Subsidio de natal para o estado em prol do país?
mais_um Escreveu:Eu não estou contra os funcionários publicos, eles não tem culpa, estou contra os politicos que fizeram leis que impedem que o Estado ajuste as despesas às receitas, como acontece nas empresas.
Por exemplo, segundo os sindicatos existiriam cerca de 20 mil professores com horario zero (não sei se é verdade ou não), ou seja estão a receber ordenado mas não dão aulas. No entanto o Estado tem que contratar professores para suprir as faltas já que a lei não permite (ou não permitia) que um professor em QE ou em QZP seja transferido para outro estabelecimento de ensino ou QZP.
Parece-me que isto é um desperdicio de recursos facilmente evitavel, houvesse vontade politica para alterar as leis. Mas claro custa votos.
Os professores são mesmo o seu "fetiche"!!!
Não há 20000 professores, não...é que os professores quando era declarado horário zero tinham obrigatoriamente que concorrer num raio de 30 KM e eram os rpimeiros a ser colocados.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Eu não estou contra os funcionários publicos, eles não tem culpa, estou contra os politicos que fizeram leis que impedem que o Estado ajuste as despesas às receitas, como acontece nas empresas.
Por exemplo, segundo os sindicatos existiriam cerca de 20 mil professores com horario zero (não sei se é verdade ou não), ou seja estão a receber ordenado mas não dão aulas. No entanto o Estado tem que contratar professores para suprir as faltas já que a lei não permite (ou não permitia) que um professor em QE ou em QZP seja transferido para outro estabelecimento de ensino ou QZP.
Parece-me que isto é um desperdicio de recursos facilmente evitavel, houvesse vontade politica para alterar as leis. Mas claro custa votos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Se olharmos para o orçamento de 2008, verificamos que a despesa com pessoal representa 28% da despesa total e em 2009 representa 27%.
Se juntarmos as despesas sociais (reformas, subsidido de desemprego, baixas, etc...) representa 71% e 70% respectivamente.
Naturalmente que que se incluires as despesas sociais (reformas e pensões, reinserções sociais, subsídios de desemprego, baixas, etc, etc, etc) estás a incluir imensa gente e imensa despesa que nada tem que ver com a Função Pública.
mais_um Escreveu:Quanto à razão do defice, é clara em 2008 o Estado gastou 76,8 mil milhões de € e arrecadou de impostos 71,9 mil milhões, em 2009 o estado gastou 83,6 mil milhões de € e arrecadou 68,1 mil milhões de €.
Do aumento da despesa (6,4 mil milhões) verifica-se que mil milhões deve-se ao aumento das despesas com pessoal, e 3,2 mil milhões com o aumento das prestações sociais.
O aumento da despesa foi de 6.76 mil milhões (é um lapso menor e sem importância).
Destes: mil milhões (cerca de 15%) pode atribuir-se directamente a funcionários públicos e trabalhadores do Estado no activo; os outros 3.2 mil milhões têm origens diversas e só uma parte está relacionada com trabalhadores ou ex-trabalhadores do Estado; por fim, os restantes 3.6 mil milhões nada têm que ver com os trabalhores do estado.
Já agora, seria interessante disponibilizar o escalonamento para aqueles 3.2 mil milhões...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Alguém muito próximo do ministro das finanças disse-me há cerca de seis meses que era preferível gastar o dinheiro em investimentos do que em subsídios de desemprego.
Tem alguma lógica...se não houvesse consecutivamente derrapagens enormes e que atiram quase sempre para o dobro o custo das empreitadas públicas.
Se houvesse honestidade...realmente seria melhor.
Tem alguma lógica...se não houvesse consecutivamente derrapagens enormes e que atiram quase sempre para o dobro o custo das empreitadas públicas.
Se houvesse honestidade...realmente seria melhor.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Quanto a gastos, há muitos. Com Funcionários Públicos é só um deles. Espero que tenhas visto os vários tópicos aqui do forum onde já se mostrou que as despesas com pessoal são até uma parte relativamente pequena do orçamento. E que muita dessa "badalada despesa" (na verdade, a maior parte) vai cair na mão dos privados!
Em todo o caso, falando de Função Pública, já se tem vindo a cortar bem aí ao longo dos anos.
É nisto que eu pego. No teu argumento de que os gastos com o pessoal são parte pequena do orçamento do estado (28%!)e que a despesa, afinal, até vai para os privados como se isso justificasse alguma coisa, como se fosse anormal ou explicasse o que quer que seja.
E cito o mais_um
Do aumento da despesa (6,4 mil milhões) verifica-se que mil milhões deve-se ao aumento das despesas com pessoal
E sim, temos que diminuir os gastos todos, os que vão para os privados e os no próprio "sistema".
Já agora, em 2000 as despesas com pessoal representavam 21% da despessa total do Estado. Comparando com os 27% do ano passado.
Em termos absolutos tivemos um aumento de cerca de 9,2 mil milhões de € para cerca de 22 mil milhões de €. O que é bastante significativo, cerca de 140% em 10 anos.
Em termos absolutos tivemos um aumento de cerca de 9,2 mil milhões de € para cerca de 22 mil milhões de €. O que é bastante significativo, cerca de 140% em 10 anos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Marta, a minha dúvida não está no tema do tópico.
Eu perguntei: O que é que entendes por "argumentar a defesa das contas públicas"?
A dúvida está no que tu supostamente andas a ler nos meus posts. Eu estou a tentar perceber o que é tu leste e onde...
Eu perguntei: O que é que entendes por "argumentar a defesa das contas públicas"?
A dúvida está no que tu supostamente andas a ler nos meus posts. Eu estou a tentar perceber o que é tu leste e onde...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
o problema é o Déficit do Estado e saber onde está o Déficit, qual ou quais são as causas do Déficit crescente, é pesar de forma equilibrada os factores que contribuem para o Déficit, o que se resolve (pelo menos parcialmente) consultando os Orçamentos de Estado ao longo dos últimos anos.
Se olharmos para o orçamento de 2008, verificamos que a despesa com pessoal representa 28% da despesa total e em 2009 representa 27%.
Se juntarmos as despesas sociais (reformas, subsidido de desemprego, baixas, etc...) representa 71% e 70% respectivamente.
Quanto à razão do defice, é clara em 2008 o Estado gastou 76,8 mil milhões de € e arrecadou de impostos 71,9 mil milhões, em 2009 o estado gastou 83,6 mil milhões de € e arrecadou 68,1 mil milhões de €.
Do aumento da despesa (6,4 mil milhões) verifica-se que mil milhões deve-se ao aumento das despesas com pessoal, e 3,2 mil milhões com o aumento das prestações sociais.
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... 2&xlang=pt
Pata-Hari Escreveu:Marco, argumentar a defesa das contas públicas com o que é transferido para os privados não faz qualquer sentido, nenhum.
O que é que entendes por "argumentar a defesa das contas públicas"?
Situa-me por favor porque entretanto eu deixei de perceber do que estás a falar...
Pata-Hari Escreveu:
Marco, é normal que existam áreas que são de competência do estado. As escolhas é que estão em causa! a gestão é que está em causa! É engraçado como existem paises com surplus nas contas. No nosso, estamos todos em casa à espera do Papa e à espera da recompra de obrigações pelo BCE.
Também não sei o que queres que te responda aqui.
Concordo com tudo isto e se alguma coisa se poderia deduzir do que eu tenho vindo a escrever neste e noutros tópicos, era que eu concordava.
Só há uma matéria em que claramente divergimos e essa matéria já não está sequer presente nestes últimos posts...
Marco, argumentar a defesa das contas públicas com o que é transferido para os privados não faz qualquer sentido, nenhum. Não tem nada a ver com o tema da má gestão. No limite, simplesmente dás o dinheiro ao primeiro tipo que encontras na rua e está tudo ok porque foi passado aos privados. Não percebo como é que consegues usar isso como argumento por um instante que seja. E não adianta eu continuar a escrever o mesmo em 120 posts nem tu responderes em 980.
A versão editada deste parágrafo nada de relevente acrescenta...
O meu argumento não passa a surreal porque te pões a imaginar o que eu vou dizer daqui a pouco.
A única surrealidade que encontro é a introduzida por ti...
De onde vem a aparência de que estou menos preocupado com a má gestão?
O que eu escrevi até agora neste e noutros tópicos vai precisa e exactamente no sentido oposto!
Pata-Hari Escreveu:(Marco, o teu argumento das transferências do Estado para os privados é completamente surreal, daqui a pouco dizes que os privados só sobrevivem porque o estado os mantém . Como vai para os privados, bem podemos dar o dinheiro público a todos os amiguinhos privados que está tudo ok. Surreal.)
O meu argumento não passa a surreal porque te pões a imaginar o que eu vou dizer daqui a pouco.
A única surrealidade que encontro é a introduzida por ti...
Pata-Hari Escreveu:O problema é que mais que estamos fartos (eu estou, tu menos, aparentemente) de má gestão e de saber que o que não é passado aos privados é sempre excessivamente caro e excessivamente mau e que mesmo o que vai parar aos privados, em vez de o ir por mérito e boas escolhas de gestão, lá vai parar por interesses que nada têm a ver com o bem público e a boa gestão.
De onde vem a aparência de que estou menos preocupado com a má gestão?
O que eu escrevi até agora neste e noutros tópicos vai precisa e exactamente no sentido oposto!
Esperem até ao desemprego começar a subir até aos 15%... até agora têm dado notícias e previsões para o défice... mas sendo estas medidas isoladas, de certeza que o desemprego vai disparar e ninguém está a falar nisso....
E não é só na função pública... é nos privados também...
E não é só na função pública... é nos privados também...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco, reeditei o meu post e tornei-o muito mais completo, sorry.
Marco, é normal que existam áreas que são de competência do estado. As escolhas é que estão em causa! a gestão é que está em causa! É engraçado como existem paises com surplus nas contas. No nosso, estamos todos em casa à espera do Papa e à espera da recompra de obrigações pelo BCE.
Pata-Hari Escreveu:Marco, é normal que o Estado repasse o que lhe pagamos aos privados. A função é mesmo essa. Eu não quero o Socrates a operar-me ao apendice, quero que organize um hospital para alguém de jeito me operar. É mesmo assim e é suposto ser assim. Mais que estamos fartos de saber que o que não é passado aos privados é sempre excessivamente caro e excessivamente mau.
O Estado passar ou não repassar aos privados e isso ser ou não o suposto, não é a questão nem nunca foi: o problema é o Déficit do Estado e saber onde está o Déficit, qual ou quais são as causas do Déficit crescente, é pesar de forma equilibrada os factores que contribuem para o Déficit, o que se resolve (pelo menos parcialmente) consultando os Orçamentos de Estado ao longo dos últimos anos.
Pata-Hari Escreveu:(Marco, o teu argumento é surreal, daqui a pouco até já dizes que os privados só sobrevivem porque o estado os mantém).
Existem privados que só sobrevivem porque o Estado os mantém (exemplo: energias renováveis).
Surreal seria dizer o oposto: que não existe tal coisa como privados a sobreviver mantidos pelo Estado...
Não há cá subsdidio para ninguém! O estado que vá trabalhar!
E já agora, não seria mais eficaz taxar eficazmente todas as "micro, nano, medias,..." empresas?
É certo que é preciso ajudar o tecido empresarial Português, sobretudo aquele que gera emprego, mas ainda ninguém assumiu que a esmagadora maioria das pmes fogem ao fisco?!
Vão lá buscar aquilo que é suposto ir buscar, e a partir daí até $ para o TGV sobra...
E já agora, não seria mais eficaz taxar eficazmente todas as "micro, nano, medias,..." empresas?
É certo que é preciso ajudar o tecido empresarial Português, sobretudo aquele que gera emprego, mas ainda ninguém assumiu que a esmagadora maioria das pmes fogem ao fisco?!
Vão lá buscar aquilo que é suposto ir buscar, e a partir daí até $ para o TGV sobra...

Marco, é normal que o Estado repasse o que lhe pagamos aos privados. A função é mesmo essa! Eu não quero o Sócrates a operar-me ao apêndice, quero que organize um hospital para alguém de jeito me operar. Não o quero a ensinar inglês aos putos (
, não tenho fax em casa), quero-a a organizar boas escolas onde se ensine bem. Não o quero a alcatroar a estrada e a mudar as luzes do bairro (bem, se calhar era mesmo onde eu o deveria querer), quero-o a gerir bem o dinheiro comum que lhe foi entregue para administrar! É mesmo assim e é suposto ser assim.
O problema é que mais que estamos fartos (eu estou, tu menos, aparentemente) de má gestão e de saber que o que não é passado aos privados é sempre excessivamente caro e excessivamente mau e que mesmo o que vai parar aos privados, em vez de o ir por mérito e boas escolhas de gestão, lá vai parar por interesses que nada têm a ver com o bem público e a boa gestão. E toma lá um TGV até ao poceirão e não digas que vais mal servido. Espero que isso te traga muita prosperidade e que os teus filhos sejam mais proficientes em matemática, ciências e inglês para terem um melhor futuro que nós. Ou que a justiça seja mais eficiente para poderes viver nesta selvazinha.
E se argumentas que vai parar aos lobbys, eu respondo-te que parte do drama é mesmo esse e que a revolta é mesmo essa.
Não percebi como é que a discussão passou para os FPs saindo da mísera e horrível gestão pública. Os FPs e a sua produtividade não são mais que a gestão que o Estado.
(Marco, o teu argumento das transferências do Estado para os privados é completamente surreal, daqui a pouco dizes que os privados só sobrevivem porque o estado os mantém . Como vai para os privados, bem podemos dar o dinheiro público a todos os amiguinhos privados que está tudo ok. Surreal.)

O problema é que mais que estamos fartos (eu estou, tu menos, aparentemente) de má gestão e de saber que o que não é passado aos privados é sempre excessivamente caro e excessivamente mau e que mesmo o que vai parar aos privados, em vez de o ir por mérito e boas escolhas de gestão, lá vai parar por interesses que nada têm a ver com o bem público e a boa gestão. E toma lá um TGV até ao poceirão e não digas que vais mal servido. Espero que isso te traga muita prosperidade e que os teus filhos sejam mais proficientes em matemática, ciências e inglês para terem um melhor futuro que nós. Ou que a justiça seja mais eficiente para poderes viver nesta selvazinha.
E se argumentas que vai parar aos lobbys, eu respondo-te que parte do drama é mesmo esse e que a revolta é mesmo essa.
Não percebi como é que a discussão passou para os FPs saindo da mísera e horrível gestão pública. Os FPs e a sua produtividade não são mais que a gestão que o Estado.
(Marco, o teu argumento das transferências do Estado para os privados é completamente surreal, daqui a pouco dizes que os privados só sobrevivem porque o estado os mantém . Como vai para os privados, bem podemos dar o dinheiro público a todos os amiguinhos privados que está tudo ok. Surreal.)
Editado pela última vez por Pata-Hari em 11/5/2010 8:04, num total de 1 vez.
Lion, eu respondi-te directamente a duas questões que colocaste/levantaste. Tu pegas na minha resposta e saltas de tema, utilizando o que eu disse num sentido quase diametralmente oposto...
Já para não dizer que te estás a contradizer: atrás os privados faliam quando davam prejuízo mas agora já há uma série de privados cuja viabilidade e sucesso económico é garantida pelo Estado segundo o discurso deste último post.
Começas por dizer "errado" mas eu encontro aqui algo que vai mais no sentido de uma concordância do que o oposto, muito embora eu não me reveja nada nessa tua idealização de uma parte do sector privado e na descrição maquiavélica de outra parte do sector privado e do Estado.
Já para não dizer que te estás a contradizer: atrás os privados faliam quando davam prejuízo mas agora já há uma série de privados cuja viabilidade e sucesso económico é garantida pelo Estado segundo o discurso deste último post.
Começas por dizer "errado" mas eu encontro aqui algo que vai mais no sentido de uma concordância do que o oposto, muito embora eu não me reveja nada nessa tua idealização de uma parte do sector privado e na descrição maquiavélica de outra parte do sector privado e do Estado.
MarcoAntonio Escreveu:
Menos as que vivem subsidiadas pelo Estado. E as que vivem da prestação de serviços e venda de bens ao Estado. E as que vivem da venda de bens e prestação de serviços a empresas ou individuos que vivem da prestação de bens ou serviços ao Estado ou da subsidiação pelo Estado.
Lion, as empresas privadas não vivem num mundo à parte.
Errado, em Portugal vivem, a começar pela maioria das do psi20.
Tem a certeza que o Estado trabalha para elas e que assim se livram da concorrencia nem que para isso custe muitos boys e muitos euros.
Ja aqui falei que o Estado tem que ser minimalista , aqui é o contrario depois da nisto.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Re: :)
moppie85 Escreveu:amon_CALD Escreveu:moppie85 Escreveu:amon_CALD Escreveu:O povo está embobinado por estes lobos que sempre foram da mesma cor que eu tenha conhecimento, ora laranja , ora vermelhos! E foram sempre estes lobos a governar o país! Escondem-se atrás das giestas, à espera do assalto às ovelhas que se empurram umas às outras! Que grande armadilha espera às ovelhas, que muito embora o lobo, com sorte agarra uma, mas quem as come sempre é o pastor atento (o capital, os bancos, os feudalistas chamem-lhe como quiserem, eles sim mudam o nome como um artista)
Quantos de vós gostariam de ter o escudo de volta?
Estou certo, há juros a pagar, há juros a suportar, é melhor dinheiro fácil, barato, e que não seja muito cara a taxa! Todos queremos manter a nossa vida fácil!
Quem lembraria quem empresta o coco está a promover que o outro sofra de amnesia de os produzir?
Quantos de vós estaria disposta trabalhar no campo, regressar as aldeias cultivar o terreno que encontra cheio de silvas ou mato?
Quantos de vós estaria disposto, abdicar de carro, casa, telemóvel, internet, tvcabo, futebol, etc?
Quantos de vós estariam dispostos a votar em branco a esta classe política?
Quantos de vós estaria disposto a gerir melhor os recursos no local de trabalho, seja ele privado ou publico?
Quantos de vós já pensaram, em distinguir o essencial do acessório, da flor do fruto, das prioridades do secundário, do objectivo do subjectivo, do céu ou do inferno...? estamos na terra!
Quantos de vós estão dispostos a fazer sacrificios pelos outros, sacrificios em vós mesmos?
Quantos de vós pensaram que os direitos implica deveres e vice-versa?
Quantos de vós estiveram ao sol em tempo de sol e querem estar ao sol em tempo de chuva?
Digam lá digam lá no vosso intimo... que tocar no nosso umbigo dói!
Desculpa-me, mas só faltou dizeres "Quantos de vocês estariam dispostos a voltar ao tempo das cavernas?" ...
O que está em causa não é o "ir para a agricultura" ou abdicar de X ou Y.
O que está em causa é o ao não ires para a agricultura, produzir algo com que possas pagar a quem vai para a agricultura.
Quanto à TVCabo e cia (tv cabo foi algo que só entrou cá em casa este ano), não tenho nada contra DESDE que se tenha rendimentos para isso.
Não é como uma grande parte dos portugueses (incluindo os da classe média) que choram que o dinheiro não chega mas não cancelam a TVcabo, a sport TV, a net fibra, a saída ao cinema com jantar no restaurante todos os fds, etc.
Nesse aspecto a culpa é falta de cultura económica... É a tal politica do "chapa ganha, chapa gasta" ou por vezes pior "chapa não ganha, chapa gasta".
É a tal cultura de pobre, que sonha em crescer rápido esquecendo rápido o passado. Vive apenas o presente, não valoriza o passado. Uma árvore ramifica cada primavera, mas apesar dos ramos se tornarem mais finos cada Primavera, são sempre ramos, e não são muito distintos aos outros ramos que outra ora a Primavera produzira! Mais toda a arvore cresce a um determinado ritmo e dá uma qualidade de fruto. Será impensável a meu ver por uma laranjeira a dar maças, quando muito, poderás melhorar a sua qualidade, mas curiosamente surge sempre depois de uma boa poda! Como é interessante a agricultura, só por si ensinaria muito jovem, a ver o mundo como ele é, mais importante do que qualquer rendimento, ou que"produzir algo com que possas pagar a quem vai para a agricultura". O importante é produzir em nós mesmos!
"Vive apenas o presente, não valoriza o passado"; faltou-te uma coisa: e não planifica o futuro.
Ver o mundo como ele é, só saindo de Portugal e espreitar outras realidades.
O importante é produzir em nós próprios, mas para precisas de ter ferramentas para isso. É que para podares uma planta precisas de ter uma tesoura de poda e para que ela cresça precisas de um bom solo e adubo.
PS: não é possivel pores uma laranjeira a dar maçãs, mas podes enxertar diferentes arvores para dar novos frutos.
Qual será o melhor fruto aquele que foi adubado com agricultura tecnológica ou aquele que é feito de forma artesanal, lá da arvore do velhote lá da esquina?
A mim parece-me que o que é tradicional acaba sempre por vencer, vejamos quanto pagamos por frutos biológicos! Não será talvez a mais lucrativa, mas será talvez a mais sustentável... Pergunte lá ao lavrador da minha terra qual é a árvore que dura mais, aquela que nasceu no mato e foi tratada lá, ou aquela que foi tratada em estufas, e seguindo novas técnicas... ele terá a resposta para si!
É verdade que algumas árvores suportam enxertia, mas só a suportam quando são de tenra e idade e só determinadas qualidades! ahahahah
- Registado: 4/7/2005 20:22
amon_CALD Escreveu:moppie85 Escreveu:amon_CALD Escreveu:O povo está embobinado por estes lobos que sempre foram da mesma cor que eu tenha conhecimento, ora laranja , ora vermelhos! E foram sempre estes lobos a governar o país! Escondem-se atrás das giestas, à espera do assalto às ovelhas que se empurram umas às outras! Que grande armadilha espera às ovelhas, que muito embora o lobo, com sorte agarra uma, mas quem as come sempre é o pastor atento (o capital, os bancos, os feudalistas chamem-lhe como quiserem, eles sim mudam o nome como um artista)
Estou certo, há juros a pagar, há juros a suportar, é melhor dinheiro fácil, barato, e que não seja muito cara a taxa! Todos queremos manter a nossa vida fácil!
Quem lembraria quem empresta o coco está a promover que o outro sofra de amnesia de os produzir?
Quantos de vós estaria disposta trabalhar no campo, regressar as aldeias cultivar o terreno que encontra cheio de silvas ou mato?
Quantos de vós estaria disposto, abdicar de carro, casa, telemóvel, internet, tvcabo, futebol, etc?
Quantos de vós estaria disposto a gerir melhor os recursos no local de trabalho, seja ele privado ou publico?
Quantos de vós já pensaram, em distinguir o essencial do acessório, da flor do fruto, das prioridades do secundário, do objectivo do subjectivo, do céu ou do inferno...? estamos na terra!
Quantos de vós estão dispostos a fazer sacrificios pelos outros, sacrificios em vós mesmos?
Quantos de vós estiveram ao sol em tempo de sol e querem estar ao sol em tempo de chuva?
Desculpa-me, mas só faltou dizeres "Quantos de vocês estariam dispostos a voltar ao tempo das cavernas?" ...
O que está em causa é o ao não ires para a agricultura, produzir algo com que possas pagar a quem vai para a agricultura.
Quanto à TVCabo e cia (tv cabo foi algo que só entrou cá em casa este ano), não tenho nada contra DESDE que se tenha rendimentos para isso.
Não é como uma grande parte dos portugueses (incluindo os da classe média) que choram que o dinheiro não chega mas não cancelam a TVcabo, a sport TV, a net fibra, a saída ao cinema com jantar no restaurante todos os fds, etc.
Nesse aspecto a culpa é falta de cultura económica... É a tal politica do "chapa ganha, chapa gasta" ou por vezes pior "chapa não ganha, chapa gasta".
É a tal cultura de pobre, que sonha em crescer rápido esquecendo rápido o passado. Vive apenas o presente, não valoriza o passado. Uma árvore ramifica cada primavera, mas apesar dos ramos se tornarem mais finos cada Primavera, são sempre ramos, e não são muito distintos aos outros ramos que outra ora a Primavera produzira! Mais toda a arvore cresce a um determinado ritmo e dá uma qualidade de fruto. Será impensável a meu ver por uma laranjeira a dar maças, quando muito, poderás melhorar a sua qualidade, mas curiosamente surge sempre depois de uma boa poda! Como é interessante a agricultura, só por si ensinaria muito jovem, a ver o mundo como ele é, mais importante do que qualquer rendimento, ou que"produzir algo com que possas pagar a quem vai para a agricultura". O importante é produzir em nós mesmos!
"Vive apenas o presente, não valoriza o passado"; faltou-te uma coisa: e não planifica o futuro.
Ver o mundo como ele é, só saindo de Portugal e espreitar outras realidades.
O importante é produzir em nós próprios, mas para precisas de ter ferramentas para isso. É que para podares uma planta precisas de ter uma tesoura de poda e para que ela cresça precisas de um bom solo e adubo.
PS: não é possivel pores uma laranjeira a dar maçãs, mas podes enxertar diferentes arvores para dar novos frutos.
- Registado: 15/4/2008 14:12
moppie85 Escreveu:amon_CALD Escreveu:O povo está embobinado por estes lobos que sempre foram da mesma cor que eu tenha conhecimento, ora laranja , ora vermelhos! E foram sempre estes lobos a governar o país! Escondem-se atrás das giestas, à espera do assalto às ovelhas que se empurram umas às outras! Que grande armadilha espera às ovelhas, que muito embora o lobo, com sorte agarra uma, mas quem as come sempre é o pastor atento (o capital, os bancos, os feudalistas chamem-lhe como quiserem, eles sim mudam o nome como um artista)
- Registado: 4/7/2005 20:22
amon_CALD Escreveu:O povo está embobinado por estes lobos que sempre foram da mesma cor que eu tenha conhecimento, ora laranja , ora vermelhos! E foram sempre estes lobos a governar o país! Escondem-se atrás das giestas, à espera do assalto às ovelhas que se empurram umas às outras! Que grande armadilha espera às ovelhas, que muito embora o lobo, com sorte agarra uma, mas quem as come sempre é o pastor atento (o capital, os bancos, os feudalistas chamem-lhe como quiserem, eles sim mudam o nome como um artista)
- Registado: 15/4/2008 14:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Sr.Marques e 78 visitantes