Brisa - Tópico Geral
Brisa vai acabar com operadores nas portagens e propõe rescisão a 1280 trabalhadores
24.05.2010 - 08:34 Por PÚBLICO
A partir de Junho a Brisa vai começar a substituir os trabalhadores que estão nas portagens por máquinas, revela o Jornal de Negócios.
A automatização será feita de forma gradual e em paralelo a concessionária avança com um processo de rescisões voluntárias a 1280 operadores. Segundo o diário, a concessionária tem previstas medidas de apoio à criação do próprio emprego, formação e “outplacement” para ajudar a colocar no mercado de trabalho os colaboradores dispensados.
O projecto de automatização vai abranger toda a rede de auto-estradas em Portugal, num total de 1160 quilómetros de extensão. O sistema já estava a ser testado desde 2008, altura em que a empresa liderada por Vasco de Mello instalou 24 máquinas de cobrança na A17. O chamado “Via Manual” foi também implementado em Fevereiro deste ano na A15.
24.05.2010 - 08:34 Por PÚBLICO
A partir de Junho a Brisa vai começar a substituir os trabalhadores que estão nas portagens por máquinas, revela o Jornal de Negócios.
A automatização será feita de forma gradual e em paralelo a concessionária avança com um processo de rescisões voluntárias a 1280 operadores. Segundo o diário, a concessionária tem previstas medidas de apoio à criação do próprio emprego, formação e “outplacement” para ajudar a colocar no mercado de trabalho os colaboradores dispensados.
O projecto de automatização vai abranger toda a rede de auto-estradas em Portugal, num total de 1160 quilómetros de extensão. O sistema já estava a ser testado desde 2008, altura em que a empresa liderada por Vasco de Mello instalou 24 máquinas de cobrança na A17. O chamado “Via Manual” foi também implementado em Fevereiro deste ano na A15.
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Tb acho que estes tipos não sabem fazer contas... Por 6,5€ vendo já as minhas!

Centimos Escreveu:Estão muito enganados!
A Brisa deve estar quase falida! Vejo muitos automóveis a pagar com cartão sem cobertura; a Via verde consome muita electricidade; e os dividendos que recebeu do Brasil foi em Obrigações gregas. Ainda por cima agora está a entrar no negócio dos portos marítimos.
Ela vale ainda menos do que o BCP.
Heiii... só agora reparei que hoje já comprei Brisa e eu apenas queria um ambientador!
Cumps
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Estão muito enganados!
A Brisa deve estar quase falida! Vejo muitos automóveis a pagar com cartão sem cobertura; a Via verde consome muita electricidade; e os dividendos que recebeu do Brasil foi em Obrigações gregas. Ainda por cima agora está a entrar no negócio dos portos marítimos.
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Cumps
A Brisa deve estar quase falida! Vejo muitos automóveis a pagar com cartão sem cobertura; a Via verde consome muita electricidade; e os dividendos que recebeu do Brasil foi em Obrigações gregas. Ainda por cima agora está a entrar no negócio dos portos marítimos.
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Eles tiveram esse valor escrito, mas já foi corrigido. Não faria muito sentido ter esse PT e entrar na lista da UBS agora.
O UBS tem uma recomendação de “comprar” e um preço-alvo de 8 euros para as acções da Brisa.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425233[/b][/i]
Ao fim de 4 anos fiz o meu primeiro post!

O UBS tem uma recomendação de “comprar” e um preço-alvo de 8 euros para as acções da Brisa.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425233[/b][/i]
Ao fim de 4 anos fiz o meu primeiro post!
pdcarrico Escreveu:Possivelmente é gralha.
No economico vem que o target para a brisa é de 8 euros.
http://economico.sapo.pt/noticias/brisa ... 89419.html
Só podia, já alteraram no JdN tb...
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Possivelmente é gralha.
No economico vem que o target para a brisa é de 8 euros.
http://economico.sapo.pt/noticias/brisa ... 89419.html
No economico vem que o target para a brisa é de 8 euros.
http://economico.sapo.pt/noticias/brisa ... 89419.html
Alguem me pode confirmar que o PT da UBS de 5,31 está correcto? Não será gralha?
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425233
Small caps"
Brisa na lista das 20 empresas preferidas do UBS
A Brisa entrou este mês para a lista das 20 empresas preferidas do UBS. Para a casa de investimento, as acções da concessionária "oferecem um elevado valor".
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
A Brisa entrou este mês para a lista das 20 empresas europeias de pequena e média dimensão preferidas do UBS. Para a casa de investimento, as acções da concessionária “oferecem um elevado valor”.
Numa nota de “research”, o UBS avança que este mês adicionou à sua lista a Brisa, a Amlin e a Renishaw.
A casa de investimento explica que Portugal tem estado “na ribalta” devido aos problemas com o défice mas o facto da Brisa ter desvalorizado 20% no mês passado e de estar perto de mínimos de dez anos faz com o UBS acredite que as acções da concessionária “oferecem um valor elevado e um perfil seguro” em termos de resultados.
O "dividend yield" nos 6% “está assegurado na nossa visão pela geração de ‘cash flow’ e pelo facto de não ter que reembolsar dívida no curto prazo”.
Além disso, o tráfego “é sólido apesar das preocupações macroeconómicas”.
O UBS tem uma recomendação de “comprar” e um preço-alvo de 5,31 euros para as acções da Brisa
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425233
Small caps"
Brisa na lista das 20 empresas preferidas do UBS
A Brisa entrou este mês para a lista das 20 empresas preferidas do UBS. Para a casa de investimento, as acções da concessionária "oferecem um elevado valor".
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Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
A Brisa entrou este mês para a lista das 20 empresas europeias de pequena e média dimensão preferidas do UBS. Para a casa de investimento, as acções da concessionária “oferecem um elevado valor”.
Numa nota de “research”, o UBS avança que este mês adicionou à sua lista a Brisa, a Amlin e a Renishaw.
A casa de investimento explica que Portugal tem estado “na ribalta” devido aos problemas com o défice mas o facto da Brisa ter desvalorizado 20% no mês passado e de estar perto de mínimos de dez anos faz com o UBS acredite que as acções da concessionária “oferecem um valor elevado e um perfil seguro” em termos de resultados.
O "dividend yield" nos 6% “está assegurado na nossa visão pela geração de ‘cash flow’ e pelo facto de não ter que reembolsar dívida no curto prazo”.
Além disso, o tráfego “é sólido apesar das preocupações macroeconómicas”.
O UBS tem uma recomendação de “comprar” e um preço-alvo de 5,31 euros para as acções da Brisa
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Peço desculpa pelo meu comentário,
mas adorei o comentário anterior. Revestido de ironia e em forma de canção de amor.
Realmente a Brisa tem uma péssima estratégia, investe em paises pequenos. Brasil é Amazónia e pouco mais... quando é que alguém vai passar de carro pela Amazónia?!
mas adorei o comentário anterior. Revestido de ironia e em forma de canção de amor.
Realmente a Brisa tem uma péssima estratégia, investe em paises pequenos. Brasil é Amazónia e pouco mais... quando é que alguém vai passar de carro pela Amazónia?!
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Brasil
I just call to say...
Só para lembrar que dentro de dias vai ser inaugurada a primeira linha de metro da América Latina sem condutor. Isto é, completamente automática. Vai funcionar nessa pequena cidadezinha que é São Paulo, Brasil. A sua exploração vai ser realizada pela CCR, uma pequena empresa que controla o maior número de Kms em auto-estradas nesse pequenino país que é o Brasil. Já agora a Brisa tem uns minúsculos 16 por cento dessa empresa.
... love you!
Cumps
Só para lembrar que dentro de dias vai ser inaugurada a primeira linha de metro da América Latina sem condutor. Isto é, completamente automática. Vai funcionar nessa pequena cidadezinha que é São Paulo, Brasil. A sua exploração vai ser realizada pela CCR, uma pequena empresa que controla o maior número de Kms em auto-estradas nesse pequenino país que é o Brasil. Já agora a Brisa tem uns minúsculos 16 por cento dessa empresa.
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Antes de mais quero agradecer ao Ulisses pelos comentários simpáticos.
Flugufrelsarinn, o efeito das scuts penso que vai ser marginal. Penso que varia entre 1 e 3%.
Isso só por si não justifica este PER monstruoso. A Brisa sempre teve historicamente um PER elevado. Mas temos que relembrar que antes, as perspectivas de crescimento eram diferentes do que são actualmente. Agora é impensável fazer mais uma autoestrada que seja, ou pensar num aumento considerável do parque automóvel...
Flugufrelsarinn, o efeito das scuts penso que vai ser marginal. Penso que varia entre 1 e 3%.
Isso só por si não justifica este PER monstruoso. A Brisa sempre teve historicamente um PER elevado. Mas temos que relembrar que antes, as perspectivas de crescimento eram diferentes do que são actualmente. Agora é impensável fazer mais uma autoestrada que seja, ou pensar num aumento considerável do parque automóvel...
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
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Champignon Escreveu:pocoyo Escreveu:Champignon Escreveu:Acho que a Brisa vale consideravelmente menos do que o valor que está cotada actualmente.
No entanto, isso não quer dizer que não hajam ressaltos de curto prazo. Essa análise já não é tanto a minha área.
As cotações a longo prazo tendem a ajustar ao seu valor fundamental, mas os mercados são feitos de momentum, e não seguem em linha recta.
És o Mr Pontes?![]()
Ahahaha!
Eu dou espaços entre os parágrafos e uso letras minúsculas

Antes de mais gostava de agradecer ao Champignon
a análise que fez acerca da Brisa! Simples e muito bem explicada...
Concordo que também tem um PER um pouco alto.
Gostava de pereguntar se não achas que esse PER elevado possa ser pela expectativa das SCUTS (principalmente a A29, mas não escluindo também a A28)?
Eu uso a A29 (e faço-a toda) todos os dias apenas porque é gratuita, sei bem que a A1 é muito mais directa e mais rápida.
Um dia porque ouvi um acidente no rádio fui pela A1 e aquilo estava completamente desolado, além que do Porto à Feira muitas vezes ando na A29 a velocidades permitidas em nacionais pois a via esta sobrecarregada...
Daí perguntar-te se esse PER se pode justificar por isto???
E sim estou de olho nela...
a análise que fez acerca da Brisa! Simples e muito bem explicada...
Concordo que também tem um PER um pouco alto.
Gostava de pereguntar se não achas que esse PER elevado possa ser pela expectativa das SCUTS (principalmente a A29, mas não escluindo também a A28)?
Eu uso a A29 (e faço-a toda) todos os dias apenas porque é gratuita, sei bem que a A1 é muito mais directa e mais rápida.
Um dia porque ouvi um acidente no rádio fui pela A1 e aquilo estava completamente desolado, além que do Porto à Feira muitas vezes ando na A29 a velocidades permitidas em nacionais pois a via esta sobrecarregada...
Daí perguntar-te se esse PER se pode justificar por isto???
E sim estou de olho nela...

pocoyo Escreveu:Champignon Escreveu:Acho que a Brisa vale consideravelmente menos do que o valor que está cotada actualmente.
No entanto, isso não quer dizer que não hajam ressaltos de curto prazo. Essa análise já não é tanto a minha área.
As cotações a longo prazo tendem a ajustar ao seu valor fundamental, mas os mercados são feitos de momentum, e não seguem em linha recta.
És o Mr Pontes?![]()
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Champignon Escreveu:Acho que a Brisa vale consideravelmente menos do que o valor que está cotada actualmente.
No entanto, isso não quer dizer que não hajam ressaltos de curto prazo. Essa análise já não é tanto a minha área.
As cotações a longo prazo tendem a ajustar ao seu valor fundamental, mas os mercados são feitos de momentum, e não seguem em linha recta.
És o Mr Pontes?


Acho que a Brisa vale consideravelmente menos do que o valor que está cotada actualmente.
No entanto, isso não quer dizer que não hajam ressaltos de curto prazo. Essa análise já não é tanto a minha área.
As cotações a longo prazo tendem a ajustar ao seu valor fundamental, mas os mercados são feitos de momentum, e não seguem em linha recta.
No entanto, isso não quer dizer que não hajam ressaltos de curto prazo. Essa análise já não é tanto a minha área.
As cotações a longo prazo tendem a ajustar ao seu valor fundamental, mas os mercados são feitos de momentum, e não seguem em linha recta.
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Não interessa apenas o valor... mas sim como são obtidos. E neste caso não foi através do seu negócio, mas sim através de resultados financeiros e custos operacionais.
Quanto a serem mais fracos no 1º trimestre? Claro que são mais baixos pelo factor sazonalidade. Mas isso o mercado já sabe e descontou, caso contrário estariam a descer 10%.
Repara no que disse na minha análise:
Mas então os descontos dos últimos dias não contam?
[/quote] E uma queda ou subida de 2% num dia é completamente irrelevante para o futuro da empresa. Não há que tentar procurar justificações de valor, com mudanças de pouca amplitude num dia.[/quote]
Sim, até porque ontem subiu em contra ciclo com o PSI20, mas acho que a descida de hoje pode por em causa um possível rebound ou perder vigor. Que achas?
Um abraço.
Quanto a serem mais fracos no 1º trimestre? Claro que são mais baixos pelo factor sazonalidade. Mas isso o mercado já sabe e descontou, caso contrário estariam a descer 10%.
Repara no que disse na minha análise:
Como eu esperava, não apresentou qualquer aumento na "venda do seu produto" que são resultantes do tráfego. Isto porque é um mercado saturado e sem qualquer possibilidade de crescimento. A realidade é que não existem mais "potenciais clientes". Quanto muito pode haver diminuição devido a inúmeros factores que todos conhecemos.
O aumento de lucros que se fala na imprensa, foi devido a resultados financeiros e corte de custos operacionais. Tudo isso não se pode cortar para sempre e há um limite. Logo são efeitos não recorrentes.
Mas então os descontos dos últimos dias não contam?
[/quote] E uma queda ou subida de 2% num dia é completamente irrelevante para o futuro da empresa. Não há que tentar procurar justificações de valor, com mudanças de pouca amplitude num dia.[/quote]
Sim, até porque ontem subiu em contra ciclo com o PSI20, mas acho que a descida de hoje pode por em causa um possível rebound ou perder vigor. Que achas?
Um abraço.
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Mac123 Escreveu:O que eu quero dizer é que com as últimas desvalorizações que teve (~20%) não foram nada pequenas comparando com a média do PSI20, penso que estes resultados não justificam a queda de hoje, pelo contrário. Os resultados apesar de tudo foram fracos, mas ainda assim representam um aumento relativamente ao periodo homólogo. Não esquecer que os resultados do 1Q são sempre os mais baixos comparativamente com os restantes trimestes.
Um abraço e BN
Não interessa apenas o valor... mas sim como são obtidos. E neste caso não foi através do seu negócio, mas sim através de resultados financeiros e custos operacionais.
Quanto a serem mais fracos no 1º trimestre? Claro que são mais baixos pelo factor sazonalidade. Mas isso o mercado já sabe e descontou, caso contrário estariam a descer 10%.
Repara no que disse na minha análise:
Como eu esperava, não apresentou qualquer aumento na "venda do seu produto" que são resultantes do tráfego. Isto porque é um mercado saturado e sem qualquer possibilidade de crescimento. A realidade é que não existem mais "potenciais clientes". Quanto muito pode haver diminuição devido a inúmeros factores que todos conhecemos.
O aumento de lucros que se fala na imprensa, foi devido a resultados financeiros e corte de custos operacionais. Tudo isso não se pode cortar para sempre e há um limite. Logo são efeitos não recorrentes.
E uma queda ou subida de 2% num dia é completamente irrelevante para o futuro da empresa. Não há que tentar procurar justificações de valor, com mudanças de pouca amplitude num dia.
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Resultados da Brisa demonstram "bom controlo dos custos operacionais"
Os analistas do BPI emitiram um comentário aos resultados da Brisa, e referem que a concessionária está a atravessar um período muito difícil ,em que uma maior quebra do EBITDA foi evitada pelo "bom controlo dos custos operacionais".
Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt
Os analistas do BPI emitiram um comentário aos resultados da Brisa, e referem que a concessionária está a atravessar um período “muito difícil”, em que uma maior quebra do EBITDA foi evitada pelo “bom controlo dos custos operacionais”.
Os analistas mantêm a recomendação de “comprar” os títulos da concessionária, que reflecte a avaliação de 9,1 euros para os mesmos. Um preço-alvo que confere um potencial de valorização de 77% à cotada.
…
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=422733
Os analistas do BPI emitiram um comentário aos resultados da Brisa, e referem que a concessionária está a atravessar um período muito difícil ,em que uma maior quebra do EBITDA foi evitada pelo "bom controlo dos custos operacionais".
Hugo Paula
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Os analistas do BPI emitiram um comentário aos resultados da Brisa, e referem que a concessionária está a atravessar um período “muito difícil”, em que uma maior quebra do EBITDA foi evitada pelo “bom controlo dos custos operacionais”.
Os analistas mantêm a recomendação de “comprar” os títulos da concessionária, que reflecte a avaliação de 9,1 euros para os mesmos. Um preço-alvo que confere um potencial de valorização de 77% à cotada.
…
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=422733
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O que eu quero dizer é que com as últimas desvalorizações que teve (~20%) não foram nada pequenas comparando com a média do PSI20, penso que estes resultados não justificam a queda de hoje, pelo contrário. Os resultados apesar de tudo foram fracos, mas ainda assim representam um aumento relativamente ao periodo homólogo. Não esquecer que os resultados do 1Q são sempre os mais baixos comparativamente com os restantes trimestes.
Um abraço e BN
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Mac123 Escreveu:Ainda não não chegou a tareia...
As quedas dos ultimos dias não justifica a queda de hoje. Apesar dos resultados, já esta mais que descontado.![]()
Um abraço e BN
Não percebi. Podes explicar melhor MAc123?
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JMLF, eu não acredito que vão descer em linha recta. Vai haver movimentações de curto prazo nos dois sentidos, pois o mercado é feito de momentum.
Mas,no longo prazo, as acções tendem a reflectir o seu valor fundamental. É óbvio que os fundamentais também são dinâmicos, e caso haja alguma mudança significativa na Brisa esta análise terá que ser refeita.
No entanto, tendo em conta o modelo de negócio e perspectivas de crescimento parece-me um cenário pouco provável...
Mas,no longo prazo, as acções tendem a reflectir o seu valor fundamental. É óbvio que os fundamentais também são dinâmicos, e caso haja alguma mudança significativa na Brisa esta análise terá que ser refeita.
No entanto, tendo em conta o modelo de negócio e perspectivas de crescimento parece-me um cenário pouco provável...
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Apesar de em 14/04 existirem, a avaliar pelo forum, alguns investidores com vontade de ir ao dividendo, o facto é que nos dias que antecederam o ex dividendo ela nunca subiu, pelo contrario, com ex dividendo a 21/04, ela veio de 6.58 em 15/04, a 6.42 em 20/04, para 5.15 ontem, descontando quase 5 vezes o valor do dividendo.
Os mercados não ajudaram, mas quando uma acção naqueles dias que precederam o ex dividendo, que até foram positivos, não mexe a não ser para baixo, algo está errado, na minha humilde opinião.
Melhores dias virão para os longos.
Os mercados não ajudaram, mas quando uma acção naqueles dias que precederam o ex dividendo, que até foram positivos, não mexe a não ser para baixo, algo está errado, na minha humilde opinião.
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