Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Subsidio de natal para o estado em prol do país?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pedro447 » 2/5/2010 19:21

Reordenamento do território, acabar-se com esta palhaçada dos concelhos com 30 habitantes e freguesias onde só mora uma velhota e o seu gato. Só o que se gasta em cargos (e consequentes tachos) autárquicos completamente inuteis... :roll:
Concelhos reduzidos a metade, freguesias reduzidas em 2 terços. Pouco me importa se as pessoas de Pitomalcheiroso de Cima são inimigas de Pitomalcheiroso de Baixo, é só labreguices e guerrinhas mesquinhas que não deviam ter lugar num país moderno.
Editado pela última vez por Visitante em 2/5/2010 19:23, num total de 1 vez.

Registado: 2/11/2008 16:17

por LTCM » 2/5/2010 18:58

Vasco Pulido Valente, Brinquem, brinquem..., hoje no Público.

«Perante a catástrofe que se aproxima, há várias maneiras de reagir. [...] Peço licença, para dar uma amostra sugerida pela Grécia, pela Espanha e pelo que tenho observado dos costumes da Pátria.

Aqui vai. 1.º Reduzir o número de feriados. Quatro chegam: o Natal, o Ano Novo, o Dia de Portugal e a Sexta-feira Santa. [...] 2.º Fechar empresas públicas: as que são inteiramente substituíveis (por exemplo, a EPUL e a RTP) e as que perdem dinheiro sem qualquer resultado relevante ou benéfico (a lista é infinita). 3.º Fechar as fundações e pseudofundações que o Governo sustenta, quer directamente (ou seja, do centro), quer através das câmaras. 4.º Vender as propriedades do Estado que não servem um interesse nacional evidente (quartéis, prédios, matas, florestas, por aí fora). 5.º Vender os submarinos e outro armamento inútil ou excessivo. 6.º Demolir e vender o autódromo do Estoril, o autódromo do Algarve e meia dúzia de estádios deficitários, sem indemnização a particulares.

Isto ajuda, mas não chega. É preciso continuar. Com o seguinte: 1.º Suspender imediatamente os grandes projectos (o novo aeroporto, o TGV, a TTT). 2.º Não construir um único quilómetro de auto-estrada. 3.º Proibir a contratação de mais funcionários públicos. 4.º Eliminar serviços sem objecto ou mesmo nocivos (por exemplo, o Instituto do Livro). 5.º Congelar as promoções no funcionalismo, pelo menos, durante 5 anos. 6.º Acabar com o chamado “subsídio de férias” (para subsídio, já bastam as férias pagas). 7.º Pôr um limite legal à despesa do Estado. 8.º Aumentar o IVA dois por cento. 9.º Regular a banca estrita e rigorosamente. É muito? É de mais. Acham que sim? Brinquem, brinquem e depois não se queixem.»
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

condições

por cipratcheck » 2/5/2010 18:11

mav8 parecem-me condições razoáveis. apenas nas scuts o estado n pode acabar com elas, n pode rasgar os contractos porque as indemenizações seriam ainda mais ruinosas. presumo que estejas a sugerir com essa condição que pretendes que se pague portagem em todas as actuais scuts...
concordo com a suspensão de todas as obras públicas e investimentos sem retorno positivo para a economia. por exemplo estou contra NESTE MOMENTO o tgv e o aeroporto mas sou a favor das barragens e outros investimentos que aumentem a competitividade e produtividade e resolvam o problema de crescimento português tal como a sua dependência do exterior.
- acompanhando as notícias de grécias e ratings de portugal e espanha o governo ainda por cima esta semana vem dizer que as grandes obras são para manter?!!!!!
n basta ser ... tem que se parecer, mais umas semanas (n muitas) e quem disse isso vai "engolir o sapo" como o nosso caríssimo e digníssimo ex-ministro das obras públicas mário lino com o seu famoso "alcochete jamais"!

quando os políticos n têm juízo o povo é que paga!

bem hajam
cipra
God save the stocks not the Queen!

Registado: 11/4/2010 18:00

por MAV8 » 2/5/2010 17:46

Eu estou disposto a sacrificar o meu 13º mês com algumas condições pela ordem que se segue:

1º - Sacrificar o 13º e 14º a todos os cargos politicos - Ministros, Secretérios de Estado, deputados, Presidentes de Camara, Administradores de empresas Públicas e cargos de nomeação do sector publico.

2º - Acabar com os Bonus e prémios das empresas publicas.

3º - Eliminar 25% dos cargos de nomeação no país (vejam o que já estão a fazer em Espanha).

4º - Parar as obras publicas de grande envergadura - tgv, aeroporto e 3ªponte - e impor rigor nos contratos das restantes.

5º - Acabar com todas as scuts, colocando portagens em todas elas.

6º - Reduzir o nº de deputados (pelo menos 25%) da assembleia da républica já para a proxima legislatura.

7º - Sacrificar o 13º de quem recebe mais de 1000 euros limpos na função pública e 1/2 dos que ganham abaixo desse valor.

Por último - O Valor poupado ser exclusivamente utilizado no pagamento da dívida externa.

O exemplo tem de vir dos governantes que nos colocaram nesta situação, assim têm de ser estes a fazer os maiores sacrificios nem que seja como exemplo para todo o país, ou mostram que querem alterar o estado das coisas verdadeiramente e começam por si próprios ou temo que possa haver uma revolução social.
Editado pela última vez por MAV8 em 2/5/2010 18:19, num total de 1 vez.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Nyk » 2/5/2010 9:35

Subsidio de natal para o estado em prol do país?

Em prol do país não, em prol dos incompetentes e ladrões que andam há decadas a destroir e a roubar este País.
Agora já não sabem mais onde ir roubar e então vai de sacar o subcidio de natal ou quem sabe o de férias ao zé portuga, para eles continuarem a viver á grande com churudos ordenados e reformas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por j_paulo » 2/5/2010 7:42

O que vão fazer?
É obvio....como o salário "é baixo" vao os 40 almoçar à conta do Povo ou em alternativa receber mais umas ajudas de custo....ah e ainda se arriscam a trazer uns enchidos e queijos de uns presidentes de câmara lambe cús.... e claro decidiram fazer o 10jun em faro para irem passar o fds à conta do povo, no Algarve.
allé camarilha allé

...isto só lá vai à tomatada...
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

olvibeja...vê-se aqui a preocupação dos nossos politicos em

por nov71 » 1/5/2010 23:15

poupar...pois....o que foi hoje o primeiro ministro e amanha o presidente da republica fazer ao alentejo, á olvibeja ?

A comitiva que foi hoje com o Socrates , e a comitiva que vai amanhã com o Cavaco para uma festa...não era escusado...de certeza que o meu subsidio não iria chegar para pagar as deslocações de todos estes meninos a uma feira ..

Enquanto não se der o exemplo ...eu quero o meus 14 meses...

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

por j_paulo » 1/5/2010 22:10

Isto ja nao tem volta a dar..Qto mais o Povo poupar mais o Estado rouba...só lá vai com tomates e ovos...
eu quero ver qd o PP levar à discussão no parlamento o TGV quem vai votar a favor...
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

por Garfield » 1/5/2010 17:56

Tamebm concordo com a ideia de que o Estado deveria procurar financiar-se dentro de portas oferecendo taxas de juro competitivas com as dos depositos a prazo.

Ganhavam todos, o Estado ao pagar menos aos residentes do que aos financiadores externos e os residentes que viam o seu capital ser melhor remunerado.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por Dialmedia » 1/5/2010 17:30

tonirai Escreveu:Por mais que entenda o raciocínio por trás desta medida que propões, não posso concordar com a mesma.

Isso seria penalizar quem menos culpa tem disto tudo, que é quem poupa e gasta menos que o que tem.

O governo é a imagem do povo que temos que, como disseste, gasta o que pode e o que não pode.

Quem poupa, apenas adia o consumo, fá-lo para mais tarde ter capital disponível para as coisas que considera virem a ser necessárias...
No fundo, se todos o fizessem a partir de um momento zero, é certo que o consumo e o PIB diminuiria, mas após o tempo necessário de reajuste, o consumo retomaria o seu rumo quase normal, mas desta vez vindo da poupança e não do crédito.

O governo tem de suspender quase todos esses projectos loucos, e se (e só se) ainda for necessário, que venham buscar um salário ou um subsídio ao povo... pois este também tem de aprender a gastar menos.

Não consigo entender o povo que orçamenta as suas despesas entrando com o valor dos subsídios de férias e Natal nas contas fixas... esses subsídios deveriam ser só e apenas para fazer face a despesas extras de prendas no Natal, e de férias no verão!
Se esses desaparecerem num ano, apenas deveriam desaparecer as prendas e as férias nesse ano, e não ser drama nenhum!

Percebo o teu ponto de vista e concordo com ele, excepto na parte em que estamos a prejudicar as pessoas que fizeram poupanças.

Na verdade, ia-se passar o contrário. Existem milhares de milhões (1.000.000.000,00€ vezes umas quantas dezenas) aplicados nos bancos que estão a ser remunerados com taxas que nem pagam as despesas de manutenção. É dinheiro que no curto-prazo não vai ser usado no consumo, ao contrário dos salários. O Estado pega nesse dinheiro e paga 1,5/2% aos detentores desse capital (essas percentagens de certeza que estão acima da média de qualquer DP de curto prazo no mercado).

Há aqui uma situação win-win: As pessoas continuam com o dinheiro aplicado (não sentem o "ir ao bolso" como aconteceria com os salários), com uma taxa em média superior, e o Estado cumpria o seu objectivo.

Mesmo se tivessem que ir aos salários, eu preferia que fosse através de uma taxa mensal em vez de ir buscar um mês completo. Era dinheiro a ir para o Estado todos os meses em vez de uma vez por ano, e o efeito psicológico nas famílias era menor.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Mcmad » 1/5/2010 16:20

acintra Escreveu:
tonirai Escreveu:
acintra Escreveu:
Mcmad Escreveu:
acintra Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:42% ?

Sim! Para ser mais preciso até é 42,5%.
30,5% IRS e 11% segurança Social.
Trabalho por conta de outrem.

SS são 34,75% !

Para mim não são! Desconto 11% para a SS.

acintra, acho que o que o Mcmad deve estar a referir a totalidade de SS... 11% pagamos todos nós, mas sei que a entidade empregadora retém muito mais que isso na fonte - talvez 23,75%?

E o OLDMAN corrigiu-te as contas... para ser mais preciso é realmente 41,5%, não 42,5% :lol:

Tem razão e já corrigi para 41,5%. Eu fici tão ****
com o que desconto que até faço mal as contas quando falo nisso.

Quanto ao que paga a empresa não me no bolso, apenas psicologicamente porque sou um dos directores.
Mas para alem dos 41,5% ainda pago do meu bolso seguro de saude e um PPR, por não acreditar no estado. Ou seja podemos considerar que ainda desconto muito mais, por isso não contem com o meu 13º mês.
Adiem os investimentos, reduzam os ministérios, coloquem quem recebe subsidio de desemprego a trabalhar para o estado visto que recebem do estado. (Por exemplo tenho uma enorme dificuldade em ir aos CTT levantar o que encomendo na NET. Podiam abrir pelo menos ao sábado e assim davam trabalho a quem recebe subsidios, podiam ter colocado mais pessoas a trabalhar na bilheteira de Santa Apolónia quando houve a enchente por causa do vulcão, punham estas pessoas na secretaria das policias e assim havia mais efectivos na rua...tantas coisas que podiam fazer porque em 600.000 desempregados encontram-se sempre alguns para preencher estes lugares e outros e ´País só ganhava com isso)

Acintra se não sentes os «outros» 23,75% de SS devias sentir porque fazem parte do teu processo de criação de riqueza que te é retirado! A ti e a qualquer trabalhador por conta de outrém, apesar de a maioria não saber sequer, uma vez que tal é omitido nos RV´s.

Em relação á discussão em si, eu não estou disposto a pagar AINDA mais em favor de todos aqueles que viveram anos e anos acima da sua produtividade.

Nessa altura prefiro ir para a luta...

Registado: 29/11/2007 10:26

por MERCW125 » 1/5/2010 14:44

Não abdico do 13º mes ou subsidio de férias, podiam era fazer por exemplo juntar esses dois valores retirar por exemplo 10%, e aumentarem os vencimentos, todos os meses e ai recebiamos 12 meses, mas quando a economia desse a volta receberiamos a longo prazo esse dinheiro, pelo menos a despesa enquanto a economia nao arrancasse deminuia.

Registado: 14/3/2009 21:36

por ANONIMO111 » 1/5/2010 13:10

CARF2007

Sim, um dia de vencimento, em termos comparativos:Quem recebe um vencimento mensal de 1000 Euros, com alguma dificuldade pode doar ao Estado, 33 Euros.
Mas se for o Senhor Antonio Mexia - CEO da EDP ( por exemplo,existem milhares de outros) , que recebe anualmente 4.000.000.00 ( Quatro milhoes de euros ) se doar 280.000 ( Duzentos e oitenta mil euros )aplica-se aqui a lei da relatividade, e tem toda a logica afinal foram eles que levaram Portugal á situação que se encontra.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Algarvio__ » 1/5/2010 12:29

Sim Tonirai,

Essa é precisamente a filosofia deste governo: podemos tirar aos outros que não lhes faz falta nenhuma...
´
Já agora um pouco de humor negro: Para quê pagar 14 meses a quem recebe menos de 1000 euros/ mês? Mal por mal, já estão habituados a viver com pouco....
(desculpem a ironia)

Registado: 9/12/2007 12:36

por tonirai » 1/5/2010 12:11

Dialmedia Escreveu::arrow: Em vez de irmos primeiro aos salários, poderia-se transformar todas as poupanças dos portugueses em títulos de dívida nacionais. Muitos de vocês sabem que os portugueses gastam o que podem e o que não podem e ficam à espera dos subsídios de férias/Natal para equilibrar as contas ou fazer mais umas comprinhas. Ir aos salários primeiro tem a desvantagem do grande impacto que teria sobre o consumo e o PIB do país. Ir aos depósitos parados tem a desvantagem de reduzir os fundos disponíveis nos bancos. Mal por mal, eu prefiro a segunda opção.

Por mais que entenda o raciocínio por trás desta medida que propões, não posso concordar com a mesma.

Isso seria penalizar quem menos culpa tem disto tudo, que é quem poupa e gasta menos que o que tem.

O governo é a imagem do povo que temos que, como disseste, gasta o que pode e o que não pode.

Quem poupa, apenas adia o consumo, fá-lo para mais tarde ter capital disponível para as coisas que considera virem a ser necessárias...
No fundo, se todos o fizessem a partir de um momento zero, é certo que o consumo e o PIB diminuiria, mas após o tempo necessário de reajuste, o consumo retomaria o seu rumo quase normal, mas desta vez vindo da poupança e não do crédito.

O governo tem de suspender quase todos esses projectos loucos, e se (e só se) ainda for necessário, que venham buscar um salário ou um subsídio ao povo... pois este também tem de aprender a gastar menos.

Não consigo entender o povo que orçamenta as suas despesas entrando com o valor dos subsídios de férias e Natal nas contas fixas... esses subsídios deveriam ser só e apenas para fazer face a despesas extras de prendas no Natal, e de férias no verão!
Se esses desaparecerem num ano, apenas deveriam desaparecer as prendas e as férias nesse ano, e não ser drama nenhum!

Registado: 19/4/2007 18:26

por carf2007 » 1/5/2010 11:44

ANONIMO111 Escreveu:Uma questao muito pertinente,esta de doar uma parte do meu vencimento ao Estado Portugues.
Eu concordo, verdade que estou perfeitamente de acordo, mas com condiçoes...Caso houvesse um referendo sobre esta questao, uma condição que eu proponha a votação eraa seguinte:
1.Concordam com a doaçao de um dia do vosso vencimento, se todos os senhores Gertores e Directores do Sector Publico e Privado, que receberam em 2009 um salario mensal, superior a 14 vezes o salario minimo nacional, tiverem que doar um vencimento mensal ao Estado?

Se esta proposta fosse posta em pratica, penso que se conseguiria uma ajuda significativa para combater a divida do Estado Portuges.

1 dia ? :lol:

"peanuts"
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por ANONIMO111 » 1/5/2010 11:29

Uma questao muito pertinente,esta de doar uma parte do meu vencimento ao Estado Portugues.
Eu concordo, verdade que estou perfeitamente de acordo, mas com condiçoes...Caso houvesse um referendo sobre esta questao, uma condição que eu proponha a votação eraa seguinte:
1.Concordam com a doaçao de um dia do vosso vencimento, se todos os senhores Gertores e Directores do Sector Publico e Privado, que receberam em 2009 um salario mensal, superior a 14 vezes o salario minimo nacional, tiverem que doar um vencimento mensal ao Estado?

Se esta proposta fosse posta em pratica, penso que se conseguiria uma ajuda significativa para combater a divida do Estado Portuges.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Dialmedia » 1/5/2010 10:57

Eu já pensei se não poderíamos ser de tal forma radicais e transformar a maior parte possível de dívida em títulos na posse de residentes.

Impactos:

:arrow: O Estado teria a mesma quantidade de dívida, mas a um custo bastante inferior, reduzindo o défice e aumentando a liquidez.

:arrow: Como os juros seriam pagos a residentes que o utilizariam mais tarde ou mais cedo em consumo, o serviço de dívida transformava-se em "investimento público indirecto".

:arrow: Em vez de irmos primeiro aos salários, poderia-se transformar todas as poupanças dos portugueses em títulos de dívida nacionais. Muitos de vocês sabem que os portugueses gastam o que podem e o que não podem e ficam à espera dos subsídios de férias/Natal para equilibrar as contas ou fazer mais umas comprinhas. Ir aos salários primeiro tem a desvantagem do grande impacto que teria sobre o consumo e o PIB do país. Ir aos depósitos parados tem a desvantagem de reduzir os fundos disponíveis nos bancos. Mal por mal, eu prefiro a segunda opção.

:arrow: Caso o Estado não conseguisse o montante necessário para refinanciar a dívida actual, os juros a pagar seriam utilizados em refinanciamento até a dívida estar 100% cá dentro.

:arrow: Qualquer que seja a medida tomada, desde que o Estado não entre em incumprimento, os portugueses veriam o seu dinheiro devolvido acrescido de todos os juros até ao momento. Se esta medida resultasse, para além das contas do Estado ficarem em ordem, haveria grandes excedentes monetários em posse das famílias que estimulariam de novo o consumo para compensar a grande quebra inicial.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Fingerspitzengefuhl » 1/5/2010 10:04

Eu acho que Portugal está numa situação surreal, senão vejamos: O país está endividado até ao pescoço, a dívida vai crescendo ao mesmo tempo que a credibilidade junto dos credores diminui, só a vontade de gastar dinheiro em viagens a Paris e em comboios de alta velocidade se mantém constante.

Muito sinceramente penso que a situação já está para lá do ponto sem retorno, é caricato continuar a ouvir a orquestra a tocar enquanto o barco afunda...

Faz-me lembrar histórias de pessoas que mal têm dinheiro para subsistir mas endividam-se para ir de férias e para comprar um BMW novo.

O mais grave é que a generalidade dos Portugueses não tem a mínima noção do que se está a passar, só sabem acusar este ou aquele de ser ladrão e vigarista, mas não vejo as pessoas com ganas de obrigar o estado a moderar o despesismo.

O problema principal é que o estado gasta muito mais dinheiro do que aquele que recebe, e não tem margem para receber muito mais visto que já temos uma carga fiscal elevadíssima, Pelo contrário, existe margem para cortar.

Registado: 9/2/2010 6:36

por acintra » 1/5/2010 9:49

tonirai Escreveu:
acintra Escreveu:
Mcmad Escreveu:
acintra Escreveu:

SS são 34,75% !

acintra, acho que o que o Mcmad deve estar a referir a totalidade de SS... 11% pagamos todos nós, mas sei que a entidade empregadora retém muito mais que isso na fonte - talvez 23,75%?

E o OLDMAN corrigiu-te as contas... para ser mais preciso é realmente 41,5%, não 42,5% :lol:

Tem razão e já corrigi para 41,5%. Eu fici tão ****
com o que desconto que até faço mal as contas quando falo nisso.

Quanto ao que paga a empresa não me no bolso, apenas psicologicamente porque sou um dos directores.
Mas para alem dos 41,5% ainda pago do meu bolso seguro de saude e um PPR, por não acreditar no estado. Ou seja podemos considerar que ainda desconto muito mais, por isso não contem com o meu 13º mês.
Adiem os investimentos, reduzam os ministérios, coloquem quem recebe subsidio de desemprego a trabalhar para o estado visto que recebem do estado. (Por exemplo tenho uma enorme dificuldade em ir aos CTT levantar o que encomendo na NET. Podiam abrir pelo menos ao sábado e assim davam trabalho a quem recebe subsidios, podiam ter colocado mais pessoas a trabalhar na bilheteira de Santa Apolónia quando houve a enchente por causa do vulcão, punham estas pessoas na secretaria das policias e assim havia mais efectivos na rua...tantas coisas que podiam fazer porque em 600.000 desempregados encontram-se sempre alguns para preencher estes lugares e outros e ´País só ganhava com isso)
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por tonirai » 1/5/2010 9:18

acintra Escreveu:
Mcmad Escreveu:
acintra Escreveu:

SS são 34,75% !

Registado: 19/4/2007 18:26

por acintra » 1/5/2010 7:38

Mcmad Escreveu:
acintra Escreveu:

SS são 34,75% !

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por OLDMAN » 1/5/2010 3:43

Mcmad Escreveu:
acintra Escreveu:

SS são 34,75% !

:shock: :oh: 30,5% + 11% = 41,5% :roll:
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Mcmad » 1/5/2010 1:52

acintra Escreveu:

SS são 34,75% !

Registado: 29/11/2007 10:26

Re: O meu soo o levam...

por CerealKiler » 30/4/2010 19:23

whitebala Escreveu:
bboniek00 Escreveu:ROUBADO.

Nao haa viicios para ninguem. Limpem o Estado dos boys que laa meteram. Tenham vergonha na cara, comecem eles a limpar o esterco que fizeram.

Parece que gritaste tão alto que te ouviram em Madrid....:

http://www.elpais.com/articulo/espana/G ... unac_9/Tes

Aqui retiramos previlégios aos desempregados......

concordo 1000%, como tal se somos probrezinhos que o exemplo venhas do politicos. :mrgreen: lá se vão as comissões das grandes obras públicas, quantos % de luvas estaão equacionados - maldinos analistas.

Registado: 1/4/2008 17:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], IX Hispana, PacoNasssa e 273 visitantes