Off topic - A verdade dos factos....
23 mensagens
|Página 1 de 1
mais_um Escreveu:Um artigo do Frasquinho? Membro da direcção do PSD à epoca? Que nem um grafico sabe fazer? Não me faças rir, que fui operado recentemente aos dentes e doi!
Se não pode rir, desaconselho-o desde já a não ler o programa eleitoral apresentado pelo PS. Isso sim, daria umas boas gargalhadas.
mais_um Escreveu:Quais factos? Os inventados pelo assessor do PR e que o Publico publicou? Onde é que o jornal Publico é um exemplo de isenção e bom jornalismo?
O Público noticiou que os assessores do PR julgavam estar a ser vigiados pelo PS. Isso é um facto. Eles julgavam que estavam a ser vigiados pelo PS.
Resumindo, estes factos são todos suspeitos de terem sido manipulados?
Frasquilho inventou os números?
O Público manipulou o gráfico?
Já agora foi um gráfico da mesma natureza que José Gomes Ferreira mostrou a Sócrates na entrevista que lhe fez. José Gomes Ferreira também é um mentiroso?
Mentem todos menos Sócrates?

mais_um Escreveu:Sobre as PPP, todos esses graficos e artigos estão desactualizados devido à suspensão de umas quantas PPP rodoviárias e ferroviárias e à introdução das portagens nas SCUT.
Só foi pena terem posto antes o País à beira da bancarrota.
mais_um Escreveu:De qualquer modo não vi nenhum estudo que tivesse em conta o lado das receitas, ou seja, quando as PPP acabam os equipamentos revertem para o Estado podendo este explorar por si ou concessionar.
Isso não invalida que para o governo actual e para os governos imediatos não tenham impactos nas contas públicas, que foi o pano de fundo original deste tópico.
ps: encontrei um link da entrevista do José Gomes Ferreira aqui (min. 29): http://pontedosor.blogspot.com/2009/01/entrevista-de-ontem.html
Cumps
- Registado: 18/10/2009 15:37
Marco Martins Escreveu:Em Itália já obrigam a que as transacções superiores a 12500€ sejam feitas pelo banco... há quem diga que é para evitar fugas ao fisco... mas estou em crer que o objectivo será manter o dinheiro nos bancos...
Em Portugal já é obrigatório, à 6 anos, estamos sempre muito à frente!

LGT
Artigo 63.º-C*
1 - Os sujeitos passivos de IRC, bem como os sujeitos passivos de IRS que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada, estão obrigados a possuir, pelo menos, uma conta bancária através da qual devem ser, exclusivamente, movimentados os pagamentos e recebimentos respeitantes à actividade empresarial desenvolvida.
2 - (...)
3 - Os pagamentos respeitantes a facturas ou documentos equivalentes de valor igual ou superior a 20 vezes a retribuição mensal mínima devem ser efectuados através de meio de pagamento que permita a identificação do respectivo destinatário, designadamente transferência bancária, cheque nominativo ou débito directo.
((*)Aditado pela Lei n.º 55-B/2004, de 30 de Dezembro )
Editado pela última vez por LTCM em 26/5/2010 23:15, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
qualnhick Escreveu:mais_um Escreveu:Eu não estou a julgar nenhum governo, estou a apenas a corrigir uma afirmação tua, nomeadamente sobre os hospitais, quem os separou da administração publica foi o Durão, isto é um facto inquestionavel, não foi o Socrates. A outra afirmação é que os FP desses hospitais deixavam de o ser nominalmente, também é falso.
Relativamente ao numero de funcionarios publicos é do conhecimento geral que, por forma a não aumentar o numero oficial de funcionarios publicos o estado tem vindo a aumentar substancialmente o recurso a mão de obra via empresas de prestação de serviços (de trabalho temporario, em alguns casos, de prestação de serviço puro e duro noutros).
Eu não estou contra o recurso a este tipo de serviços, agora quando servem para "disfarçar" o numero de funcionarios publicos aí a historia já é outra ...
Isto acontece quer em hospitais quer em EP. Por exemplo, foi muito falado ainda à pouco tempo a saida de médicos dos hospitais publicos e a contratação desses mesmos médicos via empresas prestadoras de serviços. Ou seja, orçamentalmente reduziu-se o numero de funcionarios (os custos com pessoal diminuiram) e aumentou-se o valor de FSE. Na pratica quem sai a perder é o estado, porque colocou-se uma entidade terceira no meio (a tal empresa de trabalho temporario e ou prestadora de serviços) que, obviamente, vai ganhar uma margem e aumentar os custos do estado.
Aqui:
http://economia.publico.pt/Noticia/esta ... al_1433027
Relativamente às habilidades orçamentais, só neste aspecto já temos 2 habilidades em anos consecutivos que o governo nem sequer divulgou.
Ou seja, alteraram-se os metodos de contabilização de despesas e receitas quer em 2009 quer em 2010 o que faz que estes orçamentos não possam ser comparados com os anos anteriores.
Curiosamente estas alterações levam a que os numeros fiquem mais "simpaticos", mas isso penso que, na tua opinião, seja apenas uma casualidade ...
Por exemplo, no OE 2009 com estas habilidades conseguiu-se isto:
Oorçamento de estado 2009
Despesa Publica / PIB - 46.1% (2008) -> 46% (2009), ou seja, aparentemente houve uma melhoria, uma diminuição do peso da despesa publica.
Sem o efeito "habilidade"
Despesa Publica / PIB - 46.1% (2008) -> 47.8% (2009), ou seja, record de sempre do peso da despesa publica.
No OE 2010 alterou-se, mais uma vez, o metodo de contabilização das despesas com a segurança social, o que faz com que, mais uma vez, as series não sejam comparaveis. E mais uma vez o governo não explicitou no OE esta alteração de metodo ...
Depois ainda falamos que a Grecia manipulava as estatisticas, que não eram serios, etc etc etc ...
O problema de Portugal e dos portugueses é exactamente olharem para o passado, criticarem o passado e nada fazerem no presente para corrigir o futuro!!!
Temos um presente e temos de o avaliar e corrigir o necessário para ter-mos um futuro melhor!!!
Acredito que o problema do crédito ainda não estourou... os banqueiros vão dizendo que tem havido problemas e isso ainda não se reflectiu claramente nos empréstimos e nos depósitos....
Se nos próximos dias houver algum problema nos bancos, será o verdadeiro problema... pois muita gente irá retirar o dinheiro dos bancos para não ter a mesma surpresa que no BPN e BPP.
Em Itália já obrigam a que as transacções superiores a 12500€ sejam feitas pelo banco... há quem diga que é para evitar fugas ao fisco... mas estou em crer que o objectivo será manter o dinheiro nos bancos...
- Registado: 7/4/2007 17:13
mais_um Escreveu:Eu não estou a julgar nenhum governo, estou a apenas a corrigir uma afirmação tua, nomeadamente sobre os hospitais, quem os separou da administração publica foi o Durão, isto é um facto inquestionavel, não foi o Socrates. A outra afirmação é que os FP desses hospitais deixavam de o ser nominalmente, também é falso.
Relativamente ao numero de funcionarios publicos é do conhecimento geral que, por forma a não aumentar o numero oficial de funcionarios publicos o estado tem vindo a aumentar substancialmente o recurso a mão de obra via empresas de prestação de serviços (de trabalho temporario, em alguns casos, de prestação de serviço puro e duro noutros).
Eu não estou contra o recurso a este tipo de serviços, agora quando servem para "disfarçar" o numero de funcionarios publicos aí a historia já é outra ...
Isto acontece quer em hospitais quer em EP. Por exemplo, foi muito falado ainda à pouco tempo a saida de médicos dos hospitais publicos e a contratação desses mesmos médicos via empresas prestadoras de serviços. Ou seja, orçamentalmente reduziu-se o numero de funcionarios (os custos com pessoal diminuiram) e aumentou-se o valor de FSE. Na pratica quem sai a perder é o estado, porque colocou-se uma entidade terceira no meio (a tal empresa de trabalho temporario e ou prestadora de serviços) que, obviamente, vai ganhar uma margem e aumentar os custos do estado.
Aqui:
http://economia.publico.pt/Noticia/esta ... al_1433027
Relativamente às habilidades orçamentais, só neste aspecto já temos 2 habilidades em anos consecutivos que o governo nem sequer divulgou.
Ou seja, alteraram-se os metodos de contabilização de despesas e receitas quer em 2009 quer em 2010 o que faz que estes orçamentos não possam ser comparados com os anos anteriores.
Curiosamente estas alterações levam a que os numeros fiquem mais "simpaticos", mas isso penso que, na tua opinião, seja apenas uma casualidade ...
Por exemplo, no OE 2009 com estas habilidades conseguiu-se isto:
Oorçamento de estado 2009
Despesa Publica / PIB - 46.1% (2008) -> 46% (2009), ou seja, aparentemente houve uma melhoria, uma diminuição do peso da despesa publica.
Sem o efeito "habilidade"
Despesa Publica / PIB - 46.1% (2008) -> 47.8% (2009), ou seja, record de sempre do peso da despesa publica.
No OE 2010 alterou-se, mais uma vez, o metodo de contabilização das despesas com a segurança social, o que faz com que, mais uma vez, as series não sejam comparaveis. E mais uma vez o governo não explicitou no OE esta alteração de metodo ...
Depois ainda falamos que a Grecia manipulava as estatisticas, que não eram serios, etc etc etc ...
- Registado: 19/12/2002 2:50
qualnhick Escreveu:mais_um Escreveu:Em relação aos hospitais estás equivocado pelo menos em 2 aspectos, o 1º é que a lei geral da gestão hospitalar foi aprovada em 8 de Novembro de 2002, no governo de Durão Barroso (e não do Socrates) e transformou os hospitais em sociedades anonimas de capitais exclusivamente publicos, o que o Socrates fez foi transformar esses hospitais em EPE, o seu a seu dono!
Eu estou a falar de habilidades financeiras orçamentais actuais. O governo Durão/Santana já foi julgado nas urnas ... paz à sua alma !
Eu não estou a julgar nenhum governo, estou a apenas a corrigir uma afirmação tua, nomeadamente sobre os hospitais, quem os separou da administração publica foi o Durão, isto é um facto inquestionavel, não foi o Socrates. A outra afirmação é que os FP desses hospitais deixavam de o ser nominalmente, também é falso.
qualnhick Escreveu:O assunto em questão é este:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=407811
Esse assunto não tem nada a ver com a tua 1ª afirmação, nomeadamente Hospitais e EP, já é um novo assunto, descontos para a ADSE e CGA.
(Por falar em EP, aguardo que digas quais são as que cabem no teu 1º comentário)
Já agora para que não restem duvidas, não sou militante de nenhum partido, sempre votei entre o PS e PSD e a unica coisa que defendo é a verdade dos factos (nem estou a dar opinião se é bom ou mau, ou se concordo) o que a esmagadora maioria dos participantes no Caldeirão deturpa a favor da sua clubite partidária.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
radiohead Escreveu:Como não consegui encontrar esse gráfico coloquei este que tem um comportamento absolutamente similar que se encontra num artigo de opinião do jornal de negócios.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=343578
Um artigo do Frasquinho? Membro da direcção do PSD à epoca? Que nem um grafico sabe fazer? Não me faças rir, que fui operado recentemente aos dentes e doi!
radiohead Escreveu:Acha que isto é uma estória da carochinha? Então leia o Público e veja os factos (pelos vistos são inconvenientes).
Quais factos? Os inventados pelo assessor do PR e que o Publico publicou? Onde é que o jornal Publico é um exemplo de isenção e bom jornalismo?
Sobre as PPP, todos esses graficos e artigos estão desactualizados devido à suspensão de umas quantas PPP rodoviárias e ferroviárias e à introdução das portagens nas SCUT. De qualquer modo não vi nenhum estudo que tivesse em conta o lado das receitas, ou seja, quando as PPP acabam os equipamentos revertem para o Estado podendo este explorar por si ou concessionar.
Nota: eu não emiti opinião sobre as PPP em si, se são boas ou más e se devem ser feitas ou não, estou apenas a emitir opinião sobre estudos "manipulados".
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Em relação aos hospitais estás equivocado pelo menos em 2 aspectos, o 1º é que a lei geral da gestão hospitalar foi aprovada em 8 de Novembro de 2002, no governo de Durão Barroso (e não do Socrates) e transformou os hospitais em sociedades anonimas de capitais exclusivamente publicos, o que o Socrates fez foi transformar esses hospitais em EPE, o seu a seu dono!
Eu estou a falar de habilidades financeiras orçamentais actuais. O governo Durão/Santana já foi julgado nas urnas ... paz à sua alma !
O assunto em questão é este:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=407811
E agora eis porque é que o mundo não mudou em 15 dias (ou 1 semana ou 3 semanas, já ouvi as tres versões).
Se conjugarem estes 3 graficos verificam o porque de Espanha, Grecia e Portugal estarem sob a mira dos mercados.
Uma familia endividada, com fracas perspectivas de aumento de rendimentos quando vai tentar negociar um credito bancario acontece-lhe o mesmo ... os bancos ou não emprestam ou sobem-lhe os spreads.
A Portugal acontece-lhe o mesmo. Reparem na trajectoria do PIB per capita, reparem quando começa o declinio (a meio do mandato do Guterres) e na trajectoria seguida desde então ... absolutamente desolador o panorama !

radiohead Escreveu:Acha que isto é uma estória da carochinha? Então leia o Público
O Público, como jornal, é uma "estória da carochinha".

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
radiohead Escreveu:O gráfico que queria colocar, mas não consegui encontrar online, foi o do trabalho sobre parcerias público privadas realizado na edição de papel do jornal Público de há 2 ou 3 dias.
Como não consegui encontrar esse gráfico coloquei este que tem um comportamento absolutamente similar que se encontra num artigo de opinião do jornal de negócios.
Acha que isto é uma estória da carochinha? Então leia o Público e veja os factos (pelos vistos são inconvenientes).
O gráfico dá que pensar aliado ao facto do PS claramente chutar o problema para o próximos governo e ter passado muitas despesas para o próximo mandato (2014)...
No entanto quem vez o gráfico não parece ter sido muito rigoroso e fez os valores em milhões saltarem de 500 para 2000 e depois para 1500...
O gráfico até pode estar bem, mas logo ali perde credibilidade, pois se for um gráfico de excel o mais natural seria haver um incremento contínuo... assim fica a dúvida...
O gráfico que queria colocar, mas não consegui encontrar online, foi o do trabalho sobre parcerias público privadas realizado na edição de papel do jornal Público de há 2 ou 3 dias.
Como não consegui encontrar esse gráfico coloquei este que tem um comportamento absolutamente similar que se encontra num artigo de opinião do jornal de negócios.
Acha que isto é uma estória da carochinha? Então leia o Público e veja os factos (pelos vistos são inconvenientes).
radiohead Escreveu:O que a "verdade" dos factos esconde é isto:
repare-se como os encargos com as Parcerias Público Privadas assinadas por este governo sobem exponencialmente para o próximo governo pagar a factura.
Curiosamente os encargos descem em ano eleitoral (para o governo ter verba para desbaratar em propaganda?)
Muito rapidamente, só de olhar para o grafico, estranho o OE 2009 prever pagamentos em 2008...

Pretende-se factos e não historias da carochina.
O que a "verdade" dos factos esconde é isto:
repare-se como os encargos com as Parcerias Público Privadas assinadas por este governo sobem exponencialmente para o próximo governo pagar a factura.
Curiosamente os encargos descem em ano eleitoral (para o governo ter verba para desbaratar em propaganda?)

ul Escreveu:
este tópico tenho a impressão que é para mostrar que a Esquerda não é mais irresponsável que a direita , afinal muitos vem isto como uma espécie de Sporting Benfica
Não é esse o objectivo, a questão é que há por ai muitos mitos, a ideia é desmistifica-los, o seu a seu dono, dai ter começado pelas datas dos varios governos, assim é mais facil verificar a responsabilidade de quem tomou a decisão .
ul Escreveu: A partir dos anos 60 no mundo ocidental alteraram a concepção do estado .
Principalmente a esquerda tem levado a sua loucura ao extremo muita desta criatividade é filha do Maio /68 e tem influenciado os países do sul da Europa .
Curiosamente , na Grécia, um país do sul da Europa, foi um governo de direita que os colocaram em cacos.
ul Escreveu:
"Portugal é o país da UE que mais recorreu a contratos de Parcerias Público-Privadas "
É verdade, em função do PIB. Já agora que colocaste a questão da direita versus esquerda (foste tu, não fui eu), refiro que em Portugal foi o governo do Cavaco que iniciou essa politica com a Ponte Vasco da Gama e com o hospital Amadora-Sintra, só para referir 2 exemplos.
qualnhick Escreveu: Por exemplo, o numero de funcionarios publicos oficiais foi muito reduzidos nos ultimos anos (Socrates) porque se passaram esses funcionarios para empresas publico-privadas (ex: EP, hospitais, etc), logo deixaram de ser funcionarios publicos oficias mas continuam a ser funcionarios publicos !
Em relação aos hospitais estás equivocado pelo menos em 2 aspectos, o 1º é que a lei geral da gestão hospitalar foi aprovada em 8 de Novembro de 2002, no governo de Durão Barroso (e não do Socrates) e transformou os hospitais em sociedades anonimas de capitais exclusivamente publicos, o que o Socrates fez foi transformar esses hospitais em EPE, o seu a seu dono!
http://www.nortemedico.pt/ficheiro/cont ... onimas.pdf
E o preambulo da lei do Socrates:
.De acordo com o Programa do XVII Governo Constitucional,
o Decreto-Lei n.o 93/2005, de 7 de Junho,
determinou a transformação em entidades públicas
empresariais de 31 unidades de saúde às quais havia
sido atribuído o estatuto de sociedade anónima de capitais
exclusivamente públicos.
Na verdade, considera o Governo que as unidades
de saúde integradas no Serviço Nacional de Saúde
devem estar sujeitas a um regime jurídico que, atendendo
ao serviço público por elas prestado, permita uma
maior intervenção ao nível das orientações estratégicas
de tutela e superintendência, a exercer pelos Ministros das Finanças e da Saúde, necessária ao adequado funcionamento
do conjunto das instituições do Serviço
Nacional de Saúde quer ao nível operacional quer ao
nível da racionalidade económica das decisões de
investimento.
Por outro lado, deve ser inequívoca a natureza pública
das instituições do Estado prestadoras de cuidados de
saúde, havendo que compatibilizar este princípio com
os instrumentos de gestão mais adequados à natureza
específica das suas actividades
O 2º ponto em que estás equivocado é que ao contrario do que afirmas quem era funcionário publico continuou a ser, só os novos funcionários é que em principio deixam de o ser, assim não houve habilidades como afirmas.
Sobre as EP, gostava que referisses quais são a que estão na situação referida por ti.
Sobre o resto, de momento não tenho tempo mas não fica esquecido
qualnhick Escreveu:Eu ajudo ...
Infelizmente os dados disponiveis estão muito enviesados. Por exemplo, o numero de funcionarios publicos oficiais foi muito reduzidos nos ultimos anos (Socrates) porque se passaram esses funcionarios para empresas publico-privadas (ex: EP, hospitais, etc), logo deixaram de ser funcionarios publicos oficias mas continuam a ser funcionarios publicos !
Relativamente à divida publica existe muita divida publica escondida em empresas publicas. Por exemplo só a REFER tem um passivo superior a todas as camaras municiais do pais somadas !
Infelizmente estas deformações estatisticas têm-se agravado nos ultimos tempos (principalmente no governo Socrates) a todos os niveis. Basta, alias, olhar para a qualidade dos exames feitos aos alunos para verificar a diferença entre a realidade (os alunos sabem de facto mais ?) e as estatisticas oficiais (bons resultados nos exames=melhoria estatisticas evidentes).
Deixo apenas 2 graficos da evolução da divida, e um grafico onde se pode verificar que a divida publica já é 100% do pib (e não 82% como dizem as estatisticas oficiais). Isto demonstra que até nas contas publicas estamos a levar o mesmo caminho da Grecia (manipulando numeros) ...
Sendo que a Madeira ocupa 740Km2 e tem 250 mil pessoas e o Algarve 5000Km2 com 430 mil pessoas; sendo que ambos vivem à custa do turismo;
como é que é possível que o endividamento da Madeira seja quase tanto como todos os municípios de Portugal?!?!?
Embora a Madeira seja uma região autónoma, é uma região de Portugal feita com Portugueses... como tal deveria ter um endividamento muito inferior...
Eles que não venham ameaçar com independências... porque a história da Madeira é Portugal...
Re: Off topic - A verdade dos factos....
mais_um Escreveu:Depois de verificar repetidamente que alguns participantes no Caldeirão tem problemas com datas e números decidi fazer um pequeno resumo de forma a ficarem esclarecidos, assim talvez se consiga evitar alguns erros....
O mais importante, quem governou o país desde o 1º governo constitucional:
de 23/07/1976 a 29/08/1978, PS em minoria,
de 29/08/1978 a 03/01/1980, governos de iniciativa presidencial
de 03/01/1980 a 09/06/1983, AD (PPD/PSD, CDS e PPM) em maioria
de 09/06/1983 a 06/11/1985, Bloco central (PS e PSD) em maioria
de 06/11/1985 a 17/08/1987, PSD em minoria
de 17/08/1987 a 28/10/1995, PSD em maioria
de 28/10/1995 a 06/04/2002, PS em minoria
de 06/04/2002 a 12/03/2005, PSD e CDS/PP em maioria
de 12/03/2005 a 26/10/2009, PS em maioria
de 26/10/2009 a .................., PS em minoria
Fonte: www.portugal.gov.pt
Ouro:
Muitas vezes é referido o ouro que o antigo regime deixou e que foi vendido pela democracia, vamos ver quem o fez:
No fim de 1973, Portugal tinha 856 toneladas, no fim de 1974 tinha 865 toneladas
em 1976 tinha 860, em 1978 tinha 688, em 1980 tinha 689, em 1983 tinha 635, em 1985 tinha 629, em 1995 tinha 499, em 1999 tinha 606 toneladas, em 2002 tinha 591, em 2005 tinha 417 em 2008 tinha 382 toneladas.
Fonte: http://www.gold.org
Assim, ao contrário do que se diz, no período revolucionário as reservas de ouro mantiveram-se quase inalteradas.
O governo que vendeu mais ouro, quer em quantidade quer percentualmente foi o de Durão Barroso/Santana Lopes, 174 toneladas ou 29% das reservas existentes no princípio do seu governo. A seguir foi o Mário Soares durante o seu 1º governo, 172 toneladas ou 20% das reservas existentes no princípio desse governo, logo seguido do Cavaco Silva, com 130 toneladas ou 21% das reservas existentes no início do seu governo.
O único que aumentou as reservas substancialmente no pós 25 de Abril foi o Guterres no período entre 1995 e 1999, em 107 toneladas ou 21% do existente no início do governo.
As conclusões são para vocês tirarem, mas por favor, usem a cabeça.
Assim que tiver tempo colocarei o PIB, a divida pública, a despesa pública com funcionários públicos e o que mais considerar relevante para conscientemente podermos julgar os governos passados, baseados em factos e não em clubite partidária.
Um abraço,
Alexandre Santos
Entao... entao...

De 24 Abril 1974 a 23 Julho 1976: Democracia Popular, votac,ao de brac,o no ar e Liberdade para as massas.
Isto nao comec,ou no 28 de Maio...

- Registado: 22/4/2003 23:12
qualnhick Escreveu:Infelizmente estas deformações estatisticas têm-se agravado nos ultimos tempos (principalmente no governo Socrates) a todos os niveis. Basta, alias, olhar para a qualidade dos exames feitos aos alunos para verificar a diferença entre a realidade (os alunos sabem de facto mais ?) e as estatisticas oficiais (bons resultados nos exames=melhoria estatisticas evidentes).
Deixo apenas 2 graficos da evolução da divida, e um grafico onde se pode verificar que a divida publica já é 100% do pib (e não 82% como dizem as estatisticas oficiais). Isto demonstra que até nas contas publicas estamos a levar o mesmo caminho da Grecia (manipulando numeros) ...
Já suspeitava da imparcialidade de algumas estatísticas oficiais, dado que muitas fontes externas como economistas e instituições financeiras apontam sempre para valores diferentes e mais negros do estado da nossa economia.
Estes gráficos demonstram bem o caminho que o país escolheu há duas décadas atrás para o desenvolvimento e crescimento, dependência total dos recursos financeiros do Estado endividado.
Os gregos são loucos, mas nós não somos melhor. Somos estúpidos!
É impossível ver toda a verdade a partir deste gráficos , há muita coisa escondida .
As PPP no orçamento do ano passado eram contabilizados este ano esse valor desaparece passou para o Instituto da Estradas , no custo com pessoal a historia repete-se.
Numa coisa os nosso governos tem sido brilhantes na contabilidade criativa , este tópico tenho a impressão que é para mostrar que a Esquerda não é mais irresponsável que a direita , afinal muitos vem isto como uma espécie de Sporting Benfica .
Em Portugal pouco tem a ver com ideologias é um combate por lugares no aparelho de estado,
A partir dos anos 60 no mundo ocidental alteraram a concepção do estado .
Principalmente a esquerda tem levado a sua loucura ao extremo muita desta criatividade é filha do Maio /68 e tem influenciado os países do sul da Europa .
A actual líder do PS francês Martine Aubry a tal das 35 horas semanais que custou e continua a custar biliões a economia francesa ,tem um programa bem sugestivo para as próximas eleições :
"
La première secrétaire du parti socialiste explicite en " société du soin " rassemblant « les chaînes de soins, les solidarités familiales et amicales, l’attention du voisinage, l’engagement de la société tout entière. ». "
"Portugal é o país da UE que mais recorreu a contratos de Parcerias Público-Privadas "
As PPP no orçamento do ano passado eram contabilizados este ano esse valor desaparece passou para o Instituto da Estradas , no custo com pessoal a historia repete-se.
Numa coisa os nosso governos tem sido brilhantes na contabilidade criativa , este tópico tenho a impressão que é para mostrar que a Esquerda não é mais irresponsável que a direita , afinal muitos vem isto como uma espécie de Sporting Benfica .
Em Portugal pouco tem a ver com ideologias é um combate por lugares no aparelho de estado,
A partir dos anos 60 no mundo ocidental alteraram a concepção do estado .
A actual líder do PS francês Martine Aubry a tal das 35 horas semanais que custou e continua a custar biliões a economia francesa ,tem um programa bem sugestivo para as próximas eleições :
"
La première secrétaire du parti socialiste explicite en " société du soin " rassemblant « les chaînes de soins, les solidarités familiales et amicales, l’attention du voisinage, l’engagement de la société tout entière. ». "
- Registado: 14/3/2009 0:19
qualnhick Escreveu:(...)
Relativamente à divida publica existe muita divida publica escondida em empresas publicas. Por exemplo só a REFER tem um passivo superior a todas as camaras municiais do pais somadas !
(...)
Obrigado pelos gráficos bem ilucidativos

Com o TGV estas contas ainda ficarão mais equilibradas pois serão multiplicadas por dois

Nos últimos 25 anos, note-se no gráfico da orientação da divida directa do estado em % do PIB entre o final dos mandatos do PSD e do PS... uns tentam deixar melhor para quem vem a seguir, outros nem por isso...
Vamos ver como os "amigos do povo" vão deixar o país...
.. pelo caminho teremos mais estradas, mais tgvs, mais aeroportos, mas banda larga, mais formados, mais desemprego, mais "sucatadas", mais dívida e um país falido...
Eu ajudo ...
Infelizmente os dados disponiveis estão muito enviesados. Por exemplo, o numero de funcionarios publicos oficiais foi muito reduzidos nos ultimos anos (Socrates) porque se passaram esses funcionarios para empresas publico-privadas (ex: EP, hospitais, etc), logo deixaram de ser funcionarios publicos oficias mas continuam a ser funcionarios publicos !
Infelizmente estas deformações estatisticas têm-se agravado nos ultimos tempos (principalmente no governo Socrates) a todos os niveis. Basta, alias, olhar para a qualidade dos exames feitos aos alunos para verificar a diferença entre a realidade (os alunos sabem de facto mais ?) e as estatisticas oficiais (bons resultados nos exames=melhoria estatisticas evidentes).

JMHP Escreveu:A responsabilidade e competência da gestão das reservas de Ouro não é exclusiva do Banco de Portugal?!
Em Julho e Setembro de 2006, o Banco de Portugal informou que procedeu a vendas de 15 e 35 toneladas das suas reservas de ouro. À semelhança das vendas anteriores - ao abrigo do «Acordo dos Bancos Centrais sobre o ouro» de 27 de Setembro de 2004 - as operações tiveram como objectivo continuar a diversificação das reservas externas e os ganhos realizados dela resultantes foram transferidos para a reserva especial existente no Banco de Portugal.
Os ganhos obtidos com as vendas de ouro, de acordo com a Lei Orgânica do BP, são colocados numa reserva especial do banco e o qual constitui parte integrante dos capitais próprios do banco. E mesmo sem o contributo das mais-valias geradas pela venda de ouro - colocadas nesse fundo-, o Banco de Portugal entregou, em 2006, um dividendo ao Estado de 60,1 milhões de euros, mais 77 por cento que em 2005.
Sobre o facto de o Governo poder recorrer às reservas de ouro do BP para financiar reformas, a verdade é que de acordo com a instituição liderada por Constâncio tal situação não é possível porque «a lei não permite este tipo de operação».
http://www.inverbis.net/sistemapolitico ... -ouro.html
SIm, é verdade que compete ao BdP gerir as reservas não só de ouro como de divisas mas como é obvio essa gestão é sempre coordenada com a politica do governo.
A responsabilidade e competência da gestão das reservas de Ouro não é exclusiva do Banco de Portugal?!
Em Julho e Setembro de 2006, o Banco de Portugal informou que procedeu a vendas de 15 e 35 toneladas das suas reservas de ouro. À semelhança das vendas anteriores - ao abrigo do «Acordo dos Bancos Centrais sobre o ouro» de 27 de Setembro de 2004 - as operações tiveram como objectivo continuar a diversificação das reservas externas e os ganhos realizados dela resultantes foram transferidos para a reserva especial existente no Banco de Portugal.
Os ganhos obtidos com as vendas de ouro, de acordo com a Lei Orgânica do BP, são colocados numa reserva especial do banco e o qual constitui parte integrante dos capitais próprios do banco. E mesmo sem o contributo das mais-valias geradas pela venda de ouro - colocadas nesse fundo-, o Banco de Portugal entregou, em 2006, um dividendo ao Estado de 60,1 milhões de euros, mais 77 por cento que em 2005.
Sobre o facto de o Governo poder recorrer às reservas de ouro do BP para financiar reformas, a verdade é que de acordo com a instituição liderada por Constâncio tal situação não é possível porque «a lei não permite este tipo de operação».

Off topic - A verdade dos factos....
Depois de verificar repetidamente que alguns participantes no Caldeirão tem problemas com datas e números decidi fazer um pequeno resumo de forma a ficarem esclarecidos, assim talvez se consiga evitar alguns erros....
Ouro:
Muitas vezes é referido o ouro que o antigo regime deixou e que foi vendido pela democracia, vamos ver quem o fez:
No fim de 1973, Portugal tinha 856 toneladas, no fim de 1974 tinha 865 toneladas
em 1976 tinha 860, em 1978 tinha 688, em 1980 tinha 689, em 1983 tinha 635, em 1985 tinha 629, em 1995 tinha 499, em 1999 tinha 606 toneladas, em 2002 tinha 591, em 2005 tinha 417 em 2008 tinha 382 toneladas.
Assim, ao contrário do que se diz, no período revolucionário as reservas de ouro mantiveram-se quase inalteradas.
O governo que vendeu mais ouro, quer em quantidade quer percentualmente foi o de Durão Barroso/Santana Lopes, 174 toneladas ou 29% das reservas existentes no princípio do seu governo. A seguir foi o Mário Soares durante o seu 1º governo, 172 toneladas ou 20% das reservas existentes no princípio desse governo, logo seguido do Cavaco Silva, com 130 toneladas ou 21% das reservas existentes no início do seu governo.
O único que aumentou as reservas substancialmente no pós 25 de Abril foi o Guterres no período entre 1995 e 1999, em 107 toneladas ou 21% do existente no início do governo.
Assim que tiver tempo colocarei o PIB, a divida pública, a despesa pública com funcionários públicos e o que mais considerar relevante para conscientemente podermos julgar os governos passados, baseados em factos e não em clubite partidária.
Um abraço,
Alexandre Santos
Ouro:
Um abraço,
Alexandre Santos
23 mensagens
|Página 1 de 1