Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda no Metastock

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yabadoo » 7/1/2011 9:24

AutoMech Escreveu:Supondo que eu tenho um indicador construido por mim, chamado A, eu quero que ouotro indicador B vá somando todos os dias o resultado do A de forma a apresentar resultado cumulativo.

Cum( Fml( "A"))

Sera isto o que queres ? Se não for, podias por um exemplo com numeros, para ficar mais claro ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Automech » 7/1/2011 2:51

yabadoo Escreveu:
AutoMech Escreveu:Obrigado Yabadoo.

Mais uma dúvida básica.

Imaginamos que tenho um indicador A, super simples, que me dá diariamente o lucro duma posição longa calculado por

C-ref(C,-1).

Como é que crio um indicador B que vá acumulando o lucro diário calculado por A ?

Já tentei com

Ref(Fml("B"),-1) + Fml("A")

Mas não aceita...

Cum(C-Ref(C,-1))

Pois, essa resolve Yabadoo. Mas o indicador é muito mais complexo que isso.:wink:

Supondo que eu tenho um indicador construido por mim, chamado A, eu quero que ouotro indicador B vá somando todos os dias o resultado do A de forma a apresentar resultado cumulativo.

Registado: 4/6/2010 12:12

por yabadoo » 6/1/2011 22:43

AutoMech Escreveu:Obrigado Yabadoo.

Mais uma dúvida básica.

Imaginamos que tenho um indicador A, super simples, que me dá diariamente o lucro duma posição longa calculado por

C-ref(C,-1).

Como é que crio um indicador B que vá acumulando o lucro diário calculado por A ?

Já tentei com

Mas não aceita...

Cum(C-Ref(C,-1))
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por Automech » 6/1/2011 22:20

Obrigado Yabadoo.

Mais uma dúvida básica.

C-ref(C,-1).

Já tentei com

Mas não aceita...

por yabadoo » 6/1/2011 20:51

AutoMech Escreveu:Esta é mesmo básica :oops:

Como é que se manda o Metastock calcular uma potência ?

No Excel o quadrado, por exemplo, é x^2

power(x,2)

por Automech » 6/1/2011 18:23

Esta é mesmo básica :oops:

Como é que se manda o Metastock calcular uma potência ?

No Excel o quadrado, por exemplo, é x^2

por MKlop » 4/11/2010 22:52

Auto Mech,

obrigado pela resposta.

Eu estava a colocar as datas correctas mas mesmo assim os dados só continham um dia.

Desintalei e apaguei os ficheiros e, fazendo tudo de novo, lá consegui obter os dados da NYSE/Basic MAT....

vou continuar até ficar tudo...

Registado: 25/2/2010 9:49

por MKlop » 4/11/2010 22:48

arnie Escreveu:Para formato Metastock só existe um data feed, Premium Data

Eles são simplesmente geniais. (apenas dados EUA)

Têm todas as acções divididas por sectores (GICS), mas podemos criar as nossas próprias pastas com apenas os títulos que queremos.
Tudo é feito através do software deles de uma forma muito simples.

Eles possuem uma trial version 100% funcional.

Fui cliente durante 3 anos a apenas posso dizer maravilhas do serviço. Recomendo a quem usa o Metastock.

Obrigado pela sugestão.

Parece ser um serviço de qualidade, mas é mais caro que a eod da DataLink.

Vou experimentar a versão grátis.

por Automech » 4/11/2010 22:23

MKlop Escreveu:Auto Mech,

era mesmo este tipo de programa que procurava. Mais uma vez obrigado.

Estou a testar o programa, mas surge-me o seguinte problema: são muito poucas as cotadas que me aparecem com dados históricos (sem se comprar só permitem até 2007).

A grande maior parte das cotações só mostra os dados de hoje, dando uma única vela.

Já percorri as configurações do download para trás e para a frente: continua na mesma. Quando clico no símbolo de actualização das cotações el faz o download mas regista imensos erros e acaba por não dar mais nada que um eod.

Sabes do que se poderá estar a passar? (será por ser a versão trial?)

Os erros no final são normais. Estão relacionados com a falta de actualização de alguns símbolos. Geralmente dão-me uns 30 / 40 erros em quase 5.000 acções que descarrego, por isso é negligenciável (e geralmente são empresas que mudaram de símbolo).

Quanto ao resto não sei se a trial estará bloqueada.

Uma vez por semana (mas podia ser todos os dias porque é rápido) actualizo a lista de símbolos em Symbol List - Update, escolho todas e clico em update lists.

Quanto a ele só descarregar 1 dia penso que sei o que é.

Em download, na parte de baixo tens duas opções. Ou descarregas os últimos dias (que ainda não estiverem na BD - ele até isso faz automaticamente) ou escolhes a opção de baixo em que defines um range de datas.

Experimenta a ver se esta opção está disponível.

Deixo-te print screen.
Anexos
ML.PNG
ML.PNG (33.8 KiB) Visualizado 2238 vezes

por arnie » 4/11/2010 19:58

Para formato Metastock só existe um data feed, Premium Data

Eles são simplesmente geniais. (apenas dados EUA)

Têm todas as acções divididas por sectores (GICS), mas podemos criar as nossas próprias pastas com apenas os títulos que queremos.
Tudo é feito através do software deles de uma forma muito simples.

Eles possuem uma trial version 100% funcional.

Fui cliente durante 3 anos a apenas posso dizer maravilhas do serviço. Recomendo a quem usa o Metastock.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por MKlop » 4/11/2010 18:54

Auto Mech,

era mesmo este tipo de programa que procurava. Mais uma vez obrigado.

Estou a testar o programa, mas surge-me o seguinte problema: são muito poucas as cotadas que me aparecem com dados históricos (sem se comprar só permitem até 2007).

A grande maior parte das cotações só mostra os dados de hoje, dando uma única vela.

Já percorri as configurações do download para trás e para a frente: continua na mesma. Quando clico no símbolo de actualização das cotações el faz o download mas regista imensos erros e acaba por não dar mais nada que um eod.

Sabes do que se poderá estar a passar? (será por ser a versão trial?)

por MKlop » 4/11/2010 15:40

AutoMech Escreveu:Dá uma vista de olhos ao ML downloader e experimenta o trial.

Eu comprei-o há uns anos (é um custo único - na altura foi perto de 40 ou 50 dólares) e todos os dias faço o download gratuito (a source é o Yahoo finance) de tudo o que tenho definido (Nasdaq e NYSE, mas tem muito mais).

Actualiza automaticamente a lista de títulos de um índice (quando existam entrada e saídas) e ajusta dividendos e stock splits.

Assim que acaba o download diário é só abrir os gráficos sem mais trabalho. Nem é preciso usar o downloader.

Dou por bem empregue cada cêntimo do valor que gastei.

Se podia viver sem ele ? Poder, podia, mas não era a mesma coisa. :wink:

Obrigado pela sugestão: já tinha visto o site deles mas por ignorância pareceu-me um pouco "manhoso" e tive um pouco de receio.

Paga-se €60 para o tal acesso único.

Vou experimentar.

por Automech » 4/11/2010 15:31

Dá uma vista de olhos ao ML downloader e experimenta o trial.

Eu comprei-o há uns anos (é um custo único - na altura foi perto de 40 ou 50 dólares) e todos os dias faço o download gratuito (a source é o Yahoo finance) de tudo o que tenho definido (Nasdaq e NYSE, mas tem muito mais).

Actualiza automaticamente a lista de títulos de um índice (quando existam entrada e saídas) e ajusta dividendos e stock splits.

Assim que acaba o download diário é só abrir os gráficos sem mais trabalho. Nem é preciso usar o downloader.

Dou por bem empregue cada cêntimo do valor que gastei.

Se podia viver sem ele ? Poder, podia, mas não era a mesma coisa. :wink:

por MKlop » 4/11/2010 15:01

rsacramento Escreveu:confesso que vi na diagonal, mas pelo que li:
Historical data can be purchased through the Download section of our website or using the form below

acabas por ter de pagar à mesma...

o meu objectivo não era não pagar. Era reduzir os custos com a obtenção dos dados.

Na EodData conseguem-se as acções USA, com download automático diário, por $15/mês.

Mas é uma chatice ter que converter os ficheiros diáriamente.

Vou procurar por um programa que faça a conversão automática: de certeza que muitos já tiveram a mesma ideia.

por rsacramento » 4/11/2010 13:58

confesso que vi na diagonal, mas pelo que li:
Historical data can be purchased through the Download section of our website or using the form below

acabas por ter de pagar à mesma...

Registado: 29/11/2007 12:50

por MKlop » 4/11/2010 13:49

rsacramento Escreveu:
MKlop Escreveu:(aqui vai uma dúvida muuuito abaixo do nível demonstrado neste tópico....)

Experimentei usar os dados da EODData para o Metastock, mas os ficheiros vêm em texto (que eles consideram ACSII p/ Metastock): se assinar uma subscrição, e mesmo com o Data Client, terei que converter manualmente todos os ficheiros para o Metastock, ou existe uma forma de o programa o fazer mecânicamente?

obrigado.

o meta tem uma aplicação chamada downloader que converte automaticamente
para formato metastock a partir de diferentes formatos

é uma questão de experimentares (creio que serás bem sucedido), ou em alternativa falares com os fornecedores (perguntando se sim ou não o formato é compatível com o meta)

por exemplo: aqueles ficheiros que diariamente são colocados aqui no fórum com as cotações do psi são em texto e são automaticamente importados para o meta

Já andei às voltas no Downloader do Metastock e consigo já fazer as conversões.

Mas o meu objectivo era: não ter que pagar os dados eod à Reuters (caro), obtendo-os por exemplo na EODData, mas de uma forma mais automática, sem ter que converter manualmente os ficheiros recebidos para o formato Metastock.

não é possível programar o Metastock para automaticamente converter ficheiros recebidos?

(já vi que se podem converter vários ficheiros ao mesmo tempo, o que já não é mau)

obrigado

por rsacramento » 4/11/2010 11:45

MKlop Escreveu:(aqui vai uma dúvida muuuito abaixo do nível demonstrado neste tópico....)

Experimentei usar os dados da EODData para o Metastock, mas os ficheiros vêm em texto (que eles consideram ACSII p/ Metastock): se assinar uma subscrição, e mesmo com o Data Client, terei que converter manualmente todos os ficheiros para o Metastock, ou existe uma forma de o programa o fazer mecânicamente?

obrigado.

o meta tem uma aplicação chamada downloader que converte automaticamente
para formato metastock a partir de diferentes formatos

é uma questão de experimentares (creio que serás bem sucedido), ou em alternativa falares com os fornecedores (perguntando se sim ou não o formato é compatível com o meta)

por exemplo: aqueles ficheiros que diariamente são colocados aqui no fórum com as cotações do psi são em texto e são automaticamente importados para o meta

por MKlop » 4/11/2010 10:40

(aqui vai uma dúvida muuuito abaixo do nível demonstrado neste tópico....)

obrigado.

por rsacramento » 4/6/2010 13:52

yabadoo Escreveu:
yabadoo Escreveu:Não experimentei para ver se estava certo ...

sum(cross(C,mov(C,200,E)),30)

OOps
Esqueci-me de um cross

sum(cross(C,mov(C,200,E)) OR cross(mov(C,200,E),C),30)

olha que se continuas a brilhar tenho de te entrevistar..

por Automech » 4/6/2010 13:23

Funciona na perfeição ! Obrigado :clap:

por yabadoo » 4/6/2010 13:12

yabadoo Escreveu:Não experimentei para ver se estava certo ...

OOps
Esqueci-me de um cross

sum(cross(C,mov(C,200,E)) OR cross(mov(C,200,E),C),30)

por yabadoo » 4/6/2010 12:58

Não experimentei para ver se estava certo ...

Ajuda no Metastock

por Automech » 4/6/2010 12:33

Queria construir um indicador que me diga quantas vezes, nos ultimos 30 dias, é que o Close cruzou a MM de 200 dias.

Parece uma coisa básica mas os meus conhecimento de Metastock são ainda muito limitados e, por bizarro que pareça, a melhor solução que encontrei foi a seguinte:

a1:=If(Cross(C,Mov(C,200,E)) OR Cross(Mov(C,200,E),C),1,0);

a2:=If(Ref(Cross(C,Mov(C,200,E)),-1) OR Ref(Cross(Mov(C,200,E),C),-1),1,0);

a3:=If(Ref(Cross(C,Mov(C,200,E)),-2) OR Ref(Cross(Mov(C,200,E),C),-2),1,0);

... e assim sucessivamente até a30.

E depois:

b:=a1+a2+a3+...+a30;
b

Leva uma eternidade a processar e desconfio que há formas mais simples de calcular o indicador.

Aproveito também para perguntar se há algum tópico para dúvidas de Metastock.

Eu tenho sempre pequenas dúvidas pontuais mas não queria estar a criar um tópico com cada dúvida, até porque muitas vezes são dúvidas muito simples.

Obrigado
Mech

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Denário, dragom, Dragon56, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 455 visitantes