Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ejadias » 5/6/2010 16:42

Dansousa Escreveu:
Dansousa Escreveu:
pocoyo Escreveu:Bom dia pessoal, sai uma loucura...

Bom dia Pocoyo, por acaso não se arranja aí nada para o sorteio do Euromilhões de logo à noite ou até do Totoloto (para não ser tão guloso)??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Manda-me por MP senão seremos muitos a dividir o prémio e não chega a nada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...

Abr :wink:
DS

Antes que se crie aqui alguma especulação, esclareço já que o Pocoyo não me forneceu nada (falhou-me...) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Português sortudo ganha sozinho o Euromilhões

Por cá, ficaram ainda seis segundos prémios e três terceiros

O prémio do Euromilhões desta semana saiu a um único totalista e é português o felizardo. Vai receber 15 milhões de euros.

Em Portugal, de acordo com a linha directa de jogos da Santa Casa, ficaram ainda seis segundos prémios. Cada premiado vai receber mais de 422 mil euros.

Há também três portugueses a quem saiu o terceiro prémio. Cada um vai receber 76 mil euros.

Quartos prémios, em Portugal, saíram sete e cada premiado vai receber 5820 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões desta sexta-feira é composta pelos números 04 - 17 - 34 - 40 - 42 - e as estrelas 04 e 09. Para a semana, voltamos ao prémio inicial de 15 milhões de euros.

Fonte: www.tvi24.iol.pt

Cmpts :wink:
DS

Huummmm... Não sei não...
Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por Dansousa » 5/6/2010 9:17

Dansousa Escreveu:

Bom dia Pocoyo, por acaso não se arranja aí nada para o sorteio do Euromilhões de logo à noite ou até do Totoloto (para não ser tão guloso)??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Manda-me por MP senão seremos muitos a dividir o prémio e não chega a nada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...

DS

Antes que se crie aqui alguma especulação, esclareço já que o Pocoyo não me forneceu nada (falhou-me...) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Português sortudo ganha sozinho o Euromilhões

Por cá, ficaram ainda seis segundos prémios e três terceiros

O prémio do Euromilhões desta semana saiu a um único totalista e é português o felizardo. Vai receber 15 milhões de euros.

Em Portugal, de acordo com a linha directa de jogos da Santa Casa, ficaram ainda seis segundos prémios. Cada premiado vai receber mais de 422 mil euros.

Há também três portugueses a quem saiu o terceiro prémio. Cada um vai receber 76 mil euros.

Quartos prémios, em Portugal, saíram sete e cada premiado vai receber 5820 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões desta sexta-feira é composta pelos números 04 - 17 - 34 - 40 - 42 - e as estrelas 04 e 09. Para a semana, voltamos ao prémio inicial de 15 milhões de euros.

Fonte: www.tvi24.iol.pt

Cmpts :wink:
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Eco Tretas » 5/6/2010 8:18

ejadias Escreveu:

Ultimamente tenho visto aqui pelo caldeirao uns graficos assim com uns riscos para cima e para baixo, tipo adivinhação...

A minha pergunta é:
Isto baseia-se nalguma coisa, ou podemos fazer traços à vontade, tipo artista plástico? É que se for assim, vale mais traçar só para cima, sempre anima mais um pouco...
:)
Bom fim de semana

Podes pedir a um macaco que faça uns rabiscos. As probabilidades de ele acertar são igualmente elevadas...
Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por ejadias » 4/6/2010 23:36

Ultimamente tenho visto aqui pelo caldeirao uns graficos assim com uns riscos para cima e para baixo, tipo adivinhação...

A minha pergunta é:
Isto baseia-se nalguma coisa, ou podemos fazer traços à vontade, tipo artista plástico? É que se for assim, vale mais traçar só para cima, sempre anima mais um pouco...
:)
Bom fim de semana
Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por Dansousa » 4/6/2010 10:11

DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por pocoyo » 2/6/2010 8:56

Bom dia pessoal, sai uma loucura...
Anexos
edpr.jpg
edpr.jpg (71.68 KiB) Visualizado 8009 vezes

Registado: 15/1/2010 15:30

opiniao sobre o canal

por u3lk5 » 2/6/2010 8:41

JPinela Escreveu:O canal que desenhei é válido??

Olá,
parece-me que sim, mas para curto prazo.
A linha superior, mostra a intensidade da descida,mas para curto prazo seria melhor tracá-la num gráfico com um time frame menor.

Registado: 20/8/2009 12:27

por JPinela » 2/6/2010 7:31

nos ultimos dias tem estado a subir com consistência. ainda não acredito numa inversão de tendência, mas se continuar vai tocar/quebrar a ma20 dias.
O canal que desenhei é válido??

Cumpts.
Anexos
Sem título.JPG
Sem título.JPG (63.75 KiB) Visualizado 5191 vezes

Registado: 29/5/2009 18:22

por Elias » 27/5/2010 23:41

Modesto rebound na EDP-R, o canal descendente mantém-se válido.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (19.33 KiB) Visualizado 5382 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 21/5/2010 14:38

A minha opinião é a de que, independentemente do que já perdeste, deves fixar um stop. Se ele for quebrado, vendes. Se não for quebrado, manténs.

por pikota » 20/5/2010 14:15

Como já referi anteriormente entrei em 6.25 e estou a pensar em vender.

Já deu para ver que de dia para dia perco mais.

Que acham?

Registado: 4/2/2010 15:57

por jrnabolsa » 18/5/2010 20:26

fjp1977, já vendi a ganhar, pouco mas algum. Desconfiei do pouco volume. cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Elias » 18/5/2010 20:20

LTCM Escreveu:Então se eu por AF determinar que determinado título a € 10 está a saldo, ou seja muito barato

Não digo o contrário, mas convém lembrar que a AF se baseia em cenários de crescimento que se poderão verificar ou não. O título pode cair 30 ou 50% e até parece que fica barato. A seguir saem resultados maus e depois disso os price targets são revistos em baixa e o título deixa de estar atractivo.

O principal problema da AF é que anda, muitas vezes, a reboque do mercado...

por Supermann » 18/5/2010 19:56

Elias Escreveu:
LTCM Escreveu:Ainda estou à espera que o insigne explique porque é que é errado baixar o preço médio.

Não sou o Sniper, mas aproveito para dar a minha achega.

Na minha óptica a estratégia de baixar o preço médio encerra dois erros graves:

Primeiro, porque em geral quem envereda por esse caminho deixa de ter por objectivo "ganhar" e passa a ter por objectivo "não perder". Isto logo à partida é uma estratégia perdente, pois contraria a lógica do investimento em bolsa.

Segundo, porque à medida que se vai reforçando as perdas começam a multiplicar-se, ou melhor, a acelerar (por exemplo se o investidor tiver 1000 acções, perde 10 euros por cada cêntimo de queda; se reforçar para 2000 acções, passa a perder 20 euros por cada cêntimo de queda). Ora como a probabilidade está sempre do lado da continuação tendência, existe uma probabilidade elevada de as quedas continuarem, pelo que com a estratégia do preço médio se torna mais fácil ampliar as perdas do que anulá-las.

Para além disto, havendo capital disponível, confesso que não percebo porque é que se há de reforçar uma posição perdente em lugar de aplicar o capital noutro título que esteja com melhor aspecto.

1 abraço,
Elias

Fazer preço médio não tem mal nenhum... também sou pró-tendente ( lol ), no entanto acho que o maior problema é a maioria das pessoas não saberem cortar as perdas... seja com preço médio ou sem preço médio.

Agora fazer do preço médio uma regra e só porque caiu X então toca lá a dobrar o investimento não me parece boa ideia... há quem faça isso mesmo ultrapassado os pressupostos de risco inicial, apenas porque o preço fica mais perto em caso de recuperação, apenas nessa optica.

Agora fazer preço médio como o LTCM diz isso no problem... se bem que com AF, já torça um pouco mais o nariz... inúmeras vezes aquilo que parece barato e cada vez mais barato, pode ser barato por alguma razão.

A nivel técnico mesmo quem siga apenas tendencias nao vejo porque não... seja como o LTCM diz, quando está quase ao pé de um stop e suporte e conseguirmos com mt menos risco possivelmente uma exposição similar com muito menos risco, etc etc

Registado: 18/12/2009 18:54

por LTCM » 18/5/2010 19:34

Zeb_PT Escreveu:LTCM, quando alguem se refere a estratégias de baixar o preço normalmente estamos a falar de baixar o preço de olhos fechados e dizendo que isto mais cedo ou mais tarde sobe!

Obviamente que dentro de uma estratégia bem definida baixar o preço não é errado, agora essa estratégia penso que tenha de ser muito bem definida.

Para estares a comprar com base na AF, penso que se a cotada chegar a um determinado valor consideres que algo vai mal e que talvez o que calculaste com a AF não seja o cenário num todo, que aja algo por trás que tu desconheças que esteja a puxar o valor para baixo. Imagina que nos meandros da governação se começava a falar de retirarem uns quaisquer subsídios para a energia renovavel. Muito antes desta notícia chegar a publico o valor da cotada começaria a descer até entrar na zona de "saldos" e tu entrares, e a descer e tu a desceres o preço, e a descer e tu novamente a desceres o preço.

Terá de haver sempre uma altura que tenhas de dizer "chega! Há algo que não bate certo nesta cotada!".

Ou não?

Penso que sempre que surgem críticas ao sistema de baixar o preço é devido apenas e só ao facto de quem diz que ainda está dentro e que acabará por subir não dizer também que só esta´a entrar pq ainda não quebrou X.

Zeb_PT uma estratégia de baixar preços médios também falha, isso não se discute, o que apenas pretendia demonstrar, actuando como "inciting agent", é que a coisa não é linear e que obedecendo a regras testadas tem resultados positivos.
Estou sempre a ver no fórum pessoas a desaconselhar a dita cuja, quando não conhecem os pressupostos que estão a apoiar a ideia, de baixar o preço médio, ou a forma de construir uma posição por fases.

Abraço.

Um paper interessante
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Zeb_PT » 18/5/2010 17:51

LTCM, quando alguem se refere a estratégias de baixar o preço normalmente estamos a falar de baixar o preço de olhos fechados e dizendo que isto mais cedo ou mais tarde sobe!

Obviamente que dentro de uma estratégia bem definida baixar o preço não é errado, agora essa estratégia penso que tenha de ser muito bem definida.

Para estares a comprar com base na AF, penso que se a cotada chegar a um determinado valor consideres que algo vai mal e que talvez o que calculaste com a AF não seja o cenário num todo, que aja algo por trás que tu desconheças que esteja a puxar o valor para baixo. Imagina que nos meandros da governação se começava a falar de retirarem uns quaisquer subsídios para a energia renovavel. Muito antes desta notícia chegar a publico o valor da cotada começaria a descer até entrar na zona de "saldos" e tu entrares, e a descer e tu a desceres o preço, e a descer e tu novamente a desceres o preço.

Terá de haver sempre uma altura que tenhas de dizer "chega! Há algo que não bate certo nesta cotada!".

Ou não?

Penso que sempre que surgem críticas ao sistema de baixar o preço é devido apenas e só ao facto de quem diz que ainda está dentro e que acabará por subir não dizer também que só esta´a entrar pq ainda não quebrou X.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por LTCM » 18/5/2010 17:34

Elias Escreveu:Na minha óptica a estratégia de baixar o preço médio encerra dois erros graves:

Primeiro, porque em geral quem envereda por esse caminho deixa de ter por objectivo "ganhar" e passa a ter por objectivo "não perder". Isto logo à partida é uma estratégia perdente, pois contraria a lógica do investimento em bolsa.

Segundo, porque à medida que se vai reforçando as perdas começam a multiplicar-se, ou melhor, a acelerar (por exemplo se o investidor tiver 1000 acções, perde 10 euros por cada cêntimo de queda; se reforçar para 2000 acções, passa a perder 20 euros por cada cêntimo de queda). Ora como a probabilidade está sempre do lado da continuação tendência, existe uma probabilidade elevada de as quedas continuarem, pelo que com a estratégia do preço médio se torna mais fácil ampliar as perdas do que anulá-las.

Para além disto, havendo capital disponível, confesso que não percebo porque é que se há de reforçar uma posição perdente em lugar de aplicar o capital noutro título que esteja com melhor aspecto.

1 abraço,
Elias

Boa tarde,

Então se eu por AF determinar que determinado título a € 10 está a saldo, ou seja muito barato, já descontada a margem de segurança, se ele cair para € 9, €8, €7, … eu não devo fazer um preço médio mais baixo, não existe falta de capital, através de um reforço de posição naquilo que estando barato se tornou um pechincha?

Se eu no meu sistema de longo prazo que compra, de forma faseada, retracções a uma tendência bull, efectuo uma compra a 10, com stop a 9,25 não devo baixar o preço médio com um reforço da posição quando o título no dia(s) seguinte(s) cota a €9, 30 tornado esta última posição sujeita a um risco muito menor (stop a €9, 25)?

E se eu estiver a negociar matérias primas (crude, soja, algodão, café,…) a valores que rondam suportes ou resistências (mínimos/máximos) históricos?

E se...

Abraço
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por chimico » 18/5/2010 16:27

jrnabolsa Escreveu:Sr Chimico, eu também cheguei a comprar a 8 qd sairam, mas vendi a perder nos 5.30, com esse dinheiro fui ganhando noutras cotadas.Enfim, vamos ver como isto se porta hoje, já tive para vender a 4.78. Cumpts

pelo menos hoje está-se a portar bem, eu gostava era de a ver a subir nem q fossem 2 dias seguidos

Registado: 29/11/2007 2:38

por fjp1977 » 18/5/2010 16:18

Jrnabolsa, já colocaste um stop?

Registado: 8/1/2010 12:53

por jrnabolsa » 18/5/2010 12:52

Sr Chimico, eu também cheguei a comprar a 8 qd sairam, mas vendi a perder nos 5.30, com esse dinheiro fui ganhando noutras cotadas.Enfim, vamos ver como isto se porta hoje, já tive para vender a 4.78. Cumpts

por chimico » 18/5/2010 12:48

jrnabolsa Escreveu:Apenas porque devo ter entrado na pior altura. cupts

Se achas q entraste na pior altura a 4,74€ entao o que hei-de eu de dizer q entrei a 8€ e reforçei em força a 5,88. Tenho acções em mais 4 empresas e os lucros q tenho com essas não cobrem nem de perto as menos valias da EDPr.

Registado: 29/11/2007 2:38

por Zeb_PT » 18/5/2010 11:50

Como o Elias já disse que não era o Sniper eu tb não sou o Elias, mas segue o seguinte exemplo.

A Volkswagen, que já esteve a cotar no final de Outubro de 2008 a 945€ e que hoje cota 68,97€ (fecho de ontem). Olhando para o gráfico podemos ver vários suportes quebrados e várias oportunidades de diminuir o preço, mas olhando só e apenas para esta cotada não faria muito mais sentido no incio da descida engulir a seco e assumir as 1ªs perdas?
Se acreditasses hoje, no presente que ela iria subir é que seria uma boa entrada muito mais proveitosa do que descer o preço médio que apesar de te limitar as perdas relativas, aumenta-te as perdas absolutas.

O problema é sempre definir a tendencia e definir logo à priori que valores te convencem de que essa tendencia foi quebrada.

Voltando para a EDP renovaveis e usando apenas resistencias, suportes e linhas de tendencias:
- Neste momento quebrou a meu ver um suporte que se encontrava nos 4,99-4,91
- Tem uma LTD que define o caminho para baixo a curto termo.
- A medio termo já quebrou suportes bem fortes.

A meu ver, no cenario geral o caminho é para baixo até quebrar, pelo menos esta LT de curto prazo.

Obviamente que isto tudo depende do teu perfil de investidor e do risco, por exemplo há quem te possa dizer que existem indicadores que colocam esta cotada em sobrevenda e que uma correcção desta descida terá de acontecer, uma correcção como por exemplo um toque no suporte abaixo e reteste na LTD. Mas mesmo quem te diga isto ao entrar sabe que se esse suporte for quebrado sairá o mais depressa q possivel (ou seja terá um stop loss para a eventualidade de o proximo toque nesse suporte seja uma quebra).

Ou seja, resumindo e baralhando, quando entramos numa cotada é preciso definir:
- Tendencia
- Ponto de entrada
- Stop Loss, que basicamente é a tua maneira de dizeres que abixo deste valor a minha estratégia não é valida.
- Profit Taking, o teu objectivo para sair com amis valias.
Anexos
VOLKSWAGEN AG ST O.N..png
VOLKSWAGEN AG ST O.N..png (13.21 KiB) Visualizado 6321 vezes
EDP RENOVAVEIS2.png
EDP RENOVAVEIS2.png (12.95 KiB) Visualizado 6310 vezes
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por fjp1977 » 18/5/2010 11:48

jrnabolsa Escreveu:Bom dia sr. Elias, realmente não me tenho dado lá muito bem com o baixar de preços médios. Neste momento estou ela-por-ela no valor da acção. Há algum sinal de que a EDPr tende a subir? obrigado, cumpts

Mas está à espera que lhe digam que vai subir???

Ninguém sabe, agora o que parece mais ou menos claro é que a tendência é de queda, o que não significa que alguns não possam ganhar com os retraces que vão existindo.

Mas a maioria dos investidores que tem comprado acções desde que este movimento se iniciou por volta dos 7,80 tem perdido

Tem que ser o Jr a aprender e decidir por si, não pode estar à espera que lhe venham aqui dizer faz isto ou faz aquilo... afinal, o dinheiro é seu

Boa sorte

Registado: 8/1/2010 12:53

por jrnabolsa » 18/5/2010 11:22

Bom dia sr. Elias, realmente não me tenho dado lá muito bem com o baixar de preços médios. Neste momento estou ela-por-ela no valor da acção. Há algum sinal de que a EDPr tende a subir? obrigado, cumpts

por Elias » 18/5/2010 11:16

LTCM Escreveu:Ainda estou à espera que o insigne explique porque é que é errado baixar o preço médio.

Não sou o Sniper, mas aproveito para dar a minha achega.

Na minha óptica a estratégia de baixar o preço médio encerra dois erros graves:

1 abraço,
Elias

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 110 visitantes