Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

19 activists killed by Israeli commandos aboard aid convoy

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 2/6/2010 10:28

mais_um Escreveu:Israel é um Estado de direito e uma democracia, não se pode comportar como uma organização terrorista como o Hamas, isto é o que distingue os bons dos maus.

Israel é um Estado de Direito que está em GUERRA há mais de 60 anos e tem como principal objectivo proteger os seus cidadãos

Israel não é terrorista já que segue os conceitos de direito e justiça em tempo de guerra; já o Hamas não segue quaisquer conceitos de direito e justiça, sendo uma organização terorista cujo principal objectivo é matar tantos civis israelitas quanto possível

Aliás o Hamas e a Fatah na sua guerra civil interna confiscam todos os dias ajuda humanitária em proveito próprio, matam eles próprios civis inocentes, mas essas contas já não interessa fazer, claro
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por pmpcpinto » 2/6/2010 10:21

Não me estava a referir a ataques contra civis, esses são muito mais dificies de prever, referia-me a ataques de maior escala, contra embaixadas, aviões comerciais, instalações/equipamentos militares.

Deste tipo de ataques os israelitas defendem-se muito bem, ao contrários dos americanos, por exemplo.

Sayret Maktal, Sayeret 13, são a elite da elite, provavelmente só SAS, Navy Seals e Delta Force, se podem equiparar.

Em 50 anos, apenas ouvimos falar de 2 operações em que a Sayeret 13 interveio, será que neste tempo todo apenas executaram 2 operações?

Pessoalmente, o isrealitas não me dizem nada, apenas admiro as suas forças de elite e os seus serviços secretos.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por mais_um » 2/6/2010 10:08

Quico Escreveu:Eh, pá! Ó mais_um, agora é que me lixaste!
Realmente... fica lá com a razão. Israel tem é que comer e calar; tem bom corpo e as costas largas. Tadinhos dos "activistas"; afinal são inimputáveis... Não se podem pôr no mesmo plano.
Desculpa, sim?

Não sei se leste o topico todo, mas não vi isso escrito em lado nenhum, a unica cosia que está em causa é o uso desproporcionada de força em relação à ameaça.

Israel é um Estado de direito e uma democracia, não se pode comportar como uma organização terrorista como o Hamas, isto é o que distingue os bons dos maus.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 2/6/2010 10:03

pmpcpinto Escreveu:
PS: Para pacifistas armados de paus e fisgas porem 6 comandos de um força de elite no hospital .....

Parece-me que de elite a unica coisa que tem é o nome.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 2/6/2010 10:01

pmpcpinto Escreveu:Mais_um

Aqui estão alguns ataques terroristas contra a maior portência militar do mundo:

11 de Setembro, EUA; Iemen, USS Cole; Embaixada em Nairobi, Quenia, Embaixada Daar es Salaam, Tanzania; Dhahran, Arábia Saudita; Riad, Arábia Saudita, Lockerbie, Escócia; Aeroporto de Karachi, Atenas, Grécia, Embaixada em Beirute, Libano; Quartel do marines, em Beirute, Libano, Embaixada em Teerão, Siria .....

Contra Israel:

Berlin, Alemanhã, que deu origem à operação Cólera de Deus, que assasinou os executantes e mentores do massacre de Munique;

Entebbe, Uganda, que acabou com a libertalção de todos os passageiros, excepto de uma senhora de idade que não estava no aeroporto;

Duas maneiras de lidar com o terrorismo, com resultados bem diferentes.

Pedro

http://www.johnstonsarchive.net/terrori ... elsum.html

Tens alguma dificuldade com numeros? É fantastico como consegues transformar mais de 950 ataques terroristas que Israel sofreu em apenas 2...

por pmpcpinto » 2/6/2010 9:02

Mais_um

Aqui estão alguns ataques terroristas contra a maior portência militar do mundo:

11 de Setembro, EUA; Iemen, USS Cole; Embaixada em Nairobi, Quenia, Embaixada Daar es Salaam, Tanzania; Dhahran, Arábia Saudita; Riad, Arábia Saudita, Lockerbie, Escócia; Aeroporto de Karachi, Atenas, Grécia, Embaixada em Beirute, Libano; Quartel do marines, em Beirute, Libano, Embaixada em Teerão, Siria .....

Contra Israel:

Berlin, Alemanhã, que deu origem à operação Cólera de Deus, que assasinou os executantes e mentores do massacre de Munique;

Entebbe, Uganda, que acabou com a libertalção de todos os passageiros, excepto de uma senhora de idade que não estava no aeroporto;

Duas maneiras de lidar com o terrorismo, com resultados bem diferentes.

Pedro

flotilha

por Clinico » 2/6/2010 8:59

Se calhar, nem tudo é mau...

Parece que vão mais uns barcos a querer furar o bloqueio transportando, desta vez, contendo não só mantimentos, mas prémios Nobel que nem Leonardo DiCaprio na proa do Titanic de braços abertos...

Mas isto tambem chama a atenção sobre o comportamento do Hamas, que se põe a atirar rockets, passa a ser criticado (aliás fe-lo ontem e levou logo...)e não convinha nada agora.

A Autoridade palestiniana faz o que é politicamente correcto, sem se querer envolver muito. Está na mente de todos eles que foram expulsos a tiro e a massacre da Faixa de Gaza, e fuzilados aos montes.

Portanto, repetindo que Israel lá vai exagerando parvamente (o assassinato daquele tipo no hotel do Dubai foi outra "obra prima" filmada para todo o mundo ver...), estas coisas causam o barulho que causam e volta-se a focar as atenções para a maré negra do Golfo...

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por pmpcpinto » 2/6/2010 8:10

Não vou discutir se tinham direito ou não de tomar os navios, pois isso tem a ver com outra área.

Quanto à operação, penso que os israelitas ao executarem esta operação desta forma, com a Sayeret 13 (comandos da marinha, que são equiparáveis aos navy seals americanos), quis fazer uma demonstração de força, perante a comunidade internacional.

Se foi a melhor forma de o fazer, não sei. No entanto, estes homens estão habituados a matar primeiro e perguntar depois, não estão tão habituados a serem recebidos à paulada.

Foram atacados e claro responderam da maneira que sabem e que era possível naquela altura.

Se fosse uma força americada não tinha ficado ninguém para contar a história, pois mal carregam no gatilho já não param.

Pedro

PS: Para pacifistas armados de paus e fisgas porem 6 comandos de um força de elite no hospital .....

por Quico » 2/6/2010 0:51

Eh, pá! Ó mais_um, agora é que me lixaste!
Realmente... fica lá com a razão. Israel tem é que comer e calar; tem bom corpo e as costas largas. Tadinhos dos "activistas"; afinal são inimputáveis... Não se podem pôr no mesmo plano.
Desculpa, sim?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por masterpro » 2/6/2010 0:19

Camisa Roxa Escreveu:
Atomez Escreveu:Como é costume nestas coisas, cada um vê aquilo que quer ver...

é, era uma frota muito humanitária pelos vistos

humanitária != pacifista

Ora vamos lá bater ali naqueles tipos pq são humanitários e respingam menos !!!

@Marco Tenho a mesma posição! não sou nem de um lado nem do outro. Para mim era abolir tudo o que era Religião/Igreja e metade do problema estava resolvido.

8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por mais_um » 1/6/2010 23:43

Quico Escreveu:
mais_um Escreveu:Para mim foi um erro de calculo, como outros que Israel tem cometido.

Curioso! Os media ocidentais, tão presurosos a cair em cima do mínimo deslize dos israelitas, são tão compreensivos e desculpabilizantes para qualquer acto de violência ou massacre terrorista do Hamas ou de afins...

Azar dos israelitas que nem erros de cálculo podem cometer. Até porque para o outro lado da barricada, QUANTO PIOR MELHOR, não é?!

Enfim... :roll:

P.S. - Aliás, nem de propósito, acabei de ler isto num blog:
"A estratégia de quem combate Israel baseia-se na imposição de um duplo padrão: a Israel aplicam-se os conceitos de justiça e de direito do tempo de paz, aos palestinianos permite-se que sejam avaliados pelos conceitos de direito e de justiça de tempo de guerra."

Hummm....curioso és o 1º a colocar o Estado de Israel ao nivel de uma organização terrorista, em 7 paginas de topico nunca ninguém o tinha feito, sempre colocaram o Israel acima de uma mera organização terrorista, dai exigirem que Israel se comporte como um Estado de direito e uma democracia, que afirma ser. Não gostas mesmo dos gajos, (os israelitas, claro) não?

por Quico » 1/6/2010 23:31

mais_um Escreveu:Para mim foi um erro de calculo, como outros que Israel tem cometido.

Curioso! Os media ocidentais, tão presurosos a cair em cima do mínimo deslize dos israelitas, são tão compreensivos e desculpabilizantes para qualquer acto de violência ou massacre terrorista do Hamas ou de afins...

Azar dos israelitas que nem erros de cálculo podem cometer. Até porque para o outro lado da barricada, QUANTO PIOR MELHOR, não é?!

Enfim... :roll:

P.S. - Aliás, nem de propósito, acabei de ler isto num blog:
"A estratégia de quem combate Israel baseia-se na imposição de um duplo padrão: a Israel aplicam-se os conceitos de justiça e de direito do tempo de paz, aos palestinianos permite-se que sejam avaliados pelos conceitos de direito e de justiça de tempo de guerra."
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por moppie85 » 1/6/2010 22:54

mais_um Escreveu:
fafite Escreveu:costuma-se dizer que "gato escaldado de água fria tem medo"

Vocês acham que Israel fez isto só para se promover, e ter como audiencia e testemunhas toda aquela gente. Estamos a brincar, não?

Não estou a dizer que apio o que Israel fez até porque sou contra a violência seja ela de que tipo for, mas tambem não acredito que Israel tenha morto tanta gente por nada. Não acredito!

Por vezes acontecem erros, quantos civis inocentes tem sido mortos no Afgenistão por engano?

Para mim foi um erro de calculo, como outros que Israel tem cometido.

Se eu estivesse encarregado da operação,

1º Esperava que entrassem nas águas territoriais / bloqueadas

2º abordava de modo diferente o barco - não com meia dúzia de individuos treinados para matar

3º Fazia o que eles fizeram depois da borrada - confiscava os barcos e os materiais. Em seguida deportava os activistas, verificava as mercadorias e, por fim, libertava os barcos.

Registado: 15/4/2008 14:12

por tava3 » 1/6/2010 22:49

O problema com Israel é que tem muitos erros de calculo, a começar com estas ultimas guerras. Até no tipo de armas se enganaram, eram para usar fosforo azul e foi o verde, que chatice.

:wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por atomez » 1/6/2010 22:48

Visto do outro lado

<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ngXYQfl8BzU&hl=en_GB&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ngXYQfl8BzU&hl=en_GB&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 1/6/2010 22:46

Mais_um, essa parece-me das posições mais equilibradas do tópico (pessoalmente, tenho apenas algumas reservas quanto aos aspectos legais - até porque as leis nem sempre são justas - e em caso de dúvida, "decido" a minha opinião com base nos meus principios morais).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 1/6/2010 22:45

fafite Escreveu:costuma-se dizer que "gato escaldado de água fria tem medo"

Vocês acham que Israel fez isto só para se promover, e ter como audiencia e testemunhas toda aquela gente. Estamos a brincar, não?

Não estou a dizer que apio o que Israel fez até porque sou contra a violência seja ela de que tipo for, mas tambem não acredito que Israel tenha morto tanta gente por nada. Não acredito!

Por vezes acontecem erros, quantos civis inocentes tem sido mortos no Afgenistão por engano?

Para mim foi um erro de calculo, como outros que Israel tem cometido.

por fatimafaria » 1/6/2010 22:42

costuma-se dizer que "gato escaldado de água fria tem medo"

Registado: 2/5/2010 8:58

por mais_um » 1/6/2010 22:37

O que dizem os tratados internacionais:

Neutral merchant vessels

67. Merchant vessels flying the flag of neutral States may not be attacked unless they:

(a) are believed on reasonable grounds to be carrying contraband or breaching a blockade, and after prior warning they intentionally and clearly refuse to stop, or intentionally and clearly resist visit, search or capture;

http://www.icrc.org/IHL.nsf/52d68d14de6 ... enDocument

Penso que seja esta a situação, ou seja, navios mercantes neutrais a tentar furar um bloqueio, o facto de ser em aguas internacionais ou israelitas aparentemente é irrelevante em termos legais.

Mas antes de existir um ataque tem que sucessivamente acontecer o seguinte, recusar uma ordem de paragem, recusar a inspecção do navio e só depois utilizar a força, apropriada à ameaça.

Resta saber se foi dada ordem de paragem e esta foi recusada, se foi pedido a inspecção do navio e esta foi recusado, mas não há duvidas contra o uso desproporcionado da força em relação à ameaça.

Por isso condeno o ataque porque no minimo foi usada força desproporcionada em relação à ameaça.

por MarcoAntonio » 1/6/2010 22:37

Camisa Roxa Escreveu:é, era uma frota muito humanitária pelos vistos

Portanto, tu tens o direito de entrar na casa do teu vizinho ostensivamente pela porta das traseiras e de faca na mão se souberes que o teu vizinho é pouco humanitário...

:roll:

E caso ele pegue numa cadeira e te atire à cabeça, tu pões um vídeo na internet a sublinhar esse facto, depreenderei.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/6/2010 22:38, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Camisa Roxa » 1/6/2010 22:34

Atomez Escreveu:Como é costume nestas coisas, cada um vê aquilo que quer ver...

é, era uma frota muito humanitária pelos vistos
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por MarcoAntonio » 1/6/2010 22:33

No meu caso, eu estou a ver a violência, não me recuso a ver absolutamente nada. A violência é para mim moralmente aceitável, os invasores armados e hostis são os israelitas neste caso concreto o que - segundo os meus padrões morais - dá todo o direito de lhes atirar com tudo o que houver à mão...

Se o caso fosse ao contrário, acharia o mesmo. Não tem nada que ver com qual é a facção que faz o quê até porque não gosto de nenhuma das duas para ser franco!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/6/2010 22:34, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 1/6/2010 22:31

Como é costume nestas coisas, cada um vê aquilo que quer ver...

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Z2duPV9MQIc&hl=en_GB&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Z2duPV9MQIc&hl=en_GB&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 1/6/2010 22:27

Vão-me desculpar mas eu acho ridículo estar a destacar o que os fulanos fizeram com cadeiras e outras armas improvisadas quando estão a ser abordados por soldados armados a descer em cordas de rapel!

O barco é uma casa móvel. Estando em águas internacionais, os israelitas são invasores hostis armados...

Se um árabe me entrar em casa envolvido em bombas ou armado, ainda antes de ele meter a mão ao botão para explodir a bomba ou ao gatilho já eu tenho o direito de lhe atirar com tudo o que tiver à mão (e já inverti os papéis propositadamente).

Sobre a matéria geopolítica (em termos gerais) eu vou dizer que tenho uma opinião bi-partida, não estou (há vários anos) por nenhum dos lados, não me identifico com nenhuma das duas facções...

E até admito que legalmente a questão possa ser abordada de outra forma mas eu estou a responder do ponto de vista moral, segundo os meus padrões morais.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/6/2010 22:31, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por moppie85 » 1/6/2010 22:14

fafite Escreveu:Tens a certeza que as águas eram internacionais?

Podes prová-lo?

É que por aquilo que li e tambem ouvi e li aqui na Inglaterra as notícias são dúbias quanto a esse assunto.

Penso que o link que ja coloquei neste tópico com uma citação de um responsável militar israelita, diz tudo.

Cá para mim eles bem que queriam inventar que estava na área deles, mas 6 navios e ainda por cima com deputados europeus, era dificil de enganar... (pelo menos é o q penso se é verdade que num dos videos se diz que estão nas águas territoriais de Israel.

Registado: 15/4/2008 14:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58, PXYC e 83 visitantes