Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

19 activists killed by Israeli commandos aboard aid convoy

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pmpcpinto » 1/6/2010 18:57

Uma guerra nunca é limpa, muito menos uma guerra contra o terrorismo.

Se se cumprissem todas as lei internacionais, todas as resoluções da ONU .... já tinham desaparecido do mapa.

Uma vez mais digo, contra o terrorismo não se pode vacilar, os EUA fizeram-no ao deixar Beirute em 83 e ai perderam a guerra.

Desde então quantes ataques já tiveram por esse mundo fora? Milhares.

Os israelitas quantos tiveram? Lembro-me de um avião desviado e de esporádicos ataques suicidas.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

bloqueio

por Clinico » 1/6/2010 18:53

Penso que desta vez houve um pouco de exagero da parte dos Israelitas. Acreditando que até tivessem sido agredidos pelos tripulantes, talvez tenha havido excesso de força e em águas internacionais...

É evidente que um convoy destes não passaria despercebido e se já houve algumas embarcações que furaram o bloqueio, esta era dificil de o conseguir.

Mas tudo isto me levanta perguntas:
-Porque esta tentativa tão descarada? Estes tipos são mestres na propaganda e tenho a certeza que qualquer acidente com este convoy serviria para propaganda anti-Israel (claro)
- Porque não há bloqueio á Palestina de Mahmoud Abbas (até acho o velhote simpatiquissimo)?
- Porque é que há já acordos de corporação entre os Ministérios de Turismo Israelita e Palestiniano?
(e talvez outros que não sei)

Não esquecer que, muito infelizmente, os maiores assassinos de muçulmanos são os próprios muçulmanos e nenhum se manifesta em parte nenhuma quando um suicida mata dezenas de mulheres e crianças nos mercados, ou assassinam á bomba e metrelhadora em mesquitas etc etc etc.Quem se lembra da Argélia recente em que islamistas desciam das montanhas para massacrar aldeias árabes incluindo mulheres velhos crianças...? Algum árabe se manifestou pela Europa??

Não há dúvida, que dado o tamanho das emigrações árabes na Europa e o facto do EUA dormirem com o "inimigo" em casa, estes tipos são excelentes peritos em propaganda pró-árabe, anti-Israel e pró-islamismo na civilização ocidental

Quanto aos Turcos, bem podem calar a boca por causa do massacre dos Arménios.

Cá para mim, isto são mais uns dias de notícias e passa para a segunda página....

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por atomez » 1/6/2010 18:51

moppie85 Escreveu:Para Israel, foi uma operação desastrosa, até porque perderam o apoio de um dos poucos países árabes com quem ainda tinham relações - a Turquia.

A Turquia não é um país árabe. É um país muçulmano, isso sim, mas não convém confundir as coisas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por radiohead » 1/6/2010 18:40

Ambos os lados tiveram erros de julgamento que resultaram no que se sabe. Esqueceram-se de ler o respectivo manual de instrução.

Manual de instruções israelita:

i) Abordar barcos com insurgentes árabes que tentam furar bloqueios: OK.
ii) Abordar barcos com insurgentes árabes que tentam furar bloqueios, efectuando a operação com armas de paintball: NOT OK.

Manual de instruções árabe:

i) Linchar soldados israelitas, estando estes munidos com armas de paintball: OK.
ii) Linchar soldados israelitas, estando estes munidos com armas de paintball, que tenham companheiros com metralhadoras: NOT OK.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por MatildeSerrano » 1/6/2010 18:26

moppie85 Escreveu:eles nem deviam ter entrado no barco.
estava em águas internacionais.

Temos pena.

The "San Remo Manual on International Law Applicable to Armed Conflicts at Sea", paragraph 67 and paragraph 146:
Israel is within full legal right to raid and capture civilian vessels in neutral waters which are trying to breach a blockade, or are believed to be carrying weapons or contraband.

Registado: 30/6/2008 20:42

por moppie85 » 1/6/2010 18:09

Atomez Escreveu:Ainda bem que ainda há gente com tomates para fazer o que é preciso fazer para se defender.

Two more boats head for Gaza as Israel vows to stop them

With two more vessels due to set sail in the next 48 hours to continue the challenge to Israel's Gaza blockade, Deputy Defence Minister Mattan Vilnai admitted Tuesday, June 1 that the Israeli commando seizure of the six-boat Gaza-bound flotilla Monday, May 31 had its faults.

But he stressed the mission was nonetheless bravely accomplished. None of the six vessels reached Gaza port - albeit with regrettable loss of life. While the IDF would learn from its mistakes and do things differently, access to Gaza would continue to be blocked for as long as the Hamas-ruled territory was at war with Israel.

lol

claro que reconheceu "as falhas"... era impossível escondê-las!

Acho bem que se defenda do que quiser defender DENTRO das suas águas e tentando provocar o minimo de baixas possíveis.
Tiveram sorte que os membros do parlamento europeu estavam noutro navio... se tivessem atingindo um, era bonito! (independentemente de achar que estes não deviam lá estar).

Para Israel, foi uma operação desastrosa, até porque perderam o apoio de um dos poucos países árabes com quem ainda tinham relações - a Turquia.

Registado: 15/4/2008 14:12

por atomez » 1/6/2010 18:01

Ainda bem que ainda há gente com tomates para fazer o que é preciso fazer para se defender.

Two more boats head for Gaza as Israel vows to stop them

With two more vessels due to set sail in the next 48 hours to continue the challenge to Israel's Gaza blockade, Deputy Defence Minister Mattan Vilnai admitted Tuesday, June 1 that the Israeli commando seizure of the six-boat Gaza-bound flotilla Monday, May 31 had its faults.

But he stressed the mission was nonetheless bravely accomplished. None of the six vessels reached Gaza port - albeit with regrettable loss of life. While the IDF would learn from its mistakes and do things differently, access to Gaza would continue to be blocked for as long as the Hamas-ruled territory was at war with Israel.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por moppie85 » 1/6/2010 17:59

Migvar Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Quantos são, quantos são? Esqueci-me disso.

:wink:

Conclusão:
Na tua opinião os que iam no barco iam todos contentes a cantar, a dançar e a jogar ao berlinde, com flores no cabelo, quando uns malfeitores, que nem sequer se dignaram a identificar-se, entraram no seu barco a disparar a torto e a direito e eles (mantendo a sua conduta pacifista) até tentaram ajudar os invasores a descer da corda e aproveitaram para lhes fazer umas massagens com uns paus e ferros (existe cada massagem mais maluca hoje em dia...) e até lhes quiseram dar umas cadeiras para eles se sentarem porque deviam estar cansados...
e como estavam mesmo cansados até ajudaram um ou outro a descer para o deck inferior atirando-os lá para baixo (uma brincadeira estilo moche, mas sem pessoas em baixo para os apanhar).
Mas os malfeitores levaram a mal estas brincadeiras e continuram a disparar selváticamente sedentos de sangue, sabendo que a sua conduta jamais seria descoberta (dado estarmos numa civilização totalmente desprovida de comunicações e em que é totalmente impossível colocar-se um video na internet após 1 segundo da imagem ser captada).

Volto a dizer: a conduta do exercito israelita deveria ter sido diferente (poderiam ter imobilizado a embarcação através, nomeadamente de encravamento do hélice), mas não me lixem... as pessoas que iam no barco (pelo menos parte delas) eram tudo menos meros pacifistas e provavelmente uma conduta levou à outra e originou este triste incidente.

eles nem deviam ter entrado no barco.
estava em águas internacionais.

por moppie85 » 1/6/2010 17:57

mais_um Escreveu:
pmpcpinto Escreveu:Mais_um, acreditas que foram recebidos com paus, ferros e fisgas?

Já agora porque é que não se passou nada nos outos 6 (salvo erro) barcos?

Pedro

Sim, acredito porque as imagens foram feitas pelo exercito israelita, posso dizer-te que ontem à noite quando vi o link no Sapo que dizia imagens de armas encontradas nos barcos, pensei, mais um brilharete do serviços secretos israelitas, descobriram que iam armas nos barcos e avançaram, mas quando fui ver as imagens e vi as fisgas, os paus e os sacos de berlindes fiquei parvo!

Desculpa voltar ao assunto, mas descobri um paper sobre o bloqueio:

Logo após a vitória nas eleições de 2006,
os EUA, a União Européia, e estados
árabes anunciaram sanções suspendendo
ajuda financeira, vincularam o fim do
embargo a 3 demandas básicas que o
Hamas deveria aceitar: reconhecimento de
Israel, reconhecer acordos passados
assinados pelo Fatah e o fim do uso da
violência como instrumento político. O
não atendimento desses condicionantes
levou a suspensão da ajuda financeira e
isolamento diplomático.

http://www.pucminas.br/imagedb/conjuntura/CNO_ARQ_NOTIC20080527133825.pdf?PHPSESSID=c781167ddc9e0ba08269956de579dfbb

Deve ter sido isto que os jornalistas quiseram dizer...

por Opcard » 1/6/2010 17:56

ht
Editado pela última vez por Opcard em 1/6/2010 18:02, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Migvar » 1/6/2010 17:51

tavaverquenao2 Escreveu:Quantos são, quantos são? Esqueci-me disso.

Conclusão:
Na tua opinião os que iam no barco iam todos contentes a cantar, a dançar e a jogar ao berlinde, com flores no cabelo, quando uns malfeitores, que nem sequer se dignaram a identificar-se, entraram no seu barco a disparar a torto e a direito e eles (mantendo a sua conduta pacifista) até tentaram ajudar os invasores a descer da corda e aproveitaram para lhes fazer umas massagens com uns paus e ferros (existe cada massagem mais maluca hoje em dia...) e até lhes quiseram dar umas cadeiras para eles se sentarem porque deviam estar cansados...
e como estavam mesmo cansados até ajudaram um ou outro a descer para o deck inferior atirando-os lá para baixo (uma brincadeira estilo moche, mas sem pessoas em baixo para os apanhar).
Mas os malfeitores levaram a mal estas brincadeiras e continuram a disparar selváticamente sedentos de sangue, sabendo que a sua conduta jamais seria descoberta (dado estarmos numa civilização totalmente desprovida de comunicações e em que é totalmente impossível colocar-se um video na internet após 1 segundo da imagem ser captada).

Volto a dizer: a conduta do exercito israelita deveria ter sido diferente (poderiam ter imobilizado a embarcação através, nomeadamente de encravamento do hélice), mas não me lixem... as pessoas que iam no barco (pelo menos parte delas) eram tudo menos meros pacifistas e provavelmente uma conduta levou à outra e originou este triste incidente.

Registado: 29/11/2007 10:37

por moppie85 » 1/6/2010 17:49

mais_um Escreveu:
moppie85 Escreveu: Seria porque existe um embargo internacional que não permite o trânsito de navios naquelas águas desde que o Hamas ganhou a liderança da Autoridade Palestiniana em 2007.

Estás equivocado, não existe nenhum embargo internacional, existe sim um embargo imposto por Israel que tem contado com alguma colaboração por parte dos egipcios.

Este embargo é justifcado por Israel para evitar a entrada de armas e material que possa ser usado para fabricar armas.

O embargo até é condenado pela ONU.

Eu sei que o embargo é criticado pela ONU por motivos humanitários.

O que disse foi baseado na reportagem da SICN, que refere que o embargo está vigente desde 2007 com o apoio do quarteto de negociação. Agora se eles me enganaram... é possível!

por MatildeSerrano » 1/6/2010 17:47

Para quem ainda não notou, o título está errado (assim como a informação contida no primeiro post).
Seria bom editar pelo menos o título.

Registado: 30/6/2008 20:42

por mais_um » 1/6/2010 17:44

pmpcpinto Escreveu:Mais_um, acreditas que foram recebidos com paus, ferros e fisgas?

Pedro

Sim, acredito porque as imagens foram feitas pelo exercito israelita, posso dizer-te que ontem à noite quando vi o link no Sapo que dizia imagens de armas encontradas nos barcos, pensei, mais um brilharete do serviços secretos israelitas, descobriram que iam armas nos barcos e avançaram, mas quando fui ver as imagens e vi as fisgas, os paus e os sacos de berlindes fiquei parvo!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por moppie85 » 1/6/2010 17:40

Pedro

porque estão pessoas diferentes e cada pessoa reage de modo diferente (sem contar que não sabemos os diferentes factores da pré-abordagem)?

Nota que com isto não estou a defender as berlindadas e pauladas (que são provocações).

Estou a fazer notar que os militares NÃO tinham qualquer fundamento nem base legal para abordarem os navios e muito menos para tomarem-no pela força excessiva.

por mais_um » 1/6/2010 17:39

moppie85 Escreveu: Seria porque existe um embargo internacional que não permite o trânsito de navios naquelas águas desde que o Hamas ganhou a liderança da Autoridade Palestiniana em 2007.

Estás equivocado, não existe nenhum embargo internacional, existe sim um embargo imposto por Israel que tem contado com alguma colaboração por parte dos egipcios.

Este embargo é justifcado por Israel para evitar a entrada de armas e material que possa ser usado para fabricar armas.

O embargo até é condenado pela ONU.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por tava3 » 1/6/2010 17:37

Quantos são, quantos são? Esqueci-me disso.

Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por pmpcpinto » 1/6/2010 17:35

Mais_um, acreditas que foram recebidos com paus, ferros e fisgas?

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por tonirai » 1/6/2010 17:33

tavaverquenao2 Escreveu:"Foi uma invasão com tantas armas tantas armas que eles é que levaram na boca forte e feio... "

Então os outros morreram de tanta cacetada que deram, então é isso, já podias ter dito.

Perdoem-me o offtopic:

tavaverquenao2,

Há 6 meses, mandei-te uma MP (à qual nunca me respondeste), a pedir-te para fazeres citações em condições (como todos os outros se esforçam por fazer), e a "ensinar-te" a fazê-lo...

Gosto de ler muitos "debates" em que participas, mas torna-se por vezes muito difícil apanhar o fio à meada em tanta confusão de texto entre aspas e fora de aspas... acho que todo o forum agradeceria e beneficiaria com isso. :wink:

Caso não te recordes da MP em causa:
tonirai Escreveu:Olá,
Tomei a liberdade de te pedir por MP para fazeres citações (quotes) normais, em vez de incluí-los em aspas, assim como te explicar o procedimento para tal... isto porque acho que se torna muito mais fácil de ler e entender - já no passado li "debates" interessantes, mas em que as tuas citações dificultavam muito a leitura fluída icon_lol.gif

Espero que não te importes - então é assim:

Quando escolhes um pedaço de texto e o copias para a janela de escrita, depois só tens de, com ele seleccionado, carregar no botão de comando "Quote".

Nota: desta forma não indicará de quem é a citação, mas já é melhor que nada - se quiseres que apareça de quem é, depois de fazer o acima indicado, acrescentas no quote de abertura, antes do parêntesis recto fechado:
="nomepretendido" .

Espero ter ajudado (vou-me ausentar, pelo que não poderei responder-te hoje, caso me respondas).

Obrigado.

Registado: 19/4/2007 18:26

por mais_um » 1/6/2010 17:33

tavaverquenao2 Escreveu:Alguém tem as imagens com as fisgas? Eu acho que eram paus ou ferros e "mobiliário".

Sim, ontem no Sapo estava um link para as imagens onde se via as fisgas e os berlindes, mas considero hilariante uma força de elite ter que abater pessoas que os atacavam com paus, ferros e fisgas. Então quando forem atacados por armas de fogo, o melhor mesmo é mandar uma ogiva nuclear.

por moppie85 » 1/6/2010 17:31

mais_um Escreveu:Sr_SNiper,

O que tu afirmas tem tanta credibilidade como as fotografias das armas de destruição em massa que a CIA afirmava que existiam no Iraque.....

Se foi em aguas internacionais é gravissimo o que Israel fez.

Se foi em aguas palestinianas ou israelitas, considerando que existe um estado de guerra entre Israel e o Hamas, a abordagem é legitima, mas isso não legitima o uso desproporcionado da força.

Mais_um,

Foi em águas internacionais.
Se fosse nas águas territoriais, embora o uso de força tivesse sido excessivo, a operação era legitima.

Aliás, não é por ser "zona de guerra" que seria legitima. Seria porque existe um embargo internacional que não permite o trânsito de navios naquelas águas desde que o Hamas ganhou a liderança da Autoridade Palestiniana em 2007.

por tava3 » 1/6/2010 17:26

Alguém tem as imagens com as fisgas? Eu acho que eram paus ou ferros e "mobiliário".

por tava3 » 1/6/2010 17:23

"O que tu afirmas tem tanta credibilidade como as fotografias das armas de destruição em massa que a CIA afirmava que existiam no Iraque....."

Imagens que o nosso primeiro da altura disse que viu.

:)

por Migvar » 1/6/2010 17:23

tavaverquenao2 Escreveu:Não estou não, eu falei da invasão.

Qualquer invasão na época da guerra fria era aceite pela comunidade internacional como um dado adquirido apesar de não ser aceite em termos juridicos e competia ao povo invadido defender-se (com a ajuda umas vezes mais discreta outras vezes de forma ostensiva de outros países - veja-se o caso do Afeganistão).

Mas recentro a minha questão:
Numa situação que existirão alguns paralelismos (estavamos a tentar chamar a atenção para a questão de um povo oprimido e ocupado contra a sua vontade) a nossa comitiva optou (porque tinha um genuíno espirito pacifista), perante um possível cenário de incidente, suspender a sua iniciativa e considerar que o seu trabalho já estava feito - chamar a atenção mundial para aquele assunto.
Porque motivo aqui não sucedeu o mesmo?
Não será que a finalidade seria exactamente criar uma "armadilha" para atingir exactamente este impacto?
Se assim não fosse, volto a questionar, porque motivo tinham aquele tipo de fisgas a bordo? POrque motivo atacaram daquela forma os soldados quando ainda se encontravam na sua descida?
Que eu saiba fisgas não são ajuda humanitária, nem poderão ser consideradas como brinquedos para as crianças (pelo menos aquele tipo de fisgas)

Registado: 29/11/2007 10:37

por mais_um » 1/6/2010 17:21

Sr_SNiper,

O que tu afirmas tem tanta credibilidade como as fotografias das armas de destruição em massa que a CIA afirmava que existiam no Iraque.....

Se foi em aguas internacionais é gravissimo o que Israel fez.

Se foi em aguas palestinianas ou israelitas, considerando que existe um estado de guerra entre Israel e o Hamas, a abordagem é legitima, mas isso não legitima o uso desproporcionado da força.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], Google [Bot], karaya75, marketisnotefficient, MP65, Nietz19 e 205 visitantes