Vulcão na Islandia
O Etna volta a entrar em erupção
por DN.pt
Hoje
O Monte Etna voltou esta madrugada a entrar em erupção, libertando lava a mais de 100 metros de altitude.
Esta é a 17.ª vez que o vulcão, situado na costa da Sicília, entra em erupção este ano. Segundo a sociedade geológica italiana, é o mais intenso vulcão activo na Europa.
Não há registo de danos materiais ou humanos, mas o aeroporto de Catania foi fechado por questões de segurança.
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Hoje
O Monte Etna voltou esta madrugada a entrar em erupção, libertando lava a mais de 100 metros de altitude.
Esta é a 17.ª vez que o vulcão, situado na costa da Sicília, entra em erupção este ano. Segundo a sociedade geológica italiana, é o mais intenso vulcão activo na Europa.
Não há registo de danos materiais ou humanos, mas o aeroporto de Catania foi fechado por questões de segurança.
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http://www.rtbf.be/info/monde/detail_islande-le-volcan-hekla-pret-a-entrer-en-eruption?id=6412313
http://www.jonfr.com/volcano/
movimentos de magma dentro do vulcao Hekla cuja ultima erupçao foi em 2000 e costuma entrar em actividade de 10 em 10 anos
Mas por enquanto ainda e cedo para dizer qq coisa. a erupçao tanto pode começar hoje como daqui a um ano
http://www.simnet.is/jonfr500/earthquake/vefmyndheklaen.html
Uma webcam do dito cujo
http://www.jonfr.com/volcano/
movimentos de magma dentro do vulcao Hekla cuja ultima erupçao foi em 2000 e costuma entrar em actividade de 10 em 10 anos
Mas por enquanto ainda e cedo para dizer qq coisa. a erupçao tanto pode começar hoje como daqui a um ano
http://www.simnet.is/jonfr500/earthquake/vefmyndheklaen.html
Uma webcam do dito cujo
Cinzas de vulcão islandês podem chegar ao Reino Unidos, França e Espanha
22.05.2011 - 10:23 Por Agências
As cinzas do vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção sábado, na Islândia, poderão atingir o Reino Unido, França e Espanha ao longo desta semana, segundo um previsão porém com um substancial grau de incerteza. A erupção já obrigou ao encerramento dos aeroportos na Islândia.
As previsões feitas neste domingo para as 24 horas seguintes sugerem que a nuvem expelida pelo vulcão continuará a dirigir-se para Norte, sem impacto sobre a Europa. Mas a chegada de um centro de baixa pressão pode alterar a situação, empurrando as cinzas primeiro para a Escócia, na terça-feira, e para outras partes do Reino Unido, França e Espanha na quinta e sexta-feira.
Este cenário leva em conta que o vulcão mantenha a mesma actividade nos próximos dias, mas há uma certa dose de incerteza nesta antecipação. Ainda assim, segundo a agência Reuters, as companhias aéreas europeias terão sido informadas de que poderá eventualmente haver alguma interferência no espaço aéreo.
O espaço aéreo islandês já foi encerrado por causa da erupção do Grimsvotn, o vulcão mais activo do país, situado a cerca de 50 quilómetros daquele que, no ano passado, fez parar durante vários dias o tráfego aéreo europeu.
As cinzas vulcânicas elevaram-se a cerca de 20 quilómetros mas, numa primeira apreciação, o instituto meteorológico islandês considerou que esta erupção não deveria, desta feita, causar transtornos generalizados.
No ano passado, as cinzas vulcânicas do vulcão Eyjafjallajokul obrigaram ao encerramento de praticamente todo o espaço aéreo europeu, provocando o caos nos aeroportos.
Hjordis Gudmundsdottir, uma porta-voz das autoridades nacionais de aviação civil - que impuseram uma proibição de voos num raio de cerca de 200 quilómetros em redor do vulcão - disse: “Fechámos a área até que percebamos melhor que efeito terão as cinzas vulcânicas”.
Mas os responsáveis islandeses parecem concordar que este episódio não deverá causar os mesmos transtornos do ano passado, que originou o mais generalizado fecho do espaço aéreo europeu desde a II Guerra Mundial, estimando-se que tenha afectado cerca de 10 milhões de pessoas.
Pall Einarsson, um geofísico da Universidade de Islândia, disse à BBC que a erupção de 2010 foi um evento raro: “As cinzas do Eyjafjallajokull foram persistentes e eram finas”, disse. “As cinzas do Grimsvotn são mais grossas e não são tão perigosas, uma vez que caem ao chão mais rapidamente e não ficam tanto tempo suspensas no ar como aconteceu durante a erupção do Eyjafjallajokull”.
O vulcão Grimsvotn fica debaixo do maior glaciar da Europa, o Vatnajokull, no sudeste do país.
A Reuters indica que da última vez que este vulcão entrou em erupção, em 2004, os voos transatlânticos tiveram que ser redireccionados para o sul da Islândia mas que nenhum aeroporto foi fechado nessa altura.
Notícia actualizada às 17h05
22.05.2011 - 10:23 Por Agências
As cinzas do vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção sábado, na Islândia, poderão atingir o Reino Unido, França e Espanha ao longo desta semana, segundo um previsão porém com um substancial grau de incerteza. A erupção já obrigou ao encerramento dos aeroportos na Islândia.
As previsões feitas neste domingo para as 24 horas seguintes sugerem que a nuvem expelida pelo vulcão continuará a dirigir-se para Norte, sem impacto sobre a Europa. Mas a chegada de um centro de baixa pressão pode alterar a situação, empurrando as cinzas primeiro para a Escócia, na terça-feira, e para outras partes do Reino Unido, França e Espanha na quinta e sexta-feira.
Este cenário leva em conta que o vulcão mantenha a mesma actividade nos próximos dias, mas há uma certa dose de incerteza nesta antecipação. Ainda assim, segundo a agência Reuters, as companhias aéreas europeias terão sido informadas de que poderá eventualmente haver alguma interferência no espaço aéreo.
O espaço aéreo islandês já foi encerrado por causa da erupção do Grimsvotn, o vulcão mais activo do país, situado a cerca de 50 quilómetros daquele que, no ano passado, fez parar durante vários dias o tráfego aéreo europeu.
As cinzas vulcânicas elevaram-se a cerca de 20 quilómetros mas, numa primeira apreciação, o instituto meteorológico islandês considerou que esta erupção não deveria, desta feita, causar transtornos generalizados.
No ano passado, as cinzas vulcânicas do vulcão Eyjafjallajokul obrigaram ao encerramento de praticamente todo o espaço aéreo europeu, provocando o caos nos aeroportos.
Hjordis Gudmundsdottir, uma porta-voz das autoridades nacionais de aviação civil - que impuseram uma proibição de voos num raio de cerca de 200 quilómetros em redor do vulcão - disse: “Fechámos a área até que percebamos melhor que efeito terão as cinzas vulcânicas”.
Mas os responsáveis islandeses parecem concordar que este episódio não deverá causar os mesmos transtornos do ano passado, que originou o mais generalizado fecho do espaço aéreo europeu desde a II Guerra Mundial, estimando-se que tenha afectado cerca de 10 milhões de pessoas.
Pall Einarsson, um geofísico da Universidade de Islândia, disse à BBC que a erupção de 2010 foi um evento raro: “As cinzas do Eyjafjallajokull foram persistentes e eram finas”, disse. “As cinzas do Grimsvotn são mais grossas e não são tão perigosas, uma vez que caem ao chão mais rapidamente e não ficam tanto tempo suspensas no ar como aconteceu durante a erupção do Eyjafjallajokull”.
O vulcão Grimsvotn fica debaixo do maior glaciar da Europa, o Vatnajokull, no sudeste do país.
A Reuters indica que da última vez que este vulcão entrou em erupção, em 2004, os voos transatlânticos tiveram que ser redireccionados para o sul da Islândia mas que nenhum aeroporto foi fechado nessa altura.
Notícia actualizada às 17h05
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Mulheres são as culpadas pelos terramotos no Irão
Um líder religioso iraniano não tem dúvidas: As mulheres pouco modestas espalham o adultério na sociedade e isso faz aumentar os terramotos no país.
"Muitas mulheres que não se vestem de forma modesta, desviam os jovens do caminho justo e espalham o adultério na sociedade, o que faz aumentar os terramotos "
Quem terão sido os culpados da erupção do vulcão?
Temos de perguntar ao líder: Se tambem foram as mulheres tem que me pagar a despesa.
http://aeiou.expresso.pt/mulheres-sao-a ... ao=f577860
"Muitas mulheres que não se vestem de forma modesta, desviam os jovens do caminho justo e espalham o adultério na sociedade, o que faz aumentar os terramotos "
Quem terão sido os culpados da erupção do vulcão?
Temos de perguntar ao líder: Se tambem foram as mulheres tem que me pagar a despesa.
http://aeiou.expresso.pt/mulheres-sao-a ... ao=f577860
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Eu sei que a linguagem parece assustadora , mas este link tem uns mapas giros sobre as previsões. Neste momento estão actualizados por mais dois dias mas eles vão actualizando ao longo do dia.
www.fmi.fi/saa/varoituk_26.html
www.fmi.fi/saa/varoituk_26.html
PIKAS Escreveu:O acesso ao forum profissional onde esta mensagem está é restrito, pelo que não é acessível aos membros do caldeirão, daí que não indico a fonte.
http://aviacaoportugal.net/showthread.php?p=25024
O google levou-me a este link e deixa ler sem registar
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Com tanta pressão para por o carrossel a andar outra vez, só espero que toda a gente saiba muito bem o que está a fazer...
Confesso que me preocupa um bocado o ponto em que isto está. Perante uma situação de difícil definição e caracterização, ainda para mais inédita a esta escala, vejo que, numa industria em que se afirma e reafirma o primado da segurança, anda muita gente aos berros a querer ir para o ar, contestando aquilo que no fundo e mais que obviamente, não passou de, precisamente, uma aplicação prática desse mesmo primado da segurança.
Os berros até compreendo – os prejuízos estão aí e são enormes e quem não se sente não é filho de boa gente. As teorias da conspiração (algumas delas não conseguiam atrair audiências no Canal Panda) – isso já é hábito (Só falta dizerem que o vulcão não existe e que foi a Mossad que inventou isso para queimar lixo tóxico, ou coisa assim).
Agora o que me custa a perceber é o fundamento apresentado para o desdém que se tem assistido, vindo de certos quadrantes, às decisões de encerramento dos espaços aéreos. Dá ideia que se andou a brincar, que foi tudo um acto de paranóia, que meia dúzia de burocratas de rabo no chão, borraram-se de medo e decidiram isto em pânico e à papo-seco sem a preocupação de dar um cunho verdadeiramente científico aos seus fundamentos, baseando-se em meras teorias académicas.
E, em resposta e fundamento, que apresentam estes ferozes críticos? Precisamente um pacote de teorias académicas. Acompanhados de uns voos de teste. Glorificadamente chamados voos de teste, diria eu. As aeronaves usadas eram especificamente preparadas para interacção com este tipo de fenómenos? Possuíam equipamento específico que permitisse uma rigorosa abordagem científica? Tinham a bordo pessoal especializado e qualificado? Ou seriam antes uns 737s e 747s de companhias aéreas que levavam a bordo os respectivos DOVs acompanhados de meia dúzia de pilotos e outros funcionários e com os CEOs a bordo para dar peso mediático? E que foram para o ar um bocado naquela do vamos-lá-a-ver-se-dá-e-se-não-acontece-nada? (sim, aquele em que um dos tripulantes – um engenheiro aeronáutico disse, depois de um voo na 6ª feira, que não queria ser passageiro de um voo comercial que passasse por aquilo que tinham encontrado – vai na volta o gajo trabalha para a Mossad…)
Quando põem meia dúzia de aviões comerciais no ar, sem grande âmbito científico e sem equipamento adequado (ainda hoje na BBC falava-se da escassez de meios, na Europa, para abordar de forma rigorosa este fenómeno), aviões esses a voar determinadas rotas em determinados espaços geográficos em determinados momentos e condições e se diz que, à conta disso, já é seguro mandar para o ar os 28000 voos diários do costume por toda a Europa, fico preocupado…
(Houve problemas em aviões militares, mas isso não interessa. Os militares, se calhar, também trabalham para a Mossad…)
Quando, de um lado, vejo meteorologistas, engenheiros aeronáuticos, técnicos ligados às áreas de construção e manutenção aeronáutica, entidades de tráfego áereo e autoridades aeronáuticas, etc. a pedir cautela e do outro um bloco liderado por CEOs e outros executivos da Aviação a exigir que se toque à carga e se comece a voar…fico preocupado.
Quando uma das pessoas, senão a pessoa, que eu, nesta Europa, mais esperava ver aos berros para que retomassem o carrossel – O Mr. O`GoAway da RYR – está bem caladinho e desde sexta-feira passada teve a sensatez de pôr a guerra dele toda no chão (e tiro-lhe o chapéu por isso) …chiça, isto tem que querer dizer alguma coisa, ou não?
(…não me digam que ele também trabalha para a Mossad?)
Então vamos começar a abrir a loja de novo, é?
Então agora a pergunta que ninguém quer fazer…e se a coisa correr mal e houver problemas com aviões? Se houver um acidente que seja, atribuível a cinza vulcânica…aí, como é que é?
Vão dizer que a culpa é da Mossad?
Agora sou eu que pergunto: am I missing something?
Ou será impressão minha e ninguém estará a querer andar demasiado depressa?
O acesso ao forum profissional onde esta mensagem está é restrito, pelo que não é acessível aos membros do caldeirão, daí que não indico a fonte.
Eu concordo a muitos por cento mas a minha intenção é pôr os membros do caldeirão a pensar e concluir por eles.
Para quem tiver paciência e quiser ser esclarecido acerca do ultra-famoso voo British airways 009 ( Boeing 747 na indonésia ) deixo aqui os 3 vídeos que estão no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=QxhiJnhI-p4
http://www.youtube.com/watch?v=tID1GXF3 ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=ISFWIgoq ... re=related
Cumprimentos,
PIKAS
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http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... ews=135393
Vulcão: Companhias aéreas dispensadas indemnizar passageiros
A lei dispensa as companhias aéreas de pagarem indemnizações aos passageiros quando um voo é cancelado por motivos como os do vulcão da Islândia, mas as transportadoras são obrigadas a pagar as refeições, o alojamento ou as chamadas telefónicas.
Nem sempre foi assim. Antes de 2004 as transportadoras não eram obrigadas à assistência de passageiros quando o cancelamento de um voo fosse motivado por circunstâncias extraordinárias, que não poderiam ter sido evitadas pela transportadora.
Mas com a entrada em vigor do regulamento comunitário 261/2004, com regras comuns para casos de recusa ou cancelamento do embarque, passou a ser obrigatória a assistência aos passageiros, mesmo que a responsabilidade do cancelamento não seja da companhia aérea.
Diário Digital / Lusa
Vulcão: Companhias aéreas dispensadas indemnizar passageiros
A lei dispensa as companhias aéreas de pagarem indemnizações aos passageiros quando um voo é cancelado por motivos como os do vulcão da Islândia, mas as transportadoras são obrigadas a pagar as refeições, o alojamento ou as chamadas telefónicas.
Nem sempre foi assim. Antes de 2004 as transportadoras não eram obrigadas à assistência de passageiros quando o cancelamento de um voo fosse motivado por circunstâncias extraordinárias, que não poderiam ter sido evitadas pela transportadora.
Mas com a entrada em vigor do regulamento comunitário 261/2004, com regras comuns para casos de recusa ou cancelamento do embarque, passou a ser obrigatória a assistência aos passageiros, mesmo que a responsabilidade do cancelamento não seja da companhia aérea.
Diário Digital / Lusa
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http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 210518F138
19 Abril 2010 - 19h08
Imagens transmitidas na televisão pública islandesa
Islândia: Falsa erupção do Hekla
Uma transmissão televisiva islandesa lançou o pânico quando transmitiu imagens do vulcão Hekla com uma grande coluna de fumo, mas momentos mais tarde a estação televisiva pública rectificou o anteriormente noticiado esclarecendo que se tratava de imagens do vulcão Eyjafjallajokull, em erupção desde a passada quarta-feira.
Uma fonte do instituto de meteorologia islandês garantiu que o vulcão Hekla continua adormecido, sendo o Eyjafjallajokull o único activo no país, neste momento, de acordo com a imprensa espanhola.
A falsa erupção aconteceu momentos depois de os ministros europeus dos transportes terem decidido começar a reabrir o espaço aéreo na próxima terça-feira, mantendo contudo algumas zonas de restrições.
P.M.C.
19 Abril 2010 - 19h08
Imagens transmitidas na televisão pública islandesa
Islândia: Falsa erupção do Hekla
Uma transmissão televisiva islandesa lançou o pânico quando transmitiu imagens do vulcão Hekla com uma grande coluna de fumo, mas momentos mais tarde a estação televisiva pública rectificou o anteriormente noticiado esclarecendo que se tratava de imagens do vulcão Eyjafjallajokull, em erupção desde a passada quarta-feira.
Uma fonte do instituto de meteorologia islandês garantiu que o vulcão Hekla continua adormecido, sendo o Eyjafjallajokull o único activo no país, neste momento, de acordo com a imprensa espanhola.
A falsa erupção aconteceu momentos depois de os ministros europeus dos transportes terem decidido começar a reabrir o espaço aéreo na próxima terça-feira, mantendo contudo algumas zonas de restrições.
P.M.C.
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Vulcão: Transportadoras aéreas já perderam 1,7 mil milhões de euros em bolsa (C/ ÁUDIO)
Lisboa, 19 abr (Lusa) - A nuvem de cinzas resultante da erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull já causou perdas de 1,732 milhões de euros na capitalização bolsista das companhias aéreas cotadas, e provocou custos diários de 220 milhões de euros para o sector.
Lusa
Lisboa, 19 abr (Lusa) - A nuvem de cinzas resultante da erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull já causou perdas de 1,732 milhões de euros na capitalização bolsista das companhias aéreas cotadas, e provocou custos diários de 220 milhões de euros para o sector.
Lusa
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Novo vulcão entrou em erupção
Islândia: Novo vulcão entrou em erupção
Vulcão Hekla pode ter entrado em erupção e pode causar novos problemas na Europa.
Comente esta notícia
Um segundo vulcão pode ter entrado em erupção na Islândia. De acordo com várias agências noticiosas, o Hekla já regista actividade vulcânica.
Segundo a agência de notícias italiana Ansa, já existem imagens a circular na internet que demonstram a erupção do Hekla que se situa próximo do Eyajafjallajokull.
As autoridades islandesas ainda não confirmaram a notícia.
Vulcão Hekla pode ter entrado em erupção e pode causar novos problemas na Europa.
Comente esta notícia
Um segundo vulcão pode ter entrado em erupção na Islândia. De acordo com várias agências noticiosas, o Hekla já regista actividade vulcânica.
Segundo a agência de notícias italiana Ansa, já existem imagens a circular na internet que demonstram a erupção do Hekla que se situa próximo do Eyajafjallajokull.
As autoridades islandesas ainda não confirmaram a notícia.
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Thanks again! Já agora, o que é a FIR?
Têm pouco interesse ir mais fundo porque é muito técnico mas podes ver aqui na wiki o que interessa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_de_informa%C3%A7%C3%A3o_de_voo
Portugal é responsável pela FIR de Lisboa e pela FIR de Santa Maria e esta é uma das mais importantes do mundo, senão mesmo a mais importante. Tudo o que voa entre a américa e a europa passa por aí.
Cumprimentos,
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Experiência da companhia holandesa
Vulcão: KLM realiza dois voos teste sem danos
A companhia aérea holandesa KLM revelou este domingo que realizou dois voos através da nuvem de cinza vulcânica oriunda do vulcão da Islândia, e que não sofreu qualquer dano.
Segundo a companhia aérea, um voo teste no espaço aéreo holandês realizou-se no sábado e não se verificou qualquer dano ou irregularidade provocados pelas cinzas vulcânicas que levaram à proibição do transporte aéreo sobre a Europa desde sexta feira.
A companhia aérea já realizou este domingo um outro voo, tendo em Boeing 737 com uma equipa de 20 pessoas a bordo descolado às 06:30 locais do aeroporto de Schiphol (Amesterdão) e aterrado em segurança em Duesseldorf (Alemanha).
A KLM prevê realizar mais voos teste durante este domingo.
www.cmjornal.pt
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