Declaração IRS
12 mensagens
|Página 1 de 1
duvida, exemplo pratico
estou a prencher a declaração de irs este ano com uma quantidade de movimentos razoavel pela primeira vez e começam a surgir as duvidas, começo-me também a aperceber da pouca racionalidade de alguns movimentos por não ter sido equacionada a parte da tributação:
imaginem que se tinham adquirido 300 acções em 13-06-2008 a 1,64€ por 492,00€ despesa 4,16€
nova compra de 1738 acções em 10-02-2009 a 0,746€ por 1295,55€ despesa 4,77€
venda conjunta dia 14-08-2009 do total de 2038 acções a 0,893 por 1819,93€ despesa 5,35€
resultado as primeiras 300 acções so foram vendidas mais de 12 meses depois logo não são tributadas, anexo g1, representem uma menos valia de 224,10€,
as restantes 1738 acções representam uma mais valia de 255,48 anexo g que são taxados a 10%, ora vou pagar 25,55€ de irs por uma operação global que gerou 31,38€, basicamente parece que fiz isto ao contrario, isentei as menos valias e tributei as mais valias
a minha duvida é em relação ao calculo das despesas, como divido a despesa da venda de 5,35€ pelas duas situações, proporcionalmente ao numero de acções?
imaginem que se tinham adquirido 300 acções em 13-06-2008 a 1,64€ por 492,00€ despesa 4,16€
nova compra de 1738 acções em 10-02-2009 a 0,746€ por 1295,55€ despesa 4,77€
venda conjunta dia 14-08-2009 do total de 2038 acções a 0,893 por 1819,93€ despesa 5,35€
resultado as primeiras 300 acções so foram vendidas mais de 12 meses depois logo não são tributadas, anexo g1, representem uma menos valia de 224,10€,
as restantes 1738 acções representam uma mais valia de 255,48 anexo g que são taxados a 10%, ora vou pagar 25,55€ de irs por uma operação global que gerou 31,38€, basicamente parece que fiz isto ao contrario, isentei as menos valias e tributei as mais valias
a minha duvida é em relação ao calculo das despesas, como divido a despesa da venda de 5,35€ pelas duas situações, proporcionalmente ao numero de acções?
Obrigado
Obrigado a todos pelos rápidos esclarecimentos. Ainda esta semana vou acabar de preencher a declaração.
Um grande abraço! E... bons investimentos!
Um grande abraço! E... bons investimentos!
- Registado: 1/5/2010 12:43
j_paulo Escreveu:chaves7 Escreveu:Boas;
Aproveito este tópico, para esclarecer uma dúvida que tenho já á bastante tempo, as transações efectuadas por exemplo no Nasdaq e/ou Nasdaq OTC também são declaradas no anexo G ? ou são noutro anexo ?
Abraço
Diz a GObulling que a "estrutura do anexo J nao permite a declaração de menos valia, logo so o Anexo G assegura a tributação pelo mencionado saldo para as acções nacionais+internacionais detidas à menos de 1 ano"...
esclarecido, obrigado
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas
chaves7 Escreveu:Boas;
Aproveito este tópico, para esclarecer uma dúvida que tenho já á bastante tempo, as transações efectuadas por exemplo no Nasdaq e/ou Nasdaq OTC também são declaradas no anexo G ? ou são noutro anexo ?
Abraço
Diz a GObulling que a "estrutura do anexo J nao permite a declaração de menos valia, logo so o Anexo G assegura a tributação pelo mencionado saldo para as acções nacionais+internacionais detidas à menos de 1 ano"...

O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
- Registado: 21/2/2008 22:23
LOAMIL Escreveu:Vibrocil Escreveu:Introduzes tudo numa só linha, colocando na data de aquisição a data de aquisição mais recente e na data de venda a data mais velha.
Salvo melhor opinião é precisamente ao contrário.
A data de aquisição (compra) mais antiga e data de realização (venda) mais recente.
Um abraço
ml
Exactamrnte.
Se fosse como foi dito primeiro, acho que dá erro na validação.
Vibrocil Escreveu:Introduzes tudo numa só linha, colocando na data de aquisição a data de aquisição mais recente e na data de venda a data mais velha.
Salvo melhor opinião é precisamente ao contrário.
A data de aquisição (compra) mais antiga e data de realização (venda) mais recente.
Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
Declaração IRS
Viva!
Estava a preencher a declaração G1 e ao chegar à 12ª linha das transacções feitas, não consegui acrescentar mais nenhuma linha. E ainda me faltam várias vendas que realizei. Não sei como resolver mas penso que já vos aconteceu o mesmo. Será que as fianças só nos deixam fazer 12 vendas por ano com mais de 12 meses??
Agradecia a vossa experiência e, se possível, como resolveram o problema.
Obrigado a todos!
Estava a preencher a declaração G1 e ao chegar à 12ª linha das transacções feitas, não consegui acrescentar mais nenhuma linha. E ainda me faltam várias vendas que realizei. Não sei como resolver mas penso que já vos aconteceu o mesmo. Será que as fianças só nos deixam fazer 12 vendas por ano com mais de 12 meses??
Agradecia a vossa experiência e, se possível, como resolveram o problema.
Obrigado a todos!
- Registado: 1/5/2010 12:43
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Carrancho_, castrojjf, Google [Bot], Investor Tuga, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pbasto, yggy, zulu404 e 273 visitantes