19 activists killed by Israeli commandos aboard aid convoy
fafite Escreveu:Tens a certeza que as águas eram internacionais?
Podes prová-lo?
Fafite, está em todo o lado escrito (nas várias notícias que percorri) que eram águas internacionais.
Queres indicar alguém - alguma notícia ou entidade - que diga que eram águas territoriais israelitas?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vídeo mostra violência durante assalto a navio activista
Imagens vídeo captadas pelo exército israelita durante o assalto a um dos barcos, e transmitidas à comunicação social, mostram 'comandos' a descer em 'rappel' para a ponte da embarcação e a serem atacados por passageiros.
Os dirigentes israelitas, acusados ontem de uso desproporcionado da força durante a abordagem, que fez pelo menos dez mortos entre os passageiros, rejeitam a responsabilidade dos confrontos sangrentos atribuindo-a aos militantes pró-palestinianos do 'comboio'.
Enquanto um dos 'comandos' assaltantes desce do helicóptero, através de uma corda, um passageiro na ponte dispara e um grupo armado com matracas ataca-o enquanto está por terra.
Nas imagens a preto e branco, que parecem terem sido registadas a partir de um barco vizinho, pelo menos seis passageiros são visíveis na ponte, levantando várias vezes as suas matracas e atacando alguém no chão.
Entre o grupo de cerca de 20 pessoas reunidas na ponte, pelo menos duas atiram violentamente um 'comando' israelita para um nível inferior da ponte do navio.
Uma outra pessoa agita uma cadeira acima da cabeça durante a confusão.
<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/gYjkLUcbJWo&hl=en_GB&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/gYjkLUcbJWo&hl=en_GB&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
mais_um Escreveu:moppie85 Escreveu:mais_um Escreveu:pmpcpinto Escreveu:Mais_um, acreditas que foram recebidos com paus, ferros e fisgas?
Já agora porque é que não se passou nada nos outos 6 (salvo erro) barcos?
Pedro
Sim, acredito porque as imagens foram feitas pelo exercito israelita, posso dizer-te que ontem à noite quando vi o link no Sapo que dizia imagens de armas encontradas nos barcos, pensei, mais um brilharete do serviços secretos israelitas, descobriram que iam armas nos barcos e avançaram, mas quando fui ver as imagens e vi as fisgas, os paus e os sacos de berlindes fiquei parvo!
Desculpa voltar ao assunto, mas descobri um paper sobre o bloqueio:Logo após a vitória nas eleições de 2006,
os EUA, a União Européia, e estados
árabes anunciaram sanções suspendendo
ajuda financeira, vincularam o fim do
embargo a 3 demandas básicas que o
Hamas deveria aceitar: reconhecimento de
Israel, reconhecer acordos passados
assinados pelo Fatah e o fim do uso da
violência como instrumento político. O
não atendimento desses condicionantes
levou a suspensão da ajuda financeira e
isolamento diplomático.
http://www.pucminas.br/imagedb/conjuntura/CNO_ARQ_NOTIC20080527133825.pdf?PHPSESSID=c781167ddc9e0ba08269956de579dfbb
Deve ter sido isto que os jornalistas quiseram dizer...
Estas a confundir bloqueio com embargo, por exemplo os EUA tem um embargo contra Cuba, mas já tiveram um bloqueio a quando da crise dos misseis de Cuba.
É possível... só ouvi a noticia uma vez... provavelmente confundi e/ou eles confundiram
- Registado: 15/4/2008 14:12
fafite Escreveu:Então mas o barco não é particular?
O que é que isso tem a ver com um ataque á Turquia?
Não creio que seja a mesma coisa que atacar um navio militar.
De qualquer modo nada justifica a mortandade.Apesar de não perceber o porquê de tanto alarido,então não é a mesma coisa que na faixa de Gaza? os palestinianos atacam com pedras os israelistas com artelharia pesada. Qual é a novidade.
O barco tem pavilhão turco, logo, em águas internacionais, segundo o que sei, é equiparado a "território" do país; ou seja, a Lei vigente é a do país do Pavilhão.
(almost sure...)
Atomez Escreveu:moppie85 Escreveu:Para Israel, foi uma operação desastrosa, até porque perderam o apoio de um dos poucos países árabes com quem ainda tinham relações - a Turquia.
A Turquia não é um país árabe. É um país muçulmano, isso sim, mas não convém confundir as coisas.
Eu uso a mesma palavra, embora eu considere que seja árabe e marioritariamente mulçumano.
O grande perigo é se a coisa começa a escalar para outros níveis.
Stocks, Oil Drop, Treasuries Rise as Middle-East Tension Grows
June 1 (Bloomberg) -- Stocks and oil dropped, while the dollar and Treasuries rose, as a report that Lebanon fired on Israeli warplanes spurred concern tensions in the Middle East are escalating. Energy companies led declines in equities after BP Plc failed to halt the biggest oil spill in U.S. history.
...
“We’re in anxiety mode,” said Bruce McCain, chief investment strategist at Cleveland-based Key Private Bank, which manages $25 billion. “There are already too many international and geopolitical things to worry about. What happens in the Middle East definitely gets investors worried especially because of all the concern about energy.”
The AFP report of Israeli warplanes taking fire from Lebanon came a day after nine people were killed in an Israeli commando raid on boats carrying pro-Palestinian activists to the Gaza Strip. Israeli forces killed two Palestinians who tried to infiltrate from the enclave today and another three who tried to fire a rocket, according to an army statement.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Drecksack Escreveu:moppie85 Escreveu:eles nem deviam ter entrado no barco.
estava em águas internacionais.
Temos pena.
The "San Remo Manual on International Law Applicable to Armed Conflicts at Sea", paragraph 67 and paragraph 146:
Israel is within full legal right to raid and capture civilian vessels in neutral waters which are trying to breach a blockade, or are believed to be carrying weapons or contraband.
Sim sim... tirado de onde?
Página do ministério da defesa israelita.

É o mesmo que no Iraque: têm armas! têm armas!
Foi uma intervenção fora da lei, como aliás foi confirmado pelo Conselho de Segurança.
Se calhar não era má ideia sermos devolvidos aos árabes, mas daqueles que têm muito petróleo, acabava-se a crise num instante.
Não sejamos ingénuos, a decisão de intervenção neste barco não foi tomada por um qualquer soldadito, e não acredito que quem tem a responsabilidade da parte de Israel de decedir este tipo de actuações, sabendo que o mundo esté sempre de olhos postos neles, o fizesse de animo leve.
Tenho em crer que ouve muito mais que fisgas com berlindes ou varapaus.
Não sejamos ingénuos, a decisão de intervenção neste barco não foi tomada por um qualquer soldadito, e não acredito que quem tem a responsabilidade da parte de Israel de decedir este tipo de actuações, sabendo que o mundo esté sempre de olhos postos neles, o fizesse de animo leve.
Tenho em crer que ouve muito mais que fisgas com berlindes ou varapaus.
- Registado: 2/5/2010 8:58
de qualquer forma esse incidente pelos vistos é só para entreter os papalvos do costume:
June 1 (Reuters) - Turkey's Defence Minister Vecdi Gonul said on Tuesday a diplomatic crisis with Israel after the Jewish state stormed a Turkish-backed aid convoy will not affect the planned delivery of Israel-made Heron drones to Turkey.
porque a real politik continua as usual
PS: Marco, whatever, o que eu queria dizer era que praticamente TODOS os países do mundo tiveram as suas fronteiras fixadas pela força, em resultado de uma qualquer guerra; e nem é preciso regressar centenas de anos atrás, basta atentarmos na data da fixação do Estado de Israel por altura do final da 2ª GM, para verificarmos a quantidade enorme de países e de novas fronteiras que então foram fixadas por isso é quiçá absurdo andar ainda por esta altura a questionar a legitimidade da existência do Estado de Israel
June 1 (Reuters) - Turkey's Defence Minister Vecdi Gonul said on Tuesday a diplomatic crisis with Israel after the Jewish state stormed a Turkish-backed aid convoy will not affect the planned delivery of Israel-made Heron drones to Turkey.
porque a real politik continua as usual
PS: Marco, whatever, o que eu queria dizer era que praticamente TODOS os países do mundo tiveram as suas fronteiras fixadas pela força, em resultado de uma qualquer guerra; e nem é preciso regressar centenas de anos atrás, basta atentarmos na data da fixação do Estado de Israel por altura do final da 2ª GM, para verificarmos a quantidade enorme de países e de novas fronteiras que então foram fixadas por isso é quiçá absurdo andar ainda por esta altura a questionar a legitimidade da existência do Estado de Israel

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Camisa Roxa Escreveu:Israel não devia existir e daí para a frente está tudo errado???
Então Portugal deveria ser devolvido aos árabes também e aí por diante até sermos todos bárbaros de novo!
Bom, Portugal nunca foi "propriedade dos Árabes". Deves estar a referir-te aos Mouros (que são um povo berbere de influência árabe - os verdadeiros Árabes eram e são ainda hoje bastante mais de oriente e estiveram em muito pequena percentagem na Península Ibérica durante a ocupação Moura).
Em todo o caso, admitindo que eram "arabes", eles também não eram de cá como tu deves saber muito bem. Já antes deles estavam cá outros povos. O povo de origem celta já cá estava com uma antecedência de milhares de anos...
Na realidade, a expulsão dos Mouros foi tecnicamente uma reconquista.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:As notícias dizem que o sucedido deu-se em águas internacionais. Ou as notícias estão equivocadas ou simplesmente não entendo os argumentos de alguns que alegam sobre quem invadiu quem...
Aparentemente o facto de estar em aguas internacionais não é impeditivo, seria se estivessem em aguas do Egipto (neutral), por exemplo. Mas até chegar à abordagem tinham que cumprir uma serie de requisitos, como avisos para mudar de rota e não mudarem, pedir para subir a bordo para inspecionar a carga e ser recusado, etc.... mas mesmo assim deviam usar força proporcional à ameaça, o que claramente não foi respeitado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Israel não devia existir e daí para a frente está tudo errado???
Então Portugal deveria ser devolvido aos árabes também e aí por diante até sermos todos bárbaros de novo!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
As notícias dizem que o sucedido deu-se em águas internacionais. Ou as notícias estão equivocadas ou simplesmente não entendo os argumentos de alguns que alegam sobre quem invadiu quem...
moppie85 Escreveu:mais_um Escreveu:pmpcpinto Escreveu:Mais_um, acreditas que foram recebidos com paus, ferros e fisgas?
Já agora porque é que não se passou nada nos outos 6 (salvo erro) barcos?
Pedro
Sim, acredito porque as imagens foram feitas pelo exercito israelita, posso dizer-te que ontem à noite quando vi o link no Sapo que dizia imagens de armas encontradas nos barcos, pensei, mais um brilharete do serviços secretos israelitas, descobriram que iam armas nos barcos e avançaram, mas quando fui ver as imagens e vi as fisgas, os paus e os sacos de berlindes fiquei parvo!
Desculpa voltar ao assunto, mas descobri um paper sobre o bloqueio:Logo após a vitória nas eleições de 2006,
os EUA, a União Européia, e estados
árabes anunciaram sanções suspendendo
ajuda financeira, vincularam o fim do
embargo a 3 demandas básicas que o
Hamas deveria aceitar: reconhecimento de
Israel, reconhecer acordos passados
assinados pelo Fatah e o fim do uso da
violência como instrumento político. O
não atendimento desses condicionantes
levou a suspensão da ajuda financeira e
isolamento diplomático.
http://www.pucminas.br/imagedb/conjuntura/CNO_ARQ_NOTIC20080527133825.pdf?PHPSESSID=c781167ddc9e0ba08269956de579dfbb
Deve ter sido isto que os jornalistas quiseram dizer...
Estas a confundir bloqueio com embargo, por exemplo os EUA tem um embargo contra Cuba, mas já tiveram um bloqueio a quando da crise dos misseis de Cuba.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Atomez Escreveu:Ainda bem que ainda há gente com tomates para fazer o que é preciso fazer para se defender.Two more boats head for Gaza as Israel vows to stop them
With two more vessels due to set sail in the next 48 hours to continue the challenge to Israel's Gaza blockade, Deputy Defence Minister Mattan Vilnai admitted Tuesday, June 1 that the Israeli commando seizure of the six-boat Gaza-bound flotilla Monday, May 31 had its faults.
But he stressed the mission was nonetheless bravely accomplished. None of the six vessels reached Gaza port - albeit with regrettable loss of life. While the IDF would learn from its mistakes and do things differently, access to Gaza would continue to be blocked for as long as the Hamas-ruled territory was at war with Israel.
Sim, tens razão é preciso ter tomates para atacar com armas quem tem fisgas, berlindes e paus.....

pmpcpinto Escreveu:Os israelitas quantos tiveram? Lembro-me de um avião desviado e de esporádicos ataques suicidas.
Andas com problemas de memoria....
http://www.johnstonsarchive.net/terrori ... elsum.html
http://www.johnstonsarchive.net/terrori ... srael.html
Drecksack Escreveu:moppie85 Escreveu:eles nem deviam ter entrado no barco.
estava em águas internacionais.
Temos pena.
The "San Remo Manual on International Law Applicable to Armed Conflicts at Sea", paragraph 67 and paragraph 146:
Israel is within full legal right to raid and capture civilian vessels in neutral waters which are trying to breach a blockade, or are believed to be carrying weapons or contraband.

Tenho pena da malta que usa palas nos olhos....
Israel só cumpre as leis internacionais que lhe dá jeito.
Do mesmo manual:
4. The principles of necessity and proportionality apply equally to armed conflict at sea and require that the conduct of hostilities by a State should not exceed the degree and kind of force, not otherwise prohibited by the law of armed conflict, required to repel an armed attack against it and to restore its security.
5. How far a State is justified in its military actions against the enemy will depend upon the intensity and scale of the armed attack for which the enemy is responsible and the gravity of the threat posed
41. Attacks shall be limited strictly to military objectives. Merchant vessels and civil aircraft are civilian objects unless they are military objectives in accordance with the principles and rules set forth in this document.
etc....
fafite Escreveu:Então mas o barco não é particular?
De qualquer modo nada justifica a mortandade.Apesar de não perceber o porquê de tanto alarido,então não é a mesma coisa que na faixa de Gaza? os palestinianos atacam com pedras os israelistas com artelharia pesada. Qual é a novidade.
A tua casa também é particular, no entanto não deixa de ser território nacional!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
pmpcpinto Escreveu:Uma guerra nunca é limpa, muito menos uma guerra contra o terrorismo.
Se se cumprissem todas as lei internacionais, todas as resoluções da ONU .... já tinham desaparecido do mapa.
Uma vez mais digo, contra o terrorismo não se pode vacilar, os EUA fizeram-no ao deixar Beirute em 83 e ai perderam a guerra.
Desde então quantes ataques já tiveram por esse mundo fora? Milhares.
Os israelitas quantos tiveram? Lembro-me de um avião desviado e de esporádicos ataques suicidas.
Pedro
Grandes comparações que aqui se fazem

Indo ao fundo da questão, Israel nem deveria de existir, a partir daí tudo o que vier para a frente está errado.
Agora ao caso em concreto:
Foi abordado um navio por militares em águas internacionais.
O Navio tinha Bandeira Turca.
Logo a abordagem é ilegal e posta nos termos correctos é pirataria ( tomada de um navio á força )
Israel já sabia o que continha e quem ia e o historial todo!! acho que toda a gente conhece bem a eficácia dos seus SS por isso qualquer desculpa que iam terrorista ou de armas é descabida .....
Depois foi uma abordagem muito mal planeada por parte dos militares!!
Alias aquele tipo de abordagem são as que se fazem em operações anti-terrorismo e combate militar em que se usa a descida em fast-rope, logo irem armados com equipamento anti-motim e usando este tipo de descida não faz qualquer sentido e claro perdem o controlo, descer na multidão sabendo que não vão poder usar fogo para proteger a descida era lógico que dava barraca....
No outro lado se a ideia era furar o bloqueio era normal que ripostassem.. não percebo bem ainda o que ia na cabeça de quem planeou a abordagem

Na proxima usem gas para proteger a aborgadem por parte dos militares já que vão ignorar a lei e o direito internacial ao menos não causem mortos.

- Registado: 13/3/2007 14:42
Então mas o barco não é particular?
- Registado: 2/5/2010 8:58
A boa fé de alguns é tão grande que teimam em afirmar que já não estariam em águas internacionais quando os israelitas não se atreveram a ir tão longe na mentira.
Outros supõem que o litoral de Gaza é israelita só porque Israel o usurpou e tem-o interdito aos palestinianos. Será que nos anos quarenta esta gente consideraria a zona exterior aos guetos e aos campos de concentração interditas ao judeus? Será que considerariam legítimo que os nazis abatessem quem se atrevesse a sair dos guetos ou dos campos concentração?!
A ignorância e cobardia é tanta que consideram os "factos consumados" por meio da força como legais, como irreversíveis.
Esta gente, esta mentalidade é o sonho de qualquer estado policial. Gente que respeita a lei da força...
E apontam o exemplo do Lusitânia Expresso como um exemplo de pacifismo quando estes turistas políticos deram meia volta sem fazer o mínimo "braço de força" com os indonésios...
São indivíduos destes que obedecem à força da razão e quando vencidos desculpam-se com o facto de estarem a obedecer a ordens. Em Nuremberga eram todos inocentes...na Alemanha e nas localidades com campos de concentração também ninguém sabia de nada...Não me preocupam tanto os "maus" mas os "bons" que fingem não ver nada até que são atingidos pessoalmente e depois admiram-se com a passividade do mundo!
Outros supõem que o litoral de Gaza é israelita só porque Israel o usurpou e tem-o interdito aos palestinianos. Será que nos anos quarenta esta gente consideraria a zona exterior aos guetos e aos campos de concentração interditas ao judeus? Será que considerariam legítimo que os nazis abatessem quem se atrevesse a sair dos guetos ou dos campos concentração?!
A ignorância e cobardia é tanta que consideram os "factos consumados" por meio da força como legais, como irreversíveis.
Esta gente, esta mentalidade é o sonho de qualquer estado policial. Gente que respeita a lei da força...
E apontam o exemplo do Lusitânia Expresso como um exemplo de pacifismo quando estes turistas políticos deram meia volta sem fazer o mínimo "braço de força" com os indonésios...
São indivíduos destes que obedecem à força da razão e quando vencidos desculpam-se com o facto de estarem a obedecer a ordens. Em Nuremberga eram todos inocentes...na Alemanha e nas localidades com campos de concentração também ninguém sabia de nada...Não me preocupam tanto os "maus" mas os "bons" que fingem não ver nada até que são atingidos pessoalmente e depois admiram-se com a passividade do mundo!
- Registado: 4/2/2010 19:57
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, marketisnotefficient e 264 visitantes