Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Porque falham as OPA`s?"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 1/6/2010 23:50

Eco Tretas Escreveu:E agora, PT?

Deve-se vender ou não?

Ecotretas

Pela lógica do Ulisses acho que ele disse tudo...
Amanha talvez seja esse dia...
Quem quer entrar? Já o devia ter feito... Agora é tarde...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por jrnabolsa » 1/6/2010 23:14

Eco tretas, revejo-me na sua pergunta...gostaria neste momento de ser adivinha. Se o reforço da oferta tivesse saído antes do fecho do PSI 20, o resultado neste momento seria outro...enfim, "a ver vamos". cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Eco Tretas » 1/6/2010 23:05

E agora, PT?

Deve-se vender ou não?

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por carcanhol_II » 1/6/2010 13:31

Boas

Realmente as duas opas falhadas em 2007 realmente dão que pensar.

Nomeadamente a do BCP ao BPI perante alguns números aqui apresentados, em particolar o seu valor em bolsa nos dias que correm, entre outros números, dá que pensar e da minha parte levanta as seguintes questões:

- A opa era mesmo a sério ou mera especulação para agitar o mercado.

- É que perante aquilo que hoje se passa, com a desvalorização de mercado e a conhecida exposição dos bancos ao subprime e á divida grega etc. o BCP tinha mesmo capacidade de reunir o capitar necessário para pagar os 7 euros de prémio aos acionistas do BPI? Ou mesmo os 5,7 euros?

- A comcretização da opa e o esforço financeiro necessário não teria levado ao colapso do BCP+BPI, mais uma vez no cenário de exposição que os bancos tinham ao subprime? Com uma possivel intervenção do estado para salvar o banco a uma escala muito superior á que ocorreu no BPN.

Honestamente é este tipo de questões que ainda hoje me fazem pensar.

Registado: 19/5/2010 11:51

por JCS » 1/6/2010 11:37

artista Escreveu:Uma correcçãozita, a Opa do BCP ao BPI conheço eu bem, não porque alguma vez tenha tido posição em qualquer um dos títulos durante a OPA, mas porque me surpreendeu exactamente o falhanço da mesma, a forma como a luta por vários poderes a faria falhar mesmo que o valor oferecido fosse 3 ou 4 vezes superior... o preço final oferecido foram 7 euros, a cotação actual do título ronda os 1.50 euros. Como diz o outro, é só fazer as contas, quem não aceitou o preço oferecido está a perder quase 80%!!!!

É um assunto que tenho abordado algumas vezes aqui, continuo a perguntar-me se, mesmo os "tubarões" que vêm a posição no BPI como estratégica, não estarão arrependidos?! Pergunto-me também como estaria o BCP se a OPA tivesse sido bem sucedida? Já teria falido ou estaria melhor do que está?!

abraços

artista

Boas Artista, tudo bem? Basta ver que com a oferta melhorada dos €7,00 os accionistas do BPI teriam recebido €6,3 mil milhões pelo banco. Neste momento os dois juntos valem €4,36 mil milhões (com tendência por enquanto para descer). Incrivel como foi péssima a decisão de recusar vender...

Deve ter sido das piores decisões em termos de negócio desta década em portugal (digo eu que não percebo nada disto).

PS: Até com a primeira oferta de €5,7 por acção os accionistas do BPI fariam €5,13 mil milhões (também superior ao valor de ambos os bancos neste momento)...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por gfalmeida » 1/6/2010 11:28

Neste artigo o Ulisses coloca a seguinte questão : "Ou será que, mais do que factores económicos, são muitas vezes questões de poder que levam alguns poderosos grupos económicos a controlar algumas empresas?"

Sou tentado a responder que sim, que muitas vezes são questões de poder. Mas não será relevante colocar também a outra questão, do género: "Será que, mais do que factores económicos, são muitas vezes questões de poder que levam alguns poderosos grupos económicos a lançar OPA´s para controlar algumas empresas?" E se a resposta a esta questão for igualmente um sim, isso mudaría alguma coisa?

Por outro lado, a ideia que eu tenho (não tenho dados para isso, se alguém tiver, agradeço que coloque aqui) é que a maioria das operações de fusões e aquisições concretizadas, acabam com o tempo por destruir valor

Bons negócios

Registado: 29/11/2007 3:35

por artista_ » 1/6/2010 10:59

Uma correcçãozita, a Opa do BCP ao BPI conheço eu bem, não porque alguma vez tenha tido posição em qualquer um dos títulos durante a OPA, mas porque me surpreendeu exactamente o falhanço da mesma, a forma como a luta por vários poderes a faria falhar mesmo que o valor oferecido fosse 3 ou 4 vezes superior... o preço final oferecido foram 7 euros, a cotação actual do título ronda os 1.50 euros. Como diz o outro, é só fazer as contas, quem não aceitou o preço oferecido está a perder quase 80%!!!!

É um assunto que tenho abordado algumas vezes aqui, continuo a perguntar-me se, mesmo os "tubarões" que vêm a posição no BPI como estratégica, não estarão arrependidos?! Pergunto-me também como estaria o BCP se a OPA tivesse sido bem sucedida? Já teria falido ou estaria melhor do que está?!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AS_terix » 1/6/2010 2:58

:evil: se eles venderem os 10%, em bloco.... teremos !? a PT a 6 ou a 7 ???
vou reentrar a 8,08, mas fraquinho !!!
bon negocios :P
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por helderjsm » 1/6/2010 1:30

gfalmeida Escreveu:Se essa mão cheia fosse de empresas à lá clix, meu deus, que terror.

Embora não seja grande fã do grupo SONAE tenho que defender pelo menos a antiga NOVIS, agora OPTIMUS Empresas. Já tive PT durante muitos anos e o serviço deixava muito a desejar, fosse por atendimento, preços, qualidade, etç.

Só para dar o exemplo quando inicialmente coloquei ADSL através da PT (mal saiu) foi um terror primeiro que cá viessem e mesmo depois até que finalmente mudei para a NOVIS o serviço foi sempre mau com diversas quebras e velocidades muito aquém do prometido. Os preços eram exorbitantes e se saía uma nova modalidade mais barata nunca nos avisavam. O atendimento de nada tinha de personalizado pois eram imensos Call Centers cheios de pessoal que não percebiam nada de nada (podia dar imensos exemplos).

A partir do momento em que mudei para a NOVIS não só passei a ter Internet mais rápida e estável do que todas as outras prometidas por serviços da PT e até mesmo NETCABO e actualmente MEO (que conheço quem tenha muitas quebras), como ainda passei a pagar muito menos e ainda coloquei internet em todas as lojas da minha mãe que mesmo assim ficamos a ganhar na factura. Para além disto tenho um gestor de conta sempre à disposição que me liga sempre que há alterações que me possam fazer poupar mais um pouco.

Eu sei que também deve haver problemas com a SONAECOM principalmente com CLIX mas sinceramente não estou nem aí só quis fazer ver que isso da PT ser uma boa empresa é em minha opinião "treta" (desculpando o termo).

Cumprimentos

Registado: 23/10/2009 8:52

por brunoktm » 1/6/2010 1:17

Excelente artigo sem dúvida, simples e claro é com estes pequenos artigos que ficamos a compreender melhor certas situações e com isso podemos observar melhor os mercados
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por mais_um » 1/6/2010 1:00

Atomez Escreveu:
mais_um Escreveu:... mais de 50% dos lucros da PT vem do exterior, é muito dinheiro a entrar em Portugal.

A entrar, e a sair...

Certo mas garantidamente que entra mais do que entraria se a PT estivesse só em Portugal. Basta ver o panorma da ZON, ONI e Sonae.com ou vais também dizer que a PT também é protegida pelo governo brasileiro e tem um lastro de anos de monopolio no Brasil?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Lion_Heart » 1/6/2010 0:28

Este artigo esta bem feito Panoramix até porque focas assunto ja por mim aqui discutidos no caldeirao e ao quais muito pouco gente presta atenção , nomeadamente as estruturas accionistas.

E por aqui percebemos as estreitissimas relações entre o poder politico , o poder "por detras do pano" e o dinheiro.

Ja aqui referi muitas vezes que é muito dificil OPAr uma empresa do psi 20 pois apesar de a maioria ser privada ou quase o estado tem forte controlo quer directamente quer indirectamente atraves da CGD.
Depois temos as empresas privadas que tem fortes ligaçoes ao Estado, que vivem dele ou que o "controlam" para continuarem a ser monopolistas.

E isso leva a teres um mercado quase inexistente, que para além do psi20 não tem quase nada, com muito poucos sectores da economia representados e que leva a situação a que o País se encontra.

Porque o mercado é o refelexo de um País.

As empresas não se pode financiar pelo mercado só pela banca e a banca asfixia 70% das pequenas pmes.

Voltando ao Poder , só um louco pensa que quem esta no Governo a ganhar 5000 euros por mês esta la por amor ao País. Esta la pelo Poder, para depois conseguir alcançar contratos esses sim interessantes.

Os donos do outro poder e do dinheiro querem manter as empresas e o monopolio que delas advem, pois assim as suas cash cows são mantidas infinitamente.

Ah, quanto aos restantes accionistas esses são carne para canhão ninguém quer saber deles. Mas esses tem que ser as piranhas que andam nos rios e não as ovelhas. Se pensarem assim safam-se.

Mais grave são os investidores dos fundos , ppr e por ai fora onde o gestor desse fundo deveria estar do lado dos clientes e do lucro, mas como temos visto esta sempre é do lado do patrão.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Supermann » 31/5/2010 20:53

mais_um Escreveu:
RCF Escreveu:Caros colegas do caldeirão, estive a ler o artigo do nosso colega Ulisses –“Porque falham as OPA’s”.
Parece-me um artigo inteligente, poucas palavras mas sábias, cuja leitura recomendo.

Gostaria de juntar algumas ideias a esta discussão iniciada pelo dito artigo.

A PT é uma daquelas empresas geralmente classificada pelo poder politico como estratégica aos interesses nacionais e mais uma serie de adjectivos decorrentes dessa linha de raciocínio.

Este é um género de raciocínio que tenho manifesta dificuldade em entender.
Poucas serão as empresas em Portugal tão facilmente substituíveis no mercado como a PT.
Coloquemos este cenário: imaginemos que por uma qualquer razão a PT desaparecia do mercado, haveria alguma dificuldade em preencher o vazio provocado por este desaparecimento?
Absolutamente nenhuma, no momento seguinte apareceriam uma mão cheia de empresas a oferecer os mesmos serviços aos consumidores.

Coloque agora esta outra questão: se uma daquelas empresas do vale do ave que exporta a maior parte da sua produção (e por isso faz entrar divisas em Portugal), paga impostos e salários e que tem de sobreviver no meio de uma burocracia administrativa inoperante e de um sistema judicial ineficaz na protecção da propriedade intelectual desaparecer haverá a mesma facilidade de encontrar uma outra empresa que dê trabalho aos funcionários que foram despedidos, haverá a mesma facilidade de encontrar uma outra empresa que cumpra a mesma função exportadora?

Tenho serias duvidas.

Eu não estou a tentar desvalorizar a PT, simplesmente não vejo razão para esta empresa ser tratada pelo poder politico melhor ou pior do que qualquer outra empresa em Portugal.

PS- A PT derrotou a oferta da Telefónica sobre a Vivo no mercado e é assim que deve ser.
Ainda bem que não contou com os nossos governantes sempre dispostos a usar a Golden Share.
Por duas razões: a primeira porque esse género de atitude não defende os interesses do país, a segunda porque estou convencido que se o governo usasse a golden share a comissão europeia iria fazer dessa situação um exemplo e dar a devida lição.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF.

Trabalho num banco, na area das comunicações e por isso lido com os vários operadores. Posso dizer que a PT está muito mais evoluida tecnologicamente que a Telefonica e do nosso ponto de vista (tecnico) vimos com muita preocupação uma hipotetica OPA com sucesso da Telefonica sobre a PT.

Sobre o resto do teu comentário quero lembrar-te que mais de 50% dos lucros da PT vem do exterior, é muito dinheiro a entrar em Portugal. A PT tem mais de 50 milhoes de clientes fora de Portugal.

IUsso é verdade... a nivel de comunicações, Portugal é dos paises na vanguarda tecnológica, e acho que a PT ser absorvida pela Telefonica seria um passo atrás...

Hoje em dia já temos ofertas a 200 ou até mesmo a 1Gbps como oferta residencias de net por exemplo, enquanto muito país, Espanha incluido, ter 10 Mbps é um luxo

Registado: 18/12/2009 18:54

por gfalmeida » 31/5/2010 19:49

RCF Escreveu:Coloquemos este cenário: imaginemos que por uma qualquer razão a PT desaparecia do mercado, haveria alguma dificuldade em preencher o vazio provocado por este desaparecimento?
Absolutamente nenhuma, no momento seguinte apareceriam uma mão cheia de empresas a oferecer os mesmos serviços aos consumidores.

Deus nos livre de acontecer uma coisa destas. Se essa mão cheia fosse de empresas à lá clix, meu deus, que terror. Não entendo sinceramente como se pode colocar a PT ao mesmo nível dos seus concorrentes.

RCF Escreveu:Eu não estou a tentar desvalorizar a PT, simplesmente não vejo razão para esta empresa ser tratada pelo poder politico melhor ou pior do que qualquer outra empresa em Portugal.

O problema de aceitar uma OPA à PT é que a empresa simplesmente passaría a ser uma filial da telefónica o que obviamente mudaría muita coisa, demasiada até. Desde a OPA falhada da Pepsi à Danone e da embrulhada que foi a OPA da Eon à Endesa ficamos a saber duas coisas, primeiro que os sector dos iogurtes tem carácter estratégico e segundo que são poucos os países na europa que têm moral para nos vir dizer que as golden shares ou a intervenção do estado nas OPAs é um abuso despropositado. Se fossemos falar de Espanha......

Registado: 29/11/2007 3:35

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 18:10

RCF, excelente comentário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por atomez » 31/5/2010 17:51

mais_um Escreveu:... mais de 50% dos lucros da PT vem do exterior, é muito dinheiro a entrar em Portugal.

A entrar, e a sair...

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por mais_um » 31/5/2010 17:04

RCF Escreveu:Caros colegas do caldeirão, estive a ler o artigo do nosso colega Ulisses –“Porque falham as OPA’s”.
Parece-me um artigo inteligente, poucas palavras mas sábias, cuja leitura recomendo.

A PT é uma daquelas empresas geralmente classificada pelo poder politico como estratégica aos interesses nacionais e mais uma serie de adjectivos decorrentes dessa linha de raciocínio.

Poucas serão as empresas em Portugal tão facilmente substituíveis no mercado como a PT.
Coloquemos este cenário: imaginemos que por uma qualquer razão a PT desaparecia do mercado, haveria alguma dificuldade em preencher o vazio provocado por este desaparecimento?

Coloque agora esta outra questão: se uma daquelas empresas do vale do ave que exporta a maior parte da sua produção (e por isso faz entrar divisas em Portugal), paga impostos e salários e que tem de sobreviver no meio de uma burocracia administrativa inoperante e de um sistema judicial ineficaz na protecção da propriedade intelectual desaparecer haverá a mesma facilidade de encontrar uma outra empresa que dê trabalho aos funcionários que foram despedidos, haverá a mesma facilidade de encontrar uma outra empresa que cumpra a mesma função exportadora?

Tenho serias duvidas.

Eu não estou a tentar desvalorizar a PT, simplesmente não vejo razão para esta empresa ser tratada pelo poder politico melhor ou pior do que qualquer outra empresa em Portugal.

PS- A PT derrotou a oferta da Telefónica sobre a Vivo no mercado e é assim que deve ser.
Ainda bem que não contou com os nossos governantes sempre dispostos a usar a Golden Share.
Por duas razões: a primeira porque esse género de atitude não defende os interesses do país, a segunda porque estou convencido que se o governo usasse a golden share a comissão europeia iria fazer dessa situação um exemplo e dar a devida lição.

Cumprimentos,
RCF.

Trabalho num banco, na area das comunicações e por isso lido com os vários operadores. Posso dizer que a PT está muito mais evoluida tecnologicamente que a Telefonica e do nosso ponto de vista (tecnico) vimos com muita preocupação uma hipotetica OPA com sucesso da Telefonica sobre a PT.

Sobre o resto do teu comentário quero lembrar-te que mais de 50% dos lucros da PT vem do exterior, é muito dinheiro a entrar em Portugal. A PT tem mais de 50 milhoes de clientes fora de Portugal.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por RCF » 31/5/2010 16:49

Caros colegas do caldeirão, estive a ler o artigo do nosso colega Ulisses –“Porque falham as OPA’s”.

Tenho serias duvidas.

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

O artigo acertou mesmo na "mouche"!

por psi-20 » 31/5/2010 12:51

Tive agora mesmo a ler o artigo e realmente nunca me tinha apercebido como invariavelmente a maioria dos pequenos investidores sai prejudicado nas Opa´s.
Também me aconteceu o mesmo, comprei Bpi por altura da Opa do Bcp, podia ter vendido a cerca de 6.50 euros e não vendi. Ainda as tenho... mas não posso culpar ninguêm além de mim.

Por isso acho que se trata de um excelente artigo para alertar do perigo das Opa´s, principalmente as Opa´s falhadas.

Registado: 29/11/2007 12:15

Novo artigo: "Porque falham as OPA`s?"

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 12:17

Foi agora publicado meu novo artigo com o título "Por que falham as OPA`s?":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=428115
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cisne3, fincas, Google [Bot], m-m, malakas, OCTAMA, trilhos2006 e 727 visitantes