Tempos para ficarem quietinhos, Portugal é a próxima presa.
Re: Tempos para ficarem quietinhos, Portugal é a próxima pre
BULIM123 Escreveu:...
É claro que se tivessemos as reservas de ouro que têm os Estados Unidos, este problema nunca aconteceria.
Não consigo entender a fixação que tanta gente tem pelo ouro e as tais toneladas de ouro...
Os EUA têm 8 mil e tal toneladas de ouro que ao preço actual ($37.48 por grama) valem 305 biliões (pronto, milhares de milhões) de dólares.
Isto numa economia de 15 triliões anuais é irrisório, equivale a uma semana de PIB ...
Em proporção Portugal tem mais ouro, equivale a quase 1 mês de PIB.
Não é o ouro que dá o valor e credibilidade ao dólar.
Agora se disserem que o valor do dólar e a credibilidade da economia americana que lhes permite ter o crédito barato e praticamente ilimitado tem que ver é em ter por trás a maior e mais poderosa máquina militar do mundo, sem concorrente a nível mundial, então a conversa já começa a fazer sentido.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Mais um antes demais obrigado por teres respondido.
Acho que tens razão ao dizeres cada classe pucha a corda até esticar cada vez mais, e vejamos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Pilotos, e restantes funcionarios publicos.
Sei bem o que o Dr.Soares e Mota Pinto fizeram em 1983, e creio que podiam começar por aí, para os Portugueses relamente compreenderem a gravidade da situação.
O problema também , é que em 1983 a situação era bem melhor, pois entramos para a CEE em 1986, e a aprtir daí com o dinheirinho dos outros países fomonos aguentando e agora como será??? Irão de novo sustentar os vicios e os caprichos de alguns politicos mal formados????
Acho que tens razão ao dizeres cada classe pucha a corda até esticar cada vez mais, e vejamos, Professores, Médicos, Enfermeiros, Pilotos, e restantes funcionarios publicos.
Sei bem o que o Dr.Soares e Mota Pinto fizeram em 1983, e creio que podiam começar por aí, para os Portugueses relamente compreenderem a gravidade da situação.
O problema também , é que em 1983 a situação era bem melhor, pois entramos para a CEE em 1986, e a aprtir daí com o dinheirinho dos outros países fomonos aguentando e agora como será??? Irão de novo sustentar os vicios e os caprichos de alguns politicos mal formados????
BULIM123 Escreveu:Mais um, não sei se estou enganado, Portugal com quase tantas toneladas de ouro, como no BCE??
Dúvido, da maneira que estes nossos politicos escondem tudo e mais alguma coisa, nem imagino.
Então se têem quase 400 toneladas de ouro, porque não vendem algum, enquanto está em alta??, OU vais dizer-me que é melhor contrarir quase todos os meses divida publica, no valor de quase 1000 milhoes??.
Nem ouro, nem GALP; nem EDP, nem PT, Venderam tudo o que havia para vender, ou seja ficamos com miseras posiçoes minoritarias, que as agências de rating, veem, tipo, qualquer dia o estado Português, só tem empresas com passivos atronomicos, vamos emprestar-lhes dinheirinho??
Nem imagino o que será se a divida, tipo a 10 anos ultrapassar os 6 a 7%, é um apice enquanto não apanha a Grécia que está nos 9, a diferença nestas ultimas duas semanas piorou e de que maneira, dos 4%, estamos quase a 6%; Ou seja quase um aumento de 50%: SE ISTO NÃO É GRAVE, O QUE SERÁ???
Sobre o Ouro, existe um acordo a nivel mundial (limita as vendas) entre os bancos centrais, dai termos vendido no ultimo ano +/-35 toneladas. Portugal é o pais do mundo em que as suas reservas são maioritariamente ouro, tens outros paises que optaram por moeda e praticamente não tem ouro ou que representa uma percentagem insignificante das suas reservas totais, por exemplo o Japão tem 2,5% em Ouro e restante em moeda, Portugal tem 84,9% em Ouro e o resto em moeda.
http://www.research.gold.org/reserve_asset/
Sobre a questão da divida e dos juros, Portugal já teve que pedir ajuda ao FMI para evitar o incumprimento, foi em 1983 e não morremos nem desaparecemos do mapa. O problema de pedir ajuda ao FMI é as medidas que o FMI obriga os governos a implementar, não são simpaticas mas tem que ser, por exemplo a Irlanda que está bem pior que nós tomou as medidas adequadas e nunca mais ouviste falar de problemas. Ambos os partidos (o do governo e o da oposição) aprovaram as medidas que passou por baixar definitivamente os vencimentos dos funcionários publicos, reduzir as prestações sociais e aumentar os impostos.
Cá a atitude das pessoas é diferente, os pilotos da tap exigem mais dinheiro, os funcionarios publicos fazem greve, os dos transportes também, etc....claro que vão esticar a corda até arrebentar a não ser que os politicos actuais façam o que o Soares e o Mota Pinto fizeram em 1983.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
AC Investor Blog Escreveu:regresso do profeta Escreveu:Os especuladores mundiais estão com a mira apontada ao nosso querido Portugal.Primeiro foi a Grécia agora nós,a seguir os Espanhóis.Todo o cuidado é pouco.Os mercados não estão para brincadeiras.
Isto chama-se falta de regulamentação das casas de rating, que fazem o que querem de países como Portugal e Grécia e têm medo de tocar em países em que os seus défices são monstruosos, mas que temem em não mexer por senão desapareciam do mapa da especulação, tão simples quanto isto.
Aqui deixo um paper em anexo:
"The future of public debt: prospects and implications"
E atencao queapenas estamos a falar de divida publica, porque quanto 'a divida privada, a "leverage" no UK e US ate' chega pelo correio em forma de cartoes de credito!
- Anexos
-
BIS Working Papers.pdf
- (213.37 KiB) Transferido 135 Vezes
Não faz mal!...
Mais um, não sei se estou enganado, Portugal com quase tantas toneladas de ouro, como no BCE??
Dúvido, da maneira que estes nossos politicos escondem tudo e mais alguma coisa, nem imagino.
Então se têem quase 400 toneladas de ouro, porque não vendem algum, enquanto está em alta??, OU vais dizer-me que é melhor contrarir quase todos os meses divida publica, no valor de quase 1000 milhoes??.
Nem ouro, nem GALP; nem EDP, nem PT, Venderam tudo o que havia para vender, ou seja ficamos com miseras posiçoes minoritarias, que as agências de rating, veem, tipo, qualquer dia o estado Português, só tem empresas com passivos atronomicos, vamos emprestar-lhes dinheirinho??
Nem imagino o que será se a divida, tipo a 10 anos ultrapassar os 6 a 7%, é um apice enquanto não apanha a Grécia que está nos 9, a diferença nestas ultimas duas semanas piorou e de que maneira, dos 4%, estamos quase a 6%; Ou seja quase um aumento de 50%: SE ISTO NÃO É GRAVE, O QUE SERÁ???
O Ataque é feito
a Países de governos corruptos que não tem credibilidade nem moralidade para se imporem ao Mundo. É este o triste retrato deste País que já foi grande.....
- Registado: 29/11/2007 11:18
BULIM123 Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:regresso do profeta Escreveu:Os especuladores mundiais estão com a mira apontada ao nosso querido Portugal.Primeiro foi a Grécia agora nós,a seguir os Espanhóis.Todo o cuidado é pouco.Os mercados não estão para brincadeiras.
Isto chama-se falta de regulamentação das casas de rating, que fazem o que querem de países como Portugal e Grécia e têm medo de tocar em países em que os seus défices são monstruosos, mas que temem em não mexer por senão desapareciam do mapa da especulação, tão simples quanto isto.
Ac, repara, imagina se te pedisse, dinheiro emprestado, e se desconfiasses seriamente de mim, que farias para te salvaguardar, ou aumentavas os juros, ou simplesmente não emprestavas, è isto que está a acontecer, é claro que existe muita gente que ganha rios de dinheiro, mas isto é mesmo assim.
É claro que se tivessemos as reservas de ouro que têm os Estados Unidos, este problema nunca aconteceria. As agencias podiam dizer o que quer que fosse, as taxas nunca subiriam, ou estou errado, Portugal, não deve ter mais que 150 Toneladas de Ouro, se tivesse as 900 que existiam na altura do 25 de Abril, as agências podiam dizer o que quer que fosse, que os juros da divida a 10 anos, nunca estariam para cima dos 5,5%.
Sim, estás errado em relação às reservas de ouro portuguesas, são +/-385. Mesmo que tivesses as +/-850 que tiveste até 1976, o problema era identico.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
MarcoAntonio Escreveu:Números oficiais do FMI:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gold_reserve
(Portugal, segundo estes números, tinha 382.5 toneladas em Dezembro de 2009)
Informação sobre o ouro:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=50
Segundo o World Gold Council, que foi o meu primeiro clique na minha pesquisa Google da oferta mundial de ouro, todos os governos do mundo possuem cerca de 30 mil toneladas de ouro (os EUA detêm a maior parte, com 8000 toneladas) e apenas cerca de 110 mil toneladas foi acumulada por toda a gente no vasto mundo desde a aurora da humanidade. Daí a nossa estimativa de que o Fed e o Tesouro tomaram emprestado e/ou imprimiram dinheiro suficiente em um ano para comprar todo o ouro possuído por todos os governos 7 a 14 vezes mais (conforme os números que se utilizem quanto às despesas deficitárias) e aproximadamente o dobro de todo o ouro possuído por todas as pessoas e governos em conjunto.
8000 toneladas, mas devem ter muito mais, tal como devem esconder o crude.
8000 toneladas, mas devem ter muito mais, tal como devem esconder o crude.
Números oficiais do FMI:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/4/2010 20:32, num total de 2 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AC Investor Blog Escreveu:regresso do profeta Escreveu:Os especuladores mundiais estão com a mira apontada ao nosso querido Portugal.Primeiro foi a Grécia agora nós,a seguir os Espanhóis.Todo o cuidado é pouco.Os mercados não estão para brincadeiras.
Ac, repara, imagina se te pedisse, dinheiro emprestado, e se desconfiasses seriamente de mim, que farias para te salvaguardar, ou aumentavas os juros, ou simplesmente não emprestavas, è isto que está a acontecer, é claro que existe muita gente que ganha rios de dinheiro, mas isto é mesmo assim.
É claro que se tivessemos as reservas de ouro que têm os Estados Unidos, este problema nunca aconteceria. As agencias podiam dizer o que quer que fosse, as taxas nunca subiriam, ou estou errado, Portugal, não deve ter mais que 150 Toneladas de Ouro, se tivesse as 900 que existiam na altura do 25 de Abril, as agências podiam dizer o que quer que fosse, que os juros da divida a 10 anos, nunca estariam para cima dos 5,5%.
regresso do profeta Escreveu:Os especuladores mundiais estão com a mira apontada ao nosso querido Portugal.Primeiro foi a Grécia agora nós,a seguir os Espanhóis.Todo o cuidado é pouco.Os mercados não estão para brincadeiras.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Penso que será uma questão de tempo: o FMI e o BCE, já perceberam isso, que cá vai ser como na Grécia ou pior.
Quais as soluções:Cortar no vencimento dos funcionários publicos que em media ganham 800 a 900 Euros?? RESPOSTA -NÃO BEM GRANDE, como é que a economia cresceria??
-COMO É POSSIVEL DUAS CÂMARAS MUNICIPAIS BEM PERTO UMA DA OUTRA TEREM DOIS PAVILHÕES MULTIUSOS)??CHAMAM A ISTO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL??
-Câmaras Municipais, reduzidas para metade(Nem imagino quantos deputados municipais, vereadores sem fazer nada existem)(SE GANHASSEM 800 EUROS) PODIAM FICAR)
-Institutos Publicos reduzidos a metade, acabar com subsdios para fundações inúteis, Ministérios doa a quem doer, acabar com metade deles(Fusão entre Economia e Finanças; Defesa e Administração Interna), por exemplo.
-Habitações atribuidas a funcionários do estado, imediatamente vendidas, isto não é um direito adquirido, simplesmente o estado precisa de se financiar(ALGUEM SABE QUANTOS APARTAMENTOS TEM O ESTADO)?QUE NEM RECEBEM UM CENTIMO DE RENDA??
-Cancelamento imediato na construção do 2ºSubmarino-1 chega perfeitamente.
-Cancelamento na construção do Aeroporto.
-Cancelamento da 3ºLigação Lisboa Porto, viagem de comboio serve perfeitamente, o Alfa é bem rapido.
-Apenas sobraria ligação TGV- Lisboa, Madrid, , com paragem na estação de stil(Azambuja), para carregamento de mercadorias que viriam do Porto de Sines.
-Portagens nas entradas da capital, ou aumento substancial dos parquimetros para o triplo-(Companheiros vivo em Caldas da Rainha), e custumo ir a Lisboa de expresso, 6,30 Euros de bilhete, portagem na A8( é cerca de 5 euros).
-Dar bonus, para quem utiliza os transportes públicos, com frequência,(por exemplo todos os dias).
-Ordenados de Gestores com mais de 7500 Euros, todos os suplementos e ajudas de custo, cartões,etc, representação cortada imediatamente.
-Ordenados da Função Pública com mais de 5000 euros, serem cortados todos os suplementos(tipo de especialidades, etc.)OS 5000 Euros penso que chegam bem, pois nesses o estado poderá cortar.
-Fazer com que quem receba o RSI, se apresente nas empresas que precisam de trabalhadores, limpar as matas, etc, pintar, e reconstruir Património do Estado.(CRIANDO UMA SECÇÃO DE OBRAS DO ESTADO, E NÃO UM MINISTÉRIO INAPTO, SEM GRANDES GESTORES, APENAS COM ENCARREGADOS, PARA ESTAS PESSOAS ESTAREM A TRABALHAR E MERECEREM O RSI).
-Aumento das taxas moderadoras, para o dobro,excepto para quem não puder pagar.(8000 milhões de Euros por ano para a Saúde), onde andam tanto dinheiro??
OS INVESTIDORES JÁ PERCEBERAM O QUE É PRECISO FAZER, AFINAL EM PORTUGAL DEVEM GANHAR MAIS 100 MIL CONTRIBUIENTES, DO QUE O RESTO DOS 9,9 MILHÕES, ESTE É QUE É O MAL DO PAÍS.
E fico-me por aqui, para não falar noutros assuntos, etc.
Quais as soluções:Cortar no vencimento dos funcionários publicos que em media ganham 800 a 900 Euros?? RESPOSTA -NÃO BEM GRANDE, como é que a economia cresceria??
-COMO É POSSIVEL DUAS CÂMARAS MUNICIPAIS BEM PERTO UMA DA OUTRA TEREM DOIS PAVILHÕES MULTIUSOS)??CHAMAM A ISTO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL??
-Câmaras Municipais, reduzidas para metade(Nem imagino quantos deputados municipais, vereadores sem fazer nada existem)(SE GANHASSEM 800 EUROS) PODIAM FICAR)

-Institutos Publicos reduzidos a metade, acabar com subsdios para fundações inúteis, Ministérios doa a quem doer, acabar com metade deles(Fusão entre Economia e Finanças; Defesa e Administração Interna), por exemplo.
-Habitações atribuidas a funcionários do estado, imediatamente vendidas, isto não é um direito adquirido, simplesmente o estado precisa de se financiar(ALGUEM SABE QUANTOS APARTAMENTOS TEM O ESTADO)?QUE NEM RECEBEM UM CENTIMO DE RENDA??
-Cancelamento imediato na construção do 2ºSubmarino-1 chega perfeitamente.
-Cancelamento na construção do Aeroporto.
-Cancelamento da 3ºLigação Lisboa Porto, viagem de comboio serve perfeitamente, o Alfa é bem rapido.
-Apenas sobraria ligação TGV- Lisboa, Madrid, , com paragem na estação de stil(Azambuja), para carregamento de mercadorias que viriam do Porto de Sines.
-Portagens nas entradas da capital, ou aumento substancial dos parquimetros para o triplo-(Companheiros vivo em Caldas da Rainha), e custumo ir a Lisboa de expresso, 6,30 Euros de bilhete, portagem na A8( é cerca de 5 euros).
-Dar bonus, para quem utiliza os transportes públicos, com frequência,(por exemplo todos os dias).
-Ordenados de Gestores com mais de 7500 Euros, todos os suplementos e ajudas de custo, cartões,etc, representação cortada imediatamente.
-Ordenados da Função Pública com mais de 5000 euros, serem cortados todos os suplementos(tipo de especialidades, etc.)OS 5000 Euros penso que chegam bem, pois nesses o estado poderá cortar.
-Fazer com que quem receba o RSI, se apresente nas empresas que precisam de trabalhadores, limpar as matas, etc, pintar, e reconstruir Património do Estado.(CRIANDO UMA SECÇÃO DE OBRAS DO ESTADO, E NÃO UM MINISTÉRIO INAPTO, SEM GRANDES GESTORES, APENAS COM ENCARREGADOS, PARA ESTAS PESSOAS ESTAREM A TRABALHAR E MERECEREM O RSI).
-Aumento das taxas moderadoras, para o dobro,excepto para quem não puder pagar.(8000 milhões de Euros por ano para a Saúde), onde andam tanto dinheiro??
OS INVESTIDORES JÁ PERCEBERAM O QUE É PRECISO FAZER, AFINAL EM PORTUGAL DEVEM GANHAR MAIS 100 MIL CONTRIBUIENTES, DO QUE O RESTO DOS 9,9 MILHÕES, ESTE É QUE É O MAL DO PAÍS.
E fico-me por aqui, para não falar noutros assuntos, etc.
Especular é especular, manipular é manipular, é questão de pegar num manual de economia e ver que as diferenças. Não vamos escolher uma palavra e dar-lhe outro significado totalmente diferente sem haver razão ou lógica para isso.
Continuo sem compreender o que faz os membros do fórum serem não-especuladores, e outros individuos que fazem exactamente a mesma coisa (mas com mais dinheiro) serem especuladores, com toda a carga negativa que querem dar a essa palavra.
Continuo sem compreender o que faz os membros do fórum serem não-especuladores, e outros individuos que fazem exactamente a mesma coisa (mas com mais dinheiro) serem especuladores, com toda a carga negativa que querem dar a essa palavra.
- Registado: 2/11/2008 16:17
urukai Escreveu:Corrijam-me se estiver enganado mas o termo especulador implica manipulação (à margem das regras do mercado). Ou seja, manipulam-se expectativas com base em factos que não são concretos ou reais.
Implicar, não implica (a menos que consideres que o próprio acto de comprar/vender constitui manipulação per si).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
TrendFX Escreveu:Sim, mas manipular é uma coisa, especular é outra. Eu não invisto em acções (apenas forex), mas se vendesse uma acção o meu raciocionio seria: vou vender xyz pois furou um suporte importante e isto só pára x% mais abaixo, etc. Estaria a especular que algo se passaria no futuro, e posicionaria a minha carteira nesse sentido. Ou isto não é especular?
Corrijam-me se estiver enganado mas o termo especulador implica manipulação (à margem das regras do mercado). Ou seja, manipulam-se expectativas com base em factos que não são concretos ou reais.
Acho que especular (significado de mercados) é um termo que se mescla necessariamente (ou melhor, facilmente) com manipular...
Sim, mas manipular é uma coisa, especular é outra. Eu não invisto em acções (apenas forex), mas se vendesse uma acção o meu raciocionio seria: vou vender xyz pois furou um suporte importante e isto só pára x% mais abaixo, etc. Estaria a especular que algo se passaria no futuro, e posicionaria a minha carteira nesse sentido. Ou isto não é especular?
Qual é a diferença entre isto e: aquele país praticamente não cresce há uma década, é pouco competitivo, etc, por isso vou vender as suas obrigações pois isto agora só pára quando as yields chegarem a x%?
Não entendo porque é que o 2º caso é visto como o demónio e causador de todos os males do mundo. Quando vemos subidas elevadas de alguns titulos ninguém "culpa" os especuladores... porquê? Eu acho é que o termo "especulador" é o bode expiatório para erros próprios que se cometem (aqui "próprios" inclui países, empresas, investidores...). Fiz porcaria, vou culpar essa figura mitica que é o especulador, e assim continua a desresponsabilização.
Mas isto é off-topic, sorry.
Qual é a diferença entre isto e: aquele país praticamente não cresce há uma década, é pouco competitivo, etc, por isso vou vender as suas obrigações pois isto agora só pára quando as yields chegarem a x%?
Não entendo porque é que o 2º caso é visto como o demónio e causador de todos os males do mundo. Quando vemos subidas elevadas de alguns titulos ninguém "culpa" os especuladores... porquê? Eu acho é que o termo "especulador" é o bode expiatório para erros próprios que se cometem (aqui "próprios" inclui países, empresas, investidores...). Fiz porcaria, vou culpar essa figura mitica que é o especulador, e assim continua a desresponsabilização.
Mas isto é off-topic, sorry.

O termo especulação pode ter diversas interpretações algo similares/relacionadas e poderá não ser totalmente esclarecedor per si. Contudo, é normalmente utilizado para descrever uma certa forma de estar no mercado e de assumir o risco que não é (regra geral) considerada particularmente positiva. Poderá estar também relacionada com alguma forma de manipulação e é alvo de atenção por parte das entidades supervisionadoras...
Um pouco contra a mensagem que estás a passar, trendFX, não é propriamente um termo oco (embora dê de barato que por vezes é utilizado em demasia).
Um pouco contra a mensagem que estás a passar, trendFX, não é propriamente um termo oco (embora dê de barato que por vezes é utilizado em demasia).
Não percebo esta coisa dos "especuladores", nem sei bem o que são... Afinal "especuladores" não é o que são todos no fórum? Ou anda aqui alguém a comprar acções ou outros activos com o intuito de ter uma posição dominante numa empresa?
Faz-me lembrar as crianças quando aprendem uma palavra nova, estão sempre a repetir. Agora em todo o lado é especuladores para aqui, especuladores para ali, castigar os especuladores, especuladores, especuladores...
Se alguém me conseguir explicar o que é um especulador e o que é que ele faz, agradecia.
Faz-me lembrar as crianças quando aprendem uma palavra nova, estão sempre a repetir. Agora em todo o lado é especuladores para aqui, especuladores para ali, castigar os especuladores, especuladores, especuladores...
Se alguém me conseguir explicar o que é um especulador e o que é que ele faz, agradecia.
Relativamente ao actual momento e sua relação com os mercados, tenho sentimentos ambiguos:
Se por um lado considero que existe aqui uma boa dose de exagero, oportunismo e especulação bolsista com base num subjacente de carácter económico, também não consigo deixar de considerar que nos últimos anos nos temos vindo a "por a jeito".
Nós como que nos auto-seleccionamos como os próximas presas/vítimas de um mercado que é cada vez mais feroz e selvagem no pós-2000...
Se algo de positivo se poderá tirar daqui, será talvez um impulso para uma nova mentalidade a ser cultivada em Portugal, uma viragem de 180º na nossa atitude em vez de nos pormos a "chorar" por sermos vítimas inocentes. Na verdade, limitarmo-nos a chorar por sermos vítimas inocentes é precisamente o seguimento e o alimentar da cultura prevalecente: contornar alegramente os obstáculos numa perspectiva imediatista sem realmente chegar a planear cuidadosamente o Futuro!
Se por um lado considero que existe aqui uma boa dose de exagero, oportunismo e especulação bolsista com base num subjacente de carácter económico, também não consigo deixar de considerar que nos últimos anos nos temos vindo a "por a jeito".
Nós como que nos auto-seleccionamos como os próximas presas/vítimas de um mercado que é cada vez mais feroz e selvagem no pós-2000...
Se algo de positivo se poderá tirar daqui, será talvez um impulso para uma nova mentalidade a ser cultivada em Portugal, uma viragem de 180º na nossa atitude em vez de nos pormos a "chorar" por sermos vítimas inocentes. Na verdade, limitarmo-nos a chorar por sermos vítimas inocentes é precisamente o seguimento e o alimentar da cultura prevalecente: contornar alegramente os obstáculos numa perspectiva imediatista sem realmente chegar a planear cuidadosamente o Futuro!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/4/2010 19:26, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Burbano, Carrancho_, castrojjf, Google [Bot], Google Feedfetcher, Heldroo, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, paul_invest, Rafael Abreu, trilhos2006 e 237 visitantes