Novo artigo: "O Calvário do BCP"
Bem, só para não dizer que não fiz nada (lol) entrei em consideração só com os dois últimos grandes aumentos de capital, o valor do dividendo médio por acção cai para ~0.44 euros...
O valor real vai situar-se abaixo disto (portanto, menos de metade do sugerido atrás).
Para quem ficar surpreendido (não que haja propriamente razão para isso) basta recordar que as acções que entraram para o mercado em 2003 e 2008 não receberam dividendos que foram distribuídos antes dessas acções existirem!
O valor real vai situar-se abaixo disto (portanto, menos de metade do sugerido atrás).
Para quem ficar surpreendido (não que haja propriamente razão para isso) basta recordar que as acções que entraram para o mercado em 2003 e 2008 não receberam dividendos que foram distribuídos antes dessas acções existirem!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, a título de curiosidade, o dividendo líquido desde 2000 é na verdade de ~0.8 euros e isto antes de ajustes, com os necessários ajustes o valor bem mais para baixo, possivelmente 50 centimos ou algo semelhante, talvez ainda menos até, confesso que não estou com paciência para fazer todos os cálculos necessários porque são vários aumentos de capital.
A tabela de dividendos:
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 25561a.pdf
A tabela de dividendos:
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 25561a.pdf
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
superosorio Escreveu:Mas na prática, mesmo investindo mais dinheiro, ficam com um preço de entrada global mais baixo correcto? e com mais acções não é?
É. O que tem tanto de bom quanto de mau no momento em que ocorre...
superosorio Escreveu:E o dinheiro investido é também usado para aumentar posição não é?E quando o preço é corrigido no mercado por virtude de existirem mais acções o investidor está +-na mesma que antes do aumento de capital?
Sim.
O preço médio só por si é um artifício da tomada de posição e não tem qualquer valor, qualquer significado especial:
> Se a cotação continuar a cair, passará a perder a um ritmo mais elevado que antes do reforço de posição (via aumentos de capital, no caso).
> Se a cotação inverter, passará a recuperar mais depressa.
No caso presente, a cotação acaba agora em valores substancialmente inferiores. Logo, o reforço das posições significa na verdade perdas mais avultadas do que teriam sido sem reforço!
superosorio Escreveu: É evidente que isso não é nada agradavel ,mas dizer-se que existem pessoas com acções compradas a 5 euros e com esse preço de entrada também não é correcto.
Não só é correcto (porque existem investidores nessa situação, eu pessoalmente conheço um) como ainda quem tem um preço médio inferior está na verdade com uma perda necessariamente mais avultada. No caso concreto, felizes daqueles que têm um preço médio mais alto: é sinal que não reforçaram a posição e a perda está limitada ao montante de acções inicial!
superosorio Escreveu:SO desde 2000, o banco ja distribuiu mais de 1 euros em dividendos.
Aqui o que interessará considerar é o valor médio por acção. Este valor também tem de sofrer os mesmos ajustes que a cotação pois dividendos passados anteriores a aumentos de capital estão agora diluidos num número superior de acções...
Mas na prática, mesmo investindo mais dinheiro, ficam com um preço de entrada global mais baixo correcto?e com mais acções não é?E o dinheiro investido é também usado para aumentar posição não é?E quando o preço é corrigido no mercado por virtude de existirem mais acções o investidor está +-na mesma que antes do aumento de capital? É evidente que isso não é nada agradavel ,mas dizer-se que existem pessoas com acções compradas a 5 euros e com esse preço de entrada também não é correcto. SO desde 2000, o banco ja distribuiu mais de 1 euros em dividendos.
MarcoAntonio Escreveu:superosorio Escreveu:É evidente que os aumentos de capital estão expressos na cotação, mas o que queria dizer é que também estão expressos no preço de entrada dos investidores.
Mas superosorio, isso não passa de uma diferente (re)formulação do velho problema do preço médio. Se o preço de entrada (médio) dos investidores é "baixo" em virtude dos aumentos de capital, é apenas porque entraram diversas vezes aumentando consequentemente a sua exposição.
O valor total da perda é o produto da perda por acção pelo número total de acções detidas. O quadro não fica mais bonito se a perda por acção for menor quando o número de acções está a aumentar pela mesmíssima razão!
- Registado: 31/5/2010 16:03
superosorio,
É sempre desagradável quando coloca na minha boca frases que eu não disse. Felizmente que está tudo escrito...
Mas alguém disse que os banco os roubou? Nem sequer deixei essa ideia.
Completamente de acordo. Alguém disse o contrário?
É sempre desagradável quando coloca na minha boca frases que eu não disse. Felizmente que está tudo escrito...
Dizer que o banco os roubou porque as acções valem agora 1/10 do que valiam e a culpa é do Banco não é aceitável.
Mas alguém disse que os banco os roubou? Nem sequer deixei essa ideia.
Acreditar que ele cairá para sempre é tão ilusorio como dizer que ele agora começa a subir e nunca mais para.
Completamente de acordo. Alguém disse o contrário?
superosorio Escreveu:É evidente que os aumentos de capital estão expressos na cotação, mas o que queria dizer é que também estão expressos no preço de entrada dos investidores.
Mas superosorio, isso não passa de uma diferente (re)formulação do velho problema do preço médio. Se o preço de entrada (médio) dos investidores é "baixo" em virtude dos aumentos de capital, é apenas porque esses investidores entraram diversas vezes aumentando consequentemente a sua exposição.
Ora, o valor total da perda é o produto da perda por acção pelo número total de acções detidas. O quadro não fica mais bonito se a perda por acção for menor quando o número de acções está a aumentar pela mesmíssima razão!
Caro Ulisses,
Infelizmente não vi, mas quando tiver chance verei o post do BES. E atenção, o livre confronto de ideias é a minha unica intenção.
É evidente que os aumentos de capital estão expressos na cotação, mas o que queria dizer é que também estão expressos no preço de entrada dos investidores. Dizer que o banco os roubou porque as acções valem agora 1/10 do que valiam e a culpa é do Banco não é aceitável. Dizer que a exposição do BCP à divida Grega é grande, alias como a do BPI é tentar usar os dados para fazer ver outras realidades. Neste momento, a possibilidade de essa divida não ser liquidada é menor que a dos outros 75 mil milhões de euros de credito concedido que aqui se fala, uma vez que é garantida pela UE. Por outro lado, falar-se em queda continuada faz todo o sentido até ao dia em que a situação se inverta. Acreditar que ele cairá para sempre é tão ilusorio como dizer que ele agora começa a subir e nunca mais para. A cotação actual não expressa o valor do mesmo. Se ele fosse liquidado hoje, julgo que valeria 1.40 euros por acção, de acordo com umas tabelas de dados que me forneceram. So acima desse valor estariamos a falar em expeculação.
Infelizmente não vi, mas quando tiver chance verei o post do BES. E atenção, o livre confronto de ideias é a minha unica intenção.
É evidente que os aumentos de capital estão expressos na cotação, mas o que queria dizer é que também estão expressos no preço de entrada dos investidores. Dizer que o banco os roubou porque as acções valem agora 1/10 do que valiam e a culpa é do Banco não é aceitável. Dizer que a exposição do BCP à divida Grega é grande, alias como a do BPI é tentar usar os dados para fazer ver outras realidades. Neste momento, a possibilidade de essa divida não ser liquidada é menor que a dos outros 75 mil milhões de euros de credito concedido que aqui se fala, uma vez que é garantida pela UE. Por outro lado, falar-se em queda continuada faz todo o sentido até ao dia em que a situação se inverta. Acreditar que ele cairá para sempre é tão ilusorio como dizer que ele agora começa a subir e nunca mais para. A cotação actual não expressa o valor do mesmo. Se ele fosse liquidado hoje, julgo que valeria 1.40 euros por acção, de acordo com umas tabelas de dados que me forneceram. So acima desse valor estariamos a falar em expeculação.
- Registado: 31/5/2010 16:03
:) entalado expressão muito curiosa
Estou entalado de BCP, dai a minha preocupação passa pela preocupação em calar todas as opiniões que possam influenciar a sua cotação. Portanto não comprem ou vendam porque a minha opinião já por si só é suspeita pelo facto de estar entalado... Ehehehe Esqueci-me da expressão entalado... eheheh
Os abutres andam ai... e quando atacam podem comer a carne toda. Que animal interessante que vive da caça dos outros, e rapa tudo até aos ossos, a técnica é simples.
Os abutres andam ai... e quando atacam podem comer a carne toda. Que animal interessante que vive da caça dos outros, e rapa tudo até aos ossos, a técnica é simples.
- Registado: 4/7/2005 20:22
brutestu Escreveu:
...
Como sabemos BCP é uma “junção” de quatro ex - grandes bancos nacionais : o BPA o BS&SM a Nova Rede e o próprio BCP
...
A ultima vez que contei o BCP tem dentro de si vinte e tal Bancos.
Um dele extinto à mais de trinta e tal anos e que se chamava BIP Banco Intercontinental Portugues.
Ainda à pouco falei com uma senhora que me mostrou o seu cartão de Reformada do BCP e que era empregada deste banco.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Crómio Escreveu:Acho que o amon queria dizer que preferiria decidir com uma moeda ao ar a ir pela opinião de um analista...
Crómio, a opinião de um analista tem uma metodologia e uma noção de antecipação subjacente. São essas metodologias e noções que ele está a desconsiderar - é relativamente óbvio que ele tem um conceito do que é antecipar diferente de muitos outros de nós - sendo que deixou claro que preferiria a metodologia de atirar a moeda ao ar...
Foi exactamente isto que eu disse no meu post.
O post dele não reflecte nenhuma "verdade", apenas a opinião dele, uma opinião de que não partilham outras pessoas naturalmente.
Las_Vegas Escreveu:Crómio Escreveu:A noção de antecipação e metodologia seguida é que não são as mesmas, no teu caso deixaste claro que preferirias antecipar atirando uma moeda ao ar...
Acho que o amon queria dizer que preferiria decidir com uma moeda ao ar a ir pela opinião de um analista...
Eu acho que o que ele quis mesmo dizer é que está entalado... só faltou precisar o preço médio a que as tem, mas isso são pormenores.

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:A noção de antecipação e metodologia seguida é que não são as mesmas, no teu caso deixaste claro que preferirias antecipar atirando uma moeda ao ar...
Acho que o amon queria dizer que preferiria decidir com uma moeda ao ar a ir pela opinião de um analista...
Eu acho que o que ele quis mesmo dizer é que está entalado... só faltou precisar o preço médio a que as tem, mas isso são pormenores.
Sim, sim...
Há muitos "banqueiros anarquistas" por ai ... já Fernando Pessoa, se lembrou desta ilustre personagem, e das figuras encapotadas que assumimos, no papel de "banqueiro anarquista".
ehehe
ehehe
A noção de antecipação e metodologia seguida é que não são as mesmas, no teu caso deixaste claro que preferirias antecipar atirando uma moeda ao ar...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Estás a assumir que a informação passada e o comportamento do passado recente não tem qualquer ligação com o comportamento do futuro próximo e naturalmente nem todos concordam contigo.
A noção de antecipação e metodologia seguida é que não são as mesmas, no teu caso deixaste claro que preferirias antecipar atirando uma moeda ao ar...
Artigos de opinião valem o que valem!...
Recordo-me sim dos tempos, em que alguém em tempos de mirc tenta lançar uma especulação numa empresa construtora, com a técnica de comprar antes e espalhar o boato com as suas palavras meigas, com o poder de por o ovo de cuco no ninho de outros pássaros!
Recordo-me "dos patos e a ratada".. como me lembra da patetice que andava para ai...
Obviamente que uma árvore, nasce num tronco, ramifica-se mas os ramos nunca deixaram de ser troncos....
Os artigos opinião valem o que valem na bolsa quando não se antecipa nada aos cordeiros. As bolsas não reflectem o passado, reflectem o futuro, portanto o que um analista sobre o presente em termos da evolução futura, vale zero! Mais depressa lanço uma moeda ao ar para uma tomar decisão de investimento, que ouvir um analista e tomar este como a base, porque infelizmente quando ouço um analista só fala do já foi ou ainda é, o que ouve ou lê em circuitos intoxicado das virtudes do pastor.
Espero não ser censurado... Porque a verdade dá direito a censuras... eheheh
Recordo-me "dos patos e a ratada".. como me lembra da patetice que andava para ai...
Obviamente que uma árvore, nasce num tronco, ramifica-se mas os ramos nunca deixaram de ser troncos....
Os artigos opinião valem o que valem na bolsa quando não se antecipa nada aos cordeiros. As bolsas não reflectem o passado, reflectem o futuro, portanto o que um analista sobre o presente em termos da evolução futura, vale zero! Mais depressa lanço uma moeda ao ar para uma tomar decisão de investimento, que ouvir um analista e tomar este como a base, porque infelizmente quando ouço um analista só fala do já foi ou ainda é, o que ouve ou lê em circuitos intoxicado das virtudes do pastor.
Espero não ser censurado... Porque a verdade dá direito a censuras... eheheh
Mais_um, é verdade que o BPI está mais exposto à dívida grega do que o BCP. Mas eu não disse o contrário. Aliás, o diapasão de alguns dos posts deste tópico é que o BCP tem problemas que os outros bancos têm. E eu não disse o contrário. Aliás, a minha análise em vídeo sobre o BES não foi muito diferente...
É verdade que, até 1998, o BCP voou a um ritmo muito superior aos dos outros Bancos fruto da excelência da sua gestão e do modelo de negócio. Mas, mais cedo do que os outros Bancos, afundou-se. Acredito que o que se tem passado no último ano tem pouco a ver com o Banco de uma forma isolada mas com todo o sector bancário em Portugal.
Um abraço,
Ulisses
É verdade que, até 1998, o BCP voou a um ritmo muito superior aos dos outros Bancos fruto da excelência da sua gestão e do modelo de negócio. Mas, mais cedo do que os outros Bancos, afundou-se. Acredito que o que se tem passado no último ano tem pouco a ver com o Banco de uma forma isolada mas com todo o sector bancário em Portugal.
Um abraço,
Ulisses
Crómio Escreveu:Porque é que só falam das partes negativas e não também das partes positivas?
Gostaria de ouvir as "partes positivas" do BCP.
E já agora que explicasse porque é que o BCP "sempre foi e será" o maior banco Português...
Como pode afirmar que será para sempre o maior banco nacional? Tem uma bola de cristal? Acha que vão começar novamente a emprestar dinheiro ao banco?
O trabalho desenvolvido pela actual administração tentando pôr um pouco de ordem não será uma das partes positivas?
Como sabemos BCP é uma “junção” de quatro ex - grandes bancos nacionais : o BPA o BS&SM a Nova Rede e o próprio BCP
Mesmo depois de passar um processo de emagrecimento neste momento possui uma das maiores redes de agências em todo o país e no estrangeiro. Talvez a sua dimensão tenha contribuído para chegar a situação em que esta agora.
Perguntou-me se BCP teria bola de cristal? Claro que não, nem o BCP nem outro qualquer. A meu ver o futuro do BCP será igual ao das outras instituições nacionais porque tinha de ser diferente? Será um único culpado? No momento actual estão todos no mesmo barco.
Quanto a ser maior banco nacional eu assento-me no pressuposto de que depois de tantos “porrada” que o banco tem levado continua firmemente de pé e apresentar lucros todos os trimestres, isso será porque ninguém gosta do BCP? Todos os dias vemos uma grande quantidade de acções do BCP em movimente (dezenas de milhões), porque será – é porque não valem nada?
O valor actual da acção não será muito apetitoso para grandes investidores? Criando grandes mais-valias com menos valor aplicado? Não será umas das razões de estar no valor que está?
Só nos resta esperar que o tempo conturbado em que estamos encalhados seja mais breve e que venham aí os melhores dias.
Caro Ulisses
Obrigado pelo seu esclarecimento
um abraço
Bons Negócios
Brutestu
- Registado: 5/11/2009 20:41
Concordo com o que li...
Mas se o BCP não fosse pasto dos tais tubarões que fazem o que querem.....as noticias reais não teriam assim tanto impacto.
- Registado: 29/11/2007 11:18
Boa Tarde.
Excelente Comentario Ulisses.
Concordo plenamente com o teu ponto de vista em relação ao BCP, continua...
Mas na actual conjuntura, se fizesses um comentario a outro banco Portugues, o resultado final era o mesmo...todos tem as suas cotaçoes nos valores minimos.
Sao ""ciclos da bolsa"", é normal acontecer se nao fosse o suprime era outra coisa, se nao fosse a divida publica era outro assunto, mas a bolsa tinha que corrigir, em 2007 os analistas já diziam que todos viam porcos em cima das arvores, eles tinham que cair, e ai está, cairam e espatifaram-se.
Como tu dizes, nao vale a pena remar contra a maré,agora é uma parte do ciclo com valores "espatifados" valores baixos que até erradamente demonstram o valor real de uma empresa, mas é o que acontece, como dissestes, nesse mar revoltado os tubaroes tem que devorar tudo estilhaçar valor para comprarem barato . Ate vale apostar na queda e vender a descuberto para mais tarde comprar mais barato..vale tudo...Mas sobe, ai sobe , sobe e nessa altura todos vao acertar novamente...ate nova espatifadela...
Excelente Comentario Ulisses.
Concordo plenamente com o teu ponto de vista em relação ao BCP, continua...
Mas na actual conjuntura, se fizesses um comentario a outro banco Portugues, o resultado final era o mesmo...todos tem as suas cotaçoes nos valores minimos.
Sao ""ciclos da bolsa"", é normal acontecer se nao fosse o suprime era outra coisa, se nao fosse a divida publica era outro assunto, mas a bolsa tinha que corrigir, em 2007 os analistas já diziam que todos viam porcos em cima das arvores, eles tinham que cair, e ai está, cairam e espatifaram-se.
Como tu dizes, nao vale a pena remar contra a maré,agora é uma parte do ciclo com valores "espatifados" valores baixos que até erradamente demonstram o valor real de uma empresa, mas é o que acontece, como dissestes, nesse mar revoltado os tubaroes tem que devorar tudo estilhaçar valor para comprarem barato . Ate vale apostar na queda e vender a descuberto para mais tarde comprar mais barato..vale tudo...Mas sobe, ai sobe , sobe e nessa altura todos vao acertar novamente...ate nova espatifadela...
- Registado: 29/11/2007 1:44
Ulisses Pereira Escreveu:mais_um, capital social é uma coisa, valor da empresa é outra.
Um abraço,
Ulisses
Eu sei, mas como a HP Portugal não está cotada na bolsa utilizei o capital social.

Por exemplo, se comparares o valor do banco em bolsa, o BPI está mais exposto à divida publica grega que o BCP, 34% do seu valor em bolsa à cotação de hoje. No entanto esse racio não é utilizado em relatorio de contas de bancos (é apenas uma mera curiosidade estatistica), o ratio utilizado é a divida vencida em função do total de credito concedido.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Quando li esse teu artigo Ulisses lembrei-me logo de um amigo meu que tem um emprestimo elevado para compra de acções do BCP a uma media de 2,40 e que me disse que vai comprar mais pq está "barato".
Fiz-lhe ver que estava a lutar contra uma tendência fortíssima de queda, no entanto foi em vão....
O fenomeno BCP é um autentico caso de estudo, pois quem tem acções do BCP tem uma crença impressionante na subida do mesmo até valores máximos, chegando muitas vezes a serem ofensivos para com quem tem uma opinião contrária...
Faz-me lembrar o Ricardo Araujo Pereira que aquando o Celta-Benfica em que o Benfica estava a perder 7-1 a poucos minutos do fim, este acreditava que era possível virar o marcador antes dos 90!
Abraço
Fiz-lhe ver que estava a lutar contra uma tendência fortíssima de queda, no entanto foi em vão....
O fenomeno BCP é um autentico caso de estudo, pois quem tem acções do BCP tem uma crença impressionante na subida do mesmo até valores máximos, chegando muitas vezes a serem ofensivos para com quem tem uma opinião contrária...
Faz-me lembrar o Ricardo Araujo Pereira que aquando o Celta-Benfica em que o Benfica estava a perder 7-1 a poucos minutos do fim, este acreditava que era possível virar o marcador antes dos 90!

Abraço
- Registado: 11/5/2007 22:56
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, caganixo7, cisne3, Ferreiratrade, Google [Bot], Investor Tuga, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, Olhar Leonino, Rafael Abreu, trilhos2006 e 167 visitantes