Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

José Socrates - Esta na Hora de ser responsabilizado!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por matos_1 » 22/5/2010 22:39

O condutor de uma locomotiva acelera em direcção a uma parede. Os passageiros entram em pânico e dois deles tentam acalmar a situação.
O primeiro a falar já frequentou uma escola de condução, mas não tem experiência profissional. Conferencia com o condutor por uns minutos e regressa dizendo:
- Estou disposto a caucionar o condutor. Não seria este o meu trajecto, mas a situação é critica e tenho de colaborar. Peço desculpa a todos que embarcaram comigo.
O segundo a manifestar-se já foi maquinista, mas está reformado. Elogia a postura do primeiro e pede estabilidade.
- A situação deste comboio é crítica. Espero que não descarrilemos antes de embater na parede.

http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2010/05/deixem-no-conduzir.html
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

Re: Que grande pecado irmao !

por dvck » 22/5/2010 19:11

Nyk Escreveu:
Há uma frase do Passos Coelho que pelo menos me dá um pouco de alento para acreditar nele:
"...todas as instituições devem ser respeitadas... mas para que o sejam, devem fazer por o se-lo..."

E há outra em que diz que está perto o dia em que não haverá dinheiro para pagar aos funcionários público.

Isto não é de politico nem de pessoa que tem conciência do que está a dizer. Quando não houver dinheiro para pagar aos funcionários publicos, o estado está na falência, e os privado irão á falência tambem porque muita gente depende ecomomicamente dos sálarios dos funcionarios públicos, ele nem sabe o que diz!

Mas essa já é a realidade: o Estado está hoje falido. Agora a culpa é do Passos Coelho por dizer a verdade? É preferível que os políticos continuem a iludir-nos com mentiras ou assumir frontalmente a verdade?
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Nyk » 22/5/2010 18:17

Há uma frase do Passos Coelho que pelo menos me dá um pouco de alento para acreditar nele:
"...todas as instituições devem ser respeitadas... mas para que o sejam, devem fazer por o se-lo..."

E há outra em que diz que está perto o dia em que não haverá dinheiro para pagar aos funcionários público.

Isto não é de politico nem de pessoa que tem conciência do que está a dizer. Quando não houver dinheiro para pagar aos funcionários publicos, o estado está na falência, e os privado irão á falência tambem porque muita gente depende ecomomicamente dos sálarios dos funcionarios públicos, ele nem sabe o que diz!
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Marco Martins » 22/5/2010 17:57

Deep Puple Escreveu:Esperem pelo Passos Coelho como 1º ministro r v~so ver o que é uma politica ultraliberal.
Conheci o Paasos Coelho quando tinha 19 anos e sinceramente naquela altura o Passos Coelho era um autentico ditador na JSD.

Em 1º lugar p Passos Coelho nunca teve um trabalho a sério, foi e é um politico desde a JSD, não sabe o que é trabalho, infelizmente vais ser 1º Ministro.

Quando vejo politicos a aproveitarem-se desta crise profunda para denegrir o Socrates e tomarem o poder, não é de esperar grande coisa destes politicos.

Se aquilo que o Passos Coelho fez ao apoiar o Socrates foi considerado denegrir o Socrates... então há aqui algo que me está a passar ao lado!!!
:x

Estas medidas que foram tomadas já há muito que deveriam ter sido ditas ao povo que seriam uma possibilidade e assim deveriam ter sido evitadas... mas não.. apenas se disse tudo aquilo que o "ignorante" do povo quis ouvir...
quando todos os países ainda estavam em crise disseram...
"...que estava tudo bem e que já tinhamos saido da crise..." mas nessa altura eramos um caso isolado... agora com estas medidas.. "...ahh e coisa e tal e aos outros também aconteceu e tal...."

Isto acho que é uma das bases para vivermos em sociedade... independentemente da cor política que esteja no governo...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Deep Puple » 22/5/2010 17:02

Esperem pelo Passos Coelho como 1º ministro r v~so ver o que é uma politica ultraliberal.
Conheci o Paasos Coelho quando tinha 19 anos e sinceramente naquela altura o Passos Coelho era um autentico ditador na JSD.

Em 1º lugar p Passos Coelho nunca teve um trabalho a sério, foi e é um politico desde a JSD, não sabe o que é trabalho, infelizmente vais ser 1º Ministro.

Quando vejo politicos a aproveitarem-se desta crise profunda para denegrir o Socrates e tomarem o poder, não é de esperar grande coisa destes politicos.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Nyk » 22/5/2010 11:09

O Passos Coelho está a deixar bem claro que pretende ser o proximo 1º ministro. Até o Marques Mendes diz que é para o final de 2011.

Deixo aqui a pergunta: É necessario esperar tanto tempo?

Se fosse a ti não teria tanta certeza que ele vá conseguir ser 1º Ministro e mesmo que o venha a ser não será com maioria absoluta, não sei o que isso irá trazer de bom para o país, eu pessoalmente, mas posso estar enganado até prova em contrario, acho que com o Passos Coelho no poder estamos fodidos, com se diz em bom Portugês e desculpem-me o palavrão.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 22/5/2010 11:01

sabem quem vai tirar o 14 mês a todos ???...

Quem???
Não me diga que quem implementou essa medida em vésperas de uma eleições vai publicamente defender o seu fim.

Não tenho dúvidas, que se o PSD ganhar as proximas eleições, que acaba com o 14º e quem sabe o 13º mês, o senhor Passos Coelho pelo pouco que já demonstrou e por aquilo que se consegue ler nas entre linhas faz isso e muito mais...

Re: DVD que compromete Sócrates sai do processo

por artista_ » 21/5/2010 23:31

mais_um Escreveu:As imagens já passaram na TVI, se pesquisares na net deves conseguir vê-las.

Eu não sei se vi tudo o que passou na TVI, mas isso é tudo o que está no DVD?! Julgo que não será?!

mais_um Escreveu:O julgamento do povo é facil, quem não gosta do Socrates acha que ele é culpado, que gosta dele , acha que não é culpado, não tem nada a ver com factos ou suspeitas, qual é a duvida?

Desculpa discordar de ti, gostando ou não dele saberei ver se ele é culpado ou não... ou melhor saberei ver se fico mais ou menos desconfiado! O que passou na TVI dá para desconfiar, o tal engenheiro estava numa reunião e disse aquilo sem saber que estava a ser filmado! Porque é que o disse?! Pelo menos será motivo para desconfiar... ou não? O que pensas tu disso? já agora gostava de saber!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por matos_1 » 21/5/2010 23:14

mais_um Escreveu:
mnfv Escreveu:Eu considero que errei, mas não pequei :)

Não consta que a ingenuidade seja pecado e, mais importante, não responderam à questão: como é que a sociedade civil pode derrubar um (des)governo?

Este governo pode ser derrubado em qualquer altura pelos partidos da oposição. Se não o fazem é porque consideram que não há alternativa.

A sociedade civil pode fazer pressão junto dos partidos da oposição, neste caso do PSD e CDS, já que o PCP e o BE vão votar a favor da moção de censura.

Ou então fazer uma revolução. :mrgreen: :mrgreen:

Não sei se serve de consolo ou não, mas o Socrates ganhou as eleições por culpa dos militantes do PSD, tivessem escolhido o Passos Coelho e provavelmente não terias o Socrates como 1º ministro. :wink:

Objectivos claros e mensuráveis. O que falta no plano de "austeridade" de Portugal.

mais_um Escreveu:Não sei se serve de consolo ou não, mas o Socrates ganhou as eleições por culpa dos militantes do PSD, tivessem escolhido o Passos Coelho e provavelmente não terias o Socrates como 1º ministro. :wink:

O Passos Coelho está a deixar bem claro que pretende ser o proximo 1º ministro. Até o Marques Mendes diz que é para o final de 2011.

Deixo aqui a pergunta: É necessario esperar tanto tempo?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.

por matos_1 » 21/5/2010 23:00

pepi Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
pepi Escreveu:Podes enumerar as medidas de consolidação orçamental (lado da despesa) tomadas por este governo?

Acho que é isto que estás à procura:

Redução da despesa

1 - Eliminação antecipada das medidas anti-crise

As medidas de apoio às empresas e famílias, introduzidas durante a crise, vão acabar mais cedo.

2 – Empresas públicas

O Governo vai reduzir as transferências para o sector empresarial do Estado, através da adopção de medidas de racionalização e saneamento financeiro.

3 - Redução de despesas na Administração Central

As despesas do Estado vão ser reduzidas através dos cortes nas comunicações, representação, limites de despesa aos Fundos e Serviços Autónomos, cativação de suplementos remuneratórios não obrigatórios, congelamento de admissão de pessoal.

4 – Salários dos políticos

O Governo aprovou uma redução de 5% nas remunerações dos titulares de cargos políticos e gestores públicos. Esta medida, que Sócrates considerou ser “simbólica” e com pouco impacto financeiro, serve para dar um sinal de repartição dos custos por todos, acrescentou.

5 - Redução despesas de capital

É nesta rubrica que se reflectirão os cortes nos investimentos públicos já anunciados pelo Governo, com o adiamento das grandes obras públicas, como o novo aeroporto de Lisboa e a terceira travessia sobre o Tejo.

6 – Administração Local

O Governo aprovou uma redução da transferência para as Administrações Regionais e Locais ao abrigo da Lei de Estabilidade Orçamental. O primeiro-ministro não quantificou o valor, que a imprensa avançava ser de 100 milhões de euros. Sócrates afirmou apenas que os responsáveis da administração local aceitaram esta redução das contribuições.

De notar que para o valor apontado para a redução do déficit, a previsão é metade pelo lado da despesa e metade pelo lado da receita (cerca de mil milhões de cada lado).

Marco, tratam-se de princípios vagos e regra geral não mensurados. Como o governo será avaliado do lado da despesa pelo cumprimento deste plano?

Aliás, existem cortes de benefícios dados recentemente (1 - Eliminação antecipada das medidas anti-crise...

Abraços

Eu acho muito relavante a falta de objectividade destas medidas de corte de despesa. Com foi referido pelo pepi, não foram fixados objectivos mensuraveis de redução de despesas. Até talvez foram (algum do ministério das Finanças deve saber, suponho eu) mas como não foram objectivamente comunicados não estou a ver como o governo será responsabilizado se não cumprir este objectivo.

Supostamante a redução do defice será conseguido 50% do lado da despesa e 50% do lado da receita. Mas como sempre haverá derrapagem do lado do objectivo de corte da despesa que será compensado pela receita.

MarcoAntonio Escreveu:O tratamento não é igual para todos (só porque entraram em gerações diferentes, têm vencimentos completamente díspares). Rica motivação trazer-se para casa mil euros, pouco mais ou até ainda menos e ter ao lado quem está a reformar-se e a fazer o mesmo - ou até já está em casa sem ainda nem ter a idade da reforma - a receber o que chega a ser o dobro. E saber que ele já não vai reformar-se mais cedo ou ter uma progressão da carreira tão rápida pois as regras já estão todas modificadas!

Mais uma triste verdade. Sem reforma decente (pelo menos quando comparado com a geração anterior) e sem grande incentivo (ou possibilidade) à poupança, vamos andar a pedir esmolas aos netos da Merkel durante muitos mais anos.

LTCM Escreveu:O período de maior crescimento do monstro foram os anos em que o PSD estava no poder, com Durão Barroso e Santana Lopes: 0,350,61% por ano. Segue-se Cavaco (0,35%), e só depois Guterres (0,20%) e por fim Sócrates (0,11%).
Quer dizer, o grande alimentador do monstro é o PSD, que supostamente é o partido mais à direita e fiscalmente mais responsável em Portugal. E o inventor do termo, numa crítica à governação de Guterres, afinal alimentou mais o monstro do que qualquer governo PS.

Ora bolas. Só não vê quem não quer. Qual foi a taxa de crescimento da economia entre 1995 e 2002! Pois com o PIB a crescer quase 5% o governo pode dar ao luxo de aumentar a despesa 5% ao auno. Não é necessario fazer gestão da despesa!!!

por Marco Martins » 21/5/2010 21:52

canguru Escreveu:
mcarvalho Escreveu:nem responsabilizar o Salazar por ter deixado tanto crédito e tanto ouro...

Meu caro, que eu saiba o Salazar morreu, ao contrário do Dr.Cavaco que julgo (mas desminta-me se não for verdade) que ainda está politicamente activo.

Mais, porque é que em vez de mandar umas boquinhas não promove um consenso PS/PSD no sentido de corrigir a responsabilidade politica dessa decisão, que em 20 anos de aplicabilidade já deve ser responsável por uma bela parte da fatia do nosso défice?

O Cavaco é sério e sabe onde estão os limites da sua intervenção. O governo do PS foi eleito com maioria relativa, por isso seria insensato fazer qualquer proposta...

No entanto já há muito tempo que anda a alertar o governo para os problemas que iria enfrentar se tentasse passar os problemas actuais para o futuro...

... e mais uma vez o governo anda a mentir ao povo que é a crise que causou este problema!!!

Se o governo do PS já está no poder à mais de 10 anos (o PSD também lá esteve 2 anos... mas o governo foi demitido por um membro do PS que achou que o Santana fazia poucas palhaçadas e seria necessário um palhaço maior) e todos os anos andamos com problemas e a apertar o cinto... o governo do PS teve a obrigação de tomar decisões no sentido de evitar que este problema acontecesse...

Mas mais uma vez, vai tentar enganar o povo dizendo que o problema só surgiu com a crise... é hilariante!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

Claro !

por bboniek33 » 21/5/2010 16:43

BYPASS Escreveu:http://www.dre.pt/sug/2s/getpartes.asp?s=udr&p=c&dr=96.2010

Do despacho 8346/2010 para a frente houve quem tenha contado 14 motoristas para o gabinete do PM.
Isto é normal?

Ele ee muito automoovel... :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por BYPASS » 21/5/2010 15:06

http://www.dre.pt/sug/2s/getpartes.asp? ... dr=96.2010

Do despacho 8346/2010 para a frente houve quem tenha contado 14 motoristas para o gabinete do PM.
Isto é normal?

Registado: 6/11/2008 13:21

por mcarvalho » 21/5/2010 15:05

afinal ainda mexe..
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por canguru » 21/5/2010 15:00

mcarvalho Escreveu:nem responsabilizar o Salazar por ter deixado tanto crédito e tanto ouro...

Meu caro, que eu saiba o Salazar morreu, ao contrário do Dr.Cavaco que julgo (mas desminta-me se não for verdade) que ainda está politicamente activo.

Mais, porque é que em vez de mandar umas boquinhas não promove um consenso PS/PSD no sentido de corrigir a responsabilidade politica dessa decisão, que em 20 anos de aplicabilidade já deve ser responsável por uma bela parte da fatia do nosso défice?

Registado: 6/4/2008 22:41

por mcarvalho » 21/5/2010 14:28

gostei desse seu salto.. vi-o passar por cima do meu prédio e estatelar-se na varanda da minha vizinha do 17º do andar em frente ... sem a poder apreciar :mrgreen:

ps .e não vale a pena ir aos tempos aureos... em que havia dinheiro para tudo depois de resolvidos os problemas criados pela vossa bancada e resolvidos pelo FMI..com os sacrificios do zé pagode..

nem responsabilizar o Salazar por ter deixado tanto crédito e tanto ouro... quem não tem dinheiro não tem vícios

nem ir ao menino da mamã que quasi não conheceu, porque passava mais tempo com os aios do que com ele,e fez a birra de querer ser rei e ainda por cima desta républica do Norte ao sul passando pelas berlengas e com o beneplácito interesseiro do mestre Alberto jõao e do aio César ( o verdadeiro já o tinha posto a lutar com coelhos de avoário e perdia)

cumprimentos

mcarvalho
mcarvalho

por canguru » 21/5/2010 14:15

canguru Escreveu:
LTCM Escreveu:
Como as opiniões são como a água benta, é sempre bom conhecer os factos.

Mais:

Sabem quem é que implementou o 14º mês para os reformados?
E em que altura?

Ministério das Finanças
Portaria n.º 54/91
de 19 de Janeiro
12.º Os aposentados, os reformados e os demais pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e do Montepio dos Servidores do Estado, bem como os funcionários que se encontrem na situação de reserva e de desligados do serviço, aguardando aposentação ou reforma, com excepção do pessoal que no ano de passagem a qualquer das referidas situações receba subsídio de férias, têm direito a receber, em cada ano civil, um 14.º mês, pagável em Julho, de montante igual à pensão correspondente a esse mesmo mês.
14.º O abono do 14.º mês será liquidado pela Caixa Geral de Aposentações, pelo Montepio dos Servidores do Estado ou pela entidade de que dependa o interessado, consoante se encontre na situação de pensionista, de reserva ou aguardando aposentação, sem prejuízo de, nos termos legais, o respectivo encargo ser suportado pelas entidades responsáveis pela aposentação do seu pessoal.
15.º As alterações de pensões determinadas pela aplicação da presente portaria só produzem efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1991.
Ministério das Finanças.
Assinada em 8 de Janeiro de 1991.
O Ministro das Finanças, Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza.

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 054_91.htm

Que timming do caraças. Logo nas vésperas das eleições que permitiram a 2ª maioria absoluta ao Dr. Cavaco...

mcarvalho Escreveu:sabem quem vai tirar o 14 mês a todos ???...

Quem???
Não me diga que quem implementou essa medida em vésperas de uma eleições vai publicamente defender o seu fim.

por mcarvalho » 21/5/2010 14:07

Depois da minha declaração na pág anterior que cito

Assumo uma nova posição em relação ao sr Sócrates..

Concordo com quem disse que ele já só era vegetal

ou seja segundo a definição de vegetais da

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae

São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Sendo assim e como sou a favor das plantas e dos organelos.. não admito que lhe façam mais mal e se fizerem.. contem com o meu apoio aos "sempre os mesmos"

Para que conste

a bem da natureza

e com os meus cumprimentos ao senhor presidente

mcarvalho
...........

lá está

organismo autotrófico e seus organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos

a trabalhar a sério

Já dizia o outro...

colocar o homem certo no "VASO" certo... :mrgreen:

Não contava com este apoio do Psd
mas .. não contem comigo.... sem provarem que fazem melhor que aquilo que têm feito...alíás nem eles nem nenhuma associação deste genero

abraço

mcarvalho

PSD vê Governo em "decomposição acelerada"

21/05/2010

Os social-democratas consideram que o executivo socialista está em fim de ciclo, mas recusam-se a derrubá-lo na actual conjuntura de “emergência nacional”.

No período de intervenções do debate da moção de censura, o líder parlamentar do PSD disse que o governo está “em decomposição acelerada, em fim de ciclo e arrasta-se pelas cadeiras do poder”.

Para os social-democratas, o primeiro-ministro “deixou de ser há muito factor de solução para ser o verdadeiro problema de Portugal”, liderando aquilo que denominaram como um “simulacro de governo” que “brinca aos TGV”.

“Mas derrubar o governo nesta altura não era um favor que se fazia aos portugueses, era dar ao governo a oportunidade de se fazer de vítima, quando é o culpado pela crise económica e social em que vivemos”, acrescentou Miguel Macedo.

O chefe da bancada laranja aproveitou ainda para explicar que o acordo firmado na semana passada para a aprovação do aumento de impostos “não é um atestado de vida e de durabilidade, mas tem a motivação única de defender o País num momento de emergência nacional”. E “nunca ser muleta do governo”.

Perante estas críticas do maior partido da oposição, o PCP, pela voz do deputado José Soeiro, acusou o PSD de “calculismo político” ao não desejar ir a eleições nesta altura e “deixando arrastar este governo” até depois das eleições Presidenciais do próximo ano.
Editado pela última vez por mcarvalho em 21/5/2010 14:15, num total de 1 vez.
mcarvalho

por mcarvalho » 21/5/2010 13:31

sabem quem vai tirar o 14 mês a todos ???...

se não for também o 13ª, 0 12ª até sabe-se lá
mcarvalho

por mais_um » 21/5/2010 12:07

artista Escreveu:
Bom isto já todos sabemos há muito... o que a malta gostava mesmo era de ver o DVD, o povo que veja e julgue :)

As imagens já passaram na TVI, se pesquisares na net deves conseguir vê-las.

O julgamento do povo é facil, quem não gosta do Socrates acha que ele é culpado, que gosta dele , acha que não é culpado, não tem nada a ver com factos ou suspeitas, qual é a duvida?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por canguru » 21/5/2010 12:02

LTCM Escreveu:

Mais:

Sabem quem é que implementou o 14º mês para os reformados?
E em que altura?

Ministério das Finanças
Portaria n.º 54/91
de 19 de Janeiro
12.º Os aposentados, os reformados e os demais pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e do Montepio dos Servidores do Estado, bem como os funcionários que se encontrem na situação de reserva e de desligados do serviço, aguardando aposentação ou reforma, com excepção do pessoal que no ano de passagem a qualquer das referidas situações receba subsídio de férias, têm direito a receber, em cada ano civil, um 14.º mês, pagável em Julho, de montante igual à pensão correspondente a esse mesmo mês.
14.º O abono do 14.º mês será liquidado pela Caixa Geral de Aposentações, pelo Montepio dos Servidores do Estado ou pela entidade de que dependa o interessado, consoante se encontre na situação de pensionista, de reserva ou aguardando aposentação, sem prejuízo de, nos termos legais, o respectivo encargo ser suportado pelas entidades responsáveis pela aposentação do seu pessoal.
15.º As alterações de pensões determinadas pela aplicação da presente portaria só produzem efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1991.
Ministério das Finanças.
Assinada em 8 de Janeiro de 1991.
O Ministro das Finanças, Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza.

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 054_91.htm

Que timming do caraças. Logo nas vésperas das eleições que permitiram a 2ª maioria absoluta ao Dr. Cavaco...

por mcarvalho » 21/5/2010 12:00

olá artista

como é muito dificil,pelo menos a mim, abrir o link

editei a noticia na integra

abraço

mcarvalho
mcarvalho

por artista_ » 21/5/2010 11:51

mcarvalho Escreveu:Procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria afirmam que disco não é prova "validamente obtida" pela lei portuguesa...

Bom isto já todos sabemos há muito... o que a malta gostava mesmo era de ver o DVD, o povo que veja e julgue :)

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

DVD que compromete Sócrates sai do processo

por mcarvalho » 21/5/2010 11:23

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1574099

Despacho
DVD que compromete Sócrates sai do processo Freeport
por CARLOS RODRIGUES LIMA

Procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria afirmam que disco não é prova "validamente obtida" pela lei portuguesa

Está, finalmente, desfeita a dúvida: o DVD em que Charles Smith diz ter feito pagamentos a José Sócrates, para que este viabilizasse o projecto do Freeport, não vai constar do processo como prova. E, segundo soube o DN, tudo o que lhe diga respeito - depoimentos e outros documentos - também sairá dos autos. Os procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria, num despacho de Abril deste ano, consideraram que o DVD (ver caixa nesta página), ao abrigo da lei portuguesa, "não constitui prova validamente obtida".

A posição dos magistrados que investigam o caso Freeport foi tomada, soube o DN, após um requerimento da advogada dos arguidos Charles Smith e Manuel Pedro (antigos sócios na empresa Smith & Pedro), que pôs em causa a validade do DVD como prova no processo português. De acordo com o despacho dos procuradores, o disco chegou "informalmente" às mãos da Polícia Judiciária de Setúbal em Setembro de 2007, na sequência de um encontro "estritamente policial" com a polícia inglesa, ou seja, à margem de qualquer mecanismo formal de cooperação judiciária entre Portugal e Inglaterra.

A destruição do DVD, porém, está, por agora, afastada. Vítor Magalhães e Paes de Faria consideraram que Charles Smith não é o único arguido com um interesse directo no filme. Há também João Cabral, engenheiro, antigo quadro da empresa Smith & Pedro, que aparece no filme. Além de que, como Charles Smith apresentou uma queixa por violação do segredo de justiça - devido à divulgação do conteúdo do DVD -, os procuradores entenderem que o próprio filme poderá ser por si utilizado neste processo, que vai ser investigado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

Com o prazo para o fim do segredo de justiça a apertar (termina em Junho), os procuradores deverão avançar para o despacho final da fase de investigação no início do próximo mês. Fontes ligadas ao processo admitiram ao DN que a tese apresentada pelo Ministério Público passe por acusar alguns dos actuais arguidos de crimes de corrupção e abuso de poder.

Resta saber quem do actual naipe de arguidos - Charles Smith, Manuel Pedro, Carlos Guerra (ex--presidente do ICN), José Dias Inocêncio (antigo presidente da Câmara de Alcochete), João Cabral e José Manuel Marques (ex-quadro do ICN) - será eventualmente acusado e quem poderá ficar de fora. Sendo certo que, em caso de acusação, há uma questão jurídica que irá dominar todas as fases seguintes do processo: saber se o acto de aprovação do Freeport de Alcochete foi lícito ou ilícito. Na diferença está uma eventual prescrição dos crimes.

Já este ano, o Ministério Público notificou os arguidos para prestarem novas declarações, mas a maioria terá, de acordo com informações recolhidas pelo DN, fei- to saber que mantinha as primeiras declarações no processo, não querendo acrescentar nada.

O processo Freeport começou em finais de 2004. Em Fevereiro de 2005, a Polícia Judiciária de Setúbal avançou para as primeiras buscas. Uma diligência que coincidiu com as eleições legislativas disputadas naquele ano.

Durante quatro anos, o processo esteve "adormecido". Ressuscitado em 2009, com a constituição de arguidos e mais buscas, depois de, nos últimos meses do ano anterior, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal, liderado por Cândida Almeida, ter chamado a si a investigação.
Editado pela última vez por mcarvalho em 21/5/2010 11:58, num total de 1 vez.
mcarvalho

por LTCM » 21/5/2010 10:15

radiohead Escreveu:Não basta olhar para os números, é preciso olhar para os factos que os sustentam.

Em relação a Cavaco, dou de barato que tenha aumentado a despesa, mas a situação política e económica era completamente diferente de hoje. Para já, quando ele chegou ao poder não havia uma auto-estrada completa Lisboa-Porto, os níveis de desenvolvimento comparados com a Europa eram o que eram e os fundos comunitários na altura eram apenas para os PIGS, não havia países de leste na UE. Era claro que era preciso infra-estruturar o país.
Portanto não tem sentido comparar o que fez Cavaco na altura com o que se faz actualmente (já para não falar que na altura pelo menos cresciamos acima da média europeia).

Aconselho a leitura dos estudos (3), antes de fazer comentários errados, se não gostar do estudo independente pode sempre ler o do simpatizante do PSD e o do Vice-Presidente do Dr. Passos Coelho. As conclusões são as mesmas.

Se ainda assim não estiver convencido, é favor, ler as análises de finanças públicas efectuadas pelo professor de Economia Cavaco Silva e comparar com a prática do MF Cavaco Silva e do 1º Ministro Cavaco Silva.
Assim talvez fique a perceber que as reformas efectuadas a nível de fiscalidade (IRS e IRC) foram um descalabro bem como as políticas de Obras Públicas, Segurança Social e Educação.

radiohead Escreveu:Em relação aos últimos 15 anos só tenho umas perguntinhas...
a) É verdade ou é mentira que os socialistas são os campeões das privatizações? (assim também eu reduzo déficits)

Se nos últimos 15 estiveram 12 no poder é natural que sejam os "campeões das privatizações".

radiohead Escreveu:b) É verdade ou é mentira que os socialistas são os campeões da desorçamentação? (Quem vai pagar o déficit das EP que desapareceu do Orçamento de um ano para o outro? há coisas fantásticas, não há? Vão vender estradas ao estrangeiro?)

Sim, cheio de razão,aliás isso é coisa que nunca aconteceu no governo cuja MF era a insigne MFL.

radiohead Escreveu:c) É verdade ou é mentira que os contratos das parcerias público privadas são assimétricos e o grosso da despesa vai começar a ser paga lá para 2013? (quando o actual PM planeará reformar-se?)

Sim claro, obviamente, também foram os xuxalistas que negociaram a Vasco da Gama e outros projectos similares.

radiohead Escreveu:d) É verdade ou é mentira que os deficits socialistas se deveram ao aumento das receitas provenientes da melhoria da carga e eficiência fiscal, devida em grande parte à gestão profissional de Paulo Macedo? (E já agora é verdade ou é mentira que este foi nomeado por MFL e os socialistas estiveram contra a sua nomeação?

O ilustre Dr. Paulo Macedo beneficiou de muito marketing, muita missa, bons assessores (Directores Gerais dispensados pela admirável MFL) e, aumento da taxa do IVA que foi acompanhado por um ligeiro crescimento económico.
A informatização dos serviços, e o reforço do corpo inspectivo (bem como algumas alterações legislativas), vinham a acontecer desde o Prof. Sousa Franco, e foi isso que permitiu o aumento da eficiência da máquina fiscal.

Atentamente
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], HFCA, icemetal, iniciado1, m-m, PAULOJOAO e 204 visitantes