Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Negociar EUA com BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por moppie85 » 30/5/2010 12:14

j_paulo Escreveu:
moppie85 Escreveu:
Mr. Brent Escreveu:moppie85,

Quanto a fazer transacções com acções das bolsas americanas, pelo que tenho lido neste fórum, o mais "barato" é abrir uma conta numa corretora americana e fazer as transacções através dela.

Uma das correctoras que já vi aqui mencionada como boa é a Zecco, no entanto há no Caldeirão vários utilizadores que transaccionam no mercado norte-americano e que te podem ajudar melhor.

EDIT: corretora e não correctora, como é óbvio.

olá

mas neste caso das corretoras USA, se abrir conta com o valor dol=euro e tiver de lucro 500 dol terei de saber que qd retirar o dinheiro a diferença de cotação da altura nao me vai anular esses ganhos, certo? há alguma formula de calculo?
cumps

Não existe nenhuma forma de cálculo.
Tudo dependerá da evolução do Eur vs USD (embora haja formas de "fixar" a taxa de câmbio)

Registado: 15/4/2008 14:12

por j_paulo » 30/5/2010 9:47

moppie85 Escreveu:

Quanto a fazer transacções com acções das bolsas americanas, pelo que tenho lido neste fórum, o mais "barato" é abrir uma conta numa corretora americana e fazer as transacções através dela.

Uma das correctoras que já vi aqui mencionada como boa é a Zecco, no entanto há no Caldeirão vários utilizadores que transaccionam no mercado norte-americano e que te podem ajudar melhor.

olá

mas neste caso das corretoras USA, se abrir conta com o valor dol=euro e tiver de lucro 500 dol terei de saber que qd retirar o dinheiro a diferença de cotação da altura nao me vai anular esses ganhos, certo? há alguma formula de calculo?
cumps
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

por moppie85 » 30/5/2010 1:37

Lá está, pegaste num bom ponto.

- Em termos de valorização da carteira, como saberei eu realmente qual será ela, se no detalhe da execução das ordens não tenho informação sobre o câmbio nesse momento?

- Em relação à conversão final, não vejo nenhuma razão para a taxa usada não ser homogénea. Não percebo.

[Já tem o anexo aqui]

- Explica melhor o teu PS.

- Que plataforma usas para negociar lá fora?

Abraço

Olá!

Estive a ver o teu Excel.

Realmente os valores que lá estão são de fecho e não de valorização, i.e. não é o teu ganho, mas o valor da última transacção.

Assim, não sei a que se deve essa discrepância.
Se tivesse de arriscar, atirava para o valor USD-EUR na hora da última transacção efectuada de cada uma das acções... É algo que terás de perguntar no banco...

(ou a alguém que esteja habituado a este tipo de "truques" - talvez o Ulisses ou outra pessoa saiba).

por Mr. Brent » 29/5/2010 23:05

moppie85,

Lá está, pegaste num bom ponto.

- Em termos de valorização da carteira, como saberei eu realmente qual será ela, se no detalhe da execução das ordens não tenho informação sobre o câmbio nesse momento?

- Em relação à conversão final, não vejo nenhuma razão para a taxa usada não ser homogénea. Não percebo.

[Já tem o anexo aqui]

- Explica melhor o teu PS.

- Que plataforma usas para negociar lá fora?

Abraço
Anexos
Book1.xls
Acções NYSE Câmbio
(105 KiB) Transferido 83 Vezes
«Avoid employing unlucky people. Throw half of the pile of CV's in the bin without reading them.»

Registado: 28/8/2009 15:36

por moppie85 » 29/5/2010 22:48

Eu entendo o teu raciocínio, mas quando me referia a valorização da carteira, referia-me à sua valorização em euros no final do dia de ontem, como mostro no ficheiro Excel que anexei.

- Quero dizer que para um dos títulos, eles estão directamente valorizados em EUR. É expectável que, tendo em conta o fecho de cada um em USD, AA a 11,64 USD, CENX a 10,51 USD e DIS a 33,42 USD, essa conversão/valorização para euros tivesse subjacente uma taxa de câmbio uniforme, correcto? Cotação USD/Cotação EUR apresentada.

Agora expliquei-me melhor.

Abraços

o teu ficheiro de excel não está anexado no tópico.

A conversão final, sim.

A valorização, não.
Porque a valorização vai depender do USD-EUR no momento de compra vs o EUR-USD no momento em que foi considerado no extracto.
Lembra-te a a valorização é a diferença entre 2 valores (compra e actual) que estão por si sujeitos a outra variável (o valor USD-EUR na compra e USD-EUR na altura que foi considerado no extracto).

Ou seja, se tivesses em vez de "valorização em Euro" tivesses:

Última cotação ($) Ultima cotação (€)

Em principio o valor de conversão seria igual para todas as acções.

No caso de teres Valorização (€), como viste no exemplo anterior, não é obrigatoriamente a mesma... na mesma acção em alturas diferentes, podes ter valorizações diferentes (no meu exemplo 100€ num e 110€ no outro, mesmo sendo as mesmas acções compradas ao mesmo preço em dollars).

(PS: eu n tenho conta no Millenium BCP; tenho por base não pagar "manutenções" por dinheiro que tenho depositado à ordem para eles usarem nos negócios deles).

por Mr. Brent » 29/5/2010 22:33

moppie85,

Eu entendo o teu raciocínio, mas quando me referia a valorização da carteira, referia-me à sua valorização em euros no final do dia de ontem, como mostro no ficheiro Excel que anexei.

- Quero dizer que para cada um dos títulos, eles estão directamente valorizados em EUR. É expectável que, tendo em conta o fecho de cada um em USD, AA a 11,64 USD, CENX a 10,51 USD e DIS a 33,42 USD, essa conversão/valorização para euros tivesse subjacente uma taxa de câmbio uniforme, correcto? Cotação USD/Cotação EUR apresentada.

Agora expliquei-me melhor.

Abraços
Editado pela última vez por Mr. Brent em 29/5/2010 22:49, num total de 1 vez.
«Avoid employing unlucky people. Throw half of the pile of CV's in the bin without reading them.»

por moppie85 » 29/5/2010 21:57

Mais:

- Quando comparo a valorização da carteira, que inadmissivelmente, aparece directamente em euros, tal como o detalhe da cotação de cada papel, com a cotação de fecho em USD de cada um, reparo que o câmbio utilizado não é uniforme para os três títulos.

Se eu entendi bem, referes-te ao facto do valor de valorização em Euro ser diferente.

Considerando que a valorização é igual a proveitos menos gastos, o que pode ter acontecido é os negócios terem sido feitos existindo uma variação euro-dolar na compra.

Imagina que o 1º negócio foi feito às 13h e compraste 10 acções por 10 USD cada. Nessa altura, o dolar estava a cotar a 1 €, ou seja, gastaste 100€ na compra de 10 acções.

Às 13h30min compraste um segundo lote de acções ao mesmo preço, logo gastaste 100 USD. Nessa altura o dolar valia apenas 0,9€, logo, em euro gastaste 90€ por 10 acções.

Se no fim do dia as acções fecharem a 20 USD e o euro voltar à paridade com o dólar (1€ = $1), os lotes de 10 acções valerão 200€.

Assim, no 1º caso, tiveste uma valorização de 100€ (100% da subida das acções + 0% da variação euro-usd)

No 2º caso, já é diferente - tiveste uma valorização de 110€ que corresponde à valorização da acção + valorização do Euro-USD.

por Mr. Brent » 29/5/2010 21:29

Olá moppie85,

Entretanto liguei para o BCP, e a diferença originada por esses cerca de 130 euros devem-se ao facto de o detalhe que me aparece no homebanking não ter incluídas as comissões e imposto de selo.

De facto os teus cálculos estão correctos, posteriormente também me deu um valor muito semelhante aos tais 130 EUR.

Em relação às comissões, o valor constante das ordens, ao câmbio de ontem, cf. BP e BCE (não sei qual a referência que o BCP usa), ronda os tais 25 EUR.

Vou-te ser sincero, é a primeira vez que compro fora de Portugal, e esperava (talvez esteja a pedir de mais), informação mais consistente da parte do Banco. Não sei como se passa com outros intermediários em caso de compra em mercados estrangeiros.

Já que leste o meu post, o que tens em dizer ao que refiro sobre a valorização da carteira?

Obrigado pela ajuda,

Abraços

Re: Negociar EUA com BCP

por moppie85 » 29/5/2010 20:28

Mr. Brent Escreveu:Boa tarde,

Faz muito tempo que não escrevo nada (não que à data também escrevesse muito), mas tal deve-se a completa falta de tempo.

Vou ser objectivo:

- Ontem coloquei 3 ordens de compra para o NYSE, via BCP, pelas 20h55 sensivelmente.
- As ordens foram executadas, sendo que segundo o detalhe das mesmas, para dois dos títulos houve 2 execuções, ou seja no total houve 5 execuções de compra.
- A liquidação das ordens, a ser feita dia 3 de Junho, totaliza, cf. detalhe do banco, 10.576,18 €.

PROBLEMA:
- A diferença, quando reconciliava os cálculos com a minha conta corrente, entre o meu saldo contabilístico e o disponível, é de 10.706,97 €, ou seja, estão a nadar 130,79 € não se sabe onde.

Como pode isto ser possível?

Mais:

- Quando comparo a valorização da carteira, que inadmissivelmente, aparece directamente em euros, tal como o detalhe da cotação de cada papel, com a cotação de fecho em USD de cada um, reparo que o câmbio utilizado não é uniforme para os três títulos. (???)
Onde vão eles buscar as taxas que utilizam?

- Falando das comissões, em cada uma das ordens cobram-me 30,63 USD + 1,23 USD, sendo que dizem, sem detalhar, que está incluída comissão de transacção, liquidação e compensação. Isto para não dizer que no preçário apresentado, cujo link é evidente aquando da colocação da ordem de compra, não há menção nenhuma a este tipo de comissões nem ao valor individual de cada uma. Admissível?

Resumindo, na prática desaparecem 130,79 euros que não tenho qualquer justificação para que tal aconteça, e estão a cobrar-me comissões sem que os critérios apresentados no preçário sejam detalhados. Não quero precipitar-me nas conclusões, até porque ainda não liguei para o atendimento deles, mas isto é completamente inadmissível!

Podem ajudar-me?

Abraços

Olá Mr. Brent.

Achei esquisito a tua queixa, pelo que fui verificar o preçário do BCP.

De acordo com o preçário entregue pelo BCP à CMVM, o preço das operações é:

25€ (min) - 0,25%

Esses 25€, ao cambio de ontem dá cerca de

25 Euros = 30.7325 U.S. dollars

$30,73 + 4% (Imposto de selo) = $30,73 + $1,23

o que equivale a despesas totais de $159,8 que, em euro

159,8 U.S. dollars = 129,992679 Euros

Pelo que não fica tão longe desse valor cativo

EDIT: Não terás feito a conversão dos 25€ para dolar multiplicando por 0,81 em vez de multiplicares por 1,23?

por pvg80713 » 29/5/2010 20:16

Brent,
O Activo Bank é do BCP e tem melhores comissões, falando de cor e no NYSE penso que é fixa de 20 USD por ordem e não negócio (sff verifica melhor, mas penso que é o que costumo pagar). Por isso sim recomendo o Activo.
e no AB os cambios sao feitos ao pip e não as centesimas.
Abraço
pvg

Registado: 19/4/2005 11:11

por Mr. Brent » 29/5/2010 19:33

Liguei para lá, e deram-me o valor pendente de liquidação de cada uma das 3 ordens que realizei - foram feitos 5 negócios.
Perfaz o tal valor que me está cativo, de 10.706,97.

- Agora vou esperar por dia 3 para ter o detalhe das liquidações, sendo que o que quero saber é, por um lado, o câmbio que eles utilizam na conversão e, por outro, quanto é que estão, efectivamente a cobrar de comissão.

- A pessoa que falou comigo fritou quando lhe disse que o câmbio que estavam a usar para a valorização dessas acções em euros não é uniforme, como podem ver no anexo que coloco abaixo.

Notem que, estupidamente, o detalhe da valorização da carteira é dado na íntegra em EUR, não se tendo sequer uma básica percepção da performance que ela está a ter na moeda mãe, já que numa primeira instância é nessa base que se está a investir. No final de cada dia, e com base no câmbio de referência usado, logicamente que faz todo o sentido valorizar a carteira em EUR e fazer as naturais análises comparativas.

A questão é que, e apesar de não o fazer há algum tempo, fico a sentir que negociar no BCP é um tiro no escuro. Eu posso fazer uma folha de Excel muito boa, mas eles como Banco devem dar-me informação objectiva, transparente, e potenciadora de tomadas de decisões coerentes.

Em relação às comissões, no site da CMVM, e em relação ao NYSE e BCP, o mínimo fixo de comissão de corretagem é de 20,49$, pelo que não percebo sequer como surgem 30,63$ + 1,23$ de Imposto de Selo.

pvg80713, aconselhas o Activo para negociar NYSE, é isso?

Em relação ao resto do pessoal, que intermediário oferece melhores ferramentas e informação?

Obrigado,

Abraços

por pvg80713 » 29/5/2010 17:50

só dia 3 podes postar o detalhe da operação. o valor calculado foi uma estimativa.

nos cambios o BCP já fez arredondamento à centésima o que era muito mau ! penso que agora já faz ao PIP ou seja centésima de cenésima... e portanto espero que o calculo não tenha que ver com isto.

para negociar NY no BCP é mehor sempre usar o Activo.

Registado: 19/4/2005 11:11

por patacas » 29/5/2010 17:40

provavelmebte tem a ver com oscilação do câmbio dólar/euro na na hora da compra e venda.Já me aconteceu isso, fwelizmente ao contrário :-)

Registado: 3/4/2008 11:50

por Mr. Brent » 29/5/2010 13:49

Anexo um .pdf com o preçário que encontras hoje e que está no site, no limite, desde Outubro, quando fiz a minha última transacção, mas aí no PSI20.

Sim, também acredito que cobrem por cada negócio, que foram 5 no total.

Em relação ao meu último movimento na conta corrente, não é um movimento de compra de títulos, por isso não posso analisar um eventual detalhe daquilo que comprei + aquilo que me estão a cobrar + efeito da taxa de câmbio aplicável.

Refiro que cada uma das ordens é inferior a 10.000 $ e 10.000 €, pelo que a comissão a cobrar, cf. o preçário, seria de valor absoluto.
Anexos
Millennium bcp - Preçário.pdf
Preçário BCP, cf. site, @ 28.05.2010
(56.75 KiB) Transferido 153 Vezes

por Pata-Hari » 29/5/2010 13:36

Mr Brent, podes colocar aqui os preçários deles? é impossível adivinhar o que quer que seja sem olhar para os preçários.

Possivelmente cobram-te por negócio e não por cada ordem.

Sugiro que olhes para o teu último movimento e que compares o detalhe (ou seja, deves ter tido avisos de lançamento detalhados nas operações anteriores que te darão boa ideia de como são feitas as contas)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Negociar EUA com BCP

por Mr. Brent » 29/5/2010 13:22

Boa tarde,

Faz muito tempo que não escrevo nada (não que à data também escrevesse muito), mas tal deve-se a completa falta de tempo.

Vou ser objectivo:

- Ontem coloquei 3 ordens de compra para o NYSE, via BCP, pelas 20h55 sensivelmente.
- As ordens foram executadas, sendo que segundo o detalhe das mesmas, para dois dos títulos houve 2 execuções, ou seja no total houve 5 execuções de compra.
- A liquidação das ordens, a ser feita dia 3 de Junho, totaliza, cf. detalhe do banco, 10.576,18 €.

PROBLEMA:
- A diferença, quando reconciliava os cálculos com a minha conta corrente, entre o meu saldo contabilístico e o disponível, é de 10.706,97 €, ou seja, estão a nadar 130,79 € não se sabe onde.

Como pode isto ser possível?

Mais:

- Quando comparo a valorização da carteira, que inadmissivelmente, aparece directamente em euros, tal como o detalhe da cotação de cada papel, com a cotação de fecho em USD de cada um, reparo que o câmbio utilizado não é uniforme para os três títulos. (???)
Onde vão eles buscar as taxas que utilizam?

- Falando das comissões, em cada uma das ordens cobram-me 30,63 USD + 1,23 USD, sendo que dizem, sem detalhar, que está incluída comissão de transacção, liquidação e compensação. Isto para não dizer que no preçário apresentado, cujo link é evidente aquando da colocação da ordem de compra, não há menção nenhuma a este tipo de comissões nem ao valor individual de cada uma. Admissível?

Resumindo, na prática desaparecem 130,79 euros que não tenho qualquer justificação para que tal aconteça, e estão a cobrar-me comissões sem que os critérios apresentados no preçário sejam detalhados. Não quero precipitar-me nas conclusões, até porque ainda não liguei para o atendimento deles, mas isto é completamente inadmissível!

Podem ajudar-me?

Abraços

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, niceboy, OCTAMA, peterteam2, PMP69 e 199 visitantes