Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 20/5/2010 15:19

Bem amigos,

Gostaria que alguém tentasse viajar na EN 125 ao longo de um dia de Verão, de uma ponta a outra, como eu tive que fazer.
É que não havia Via do Infante. Foi antes de 1991.

Era um desespero. Mais de 5 horas. De Vila do Bispo a Lagos, o troço era miserável e pouco espaço para ultrapassagens. De Lagos a Portimão ainda escapava, mas depois passar de lá até Lagoa... e a Alcantarilha... e a Guia... e o desvio para Albufeira e depois para Vilamoura... as famosas 4 estradas de Loulé... zona de Almancil... Faro e Olhão, que terror... e assim por diante.

É verdade que hoje, a 125 até está melhor, mas também há mais viaturas a rolar.
Nunca pode ser alternativa de nada.

O pior até o que vai suceder a seguir às portagens: é um convite para perdermos o turismo ainda mais para o sul de Espanha.
Quase todas as vias Andaluzes são grátis essencialmente para ajudar o setor do turismo. Até a Ana EP. não ía achar piada ao consequente gradual desvio de voos para Aeroportos espanhóis. Eles já o fazem por uma questão de custos. Se os autocarros de transferes tiverem que pagar (e muito) por portagens, é melhor programar o pacote turistico para um Aeroporto mais próximo.

É uma questão de custos. Pode parecer pouco, mas para oferecerem produto barato, os mesmos têm poupar até ao tostão, sob pena de falirem perante a feroz concorrência.

Socorro, estamos a ir ao fundo :x

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por rmachado » 20/5/2010 14:59

Moppie

O que eu estava a querer dizer era que a questão das alternativas é falaciosa e não deve ser usado como argumento, pois podemos apresentar sempre exemplos de "não alternativa" viável (excepção feita talvez a A6).

Registado: 24/8/2004 10:42

Re: Só quero perguntar

por moppie85 » 20/5/2010 14:45

rmachado Escreveu:
ebalves Escreveu:Só pretendo expôr um caso que é muito simples: Porto - Viana (A28) 40 min a 120 kms/hora. Ora a alternativa é fazer a nacional: Porto, Vila Conde, Povoa, Fão, Esposende, Neiva, Santoinho (vá lá), Viana. O minimo é o dobro de tempo. Agora analisem realmente as coisas: Marginalmente para o pais qual é o maior custo: tempo/produtividade ou custo financiamento auto-estrada?

E alternativa a A1? Digamos entre Leiria e Alenquer?
E Alternativa a Crel Digamos entre Arruda e Oeiras?
E Alternativa a A5 AE mais cara por KM?

Se vamos numa de alternativas... tamos conversados.
Visto que decidimos fazer AE e deixamos ao abandono tudo o que era estradas Nacionais que entretanto muitas forma municipalizadas não podemos ter AE grátis para quem lá passa mas que custam dinheiro a todos.

As SCUT foram uma das coisas mais ruinosas para o erário público deste pais. Se queriam acabar com as assimetrias então coloquem regimes especiais para quem vive no interior e ou é servido pela AE e façam a coisa mais barata para esses. Com a via Verde podem fazer o que quiserem...

A alternativa à A5 (Lisboa-Cascais) é a Marginal (N6).
De qualquer das formas, não estou a defender que a Via do Infante n seja paga, estou a defender que adaptem os preços às condições oferecidas.

Não tem comparação as condições da A5 e da Via do Infante.
Acho um pouco cinico é tentar passar-se que todas as estradas nacionais e todas as auto-estradas são iguais (e tiveram o mesmo tipo de construção), quando não é verdade. A Via do Infante se fosse espanhola, não passaria de uma "via rápida".

Registado: 15/4/2008 14:12

por rmachado » 20/5/2010 13:56

ebalves Escreveu:Só pretendo expôr um caso que é muito simples: Porto - Viana (A28) 40 min a 120 kms/hora. Ora a alternativa é fazer a nacional: Porto, Vila Conde, Povoa, Fão, Esposende, Neiva, Santoinho (vá lá), Viana. O minimo é o dobro de tempo. Agora analisem realmente as coisas: Marginalmente para o pais qual é o maior custo: tempo/produtividade ou custo financiamento auto-estrada?

E alternativa a A1? Digamos entre Leiria e Alenquer?
E Alternativa a Crel Digamos entre Arruda e Oeiras?
E Alternativa a A5 AE mais cara por KM?

Se vamos numa de alternativas... tamos conversados.
Visto que decidimos fazer AE e deixamos ao abandono tudo o que era estradas Nacionais que entretanto muitas forma municipalizadas não podemos ter AE grátis para quem lá passa mas que custam dinheiro a todos.

As SCUT foram uma das coisas mais ruinosas para o erário público deste pais. Se queriam acabar com as assimetrias então coloquem regimes especiais para quem vive no interior e ou é servido pela AE e façam a coisa mais barata para esses. Com a via Verde podem fazer o que quiserem...

Registado: 24/8/2004 10:42

por AlphaDraconisEP » 20/5/2010 12:26

EALM Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:É verdade que se uns pagam todos deviam pagar também, mas também é verdade que a EN125 para além de ser das estradas mais perigosas, ou mesmo a pior, não representa alternativa para circular no Algarve.

Simplesmente como o moppie85 disse, um verdadeiro caos, uma faixa, sem muitas vezes haver espaço para quem quer sair a esquerda, transporte de mercadorias a passo lento, 50 em 50 metros ou entroncamentos ou cruzamentos, portas de casa que dão literalmente para a estrada (sim há sitios onde berma não existe :(), imagina sitios onde é só carros a entrarem na estrada sem virem de estradas mas sim de caminhos de terra batida ou directamente das suas casas. Só está bom nas intervenções recentes, como por exemplo a rotunda de acesso a Quarteira.

A falha no ordenamento do território dá nisto.

etc...

Alguém que explique em que é que a N109 é diferente, especialmente na zona de Estarreja, Ovar, etc.
O principio utilizador-pagador é muito bonito, mas eu já aqui disse isto uma vez e volto a dizer:

- cada automobilista paga aprox. 6x mais em impostos relacionados com o automóvel do que o Estado investe em estradas e auto-estradas.

Afinal quem é que está a pagar o quê? Não serão antes os automobilistas que financiam muitas outras coisas para além das estradas? E quando falta €€, por ma gestão, cá vêm eles novamente à galinha buscar mais uns ovos.

Agora tenho que ir por gasolina, encher o depósito, sabendo que 60% do que vou pagar, só hoje, é inteirinho para o Estado. Estou a pagar. E estou a utilizar o quê?

Não referi que a N109 é pior ou melhor, nem que devia ser portajada ou isentada das portagens. Cada caso deve ser visto a lupa, de acordo com o sistema actual, sistema esse que eu discordo, pois acho que, ou está incluido nos impostos gerais, ou então na vertente do pagador/utilizador, passo naquela autoestrada pago, agora nas duas vertentes é que não concordo. Aliás se os impostos relacionados com os automoveis forem 6X mais do que o Estado gasta com os mesmos, então não devia haver portagens em lado nenhum.

Registado: 17/5/2010 18:24

por flugufrelsarinn » 20/5/2010 11:28

EALM Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:É verdade que se uns pagam todos deviam pagar também, mas também é verdade que a EN125 para além de ser das estradas mais perigosas, ou mesmo a pior, não representa alternativa para circular no Algarve.

Simplesmente como o moppie85 disse, um verdadeiro caos, uma faixa, sem muitas vezes haver espaço para quem quer sair a esquerda, transporte de mercadorias a passo lento, 50 em 50 metros ou entroncamentos ou cruzamentos, portas de casa que dão literalmente para a estrada (sim há sitios onde berma não existe :(), imagina sitios onde é só carros a entrarem na estrada sem virem de estradas mas sim de caminhos de terra batida ou directamente das suas casas. Só está bom nas intervenções recentes, como por exemplo a rotunda de acesso a Quarteira.

etc...

Alguém que explique em que é que a N109 é diferente, especialmente na zona de Estarreja, Ovar, etc.
O principio utilizador-pagador é muito bonito, mas eu já aqui disse isto uma vez e volto a dizer:

- cada automobilista paga aprox. 6x mais em impostos relacionados com o automóvel do que o Estado investe em estradas e auto-estradas.

Afinal quem é que está a pagar o quê? Não serão antes os automobilistas que financiam muitas outras coisas para além das estradas? E quando falta €€, por ma gestão, cá vêm eles novamente à galinha buscar mais uns ovos.

Agora tenho que ir por gasolina, encher o depósito, sabendo que 60% do que vou pagar, só hoje, é inteirinho para o Estado. Estou a pagar. E estou a utilizar o quê?

A N125 comparada com a N109 é uma autoestrada...

Sou a favor das portagens e uso a A29 todos os dias...
Mas sou a favor das portagens em todo o lado...

Registado: 3/11/2008 18:35

por EALM » 20/5/2010 11:08

etc...

Registado: 1/5/2008 2:21

por TheTraveler » 20/5/2010 10:53

AlphaDraconisEP Escreveu:Se querem que o utilizador pagador então não quero pagar impostos daquilo que não utilizo.

:clap: :clap: :clap:

O "utilizador/pagador" foi uma boa invenção política, o povo comeu, calou e até aplaude e critica quem não é a favor dessa política.
Se é utilizador/pagador,porque é que impostos de outras regiões pagam estradas municipais na província e essas não são "portajadas"? Dizem que é diferente, mas só dizem que é diferente porque lhes interessa que se considere diferente.
Estamos mal quando em pleno século XXI se considera uma auto-estrada um privilégio...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por AlphaDraconisEP » 20/5/2010 10:36

É verdade que se uns pagam todos deviam pagar também, mas também é verdade que a EN125 para além de ser das estradas mais perigosas, ou mesmo a pior, não representa alternativa para circular no Algarve.

Não devia haver pagamento de Autoestradas, esse dinheiro deveria ser cobrado pelas pessoas e empresas afectas na região que contribuiam atraves do imposto de circulação agora designado por imposto unico, já para não falar que de outras formas. Mas mesmo assim é errado cobrarem impostos cada vez mais altos e depois ainda vem com a historia do utilizador pagador, assim estamos sempre a pagar 2 vezes.
Se querem que o utilizador pagador então não quero pagar impostos daquilo que não utilizo. Deixem de roubar no IRS, no IRS, no IVA, no Imposto de selo, etc...

por AlphaDraconisEP » 20/5/2010 10:07

Marco Martins Escreveu:
TheTraveler Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Já há 250 todo o país pagou a recuperação de Lisboa...

Deixa-me adivinhar. És do Norte!

Sim, sou do Norte mas não sou contra o Centro ou Sul (até sou Lagarto e tudo), sou apenas contra um país que apenas vê uma região em Portugal...

Nem sempre fui a favor de um regionalização, pois isso provoca divisões dentro de um país pequeno como o nosso, mas cada vez mais me apercebo que cada vez mais essa divisão vai sendo criada pela nossa (des)governação e pela pouca distribuição de riqueza no país... tudo o que existem em Portugal tem primeiro de existir em Lisboa e só depois no resto do país... :(

Por isso se houver regionalização, pelo menos teremos orgãos de poder mais perto e teremos todos uma Capital de região... e consequentemente aumento de emprego...

Se houver uma regionalização, de certeza que o Algarve desenrasca-se bem, pois ainda passava a cobrar a entradas aos portugueses do Alentejo para cima, e depois quem é que pagava o aumento dos politicos e dos "Job for the Boys" em cada região?
O que seria feito do Alentejo?, Não deveria ser antes um por todos e todos por um?

Já agora, a Capital de um Pais é normalmente a que se desenvolve mais, por isso até estranhava era o contrário. Já vivi fora de Lisboa e mantive sempre a minha opinião, se alguém acha que Lisboa é "mais" em tudo então venham viver para cá...., onde practicamente já não há "horas de ponta"...., são todas as horas.

Tudo tem o seu lado bom e o seu lado mau, quem não gosta do lado onde está tem todo o direito de mudar, mas há que ficar com o pacote inteiro (coisas boas e más).

por moppie85 » 20/5/2010 10:01

Elias Escreveu:Olá moppie,

Vou ter de me ausentar por isso neste momento não me é possível responder.

Mais logo voltarei ao tema.

1 abraço,
Elias

Fiz um edit dps de responderes (basicamente apenas alterei uma coisa q n tenho a certeza, o número que lá tinha se era IC1, IC2 ou outro número).

Para esclarecer o pq digo que é ridiculo:

A maior parte dos cruzamentos de nível a que te referes na N16 são feitos por rotundas. Além do mais, quase todos o trajecto ao pé de localidades (tirando uma ou outra) é "ao lado", pode ser feito a 70km/h (excepto qd te aproximas das ditas rotundas), o que n podes na N125. Mais, tens muitas dupla faixas para ultrapassar, algo que não acontece na N125. Tens muitos mais cruzamentos de nível na N125 que na Marginal e, na grande parte das vezes, não existe "faixa" para quem vai virar nem semáforos - vais virar e o transito fica todo preso atrás de ti (ou passa na a berma se o carro que for virar tiver a simpatia de se encostar ao máximo ao centro da via).

Além do mais, devias pagar por andar na Marginal, tens uma vista para o mar da palha que me mete inveja e, por estranho que pareça, alguma nostalgia. :mrgreen:

por Elias » 20/5/2010 9:49

Olá moppie,

Vou ter de me ausentar por isso neste momento não me é possível responder.

Mais logo voltarei ao tema.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por moppie85 » 20/5/2010 9:33

Elias Escreveu:
moppie85 Escreveu:Quando foi construida chamava-se "Via do Infante" não foi por nada... não se chamava "Auto-estrada" mas apenas IP1 (como há mtos por este país fora). Também a placa a dizer SCUT n existia... apareceu ao mesmo tempo que todas as placas a dizer IP1 "desapareceram" magicamente.

Via do Infante é uma designação comercial, não é uma designação técnica. O nome correcto é IP1 ou A22.

Se vires bem todas as auto-estradas têm também o nome de IP ou IC.

Quando quiserem passar a cobrar a CRIl (IC17) basta passarem a usar o nome A36 (que já existe). Se (por absurdo) quiserem cobrar o IC19, é simples: muda-se o nome para A37 (já previsto no PRN 2000).

E por aí adiante...

moppie85 Escreveu:De facto, basta conduzires na Via do Infante para veres que todas as vias são mais estreitas, que as bermas são mais estreitas, que tens curvas mais apertadas que não existem normalmente em auto-estradas, só há cerca de 4 anos é que teve a 1ª área de serviço e o separador central não passa de paralelos de cimento/betão.

Parece sempre que o nosso caso é pior que os outros, não é?

Mas olha que a A1 após o alargamento entre Alverca e Vila Franca passou a ter os mesmos problemas...

E a A7 é paga e não tem áreas de serviço entre Guimarães e Vila Pouca de Aguiar...

E a CREL é paga mas as áreas de serviço (restauração) estão fechadas durante a noite...

moppie85 Escreveu:PS: a EN125 passa literalmente dentro de cidades incluindo Faro, Olhão, Tavira (pelo menos).

Parece sempre que o nosso caso é pior que os outros, não é? Olha que se fores do Porto a Guimarães pela N14 (em alternativa à A3, paga), atravessas montes de localidades.
E se fores de Leiria a Coimbra pela N1 (em alternativa à A1, paga), atravessas inúmeras localidades.

moppie85 Escreveu:EDIT: e não se compara à marginal (N6) em que tens em alternativa a A5 em que pagas 1,25€.

A N6 tem inúmeros semáforos e cruzamentos de nível, tal como a N125.

Carissimo Elias,
Começando por ordem:

1)

Guimaraes Vila Pouca de Aguiar (A7) - de acordo com o google maps = 65km

Vila Real de Sto António - Lagos - de acordo com o google maps = 126 km

Semelhante, não é?

"Após o alargamento"... pois, aqui não houve qualquer alargamento. Continua tal e qual como foi construida e tem muuuuuuuuuuuuito movimento também.

2)

Eu não falei em "localidades" falei CIDADES. Porque localidades, perde-se a conta.
Falei em Faro (capital de distrito), falei em Tavira, falei em Olhão).
Realcei Faro porque é apenas a cidade com mais carros per capita de Portugal (e a qual tens de atravessar POR DENTRO) para seguires pela N125.

3)

Eu fiz ambas as estradas (e por curioso que seja, mesmo vivendo no algarve, já percorri na N6 mais Kms que na N125) e sei bem as diferenças, visto que enquanto estudei em Lx tive estágios no antigo Hospital de Cascais e percorria diariamente a Marginal.
Por favor, não tentes comparar o incomparável... (a única diferença para pior na marginal e que tu não apontaste são as curvas que não existem com tanta frequencia na N125. Comparar os somáforos e os cruzamentos da N16 com a N125 é puramente ridiculo.

4) Devolvo-te a pergunta:

EDIT: A22 tem o "A22" há pouco tempo. O nome técnico era IP1 - IC1 (2) ? ja n me recordo qual o número mas tenho ideia que era tudo 01 - E01. Depois retiraram as placas todas e colocaram A22. (não é por nenhum motivo que tem o número imediatamente anterior da auto-estrada da beira, construida mto depois da Via do Infante).
Editado pela última vez por moppie85 em 20/5/2010 9:52, num total de 1 vez.

por TheTraveler » 20/5/2010 9:15

Marco Martins Escreveu:
TheTraveler Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Já há 250 todo o país pagou a recuperação de Lisboa...

Deixa-me adivinhar. És do Norte!

Sim, sou do Norte

Isso explica quando disseste que há 250 anos todo o país pagou a recuperação de Lisboa, como se fosse só Lisboa a ser reconstruída e resto do país ignorado.

Santo António da Arenilha, que fica bem longe de Lisboa, foi outra localidade reconstruída pelo Marquês de Pombal. É fácil associar a geometria das ruas com as da baixa de Lisboa.

Imagem
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Elias » 20/5/2010 8:45

moppie85 Escreveu:Quando foi construida chamava-se "Via do Infante" não foi por nada... não se chamava "Auto-estrada" mas apenas IP1 (como há mtos por este país fora). Também a placa a dizer SCUT n existia... apareceu ao mesmo tempo que todas as placas a dizer IP1 "desapareceram" magicamente.

Via do Infante é uma designação comercial, não é uma designação técnica. O nome correcto é IP1 ou A22.

Se vires bem todas as auto-estradas têm também o nome de IP ou IC.

Quando quiserem passar a cobrar a CRIl (IC17) basta passarem a usar o nome A36 (que já existe). Se (por absurdo) quiserem cobrar o IC19, é simples: muda-se o nome para A37 (já previsto no PRN 2000).

E por aí adiante...

moppie85 Escreveu:De facto, basta conduzires na Via do Infante para veres que todas as vias são mais estreitas, que as bermas são mais estreitas, que tens curvas mais apertadas que não existem normalmente em auto-estradas, só há cerca de 4 anos é que teve a 1ª área de serviço e o separador central não passa de paralelos de cimento/betão.

Mas olha que a A1 após o alargamento entre Alverca e Vila Franca passou a ter os mesmos problemas...

E a A7 é paga e não tem áreas de serviço entre Guimarães e Vila Pouca de Aguiar...

E a CREL é paga mas as áreas de serviço (restauração) estão fechadas durante a noite...

moppie85 Escreveu:PS: a EN125 passa literalmente dentro de cidades incluindo Faro, Olhão, Tavira (pelo menos).

Parece sempre que o nosso caso é pior que os outros, não é? Olha que se fores do Porto a Guimarães pela N14 (em alternativa à A3, paga), atravessas montes de localidades.
E se fores de Leiria a Coimbra pela N1 (em alternativa à A1, paga), atravessas inúmeras localidades.

moppie85 Escreveu:EDIT: e não se compara à marginal (N6) em que tens em alternativa a A5 em que pagas 1,25€.

A N6 tem inúmeros semáforos e cruzamentos de nível, tal como a N125.

por moppie85 » 20/5/2010 0:46

Elias Escreveu:
Arte-Sacra Escreveu:No Algarve não há alternativa à Via do Infante.

E alternativas gratuitas à A1 para ir de Lisboa ao Porto, haverá?

E alternativas à marginal (N6) que também já foi considerada uma das mais mortíferas? Onde estão elas?

O problema não é apenas esse...
É que a EN125 n consegue fazer fluir o tráfego.
Recordo-me de demorar mais de Faro a Vila Real de Sto António do que de Faro às portagens na Marateca (isto quando a IP1 (Via do Infante) não existia.

Outa coisa que ponho sempre em evidencia é o de a IP1 (Via do Infante) não ser verdadeiramente uma autoestrada (passou a ser considerada há meia dúzia de anos).

Quando foi construida chamava-se "Via do Infante" não foi por nada... não se chamava "Auto-estrada" mas apenas IP1 (como há mtos por este país fora). Também a placa a dizer SCUT n existia... apareceu ao mesmo tempo que todas as placas a dizer IP1 "desapareceram" magicamente.

De facto, basta conduzires na Via do Infante para veres que todas as vias são mais estreitas, que as bermas são mais estreitas, que tens curvas mais apertadas que não existem normalmente em auto-estradas, só há cerca de 4 anos é que teve a 1ª área de serviço e o separador central não passa de paralelos de cimento/betão.

Por mim, se quiserem cobrar igual às outras, que a façam com as mesmas condições que as outras (incluindo o fosso central que não existe e o tapete que se apresenta com uma berma ridicula).

PS: a EN125 passa literalmente dentro de cidades incluindo Faro, Olhão, Tavira (pelo menos).

EDIT: e não se compara à marginal (N6) em que tens em alternativa a A5 em que pagas 1,25€.

EDIT2: e n digo que não se cobre, digo que se cobre de acordo com as condições que são oferecidas.

por Elias » 20/5/2010 0:14

Arte-Sacra Escreveu:No Algarve não há alternativa à Via do Infante.

E alternativas gratuitas à A1 para ir de Lisboa ao Porto, haverá?

E alternativas à marginal (N6) que também já foi considerada uma das mais mortíferas? Onde estão elas?

por Arte-Sacra » 20/5/2010 0:08

Mas está tudo doido?!

No Algarve não há alternativa à Via do Infante.
A EN 125, que já foi considerada, como uma das vias mais mortíferas da Europa, é na verdade uma rua com entradas e saídas de 50 em 50 metros.

Isto já está mau, e ainda querem prejudicar um dos poucos sectores que ainda atrai dinheiro do exterior.

Enfim...

Registado: 4/5/2008 16:15

por Elias » 19/5/2010 23:58

ebalves Escreveu:Só pretendo expôr um caso que é muito simples: Porto - Viana (A28) 40 min a 120 kms/hora. Ora a alternativa é fazer a nacional: Porto, Vila Conde, Povoa, Fão, Esposende, Neiva, Santoinho (vá lá), Viana. O minimo é o dobro de tempo.

Tens toda a razão.

Mas acontece exactamente o mesmo se fizeres o percurso Cascais-Lisboa pela N6 em vez de usares a A5...
ou se fizeres o percurso Cruz Quebrada-Alverca pela N250 e pela N115 em vez de usares a A9...
ou se fizeres o percurso Alverca-Carregado pela N10 em vez de ires pela A1...
ou ainda se fores de Lisboa a Setúbal pela N10 em alternativa à A2/A12...
ou até se decidires ir de Loures para Torres Vedras pela N8 em vez de tomares a A8...
e por aí fora...

O problema que os utilizadores da A28 supostamente vão passar a ter, já os habitantes de Lisboa e arredores têm há mais de 15 anos. Lamento, mas tem de haver equidade. Se uns pagam, os outros também devem pagar. É uma questão de justiça.

por mais_um » 19/5/2010 23:55

marcoj Escreveu:Só uma questão. Como se vai pagar essas PPP a partir de 2014.
Deixe-me adivinhar: aumento de impostos :(

Não é assim tão mau como parece à 1ª vista, já que algumas foram canceladas e outras suspensas, entretanto também começam a terminar PPP, ficando as infra-estruturas disponiveis para ser fonte de receitas, desde que o governo dessa altura coloque os interesses do Estado à frente dos privados.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 19/5/2010 23:54

marath Escreveu:Poderia concordar, de um modo geral, com a tua ideia não fosse um pequeno pormenor: Interioridade.

Não me parece que seja esse o problema, nem sequer que isso justifique as auto-estradas gratuitas no interior. As auto-estradas no interior (basta ver a A23) têm incomparavelmente mais trânsito ao fim-de-semana, com os carrões que vêm de Lisboa e de outras terras do litoral para irem passar o fim-de-semana à santa terrinha ou à serra da Estrela, do que nos dias de semana, em que a auto-estrada mais parece o deserto do jamé. Já percorri quase todas as auto-estradas do país em dia útil e em dia não útil e por isso falo por experiência própria.

marath Escreveu:Há dois factores que te estão a escapar que são a Desertificação do Interior do País e a Coesão Nacional.

Vamos por partes:
relativamente à desertificação do interior, gostava que me explicasses porque é que isso é um problema e em que medida é que as auto-estradas gratuitas contribuem para uma eventual alteração da situação.

quanto à coesão nacional, não percebo o que é que isso tem a ver com as auto-estradas gratuitas.

marath Escreveu:Ex1: Auto estrada gratuita em Castelo Branco e noutros distritos do Interior não, não falando dos que nem sequer têm. (Será por termos tido 2 1º Ministros da Região?!!!)

Esse exemplo parece-me pouco esclarecedor. Vejamos:
- Guarda tem auto-estradas gratuitas
- Viseu tem auto-estradas gratuitas
- Vila Real tem auto-estradas gratuitas
- Santarém tem auto-estradas gratuitas

Se queres analisar a situação do interior, acho pertinente fazer uma análise rigorosa e não escolher um distrito ao acaso como se fosse uma excepção.

marath Escreveu:Ex2: Algarve. Qual é a lógica de numa região a explorar pelo turismo termos uma autoestrada gratuita?

Nenhuma, em minha opinião. Mas também não me viste defender uma excepção na A22.

marath Escreveu:Não deveríamos incentivar, com portagens, os Turistas a passar dentro das localidades?!

Isso já me parece uma ideia descabida. Então o objectivo de colocar portagens é AFASTAR os veículos das auto-estradas? E qual o objectivo de fazer os turistas passar nas terrinhas? Será para irem tomar um café e comer um pastel de nata?

A ideia pode parecer muito romântica, mas o turismo não se desenvolve nessa lógica. Muitos turistas não têm qualquer interesse em conviver com os autóctones e em comprar coisas nos cafezinhos ou no pequeno comércio. Querem é ir para os seus resorts, querem praia ou piscina e acima de tudo querem que não os chateiem. A ideia de se enfiarem em terrinhas cheias de engarrafamentos (por causa do pessoal que foge às portagens) não me parece especialmente apelativa para nenhum turista...

Só quero perguntar

por eba » 19/5/2010 23:45

Só pretendo expôr um caso que é muito simples: Porto - Viana (A28) 40 min a 120 kms/hora. Ora a alternativa é fazer a nacional: Porto, Vila Conde, Povoa, Fão, Esposende, Neiva, Santoinho (vá lá), Viana. O minimo é o dobro de tempo. Agora analisem realmente as coisas: Marginalmente para o pais qual é o maior custo: tempo/produtividade ou custo financiamento auto-estrada?

Registado: 29/11/2007 3:01

por marcoj » 19/5/2010 23:39

Só uma questão. Como se vai pagar essas PPP a partir de 2014.
Deixe-me adivinhar: aumento de impostos :(

Registado: 28/7/2006 15:24

Re: Parcerias Publico Privadas

por mais_um » 19/5/2010 23:34

pepi Escreveu:Alguém tem dados (ou link) sobre os encargos assumidos pelo Estado nas Parcerias Publico Privadas?

Abraços

http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/PPP/Do ... P_2009.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por marcoj » 19/5/2010 23:33

marath Escreveu:
Elias Escreveu: Como em tudo o resto temos um País à deriva, ao sabor do vento, que é como quem diz, ao sabor das decisões avulsas de políticos medíocres.

Não há visão estratégica, não existe um rumo traçado. Ora plantamos batatas, ora pagamos para não plantar batatas; ora dizemos que as agencias de rating são uma mentirosas e vamos fazer umas obras aqui outras acolá (mais uma agência de rating nossa que só dirá a verdade), ora paramos tudo porque afinal os mentirosos somos nós. Podia continuar em todos os ramos da politica nacional. É assim em tudo.
:clap:

Registado: 28/7/2006 15:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Phil2014 e 190 visitantes