Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Terrorismo Financeiro - sim ou não??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 5/5/2010 0:48

mais_um Escreveu:(...)
Correcto, conforme as regras da UE não é considerado divida publica, nem em Portugal ,nem nos outros paises da UE, assim se querem comparar com os outros paises temos que utilizar a mesma metodologia, além disso as EP não tem só dividas também tem activos..... :roll:
(...)

Qual o activo de um hospital, principalmente como os IPO's?
É certo que o edifício/terreno pode ser vendido mas deveria ser uma empresa contabilizada no OE, dado que não têm rendimentos próprios.

Registado: 7/4/2007 17:13

por newone » 5/5/2010 0:44

EuroVerde Escreveu:
newone Escreveu:Faca-se o seguinte exemplo:
A galp: Em 3/4 dias desce dos 12,60€ e chegou mesmo a atingir os 11€.
dos 2/3 dias seguintes a accao recupera voltou a atingir os 12,40€. Agora pergunto afinal de contas o que é que mudou nesses 6 dias para accao descer e voltar a praticamente aos valores que tava? Afinal de contas o problema nao era o mesmo?

Newone,
1ªlição) não vejo esse movimento que referiste estar ligado obrigatóriamente a uma ou outra notícia. Já devias saber que a curto prazo o mercado é por vezes extremamente imprevisivel e que em determinadas alturas existem forças compradora/vendedora que não olham ao que vendem. Apenas se é para vender, vendem, ou vice-versa.

Volto a dizer, não é ageneira nenhuma comprar galp a todo o momento para o longo prazo. Mas quem quiser obter uma maior rendibilidade, espera.

2ªlição) não negociar com base na "esperança" ou naquilo que desejamos que aconteça. Não dar demasiada importância às notícias e não as ver como forma explicativa para rebater tudo o que acontece com a cotação.

3ªlição) Não manter uma acção só para esperar um dividendo. É preferivel uma mais-valia. E estar antes em sintonia com o que acontece internacionalmente.

4a licao) O mercado por vezes é irracional. Esta é uma delas. Quem for sereno nas suas acções sairá priveligiado.

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por mais_um » 5/5/2010 0:38

kknd Escreveu:
1. Seguramente a divida a emitir não será apenas para cumprir os compromissos anteriores.

Tal como nos outros paises, o OE já saiu, vejam quanta divida nova é que o Estado vai emitir

kknd Escreveu:2. Esse link contém apenas a divida directa do Estado. Não inclui a divida das empresas públicas nem dos compromissos das PPP's

Correcto, conforme as regras da UE não é considerado divida publica, nem em Portugal ,nem nos outros paises da UE, assim se querem comparar com os outros paises temos que utilizar a mesma metodologia, além disso as EP não tem só dividas também tem activos..... :roll:

AS PPP não tem só compromissos , no fim das PPP as infra-estruturas revertem para o Estado sendo fonte de receitas, ou através de novas concessões ou de exploração directa. Por exmeplo a rede de AE sobre exploração da Brisa reverte para o Estado em 2032, se não estou em erro, quanto vale a venda desta concessão? ou as pontes vasco da gama e 25 de abril? e muitas outras que entretanto vão acabando?

kknd Escreveu:De resto já se sabe que para já são tudo estimativas, mas pelo que se vê da Grécia tendem a agravar-se.

Claro que não sabemos o dia de amanhã,nem cá nem em nenhm outro país, mas as analises tem que ser feitas com factos e não suposições, segundo os maias não morremos todos em 2012? :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por kknd » 5/5/2010 0:10

edit:

Não são três trimestres, mas durante o ano de 2009, pois o valor reflecte o ano de 2008.

Registado: 14/8/2009 12:27

por kknd » 5/5/2010 0:06

No site das finanças não é fácil de encontrar.
Mas já dá para dar uma ideia:

Abril 2009
http://www.ionline.pt/conteudo/16526-di ... no-passado

Janeiro 2010
http://www.ionline.pt/conteudo/40707-de ... -publicas-

Ou seja, em três trimestres a divida das empresas públicas subiu de 21 Mil Milhões para 32,4 Mil Milhões - "apenas" cerca de 54%

por Marco Martins » 4/5/2010 23:43

mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
newone Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:newone, qual especulação? Já viste as ruas da Grécia? O défice grego?

Para os gregos, a culpa não é deles, é dos especuladores. Nem tão pouco o facto de terem escondido durante muito tempo o verdadeiro défice os faz mudar de ideias.

Quando as coisas correm mal, a culpa nunca é nossa. É sempre daquele grupo de pessoas sem cabeça e sem rosto que servem de alibi perfeito para tudo: Os especuladores.

Um abraço,
Ulisses

Claro que é especulação. Nao existe outro nome que se chame.

Os estados unidos aproveitaram-se e muito desta situação para valorizar a sua moeda, se bem vejamos qual é a agencia de rating europeia que cortou os ratings dos países da Europa? ah ok peco desculpa, já me esquecia que nao há nenhuma e ainda está para ser criada.

A grécia está mal e precisou de ajuda financeira. O que é que se fez? pronto la foi a Uniao europeia ajudar a grécia, também para nao por em causa a EU, o euro e consequentemente um grande crash nas bolsas.

Já se garantiu o emprestimo, ja vieram aí grandes responsáveis politicos garantir que Portugal e Espanha não necessitaram de ajuda financeira. Também ja fizeram nova revisao de medidas para combater o defice.

Agora pergunto, que é que os mercados querem mais para justificar uma queda deste calibre? Para mim a resposta é simples. Pura especulação.

Faca-se o seguinte exemplo:
dos 2/3 dias seguintes a accao recupera voltou a atingir os 12,40€. Agora pergunto afinal de contas o que é que mudou nesses 6 dias para accao descer e voltar a praticamente aos valores que tava? Afinal de contas o problema nao era o mesmo?

O facto de Portugal a uns dias atrás precisar de pagar 13 mil milhões, não quer dizer que actualmente não necessite de uma injecção de 100 mil milhões...

Isto é um pouco como os bancos... quando começa a haver fumo, as pessoas tiram o seu dinheiro e que provoca ausência de liquidez e por conseguinte um asfixiar da actividade do banco...

Com os países acontece o mesmo... se deixar de haver confiança na credibilidade financeira do país, os investidores estrangeiros deixam de emprestar dinheiro e os que têm a receber não vão facilitar, o que colocará o país numa situação complicada onde não tem para investir nem tem para pagar...

Após isso será a lei da física aplicada ao elástico a funcionar... só existe expansão até certo altura, depois é o inverso...

Isto é muito engraçado, manda-se uns numeros para o ar e não há ninguém que verifique a sua veracidade?

Essa dos 100 mil milhões de euros é anedotico,

em 2010 temos cerca de 15 mil milhões a vencer, em 2011 também cerca de 15 mil milhões, em 2012 6,8 mil milhões, em 2013 7 mil milhões, em 2014 11 mil milhões, ou seja nos proximos 4 anos e meio vencem cerca de 55 mil milhões, como é que chegam ao numero de 100 mil milhões, quando o total da divida em BT e OT é cerca de 110 mil milhões? :roll: :roll: :roll:

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... hmarks.xls

Antes de mais, obrigado pela correcção e pelo link.

Em relação aos números baseei-me no que era dito num tópico atrás onde era referido que Portugal poderia precisar de uma injecção de 100 mil milhões.

Para justificar esse valor não considerei apenas as BT e OT, mas sim no dinheiro que o país precisa de dispender todos os dias e que não é apenas originário de empréstimos.

Esse foi o raciocínio que fiz, mas admito que tenha falhas :)

Sim tem falhas porque o Estado prevê gastar bem menos de 100 mil milhões e as pessoas ainda pagam impostos... :mrgreen:

Já gaora para quem quiser ver em detalhe o OE 2010:

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Docu ... E_2010.pdf

Por exemplo podem ver quanto é que o governo transfere para a vossa junta de freguesia :wink:

Mais um obrigado também por este link :)

Estive a tentar encontrar as empresas EPE do estado (IPO's do Porto e Lisboa que são milhões) e não os encontrei no orçamento.

Se alguém encontrar, diga a página, s.f.f.

p.s.: deveriam simplificar um pouco o orçamento :)

por kknd » 4/5/2010 23:24

mais_um Escreveu:Isto é muito engraçado, manda-se uns numeros para o ar e não há ninguém que verifique a sua veracidade?

em 2010 temos cerca de 15 mil milhões a vencer, em 2011 também cerca de 15 mil milhões, em 2012 6,8 mil milhões, em 2013 7 mil milhões, em 2014 11 mil milhões, ou seja nos proximos 4 anos e meio vencem cerca de 55 mil milhões, como é que chegam ao numero de 100 mil milhões, quando o total da divida em BT e OT é cerca de 110 mil milhões? :roll: :roll: :roll:

1. Seguramente a divida a emitir não será apenas para cumprir os compromissos anteriores.

2. Esse link contém apenas a divida directa do Estado. Não inclui a divida das empresas públicas nem dos compromissos das PPP's

De resto já se sabe que para já são tudo estimativas, mas pelo que se vê da Grécia tendem a agravar-se.

por EuroVerde » 4/5/2010 23:22

newone Escreveu:Faca-se o seguinte exemplo:

Newone,
1ªlição) não vejo esse movimento que referiste estar ligado obrigatóriamente a uma ou outra notícia. Já devias saber que a curto prazo o mercado é por vezes extremamente imprevisivel e que em determinadas alturas existem forças compradora/vendedora que não olham ao que vendem. Apenas se é para vender, vendem, ou vice-versa.

Volto a dizer, não é ageneira nenhuma comprar galp a todo o momento para o longo prazo. Mas quem quiser obter uma maior rendibilidade, espera.

2ªlição) não negociar com base na "esperança" ou naquilo que desejamos que aconteça. Não dar demasiada importância às notícias e não as ver como forma explicativa para rebater tudo o que acontece com a cotação.

3ªlição) Não manter uma acção só para esperar um dividendo. É preferivel uma mais-valia. E estar antes em sintonia com o que acontece internacionalmente.

Registado: 29/11/2007 11:19

por mais_um » 4/5/2010 23:14

Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
newone Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:newone, qual especulação? Já viste as ruas da Grécia? O défice grego?

Para os gregos, a culpa não é deles, é dos especuladores. Nem tão pouco o facto de terem escondido durante muito tempo o verdadeiro défice os faz mudar de ideias.

Quando as coisas correm mal, a culpa nunca é nossa. É sempre daquele grupo de pessoas sem cabeça e sem rosto que servem de alibi perfeito para tudo: Os especuladores.

Um abraço,
Ulisses

Os estados unidos aproveitaram-se e muito desta situação para valorizar a sua moeda, se bem vejamos qual é a agencia de rating europeia que cortou os ratings dos países da Europa? ah ok peco desculpa, já me esquecia que nao há nenhuma e ainda está para ser criada.

A grécia está mal e precisou de ajuda financeira. O que é que se fez? pronto la foi a Uniao europeia ajudar a grécia, também para nao por em causa a EU, o euro e consequentemente um grande crash nas bolsas.

Já se garantiu o emprestimo, ja vieram aí grandes responsáveis politicos garantir que Portugal e Espanha não necessitaram de ajuda financeira. Também ja fizeram nova revisao de medidas para combater o defice.

Agora pergunto, que é que os mercados querem mais para justificar uma queda deste calibre? Para mim a resposta é simples. Pura especulação.

O facto de Portugal a uns dias atrás precisar de pagar 13 mil milhões, não quer dizer que actualmente não necessite de uma injecção de 100 mil milhões...

Isto é um pouco como os bancos... quando começa a haver fumo, as pessoas tiram o seu dinheiro e que provoca ausência de liquidez e por conseguinte um asfixiar da actividade do banco...

Com os países acontece o mesmo... se deixar de haver confiança na credibilidade financeira do país, os investidores estrangeiros deixam de emprestar dinheiro e os que têm a receber não vão facilitar, o que colocará o país numa situação complicada onde não tem para investir nem tem para pagar...

Após isso será a lei da física aplicada ao elástico a funcionar... só existe expansão até certo altura, depois é o inverso...

Isto é muito engraçado, manda-se uns numeros para o ar e não há ninguém que verifique a sua veracidade?

Em relação aos números baseei-me no que era dito num tópico atrás onde era referido que Portugal poderia precisar de uma injecção de 100 mil milhões.

Para justificar esse valor não considerei apenas as BT e OT, mas sim no dinheiro que o país precisa de dispender todos os dias e que não é apenas originário de empréstimos.

Sim tem falhas porque o Estado prevê gastar bem menos de 100 mil milhões e as pessoas ainda pagam impostos... :mrgreen:

Já gaora para quem quiser ver em detalhe o OE 2010:

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Docu ... E_2010.pdf

Por exemplo podem ver quanto é que o governo transfere para a vossa junta de freguesia :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por bolo » 4/5/2010 23:02

Estava para por este texto no tópico "Pr'á Descontra" mas o mais apropriado é mesmo um de assunto sérios!

Um zé ou uma maria qualquer escreveu isto que me chegou por e-mail. No meio dos nervos diz o que sente e no fundo não deixa de ter razão para se queixar...

autores desconhecidos_____________________________________________________

Dou-lhe toda a razão, este governo colocou o País de rastos, pior do que
isto só mesmo a falência... para lá caminhamos...

Nortenho tem razão!!!!!!!!

Contém linguagem pouco própria! Mas o conteúdo é mesmo, mesmo apropriado!
REVOLTADO!!!!
Escrito por uma pessoa revoltada, pelo que teremos que desculpar algumas
palavras mais fortes.
Porém, estou certo que reflecte o espírito da maioria dos Portugueses.
A este saltou-lhe a tampa... e não é o único.
Só tenho pena é de não conhecer o autor, para o poder felicitar pelo
conteúdo - brilhante texto.

-------------------------------

Justo é o *****.

Parece que o Primeiro Ministro terá dito que desta vez os sacrifícios serão
distribuídos de forma mais justa.
Justa é o *****!!!!

São 23 horas, cheguei agora a casa e trabalhei hoje doze horas. O meu filho
já esta a dormir. Este ano já paguei em impostos e multas
dezenas de milhares de euros, todos os meses pago um balúrdio de TSU, tenho
custos financeiros indescritíveis por causa da forma como é cobrado o IVA,
pago o PEC sobre um rendimento que pode não acontecer e este filho da menina
vem-me dizer que os sacrifícios serão distribuídos de forma mais justa???

O *****!!!!!

Tenho semanas durante o ano em que trabalho 20 horas por dia, este fim de
semana não sabia sequer que dia era, no dia da greve de uma chusma de
******** andei na estrada a pagar portagens e a trabalhar para poder pagar
impostos, comecei numa menina duma garagem sozinho e dei trabalho a uma
carrada de gente a quem pago o IRS, a Segurança Social, Seguros de Trabalho
e todas as taxas que o estado me exige, não negoceio salários brutos, por
isso que vão para o ***** com as contribuições dos trabalhadores, pago
salários decentes e recuso-me a pagar o salário mínimo seja a quem for,
investi e perdi, arranjei-me, voltei a investir e falhei de novo, recuperei
e investi de novo e consegui.

E estes ******** do ***** vêm agora dizer-me que os sacrifícios são
distribuídos de forma justa???; e ainda por cima querem casar uns com os
outros !!! como o Guterres que fodeu o pais todo com o rendimento mínimo
garantido, a pior opção económica de sempre, nem sabem sequer o que é não
dormir, desesperar, cair e levantar sem pedir um tostão que seja ao filho da
menina do Estado?! Nem subsidio de desemprego nem o *****?! E tenho que
ouvir todos os dias as queixinhas dos funcionários, dos professores com
horário zero (!), dos funcionários dos correios, dos anacletos e afins, que
fujo ao fisco, que exploro os trabalhadores, que tenho que pagar mais
impostos, que sou um parasita?!

Já paguei todos os impostos de facturas que até agora não consegui cobrar
(IVA e IRC), paguei IRC sobre stocks que não sei se algum dia
conseguirei vender e os sacrifícios são distribuídos de forma justa?!

Justo é o *****.

Os 2000 funcionários da CM de Portimão trabalham das 9h às 15h com intervalo
para almoço e de caminho a mesma CM gasta o nosso dinheiro em foguetes,
almoços, festivais de aviões e de motas de água. etc e depois entrega e paga
serviços a empresas privadas; Decidiram mudar a escada da parte velha,
fecharam-na, derrubaram a antiga e colocaram a estrutura em metal, e após
quinze dias retiraram a mesma estrutura e colocaram-na em madeira! E ainda
queriam fazer um elevador até à praia!!! E eu pago. Num qualquer Instituto
mais de 50 ****** tratam de 9(!) putos. E eu pago.

Substituem administradores pagando indemnizações, contratam o Fernando Gomes
e o Nuno Cardoso(!!!!). E eu pago. Inventam Institutos e Fundações. E eu
pago. Inventam as SCUTS. E eu pago. O PEC. E eu pago. O Presidente apela ao
patriotismo. E eu pago. Sr. Presidente, com todo o respeito que me merece:
Vá-se *****!, você e os camaradas no avião fretado para irem passear para a
China.

A CM de Paredes de Coura faz Parques de estacionamento sem trânsito. E eu
pago. O anacleto Sá Fernandes rebenta com o ***** do orçamento da CM de
Lisboa. E eu pago. O Sócrates vai à borla de avião Falcon da Força Aérea. E
eu pago. Sacrifícios???!! De quem, *****?! Prestam-me um serviço de *****
na saúde, a educação é tão miserável que sou obrigado a por o meu puto num
colégio privado, nem me atrevo a cobrar dividas em Tribunal devido à miséria
que é a Justiça. E pago. Preciso de uma menina de uma cirurgia e tenho
dezasseis mil pessoas em lista de espera, pelo que se não tivesse um seguro
de saúde estaria como milhares de desgraçados que se calhar já morreram. E
eu e eles pagamos. Os sacrifícios são distribuídos de forma justa?

Como, *****?!

E aquela esfinge paneleira de óculos que preside ao Banco de Portugal, que
ganha mais que o secretário do tesouro dos E.U.A., está à espera de colectar
mais 0,03% do PIB com o aumento do IVA? Pois tenho uma pequenina novidade
para o reconhecido génio. Talhos, advogados, lares, lojas de moveis e outros
pequenos negócios que conheço já têm a contabilidade e pagam impostos em
Espanha e eu, assim seja possível, no ano da graça de 2010 pagarei todo o
IVA, IRC e contribuições em Vigo. A chulice destes filhos da menina que vá
cobrar ao *****!!! E quero que se ********* a solidariedade e a conversa de
***** porque não me sai do corpo para o dar a ******. Por alma de quem? Mais
Justo??!! ' E mais, passo a meter gasolina , gasóleo e gás em Espanha.

Pois é meus amigos, Justo é o ***** QUE OS *********!!!!!!!!!!! mais ao Vara e
aos sucateiros que nos fodem a nós Só nos faltava este filho da menina para
completar o baralho dos gate: Diplomagate; universidadegate, casasgate,
CovadaBeiragate, relatóriogate, sobreirogate, freeportgate, etc, etc, mais
este Varagate... realmente é demais
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Marco Martins » 4/5/2010 22:53

mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
newone Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

por bolo » 4/5/2010 22:45

Acho que uma amnistia mundial resolveria o problema e dava-nos mais uns 10 anos para tentarmos fazer melhor!

Acho que devemos mundos e fundos uns aos outros. Onde estão os governos?

Não será da especulação em si, mas do sistema que é capitalista liberalista. Um sistema que dá liberdades e exige responbilidades. Nós e os cidadãos, temo-la e tomamo-la, mas também temos a competição e a dualidade de dilemas para resolver na governação. Como qualquer cidadão, o governo toma decisões arriscadas, precipitadas, com erros, muitos progressivos, muitos de difícil quantificação. As mudanças consecutivas num governo, a competição entre moedas, entre partidos, entre governos e partidos da oposição, entre sondagens, entre popularidade, entre ponderação e reflexão e optimismo e acção são variáveis que o sistema capitalista mistura com a liberdade e progresso que permite.
Apontar culpas aos governos e/ou aos especuladores é apontar as culpas a nós próprios, pois nós somos todos e cada um deles.

Mas já agora, são os governos que governam e regulam e serão eles que terão que assumir as responsabilidades dos sucessos e dos fracassos de uma sociedade. Os seus cidadão deverão assumir na medida em que não respeitem as regras estabelecidas. Actualmente, não estamos a falar em crimes económicos ou financeiros, ainda, salvo as situações que no meio destes cenários vão vindo ao cimo, mas não é para já a génese lida desta actual situação.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por mais_um » 4/5/2010 22:21

Marco Martins Escreveu:
newone Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

por mais_um » 4/5/2010 22:10

artista Escreveu:
O problema é que o mercado considera o risco de Portugal maior e estamos com mais dificuldade em vender... mesmo com taxas mais favaráveis!

Podes explicar como chegas à conclusão que estamos com mais dificuldade em vender? É que considerando os factos não me parece que corresponda à realidade, se tiveres tempo analisa os leilões da divida publica portuguesa em:

http://www.igcp.pt/

Um abraço,

Alexandre Santos

por Marco Martins » 4/5/2010 21:58

newone Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

por artista_ » 4/5/2010 21:48

mais_um Escreveu:No caso concreto de Portugal e respondendo ao Ulisses, sim comprarei divida publica portuguesa, sem problemas, dependendo da taxa, como é obvio.

Não é só dizer, toca a fazer que o país precisa!! :)

O problema é que o mercado considera o risco de Portugal maior e estamos com mais dificuldade em vender... mesmo com taxas mais favaráveis!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 4/5/2010 21:43

Não sou profissional do ramo, nem sequer tenho formação em finanças ou economia, mas utilizando apenas o senso comum parece-me que estão a misturar muitos problemas, propositamente ou coincidência, não sei.

Vejamos, parece-me que o problema grego não é um problema causado pela crise de 2008, é um problema profundo, derivado de má governação, reformas superiores aos vencimentos, generalização de reformas antecipadas, mascararam o defice com expedientes, etc...

Considerando o que tem vindo a publico até agora, não conheço nenhum outro país na UE e/ou na zona euro com o mesmo tipo de problemas.

Depois temos os paises com dividas e defices publicos grandes, as dividas aumentaram devido às ajudas que os governos tiveram que dar aos seus sistemas financeiros, neste caso há paises como irlanda, inglaterra, alemanha, belgica, holanda, frança, etc...com problemas bastante graves, uns mais que outros, mas mesmo aqui em portugal as coisas foram pacificas, ao ponto de em termos de PIB, portugal foi o que gastou menos nas ajudas à banca e inclusive não foram todas utilizadas.

Considerando que houve um decrescimo da actividade economica (PIB) derivado à crise, é natural que o racio entre divida e PIB tenha subido na generalidade dos paises, assim como o defice, mais uma vez, Portugal não foi dos paises mais atingidos, não tenho os numeros à mão mas se considerarmos a divida publica em valor absoluto, parece-me que percentualmente foi das que menos aumentou em toda a UE.

Assim os paises da UE não tem todos os mesmos problemas, no nosso caso o problema estará mais no fraco crescimento economico e não tanto no valor da divida ou defice.

Embora não acredite em teorias da conspiração, o que é certo é que o unico país que se pôs a jeito foi a grecia, os problemas nos outros são derivados da crise, e curiosamente são as mesmas entidades que defendiam a intervenção nos sistemas financeiros que vem agora criticar os defices e dividas publicas.

No caso concreto de Portugal e respondendo ao Ulisses, sim comprarei divida publica portuguesa, sem problemas, dependendo da taxa, como é obvio.

por newone » 4/5/2010 20:34

Um abraço,
Ulisses

por Eco Tretas » 4/5/2010 18:08

Ulisses Pereira Escreveu:Cada um tem a sua opinião. E quem acha que Portugal está livre de qualquer público deve encher-se da dívida pública portuguesa a estas taxas.

A verdade é que, quando há alguns meses atrás, se especulou com a hipótese da Grécia precisar de auxílio, todos achavam que eram boatos e especulações. Hoje, o povo da Grécia está na rua.

Naturalmente que uma grande parte do que se diz jamais se concretizará. Mas cada um tem a sua opinião. É a mesma coisa que os "price targets"...

Agora dizer que é por isso que a situação está como está é tapar o Sol com a peneira. A situação está como está devido às asneiras da governação. E, sobretudo, porque ainda ninguém teve a coragem de rever a missão do BCE e equipará-la à da FED. Continuemos a manter a missão primordial do BCE em controlar a inflação e continuaremos a ter dificuldade em crescer.

Um abraço,
Ulisses

Para mim, a questão dos Governos é fundamental! E é aí que estão as diferenças, mesmo no mesmo campo político. É só ver o que está o Zapatero a fazer, vs. o Sócrates...

Mas podem ser muitas coisas mais. Os boatos que circulam hoje são espantosos. Ou são verdadeiros, ou alguém está monumentalmente entalado, ou ...

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Ulisses Pereira » 4/5/2010 17:47

Cada um tem a sua opinião. E quem acha que Portugal está livre de qualquer público deve encher-se da dívida pública portuguesa a estas taxas.

A verdade é que, quando há alguns meses atrás, se especulou com a hipótese da Grécia precisar de auxílio, todos achavam que eram boatos e especulações. Hoje, o povo da Grécia está na rua.

Naturalmente que uma grande parte do que se diz jamais se concretizará. Mas cada um tem a sua opinião. É a mesma coisa que os "price targets"...

Agora dizer que é por isso que a situação está como está é tapar o Sol com a peneira. A situação está como está devido às asneiras da governação. E, sobretudo, porque ainda ninguém teve a coragem de rever a missão do BCE e equipará-la à da FED. Continuemos a manter a missão primordial do BCE em controlar a inflação e continuaremos a ter dificuldade em crescer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jbraven » 4/5/2010 17:33

Ulisses,

Então consideras que é credível a opinião do Daniel Gros, segundo o qual Portugal poderá necessitar de um resgate de 100 mil milhões de euros no próximo mês (contra os hipotéticos 13 mil milhões avançados pela Schroders)? E também achas que é credível o rumor que coreu nas bolsas de que estará a ser preparadda uma ajuda a Espanha no valor de 280 mil milhões de euros (notícia do El País)? E já nem sequer falo nas outras dezenas de rumores que correm (por exemplo, a descida do rating de Espanha por outras agências de rating, já desmentida pela Moodys e pela Finch).
Os governos europeus podem ter (muita) culpa, mas também há quem esteja a lançar notícias falsas e comentários dúbios com um único intuito.

Abraço,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por atomez » 4/5/2010 17:27

Shevet Escreveu:O facto da comunidade europeia poder necessitar de ajuda do FMI, não poderá ser o primeiro passo para os americanos virem a tentar controlar a europa???

O facto do director do FMI ser um europeu, não poderá ser o primeiro passo para os europeus virem a tentar controlar a américa???
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ulisses Pereira » 4/5/2010 16:57

newone, qual especulação? Já viste as ruas da Grécia? O défice grego?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rperes » 4/5/2010 16:43

Eu sou muito novo nestas andanças pouco percebo mas,
rebentar com o mercado global, eu sou da opinião que não é nada disso. Simplesmente os galinfões que criaram o subprime viram o nicho das dívidas, e agora atacaram ai... será que não existirão por ai produtos nos bancos de investimento que prometeram taxas ridiculamente altas para poderem recuperar da crise anterior e acabaram por criar esta nova?
Por certo que Bear Sterns e os compinchas do subprime não queriam criar uma crise, mas acabaram por criá-la, penso que o mesmo se passa agora, acho sim que é preciso impôr limites, não acredito num estado puramente capitalista, o mercado deve ser global sim e impostos taxados a esses galifões tb...
se as praças cambiais, bolsistas etc conhecem os intervenientes das operações quão dificil será impedir o acesso àqueles cujo padrão se mostra abusivo?
just my thoughts

Registado: 17/3/2010 12:09

por newone » 4/5/2010 15:42

esta especulaçao ja chateia...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cali010201, castrojjf, Google [Bot], lito, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Rafael Abreu, slbnnbobadela, trilhos2006 e 193 visitantes