Sell in May and go away....
O ditado sell in May and go away é um dos mais famosos de Wall Street. Nos últimos anos, sempre que chegava Maio eu lembrava-me do ditado, e a ideia que tinha era a que de facto existia um aumento da turbulência neste mês. Uma ideia pouco objectiva, provavelmente condicionada pelo ditado, já que todos os meses poderão susceptibilizar turbulência.
Isso levou-me a fazer alguma pesquisa, para tentar compreender se existia ou não um fundo de verdade no ditado. Tendo o SP500 como referência, verifiquei os últimos dois anos e curiosamente o mês de Maio representou uma inversão na tendência ascendentes (as setas na imagem não tentam linhas de tendência, apenas sinalizam a tendência dominante).
Curioso mas... seria apenas uma coincidência? Decidi aprofundar a minha "investigação" e expandi-la aos 20 anos anteriores. Como se pode ver na imagem, não parece existir uma relação directa entre o mês e uma inversão de tendência. Por vezes há pequenos sobressaltos, mas não se pode propriamente dizer que Maio seja sempre um mês de inversão de tendência!
Felizmente há quem se dedique a estudar estes fenómenos de forma rigorosa e, um estudo da Plexus Assett Management (SP500, 1950-2011) concluiu que de facto existe uma relação estatisticamente significativa entre os meses do ano e os ganhos em bolsa, sendo que os primeiros 4 meses do ano e os últimos 2 representam ganhos percentuais 4 (!!) vezes superiores aos restantes 6 meses do ano!
Existe aparentemente um fundo de verdade no meio deste provérbio, a estatística comprova-o. Mas, e o que acontecerá em 2012? Bem, para já começamos mal, com um Lower-High após uma tendência de alta. Apesar disso, mais importante do que qualquer superstição ou ditado é a nossa capacidade de adaptação às alterações do mercado. Seja como for, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém

Isso levou-me a fazer alguma pesquisa, para tentar compreender se existia ou não um fundo de verdade no ditado. Tendo o SP500 como referência, verifiquei os últimos dois anos e curiosamente o mês de Maio representou uma inversão na tendência ascendentes (as setas na imagem não tentam linhas de tendência, apenas sinalizam a tendência dominante).

Curioso mas... seria apenas uma coincidência? Decidi aprofundar a minha "investigação" e expandi-la aos 20 anos anteriores. Como se pode ver na imagem, não parece existir uma relação directa entre o mês e uma inversão de tendência. Por vezes há pequenos sobressaltos, mas não se pode propriamente dizer que Maio seja sempre um mês de inversão de tendência!

Felizmente há quem se dedique a estudar estes fenómenos de forma rigorosa e, um estudo da Plexus Assett Management (SP500, 1950-2011) concluiu que de facto existe uma relação estatisticamente significativa entre os meses do ano e os ganhos em bolsa, sendo que os primeiros 4 meses do ano e os últimos 2 representam ganhos percentuais 4 (!!) vezes superiores aos restantes 6 meses do ano!

Existe aparentemente um fundo de verdade no meio deste provérbio, a estatística comprova-o. Mas, e o que acontecerá em 2012? Bem, para já começamos mal, com um Lower-High após uma tendência de alta. Apesar disso, mais importante do que qualquer superstição ou ditado é a nossa capacidade de adaptação às alterações do mercado. Seja como for, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Sell in May?
By Jim Farrish of SectorExchange
The infamous saying, “sell in May and go away”, could gain some momentum following Friday’s activity. The mounting worries facing the stocks will test the resolve of the bulls. Looking at a chart of the S&P 500 index shows the increased volatility and uncertainty on direction.
This does not mean we are heading toward a major correction, but it does point to protecting against the downside risk prevalent in the current market.
By Jim Farrish of SectorExchange
The infamous saying, “sell in May and go away”, could gain some momentum following Friday’s activity. The mounting worries facing the stocks will test the resolve of the bulls. Looking at a chart of the S&P 500 index shows the increased volatility and uncertainty on direction.
This does not mean we are heading toward a major correction, but it does point to protecting against the downside risk prevalent in the current market.
- Registado: 29/11/2007 9:40
pellux Escreveu:Com a falta de noticias animadoras, não acham que vamos afundar por mais uns tempos??
Também acho.
estão-se a criar condições para uma correcção nas proximas semanas..basta aparecer mais um downgrade e está o caldo entornado, ou noticias que o buraco da grécia é ainda maior.[/quote]
Já parecia previsivél

Apesar de estarmos em bull market, (e com noticias economicas favoraveis) nem so de subidas vive o mercado... isto ainda pode descer mais uma semana ou duas, pode ser uma correcção saudavel..

Editado pela última vez por gancho em 5/5/2010 14:42, num total de 4 vezes.
Há os que não arriscam e ganham muito pouco.
Ha os que arriscam e perdem.
Há os que arriscam e ganham mas estes são os que começaram por perder...
Vibrocil Escreveu:Nos últimos 5 anos, somente se verificou isso em 2008.
De resto foi sempre "buy in May and see profits fly".
Sou da mesma opinião. "à e tal a corda está esticada e o camandro..." a verdade é que ela estica, estica e estica, e quando pensamos que ela nao consegue esticar mais, estica outra vez.

Esta semaninha, entre hoje e amanha talvez, ja devemos saber se volta a esticar.
Contudo, numa perspectiva de longo prazo, tambem acho que iremos ver outra vez valores na ordem dos 1050-1100. Aqui já é feeling, e o feeling nao vale "puto"

Cumprimentos
Sell in May and go away....
Mais uma vez parece que este ditado se volta a verificar, a minha dúvida é porquê?
Será que temos memoria curta?...
Será cíclico?...
Será psicologico?...
Ou será impressão minha?
Será que temos memoria curta?...
Será cíclico?...
Será psicologico?...
Ou será impressão minha?

Há os que não arriscam e ganham muito pouco.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 216 visitantes