Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fund Advisor ou Gestão da Própria Carteira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por clinger » 19/5/2010 10:42

Olá Happy Guy

Liguei para o BIG e segundo me disseram a pessoa pode subscrever novos fundos e colocá-los no seriço de fund Advisor, mas sinceramente a pessoa que me atendeu não foi muito clara na explicação acerca do facto desse "novo fundo" ser tido em conta nas futuras sugestões. O + provável é que não seja.

Outra informação interessante que me deram foi que os 10mil eur são só para a constituição depois pode-se manter montantes inferiores no caso da pessoa necessitar de resgatar $.

Registado: 29/11/2007 2:40

por HappyGuy » 19/5/2010 8:55

clinger Escreveu:Dado que tens o serviço de fund Advisor do Big podes-me elucidar se podes fazer alguma escolha de fundos fora dos recomendados? Ou seja a única margem de manobra que temos é aceitar ou rejeitar as propostas deles ou podes substituir fundos que tenhas por outros sendo essa escolha inteiramente tua?

Em teoria, pelo que eles dizem, não és obrigado a seguir todas as recomendações e podes ter outros fundos. Não posso confirmar agora se consigo vender um dos fundos ou comprar outro pois tenho ordens pendentes e, quando as há pendentes, o sistema não deixa fazer novas...

Mas há sempre a possibilidade de em vez de alocares nnn capital ao Fund Advisor alocares apenas parte que geres de acordo com as sugestões (excepto se estas te parecerem mesmo más) e utilizas o restante capital para gerires "à tua maneira". Até pode ser engraçada a comparação de desempenhos.

Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por tugatuga11 » 19/5/2010 8:43

Eu deixava-me de percentagens diversas de alocação disto ou daquilo. Porque não divides a tua carteira em 10 ou 20 titulos com igual peso e fazes a gestão daquilo?
Keep it simple!!
Bons trades.

p.s- vê os exemplos do Norte Value Investments, do Planeta Bolsa ou do Bear Capital Fund (todos a "rolar" num site da "concorrência").

Registado: 27/4/2009 19:07

por Pata-Hari » 19/5/2010 7:34

clinger, uma coisa é o fundo não exigir gestão, outra coisa é a tua carteira não o exigir.

Com o tempo, perceberás que em dados momentos os fundos terão pior performance que outros e que num mundo ideal, terias feito a troca. Isso terás que treinar e é importante.

O que te levará ao que o LTCM te disse: entenderás que em dados momentos faz sentido ter dadas classes de activos e não outras e que as carteiras deverão ser diversificadas no tipo de activos e de risco incorridos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por clinger » 19/5/2010 7:26

Happy Guy

Dado que tens o serviço de fund Advisor do Big podes-me elucidar se podes fazer alguma escolha de fundos fora dos recomendados? Ou seja a única margem de manobra que temos é aceitar ou rejeitar as propostas deles ou podes substituir fundos que tenhas por outros sendo essa escolha inteiramente tua?

Em relação à Gestão do próprio fundo eu tenho em parte isso feito pois existem 3 fundos que tenho mais conservadores (q no fundo não exigem nenhuma gestão!) e esta nova carteira seria algo mais dinâmico onde as coisas seriam geridas de acordo com o momento actual.

por PairOfJacks » 18/5/2010 23:40

Forte em laconismo como estamos habituados :wink:
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

Re: Fund Advisor ou Gestão da Própria Carteira

por LTCM » 18/5/2010 23:29

clinger Escreveu:...No vosso caso o que fariam?

Comprava um livro básico sobre "asset allocation", se o inglês não for uma dificuldade começava por aqui e fazia a gestão da minha própria carteira.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por HappyGuy » 18/5/2010 22:45

Eu estou a utilizar o Fund Advisor há cerca de dois meses. Aquilo de certa forma é gestão partilhada, como diz a Pata, pois eles sugerem uma carteira e podes ou não realizar os negócios que eles indicam. A primeira rotação que tive rendeu ~5% em 2 meses. Estou contente com o serviço.

Mas respondendo à tua questão inicial, no meu caso o que faço é que tenho as coisas divididas. Tenho depósito a prazo, tenho a Carteira Equilibrada do Fund Advisor, tenho estruturado de capital garantido e algumas acções (que já devia ter vendido).

E pelo último facto acho que, andando com pouco tempo para seguir mercados, mais vale entregar a gestão. Se tens o dedo rápido no gatilho quando as coisas estão a correr mal, cuidado com produtos de risco ou volatilidade elevada, em que até dá para ganhar muito mas primeiro podes ver os lucros a esfumarem-se e acabares por apenas perder por saír demasiado cedo.
Não aconselho a entrega de tudo pois é sempre bom ter algum que vai garantidamente render (DP com taxa real positiva) e que pode ser mais facilmente mobilizado.

Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por Pata-Hari » 18/5/2010 19:51

O ideal seria uma gestão partilhada: dão-te sugestões que tu aceitas ou não e podes interferir quando consideras que um dos fundos não tem comportamento adequado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por clinger » 18/5/2010 19:43

Obrigado pela sugestão pairofjacks, de facto o gerir a própria carteira deixa sempre em suspenso a questão de poder estar a lidar com informação mais reduzida e nível de conhecimentos mais básico do que o que seria necessário.

Até hoje sempre escolhi os fundos que tinha na carteira e uma vezes corre bem outras nem por isso, mas tb sou um bocado rápido no gatilho quanto a tolerância a perdas, assim talvez com alguém a gerir isso esteja mais sereno...este é mesmo o maior ponto positivo, pois se fosse uma questão de escolha de fundos possivelmente não seria esse o problema. Contudo a realocação dos mesmos tb pode ser outro problema pois constituir a carteira de base é relativamente fácil mas depois ir gerindo as coisas à medida das situações é que pode ser mais complexo.

Alguém que tenha outras experiências que comente.

por PairOfJacks » 18/5/2010 18:55

clinger, gerir a própria carteira pode-se revelar uma tarefa mais difícil do que parece à primeira vista. Se for uma carteira com a diversificação do exemplo que apresentaste então diria mesmo muito difícil. Claro que estou a partir do pressuposto que a tua experiência de mercados é reduzida.

Se tiveres tempo, paciência, dedicação e acima de tudo gosto para te dedicares a essa tarefa então, pelo menos ao fim de alguns anos de aprendizagem, diria que é provavel que a tua performance venha a bater a dos fundos.

Se por outro lado não te identificares minimamente com a lides do trading a minha sugestão é de que ponhas um profissional a gerir o teu dinheiro. Por muito pouco que venha é algum (claro que estes produtos também têm risco) e sempre te poupaste a 'canseira'.

Ou podes sempre optar por uma solução de compromisso. Para já (por um anito ou assim) metes o dinheiro no fundo (ou noutra aplicação qualquer) e vais simulando trades com uma carteira fictícia ou mais reduzida. Ao fim deste tempo logo reavalias a situação.

Cumprimentos
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

Fund Advisor ou Gestão da Própria Carteira

por clinger » 18/5/2010 18:48

Olá a todos,

Eu estou com um dilema, quero constituir uma carteira de fundos de 20mil eur e estou na dúvida se devo dar essa tarefa ao banco BIG no serviço de fund advisor ou com base nas carteiras tipo que são divulgadas mensalmente aqui no JNegocios fazer a minha própria carteira e escolher os fundos utilizando a base do BBest.

Com base nas carteiras prudentes dos 3 bancos ActivoB7, BBest, Big e DBank os tipos de Fundos que me parecem interessantes de ter serão:
Acções Emergentes (10-15%);
Obrigações Emergentes (15%);
Mistos Defensivo Euros (40%);
Obrigações Corp. Europeias (15%);
Acções Global (10%);
Derivados de commod (5%);

E creio ser tudo. A minha limitação maior é mesmo não saber "jogar" com as relações cambiais pois de resto creio ser capaz de escolher fundos adequados a cada caso.

No vosso caso o que fariam?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, nbms2012, silva_39, TTM62 e 594 visitantes