Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - 25 de Abril o falhanço da Democracia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 23/4/2010 11:58

Antes do mais vou dizer porque razão alterei os meus post , que inicialmente eram sobre mercados , bolsa e empresas para post sobre a actualidade politica e economica.

A bolsa ja vem de longe, e até ja fui profissional dos mercados como trader.

No entanto estou relativamente afastado do mercado accionista no momento.

Depois, discutir se uma acção vai subir ou descer , AT ou AF é como estar a discutir o sexo doa anjos, cada um vai ter uma opinião diferente.

Depois em virtude de estar cada vez mais velho, deixamos de encarar tudo como um mar de rosas e começamos a ver os espinhos.

E infelizmente em Portugal , espinhos não faltam.

Eu ao contrario da maioria resolvi falar sobre estes assuntos que interessam a todos nós mas poucos tem a coragem de o fazer.

Eu sou Português , sempre fui e sempre serei.

Tenho orgulho na História deste País .

Agora hoje em dia tenho vergonha e revolta por ver o estado a que as coisas chegaram.

Ser a chacota da Europa, os pobrezinhos e coitadinhos de mão estendida ja é demais.

Estar a empobrecer uma grande maioria de todos nós enquanto outros nunca viveram com tanto luxo.

Não é democratico.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Valete » 23/4/2010 11:55

Razao_Pura Escreveu:Democracia é isto mesmo, é que todos podemos ter opiniões e expressá-las, e temos liberdade para discutir tudo e mais alguma coisa e temos o direito e o dever cívico de votar e eleger os próximos corruptos de 4 em 4 anos.

R.P.

O problema está aí: Dever cívico de votar em corruptos.
Devias dizer direito cívico de votar em competentes.

Quanto à corrupção ela existe em todo o mundo. A diferença é que em Portugal nenhum dirigente politico é condenado por a praticar. Corromper em Portugal já é tão banal que até se perdeu a sensação de adrenalina, do risco de ir dentro. Não se faz.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por PJBM2 » 23/4/2010 11:54

Razao_Pura Escreveu:Democracia é isto mesmo, é que todos podemos ter opiniões e expressá-las, e temos liberdade para discutir tudo e mais alguma coisa e temos o direito e o dever cívico de votar e eleger os próximos corruptos de 4 em 4 anos.

R.P.

Pois, isto é viver em democracia....mas na pobreza.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Jolly Roger » 23/4/2010 11:49

R.P.

Eu penso que a democracia não é isto. Não é mesmo.
E se é assim que está, então está errada porque compromete ou pode comprometer os pressupostos em que se baseia.

Quanto a votar?!? Eleger?!?

Já dei para esse peditório e duvido que até ao fim dos meus dias altere a minha posição.
Não elejo ninguém para lado nenhum em eleição nenhuma.
Não em Portugal, e como tive o azar de nascer aqui, também não o faço noutro lado.
Faço parte daquele grupo que não raras vezes ganha as eleições - a abstenção.

A mesma coisa que os senhores eleitos usam muitas vezes mesmo não concordando, a pretexto da estabilidade e do bom funcionamento das intituições, blá blá blá, abstêm-se, blá blá blá.

Se eles podem eu também posso.
A bem da minha consciência obviamente.

Registado: 22/7/2009 12:55

por fernandinand » 23/4/2010 11:47

R.P.

Razão Pura:
A resignação e a inércia são, a meu ver, os piores defeitos dos Portugueses. Certas situações que se passam no nosso País, certamente não se passariam, por exemplo, nos nossos vizinhos...

Registado: 11/2/2010 18:46

por Lion_Heart » 23/4/2010 11:42

Razao_Pura Escreveu:Oh Lion, tu não tens umas acções para tomar conta?
Mafaldinha sou eu e não berro tanto....

A democracia é isto mesmo.

Jolly, se acreditas que na maior parte dos países europeus a corrupção é praticamente inexistente deves ser muito ingénuo. Desculpa a franqueza. Corrupção está intimamente ligada à sociedade e à criação e distribuição de riqueza. Há quem lhe chame lobby, há quem lhe chame cunhas, há quem lhe chame favorecimento político, mas não deixa de ser o que é. Aqui ou noutro país qualquer da Europa, de África ou da América, and so on.

R.P.

Pois é Razão , por falar em acções , gostei de ouvir o Sr. Ministro democraticamente dizer que a lei ira ter efeitos a partir de 1 janeiro 2010. Sem duvida democratico e legal.

Corrupção existe em todo o lado e em toda a parte, mas de vez em quando pelo menos um deveria ir preso, porque senao daqui a uns dias temos centenas de pessoas a trocar dinheiro por favores em plena rua a vista de toda a gente.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Razao_Pura » 23/4/2010 11:31

Democracia é isto mesmo, é que todos podemos ter opiniões e expressá-las, e temos liberdade para discutir tudo e mais alguma coisa e temos o direito e o dever cívico de votar e eleger os próximos corruptos de 4 em 4 anos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Jolly Roger » 23/4/2010 11:22

Razao_Pura Escreveu:A democracia é isto mesmo.
R.P.

É mesmo?

Razao_Pura Escreveu:
Jolly, se acreditas que na maior parte dos países europeus a corrupção é praticamente inexistente deves ser muito ingénuo. Desculpa a franqueza. Corrupção está intimamente ligada à sociedade e à criação e distribuição de riqueza. Há quem lhe chame lobby, há quem lhe chame cunhas, há quem lhe chame favorecimento político, mas não deixa de ser o que é. Aqui ou noutro país qualquer da Europa, de África ou da América, and so on.

R.P.

De alguma maneira o Zé Povinho tem a convicção que em países como a Suécia, Dinamarca, Finlandia, para citar apenas 3 exemplos, a coisa não é tão grave.

Mas o Zé Povinho engana-se muitas vezes não é?

Quanto a Africa e America, lembro-me de ter lido um dia uma banda desenhada da tua Mafaldinha em que ela explicava que os povos do hemisfério sul eram sub-desenvolvidos porque exactamente por estarem no hemisfério sul as ideias lhes caíam por andarem sempre de cabeça para baixo...

Mas a Mafaldinha é terrivel. :P

O JLMF também deu uma achega interessante por isso não me vou esticar muito mais.

Dizer apenas que esta semana deu uma reportagem ja não me lembro se na SIC ou na TVI sobre corrupção.
Teresa Goulão dizia - o telefone deixou de tocar. Perdi o emprego e os amigos.

E Paulo Morais que na câmara do Porto deve ter incomodado tanto que só lá ficou um ano.

Não é estranho que os que combatem ou tentam combater a corrupção neste país acabem invariavelmente pior que os corruptos por eles combatidos?

Democracia isto? Nem pó.
E com a mais pura das razões...

por jlmf » 23/4/2010 11:14

Penso que a propósito mas noutro sentido:

Marinho Pinto
Juízes têm "cultura ferozmente antidemocrática"

Rita Paz 23/04/10 10:45

O bastonário da Ordem dos Advogados acusa os juízes de terem uma "cultura ferozmente antidemocrática", reagindo assim à sugestão de António Martins de extinguir a Ordem dos Advogados.

"É preciso meter-lhes na cabeça o conceito de liberdade de expressão, eles exercem um poder que não é escolhido pelo povo, que não é escrutinado democraticamente, eles nomeiam-se uns aos outros, avaliam-se uns aos outros, promovem-se uns aos outros, julgam-se e absolvem-se uns aos outros

"O que os juízes portugueses querem é o silêncio do Estado Novo, é o silêncio das ditaduras", sublinhou.
"Querem impor o silêncio à sociedade portuguesa, mas que cultura é essa? Isto revela a cultura dos juízes portugueses, é uma cultura ferozmente antidemocrática".

Quanto à extinção da ordem, "eu só dou uma gargalhada como resposta. Outros bem mais poderosos do que eles já o tentaram fazer e não conseguiram nem vão conseguir", concluiu.

* Vou conseguindo tomar conta das acções e estou falando mansinho (manso de calmo!). eheh

Registado: 29/11/2007 4:15

por jlmf » 23/4/2010 11:06

Razao_Pura Escreveu:Oh Lion, tu não tens umas acções para tomar conta?

R.P.

Pois. Parece-me que a diferença relevante não estará tanto na existência ou não de corrupção mas sim nos meios e facilidade de actuação por parte do combate á mesma, o que implicitamente a diminui ou a obriga a uma maior sofisticação.

por Razao_Pura » 23/4/2010 11:01

Oh Lion, tu não tens umas acções para tomar conta?

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por jlmf » 23/4/2010 11:00

Jolly Roger Escreveu:[Eles por cá até são eleitos para as câmaras municipais mesmo depois de serem julgados e condenados, de maneira que está tudo bem e é normal.
Isto é tudo a fingir não é?...

.

Algo vai mudando:

Governo aprovou proposta de lei que prevê sanção para autarcas condenados

Agência Lusa, Publicado em 22 de Abril de 2010 | Actualizado há 16 horas

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta de lei que prevê que os autarcas condenados por um tribunal sejam impedidos de serem eleitos, após esgotados os recursos, alterando pela primeira vez a Lei da Tutela Administrativa.

Segundo um comunicado hoje divulgado pela Presidência do Conselho de Ministros, o projeto-lei, a submeter a aprovação pelo Parlamento, quer estabelecer “a possibilidade de aplicação da sanção de perda de mandato aos membros que tenham integrado órgão autárquico em mandato imediatamente anterior e relativamente ao qual se tenha verificado fundamento para dissolução”.

por Jolly Roger » 23/4/2010 10:55

mais_um Escreveu:
Jolly Roger Escreveu:
Parece-me que estás mal informado, a lei é clara e não foi feita por portugueses mas sim pela UE,

Obrigado pelo teu esclarecimento.
Mas nesse caso estamos pior porque se a lei não foi feita por nós, mas pela UE, então foi feita para nós e deve ser extensiva ao resto da UE.

Mas então deve haver muita gente que não consegue compreender porque é que noutros países da UE a corrupção é praticamente inexistente, ou seja a lei funciona, e por cá é o que se sabe..., ou o que se sente..., ou o que parece ser...
O meu QI é insuficiente para perceber.

Em todo o caso as leis por cá não parece serem destinadas nalguns casos a servir para o que quer que seja...
...digo eu...
...que tenho um QI fraquinho como já referi.

mais_um Escreveu:
Sobre a condenação do Sá Fernandes "apenas" porque lhe chamou corrupto, também estás equivocado, infelizmente há muita gente que pensa que viver em democracia é permitir insultar e difamar a pessoas sem consequências mas não é assim, não se pode andar por ai a insultar e a difamar quem nos apetece.

Claro, claro.

Não, quer dizer...
...sem dúvida que chamar corrupto a um indivíduo é um insulto fortíssimo e não se pode, não se deve fazer...
... quero dizer...
...mesmo que o indivíduo seja... ... não se pode pois...

Eles por cá até são eleitos para as câmaras municipais mesmo depois de serem julgados e condenados, de maneira que está tudo bem e é normal.
Isto é tudo a fingir não é?...

Está tudo bem, não...
Isso a Comunicação social também inventa muito...
... pois é.

Re: Off Topic - 25 de Abril o falhanço da Democracia?

por Opcard » 23/4/2010 10:46

Olhe que não!

canguru Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Para mim é facil, Democracia aqui não existe. E digo porque. São muito poucos os Portugueses que ousam livremente e sem medo expressar as suas opiniões e pensamentos.

A prova que existe é que tu podes escrever livremente.

Ironia maior era impossível.

Registado: 14/3/2009 0:19

por mais_um » 23/4/2010 10:19

Jolly Roger Escreveu:
Ontem estava eu a ver as notícias, quando soube que um empresário deste país a fingir que é democrata, foi considerado inocente relativamente a uma acusação de corrupção ou tentativa de corrupção por um douto juiz, deste país a fingir que é democrata.

Refiro-me ao senhor empresário Domingos Névoa e às tentativas de corromper José Sá Fernandes através do irmão Ricardo.

Ora como a lei deste país a fingir, fala em corromper titular de cargo político e não especifica que isso pode ser feito através de terceira pessoa que não sendo ela mesmo corrompível, pode ser irmão, tio, sobrinho, primo ou "whatever" do tipo que se pretende corromper, o douto juiz pronunciou-se pela absolvição apesar de ter sido tudo dado como provado.

Para melhor e completa caricatura deste país a fingir, soube também, que Ricardo Sá Fernandes foi condenado a pagar uma indemnização ao mesmo empresário apenas porque lhe chamou corrupto. Não se pode chamar corrupto a um corrupto, fiquei a saber também.

Parece-me que estás mal informado, a lei é clara e não foi feita por portugueses mas sim pela UE, passo a transcrever:

Artigo 3º Corrupção activa
1. Para efeitos da presente convenção, constitui corrupção activa o facto de uma pessoa prometer ou dar intencionalmente, de forma directa ou por interposta pessoa, uma vantagem de qualquer natureza a um funcionário, para este ou para terceiros, para que pratique ou se abstenha de praticar, em violação dos deveres do seu cargo, actos que caibam nas suas funções ou no exercício das mesmas.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 97A0625(01): PT : NOT

A decisão do tribunal superior assenta no pressuposto de que Domingos Névoa terá oferecido a José Sá Fernandes, por intermédio do irmão advogado, Ricardo Sá Fernandes, 200 mil euros em troca de dois actos: desistir de uma acção popular no Tribunal Administrativo de Lisboa que travou o negócio com a Câmara de Lisboa de permuta de terrenos com o Parque Mayer; e fazer uma declaração pública, na Câmara, a atestar a legalidade do negócio.

Neste enquadramento, os magistrados concordam que não estava em causa um pedido de desvio das funções de José Sá Fernandes enquanto vereador, uma vez que a acção em tribunal foi apresentada em tribunal na qualidade de cidadão e num momento em que ainda não era vereador da oposição.

Por outro lado, a prestação de declarações públicas também não faz parte das incumbências legais de um vereador, faltando, portanto, a prática de actos contrários ao dever do cargo - requisito do crime de corrupção, ainda que para acto lícito.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia ... id=1551215

Sobre a condenação do Sá Fernandes "apenas" porque lhe chamou corrupto, também estás equivocado, infelizmente há muita gente que pensa que viver em democracia é permitir insultar e difamar a pessoas sem consequências mas não é assim, não se pode andar por ai a insultar e a difamar quem nos apetece.

Mais grave ainda é isso ser feito por um advogado.

Tentemos analisar os factos sem o "ruido" de fundo da comunicação social e cingirmos a factos e nada mais
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: Off Topic - 25 de Abril o falhanço da Democracia?

por canguru » 23/4/2010 10:18

Lion_Heart Escreveu:Para mim é facil, Democracia aqui não existe. E digo porque. São muito poucos os Portugueses que ousam livremente e sem medo expressar as suas opiniões e pensamentos.

A prova que existe é que tu podes escrever livremente.

Ironia maior era impossível.

Registado: 6/4/2008 22:41

por j_paulo » 23/4/2010 9:24

:clap:
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

por Jolly Roger » 23/4/2010 8:47

Eu concordo que democracia não é bem o que temos por cá. O que temos por aqui é mais uma mascarada a fingir que é democracia.

Ontem estava eu a ver as notícias, quando soube que um empresário deste país a fingir que é democrata, foi considerado inocente relativamente a uma acusação de corrupção ou tentativa de corrupção por um douto juiz, deste país a fingir que é democrata.

Refiro-me ao senhor empresário Domingos Névoa e às tentativas de corromper José Sá Fernandes através do irmão Ricardo.

Ora como a lei deste país a fingir, fala em corromper titular de cargo político e não especifica que isso pode ser feito através de terceira pessoa que não sendo ela mesmo corrompível, pode ser irmão, tio, sobrinho, primo ou "whatever" do tipo que se pretende corromper, o douto juiz pronunciou-se pela absolvição apesar de ter sido tudo dado como provado.

Para melhor e completa caricatura deste país a fingir, soube também, que Ricardo Sá Fernandes foi condenado a pagar uma indemnização ao mesmo empresário apenas porque lhe chamou corrupto. Não se pode chamar corrupto a um corrupto, fiquei a saber também.

Aqui não sei se devo rir ou chorar. Mas lembrei-me de uma obra de Gil Vicente no qual uma das suas personagens usa a expressão "fideputa maldito" para se referir a outro personagem. Já não sei bem se não é no Auto da Barca do Inferno. Que me desculpem se não é essa a obra, os amantes do perfeccionismo.
E lembrei-me disso já não sei se a propósito do juiz, se do empresário, se do Inferno em que está metido este país a fingir.

Como cereja em cima do bolo soube também que ontem no parlamento, os 230 inúteis e consumidores de recursos que por lá se passeiam, aprovaram ontem uma série de leis contra a corrupção.
Fica-me no ar a questão de se irão servir para alguma coisa ou se é mais para continuar a fingir.

Não existe democracia num país onde a corrupção é mais ou menos o modo de vida quase que generalizado. Quando há corrupção num qualquer país, está-se necessariamente num país a fingir.

O resto já se sabe. Junte-se uma justiça que demora não dias, não semanas, não meses, não anos, mas décadas, e temos um país mesmo a fingir.

Num outro post há um video de uma deputada brasileira que diz que no país dela a corrupção está no DNA. Mas pelo que percebi, por lá os tipos ainda vão presos.
Creio que ela é capaz de ter razão. Como nós estamos na origem desse país, ela só deve mesmo ter razão, e não sei porque me lembro também de Angola que também nos tem nas origens.

Por isso ontem fiquei a saber várias coisas. Nomeadamente a forma legal de corromper alguém - ir falar com alguém não corrompível, mas que de alguma forma se relacione com o objecto que se pretende corromper.
Assim é legal e mesmo que se vá a tribunal saímos de lá todos a rir. Ah... e ainda dá para pedir uma indemnização por danos morais e ter uma boa jantarada no fim.

Democracia uma ova.

Off Topic - 25 de Abril o falhanço da Democracia?

por Lion_Heart » 23/4/2010 3:19

Ora bom, ja que estamos perto de esta famosa data para a história de Portugal gostava de saber a vossa opinião sobre o estado da democracia que se vive hoje em dia.

Para mim é facil, Democracia aqui não existe. E digo porque. São muito poucos os Portugueses que ousam livremente e sem medo expressar as suas opiniões e pensamentos.

Lion_Heart

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Burbano, Carrancho_, castrojjf, Goya777, IX Hispana, junas, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, xeidafome e 318 visitantes