Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvidas causadas pela falta de Volume

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 9/10/2010 19:25

Nyk Escreveu:Um pergunta, na vossa opinião, quais são as melhores Médias Móveis que se deve utilizar na análise de um titulo?

Para?

Necessitas de uma média movel para te dizer se os preços estão a subir ou a descer?

Devias fazer a pergunta de uma outra maneira - quais as medias moveis mais usadas pelos traders.

Quantas mais pessoas olharem para o mesmo indicador, maior as probabilidades de realmente ele funcionar, seja a favor de um movimento, seja contra este.

Não interessa que os preços estão acima ou abaixo da MM. Interessa sim saber, aquando de um teste a este, como reagem os preços (ie. os traders).

Que interesse tem saber que os preços estão acima da MM20 no BCP, por exemplo, quando a maioria dos traders usa a MM 13 dias neste titulo?

A MM mais usada no mundo deverá ser a de 200 dias.
O interesse não está em saber que os preços estão acima ou abaixo desta mas sim na altura de teste pois este será discutido em tudo o que é forums e canais financeiros.

Na altura do teste de onde vêm os preços?
De uma subida/descida de já alguns meses, semanas, dias? Saiu alguma noticia que tenha potenciado esse teste?, Quais os dados economicos que sairam ou vão sair brevemente? Tem esse titulo correlação directa com essas noticias?

Tudo isto, TUDO, tem influência directa no titulo. Os preços podem até estarem a ser suportados artificialmente apenas por estar a testar a MM200 pois toda a gente sabe de antemão o quanto "importante" é esta MM na AT, logo, sujeita a tudo o que seja especulação.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Nyk » 9/10/2010 17:18

Um pergunta, na vossa opinião, quais são as melhores Médias Móveis que se deve utilizar na análise de um titulo?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por arnie » 2/5/2010 11:08

Quem não pode assistir ao webinar fica aqui a gravação

http://www.tradeguider.com/gavin_webinar_files/mm04.wmv
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 1/5/2010 19:36

às 21h vai haver um live webinar dos tipos do TradeGuider.

Quem quiser assistir basta registar-se:

https://www2.gotomeeting.com/register/876325402
Bons negocios,
arnie

por arnie » 30/4/2010 19:04

pmpcpinto Escreveu:Uma dúvida.

Por vezes uma acção sobe bastante, apesar de as ordens de compra serem inferiores às de venda,quer em valor, quer em volume.

Estou-me a lembrar ontem da Semapa.

Pedro

Olá

Acções onde o volume é diminuto podem provocar movimentos bruscos.

Presumo que estejas a falar dos cofres. Pessoalmente, esse tipo de informação não traz nenhuma vantagem.
No entanto, há muito boa gente que consegue ler o mercado através desse metodo.

Apenas existe uma maneira de um titulo conseguir subir, não havendo nenhum resistencia (oferta) capaz de "inundar" os compradores. Tal como apenas existe uma maneira de um titulo cair, nao havendo nenhum suporte (procura) capaz de "inundar" os vendedores.

Se a Semapa subiu foi porque não havia oferta (vendas) no titulo, simples.
Se não há vendedores então é porque quem está longo acredita que o titulo irá testar valores mais altos.

No entanto vai chegar a uma altura em que mais valias irão ser tomadas e aqui dá-se inicio a uma especie de "guerra" entre bulls e bears, vai ser aqui onde o "zigzag" dos preços e a nossa capacidade de os perceber começa.

[yabadoo]

essa tua analogia com laranjas deu-me cá uma sede :P
Bons negocios,
arnie

por yabadoo » 30/4/2010 14:51

Ulisses Pereira Escreveu:
Mas se isso é assim, então é sempre um disparate entrar longo mal se detecta um breakout, certo ?

Não é disparate nenhum, sobretudo porque há acções que nunca vão fazer o tal "pullback". Vais entrar com um risco maior (o risco de apanhares o "pullback) mas também consegues estar em movimentos explosivos que quem espera pelos "pullbacks" muitas vezes deixa escapar.

São estratégias diferentes.

Um abraço,
Ulisses

Ok, faz todo o sentido. Obrigado Ulisses :wink:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Ulisses Pereira » 30/4/2010 11:52

Mas se isso é assim, então é sempre um disparate entrar longo mal se detecta um breakout, certo ?

Não é disparate nenhum, sobretudo porque há acções que nunca vão fazer o tal "pullback". Vais entrar com um risco maior (o risco de apanhares o "pullback) mas também consegues estar em movimentos explosivos que quem espera pelos "pullbacks" muitas vezes deixa escapar.

São estratégias diferentes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pmpcpinto » 30/4/2010 11:01

Uma dúvida.

Por vezes uma acção sobe bastante, apesar de as ordens de compra serem inferiores às de venda,quer em valor, quer em volume.

Estou-me a lembrar ontem da Semapa.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por yabadoo » 30/4/2010 10:42

Deixa-me ver se percebi através duma analogia com laranjas :lol: :

Faz de conta que tenho um grande carregamento de laranjas para vender. Se desço à cidade com o camião cheio de laranjas para as vender, estou frito, porque ao verem tanta laranja os compradores oferecem preços cada vez mais baixos.

Então, traço uma estratégia alternativa:

1) Escondo o camião, para ninguem saber que tenho tanta laranja para vender
2) Quando aparecem pequenos agricultores na cidade com cestos de laranja para vender, eu compro-lhes as laranjas !
O meu plano é atrair potenciais compradores,mostrando que o que está a dar é comprar laranja. Eu quero criar um mercado (onde as MINHAS laranjas possam ser vendidas) nem que para isso tenha de comprar as laranjas dos outros! E com preços altos, claro !
3) Quando esses compradores se aperceberem do 'bom negócio' que é comprar laranjas, cá estou eu para as vender.
4) Como os compradores estão em euforia o preço não desce, e consigo despejar o meu camião.
5) Depois, esses compradores apercebem-se que não há mais compradores de laranjas a não ser eles próprios, que já as compraram. Como não há compradores, cabooom o mercado quebra em baixa e não em alta como eles previam.

No fundo, quando o Ulisses diz que
Eu vou dar um exemplo de como, na prática, o volume afecta o meu "trading". Quando uma acção faz o "breakout" de uma resistência, muitas vezes espero por ma retracção para o primeiro teste à resistência quebrada (novo suporte) para entrar no título. E quando essa retracção acontece com um volume reduzido, é quase certo eu entrar mesmo na acção. Contudo, se essa retracção estiver a ser feita com um volume superior ao do "breakout", abandono essa ideia pois não faz sentido com o conceito teórico de "reteste" à resistência.

está a mostrar como se detecta e contorna essa mecanismo do ponto de vista de um comprador mais sofisticado, ou seja se o pull back for com forte volume, trata-se dos ex-compradores de laranjas que se deram conta que enfiaram um barrete e estão a desembaraçar-se das laranjas que eu antes lhes vendi.

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por yabadoo » 29/4/2010 23:27

Arnie e Mapaman

Vou estudar melhor os vossos posts e ler o livro que recomendaram, mas desde já agradeço tão excelentes replies á minha dúvida !

Obrigado arnie :clap:
Obrigado mapaman :clap:

por BePatience » 29/4/2010 22:59

Cumprimentos

Registado: 15/3/2010 16:54

por mapaman » 29/4/2010 22:43

Um suporte só é valido se fôr testado.

Existe quem defenda que quanto mais vezes fôr testado mais fraco fica,tipo "água mole em pedra dura tanto dá até que...fura :P "

Para as resistências é o mesmo,dizem.

Só porque um suporte aguentou o preço não significa acumulação.

Se calhar o melhor mesmo é dar uma vista de olhos em www.patternsite.com e explorar com tempo e calma o que o autor defende.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por BePatience » 29/4/2010 22:07

Boa noite.
Excelentes explicações que foram aqui expostas neste tópico.
Aproveito a oportunidade para questionar sobre a situação inversa, dizendo respeito aos suportes e à sua relação com o volume. Será que os volumes podem dar a indicação de que a quebra do suporte pode ser ou não eficiente? Em caso de não se dar a quebra qual o comportamento "típico" dos volumes para que se possa pensar em algum período de acumulação?
Obrigada

Registado: 15/3/2010 16:54

por arnie » 29/4/2010 21:27

yabadoo Escreveu:Viva

Estive a ler este interessantíssimo tópico e
fiquei com uma dúvida que deve ser verdadeiramente básica, mas que me faz grande confusão:

A páginas tantas o arnie diz :

"Perante a obvia resistencia os traders que têm suportado o rallie começam a desfazer-se de parte das suas posições e nada melhor que manter o preço alto, gerando alguma euforia com novos máximos para fecharem posições."

A minha questão : Mas como é que eles conseguem manter o preço alto se estão a vender ?

oi yabadoo

Tal como disse o mapaman, o melhor será leres o livro.
Atenção que os tipos do TraderGuider mudam o nome do livro constantemente, do tipo... há que render o peixe (há coisas que apenas possuem uma leitura possível. Todo o processo de procura e oferta explicada nesse livro está de maneira tão explicita que não vejo ser possível outro tipo de explicação.

Respondendo à tua questão, podes ter varias situações.

Tal como disse o mapaman, podes ter barras com um range inferior à media e cujo o volume é alto, ou não, mantendo aqui os preços num range apertado, absorvendo toda a pressão de venda que surja, mantendo assim o outlook bullish (em caso de up trend).
Nesta situação, num break do topo desse range diminuto, os bulls pensam que é um break real, reforçam posições longas e é aqui que os bears (ex bulls)começam a fechar as suas posições.

Daí resulta toda aquela minha insistência sobre os falso breaks dos ranges.

Ora aqui estivemos a falar de barras diarias, mas podes fazer o mesmo com barras intradiarias. No entanto aqui, pessoalmente uso um sistema proprio. Olho para o volume medido em blocos de 15 minutos.

Vamos ver um caso practico.
O grafico é do ES na sessão de hoje.
Apesar de eu ter referido que olho para o tempo em blocos de 15 minutos esse mostra o tempo em blocos de 30 minutos pois foi dele que eu retirei a leitura para um short no ES.

1º que tudo é um grafico com barras de 1 minuto.
O indicador com o sujestivo nome @test04 é isso mesmo, um indicador que está em fase de teste :P. Indica-nos o range de preços de cada bloco de 30 minutos.
Em baixo temos o @volumestudy 1-6c que nos mostra o volume acumulado nesses mesmos 30 minutos.

Olhando para a zona marcada com a seta vermelha, podemos ver como aqueles 30 minutos produziram um novo máximo do dia, com o menor range preços do dia e com um aumento de 64% do volume referente aos 30 minutos anteriores.
Foi colocado um stop de venda abaixo do minimo da barra que finalizou esses 30 minutos e aguardou-se que os preços confirmassem os sinais de fraqueza que tinham vindo a indicar.
O trade mostrou que a leitura feita tinha sido a correcta.
O stop de compra foi executado a 1.5 pts mais abaixo.

Este tipo de leitura de volume (de visionamento) faz-me mais sentido do que a simples leitura barra a barra. No entanto, confesso que ainda mantenho um indicador de volume para poder ver se existe alguns padrões que possam ser explorados.

Tempo e preços estão directamente ligados.
Para que um movimento de acumulação ou de distribuição possam ser executados é preciso tempo. Tendo esse mesmo tempo acessivel visualmente, o nosso trabalho na identificação de tais movimento torna-se muito mais simples.
Anexos
ES_1min_29-04-2010.gif
ES_1min_29-04-2010.gif (29.07 KiB) Visualizado 4478 vezes
Bons negocios,
arnie

por yabadoo » 29/4/2010 17:30

mapaman Escreveu:

fiquei com uma dúvida que deve ser verdadeiramente básica, mas que me faz grande confusão:

"Perante a obvia resistencia os traders que têm suportado o rallie começam a desfazer-se de parte das suas posições e nada melhor que manter o preço alto, gerando alguma euforia com novos máximos para fecharem posições."

A minha questão : Mas como é que eles conseguem manter o preço alto se estão a vender ?

A melhor maneira de entenderes o volume da forma que o Arnie fala é leres o "master the markets" que podes tentar encontrar no site da tradeguider systems.

Como? fazendo maximos ponto a ponto tipo serguei bubka :mrgreen:

Mantêm o preço lá em cima com velas cada vez mais pequenas até ao dia em que existe uma com um volume dos diabos e o preço de fecho fica próximo do preço de abertura e no outro dia cabuummm. Tá feita distribuição. Não ligues a isto,o melhor mesmo é ler o livro.

abraço

Ok vou ver se encontro o livro no site que me indicaste.

Obrigado ! :wink:

por mapaman » 29/4/2010 16:08

A melhor maneira de entenderes o volume da forma que o Arnie fala é leres o "master the markets" que podes tentar encontrar no site da tradeguider systems.

Como? fazendo maximos ponto a ponto tipo serguei bubka :mrgreen:

Mantêm o preço lá em cima com velas cada vez mais pequenas até ao dia em que existe uma com um volume dos diabos e o preço de fecho fica próximo do preço de abertura e no outro dia cabuummm. Tá feita distribuição. Não ligues a isto,o melhor mesmo é ler o livro.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por yabadoo » 29/4/2010 15:47

Viva

por lcaldei1 » 21/4/2009 12:17

Aí está, precisamente um dos indicadores que tenho já pensado que seria dos mais relevante para as análises, levou-me a ler um pouco sobre o indicador A/D, mas aínda não é por ali.

Parabéns se já consegues interpretar algo nessa análise própria, para mim 1 dos mais importantes sinais de mercado.

Registado: 18/2/2008 9:13

por Paionense » 21/4/2009 10:46

Não sigo feelings. Aqui, não pode haver emoções.

É um indicador "normal" que me indica se o volume está nas mãos dos pequenos ou grandes investidores.

Este indicador ainda está numa fase embrionária mas juntamente com outro indicador que tenho de entrada e de saída, está a dar-me resultados interessantes.

Para já não gostaria de o estar a revelar, até porque nem é meu. Gostaria de lhe continuar a fazer mais alguns testes e o mais importante saber se este indicador me permite indicar se os elevados volumes que se fazem nas quebras das resistências são pequenos investidores a entrar ou é peixe graúdo.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por lcaldei1 » 20/4/2009 19:57

Os meus indicadores, dizem-me que quem está a suportar esta cotação são os pequenos investidores e não os grandes que já sairam... mas vamos ver se confirma

JP, esse é um feeling ou segues de facto alguns indicadores que te dão essa percepção do papel? em caso afirmativo explicas quais usas para essa dedução?

Thanks.

Registado: 18/2/2008 9:13

por Paionense » 20/4/2009 13:41

Excelente colherada, Ulisses. Disseste exactamente o que penso acerca deste assunto.

Vindo de alguém com tanata experiência só posso pensar que estou no caminho certo :)

Podemos por exemplo ir acompanhando o caso do BPI que neste momento se encontra numa zona de Resistência/Suporte e cujo o volume tem estado a subir nos ultimos tempos. Se o reteste a esta zona for feito com pouco volume podemos aqui encontrar uma zona zona de entrada. caso contrário foi uma distribuição pura e simples das mãos fortes que compraram no suporte e venderam na resistência.

Os meus indicadores, dizem-me que quem está a suportar esta cotação são os pequenos investidores e não os grandes que já sairam... mas vamos ver se confirma

Abraço
JP

por Ulisses Pereira » 20/4/2009 12:33

O arnie, como habitualmente, deu uma visão bem interessante e detalhada sobre o assunto. A minha "colherada" vai só no sentido de que o volume pode ser importante. Mas em algumas situações nada podemos concluir sobre o volume.

Eu vou dar um exemplo de como, na prática, o volume afecta o meu "trading". Quando uma acção faz o "breakout" de uma resistência, muitas vezes espero por ma retracção para o primeiro teste à resistência quebrada (novo suporte) para entrar no título. E quando essa retracção acontece com um volume reduzido, é quase certo eu entrar mesmo na acção. Contudo, se essa retracção estiver a ser feita com um volume superior ao do "breakout", abandono essa ideia pois não faz sentido com o conceito teórico de "reteste" à resistência.

Outro caso interessante é quando uma acção vem a subir há várias sessões e quando, já com a subida esticada, tem uma sessão com um volume fantástico, normalmente é um claro sinal de cautela, dada a possibilidade de - pelo menos no curto prazo - estarmos a assistir a uma exaustão dos compradores.

É difícil falar genericamente sobre o tema. Por isso, preferi dar 2 exemplos concretos de como o volume afecta o meu "trading". Mas muitos outros exemplos haverá.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por arnie » 19/4/2009 19:29

Sim, o volume de 6ª feira foi realmente superior ao de 5ª feira no cash, mas nos futuros não.

O gráfico que deixei é dos futuros.

Sim Paionense, o volume é de facto traiçoeiro. Tanto podemos ter um rallie com volume como um rallie sem volume.

Tal como disseste, ambos podem gerar grandes ganhos como grandes perdas quando mal interpretados. Daí ser necessário analisa-lo em relação ao volume e ao preço feito imediatamente antes e depois.

A melhor tecnica será fazer um estudo historico e observar a relação preço/volume em determinados padrões de barras.

Estipulando um determinado padrão, podemos analisar como o volume e os preços se comportam e daí tirar as regras necessárias para estruturarmos a nossa estrategia.

Quero chamar a atenção que um especifico padrão de barras num titulo pode ter um comportamento diferente noutro titulo.

Por exemplo, os especialistas/market makers que negoceiam o BCP, não serão certamente os mesmos que negoceiam a BRI, logo, a reacção a um determinado padrão de barras poderá ser diferente.
Aiás, os proprios traders que negoceiam o BCP, usando uma estratégia baseada na volatilidade, tenderão a usar diferentes ATR's quer para o BCP quee para a BRI, optimizando deste modo ao máximo a sua estrategia.

Ora isto é tudo muito bonito quando apenas negociamos um nº pequeno e fixo de titulos.
Quando temos uma lista de titulos possiveis de serem negociados na ordem das dezenas ou mesmo centenas, naturalmente que não faz nenhum sentido ter uma estratégia para cada um deles.
Nesta situação a melhor estrategia é testar o nosso sistema no maior numero possivel de titulos, de preferencia pertencentes a diversos sectores, pois deste modo sabemos que estamos a lidar com todos os especialistas em cada um dos sectores e depois ir optimizando até encontrar a melhor performance.
Bons negocios,
arnie

por luis.live » 19/4/2009 14:25

boas arnie
pareceu-me ter lido no teu post que o volume de 6f foi inferior em relaçao aos outros dias.

parece que nao.
em relaçao a 4f e a 5f o volume de 6f foi superior...

15-04-2009- 835... 852... 852... 1,29% 5,368,601

16-04-2009- 847... 865... 870... 1,50% 5,381,912

17-04-2009- 860... 869... 875... 0,46% 6,279,797

estou a referir-me ao cash...

Registado: 29/11/2007 9:55

por Paionense » 19/4/2009 12:28

Ola a todos e em especial ao arnie!

De facto esta questão do volume é fundamental para tentar perceber a tendência. No entanto aquilo que o volume é fundamental também é de traiçoeiro. Porque, e no caso de um upthrust, normalmente acontece com aumento de volume e aquilo que pode ser uma ruptura de uma resistência com forte volume pode ter sido uma forte distribuição por parte dos vendedores.

Ler Mais Aqui!

Assim temos que ter muita atenção para não sermos apanhados neste tipo de situação que por certo nos traria menos valias imediatas e volumosas.

A minha forma de tentar lidar com esta má interpretação dos valores é:
- evitar tendências laterais
- numa uptrend valorizar rupturas de resistências com grande volume e numa downtrend o inverso.
- upswing numa downtrend com elevado volume são por norma sinónimo de uma distribuição

Na situação actual, existe de facto uma divergência negativa em termos de volume, poderá haver alguma distribuição, mas o que é certo é que também ainda não ocorreu o que tem ocorrido em outros bears markets rally´s, um pico de volume indicando uma exaustão da pressão compradora.

Sinceramente, parece-me um pouco confuso por ainda não existir uma tendência definida.

Abraço
JP

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Carlos73, Google [Bot], PacoNasssa, Phil2014, silva_39 e 124 visitantes