Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Será que os portugueses aguentam isto???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Afonso80 » 15/10/2011 15:18

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ?id=109870

O Marco António já colocou a tabela, mas a demagogia continua...
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Mares » 15/10/2011 14:46

BULIM123 Escreveu:A resposta, a este tópico tardou, mas chegou na 5ªFeira pela voz do Sr Primeiro Ministro.

Serem que agora entendem, que é incomportavel, estes valores de reforma, estão a tira ro pão da boca de muita gente.

Plenamente de acordo.

Este é o verdadeiro "Estado paralelo".

Até quando?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por MERCW125 » 15/10/2011 13:26

A resposta, a este tópico tardou, mas chegou na 5ªFeira pela voz do Sr Primeiro Ministro.

Serem que agora entendem, que é incomportavel, estes valores de reforma, estão a tira ro pão da boca de muita gente.

Registado: 14/3/2009 21:36

Re: Eu não escrevi isso...

por artista_ » 18/6/2010 22:28

Pedro73 Escreveu:Olá Artista,

Antes de mais pedia-lhe que corrigisse a forma como me citou no parágrafo acima, pois está a atribuir-me afirmações que não são minhas.

Obg

Peço desculpa, corrigi agora, este tópico "desapareceu" e só agora reparei no erro! :|

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Marco Martins » 18/6/2010 22:13

[quote"=Aumento de 1,2% nos transportes públicos é o adequado"
Lusa

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou hoje que a actualização de 1,2 por cento no preço dos transportes públicos "foi a que o Governo entendeu fazer neste momento" e considerou "prematuro" equacionar outras formas de financiamento.

"O que se passou relativamente aos preços foi um ajustamento relacionado, em primeiro lugar, com o facto de a taxa reduzida do IVA ter passado de cinco para seis por cento e, nesta matéria, é importante que o Governo tome uma posição para que os operadores possam repercutir o aumento do IVA nos preços", afirmou António Mendonça.

Falando à margem da conferência "O Porto de Leixões e o Mercado Global -- Comunidade Económica dos PALOP", que hoje terminou em Matosinhos, o ministro acrescentou que na actualização dos preços houve ainda "uma ligeira componente" relacionada com a evolução dos custos salariais e relacionados com o combustível", já que a última alteração de tarifas ocorreu já "há cerca de dois anos".

Os preços dos transportes públicos de Lisboa e do Porto, assim como os transportes fluviais da Área Metropolitana de Lisboa, vão aumentar, em média, 1,2 por cento a partir de Julho, segundo foi hoje anunciado.

Confrontado com as críticas da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP), que considerou a actualização "insuficiente" por reflectir apenas o aumento do IVA, António Mendonça afirmou apenas que "as pessoas são livres de ter as suas opiniões".

"O que o Governo entendeu dever fazer neste momento foi precisamente aquilo que fez", disse, considerando "neste momento prematuro estar a falar" do recurso a outras fontes de financiamento, conforme reclamado pelos operadores.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=430887

[/quote]

Lembram-se quanto foi que os transportes baixaram depois de terem subido para compensar a subida do petróleo? hummm, não???? pois... não baixaram!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por karamelu » 7/6/2010 16:15

Parece que para alguns é fácil aguentar a crise...

http://www.youtube.com/watch?v=m2B7RWJY ... r_embedded

Registado: 7/6/2010 16:09

por MERCW125 » 19/5/2010 21:29

Mais uma vez fui buscar o tópico que tinha escrito, me vem dar razão, além dos Portugueses não aguentarem, agora chegou a vez do estado:
Bruxelas simplesmente disse ao governo, não há abebias para ninguém, e terão de cortar na despesa, ou não existe financiamento para ninguém.
Já muita gente percebeu que o acordo entre o PS e PSD, é muito fraquinho e não chega para fazer face a este descontrolo que se chegou.
Penso que o comboio, já vai a alta velocidade, só resta saber quando descarrilará...

Eu não escrevi isso...

por Pedro73 » 4/5/2010 1:34

Olá Artista,

Antes de mais pedia-lhe que corrigisse a forma como me citou no parágrafo acima, pois está a atribuir-me afirmações que não são minhas.

Obg

Registado: 31/1/2008 16:13

por artista_ » 3/5/2010 21:43

Fingerspitzengefuhl Escreveu:
Sr piloto, informo-o de que o trabalho por conta de outrém é uma relação voluntária entre duas partes: Empregado e empregador, se o empregado não está satisfeito e não consegue chegar a um acordo deve seguir o seu rumo em vez fazer exigências.

As sociedades verdadeiramente livres baseiam-se em acordos, em negociações, e não em exigências.

Quando uma empresa de transportes aereos é bem gerida faz lucros (salvo anos excepcionais). Por vezes tratam-se de quantias astronomicas dependendo da dimensão da empresa, que acabam por servir entre outras coisas para distribuir em prémios por meia duzia de gestores que enriquecem em poucos anos. Ou seja equecem-se por ex. das sra.s que fazem por lá as limpezas que tb contribuiram para esse lucro e se for preciso ainda rotulam os trabalhadores de pouco produtivos.

Desde a escravidão até aos nossos dias que a relação laboral assenta em desigualdade e exploração ! Se os pilotos e outros trabalhadores desistirem de lutar por uma remuneração que consideram justa (face aos resultados da sua empresa) um dia irão
sentar-se aos comandos dos aviões quiçá os nossos filhos a ganhar o ordenado mínimo, enquanto os gestores ficarão em terra a distribuir os gordos lucros e a inventar pretextos para não pagar mais a quem realmente trabalha e merece. [/quote]

Em parte concordo contigo, mas não na totalidade e provavelmente não na essência... explica-me uma coisa, Portugal está a gastar mais do que produz, isso é um facto, onde é que está a gastar mais? é só nos prémios e ordenados dos gestores?! Gostava de saber a tua opinião sobre isso... eu também acho que há muito dinheiro mal gasto e que a corrupção e a falta de uma justiça que funcione minimamente mina muita coisa, mas não sei até que ponto o problema está essencialmente nisso, duvido que isso resolvesse o que quer que seja, embora seja um contributo e deva obviamente ser corrigido...

Eu não ponho em causa o ordenado de ninguém, apenas estamos a tentar perceber (eu pelo menos estou) como é que podemos gastar menos, ou produzir mais para o que o nosso défice não seja tão elevado, para não termos de pedir tanto dinheiro ao exterior... até porque o que pedirmos agora será a juros mais elevados e o país pode ficar cada vez mais endividado!

abraço

artista
Editado pela última vez por artista_ em 18/6/2010 22:27, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Pedro73 » 3/5/2010 10:51

Fingerspitzengefuhl Escreveu:
Resumindo tudo isto: A culpa do que ganhamos é nossa!! È por nossa culpa que ganhamos menos que os franceses,os gregos ,e para não ter que escrever muito de quase todos os paises da Europa .Eles não tem vergonha de ir para as ruas.Eles não ficam em casa a criticar os que vão para as greves! Ou os que vão para as manifestações públicas !!

Sr piloto, informo-o de que o trabalho por conta de outrém é uma relação voluntária entre duas partes: Empregado e empregador, se o empregado não está satisfeito e não consegue chegar a um acordo deve seguir o seu rumo em vez fazer exigências.

As sociedades verdadeiramente livres baseiam-se em acordos, em negociações, e não em exigências.

Quando uma empresa de transportes aereos é bem gerida faz lucros (salvo anos excepcionais). Por vezes tratam-se de quantias astronomicas dependendo da dimensão da empresa, que acabam por servir entre outras coisas para distribuir em prémios por meia duzia de gestores que enriquecem em poucos anos. Ou seja equecem-se por ex. das sra.s que fazem por lá as limpezas que tb contribuiram para esse lucro e se for preciso ainda rotulam os trabalhadores de pouco produtivos.

Desde a escravidão até aos nossos dias que a relação laboral assenta em desigualdade e exploração ! Se os pilotos e outros trabalhadores desistirem de lutar por uma remuneração que consideram justa (face aos resultados da sua empresa) um dia irão
sentar-se aos comandos dos aviões quiçá os nossos filhos a ganhar o ordenado mínimo, enquanto os gestores ficarão em terra a distribuir os gordos lucros e a inventar pretextos para não pagar mais a quem realmente trabalha e merece.

A330 não desista , vá ver que aqui ou ali ainda se acende uma luz !
:wink:

por mfsr1980 » 3/5/2010 10:32

Caro A-330,
O pessoal aqui já não aguenta isto, por isso, o seu ordenado já os está a roer de inveja. :lol:
Não percebem que o estado lhes vai aos bolsos de todas as maneiras, SEMPRE COM O PRETEXTO DE ESTAR A FAZER JUSTIÇA mas, o que lhes causa mossa é os que se safam! O Senhor piloto é disso exemplo. Assim, os justos pagam mais 30% na gasolina e ninguém bufa. Sabem bem que fazem Espanha quase toda em Auto-Estrada sem pagar portagens, aqui pagam e não bufam.
Aqui o que os preocupa não é o preço da energia (fundamental para a competitividade!) aqui o que os preocupa é quanto o Mexia ganhou!

Abraço mfsr1980.

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 3/5/2010 10:09

Parece-me que algumas pessoas têm memória curta, houve países (e ainda há um ou dois, pelo menos) em que os vencimentos eram decretados pelos governos e não pelo mercado (realmente as desigualdades eram menores e não existia desemprego!), o resultado foi a falência completa desses países (lembram-se do bloco de leste?). Quanto mais os governos interferirem nos mercados menos eficaz estes são.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 3/5/2010 9:25

Pedro73 Escreveu:Que bem lhes enfiaram a carapuça da produtividade !

Gostaria de vê-los a produzir com as condições estruturais do nosso país onde não existem leis nem políticas claras de apoio às empresas ! gostaria de ver essa produtividade com meios de produção mais caros e cargas fiscais absurdas.

Depois vêm os iluminados e dizem : "olha uma empresa de texteis na Alemanha gera 1,5 Eur por cada 1 Eur investido e em Portugal apenas gera 1,1 Eur, logo os trabalhadores portugueses são menos produtivos que os alemães" VAI LÁ VAI !!

No meu caso, nunca disse de quem era a culpa da produtividade, e em muitos casos também acho que não é dos trabalhadores, é das chefias ou das políticas gerais do país...

Mas o título do tópico é "será que o país aguenta isto?!"... é por isso que, independentemente de quem é a culpa, não podemos gastar mais do que aquilo que produzimos! Da mesma forma que num país Africano um determinado trabalho produz apenas y euros e em Portugal produz 3Y, a realidade é que em França ou Inglaterra produz 6Y!!! Tentar melhorar precisa-se mas o país não aguenta que gastemos mais do que aquilo que temos... e o exemplo devia vir de cima, disso também não tenho dúvidas!

Pedro73 Escreveu:A ideia que os políticos venderam é que, nem sequer são as empresas que são pouco produtivas, mas sim os trabalhadores !

É que depois assim já se pode justificar que em empresas como a EDP surjam simultaneamente gestores com ordenados milionários e pessoal que anda a estender cabo com ordenado mínimo !

Pois talvez tenhas razão, conheço mal os casos, embora tenha também a idéia que as desigualdades salariais têm vindo a aumentar e não são justas...

abraço

artista

por A330-300 » 3/5/2010 8:24

Olá,

Se a política for competente e honesta , o país tem mais dinheiro.Tendo mais dinheiro , não é preciso aumentar impostos.Não sendo mais preciso aumentar impostos , patrões tem mais dinheiro.Patrões não sufocados com impostos podem investir mais ,patrões que podem investir mais geram mais empregos e pagam mais.
Agora deixo a quem entenda mais de informática,a tarefa de fazer um desenho aos que ainda não entenderam a cartilha para as crianças.
Agora , se me perguntarem o que é preciso para gerar riqueza ao país digo-lhes que não sei porque se soubesse era economista ou político.Eles é que tem as soluções todas. Segundo eles mesmos.O meu conheçimento de economia serve apenas para dizer que não é com essas escandaleiras e essa corrupção decontrolada que isto vai lá...

Mudando se Assunto:
Poderia ir ao forum de apresentações e ver em que é cada um dos foristas aqui trabalha e tratá-los pelos títulos todos que as caganças exigem.Mas eu não tenho necessidade nenhuma de ser tratado por títulos já que acredito que o valor do ser humano não está relacionado com a sua profissão.Podem -me tratar pelo meu nick porque eu não me sinto em nada superior a ninguém.

De qualquer forma , não me custa nada tratar os peneirosos pelos seus títulos se isso os ajuda a serem pessoas mais felizes ou se sentirem melhores e mais importantes.Portanto ,TrendFX, visto que se refere a mim pela minha profissão , acredito que goste de ser tratado pelo título adequado à sua profissão.
Diga lá em que é que trabalha e terei o maior prazer em não tratá-lo mais por TrendFX em futuros debates neste forum.

Se houver por aí algum político a frequentar este forum ,especialmente este debate, fiquem a saber que são os maiores , podem fazer o que quiserem e lhes apetecer no vosso reinado , porque o rebanho já está bem dividido e satisfeito com a vossa gestão.

A-330
Editado pela última vez por A330-300 em 3/5/2010 9:37, num total de 1 vez.

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pedro447 » 3/5/2010 6:00

Se eu fosse para um fórum de aviação falar sobre técnicas de aterragem ou qualquer outro assunto dessa área que não domino minimamente, certamente faria figura de ignorante e toda a gente me chamaria à atenção (com razão).

O problema é que há 2 assuntos sobre os quais toda a gente pensa que sabe tudo, ainda que nada saibam: economia e treino de equipas de futebol.
Claro que a ignorância que depois demonstram é proporcional à que eu demonstraria num fórum de aviação...cada macaco no seu galho dizem uns, e eu concordo.

Há uns anos o Banco Central Europeu lançou um pequeno folheto para crianças, em que explica com bonecos o funcionamento da economia, em particular dos maleficios da inflação, e a sua ligação ao dinheiro em circulação e à produção de bens. As crianças faziam a pergunta "mas então porque é que não se pode imprimir mais dinheiro e distribuir por toda a gente? Não ficavamos todos a viver bem?" e ao longo do folheto era tudo explicado. Recomendo vivamente, pois talvez assim consigam entender conceitos tão básicos, pois da minha parte desisto. Já dei para este peditório noutros locais, e é sempre o mesmo: retórica inicial, perguntas de quem não concorda, em vez de respostas recebe-se mais retórica desprovida de lógica, novas questões, mais retórica ôca, etc ad aeternum...

E por aqui fico, pois isto não é um debate. De um lado há quem apresente factos e numeros, do outro é retórica que evita as questões concretas. De certeza que os senhores da retórica não são politicos? Têm talento... Vou só citar isto pois ninguém parece interessado em responder, mas fica para a posteridade:

Continuas sem explicar como é que se distribui dinheiro (sob a forma de salários) que não se produz, mas isso é apenas um PEQUENO PORMENOR no teu maravilhoso manifesto.

É melhor citar novamente, podem não ter visto à 2ª:

Continuas sem explicar como é que se distribui dinheiro (sob a forma de salários) que não se produz, mas isso é apenas um PEQUENO PORMENOR no teu maravilhoso manifesto.

ps: só mais uma vez, é a ultima, prometo:

ps2: o problema está também no facto de Portugal ser um país com mentalidade de "empregados" e não de "empreendedores". Os outros que metam a sua vida e o seu dinheiro em jogo quando criam um negócio, para depois nós podermos criticar e exigir à vontade. O senhor piloto crie uma empresa neste país e depois pague os salários que defende, isto de esperar que os forretas dos empresários criem empregos para si é muito fácil. Não estão satisfeitos com o que ganham metam mãos à obra e façam-se à vida, eu já o fiz há vários anos e não precisei de subsidios nem de choraminguices.

Registado: 2/11/2008 16:17

por Fingerspitzengefuhl » 3/5/2010 5:29

Resumindo tudo isto: A culpa do que ganhamos é nossa!! È por nossa culpa que ganhamos menos que os franceses,os gregos ,e para não ter que escrever muito de quase todos os paises da Europa .Eles não tem vergonha de ir para as ruas.Eles não ficam em casa a criticar os que vão para as greves! Ou os que vão para as manifestações públicas !!

Registado: 9/2/2010 6:36

por A330-300 » 3/5/2010 5:21

Pedro73 Escreveu:
TrendFX Escreveu:
Já agora informo que nos EUA o salário minimo é inferior a todos os países de topo da Europa, muitos deles com PIB per capita inferior aos EUA. Foi nisto que eles se transformaram, para dissipar todas as duvidas... Produz muito ganha muito, produz pouco ganha pouco.

Não consegui valores relativos à UE mas já agora informo que um juiz nos EUA ganha sensivelmente o dobro do que em Portugal.

Que bem lhes enfiaram a carapuça da produtividade !

Gostaria de vê-los a produzir com as condições estruturais do nosso país onde não existem leis nem políticas claras de apoio às empresas ! gostaria de ver essa produtividade com meios de produção mais caros e cargas fiscais absurdas.

Depois vêm os iluminados e dizem : "olha uma empresa de texteis na Alemanha gera 1,5 Eur por cada 1 Eur investido e em Portugal apenas gera 1,1 Eur, logo os trabalhadores portugueses são menos produtivos que os alemães" VAI LÁ VAI !

A ideia que os políticos venderam é que, nem sequer são as empresas que são pouco produtivas, mas sim os trabalhadores !

É que depois assim já se pode justificar que em empresas como a EDP surjam simultaneamente gestores com ordenados milionários e pessoal que anda a estender cabo com ordenado mínimo !

Pedro , Desista...Não vale a pena !!Nem entendem o que eu digo!! Onde é que eu escrevi que o empregado do café tem que ganhar 5000 euros?

O Zé Povinho gosta mesmo é de acusar o Zé Povinho, que é aquele que está ao lado e ao alcance do limite que o seu horizonte lhe permite ver.. Não entendem que os responsáveis políticos é que são os responsáveis por fazer um país mais ou menos produtivo através de políticas de incentivo à produção, o bom gerenciamento do país e de leis que permitam que se executem estas políticas.

Senão , como se explicaria que países tão ricos como Angola e Brasil tem o povo na miséria e países que pouco produzem (recursos naturais) como Suiça e Luxemburgo tenham condições tão boas para a população? Como se explicaria que alguns países produtores de petróleo,para fazer uma comparação exata,tenham o povo a viver bem e outros tem o povo na miséria??? Isto é a diferença entre a competência e honestidade e incompetência e desonestidade política!!!

Vejo que aqui ninguém acha que o problema do país sejam os freeports ,as barragens do Alqueva, os submarinos (para localizar cardumes para as frotas de pesca em extinção),os jobs for the boys,o sumisso das fardas do exército à 10 anos ,os TGV`s ,ou as derrapagens financeiras para citar uns poucos exemplos.
Vejo que aqui que ninguém entende que estes desfalques foram feitos muitos deles em coisas por vezes,ainda por cima, nem são absolutamente necessárias para o país.Mas sim para os intersses políticos pessoais.

Deve ser por minha culpa que o Zé (Socras) se formou ao domingo , que se queria cometer a atrocidade de construir o NAL na Ota, etc..

Pedro,aconselho-o a desistir desta discussão ...È inútil..Ao menos é o que vou fazer; esta discussao já foi demasiado esclarecedora para mim...e mais reforça a minha opinião de que o futuro deste país é negro, não só devido à incompetência político/administrativa , mas também ,agora ainda mais estarrecido , devido à mentalidade das pessoas que aqui vivem que acreditava eu precisavam apenas que lhes fosse mostrada uma outra forma de ver as coisas.Sim , porque eu achava que o não envolvimento com a política era uma questão de conformismo e de comodismo.Mas não é só isso!! È mesmo falta de lucidez,para dizer um mínimo sem ofender ninguém!

Lembra-se no meu primeiro post quando eu dizia que a culpa dos nossos salários era nossa?? Lembra-se senão me engano do meu último ou penúltimo parágrafo??
Aí está..

Abraço,
A-330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pedro447 » 3/5/2010 2:53

Isto serve como resposta ao comentário anterior do Pedro73 (o da carapuça).

Pedro73 Escreveu:suponhamos que os ordenados dos juizes são demasiado elevados para o que é suportável pelo país...

b) Porque razão são esses salários inferiores aos da média da UE , será que os juizes dos outros paises criam mais riqueza que os nossos ?

Não é a riqueza gerada ou não pelos juizes per se, mas sim a riqueza gerada pelos países onde esses juizes trabalham.
O PIB per capita nos é, ao câmbio actual, 36000 euros, em Portugal é cerca de 15-16000 €. Portanto acho que é perfeitamente compreensível que um juiz nos EUA receba no minimo o dobro que em Portugal. Da mesma forma que penso que toda a gente percebe porque razão um juiz na Croácia ganhará metade do que se ganha em Portugal, e um na Etiópia ganhará 100 vezes menos. Assim como um funcionário do Mcdonalds nos EUA ganha o dobro (um pouco menos até) que um cá, e por aí em diante.

Quem não se lembra dos imigrantes de leste, muitos deles médicos, cientistas, com mestrados, etc, a trabalhar nas obras cá? Os países deles não produziam riqueza suficiente, por isso ganhavam mais cá em profissões não-qualificadas do que como médicos no país de origem.

Se a riqueza produzida em Portugal é inferior à média da UE, estranho seria haver um grande número de pessoas a receber salários acima da média dos seus congéneres europeus. Há o péssimo exemplo do Constâncio que ganhava mais, entre outros exemplos do mesmo cariz politico-partidário, mas isso são excepções (que obviamente têm de ser combatidas).

Isto é facilmente compreendido por todos, penso eu... fazem um bicho de 7 cabeças desta discussão e estamos a falar aqui do mais básico que pode haver em economia.

por Pedro73 » 3/5/2010 2:13

TrendFX Escreveu:
Já agora informo que nos EUA o salário minimo é inferior a todos os países de topo da Europa, muitos deles com PIB per capita inferior aos EUA. Foi nisto que eles se transformaram, para dissipar todas as duvidas... Produz muito ganha muito, produz pouco ganha pouco.

Não consegui valores relativos à UE mas já agora informo que um juiz nos EUA ganha sensivelmente o dobro do que em Portugal.

Que bem lhes enfiaram a carapuça da produtividade !

Depois vêm os iluminados e dizem : "olha uma empresa de texteis na Alemanha gera 1,5 Eur por cada 1 Eur investido e em Portugal apenas gera 1,1 Eur, logo os trabalhadores portugueses são menos produtivos que os alemães" VAI LÁ VAI !

A ideia que os políticos venderam é que, nem sequer são as empresas que são pouco produtivas, mas sim os trabalhadores !

por Pedro447 » 3/5/2010 0:34

Mcmad Escreveu:Em tempos passados houve um Presidente Americano, não me recordo qual que referiu que só eram bem recebidas nos EUA empresas que pagassem bem aos seus trabalhadores! Olhem no que eles se transformaram!

Olhem no que eles se transformaram?! Se ele não tem dito essa frase os EUA eram hoje um país pouco desenvolvido? Pois claro que só querem empresas que paguem bem, pois são as que têm elevada produtividade, isso também eu quero em Portugal. Querem empresas de automóveis, aviões, semi-condutores, componentes electrónicos, software, etc, e não indústrias têxteis ou de calçado, caracterizadas por trabalho intensivo, baixa produtividade e valor acrescentado zero.

por artista_ » 3/5/2010 0:32

Mcmad Escreveu:Concordo com os escritos do A -330 em relação ás lutas trabalhistas! Pese embora acredite que a solução do nosso problema passa pelo aumento da produtividade nao me parece que a mesma seja conseguida com ordenados baixos.

Em tempos passados houve um Presidente Americano, não me recordo qual que referiu que só eram bem recebidas nos EUA empresas que pagassem bem aos seus trabalhadores! Olhem no que eles se transformaram!

Sem dúvida, eu nem vi ninguém aqui a defender ordenados baixos, só que um ordenado baixo ou alto é algo bastante subjectivo! Eu diria que todos devem ter ordenados justos... o que também têm um grau elevado de subjectividade :)

abraço

artista

por Marco Martins » 3/5/2010 0:26

Mcmad Escreveu:Concordo com os escritos do A -330 em relação ás lutas trabalhistas! Pese embora acredite que a solução do nosso problema passa pelo aumento da produtividade nao me parece que a mesma seja conseguida com ordenados baixos.

Em tempos passados houve um Presidente Americano, não me recordo qual que referiu que só eram bem recebidas nos EUA empresas que pagassem bem aos seus trabalhadores! Olhem no que eles se transformaram!

Se pagares mais a um funcionário, achas que ele vai trabalhar o dobro e ficar mais inteligente?

O salário deve ser o resultado de um aumento de produtividade e do conseguir fazer mais com menos...

Temos de é garantir que a sociedade conseque trabalhar organizadamente para conseguir partilhar custos e aumentar os proveitos, sendo que a riqueza de uma empresa deve ter uma divisão dos lucros pelos seus funcionários
(isto para as privadas, porque as públicas deverão fazer essa distribuição ao estado pois são fruto de todos nós e deverão assim que possível ser privatizadas)...

por Mcmad » 2/5/2010 23:54

Concordo com os escritos do A -330 em relação ás lutas trabalhistas! Pese embora acredite que a solução do nosso problema passa pelo aumento da produtividade nao me parece que a mesma seja conseguida com ordenados baixos.

Registado: 29/11/2007 10:26

por Marco Martins » 2/5/2010 23:47

BULIM123 Escreveu:Sabem o que fez o Presidente dos Estados Unidos, Regan nos anos 80 numa greve dos controladores aéreos?
Simplesmente deu-lhes 48 horas para voltarem ao trabalho. Era o que o Estado cá devia de fazer aos pilotos, trabalhem mas é não queiram ser mais uma classe elitista, que vive a conta dos que produzem riqueza para o nosso País.
Afinal que produz a TAP, Produz muito defice certamente, eu até já nem sei se as greves dos Sr.pilotos não existem mesmo para justificar os prejuizos. A TAP, na minha opinião é que deveria de já ter sido privatizada há muito tempo, e não empresas como REN, EDP, que são estratégicas para o País e a TAP, não pouco me importa estar nas mãos do estado ou não.

Discordo apenas contigo na medida em que todas as outras empresas (EDP e REN) também devam ser privatizadas, desde que se garanta que no mercado existe concorrência e que existe um orgão estatal que garanta transparência e concorrência leal.

Todas as obras e iniciativas públicas são necessárias apenas em momentos e em áreas necessárias ao desenvolvimento em que a iniciativa privada não tem coragem para assumir o risco e todos nós através do estado temos então de assumir esse risco.

Após isso, deve-se dividir em dois e privatizar.

A RTP é um caso desses! Porque precisamos que 50% dos canais em sinal aberto sejam estatais, quando já toda a iniciativa privada funciona? É apenas para fazer concorrência desleal ou para assegurar tachos para os amigos?

Bastaria a RTP2 com a sua função de serviço público, que não necessita propriamente de ter os filmes mais recentes, nem telenovelas de fabrico próprio nem todos os jogos "clubísticos"...

por MERCW125 » 2/5/2010 23:13

Sabem o que fez o Presidente dos Estados Unidos, Regan nos anos 80 numa greve dos controladores aéreos?
Simplesmente deu-lhes 48 horas para voltarem ao trabalho. Era o que o Estado cá devia de fazer aos pilotos, trabalhem mas é não queiram ser mais uma classe elitista, que vive a conta dos que produzem riqueza para o nosso País.
Afinal que produz a TAP, Produz muito defice certamente, eu até já nem sei se as greves dos Sr.pilotos não existem mesmo para justificar os prejuizos. A TAP, na minha opinião é que deveria de já ter sido privatizada há muito tempo, e não empresas como REN, EDP, que são estratégicas para o País e a TAP, não pouco me importa estar nas mãos do estado ou não.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, boavista, carlifer, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, pfta, Pmart 1, PMP69, Sinedrio, trend=friend, trilhos2006 e 122 visitantes