Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "O Calvário do BCP"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 31/5/2010 16:27

JCS Escreveu:
mais_um Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Mais_um, mesmo que esses dados estejam correctos, o BCP tem uma capitalização bolsista de 3 mil milhões de euros. Esses tais 700 milhões são quase 1/4 do valor do BCP em Bolsa. A mim parece-me tudo menos pouco.

Um abraço,
Ulisses

E? O que tem uma coisa a ver com a outra? Consideras que os grandes accionistas estão disponiveis para vender as acções ao preço actual?

A HP portugal tem capital social de 2,1 milhões de €, tem um volume de negocios de 380 milhões de €, se tiver um cliente que não pague 500 mil € (1/4 do capital social da HP mas 0,13% do seu volume de negocios) consideras que está muito exposta a esse cliente? Eu não.

Também não é só assim. Depende dos resultados da empresa também. No caso do BCP, assumir perdas de €700 milhões corresponderia a ANOS de lucros (mais agora que os resultados estão sobre pressão).

Na minha opinião também acho os 700 milhões um valor considerável.

Cumprimentos

JCS

Actualmente o grupo BCP tem 1,9 mil milhoes de € de credito vencido a mais de 90 dias, que representa, 2,5% do total de credito concedido, este é o parametro utilizado para aferir, não é em função do capital social.

Quando referi que era um preciosismo presumi que o Ulisses queira dizer exposto à crise na Grécia (e não apenas divida publica grega), isso sim bastante representativo já que o BCP está na Grécia e tem 5,2 mil milhões de € em emprestimos a empresas e particulares.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 16:22

superosorio, mas tem-me visto defender - nos últimos anos - que se devem comprar os outros Bancos?

Viu o vídeo que coloquei sobre o BES na passada semana? Não me parece que tenha defendido a dama.

Quanto aos aumentos de capital, todos estão devidamente ajustados nos gráficos e números apresentados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Parcialidade

por superosorio » 31/5/2010 16:19

Li com atenção o artigo que escreveu para o Jornal. Embora respeite muito a opinião que tem, julgo ter-se deixado contaminar por uma parcialidade que excede a desejável. Qualquer dos Bancos do PSI20 tem neste momento uma cotação miserável se compararmos com os referidos topos. BPI topo por volta dos 7 euros, actualmente nos 1.59. BES topo nos 21 euros, actualmente na casa dos 3 euros. A menos que me diga que todos estes bancos fizeram falcatruas, e que todos praticaram politicas de vendas agressivas e alavancaram as posições através de emprestimos para compras de acções, parece-me que a causa efeito está a ser usada de forma parcial. Depois, aquilo que mais me chocou ainda, foi o facto de omitir quantos aumentos de capital ocorreram entretanto, e consequentemente quais as novas subdivisões nominais das acções.Julgo ser seguro dizer que, neste momento, ninguém dispõe de titulos BCP comprados a muito mais que 2 euros, quer por via do aumento de capital quer dos dividendos. Quanto ao banco em si, a estes preços, ou ligeiramente mais abaixo é uma bagatela. A actividade na Polonia vai de vento em popa.Consulte os price targets que verá que 1.20 não é assim tão descabido, e isso é só 100% do preço actual.

Registado: 31/5/2010 16:03

por JCS » 31/5/2010 16:17

mais_um Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Mais_um, mesmo que esses dados estejam correctos, o BCP tem uma capitalização bolsista de 3 mil milhões de euros. Esses tais 700 milhões são quase 1/4 do valor do BCP em Bolsa. A mim parece-me tudo menos pouco.

Um abraço,
Ulisses

E? O que tem uma coisa a ver com a outra? Consideras que os grandes accionistas estão disponiveis para vender as acções ao preço actual?

A HP portugal tem capital social de 2,1 milhões de €, tem um volume de negocios de 380 milhões de €, se tiver um cliente que não pague 500 mil € (1/4 do capital social da HP mas 0,13% do seu volume de negocios) consideras que está muito exposta a esse cliente? Eu não.

Também não é só assim. Depende dos resultados da empresa também. No caso do BCP, assumir perdas de €700 milhões corresponderia a ANOS de lucros (mais agora que os resultados estão sobre pressão).

Na minha opinião também acho os 700 milhões um valor considerável.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por mais_um » 31/5/2010 16:08

Um abraço,
Ulisses

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por pmpcpinto » 31/5/2010 15:52

Ninguém nos obriga a estar sempre no mar. Ninguém nos obriga a surfar todas as ondas. Algumas são grandes demais

Este ano, cada vez que fechava uma posição, queria entrar logo de seguida o que me fez perder algum dinheiro.

Aprendi com esse erro, pois apercebi-me que não fazia mal nenhum estar uns tempos de fora, que não ia perder o "comboio" e que ia comprar mais barato se esperasse.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 15:47

Mais_um, mesmo que esses dados estejam correctos, o BCP tem uma capitalização bolsista de 3 mil milhões de euros. Esses tais 700 milhões são quase 1/4 do valor do BCP em Bolsa. A mim parece-me tudo menos pouco.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jlmf » 31/5/2010 15:35

Houve muitos factos, alem da alegada venda de acções em troca de vantagens em hipotecas. O aumento de capital, os produtos estruturados complexos vendidos como escoamento de acções e como produto "seguro". Etc.

Que houve condenações e muitas queixas é uma realidade. Que as acções em muitos casos foram impingidas sem o devido esclarecimento e como produto sem risco, igualmente. Claro que desceram, se subissem, era igual. Na altura a ética, o respeito pelo cliente e o dever de informação, mesmo que não exigível legalmente, não constavam do dicionário do BCP.
Podemos dizer que só assinou quem quis, mas atenção, estamos a falar de um Banco e de procedimentos que podem ser lesivos para muitos que pouco esclarecidos agem de boa fé e foi o caso de muitos dos clientes que caso contrário nunca teriam comprado acções na vida e muito menos participado em aumentos de capital.

Entre muitos outros aspectos, estou convicto e interpreto algumas das frases do artigo apresentado no tópico como poucos dos muitos factores que contriuíram para degradar a imagem do banco até para a generalidade dos seus funcionários.
E qual a actividade que sofre mais com um déficit de imagem?

------

"São vários os clientes que alegam terem sido “levados” a comprar acções do banco, através do recurso a crédito contra livranças em branco, como se se tratasse de uma aplicação “de baixo risco”"

23-03-2007, O Millennium bcp está sob fogo cruzado de vários clientes que se sentem lesados pelas campanhas de aumento de capital da instituição de 2000 e de 2001. Estes alegam que os funcionários da instituição lhes “garantiam tratar-se de um investimento de baixo risco” e os persuadiram a “contraír empréstimos para a compra de acções e a não vender os títulos”. O “Semanário Económico” tomou conhecimento de quase 40 casos de pequenos investidores nesta situação, residentes em Arouca, Fafe, Penafiel, Castelo Branco e Lisboa, que avançaram já para Tribunal com processos contra o banco e muitos outros com queixas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Editado pela última vez por jlmf em 31/5/2010 15:50, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:15

por u3lk5 » 31/5/2010 15:33

Eco Tretas Escreveu: Por isso é que eu disse que não tinha sido nada de extraordinário...
E não me limitei a criticar: apontei expressamente aquilo que acho que não referiste. Penso que falar dos exemplos que referi expressamente:
-Polónia
-Curtos/CMVM
-Nova administração
-Berardo
-Limite dos 10%

seria muito mais interessante que a badalada história de 1998, 2001, etc...

Ecotretas
Olá, porque nao produz um artigo mais completo?
Dado e arregassado?
Como o JLMF referiu, nao é muito agradável ler o que escreveu.
É do tipo, "dizer mal só por dizer"

Registado: 20/8/2009 12:27

Re: Novo artigo: "O Calvário do BCP"

por mais_um » 31/5/2010 15:27

Ulisses Pereira Escreveu:Foi há pouco publicado o meu novo artigo "O Calvário do BCP" :

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=428117

Boas!

Embora possa ser considerado um preciosismo, parece-me que estás a exagerar quando referes:

há uma exposição grande à dívida pública grega,

O grupo BCP tem 700 milhões de € em divida publica grega (é a comunicação social que o diz), considerando que o total de credito concedido (do grupo) é cerca de 75 mil milhões de €, é pouco menos de 1%, não me parece uma exposição assim tão significativa.

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 15:25

Caro Brutestu,

Obrigado pela sua opinião e visão sobre o assunto. Apenas queria fazer dois esclarecimentos:

:arrow: Não disse que ninguém foi enganado. Cada pessoa tomou a decisão em sua consciência. Aliás, apesar de discordar claramente desta política, sempre me manifestei contra qualquer tentativa dos accionistas de serem indemnizados pelo BCP. Cada um foi sempre livre de tomar as suas decisões.

:arrow: Não... a maioria das acções da Bolsa portuguesa valem muito mais do que 10% do que valiam em 1998.

Uma última nota. É sempre mais fácil culpar a Comunicação Social e os artigos pessimistas pelo mau desempenho das acções. Mas custa-me crer que, em 13 anos, tenha sido isso que fez as acções estarem onde estão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Crómio » 31/5/2010 15:25

Porque é que só falam das partes negativas e não também das partes positivas?

Gostaria de ouvir as "partes positivas" do BCP.

E já agora que explicasse porque é que o BCP "sempre foi e será" o maior banco Português...

Como pode afirmar que será para sempre o maior banco nacional? Tem uma bola de cristal? Acha que vão começar novamente a emprestar dinheiro ao banco?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por brutestu » 31/5/2010 15:18

Esta é minha primeira intervenção no fórum

Como não consegui ficar indiferente ao artigo cá vai um pouco da imagem que eu tenho do BCP

Este artigo pode ser excelente mas não concordo com algumas situações ali mencionadas.

A meu ver temos situar cada assunto no seu tempo:

Não podemos esquecer que benefícios comerciais a que se refere o artigo, situados no seu tempo eram bons ou mesmo excelentes e muitos tiraram vantagem desses benefícios, não foram enganados, mas sim, aceitaram porque era melhor que na altura tinham em matéria de crédito de Habitação e não só.

Se muitos desses pequenos accionistas foram mantendo as suas acções não será também por interesse próprio de cada um deles? Porque entretanto já tiveram tempo suficiente para criar alternativa, estavam perder valor em acções? Mas estavam ganhar em spreads e outros benefícios. As acções caíram bruscamente? Não foram caindo ao longo do tempo.

A meu ver o BCP sempre foi e será o maior Banco privado Nacional, o que aconteceu foi transição da administração mal gerida com muita luta politica a mistura, ajudada pela Media com artigos pessimistas (já esquecemos que o BCP era noticia da abertura das TV´s nacionais?) também a concorrência não terá ajudado para isso? - como afirma um dos seus ex-administradores.

Quanto ao seu valor actual diz o artigo que está a 1/10 do que valia no início de 1998, mas esta acontecer isso com quase todas acções, um pouco mais ou um pouco menos! Ou será só BCP?

Infelizmente tenho lido mais artigos sobre BCP que só servem para dar "mais pontapés a alguém que conseguiram deitar abaixo" e se calhar alguns tem interesse em mante-lo assim conseguindo tirar melhor partido do valor baixo da acção. Porque é que só falam das partes negativas e não também das partes positivas? Se ideia é fazer artigo sobre um determinado assunto então que seja completo e não de tipo sensacionalista.

Bons Negócios

Brutestu

Registado: 5/11/2009 20:41

por Crómio » 31/5/2010 15:11

Difícil, difícil é admitirmos que estamos errados, que normalmente só se vê "à posteriori".

Mas se é tão fácil vermos que estávamos errados à posteriori, porque é que insistimos em que estamos certos e culpamos os outros?

A psicologia do trading não é para todos, falo por mim, mas tenho a certeza que não sou o único...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por leazinho » 31/5/2010 15:07

Um artigo realista e que coloca água na fervura. Eu também sou dos que foi “entalado” no BCP a €5.50 nas felizmente largai-as aos 4.19 aqui há uns tempos, na altura quente, claro que entretanto já voltei a entrar mas com calma e clarividência, não sou tão pessimista de pensar que vão ficar para os netos – até porque já sou quase avô – mas que me ajuda a pensar, ajuda e pelo menos o artigo sempre alerta para alguém que pense que o banco está barato, e que vai ser sempre a subir.Obrigado Ulisses.
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por Adam hedge » 31/5/2010 15:06

Ola ulisses.

Obrigado pelas analises que tens postado ultimamente.força continua...

Onde posso apreender a colocar os suportes e resistencias,há algum post aqui no forum a salientar estes casos? se Há desculpem...

obrigado
abraços
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Eco Tretas » 31/5/2010 15:06

Crómio Escreveu:Já há muitos meses que para quem está dentro do BCP é difícil ouvir opiniões realistas...

Gostei do artigo do Ulisses por isso mesmo, é preciso ter alguma coragem para publicar um artigo que vai contra a posição de muita gente, que continua a culpar os "outros" pelos seus erros...

Fácil, fácil, é escrever à posteriori... Todos nos enganamos, até os tubarões: basta ver o exemplo da Egerton. Nem sempre acertam:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=423439
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=428009

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Crómio » 31/5/2010 14:53

Já há muitos meses que para quem está dentro do BCP é difícil ouvir opiniões realistas...

Gostei do artigo do Ulisses por isso mesmo, é preciso ter alguma coragem para publicar um artigo que vai contra a posição de muita gente, que continua a culpar os "outros" pelos seus erros...

William Bernstein

por Eco Tretas » 31/5/2010 14:45

Ulisses Pereira Escreveu:Ecotretas, o não gostares é normal, em função do que têm sido as tuas últimas semanas no fórum em que discordas de toda a gente, em que te envolves em discussões com toda a gente.

Por isso, acho normal. Mas claro que respeito a tua opinião. Qualquer dia escrevo um artigo com 20 mil caracteres. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
Respeito o artigo, e sei que para quem não segue o Caldeirão, possa ter alguns aspectos importantes...
Agora, para quem segue, soube a pouco. Por isso é que eu disse que não tinha sido nada de extraordinário...
E não me limitei a criticar: apontei expressamente aquilo que acho que não referiste. Penso que falar dos exemplos que referi expressamente:
-Polónia
-Curtos/CMVM
-Nova administração
-Berardo
-Limite dos 10%

seria muito mais interessante que a badalada história de 1998, 2001, etc...

Ecotretas

por Eco Tretas » 31/5/2010 14:38

JLMF Escreveu:Para mim, mas é só a minha humilde opinião, os teus ultimos posts estão no meu catálogo em "P", de parasitagem, a não ser que abras um topico, talvez "BCP para TóTós" e comentes todos os aspectos que pensas que deveriam ter sido tratados no artigo.

Para tua informação, existe um thread sobre o BCP, onde isto já foi dito, redito, tridito...
Soube a pouco, fui isso que disse e mantenho. E mais, uma criticazinha de vez em quando só faz bem, mesmo ao Ulisses; não sou daqueles que batem palmas por ter a noção de que sou obrigado a isso: não sou!

Ecotretas

por Ulisses Pereira » 31/5/2010 14:36

Ecotretas, o não gostares é normal, em função do que têm sido as tuas últimas semanas no fórum em que discordas de toda a gente, em que te envolves em discussões com toda a gente.

Por isso, acho normal. Mas claro que respeito a tua opinião. Qualquer dia escrevo um artigo com 20 mil caracteres. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Supermann » 31/5/2010 14:15

JLMF Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Ulisses,

Confesso que também não achei o teu artigo nada de extraordinário. Resumiste a história do BCP, e pouco mais...

Mas, enfim...

Ecotretas

Confesso que não consigo ficar indiferente, (ou não quero, hoje há tempo, isto está a meio gás), a este tipo de comentários.
Revelam incapacidade no entendimento de objectivos contextuais ou vontade expressa de achincalhar talvez por falta de ocupação mais interessante.
Querias o quê? Uma biografia do banco e dos Administradores, passados e presentes?

Para mim, mas é só a minha humilde opinião, os teus ultimos posts estão no meu catálogo em "P", de parasitagem.

:mrgreen: :mrgreen:

:clap: :clap: :clap:

Registado: 18/12/2009 18:54

por jlmf » 31/5/2010 14:10

Eco Tretas Escreveu:Ulisses,

Confesso que também não achei o teu artigo nada de extraordinário. Resumiste a história do BCP, e pouco mais...

Mas, enfim...

Ecotretas

Confesso que não consigo ficar indiferente, (ou não quero, hoje há tempo, isto está a meio gás), a este tipo de comentários.
Revelam incapacidade no entendimento de objectivos contextuais ou vontade expressa de achincalhar talvez por falta de ocupação mais interessante.
Querias o quê? Uma biografia do banco e dos Administradores, passados e presentes?

Para mim, mas é só a minha humilde opinião, os teus ultimos posts estão no meu catálogo em "P", de parasitagem, a não ser que abras um topico, talvez "BCP para TóTós" e comentes todos os aspectos que pensas que deveriam ter sido tratados no artigo.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Eco Tretas » 31/5/2010 13:52

Ulisses,

Referiste o exemplo da exposição à Grécia, mas nem uma palavra sobre a Polónia. Nem uma palavra sobre os curtos, que grassam no BCP, e que motivam constantes comunicados na CMVM. Nada sobre a nova administração, que penso que tem feito algum trabalho. Nada sobre o pobre do Berardo, que tem sido outro culpado do afundanço do BCP, na minha modesta opinião... Nada sobre a retirada do limite dos 10%, embora não acredite na história da Sonangol, pois estes tem os seus próprios problemas...

Para mim, o BCP tem interesse no longo prazo, e tenho conseguido sair para voltar a entrar mais abaixo, pelo que tenho tido sorte no curto prazo. E é claro que tanto pode subir, como descer, ao sabor de "estocadas espanholas", como foi o caso da passada sexta-feira, embora a exposição ao mercado espanhola não se possa dizer que seja a maior no caso do BCP. Mas, enfim...

Ecotretas

por Quico » 31/5/2010 13:26

Olá, Ulisses!

Vais ter que corrigir o link. O que está não vai dar a lado nenhum... pelo menos agora.

Abraço.

P.S. - Parece que o site está em manutenção. Vamos esperar. :oops:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], cisne3, dragom, iniciado1, m-m, malakas, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006 e 136 visitantes