CFDs de indice em vez de acções
BePatience Escreveu:Boa noite,
Já agora aproveito este tópico para recolher algumas opiniões relativas ao comportamento dos Índices.
Gostaria de saber qual a vossa opinião, no que diz respeito à análise de índices através da AT. Nós temos tendência em analisar os índices como se fosse uma acção e a verdade é que os índices têm um comportamento que respeita de uma forma interessante os suportes, resistências e linhas de tendência.
A minha duvida está no seguinte: se as variações das cotações de uma acção são resultado da relação procura/oferta e são os títulos das empresas que compõem (ponderadamente) o respectivo índice e o fazem oscilar, como é possível os valores dos índices respeitarem tão milimetricamente a AT, tendo em conta que no casos dos índices não é a Procura/oferta que determina o seu valor.
Obrigada
Uma bela questão.
Não te sei dar uma resposta simples e objectiva, pelo que vou aguardar pela opinião dos demais.
Ah, as taxas de juro são baixas. Pensava que ia levar com taxas de 20% anuais, assim está bem Porque eu penso ficar com posições abertas até 4-5 meses, o tempo que deve demorar de uma correcção à outra...
Tosh,
Não é bem assim.
Pegando num exemplo simples sem ligar a margens e paridades.
Pensa no IND: 10000 pontos = 10000€.
10000€*5%= 500€
No prazo de um ano os primeiros 500 pontos eram por conta da casa, isto se fosse na direcção por ti escolhida.
Daí eu ter muita dificuldade em usar os cfd,s numa lógica de médio longo prazo.
In God we trust, all others bring data.
Quico Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Nos cfd´s sobre índices a rendibilidade é a percentagem que sobe desce ou são euros por ponto de índice?
Por exemplo, posso determinar que queri 10 euros por ponto de índice no cac 40?
Na gobulling qual é o spread praticado?
Obrigado
No CAC40, um ponto corresponde a 1€.
O spread anda actualmente à volta dos 7 pontos.
Mas cuidado... O índice anda nos 3700, ou seja, andas a brincar com 3700€ por unidade (nunca esquecer).
Se me permites a sugestão, podes usar um CFD sobre um ETF chamado CAC:xpar (da Lyxor) que mimetiza o CAC40 e vale apenas 37€ (ou à volta disso). Só que actualmente não deixam shortar...![]()
Abraço.
Obrigado Quico.
Não percebi o porque do cuidado, ou seja, mesmo que caia 100 pontos, se ele estiver a 3700 e eu vender fico com 3700-100.
Agora um spread de 7 pontos parece-me muito, ou seja, pago 7 euros quando compro e 7 euros quando vendo... é muita massa...
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Nos cfd´s sobre índices a rendibilidade é a percentagem que sobe desce ou são euros por ponto de índice?
Por exemplo, posso determinar que queri 10 euros por ponto de índice no cac 40?
Na gobulling qual é o spread praticado?
Obrigado
No CAC40, um ponto corresponde a 1€.
O spread anda actualmente à volta dos 7 pontos.
Mas cuidado... O índice anda nos 3700, ou seja, andas a brincar com 3700€ por unidade (nunca esquecer).
Se me permites a sugestão, podes usar um CFD sobre um ETF chamado CAC:xpar (da Lyxor) que mimetiza o CAC40 e vale apenas 37€ (ou à volta disso). Só que actualmente não deixam shortar...

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
helderjsm Escreveu:Os CFD's não são sinónimo de alavancagem. Essa é uma das vantagens (ou desvantagens) dos CFD's.
A partir do momento em que nunca estive investido com mais valor nominal do que aquilo que tenho na conta da Gobulling então considero que nunca estive alavancado.
Aliás neste momento até tenho menos de metade do dinheiro da conta da GoBulling em CFD's (o resto está liquido). Com a incerteza dos mercados quero minimizar os riscos.
Se vires aqui a definição de alavancagem vês porque digo que não estou alavancado mesmo estando em conta margem.
Ok percebi a ideia e obrigado pelo link helderjsm

Quico Escreveu:
A resposta é desalavancando! Se tens 1000€ para investir, ninguém te obriga a os pôr todos em risco.
Em termos simplistas, é assim: imagina uma acção que está a cotar a 1€. Se queres arriscar 1000€, compras 1000 acções.
Imagina agora que o queres fazer via CFD's. Compras 1000 unidades; ponto final. Se a alavancagem do CFD for 1 para 10, isso significa que só vais ter 100€ ocupados e poderias usar os restantes 900€ noutros títulos. MAS, SE NÃO MEXERES NO DINHEIRO FICAS COMO SE ESTIVESSES EM ACÇõES, ou seja estás a correr o mesmíssimo risco que se estivesses em acções. Assim não estás a alavancar!
O "mal" é que o "xico esperto" chega e diz: "Eh lá! Se tenho 1000€, com esta alavancagem compro antes 10000 unidades; assim multiplico o lucro por 10!!!" Pois, mas se tiver uma perda, também a multiplica por 10!!! ...e não tarda nada ainda tem que dar à corretora mais dinheiro que os 1000€ que lá meteu... Capice?!
Abraço.
Capiquei sim senhor !

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Re: CFDs de indice em vez de acções
BULIM123 Escreveu:Acho que as Acçoes não desaparecem, desvalorizam, os CFDs acho que existe risco de se evaporarem.
Se estiver enganado corrijam-me, Obrigado.
Evaporar?

CFD's = Contracts For Diference. CFD's sobre acções quer dizer que ao comprar 1000 CFD's estás literalmente a comprar 1000 acções. A diferença é que quem as compra é o Market Maker. No final do trade pagas ou recebes a diferença.
Mas efectivamente as ordens de CFD's são traduzidas em ordens de Acções. Basta ver o orderbook para perceber que as tuas ordens são lá colocadas e executadas.
Quico Escreveu:Tosh5457 Escreveu:O que queria saber é o porquê de haver muito mais gente a negociar acções do que CFD's de índice (pelo menos é a impressão que tenho).
Pior que isso: eu gostava era de saber porque há mais gente a negociar acções quando podem negociar CFD's dessas mesmas acções (com as vantagens inerentes).
Acho que as Acçoes não desaparecem, desvalorizam, os CFDs acho que existe risco de se evaporarem.
Se estiver enganado corrijam-me, Obrigado.
yabadoo Escreveu:Desculpa a ignorancia mas como podes usar CFDs sem alavancagem ? Não é uma coisa obrigatória, com um valor definido para cada activo pela correctora ?
Podes controlar o valor da alavancagem ou da exposição ?
A resposta é desalavancando! Se tens 1000€ para investir, ninguém te obriga a os pôr todos em risco.
Em termos simplistas, é assim: imagina uma acção que está a cotar a 1€. Se queres arriscar 1000€, compras 1000 acções.
Imagina agora que o queres fazer via CFD's. Compras 1000 unidades; ponto final. Se a alavancagem do CFD for 1 para 10, isso significa que só vais ter 100€ ocupados e poderias usar os restantes 900€ noutros títulos. MAS, SE NÃO MEXERES NO DINHEIRO FICAS COMO SE ESTIVESSES EM ACÇõES, ou seja estás a correr o mesmíssimo risco que se estivesses em acções. Assim não estás a alavancar!
O "mal" é que o "xico esperto" chega e diz: "Eh lá! Se tenho 1000€, com esta alavancagem compro antes 10000 unidades; assim multiplico o lucro por 10!!!" Pois, mas se tiver uma perda, também a multiplica por 10!!! ...e não tarda nada ainda tem que dar à corretora mais dinheiro que os 1000€ que lá meteu... Capice?!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Os CFD's não são sinónimo de alavancagem. Essa é uma das vantagens (ou desvantagens) dos CFD's.
A partir do momento em que nunca estive investido com mais valor nominal do que aquilo que tenho na conta da Gobulling então considero que nunca estive alavancado.
Aliás neste momento até tenho menos de metade do dinheiro da conta da GoBulling em CFD's (o resto está liquido). Com a incerteza dos mercados quero minimizar os riscos.
Se vires aqui a definição de alavancagem vês porque digo que não estou alavancado mesmo estando em conta margem.
helderjsm Escreveu:Solução CFD's. Sem alavancagem, mas mesmo assim as comissões justificam os meios. Por outro lado se a coisa estiver a correr bem e quiser abrir mais posições do que o capital permite então não há problema porque estou a usar apenas uma margem. E para além disso os cfd's permitem-me fazer shorts o que permite equilibrar a carteira em dias de subidas e ou descidas fortes.
Desculpa a ignorancia mas como podes usar CFDs sem alavancagem ? Não é uma coisa obrigatória, com um valor definido para cada activo pela correctora ?
Podes controlar o valor da alavancagem ou da exposição ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Caro bEMdISPOSTO:
Cuidado! (...cuidado mais para que te lê, do que para ti próprio, que saberás o que andas a fazer.)
Não ensines "contrabrecar" a 120 km/h a quem ainda não conseguiu engatar a primeira.
Para além do mais, até os ases do volante acabam mais tarde ou mais cedo por se estampar...
Abraço.
Cuidado! (...cuidado mais para que te lê, do que para ti próprio, que saberás o que andas a fazer.)
Não ensines "contrabrecar" a 120 km/h a quem ainda não conseguiu engatar a primeira.
Para além do mais, até os ases do volante acabam mais tarde ou mais cedo por se estampar...

Abraço.
Quico Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Quais sao as vantagens inerentes aso cfd´s?
Desculpa a ignorancia...
O Supermann já explicou o principal: se comprares uma pequena quantidade de títulos pagas uma comissão que tem um grande peso; via CFD's "pagas" um spread que é proporcional ao tamanho da posição (pequena). Claro que se quiseres comprar uma grande quantidade a situação inverte-se, e aí é melhor negociar acções directamente.
Outra vantagem é muitos deles permitirem posições curtas, mesmo em mercados como o nosso, em que não podes "shortar" acções directamente.
DESVANTAGEM IMPORTANTE: sobretudo para principiantes "gulosos"... pode-se "alavancar" fortemente o investimento. E isso pode ser a morte do artista. Mas é apenas uma questão de disciplina...Sr_SNiper Escreveu:Alguem me pode dizer que comissões tenho ao negociar cfd´s de índices no gobulling pro? e como funciona para por exemplo o índice sp500? existe um valor por ponto de índice? existe uma comissão fixa para a compra e venda??
obrigado
Em muitas acções e índices da Euronext não tens comissões (há apenas um spread).
Noutros mercados, pagas determinadas comissões (p.ex. 15 USD) para pequenas posições, mas que desaparecem quando as posições são maiores.
Abraço.
Cá vai uma vantagem do caraças nos CFD's:
Se compras acções de uma empresa e ela cai muito, tás entalado! Mas se em vez disso comprasses igual nº de CFD's, ainda tinhas margem para comprar mais um bocado mais abaixo! e se caísse mais, ainda tinhas margem (se é que só tinhas comprado antes UM BOCADO APENAS) para ir comprar mais. Ou seja, a cena de baixar o preço médio não dá com acções, mas dá com CFD's desde que não gastes a margem logo nos primeiros negócios - com alguma habilidade e critério razoável, podes criar n patamares sem que a margem estoure.

Abraço!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Boas.
Também eu de há uns tempos para cá tenho vindo a negociar em CFD's. Razão?
Acima de tudo estou a treinar com pouco capital para ganhar disciplina nos trades. O meu primeiro negócio em bolsa correu e está a correr mal por isso preferi aprender a negociar em bolsa antes de meter mais dinheiro.
Inicialmente estava a abrir posições com acções normais por causa das comissões. Dei-me bem em alguns trades especialmente na Alcatel, mas depois já estava a perder grande parte dos ganhos e achei melhor mudar de estratégia. Como é óbvio achei melhor começar a diversificar os trades. No entanto com pouco dinheiro deixa de se justificar os custos de comissões fixas. Para além disso sempre tive em mente e se enquanto estou 100% investido encontrar uma boa oportunidade o que vou fazer?
Solução CFD's. Sem alavancagem, mas mesmo assim as comissões justificam os meios. Por outro lado se a coisa estiver a correr bem e quiser abrir mais posições do que o capital permite então não há problema porque estou a usar apenas uma margem. E para além disso os cfd's permitem-me fazer shorts o que permite equilibrar a carteira em dias de subidas e ou descidas fortes.
Espero ter contribuído em alguma coisa.
Também eu de há uns tempos para cá tenho vindo a negociar em CFD's. Razão?
Acima de tudo estou a treinar com pouco capital para ganhar disciplina nos trades. O meu primeiro negócio em bolsa correu e está a correr mal por isso preferi aprender a negociar em bolsa antes de meter mais dinheiro.
Inicialmente estava a abrir posições com acções normais por causa das comissões. Dei-me bem em alguns trades especialmente na Alcatel, mas depois já estava a perder grande parte dos ganhos e achei melhor mudar de estratégia. Como é óbvio achei melhor começar a diversificar os trades. No entanto com pouco dinheiro deixa de se justificar os custos de comissões fixas. Para além disso sempre tive em mente e se enquanto estou 100% investido encontrar uma boa oportunidade o que vou fazer?
Solução CFD's. Sem alavancagem, mas mesmo assim as comissões justificam os meios. Por outro lado se a coisa estiver a correr bem e quiser abrir mais posições do que o capital permite então não há problema porque estou a usar apenas uma margem. E para além disso os cfd's permitem-me fazer shorts o que permite equilibrar a carteira em dias de subidas e ou descidas fortes.
Espero ter contribuído em alguma coisa.

Sr_SNiper Escreveu:Quais sao as vantagens inerentes aso cfd´s?
Desculpa a ignorancia...
O Supermann já explicou o principal: se comprares uma pequena quantidade de títulos pagas uma comissão que tem um grande peso; via CFD's "pagas" um spread que é proporcional ao tamanho da posição (pequena). Claro que se quiseres comprar uma grande quantidade a situação inverte-se, e aí é melhor negociar acções directamente.
Outra vantagem é muitos deles permitirem posições curtas, mesmo em mercados como o nosso, em que não podes "shortar" acções directamente.
DESVANTAGEM IMPORTANTE: sobretudo para principiantes "gulosos"... pode-se "alavancar" fortemente o investimento. E isso pode ser a morte do artista. Mas é apenas uma questão de disciplina...
Sr_SNiper Escreveu:Alguem me pode dizer que comissões tenho ao negociar cfd´s de índices no gobulling pro? e como funciona para por exemplo o índice sp500? existe um valor por ponto de índice? existe uma comissão fixa para a compra e venda??
obrigado
Em muitas acções e índices da Euronext não tens comissões (há apenas um spread).
Noutros mercados, pagas determinadas comissões (p.ex. 15 USD) para pequenas posições, mas que desaparecem quando as posições são maiores.
Abraço.
Tosh5457 Escreveu:Faço um excepção á IG que têm conta cá e bons spreads mas cobra comissões para qualquer valor.
Sabes quais são as taxas de juro que cobram? Em índices não cobram comissões e como dizes os spreads são bons, agora só me falta saber se vale a pena tendo em conta as taxas de juro.
Eu negoceio índices através de cfd,
tal como o Quico não vejo desvantagens nos cfd em relação às acções,
nos trades de curto/ médio prazo a taxa de juro não tem qualquer materialidade .( taxas de juro entre 2 a 5 % anuais )
A taxa depende da moeda em que estás investindo, nesta altura penso que a taxa mais elevada será aplicada aos activos em AUD , o que faz sentido uma vez a taxa de referencia do Banco da Austrália é muito superior às taxas europeias.
Só para teres uma ideia da relação de valores fica o meu ultimo trade no Aex :
Entrada curta na quebra dos 340
Target nos 330 ( 61,80 Fib )
Ganho 10 eur
Juro 2 cêntimos dia
Repara que 2 cêntimos de juros por dia(por cada contrato ) não tiveram para mim qualquer influencia na elaboração do trade.
A alavancagem e os stops esses sim são determinantes.
- Anexos
-
- trade aex.jpg (104.71 KiB) Visualizado 2304 vezes
- Registado: 14/1/2008 0:05
mapaman Escreveu:Gostava de saber como é que proteges um trade contra um gap de 10%?
Respondo-te fazendo-te exactamente a mesma pergunta: no caso de negociares acções, como é que proteges um trade contra um gap de 10%?
(Não estarás a confundir o uso de CFD's com "alavancagem"? É que usar CFD's não é sinónimo de trade alavancado..)

BePatience Escreveu:... são os títulos das empresas que compõem (ponderadamente) o respectivo índice e o fazem oscilar, como é possível os valores dos índices respeitarem tão milimetricamente a AT, tendo em conta que no casos dos índices não é a Procura/oferta que determina o seu valor.
Talvez este link ajude a perceber o valor do índice...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
mapaman Escreveu:Quico Escreveu:Bom, mapaman! Então devo ser eu que sou burro.
Não não és seguramente senão não tinha aprendido nada contigo neste tempo todo,agora o que podias e devias era apresentar argumentos.
Já sei que vais falar em minimizar o risco,tudo bem,agora explica lá como é que que te proteges contra um gap na tom tom ,alu ou outra qualquer,isso é que eu gostava mesmo de saber.
Com stops? ok,nas acções tambem tenho stops e não pago juros,tenho é o dinheiro empatado.
Uma carteira só de cfd´s sobre acções na semana passada tinha passado a cinza que agora está na moda.
cumps
Pneso que o que o Quico se refere, é aos custos.
Lembro-me do Quico gerir numa altura uma carteira de 500 €.
Fazer isso com acções é impossivel. Com CFD's o custo é proporcional ao tamanho da carteira, visto que a comissão sobre CFD's não é fixa como em acções.
E mesmo não recorrendo a alavancagem. Para quem tiver uma carteira pequena < 2000 €, mesmo que nao queira usar alavancagem, entre acções ou CFD's estes são mais vantajosos, devido a isso mesmo.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Quico Escreveu:Bom, mapaman! Então devo ser eu que sou burro.
Não não és seguramente senão não tinha aprendido nada contigo neste tempo todo,agora o que podias e devias era apresentar argumentos.
Já sei que vais falar em minimizar o risco,tudo bem,agora explica lá como é que que te proteges contra um gap na tom tom ,alu ou outra qualquer,isso é que eu gostava mesmo de saber.
Com stops? ok,nas acções tambem tenho stops e não pago juros,tenho é o dinheiro empatado.
Uma carteira só de cfd´s sobre acções na semana passada tinha passado a cinza que agora está na moda.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Quico Escreveu:Tosh5457 Escreveu:O que queria saber é o porquê de haver muito mais gente a negociar acções do que CFD's de índice (pelo menos é a impressão que tenho).
Pior que isso: eu gostava era de saber porque há mais gente a negociar acções quando podem negociar CFD's dessas mesmas acções (com as vantagens inerentes).
bom,
1)será porque não têm corretoras?
2)não usam stop´s e assim podem deixar rolar de Pais para filhos?
Negociar cfds de acções na minha perspectiva é roleta e da boa e não existem stops que aguentem gaps de 10 e 15% como tenho visto em algumas small caps.Tenho andado nessa roleta faz 3 anos e admito que tenho hoje mais disciplina e regras graças aos cfd´s mas se não fosse 2009,era para esquecer.
Um gap contra rebenta com qualquer estratégia.Mais, cfds curtos pagam dividendos,acresce juros,overnights ao fim de semana,spreads que são um roubo seja curto ou longo,ou seja,é para sustentar corretoras e ainda comissões abaixo de 5000 eur/dolares
Gostava de saber como é que proteges um trade contra um gap de 10%? Claro que se só negociares acções com muito volume o risco é reduzido, mas não é eliminado. Num indice nunca vais ter um gap de 10% na abertura.
cfd´s de acções são bons é para dar de m###r ás corretoras que os disponibilizam a não ser que abram contas fora de Portugal onde existe mercado a sério.
Faço um excepção á IG que têm conta cá e bons spreads mas cobra comissões para qualquer valor.
cumps
p.s- gostava de lembrar que existem muitos motivos para aberturas em gaps,alguns que só um insider pode saber tipo contas aldrabadas,resultados muito abaixo/acima do esperado etç. Fica um link
http://stockcharts.com/help/doku.php?id ... ap_analysi
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Quais sao as vantagens inerentes aso cfd´s?
Desculpa a ignorancia...
Lose your opinion, not your money
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PacoNasssa e 222 visitantes