Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2010 - Mês 04

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Às vezes

por Champignon » 22/4/2010 22:17

jarc Escreveu:Às vezes não ter a informação ajuda. Caso soubesses que Sócrates congeminava uma Lei com efeitos rectroactivos a 1 de Janeiro, terias perdido ainda mais dinheiro. Assim vendeste a tempo de evitares o pior.

Isso seria verdade em 95% dos casos do Psi 20. O Jas vendeu a única acção do Psi 20 que anda em contra ciclo com o mercado, porque tem os melhores fundamentais...a JMT.

Resumo: Manda a conta ao Sócrates!
Editado pela última vez por Champignon em 22/4/2010 22:48, num total de 1 vez.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

Às vezes

por jarc » 22/4/2010 22:10

Às vezes não ter a informação ajuda. Caso soubesses que Sócrates congeminava uma Lei com efeitos rectroactivos a 1 de Janeiro, terias perdido ainda mais dinheiro. Assim vendeste a tempo de evitares o pior.

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 21

por pericos » 22/4/2010 20:29

JAS Escreveu:Esta questão das mais-valias já me levou a jogar mal, ou seja vendi as lebres e fiquei com os gatos...

Nenhum movimento.

JAS

Caro JAS,

Creio que foste tu que em tempos (talvez já em 2010), que (também talvez no teu post), que falaste da protecção ao PSI com JMA.

Ou seja, manter/comprar JMA quando o PSI está fraco.

Mas de qualquer forma, parece que tudo está a ajustar.

Bom trabalho,
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

Re: Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 19

por fenrir » 22/4/2010 13:39

JAS Escreveu:Decidi diminuir a minha exposição ao PSIzinho nos próximos tempos pelo que hoje reduzi o capital para 0,60X.

Impressionante timing de saída!
Baseado em que concretamente na altura?
Por favor com algum detalhe para ver se aprendo :mrgreen:

Obrigado

Registado: 21/11/2008 15:40

por Marcohvm » 22/4/2010 10:21

Bom dia JAS,
continuas confiante no BCP?

Cmps
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 21

por JAS » 21/4/2010 21:24

Esta questão das mais-valias já me levou a jogar mal, ou seja vendi as lebres e fiquei com os gatos...

Nenhum movimento.

JAS
Anexos
cart 04-21.png
cart 04-21.png (65.24 KiB) Visualizado 3610 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 20

por crg » 21/4/2010 15:26

DOW Escreveu:
crg Escreveu:Se a nova lei se vier aplicar a acções compradas depois da sua entrada em vigor, penso que nesse caso é que haverá "sell off", pois funcionará a ideia que o JAS e até eu e outros já colocaram em prática. Só no caso de a lei poder vir ser aplicada retroactivamente (não sei se será inconstitucional), é que já não vale a pena vender e voltar a comprar.

Um abraço.

Não.
imagina que tens uma carteira de acções há algum tempo com mais valias e sabes que a lei vai entrar en vigor a 01/06 por exemplo, vais vender já tudo para seres tributado a 10% ou a 0 (se as tiveres a mais de um ano) o que vai provocar o tal sell-off...

pelo contrário se a lei só abranger as acções compradas e vendidas após 01/06 podes até continuar com as acções que tens o tempo que quiseres e só venderes quando achares oportuno.

Será assim se vier a verificar-se o pressuposto de a lei se vir a aplicar apenas às acções compradas e vendidas por exemplo após 01/06.

O meu raciocínio foi com base no pressuposto de a lei se vir a aplicar a toda as acções vendidas por exemplo após 01/06, independentemente do momento da compra. Esta hipótese faz sentido porque é o momento da venda que determina o momento em que se declaram as mais valias.

Claro que, neste momento, qualquer raciocínio tem que ser feito com base em pressupostos, ainda que implícitos. Trata-se de hipóteses, certezas só quando a lei for dada a conhecer.

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por DOW » 21/4/2010 14:57

crg Escreveu:Se a nova lei se vier aplicar a acções compradas depois da sua entrada em vigor, penso que nesse caso é que haverá "sell off", pois funcionará a ideia que o JAS e até eu e outros já colocaram em prática. Só no caso de a lei poder vir ser aplicada retroactivamente (não sei se será inconstitucional), é que já não vale a pena vender e voltar a comprar.

Um abraço.

Não.
imagina que tens uma carteira de acções há algum tempo com mais valias e sabes que a lei vai entrar en vigor a 01/06 por exemplo, vais vender já tudo para seres tributado a 10% ou a 0 (se as tiveres a mais de um ano) o que vai provocar o tal sell-off...

pelo contrário se a lei só abranger as acções compradas e vendidas após 01/06 podes até continuar com as acções que tens o tempo que quiseres e só venderes quando achares oportuno.

Registado: 29/12/2005 1:10

por MNFV » 21/4/2010 14:19

Já ouvi dizer que se utilizará o critério LIFO (last in, first out)

ambgoncalves Escreveu:
DOW Escreveu:
JAS Escreveu:
canguru Escreveu:JAS, são 'só' as alterações nos regimes de mais valias que o tem motivado a estar mais liquído?

A alteração do regime de mais-valias aconselha a que se fechem todos os trades positivos pois poupa-se na tributação.

Eu penso que muita gente irá pensar isso mesmo quando sair efectivamente a lei.

Como penso que isso está para breve, e que isso dará uma correcção por pequena que seja, o melhor é estar de fora e esperar, pacientemente, o melhor momento para reentrar.

Um abraço,
JAS

Ainda pouco se sabe relativamente á lei da tributação das mais valias, acho que nem mesmo o Governo, mas também não será de excluir a hipotese de a lei só se aplicar a acções compradas depois da sua entrada em vigor, até para evitar um sell off na praça portuguesa, por isso o melhor é esperar para ver... penso eu :roll:

Estou a ver mal ou o sell off evitar-se-ia apenas no caso da lei ser retroactiva a 1 de Janeiro? Assim independentemente de vender ou não, como já eram detidas à data da publicação da lei, ficariam todas sujeitas à tributação a 20%, logo já não interessava vender, uma vez que seriam tributados de qualquer forma...

Ainda que inconstitucional, e provavelmente os grandes investidores colocariam o Estado português em tribunal, mas ainda assim não é de descartar esta hipótese.

Cá estaremos para ver.

Alexandre

Registado: 28/12/2007 17:02

por crg » 20/4/2010 22:18

DOW Escreveu:
JAS Escreveu:
canguru Escreveu:JAS, são 'só' as alterações nos regimes de mais valias que o tem motivado a estar mais liquído?

A alteração do regime de mais-valias aconselha a que se fechem todos os trades positivos pois poupa-se na tributação.

Como penso que isso está para breve, e que isso dará uma correcção por pequena que seja, o melhor é estar de fora e esperar, pacientemente, o melhor momento para reentrar.

Um abraço,
JAS

Ainda pouco se sabe relativamente á lei da tributação das mais valias, acho que nem mesmo o Governo, mas também não será de excluir a hipotese de a lei só se aplicar a acções compradas depois da sua entrada em vigor, até para evitar um sell off na praça portuguesa, por isso o melhor é esperar para ver... penso eu :roll:

Se a nova lei se vier aplicar a acções compradas depois da sua entrada em vigor, penso que nesse caso é que haverá "sell off", pois funcionará a ideia que o JAS e até eu e outros já colocaram em prática. Só no caso de a lei poder vir ser aplicada retroactivamente (não sei se será inconstitucional), é que já não vale a pena vender e voltar a comprar.

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por MatildeSerrano » 20/4/2010 22:17

Quer ver depois no IRS de 2010 como é que se vai distinguir as acções que levaram 10% e as que levaram 20%...

Registado: 30/6/2008 20:42

por ambgoncalves » 20/4/2010 22:13

DOW Escreveu:
JAS Escreveu:

Um abraço,
JAS

Estou a ver mal ou o sell off evitar-se-ia apenas no caso da lei ser retroactiva a 1 de Janeiro? Assim independentemente de vender ou não, como já eram detidas à data da publicação da lei, ficariam todas sujeitas à tributação a 20%, logo já não interessava vender, uma vez que seriam tributados de qualquer forma...

Ainda que inconstitucional, e provavelmente os grandes investidores colocariam o Estado português em tribunal, mas ainda assim não é de descartar esta hipótese.

Cá estaremos para ver.

Alexandre

Registado: 13/3/2010 13:46

por DOW » 20/4/2010 22:04

JAS Escreveu:

Um abraço,
JAS

Registado: 29/12/2005 1:10

por Lion_Heart » 20/4/2010 21:52

Crias uma JAS SGPS e colocas no mesmo off shore do pinoquio. Ai ja pagas 0
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JAS » 20/4/2010 21:31

Um abraço,
JAS

----------------------

Pevide Escreveu:Não entendo porquê fazes isto, já que não te vais afastar da Bolsa e vais continuar a negociar da mesma forma mesmo com o mesmo regime.

Com o mesmo regime? Penso que vai ser alterado...

Pevide Escreveu:Mas as acções que ele está a vender agora para usufruir dos 10% vai voltar a comprá-los, para mais tarde pagar os 20%...

Se tivesses comprado a 100 e vendesses agora a 125 pagavas 10% sobre 25 o que dá 2,50.

Se recomprares de seguida a 125 e venderes daqui a uns tempos a 150, com o novo regime, pagarás 20% sobre 25 o que dá 5,00.

No total pagarás 7,50.

Se não fizeres esta ginástica contabilística pagarás 20% sobre 50 o que dá 10.

Um abraço,
JAS

----------------------

[quote=BePatience"]Na verdade penso que o Jas tenha fechado as suas posições por não acreditar que no curto prazo elas se portem como ele deseja. pois se não continuaria com elas. em relação ao "abrigo" dos 10 ele virá aqui responder com certeza.[/quote]
Acho que uma coisa é consequência da outra.
A nova lei provoca vendas, as vendas provocam quedas, as quedas proporcionam oportunidades de recompomprar mais baixo.

Se estiver enganado, paciência... Terei que recomprar mais caro mas o diferencial obtido na taxa também me permite isso.

Um abraço,
JAS

por BePatience » 20/4/2010 21:28

tonando Escreveu:Nada disso pá!

Ele derreteu as mais valias todas na Tailandia....e agora precisa de guito para vir ao almoço do caldeirão....tasse mesmo a ver!! :mrgreen: :mrgreen:

Podes crer hehehehe :)

Registado: 15/3/2010 16:54

por tonando » 20/4/2010 21:06

Nada disso pá!

Ele derreteu as mais valias todas na Tailandia....e agora precisa de guito para vir ao almoço do caldeirão....tasse mesmo a ver!! :mrgreen: :mrgreen:
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por BePatience » 20/4/2010 20:05

Pevide Escreveu:
BePatience Escreveu:
Pevide Escreveu:
JAS Escreveu:Continuo a limpar a carteira de mais-valias ainda ao abrigo da lei dos 10%...

Não entendo porquê fazes isto, já que não te vais afastar da Bolsa e vais continuar a negociar da mesma forma mesmo com o mesmo regime.

Porque agora são 10 e vão passar a ser 20%

Obviamente que sim.
Mas as acções que ele está a vender agora para usufruir dos 10% vai voltar a comprá-los, para mais tarde pagar os 20%...

Na verdade penso que o Jas tenha fechado as suas posições por não acreditar que no curto prazo elas se portem como ele deseja. pois se não continuaria com elas. em relação ao "abrigo" dos 10 ele virá aqui responder com certeza.

Abraço

por MatildeSerrano » 20/4/2010 19:58

BePatience Escreveu:
Pevide Escreveu:
JAS Escreveu:Continuo a limpar a carteira de mais-valias ainda ao abrigo da lei dos 10%...

Não entendo porquê fazes isto, já que não te vais afastar da Bolsa e vais continuar a negociar da mesma forma mesmo com o mesmo regime.

Obviamente que sim.
Mas as acções que ele está a vender agora para usufruir dos 10% vai voltar a comprá-los, para mais tarde pagar os 20%...

por BePatience » 20/4/2010 19:54

Pevide Escreveu:

por MatildeSerrano » 20/4/2010 19:51

por canguru » 20/4/2010 19:34

JAS, são 'só' as alterações nos regimes de mais valias que o tem motivado a estar mais liquído?
Editado pela última vez por canguru em 20/4/2010 19:51, num total de 1 vez.

Registado: 6/4/2008 22:41

Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 20

por JAS » 20/4/2010 17:13

Continuo a limpar a carteira de mais-valias ainda ao abrigo da lei dos 10%...

JMT
Venda durante a tarde a 7,70 e de mais umas no fecho a 7,729.
O trade não é fechado porque as restantes já haviam sido vendidas e recompradas.
Agora espero uma correcçãozinha para voltar a ter a posição nos níveis habituais.

Mais nenhum movimento.

JAS
Anexos
cart 04-20.png
cart 04-20.png (64.95 KiB) Visualizado 5046 vezes

Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 19

por JAS » 19/4/2010 23:02

Parece que andei a vender as boas e a ficar com as ordinárias...

SEM
Vendi a posição residual, com que ficara na 6ª feira, a 8,055.

Mais nenhum movimento.

Decidi diminuir a minha exposição ao PSIzinho nos próximos tempos pelo que hoje reduzi o capital para 0,60X.
Para facilitar a leitura o Capital Actual passou a estar indicado no "queijo".

A rentabilidade na 6ª feira estava errada pois tinha-me esquecido de subtrair uma das quantidades de acções que vendi na JMT.

Descobri isso porque estranhei que a rentabilidade do trade tivesse subido tanto quando a JMT nem sequer está em máximos.

De admirar que ninguém tenha reparado nisso, longe vão os tempos em que os leitores me saltavam logo em cima...

JAS
Anexos
cart 04-19.png
cart 04-19.png (67.4 KiB) Visualizado 5461 vezes

Carteira JAS*2010 - Mês 04 - dia 16

por JAS » 16/4/2010 17:12

Preparando-me para uma nova lei de mais-valias.
Há muito tempo que não advinhava tão correctamente o comportamento do PSIzinho...
Para agravar os mercados internacionais também deram uma ajuda.

JMT
Os trades estavam positivos e há uma diferença substancial entre pagar 20% ou 10% de mais-valias.
Vendi acções entre 7,720 e 7,645 reduzindo substancialmente a posição.
Fechei os trades em TW's com vendas a 0,66 e 0,41 respectivamente.
Agora resta esperar que o pessoal das mais valias acabe de vender...

BPI
Ainda tentei vender acções a 1,952 mas saíram muito poucas.
Estando o trade negativo não me preocupam as mais-valias, apenas serviria para baixar o b.p..

BCP
Trade negativo, reforcei nos TW's com compra a 0,14.

SEM
O "depósito a prazo" também estava com mais-valias embora pequenas.
Reduzi com vendas entre 8,067 e 8,050.

Muito líquido...
Se calhar a próxima 2ª feira não será dia de compras.

Bom fim de semana,

JAS

P.S- Há um erro na rentabilidade que será corrigida no próximo post.
Anexos
cart 04-16.png
cart 04-16.png (71.36 KiB) Visualizado 2651 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Burbano, Carrancho_, castrojjf, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, junas, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, xeidafome e 278 visitantes