Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais IVA, mais IRS, mais IRC e corte de salários de político

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 21/5/2010 21:48

IVA de 5% na Coca-Cola foi para evitar compra em Espanha para venda em Portugal
Lusa

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, explicou hoje que a Coca-Cola foi colocada na taxa reduzida de IVA, de 5%, para evitar que o refrigerante fosse comprado em Espanha e vendido em Portugal.

"Havia um grande diferencial entre a taxa portuguesa e a taxa espanhola, e fazia mais sentido as empresas distribuidoras irem fazer aquisições de Coca-cola a Espanha e distribuírem em Portugal do que adquirirem cá a Coca-Cola. E foi essa a razão, de concorrência fiscal, que baseou a colocação da Coca-Cola nos 5%", explicou o também vice-reitor da Universidade de Lisboa, à margem de uma conferência para discutir o relatório sobre Politica Fiscal, que decorreu na Faculdade de Direito.

Carlos Lobo, que foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Teixeira dos Santos na anterior legislatura, explicou que a discussão se passou em 1998, era ainda António Carlos dos Santos secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

"A questão da Coca-Cola tem uma história engraçada. Tivemos nessa decisão, ainda era o doutor Carlos Santos secretário de Estado [dos Assuntos Fiscais]. Tivemos a decidir se a Coca-Cola deveria passar da taxa intermédia para a taxa reduzida, porquê? Porque havia desvio de comércio para Espanha".

Esse mesmo raciocínio, explicou Carlos Lobo, tem de ser aplicado às restantes decisões em matéria de política fiscal.

"Qualquer decisão portuguesa a esse respeito tem de tomar sempre em consideração a decisão espanhola, não podemos nunca tomar uma medida que cause um desvio de comércio desfavorável", disse, lembrando que "Espanha é muito competitiva nos impostos sobre o consumo", dando o exemplo da gasolina e do tabaco.

"No imposto sobre a gasolina, no imposto sobre o tabaco, a Espanha tem uma taxa e excepcionalmente baixa, o que nos coloca problemas, a Portugal, que estamos num nível médio", afirmou, lembrando que apesar das directivas comunitárias obrigarem Espanha a aumentar o imposto sobre a gasolina, por exemplo, criaram uma banda alargada que permite ao país vizinho continuar abaixo do nível médio, já que escolhe continuar com o imposto mais baixo permitido.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 18/5/2010 22:16

Epá, ele aí está a referir-se ao IRC e nem sequer os impactos são os mesmos...

Mas eu não quero estar aqui a defender o Sócrates, eu sou apartidário e não tenho cor politica (nem sequer um quadrante político precisamente definido).

A minha questão era com a repercursão do IVA e já deixei a minha opinião, não vale a pena ficar aqui a noite toda.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 18/5/2010 22:04

MarcoAntonio Escreveu:Não vejo é onde esteja o inacreditável do apelo do Sócrates. Não só me parece natural como muitas empresas o farão voluntariamente!

Não só é inacreditável como é incoerente.

Primeiro diz isto:

"Deixaremos de fora todas as Pequenas e Médias Empresas (PME)", disse o primeiro-ministro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

(Diário Económico, 13 de Maio)

"Todas as empresas com lucros tributáveis acima de 2 milhões de euros" vão ter um aumento de 2,5% na tributação, o que significa que as PME vão ficar de fora deste esforço", realçou Sócrates na apresentação do pacote de medidas de consolidação orçamental, acrescentando que o sector financeiro também está incluído neste agravamento.

(Diário Económico, 14 de Maio)

Depois pede para serem as empresas a suportar o aumento do IVA.

Se fosse para serem as empresas a suportarem o aumento de impostos, aumentava-se o IRC em vez do IVA (mas isso só foi feito para lucros acima de dois milhões, a fim de não penalizar as pequenas e médias empresas).

Depois aumenta-se o IVA mas pede-se que sejam as empresas a suportar esse aumento. Mas quais empresas: as grandes, que já sofrem o aumento do IRC? Ou as PME, que era suposto ficarem de fora do esforço?

por MarcoAntonio » 18/5/2010 21:55

Elias Escreveu:Pois é, mas vais ver se o preço da gasolina não subirá 1 cêntimo no dia 1 de Julho à pála do aumento do IVA. :wink:

É perfeitamente possível. As empresas não vão actuar todas da mesma forma. A industria panificadora já disse que não ia mudar o preço do pão. Habitualmente, algumas cadeias de hipermercados optam (ainda que temporariamente) por não mexer no preço final. Outras vão transportar o valor para o cliente...

Não vejo é onde esteja o inacreditável do apelo do Sócrates. Não só me parece natural como muitas empresas o farão voluntariamente!

É que, pelos motivos que já apontei, até considero que tem mesmo de passar por aí. Bem ou mal, acho que ele está a tentar desempenhar o seu papel de PM nessa matéria...

Mas, enfim, é a minha opinião neste ponto concreto.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 18/5/2010 21:51

MarcoAntonio Escreveu:Um falso problema pois não nada nos diz que as margens tenham de se manter fixas o tempo todo e se há uma coisa que faz sentido que obrigue a alterar margens, são nomeadamente as diferenças económicas.

Pois é, mas vais ver se o preço da gasolina não subirá 1 cêntimo no dia 1 de Julho à pála do aumento do IVA. :wink:

por MarcoAntonio » 18/5/2010 21:46

Elias Escreveu:Pois vai, mas não é esse o espírito do IVA. O IVA é para ser pago pelo consumidor final.

Um falso problema pois não nada nos diz que as margens tenham de se manter fixas o tempo todo e se há uma coisa que faz sentido que obrigue a alterar margens, são nomeadamente as oscilações económicas.

Eu não ouvi o que ele disse porque não vi a entrevista, mas não encontro nada para espanto. Neste momento os sacrifícios terão de ser repartidos por todos. Algumas empresas (como de resto já é habitual voluntariaram-se para não subir o preço). Algumas empresas até fazem disso um veículo de publicidade...

Isto nem sequer obriga necessariamente a que as empresas percam lucros. Um dos poucos efeitos positivos do aumento de impostos é obrigar a economia a redinamizar-se se quer sobreviver: as pessoas terão de trabalhar mais, as empresas terão de produzir mais e mais eficientemente se querem sobreviver e superar as dificuldades adicionais.

Nada de mais...

Elias Escreveu:Em Espanha, muitos bens e serviços (nomeadamente na restauração) são anunciados SEM IVA (ficando claro quanto vai para o comerciante e quanto vai para o Estado). Assim, quando aumenta o imposto, mantém-se o preço base e a factura final aumenta.

O que é que impede que se baixe o preço base. O que é que te diz que muitas empresas, quando agora o IVA sobe em Espanha decidam baixar o preço base?

O formato em que a factura é apresentada é completamente acessório.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 18/5/2010 21:38

bolo Escreveu:Elias, o IVA continua a ser pago pelo consumidor final.

Do ponto de vista contabilístico / fiscal, sim.

Mas a partir do momento em que as empresas absorvam o aumento do imposto, esse aumento não é passado para o consumidor.

por bolo » 18/5/2010 21:35

Elias Escreveu:Pois vai, mas não é esse o espírito do IVA. O IVA é para ser pago pelo consumidor final.

Elias, o IVA continua a ser pago pelo consumidor final.
Estamos a falar da posição das empresas face às margens e competividade que querem redefinir para a actualidade.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Elias » 18/5/2010 21:27

MarcoAntonio Escreveu:Em parte, vai ter de passar mesmo por aí.

E algumas, antes do Sócrates o dizer, já declararam que o iam mesmo fazer...

Pois vai, mas não é esse o espírito do IVA. O IVA é para ser pago pelo consumidor final.

Em Espanha, muitos bens e serviços (nomeadamente na restauração) são anunciados SEM IVA (ficando claro quanto vai para o comerciante e quanto vai para o Estado). Assim, quando aumenta o imposto, mantém-se o preço base e a factura final aumenta.

por MarcoAntonio » 18/5/2010 21:24

Elias Escreveu:Inacreditável... o Sócrates acabou de dizer na RTP-1 (entrevista à Judite de Sousa) que espera que as empresas incorporem o aumento de 1% do IVA nos seus custos sem aumentarem os preços ao cliente.

Não há palavras :evil:

Em parte, vai ter de passar mesmo por aí.

E algumas, antes do Sócrates o dizer, já declararam que o iam mesmo fazer...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 18/5/2010 21:17

Inacreditável... o Sócrates acabou de dizer na RTP-1 (entrevista à Judite de Sousa) que espera que as empresas incorporem o aumento de 1% do IVA nos seus custos sem aumentarem os preços ao cliente.

Não há palavras :evil:

por mais_um » 18/5/2010 20:39

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:O facto da CGD ter emprestado dinheiro não é o Estado a emprestar a si proprio, já que a CGD, tal como os outros bancos emprestam com o dinheiro que os seus clientes colocam no banco.

Hummm, duvido que os clientes da CGD tenham dinheiro que chegue para todas as necessidades do Banco... obviamente o dinheiro não virá daí, a CGD terá de se financiar lá fora! Podemos dizer que é um negócio, mas sendo uma instituição controlada pelo estado... enfim, também se pode dizer que está a defender os interesses nacionais...

Podemos dizer muita coisa, mas não vale a pena fingir que não vemos :)

mais_um Escreveu:A forma como o leilão é efectuado não me parece que dê azo a grandes macacadas, mas se foi assim como referiste fico satisfeito por verificar que há concertação para beneficiar o país.

Exacto! De qualquer forma se der para o torto está tudo tramado... a começar pelos bancos! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

artista

Lê o relatorio de contas da CGD e depois conversamos sobre o assunto.....

Desculpa mas tenho mesmo muito mais que fazer que ler o relatório de contas, se quiseres podes fazer-me um resumo em relação ao que referi anteriormente... não me digas que tudo o que a CGD empresta ou investe é feito com os recursos dos seus clientes!? Tenho praticamente a certeza que isso não pode ser, mas se é é porque afinal há muito dinheiro em Portugal!! :)

abraço

artista

Boas!

Desculpa mas vai ter que ficar para outro dia, isto hoje não está muito bom para ler relatorios de contas, partiram-me a boca toda e eu ainda paguei para isso. :( :(
Arranquei 3 sisos, 2 deles inclusos.
Editado pela última vez por mais_um em 19/5/2010 0:46, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 18/5/2010 19:04

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:O facto da CGD ter emprestado dinheiro não é o Estado a emprestar a si proprio, já que a CGD, tal como os outros bancos emprestam com o dinheiro que os seus clientes colocam no banco.

Hummm, duvido que os clientes da CGD tenham dinheiro que chegue para todas as necessidades do Banco... obviamente o dinheiro não virá daí, a CGD terá de se financiar lá fora! Podemos dizer que é um negócio, mas sendo uma instituição controlada pelo estado... enfim, também se pode dizer que está a defender os interesses nacionais...

mais_um Escreveu:A forma como o leilão é efectuado não me parece que dê azo a grandes macacadas, mas se foi assim como referiste fico satisfeito por verificar que há concertação para beneficiar o país.

Exacto! De qualquer forma se der para o torto está tudo tramado... a começar pelos bancos! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

artista

Desculpa mas tenho mesmo muito mais que fazer que ler o relatório de contas, se quiseres podes fazer-me um resumo em relação ao que referi anteriormente... não me digas que tudo o que a CGD empresta ou investe é feito com os recursos dos seus clientes!? Tenho praticamente a certeza que isso não pode ser, mas se é é porque afinal há muito dinheiro em Portugal!! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rmachado » 18/5/2010 11:23

LTCM Escreveu:
2010/05/18 10:29
EURO »» O prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, acredita que a solução para os desequilíbrios na Zona Euro passa por uma descida dos salários nos países com menor competitividade da região dado que não podem desvalorizar a moeda. “Nesta altura, os salários na Grécia/Espanha/Portugal/Lituânia/Estónia, etc., precisam de cair entre 20 a 30% face aos salários relativos na Alemanha."

E ele refere-se a quais salários? Visto que de certeza que muitos por cá já são 20% ou mais menos que na Alemanha...

Registado: 24/8/2004 10:42

por LTCM » 18/5/2010 10:31

2010/05/18 10:29
EURO »» O prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, acredita que a solução para os desequilíbrios na Zona Euro passa por uma descida dos salários nos países com menor competitividade da região dado que não podem desvalorizar a moeda. “Nesta altura, os salários na Grécia/Espanha/Portugal/Lituânia/Estónia, etc., precisam de cair entre 20 a 30% face aos salários relativos na Alemanha."
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Marco Martins » 17/5/2010 23:26

António Mendonça diz que Terceira Travessia sobre o Tejo é para avançar
O presidente da câmara do Barreiro, Carlos Humberto, reuniu hoje com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e explicou que a ideia transmitida pelo Governo é que Terceira Travessia sobre o Tejo "é um processo para avançar".
Lusa

O presidente da câmara do Barreiro, Carlos Humberto, reuniu hoje com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e explicou que a ideia transmitida pelo Governo é que Terceira Travessia sobre o Tejo "é um processo para avançar".

"Confirmo que a ideia transmitida é de retomar o processo e abrir um novo concurso. Não pode haver alta velocidade só até ao Poceirão sem a nova ponte e sem ponte não há novo aeroporto", referiu o edil em declarações à agência Lusa.

Na reunião de hoje estiveram também presentes os presidente da câmara de Lisboa, António Costa, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.

Carlos Humberto, que também é o presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, disse que foi explicado que foram razões de ordem financeira a estar na origem do adiamento do processo e da anulação do concurso, mas referiu que foi defendido que a Terceira Travessia rodoferroviária é indispensável para as questões da mobilidade e do ordenamento do território.

"Toda a conversa foi no sentido de que é para avançar com o processo, apesar de não ter sido usada a expressão compromisso. Em relação ao prazo, o que se disse é que o Governo vai trabalhar para que seja lançado o novo concurso em seis meses", referiu.

Carlos Humberto garantiu que vai continuar atento e a acompanhar o processo, pois a ponte só está garantida "quando começar a ser construída".

"Nestas coisas sempre afirmei que é preciso estar atento e acompanhar, é o que tenho feito e vou continuar a fazer. Segundo o ministro e o secretário de estado este é um processo para avançar", concluiu.

O secretário de Estado dos Transportes disse na sexta-feira que o Governo vai anular o concurso para a terceira travessia sobre o Tejo, esperando lançar um novo concurso dentro de seis meses.

O secretário de Estado Correia da Fonseca justificou a anulação do concurso com "a alteração das condições que existiam à data do concurso", de carácter técnico e financeiro, e adiantou que esta decisão vai permitir ao Estado aumentar a comparticipação comunitária no projecto da nova ponte.

"Os fundos comunitários que estavam previstos para o projecto de alta velocidade Lisboa-Porto e Porto-Vigo iriam ser perdidos devido ao facto de ser adiado por dois anos. Para não perdermos [este dinheiro] vamos utilizá-lo na terceira travessia", explicou.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425891

Digam-me que estou a ler mal!!!! :twisted:

Então se querem ir buscar os fundos, façam o TGV no norte e assim existirá um equilíbrio...

Querem o TGV mesmo até à porta e que todos os portugueses paguem isso?!?!!?

PORRA!!!! No Porto nem o comboio de Lisboa até ao centro (S.Bento) temos!!! Quem quer ir de comboio para Lisboa tem de o apanhar em Campanhã!!!

Não brinquem com o povo... matem os políticos, matem os ladrões, matem os incompetentes!!!!

Neste momento sou totalmente a favor da regionalização e que cada região tenha uma Capital!!!!

Abaixo políticos destes que mentem desde sempre e continuam a mentir!!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por mais_um » 17/5/2010 22:40

artista Escreveu:

abraço

artista

http://www.cgd.pt/Corporativo/Informaca ... e-2010.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 17/5/2010 22:10

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

A nova taxa sobre os salários

por btmoreira » 17/5/2010 21:48

Boas!

Gostaria de expor a seguinte dúvida:

- A nova taxa de 1% ou 1,5% que entra em vigor em Julho tem efeitos retroactivos? Isto é, apenas se aplica aos rendimentos após essa data ou no final do ano é que é verificada, sendo taxada a totalidade dos rendimentos obtidos (mesmo antes de Julho)?

Obrigado

Registado: 11/10/2006 22:14

por fatimafaria » 17/5/2010 17:59

rmachado Escreveu:
mais_um Escreveu:
rmachado Escreveu:
Sim, conheço alguns casos do genero, e a desculpa é "Este pelo menos já está do nosso lado"...

Sim e o que decerta forma deixa-me "piurso" é que essas pessoas que o fazem actualemtne (e não são tão poucas como isso) tem alimentação dos filhos na escola de borla, jardim de infancia do estado de borla, etc....é uma autentica chulice!

[quo

A mentalidade dominate é quanto mais sacarmos ao estado, melhor e isso chateia-me, muito mesmo.

Exacto... a minha miúda frequenta o ensino público e anda numa creche... e enfim deve ser das poucas que não tem escalão A e de certeza que muitos que o têm não o deviam ter.

Um dos casos que referia na minha anterior mensagem os miúdos tinham todas as benesses sociais... e curiosmente conseguiam ter uma vivenda, dois carros e etc.. mas ganhavam muito pouco..

Um dos problemas portugueses é que até têm excelentes leis e algumas até bastante progressistas, mas depois fiscalizar e penalizar.. é que népia.

Para mim qq pessoa que se candidata-se a um apoio do estado tinha a vida financeira completamente verificada, mas mesmo toda verificada (qual sigilo bancário, qual que)
Isso já foi assim eu fiz parte de uma associação de pais durante 6 anos e chegámos a denunciar alguns caso desses nomeadamente de empresários da construção civil.
Hoje estéá tudo mais fiscalizado e as pessoas tambem estão muito mais alerta
quanto ás reformas não é bem assim, uma tia minha acabou de se reformas da industria hoteleira onde trabalhou durante 38 anos e areforma dela não chega aos 400,00 euros agora digam me lá como é que se consegue viver com isso
Bem sei que não devemos estar á espera do estado para nos dar tudo por isso mesmo eu decedi sair do país onde trabalhava por conta própria e mal ganhava para pagar á segurança social.
tenho alguns pprs etc... mas descobri que trabalhando aqui a recibo verdes alem de pagar muio enos impostos tenho muito melhores regalias.
Só para verem eu pago á segurança social 2,40£ POR SEMANA independentemente do que ganho.
è claro que con este montante só se tem direito á pensão minima que são cerca de 400,00£ por mês, mas façam as contas e vejam a diferença.
Ah e ainda contribuo para a nossa economia porque ganho aqui mas continuo a investir em portugal. Aqui nada.

Registado: 2/5/2010 8:58

por rmachado » 17/5/2010 17:26

mais_um Escreveu:
rmachado Escreveu:
Sim, conheço alguns casos do genero, e a desculpa é "Este pelo menos já está do nosso lado"...

Sim e o que decerta forma deixa-me "piurso" é que essas pessoas que o fazem actualemtne (e não são tão poucas como isso) tem alimentação dos filhos na escola de borla, jardim de infancia do estado de borla, etc....é uma autentica chulice!

rmachado Escreveu:Agora tb tens reformas miseraveis pq muita gente trabalhou mas na sua altura nem havia descontos... ou nem eram contabilizados.

Pois, não sei como era à 50 anos, mas o meu pai que tem 81 anos, já descontava em 1953, na altura trabalhava na Carris. A minha tia nunca descontou, exceptos os ultimos 10 ou 15 anos para ter direito à reforma minima.

A roubalheira é tão grande que bem recentemente um amigo meu estava queixar-se que tinha que pagar imposto sucessório porque tinha uma tia que para receber o complemento de reforma, deu-lhe a casa e passou o dinheiro que ela tinha para ele, já que ele é o unico herdeiro dela.

E estamos a falar de alguém que tem um rendimento superior 4000€/mês (o meu amigo).

A mentalidade dominate é quanto mais sacarmos ao estado, melhor e isso chateia-me, muito mesmo.

Exacto... a minha miúda frequenta o ensino público e anda numa creche... e enfim deve ser das poucas que não tem escalão A e de certeza que muitos que o têm não o deviam ter.

Um dos casos que referia na minha anterior mensagem os miúdos tinham todas as benesses sociais... e curiosmente conseguiam ter uma vivenda, dois carros e etc.. mas ganhavam muito pouco..

Um dos problemas portugueses é que até têm excelentes leis e algumas até bastante progressistas, mas depois fiscalizar e penalizar.. é que népia.

Para mim qq pessoa que se candidata-se a um apoio do estado tinha a vida financeira completamente verificada, mas mesmo toda verificada (qual sigilo bancário, qual que)

por Tridion » 17/5/2010 17:23

"Isto não é um país, é um sítio e ainda por cima mal frequentado." Eça de Queiroz

:? :? :?

Registado: 13/5/2010 17:53

por mais_um » 17/5/2010 17:16

rmachado Escreveu:

rmachado Escreveu:Agora tb tens reformas miseraveis pq muita gente trabalhou mas na sua altura nem havia descontos... ou nem eram contabilizados.

Pois, não sei como era à 50 anos, mas o meu pai que tem 81 anos, já descontava em 1953, na altura trabalhava na Carris. A minha tia nunca descontou, exceptos os ultimos 10 ou 15 anos para ter direito à reforma minima.

A roubalheira é tão grande que bem recentemente um amigo meu estava queixar-se que tinha que pagar imposto sucessório porque tinha uma tia que para receber o complemento de reforma, deu-lhe a casa e passou o dinheiro que ela tinha para ele, já que ele é o unico herdeiro dela.

E estamos a falar de alguém que tem um rendimento superior 4000€/mês (o meu amigo).

por rmachado » 17/5/2010 16:52

mais_um Escreveu:
fafite Escreveu: mas num país onde um trabalhador ao fim de 40 anos de tabalho recebe uma reforma de 300,00 euros, isto é no ´minímo vergonhoso.

Pois, eu também acho vergonhoso porque significa que o trabalhador andou a fugir aos impostos muitos anos. :roll: :roll: :roll:

Essa historia é mais um mito urbano nacional, quem descontou 40 anos e reformou-se aos 65 anos tem um valor superior de reforma (+ de 400€).

A tua reforma é calculada em função dos teus descontos, se descontaste pouco, a reforma é baixa, se descontaste muito a tua reforma é alta. Por isso não se queixem das reformas "baixas" quanod muitas das pessoas passara a vida a declarar menos do que ganhavam.

Agora tb tens reformas miseraveis pq muita gente trabalhou mas na sua altura nem havia descontos... ou nem eram contabilizados.

por mfsr1980 » 17/5/2010 16:49

As contas da Segurança Social deviam ser públicas, aliás todos os organismos do (diz-se que é uma espécie de Dona Branca) Estado.
Eu estou convencido que o dinheiro que agora diz-se que falta, foi desbaratado.

Registado: 3/5/2007 13:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Mar58, TTM62 e 64 visitantes