Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Erro humano na base do 'crash'

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zeb_PT » 7/5/2010 13:37

Ok, em posições alavancadas os stops são essenciais pois segundo eu percebi há um stop imposto pelo mercado, o risco de ficarmos a 0 ou mesmo negativos...

( ainda não olhei para isso pois se ainda não domino o mais simples não me vou meter em algo mais complicado...)

Mas e em posições não alavancadas onde não há esse risco?
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por mapaman » 7/5/2010 13:27

Zeb_PT Escreveu:No meio disto tudo ningume me deu atenção :(

segunda tentativa:

Uma questão que me parece muito interessante e que não vi ninguem a levantar é como é que alguem que não possa estar sempre de olho no mercado pode ao mesmo tempo, ter uma estratégia bem definida com stop losses e evitar estas "anomalias"...

Foi uma "sorte" isto ter ocorrido fora das horas em que correm as bolsas europeias, caso contrário teriamos um enorme choro e revolta de quem ainda está longo em comparação com quem euforia e alegria de quem estaria curto...

Obviamente um stop loss activado é um mal menor comparado com uma calamidade na bolsa e ficarmos a arder, mas como evitar, ou mesmo tirar proveito destes movimentos?

Fará sentido a utilização e stop losses?
Fará mais sentido usar stop losses apenas aquando o fecho do mercado se negociarmos apenas com velas diarias e tendo com base determinada e backtested?

A não utilização de stops em posições alavancadas ou demasiado largos em produtos derivados pode levar e levou,não tenhas dúvidas muita gente á falencia durante o dia de ontem por esse mundo fora.

Acreditar que uma "margem folgada" e a não utilização de stops para evitar ser apanhado em contrapé funciona a favor da tendência,na minha opinião é o mesmo que acreditar no Pai Natal.

Em circunstâncias "normais" os stops devem ter em conta a volatilidade do activo que está a ser negociado e existem várias formas de serem calculados e geridos.

Nada resiste ao que se passou ontem,a não ser estar fora a ver o comboio descarrilar pelo que é bom não confundir a arvore com a floresta,na minha opinião.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por vaskovic » 7/5/2010 13:22

Para o pessoal mais preguicoso, como eu, fica o link para uma das palestras dele:

http://fora.tv/2008/02/04/Nassim_Nichol ... ullprogram

Quico Escreveu:Já escrevi aqui e repito: leiam o livro do Taleb, que está lá tudo.
Dizer que isto e aquilo é anormal, é estar à espera que os mercados funcionem como um relógio suíço. E ele é tudo menos isso... Aliás, se assim fosse, estávamos todos ricos porque isto era tudo muito fácil.

Registado: 17/6/2009 11:06

por Beass » 7/5/2010 13:15

Quico Escreveu:Já escrevi aqui e repito: leiam o livro do Taleb, que está lá tudo.
Dizer que isto e aquilo é anormal, é estar à espera que os mercados funcionem como um relógio suíço. E ele é tudo menos isso... Aliás, se assim fosse, estávamos todos ricos porque isto era tudo muito fácil.

Existe um outro muito bom
"O Declínio do Ocidente" de Oswald Spengler (filósofo)

Registado: 7/5/2010 10:24

por Zeb_PT » 7/5/2010 13:10

No meio disto tudo ningume me deu atenção :(

segunda tentativa:

Uma questão que me parece muito interessante e que não vi ninguem a levantar é como é que alguem que não possa estar sempre de olho no mercado pode ao mesmo tempo, ter uma estratégia bem definida com stop losses e evitar estas "anomalias"...

Foi uma "sorte" isto ter ocorrido fora das horas em que correm as bolsas europeias, caso contrário teriamos um enorme choro e revolta de quem ainda está longo em comparação com quem euforia e alegria de quem estaria curto...

Obviamente um stop loss activado é um mal menor comparado com uma calamidade na bolsa e ficarmos a arder, mas como evitar, ou mesmo tirar proveito destes movimentos?

Fará sentido a utilização e stop losses?
Fará mais sentido usar stop losses apenas aquando o fecho do mercado se negociarmos apenas com velas diarias e tendo com base determinada e backtested?
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

Poderá repetir-se???

por Beass » 7/5/2010 13:00

Vamos ver o dia de hoje.
estas variações de não sei quantos pontos em min. ou seg. não me agradam nada

por cedilha » 7/5/2010 12:55

artista Escreveu:
carcanhol Escreveu:Bom dia!

Mau dia!

Bom posso vos dizer que ontem perto das 19:45 tive de assumir uma perda considerável na minha carteira.

A dimensão da perda resulta, para além do seu montante (uns mesitos de ordenado) tem também como saldo igualmente negativo o facto de deitar para o lixo todo o trabalho, (ganho) conseguido nos últimos dois meses...ou seja andei a fazer trade para o "boneco".

Sai de casa pelas 17:00 com posições abertas sobre o DAX, fui espairecer dar uma volta apreciar as vistas, confiante numa inversão das américas até ao final da sessão.

Por volta das 19:30 de volta ao lar passo numa agência do BPI para fazer um ponto de situação...saltou á vista os -4% do Nasdaq. Começei logo a fazer contas de cabeça pelos piores motivos claro.

Fui para a rua com uma expectativa chegeui a casa com um cenário 180º ao contrário, (em apenas duas horas e meia).

Tinha dois contratos sobre o Dax com os strikes 5650 e 5750, ao ligar o PC verifiquei que qualquer um deles chegou a estar ko...o 5750 aida aceito o 5650 ultrapassa o meu poder de encaixe.

Claro a minha reação foi vender (voçês fariam o quê?). O 5750 foi vendido "out of money" deram-me 16 cêntimos por ele...pois num minuto a cotação tinha variações de 15 a 20 pts. Ora estava acima do strike ora passava para baixo.

Para concluir, o mais grave o meio de isto tudo considero que nem é a perda financeira, perdas acontecem, desde Janeiro já cheguei a somar perdas idênticas mas em várias parcelas não de uma só vez. Todas elas recuperadas e ultrapassadas.

O grave desta vez é o sentimento de falta de confiança gerado pelo que vi ontem. Ou seja ontem até ás 17:00 era um trader confiante no mercado e no que estava a fazer, neste momento não sei o que fazer. E para quem tem algo a recuperar não saber o que fazer para o conseguir, é bem pior que ter perdido.

Sem a auto confiança que tinha ontem ás 17:00 a recuperação poderá levar meses anos ou nunca ocorrer.

E é isso que me preocupa mais que a perda que sofri.

Olá Carcanhol, parabéns por teres a coragem de relatar aqui o teu infortúnio, muitos apenas conseguem falar do que ganham, ter a coragem de partilhar os momentos mais difíceis de um trader é algo que, na minha opinião, enobrece quem o faz!!

Espero que recuperes desse teu momento menos bom nos mercados... felizmente há coisas bem mais importantes na vida! :wink: :)

abraço

artista

Subscrevo à integra as palavras do Artista.

Algo semelhante ocorreu comigo na correcção de Fevereiro. Porém, no meu caso, foi algo estúpido de ser demasiado permissivo nos stops (excesso de confiança) enquanto estava tb bem alavancado.

São horas difíceis, mas tenho convicção que serão superadas.

Força!

Forte abraço

Registado: 15/9/2008 12:56

por carrancho » 7/5/2010 12:53

Já escrevi aqui e repito: leiam o livro do Taleb, que está lá tudo.

Quico,

Acontecimentos como o de ontem não acontecem regularmente. Um mercado como o Americano ser "apanhado" sem compradores, não é uma situação usual nem expectável... por isso "aquilo" obviamente não foi normal, se não foi normal é porque foi anormal :wink:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Quico » 7/5/2010 12:50

Vai ser bonito! E os outros mercados que foram por arrasto? Também vão "passar uma esponja no passado"?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Razao_Pura » 7/5/2010 12:47

É pá não percebi. Então o Nasdaq admite que não houve erro de sistema mas decide anular transacções? Com que justificação?

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Quico » 7/5/2010 12:44

Já escrevi aqui e repito: leiam o livro do Taleb, que está lá tudo.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Razao_Pura » 7/5/2010 12:43

Já vi este filme noutros festivais e ainda não ganhou óscars.

A teoria do erro é má demais para colar.
As explicações para uma volatilidade desta amplitude é que eu também não consigo vislumbrar.
Quem é que acredita que os EUA estão a ser "afectados" pela crise provocada pela Grécia? ponham a mão no ar para eu contar....

Eu não.

Acredito mais depressa que os big traders estejam a antecipar correcções na China por exemplo que está nitidamente quase a rebentar a bolha.

Se não havia bids é porque o mercado estava à "coca", nada acontece por acaso.

Bons trades,

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulisses Pereira » 7/5/2010 12:42

Deixem-me acrescentar mais uma coisa, a respeito desta decisão de ontem do Nasdaq:

"NASDAQ reported that we had no technology or system issues associated with the trading that occurred between 2:00 and 3:00 p.m. ET today. Our market close process ran successfully. We have coordinated a process among US Exchanges and therefore, pursuant to rule 11890(b), NASDAQ, on its own motion, will cancel all trades executed between 14:40:00 and 15:00:00 greater than or less than 60% away from the consolidated last print in that security at 14:40:00 or immediately prior."

"This decision cannot be appealed. NASDAQ has coordinated this decision with all other UTP Exchanges. NASDAQ will be canceling trades on the participant's behalf. The stocks affected and the break points will be disseminated shortly." "

Eu entendo o alcance da decisão. Mas quem shortou às 14h30 e depois achou que tinha recomprado e fechado a posição às 14h45, fica numa situação delicada quando se limitou a negociar o mercado. Ficou com uma posição aberta quando tentou apenas aproveitar a brutalidade daquele movimento. Não faz sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 7/5/2010 12:37

mais_um, o Nasdaq já veio garantir que, em termos de plataforma deles, não ocorreu erro nenhum. Tal como já disse neste tópico, não acredito num erro a digitar ordens (porque não se digitam letras como por aí li e porque, no caso dos números, há um controlo quando eles são desporporcionadamente grandes).

Contudo, algo de estranho aconteceu. Sugeri que fosse um algoritmo que tivesse "dado o berro", mas outras hipóteses levantadas (como o falhanço dos market makers de derivados também pode fazer sentido).

Mas eu continuo sem saber o que foi. Uma coisa eu sei e leva-me a tirar conclusões: O mercado estava sem "bidS" fortes e significativos, o que fez com que isto tivesse sido possível. E isto é algo relevante e significativo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 7/5/2010 12:35

Ulisses Pereira Escreveu:Quico, foi algo estranhíssimo em 1997. Nessa madrugada, tinha havido quedas muito violentas nos mercados asiáticos. E os mercados europeus abriram com "down gaps" violentíssimas, em completo pânico. Mas, ao longo do dia, subiram, subiram, subiram, até fecharem com perdas muito pequenas.

Portugal, na altura um mercado ainda mais periférico, teve o movimento mais exacerbado de todos. Abriu a cair quase 20% (!) fruto da quase inexistência de ordens de compra e de um pânico assustador. Depois, foi sempre a subir até cair menos de 10% e no dia seguinte, recuperar todas as perdas do dia anterior. Algumas acções chegaram a cair quase 40% durante aquela abertura. Foi assustador e olhar para trás e ver aquela vela ali perdida no gráfico mostra bem o quão estranho e de pânico foi aquele dia.

Um abraço,
Ulisses

Tenho quase a certeza que esse foi o dia em que a Telecel esteve a cair mais de 25%... lembro-me de ver o Camilo Lourenço no Telejornal e o que ele disse na altura foi algo do género "a única coisa que posso dizer aos portugueses é que devem comprar!" :)

Obviamente não estou a querer comparar a situação com a actual, estou apenas a relatar um facto... e nem tenho a certeza absoluta que foi nesse dia, mas tenho quase! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Beass » 7/5/2010 12:33

fjp1977 Escreveu:Está no zero hedge um artigo muito bom onde explicam o que pode ter acontecido.

Mesmo no final é resumido mais ou menos como isto:

Os sistemas de HFT ( High Frequency Trading ) estão programados ( para fornecer liquidez, dizem eles ) a colocar ordens de compra sempre acima das ordens de compra passivas que são introduzidas pelos investidores humanos.

Isto é se eu coloco uma ordem a 1,345 o sistema automaticamente coloca uma a 1,346 e assim sucessivamente...

Ao longo do último ano, isto tem vindo a desmotivar os investidores normais a terem ordens passivas, porque muitas vezes não são satisfeitas e passam a comprar diretamente ao mercado.

Ora como se percebe os cofres vão ficando com poucas ordens incapazes de absorver ordens de venda maiores que possam ser introduzidas por erro, ou não :evil: , e estamos a jeito de problemas como o de ontem

Foi um erro humano sim, mas o erro de a humanidade ser o que é e como é... Ontem muitos pequenos e médios investidores podem ter ido à falência ou ter sofrido perdas grandes, devido ao HFT

Eu vou repensar seriamnete o uso de CFD´s

Abraços

http://www.zerohedge.com/article/day-market-almost-died-courtesy-high-frequency-trading[url][/url]

E se derrepente os indices caissem 50%; Impossivel[b]; ou talvez não. Gostei bastante desta explicação e das razões apontadas.
Com o clima existente nos mercados, talvez venhamos a assistir muitas mais situações como as de ontem, sejam elas para baixo ou para cima; e isto não é saudável para a Economia real e para a sociedade em geral.

por artista_ » 7/5/2010 12:31

carcanhol Escreveu:Bom dia!

Mau dia!

Bom posso vos dizer que ontem perto das 19:45 tive de assumir uma perda considerável na minha carteira.

A dimensão da perda resulta, para além do seu montante (uns mesitos de ordenado) tem também como saldo igualmente negativo o facto de deitar para o lixo todo o trabalho, (ganho) conseguido nos últimos dois meses...ou seja andei a fazer trade para o "boneco".

Sai de casa pelas 17:00 com posições abertas sobre o DAX, fui espairecer dar uma volta apreciar as vistas, confiante numa inversão das américas até ao final da sessão.

Por volta das 19:30 de volta ao lar passo numa agência do BPI para fazer um ponto de situação...saltou á vista os -4% do Nasdaq. Começei logo a fazer contas de cabeça pelos piores motivos claro.

Fui para a rua com uma expectativa chegeui a casa com um cenário 180º ao contrário, (em apenas duas horas e meia).

Tinha dois contratos sobre o Dax com os strikes 5650 e 5750, ao ligar o PC verifiquei que qualquer um deles chegou a estar ko...o 5750 aida aceito o 5650 ultrapassa o meu poder de encaixe.

Claro a minha reação foi vender (voçês fariam o quê?). O 5750 foi vendido "out of money" deram-me 16 cêntimos por ele...pois num minuto a cotação tinha variações de 15 a 20 pts. Ora estava acima do strike ora passava para baixo.

Para concluir, o mais grave o meio de isto tudo considero que nem é a perda financeira, perdas acontecem, desde Janeiro já cheguei a somar perdas idênticas mas em várias parcelas não de uma só vez. Todas elas recuperadas e ultrapassadas.

O grave desta vez é o sentimento de falta de confiança gerado pelo que vi ontem. Ou seja ontem até ás 17:00 era um trader confiante no mercado e no que estava a fazer, neste momento não sei o que fazer. E para quem tem algo a recuperar não saber o que fazer para o conseguir, é bem pior que ter perdido.

Sem a auto confiança que tinha ontem ás 17:00 a recuperação poderá levar meses anos ou nunca ocorrer.

E é isso que me preocupa mais que a perda que sofri.

Olá Carcanhol, parabéns por teres a coragem de relatar aqui o teu infortúnio, muitos apenas conseguem falar do que ganham, ter a coragem de partilhar os momentos mais difíceis de um trader é algo que, na minha opinião, enobrece quem o faz!!

Espero que recuperes desse teu momento menos bom nos mercados... felizmente há coisas bem mais importantes na vida! :wink: :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carrancho » 7/5/2010 12:31

De normal funcionamento dos mercados não teve nada!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por mais_um » 7/5/2010 12:26

Ulisses Pereira Escreveu:mais_um, o que eu quero ressalvar é que o facto do mercado ter caido assim em meia hora, mostrou que os compradores não estavam presentes, seja lá pelo que for. E isso não é característica de um mercado forte.

Ao longo dos 20 anos em que acompanho os mercados, quase sempre que houve movimentos anormais que pareceram erros (a maior parte deles aconteceu em acções e não em índices) mais tarde o mercado acabou por testar esses valores.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pela resposta, posso deduzir das tuas palavras que para ti, a hipotese mais provavel para o que aconteceu foi apenas o normal funcionamento de mercado (neste caso falta de compradores) e não a qualquer teoria da conspiração, certo?

Obrigado,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Ulisses Pereira » 7/5/2010 12:22

Quico, foi algo estranhíssimo em 1997. Nessa madrugada, tinha havido quedas muito violentas nos mercados asiáticos. E os mercados europeus abriram com "down gaps" violentíssimas, em completo pânico. Mas, ao longo do dia, subiram, subiram, subiram, até fecharem com perdas muito pequenas.

Portugal, na altura um mercado ainda mais periférico, teve o movimento mais exacerbado de todos. Abriu a cair quase 20% (!) fruto da quase inexistência de ordens de compra e de um pânico assustador. Depois, foi sempre a subir até cair menos de 10% e no dia seguinte, recuperar todas as perdas do dia anterior. Algumas acções chegaram a cair quase 40% durante aquela abertura. Foi assustador e olhar para trás e ver aquela vela ali perdida no gráfico mostra bem o quão estranho e de pânico foi aquele dia.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cedilha » 7/5/2010 12:09

charles Escreveu:
zguibz Escreveu:

O MM saiu por momentos quando o dax veio aos 5500 no entanto passados 2 ou 3 minutos já tinha voltado com o dax a ressaltar para os 5600 +- , eu a partir deste momento estive sempre em calls até às 21:00 sem grandes falhas, só havia problemas se solicitasse grandes quantidades

eu acho é que com estas quedas os sistemas ficam todos baralhados, os gráficos que eu tinha ficaram bloqueados nos minimos

No meu caso não,( através do Best); o MM esteve no mínimo 30 minutos fora que me pareceram 30 horas!!!
Quando voltou já o DAX tinha recuperado 200 pontos!!! :evil:

Eu entrei nos 5675, claro por via das duvidas entrava e saia com um media de +- 0.20€ de ganho por trade entretanto à medida que vendia e o dax corrigia ia elevando o strike, ou seja entrava mais acima por valores mais baixos, negociei 5675 o 5700 até ao 5725....com a confusão e a rapidez do ressalto não consegui apanhar o 5600....enfim foi nessa fase que o MM desapareceu...entretanto fiquei longo, ou ganho ou levo KO de manhã 8-)

Cumpt

Pois, por um acaso acho que o CMC Markets (CFD BiGonline) esteve bem durante a "crise". Ficou um bocado lento, mas não deixou de funcionar.

Meu stop foi acionado as 19h43 (ainda bem!!!). Consegui entrar longo as 19h47 no SPX500 a 1076,8. E depois reforcei as 19h52 a 1105.
Agora digo, pena que o capital disponível era pouco...

Com sorte, serviu para compensar as perdas que já tinha ocorrido no dia... (Insisto em achar que essa correcção vai chegar ao fim)...

Já agora, quais foram os outros MM? Nessas horas é bom partilhar as experiencias para saber em quem confiar... Ficar pendurado é que não pode ser..
:roll:

BN

Registado: 15/9/2008 12:56

por Quico » 7/5/2010 12:08

Exactamente:
Imagem

Gostava era que ele nos recordasse a história... :)

Re

por bolsa » 7/5/2010 12:06

Quico Escreveu:Até me lembro de o Ulisses colocar aqui um gráfico do PSI20 em que aparecia uma indicação relativa a uma vela que era elucidativa: "Esta vela existiu mesmo!"

Se ele ainda tivesse essa figura... :roll:

Aqui está......
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 67&start=0

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Quico » 7/5/2010 12:01

Até me lembro de o Ulisses colocar aqui um gráfico do PSI20 em que aparecia uma indicação relativa a uma vela que era elucidativa: "Esta vela existiu mesmo!"

Se ele ainda tivesse essa figura... :roll:

por Ulisses Pereira » 7/5/2010 11:56

mais_um, o que eu quero ressalvar é que o facto do mercado ter caido assim em meia hora, mostrou que os compradores não estavam presentes, seja lá pelo que for. E isso não é característica de um mercado forte.

Ao longo dos 20 anos em que acompanho os mercados, quase sempre que houve movimentos anormais que pareceram erros (a maior parte deles aconteceu em acções e não em índices) mais tarde o mercado acabou por testar esses valores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Burbano, carlosdsousa, jcpequeno, Kury Yozo, Luzemburg, malakas, MR32, nunorpsilva, trilhos2006, TTM62 e 131 visitantes