti, mas duvido que haja!
Eu não sacudo água de capote nenhum, e não me parece que seja uma pessoa corporativista, pelo menos no sentido que lhe estás a dar, mas é claro que conhecendo alguns assuntos por dentro é difícil aceitar alguns comentários (estou a falar na generalidade em alguns tópicos que por aqui têm passado) completamente desprovidos de qualquer fundamento... se isso te parece ser corporativo é um problema teu!
Como já disse num comentário anterior, obviamente que todos ligados ao sistema terão responsabilidades no assunto, eu dei a minha opinião sobre um assunto específico, a total desmotivação e desinteresse pela escola manifestada por um grande número de alunos, se não concordas dá a tua opinião, não precisas de atacar pessoalmente os que têm opiniões diferentes da tua!
artista

Ainda assim, pelo menos este teu comentário foi menos ofensivo! Se não te conhecesse de outros tópicos diria que ainda há esperança para ti, mas duvido que haja!

Como já disse num comentário anterior, obviamente que todos ligados ao sistema terão responsabilidades no assunto, eu dei a minha opinião sobre um assunto específico, a total desmotivação e desinteresse pela escola manifestada por um grande número de alunos, se não concordas dá a tua opinião, não precisas de atacar pessoalmente os que têm opiniões diferentes da tua!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:mais_um Escreveu:artista Escreveu:Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
abraços
artista
humm...sempre igual a ti próprio, não consegues despir a farda de professsor![]()
![]()
![]()
Esta historia (o sistema de ensino português) só tem um culpado, o encarregado de educação!
Sim, é por minha culpa que a professora de ciencias da natureza do meu filho faltou ontem (sexta feira) e vai falta na proxima 6ª feira e por isso só fez um teste, no fim de Abril, com menos de metade da matéria dada. Chama-se a isto exigência e rigor.
Como salta à vista de toda a gente a culpa é minha.![]()
O problema está nas politicas, nos professores e nos encarregados de educação e não apenas num grupo. Mas só vais conseguir ver isso quando despires a farda de professor, até lá , só os outros é que são maus.
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Eu pelo menos tenho uma farda assumida, mas nem sequer acho que defenda muito essa farda, ou pelo menos que as minhas opiniões sejam muito influenciadas pela mesma... já tu parece que tens algumas "fardas" que não assumes, ou então nem te dás conta das mesmas!
A tua resposta não tem nada a ver com o que eu estava a falar, absolutamente nada... além de não ter nada, tu apresentas casos avulsos tentado transmitir a idéia que esses representam a generalidade, que são aquilo que acontece com frequência, basta consultar um livro de ponto de uma turma qualquer de uma escola qualquer para perceber que são uma rara excepção...
Já agora tens algum estoudo (dos muitos que encontras) que prova que os professores faltam mais que outros profissionais?! Eu até estou tentado a pensar que até faltam menos, apenas porque sabem uma falta sua é bem mais "penalizadora" que noutras profissões, eu este ano não faltei a uma única aula, nem reunião, podias usar o meu exemplo, em vez de usares dois ou três casos em que aconteceu o contrário, esses alunos de que falas perderam uma aula de uma disciplina, mas tiveram pelo menos aulas de 10 outras disciplinas, tu preferiste salientar a excepção!!
Mas, voltando ao meu comentário inicial, o que é que o facto de um professor faltar de vez em quando vai influenciar um aluno que não quer nada com a escola? Os alunos que não conseguem cumprir qualquer tipo de regra (previstas nos regulamentos internos e no estuto do aluno) iriam cumprir se nenhum professor faltasse? O problema disto e da total falta de empenho e interesse pela escola tem a ver com isso?!
Já agora, o teu comentário foi para mim uma desilusão, não estás a tentar discutir/debater um problema, tu é que tens uma farda da qual não te consegues livrar... e o pior é que parece que nem te dás conta dela!
artista
Artista,
Compreendo o teu ponto de vista, como referi és professor e não consegues "despir" a farda que vestes, é normal, quem faz parte da corporação protege os seus, é assim com os médicos, é assim com os policias, é assim com muitas outras profissões, infelizmente não és diferente.
Foste claro no teu comentário inicial e transcrevo-o novamente:
Repito, as palavras são tuas e não minhas:
isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação.
Bom, as minhas são um "pouco" diferentes:
O problema está nas politicas, nos professores e nos encarregados de educação e não apenas num grupo.
Para que conste sou encarregado de educação, faço parte do grupo que referi que também tem responsabilidades no estado actual, não desculpei o meu "grupo" com as asneiras dos outros, consegues ver a diferença da minha postura com a tua? É que eu quero ajudar a resolver o problema e tu apenas queres sacudir a agua do capote.
Alexandre Santos
Isto não tem nada haver com o que agora se está a propor.ferradura Escreveu:Senhores...tanta confusão para quê ?
Vejamos:
-Tens mais de 23 anos...então podes inscrever-te no ensino superior (memso que só tenhas a 1ª classe)
-Tens mais de 18 anos e a 4 classe...então inscreve-te nas novas oportuidades e em 1 anos tens equivalência ao 12º ano.
É o que dá tirar cursos ao domingo
1- quando se tem 23 anos e se recorre ao ensino superior,não se tem só a 1ª classe.
Na maioria das vezes são adultos que reconhecem que precisam se um curso superior e muitas das vezes é a única oportunidade de reparar um erro que cometeram quando adolescentes, o de não se aplicarem nos estudos.
2- As novas oportunidades foram criadas única e simplesmente porque o nosso país infelizmente anda anos-luz atrasado em relação aos países de 1ªlinha.
90% dos frequentadores das novas oportunidades são pessoas que ainda deviam andar na escola quando, pelos mais diversos motivos de sobrevivência tiveram de ir trabalhar.
Hoje felizmente a situação é bem diferente e se os miúdos não estudam é porque não querem, estão habituados ao facilitismo e pelos vistos vão continuar.
O professor hoje em dia não tem qualquer autoridade perante o aluno,é verdade o que diz o Marco Martins, porque eu presenciei alguns casos desses. Quando a minha filha mais velha andava de 2ª classe o professor castigou um dos meninos não o deixando ir ao intervalo, no dia seguinte a mãe desse aluno (que por acaso era uma pestinha) apareceu na escola e apertou o pescoço ao professor à frente de toda a classe. Isto é inadmissivel. Assim como o é os meninos chegarem a casa fazerem queixas dos professores, e os pais acreditam logo nas suas versões e muitas das vezes dizem aos miúdos que eles estão certos e que vão ter uma conversa com o professor.(eu já vi isto várias vezes).
Quando a minha filha entrou para a escola eu avisei-a logo que não me importaria de ser chamada á escola por razões que tivessem a ver com a aprendizagem, mas que Deus a livrasse se alguma vez eu fosse chamada por ela faltar ao respeito a qualquer professor ou até pessoal não docente.Felizmente nunca aconteceu nem uma coisa nem outra.
Senhores...tanta confusão para quê ?
Vejamos:
-Tens mais de 23 anos...então podes inscrever-te no ensino superior (memso que só tenhas a 1ª classe)
-Tens mais de 18 anos e a 4 classe...então inscreve-te nas novas oportuidades e em 1 anos tens equivalência ao 12º ano.
Vejamos:
- Registado: 5/4/2010 21:14
Acho que se escolheu a via do facilitismo, em vez de se encontrarem formas de combater o problema!
Como é que um aluno que já chumbou uns anos (só assim pode estar no 8º com 15 anos completos) vai conseguir passar em todos os exames das disciplinas do 9º(que nunca frequentou)??? Acho que só pode haver uma forma de isso acontecer, os exames serem muito fáceis, do nível do 7º/8º ano, ou estão a imaginar um aluno com várias repetências a estudar exaustivamente para exames que terão matérias que nunca estudou???
Quando falei lá atrás dos encarregados de educação estava a referir-me a algo mais vasto que tem a ver com a sociedade em que vivemos, com a falta de referências, para a muitos (cada vez mais) o conceito de família simplesmente não existe, que estruturem a vida dos jovens de hoje... muitos não conseguem cumprir ordens, por mais básicas e lógicas que pareçam!!
Quase todos os casos mais complicados vivem em situações familiares sem qualquer tipo de estrutura, por isso é que acho que é para ai que se deve olhar, é por ai que se deve começar!
abraços
artista
Como é que um aluno que já chumbou uns anos (só assim pode estar no 8º com 15 anos completos) vai conseguir passar em todos os exames das disciplinas do 9º(que nunca frequentou)??? Acho que só pode haver uma forma de isso acontecer, os exames serem muito fáceis, do nível do 7º/8º ano, ou estão a imaginar um aluno com várias repetências a estudar exaustivamente para exames que terão matérias que nunca estudou???
Quando falei lá atrás dos encarregados de educação estava a referir-me a algo mais vasto que tem a ver com a sociedade em que vivemos, com a falta de referências, para a muitos (cada vez mais) o conceito de família simplesmente não existe, que estruturem a vida dos jovens de hoje... muitos não conseguem cumprir ordens, por mais básicas e lógicas que pareçam!!
Quase todos os casos mais complicados vivem em situações familiares sem qualquer tipo de estrutura, por isso é que acho que é para ai que se deve olhar, é por ai que se deve começar!
abraços
artista
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
abraços
artista
humm...sempre igual a ti próprio, não consegues despir a farda de professsor![]()
![]()
![]()
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Não sou professor mas a minha namorada é e existem situações e atitudes de pais (independentemente de esses serem professores ou não) que são de bradar aos céus:
exemplo:
1. uma das alunas da minha namorada é filha de uma professora. a miúda acha sempre que tem o rei na barriga e só arranja problemas com todos os outros miúdos. No outro dia a minha namorada apanhou-a em flagrante e disse que a ia levar ao conselho executivo. A miúda começou aos berros a dizer que a minha namorada lhe tinha batido e ligou logo para a mãe que se pôs logo a defender a filha sem querer apurar a situação. Por sorte muitos outros miúdos viram o que aconteceu e disseram o que se passou, caso contrário a minha namorada teria um problema em mãos.
2. um dos miúdos, já repetente, andava a baldar-se para as aulas e apenas a perturbar a aulas, pelo que assim iria novamente repetir o ano. A minha namorada chamou a mãe à escola e disse-lhe que tinha proposto o miúdo para aulas de apoio que teriam de ser de manhã, e disse ainda que o miúdo faltava muitas vezes de manhã.
A mãe, com a maior das naturalidades, disse; é eu sei... é que de manhã ele está com sono.
E a minha namorada insistiu: mas olhe que assim ele vai voltar a reprovar este ano.
E ela virou-se para o filho e diz: oh xpto, tens de vir às aulas de apoio..
E o filho diz: mas eu não gosto.
E a mãe diz: pois é professora ele, não gosta muito, e depois deita-se tarde e está com sono de manhã...
3.A minha namorada também chamou a mãe de um miúdo que já iria chumbar e disse à mãe que o miúdo só vinha às aulas perturbar o ambiente e chatear os outros e que como já iria chumbar, se calhar mais valia não ir às aulas... ao que a mãe respondeu: oh srª professora, mas sempre é melhor vir para a escola, porque em casa também me aborrece...
Isto são apenas três situações de milhares, onde as pessoas não medem devidamente pelo menos o respeito que deve ser dado aos professores e a quem quer trabalhar!!! O respeito é a base de toda a educação...
Em relação às alterações de se passar do 8º para o 10º:
- parece que é porque os miúdos do 7º que já estão no sistema de escolaridade obrigatória até ao 12º, e para evitar que aqueles que estão no 8º e certamente irão chumbar fiquem nesse sistema, possam assim sair pelo menos com o 9º feito.
- é uma medida apenas para as estatísticas, pois para o ano haverá novamente alunos nessa situação, e aí o que vão fazer? irão permitir passar do 8º para o 12º ?!?!?
- se isto pode ser usado por quem não estudou, porque motivo não poderá ser usado por quem estuda?
Afinal a igualdade só existe apenas para algumas coisas!!!!
Bom se a medida é boa ou não é o que vamos ver, mas não lhe chamem INCENTIVO. Incentivo tem de ser dado a quem se esforça, estuda e aplica para no final do ano ter uma boa nota.Esses sim, merecem um incentivo. Então se isto é incentivo vamos todos não incentivar os nosso filhos a estudar porque não vale o esforço, eles passam de qualquer maneira! Aliás quem se esforça, com uma medida destas sente-se é desincentivado.
Ou estão a quer adiantar as coisas de qualquer maneira, ou isto merece uma resposta descabida a esta medida de igual calibre:
deve haver uma remessa de meninos de boas famílias à rasca para passar no 8º ano e arranjou-se este esquema de prémio a quem não cumpriu os minímos durante o ano.
Mas nada de novo na medida neste país, onde os criminosos cada vez estão mais protegidos e rapidamente recuperados para a sociedade, assim como alunos que chumbaram durante o ano lectivo, podem estar ao lado de outros que tiveram aproveitamento.
Enfim, só está lixado e desmotivado quem cumpre as regras e os valores de respeito pelos outros e pelas Instituições.
deve haver uma remessa de meninos de boas famílias à rasca para passar no 8º ano e arranjou-se este esquema de prémio a quem não cumpriu os minímos durante o ano.
Mas nada de novo na medida neste país, onde os criminosos cada vez estão mais protegidos e rapidamente recuperados para a sociedade, assim como alunos que chumbaram durante o ano lectivo, podem estar ao lado de outros que tiveram aproveitamento.
Enfim, só está lixado e desmotivado quem cumpre as regras e os valores de respeito pelos outros e pelas Instituições.
- Registado: 6/11/2008 13:21
mais_um Escreveu:artista Escreveu:Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
abraços
artista
![]()
![]()
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Eu pelo menos tenho uma farda assumida, mas nem sequer acho que defenda muito essa farda, ou pelo menos que as minhas opiniões sejam muito influenciadas pela mesma... já tu parece que tens algumas "fardas" que não assumes, ou então nem te dás conta das mesmas!
A tua resposta não tem nada a ver com o que eu estava a falar, absolutamente nada... além de não ter nada, tu apresentas casos avulsos tentado transmitir a idéia que esses representam a generalidade, que são aquilo que acontece com frequência, basta consultar um livro de ponto de uma turma qualquer de uma escola qualquer para perceber que são uma rara excepção...
Já agora tens algum estoudo (dos muitos que encontras) que prova que os professores faltam mais que outros profissionais?! Eu até estou tentado a pensar que até faltam menos, apenas porque sabem uma falta sua é bem mais "penalizadora" que noutras profissões, eu este ano não faltei a uma única aula, nem reunião, podias usar o meu exemplo, em vez de usares dois ou três casos em que aconteceu o contrário, esses alunos de que falas perderam uma aula de uma disciplina, mas tiveram pelo menos aulas de 10 outras disciplinas, tu preferiste salientar a excepção!!
Mas, voltando ao meu comentário inicial, o que é que o facto de um professor faltar de vez em quando vai influenciar um aluno que não quer nada com a escola? Os alunos que não conseguem cumprir qualquer tipo de regra (previstas nos regulamentos internos e no estuto do aluno) iriam cumprir se nenhum professor faltasse? O problema disto e da total falta de empenho e interesse pela escola tem a ver com isso?!
Já agora, o teu comentário foi para mim uma desilusão, não estás a tentar discutir/debater um problema, tu é que tens uma farda da qual não te consegues livrar... e o pior é que parece que nem te dás conta dela!
artista
Esta história toda lembra-me o meu passado...
Corria o ano de 1987, e eu tinha chegado de França para a 2ª classe de uma escola rural a meio do ano lectivo - essa era a classe equivalente ao "CE2" que eu frequentava em França.
As aulas eram dadas a 2 anos lectivos simultaneamente, no caso, à 2ª e 3ª classe.
Acontece que eu era tão bom aluno e captava tudo tão facilmente e tão bem, que a professora, no fim do ano, propôs ao meu pai passar-me directamente para a 4ª classe, para onde o meu melhor amigo iria passar;
Esse era aliás o propósito de eu estar naquela escola, pois pela morada pertencia a outra, mas o meu pai conseguiu colocar-me naquela mais afastada para poder frequentar a mesma do meu melhor (e até aí, único) amigo em Portugal, mais velho uns meses e numa classe acima de mim;
Mas meu pai não deixou.
Receoso que fosse ainda cedo e que isso piorasse os meus resultados escolares, preferiu que eu passasse por todas as classes normalmente.
A vida seguiu normalmente.
Embora nunca tenha acompanhado o meu amigo no seu ano e turmas escolares, a amizade manteve-se e reforçou-se - daqui a um mês serei o Padrinho de casamento dele
Corria o ano de 1987, e eu tinha chegado de França para a 2ª classe de uma escola rural a meio do ano lectivo - essa era a classe equivalente ao "CE2" que eu frequentava em França.
As aulas eram dadas a 2 anos lectivos simultaneamente, no caso, à 2ª e 3ª classe.
Acontece que eu era tão bom aluno e captava tudo tão facilmente e tão bem, que a professora, no fim do ano, propôs ao meu pai passar-me directamente para a 4ª classe, para onde o meu melhor amigo iria passar;
Esse era aliás o propósito de eu estar naquela escola, pois pela morada pertencia a outra, mas o meu pai conseguiu colocar-me naquela mais afastada para poder frequentar a mesma do meu melhor (e até aí, único) amigo em Portugal, mais velho uns meses e numa classe acima de mim;
Mas meu pai não deixou.
Receoso que fosse ainda cedo e que isso piorasse os meus resultados escolares, preferiu que eu passasse por todas as classes normalmente.
A vida seguiu normalmente.
Embora nunca tenha acompanhado o meu amigo no seu ano e turmas escolares, a amizade manteve-se e reforçou-se - daqui a um mês serei o Padrinho de casamento dele

Esta é a velha estratégia de governar para a estatística que tanto uso teve na ida URSS.
É o socialismo em todo o seu esplendor
PS: Depois das novas oportunidades no primeiro mandato do PS, estas medidas vêm na mesma linha, nada de novo portanto, nada que seja contra aquilo que os eleitores escolheram.
É o socialismo em todo o seu esplendor

PS: Depois das novas oportunidades no primeiro mandato do PS, estas medidas vêm na mesma linha, nada de novo portanto, nada que seja contra aquilo que os eleitores escolheram.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Posso estar enganado, mas se um BOM aluno do 8º ano quiser fazer essa prova, depois de estudar a matéria do 9º ano como deve ser, algo que me diz que não o vão permitir...
Nesta sociedade socializante, premeia-se quem descola e penaliza-se quem se destaca. Bastou ver a entrevista ontem da Ministra na SIC-Notícias: ela afirmou isto de forma muito clara!
Ecotretas
Nesta sociedade socializante, premeia-se quem descola e penaliza-se quem se destaca. Bastou ver a entrevista ontem da Ministra na SIC-Notícias: ela afirmou isto de forma muito clara!
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
artista Escreveu:Eu acho que isto só lá vai com uma muito maior responsabilização dos encarregados de educação, provavelmente indo-lhes ao único sitio onde ao "tuga" não se pode ir, ao bolso!!!
abraços
artista
humm...sempre igual a ti próprio, não consegues despir a farda de professsor

Como salta à vista de toda a gente a culpa é minha.

Bom fim de semana,
Alexandre Santos
abraços
artista
abraços
artista
Boas.
Não penso que seja histerismo, são reflexões sobre o estado da educação.
Aqui a questão, prende-se com o facilitismo que existe, e se bem me lembro os exames ad-hoc tinham um limite mínimo de idade, penso ser 25 anos. Estamos a falar de pessoas com alguma experiência de vida ( se é possível hoje em dia ter 25 anos e ter experiência de vida, eu tenho 30 já agora, e tenho tanto para aprender .... ), experiência essa profissional que dotava as pessoas para se candidatarem às universidades, mas implicava currículos, entrevistas e afins.
Ora que experiência adquirida tem um jovem com 14 anos e ainda no 8º ano? É apenas um caminho mais fácil e os alunos que forem, a grande maioria olhará como caminho mais fácil, alguns conseguirão ( sinceramente acho que poucos ) outros falharão e voltam a arrastar-se pelo ensino, pergunto para quê???
Tudo deverá ter um percurso de exigência, trabalho contínuo, trabalho em casa e na escola, atenção e respeito pelos professores e colegas e tempo para brincar. Faça o execicío e identifique o que anda a ser feito na escola, fale com os seus amigos pais de crianças em idade escolar e avalie.
Esta questão é só mais uma acha para uma fogueira que já vai tão alta, que inclusivé já está na governação do país e espalhada por toda a sociedade.
Como inverter? Alguém tem uma ideia? O Sr. Mário Nogueira tem alguma ideia?
Não penso que seja histerismo, são reflexões sobre o estado da educação.
Aqui a questão, prende-se com o facilitismo que existe, e se bem me lembro os exames ad-hoc tinham um limite mínimo de idade, penso ser 25 anos. Estamos a falar de pessoas com alguma experiência de vida ( se é possível hoje em dia ter 25 anos e ter experiência de vida, eu tenho 30 já agora, e tenho tanto para aprender .... ), experiência essa profissional que dotava as pessoas para se candidatarem às universidades, mas implicava currículos, entrevistas e afins.
Ora que experiência adquirida tem um jovem com 14 anos e ainda no 8º ano? É apenas um caminho mais fácil e os alunos que forem, a grande maioria olhará como caminho mais fácil, alguns conseguirão ( sinceramente acho que poucos ) outros falharão e voltam a arrastar-se pelo ensino, pergunto para quê???
Tudo deverá ter um percurso de exigência, trabalho contínuo, trabalho em casa e na escola, atenção e respeito pelos professores e colegas e tempo para brincar. Faça o execicío e identifique o que anda a ser feito na escola, fale com os seus amigos pais de crianças em idade escolar e avalie.
Esta questão é só mais uma acha para uma fogueira que já vai tão alta, que inclusivé já está na governação do país e espalhada por toda a sociedade.
Como inverter? Alguém tem uma ideia? O Sr. Mário Nogueira tem alguma ideia?
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
Boa noite,
Antes que reclamem comigo, digo já que não sou nem a favor nem contra a medida porque ainda não a conheço em detalhe e como tal não me manifesto sobre algo que desconheço.
Pelo histerismo que vai neste topico deduzo que devem ser todos muito novinhos ou então tem problemas de memoria.
Relembro que há muitos anos que existia uma "coisa" chamada exame ad-hoc que permitia entrar para a universidade sem fazer o percurso escolar "normal", no limite podiam nunca ter ido a uma escola. Penso que agora deverá existir algo semelhante mas com outro nome.
Existia também um exame que dava o 9 ano e outro que dava o 11 ou 12 ano sem ir às aulas. (tenho um amigo meu que voltou a estudar e num ano fez o 7,8 e 9 e no ano seguinte fez o 10 e 11, depois fez o 12º ano e seguiu para a universidade. Havia externatos/colegios que preparavam os interessados para estes exames, por exemplo o Pedro Alvares Cabral, em Benfica.
Assim, sem conhecer os detalhes parece-me que será algo semelhante, dai não perceber o histerismo por algo que já existiu e eventualmente nunca deixou de existir.
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Antes que reclamem comigo, digo já que não sou nem a favor nem contra a medida porque ainda não a conheço em detalhe e como tal não me manifesto sobre algo que desconheço.
Pelo histerismo que vai neste topico deduzo que devem ser todos muito novinhos ou então tem problemas de memoria.
Relembro que há muitos anos que existia uma "coisa" chamada exame ad-hoc que permitia entrar para a universidade sem fazer o percurso escolar "normal", no limite podiam nunca ter ido a uma escola. Penso que agora deverá existir algo semelhante mas com outro nome.
Existia também um exame que dava o 9 ano e outro que dava o 11 ou 12 ano sem ir às aulas. (tenho um amigo meu que voltou a estudar e num ano fez o 7,8 e 9 e no ano seguinte fez o 10 e 11, depois fez o 12º ano e seguiu para a universidade. Havia externatos/colegios que preparavam os interessados para estes exames, por exemplo o Pedro Alvares Cabral, em Benfica.
Assim, sem conhecer os detalhes parece-me que será algo semelhante, dai não perceber o histerismo por algo que já existiu e eventualmente nunca deixou de existir.
Bom fim de semana,
Alexandre Santos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Caelito Telles, dragom, Goya777, hugob0ss, lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, silva_39, trilhos2006, TTM62 e 154 visitantes