Vulcão na Islandia
fnabais.ferro Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:Obrigadão!
Pelos vistos não são só os nacionais, porque consegui apanhar um da Iberia!
Para fazer zoom só vejo a lupazinha no rodapé da página, que não dá para controlar a gosto... não há forma melhor de fazer zoom?
E já agora, aqueça barra com 6 icons de ferramenta não dá para movê-la dali? Estorva um bocado...
Abraço
Creio que é o espaço aéreo nacionalAté porque se fizeres zoom out o suficiente vês uma área delimitada a amarelo que creio ser esse mesmo espaço. Em relação ao zoom, no meu PC faço normalmente com o scroll do mouse. No teu não funciona assim?
Abraço,
Sim, já tinha percebido a delimitação do espaço aéreo. Mas ainda se consegue ver aviões em Espanha (entre Badajoz e Sevilha), deve ser por estar ainda perto do nosso espaço aéreo.

O scroll do mouse funciona, ainda não tinha experimentado com ele, thanks!

Abraço
PIKAS Escreveu:Apanhas os que sobrevoam espaço nacional mas não obtens informação significativa e só dá para informação respeitante à FIR de Lisboa.
Para fazer zoom, movimenta a roda do rato do teu computador.
Thanks again! Já agora, o que é a FIR?

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Pelos vistos não são só os nacionais, porque consegui apanhar um da Iberia!
Para fazer zoom só vejo a lupazinha no rodapé da página, que não dá para controlar a gosto... não há forma melhor de fazer zoom?
Apanhas os que sobrevoam espaço nacional mas não obtens informação significativa e só dá para informação respeitante à FIR de Lisboa.
Para fazer zoom, movimenta a roda do rato do teu computador.
Cumprimentos
PIKAS
- Mensagens: 1821
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
bEMdISPOSTO Escreveu:Obrigadão!
Pelos vistos não são só os nacionais, porque consegui apanhar um da Iberia!
Para fazer zoom só vejo a lupazinha no rodapé da página, que não dá para controlar a gosto... não há forma melhor de fazer zoom?
E já agora, aqueça barra com 6 icons de ferramenta não dá para movê-la dali? Estorva um bocado...
Abraço
Creio que é o espaço aéreo nacional

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
PIKAS Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
Boas!
Que site baril do caneco, pá! Eu que adoro aviação vou frequentar isto a granel! Nunca pensei que esta informação estivesse assim disponível na net!
Obrigado por partilhares isto!
Abraço
Para o espaço português, este site que a seguir indico é muito melhor porque é mais rápido mas só dá informação do transponder de aviões nacionais cruzados com o INAC.
http://www.navpt.com/
Faz zoom e carrega em cima dos aviões.
Há um outro, talvez melhor, mas esse não to posso dar porque é reservado a crews e obedece a pass.
Cumprimentos,
PIKAS
Obrigadão!
Pelos vistos não são só os nacionais, porque consegui apanhar um da Iberia!
Para fazer zoom só vejo a lupazinha no rodapé da página, que não dá para controlar a gosto... não há forma melhor de fazer zoom?
E já agora, aqueça barra com 6 icons de ferramenta não dá para movê-la dali? Estorva um bocado...
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
PIKAS Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
Boas!
Que site baril do caneco, pá! Eu que adoro aviação vou frequentar isto a granel! Nunca pensei que esta informação estivesse assim disponível na net!
Obrigado por partilhares isto!
Abraço
Para o espaço português, este site que a seguir indico é muito melhor porque é mais rápido mas só dá informação do transponder de aviões nacionais cruzados com o INAC.
http://www.navpt.com/
Faz zoom e carrega em cima dos aviões.
Há um outro, talvez melhor, mas esse não to posso dar porque é reservado a crews e obedece a pass.
Cumprimentos,
PIKAS
Espectáculo!!! Este site até os barcos tem. Muito nice. Quer-me parecer que até os cacilheiros aparecem? eheheh
Amanhã a ver se tenho tempo para ver o tráfego aéreo em Angola.
Obrigado PIKAS pela info.
Abraço,
Life is short, ride hard!!!
bEMdISPOSTO Escreveu:PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
Boas!
Que site baril do caneco, pá! Eu que adoro aviação vou frequentar isto a granel! Nunca pensei que esta informação estivesse assim disponível na net!
Obrigado por partilhares isto!
Abraço
Para o espaço português, este site que a seguir indico é muito melhor porque é mais rápido mas só dá informação do transponder de aviões nacionais cruzados com o INAC.
http://www.navpt.com/
Faz zoom e carrega em cima dos aviões.
Há um outro, talvez melhor, mas esse não to posso dar porque é reservado a crews e obedece a pass.
Cumprimentos,
PIKAS
- Mensagens: 1821
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
bEMdISPOSTO Escreveu:PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
Boas!
Que site baril do caneco, pá! Eu que adoro aviação vou frequentar isto a granel! Nunca pensei que esta informação estivesse assim disponível na net!
Obrigado por partilhares isto!
Abraço
Isto é loucura, pá!
Acabei de seguir um avião da TAP e quando no mapa já estaria a passar por aqui, fui à varanda e TCHAM TCHAM, lá vinha ele todo lampeiro!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Marco Martins Escreveu:
Portugal deveria ter um "Dispositivo Nacional" para aproveitar estas "oportunidades" nomeadamente:
- prestar "intermediação" de serviços de mão de obra especializada para as empresas europeias que não podem voar para fora da Europa
- promover ainda mais o turismo no sul de Portugal (onde provavelmente não chegará a nuvem)
- propor aos turistas "presos em Portugal" um passeio para conhecer novos lugares portugueses (a um custo mais baixo no alojamento)
Este "Dispositivo Nacional" deveria também ser usado quando existem calamidades noutros países, promovendo a deslocação de meios "integrados" para apoio e promovendo condições "integradas" para receber empresas, organismos, etc no nosso país, prestando um conjunto de apoio logístico e cultural.
Temos é de ter visão e sentido de oportunidade... pois afinal de contas o mundo é mesmo assim...
E já agora disponibilizar Beja para parquear aviões. Beja continua às moscas e o parqueamento é pago à hora.
Em Faro os Ryanair's estão ao molho. São para aí uma dúzia e já nem sequer estão parqueados. Estão focinho com focinho ( nesta foto faltam alguns que estão junto à torre ).

Cumprimentos,
- Mensagens: 1821
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
Boas!
Que site baril do caneco, pá! Eu que adoro aviação vou frequentar isto a granel! Nunca pensei que esta informação estivesse assim disponível na net!
Obrigado por partilhares isto!
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
mcarvalho Escreveu:PIKAS Escreveu:Site bem catita para ver o que voa na europa.
http://www.radarvirtuel.com/
Isto está bonito, está.....
Cumprimentos,
agora já abriu mas mal..
Neste mapa Portugal nunca será afectado porque... simplesmente não existe
mcarvalho:
Desculpa não ter sido célere a responder mas não andei por aqui.
Abrir abre. É mesmo muito pesado ( computador lá vai aguentando ) mas também é muitissimo completo. Quase que só falta o nome do captain do avião na informação que fornece.
Se carregares com o rato em cima do avião aparece toda a informação em tempo real que o transponder do avião dá.
Portugal também está. Tens é que fazer mais ou menos zoom e desviar o mapa para este canto.
A cinza claro aparece o espaço aéreo que está agora interdito.
Este é um dos bons sites que dá para ver em tempo real os aviões que passam por cima da nossa casa( aumenta o zoom que a tua casa está lá ).
Imagem de há pouco ( pouco zoom e a laranja está assinalado um T7 que saiu de Singapura e com destino a Leipzig ). A cinza é o espaço interdito.

Cumprimentos
PIKAS
- Mensagens: 1821
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
Most French airports remain closed until Tuesday-PM
Sun Apr 18, 2010 11:44am EDTPARIS, April 18 (Reuters) - French airports north of a line between Nice and Bordeaux will remain closed until at least Tuesday morning, Prime Minister Francois Fillon said on Sunday.
Stocks | Global Markets | Industrials
He said after a crisis meeting with some ministers that the situation due to a cloud of ash from a volcano in Iceland would remain difficult in the days to come.
The opening of some airports in the south of the country and the rerouting of some flights to these airports "may allow for the repartriation of the largest possible number of our stranded citizens," he said in televised remarks.
Islândia/Vulcão: TAP cancelou hoje 85 voos mas já vai voar para aeroportos espanhóis e franceses que reabriram
18 de Abril de 2010, 16:23
Lisboa, 18 abr (Lusa) - A TAP cancelou hoje 85 voos na sequência da erupção vulcânica na Islândia, o que afetou 17.000 passageiros, mas poderá fazer alguns voos até ao final do dia para os aeroportos que reabriram em Espanha e no sul de França.
Fonte da TAP disse à agência Lusa que a transportadora aérea conta assegurar hoje ainda alguns voos para os aeroportos de Bilbao, Barcelona, Pamplona, Nice, Toulouse e Marselha.
Por isso, a empresa aconselha os passageiros com bilhetes para voos da TAP para estes destinos a dirigirem-se aos aeroportos portugueses.
18 de Abril de 2010, 16:23
Lisboa, 18 abr (Lusa) - A TAP cancelou hoje 85 voos na sequência da erupção vulcânica na Islândia, o que afetou 17.000 passageiros, mas poderá fazer alguns voos até ao final do dia para os aeroportos que reabriram em Espanha e no sul de França.
Fonte da TAP disse à agência Lusa que a transportadora aérea conta assegurar hoje ainda alguns voos para os aeroportos de Bilbao, Barcelona, Pamplona, Nice, Toulouse e Marselha.
Por isso, a empresa aconselha os passageiros com bilhetes para voos da TAP para estes destinos a dirigirem-se aos aeroportos portugueses.
- Mensagens: 7051
- Registado: 17/2/2004 1:38
- Localização: PORTO
- Mensagens: 7051
- Registado: 17/2/2004 1:38
- Localização: PORTO
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1059242.html
Aeroportos espanhóis, franceses e alemães reabrem
18 de Abril de 2010, 16:02
Aeroportos de Espanha, França e Alemanha, que tinham sido encerrados por causa da nuvem de cinzas vulcânicas, já reabriram. O aeroporto de Barcelona já retomou as operações. O Falcon e o C130 já estão a caminho para levarem para casa o Presidente e a comitiva portuguesa.
A informação foi avançada pelo site oficial da AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), que informa que, durante a tarde de hoje, vão ser restabelecidas as operações nos aeroportos de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Maiorca, Menorca, Son Bonet, Asturias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza.
No caso de Barcelona, estima-se que até às 19h locais (18h em Portugal Continental) as companhias aéreas possam retomar os seus voos regulares. A AENA recomenda que todos os passageiros se informem sobre a situação dos seus voos junto das companhias aéreas antes de regressarem aos aeroportos.
A chegada de Cavaco Silva a Barcelona está prevista para o início da noite onde o Presidente da República terá à sua espera um Falcon para o transportar para Lisboa. A restante comitiva será transportada para a capital portuguesa num C-130 da Força Aérea.
De acordo com a Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, a nuvem de cinza continua a afectar o espaço aéreo da Alemanham Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovánia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Também diversos aeroportos franceses, que tinham sido encerrados por causa da nuvem de cinzas emitidas pelo vulcão em erupção na Islândia, foram reabertos neste domingo, pelo menos até a tarde de segunda-feira, anunciou a direcção geral da aviação civil (DGAC).
A Agência de Segurança Aeronáutica (DFS) alemã também já autorizou a reabertura de seis aeroportos internacionais, pondo assim termo ao bloqueio total do espaço aéreo, em vigor desde sexta feira à noite.
Os voos poderão ser retomados a partir dos dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schoenefeld, e ainda dos aeroportos de Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover, mas só em direção a leste, disse Kristina Kelek, porta-voz da DFS, em Langen (Frankfurt).
A mesma fonte adiantou ainda que, a partir das 20h00 locais, haverá novas instruções que poderão abranger mais uma dezena de aeroportos que até lá continuarão encerrados.
De acordo com o posto de observação suíço Payerne, a nuvem de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia desceu 2.000 metros de altitude acima do nível do mar na última noite, tornando-se menos densa. "As partículas estão a começar a cair no chão", disse o especialista do observatório Bertrand Calpini, adiantando que a "nuvem está a começar a desaparecer".
SAPO
Aeroportos espanhóis, franceses e alemães reabrem
18 de Abril de 2010, 16:02
Aeroportos de Espanha, França e Alemanha, que tinham sido encerrados por causa da nuvem de cinzas vulcânicas, já reabriram. O aeroporto de Barcelona já retomou as operações. O Falcon e o C130 já estão a caminho para levarem para casa o Presidente e a comitiva portuguesa.
A informação foi avançada pelo site oficial da AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), que informa que, durante a tarde de hoje, vão ser restabelecidas as operações nos aeroportos de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Maiorca, Menorca, Son Bonet, Asturias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza.
No caso de Barcelona, estima-se que até às 19h locais (18h em Portugal Continental) as companhias aéreas possam retomar os seus voos regulares. A AENA recomenda que todos os passageiros se informem sobre a situação dos seus voos junto das companhias aéreas antes de regressarem aos aeroportos.
A chegada de Cavaco Silva a Barcelona está prevista para o início da noite onde o Presidente da República terá à sua espera um Falcon para o transportar para Lisboa. A restante comitiva será transportada para a capital portuguesa num C-130 da Força Aérea.
De acordo com a Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, a nuvem de cinza continua a afectar o espaço aéreo da Alemanham Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovánia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Também diversos aeroportos franceses, que tinham sido encerrados por causa da nuvem de cinzas emitidas pelo vulcão em erupção na Islândia, foram reabertos neste domingo, pelo menos até a tarde de segunda-feira, anunciou a direcção geral da aviação civil (DGAC).
A Agência de Segurança Aeronáutica (DFS) alemã também já autorizou a reabertura de seis aeroportos internacionais, pondo assim termo ao bloqueio total do espaço aéreo, em vigor desde sexta feira à noite.
Os voos poderão ser retomados a partir dos dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schoenefeld, e ainda dos aeroportos de Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover, mas só em direção a leste, disse Kristina Kelek, porta-voz da DFS, em Langen (Frankfurt).
A mesma fonte adiantou ainda que, a partir das 20h00 locais, haverá novas instruções que poderão abranger mais uma dezena de aeroportos que até lá continuarão encerrados.
De acordo com o posto de observação suíço Payerne, a nuvem de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia desceu 2.000 metros de altitude acima do nível do mar na última noite, tornando-se menos densa. "As partículas estão a começar a cair no chão", disse o especialista do observatório Bertrand Calpini, adiantando que a "nuvem está a começar a desaparecer".
SAPO
- Mensagens: 7051
- Registado: 17/2/2004 1:38
- Localização: PORTO
Pata-Hari Escreveu:desculpem a obsessão mas quero ir de férias e mandar os putos de férias!
Parecem agora começar a haver muitas pressões no sentido de serem permitidos os voos:
O problema é se algum avião cair... eventualmente todos os voos durante um período de tempo terão um "acréscimo" no contrato com o passageiro onde não se responsabilizam por qualquer queda relacionada com eventos naturais...
Portugal deveria ter um "Dispositivo Nacional" para aproveitar estas "oportunidades" nomeadamente:
- prestar "intermediação" de serviços de mão de obra especializada para as empresas europeias que não podem voar para fora da Europa
- promover ainda mais o turismo no sul de Portugal (onde provavelmente não chegará a nuvem)
- propor aos turistas "presos em Portugal" um passeio para conhecer novos lugares portugueses (a um custo mais baixo no alojamento)
Este "Dispositivo Nacional" deveria também ser usado quando existem calamidades noutros países, promovendo a deslocação de meios "integrados" para apoio e promovendo condições "integradas" para receber empresas, organismos, etc no nosso país, prestando um conjunto de apoio logístico e cultural.
Temos é de ter visão e sentido de oportunidade... pois afinal de contas o mundo é mesmo assim...
- Mensagens: 6450
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Localização: Algarve
Pata-Hari Escreveu:desculpem a obsessão mas quero ir de férias e mandar os putos de férias!



Queres ver-te livre deles é?
Pata-Hari Escreveu:Parecem agora começar a haver muitas pressões no sentido de serem permitidos os voos:In 1989, a KLM Boeing 747 that flew through a volcanic ash cloud above Alaska temporarily lost all four motors. The motors restarted at a lower altitude and the plane eventually landed safely
Pois, isto pode ter varias leituras, ou são demasiado cuidadosos (parece-me ser o caso, mas para mim é facil porque não vou voar

Só se fosse um caso de vida ou de morte é que eu apanhava um avião para as zonas afectadas.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
desculpem a obsessão mas quero ir de férias e mandar os putos de férias!
Parecem agora começar a haver muitas pressões no sentido de serem permitidos os voos:
Parecem agora começar a haver muitas pressões no sentido de serem permitidos os voos:
KLM pushes to resume flights after ash tests
Posted In: Manufacturing
By ARTHUR MAX - Associated Press Writer - Associated Press
Sunday, April 18, 2010
Dutch airline KLM said it safely flew aircraft without passengers through a window in the cloud of volcanic ash over Europe Sunday, and pressed for an end to the total ban on commercial air traffic that has paralyzed travel across the continent.
Other airlines including Lufthansa and Air France said they, too, were conducting test flights. Authorities, however, extended airspace restrictions across Europe and said there was no end in sight to the plume spewing out of a volcano in Iceland, which they insist is dangerous to planes.
KLM said the planes, of various types in its fleet, flew at normal altitude above 10,000 feet but did not encounter the thick cloud that had hovered over the continent since Wednesday, apparently indicating the Icelandic dust had thinned or dispersed.
A KLM spokeswoman said four flights completed the short flight from Duesseldorf in western Germany without incident and four more planes were due to return to their home base at Schiphol Airport. The airline had permission from Dutch and European aviation authorities before sending the planes aloft.
Engineers immediately took the aircraft for inspection as they landed.
Steven Verhagen, vice president of the Dutch Airline Pilots' Association and a Boeing 737 pilot for KLM, said he would have no qualms about flying today and his 4,000-member organization was calling for a resumption of flights.
"With the weather we are encountering now — clear blue skies and obviously no dense ash cloud to be seen, in our opinion there is absolutely no reason to worry about resuming flights," he said.
"We are asking the authorities to really have a good look at the situation, because 100 percent safety does not exist," Verhagen said. "It's easy to close down air space because then it's perfectly safe. But at some time you have to resume flights."
But meteorologists said the situation above Europe was unstable and constantly changing with the varying winds — and the unpredictability was compounded by the volcano's irregular eruptions spitting more ash into the sky.
The cloud "won't be present at all parts of the area at risk at all times, you can see clear area, but it will change, it won't stand still," said John Hammond of the British Meteorological Office.
Millions of passengers have had plans foiled or delayed because of a ban on air travel that has gradually expanded over large swaths of Europe since Thursday.
The aviation industry, already reeling from a punishing economic period, is facing at least $200 million in losses every day, according to the International Air Transport Association.
KLM, a subsidiary of Air France, began test flights Saturday with a Boeing 737 flying up to 41,000 feet (13,000 meters), the maximum altitude at which the aircraft is certified to fly.
"We observed no irregularities either during the flight or during the initial inspection on the ground," said Chief Executive Peter Hartman, who was aboard Saturday's flight.
The airline planned to return seven airplanes without passengers to Amsterdam from Duesseldorf on Sunday.
"We hope to receive permission as soon as possible after that to start up our operation and to transport our passengers to their destinations," Hartman said in a statement.
German airlines also conducted flights, but at a lower altitude. German restrictions allow such flights, so long as no passengers are on board.
Lufthansa flew 10 empty long-haul planes to Frankfurt from Munich at heights of between 9,800-26,200 feet (3,000-8,000 meters Saturday under so-called visual flight rules, in which pilots don't have to rely on their instruments, spokesman Wolfgang Weber said.
He stressed that the flights weren't tests, and were merely intended to get the planes in the right place at the Frankfurt hub for when restrictions are lifted.
"We simply checked every single aircraft very carefully after the landing in Frankfurt to see whether there was any damage that could have been caused by volcanic ash," Weber said. "Not the slightest scratch was found on any of the 10 planes."
German air traffic control said Air Berlin and Condor had carried out similar flights.
Air Berlin, Germany's second-biggest airline, said it had transferred two planes from Munich to Duesseldorf and another from Nuremberg to Hamburg without problems on Saturday. They flew at 9,840 feet (3,000 meters).
A technical inspection of the aircraft after landing "did not reveal any adverse effects," the company said.
Air Berlin Chief Executive Joachim Hunold declared himself "amazed" that the results of the German airlines' flights "did not have any influence whatsoever on the decisions taken by the aviation safety authorities."
Kyla Evans, spokeswoman for the European air traffic control agency Eurocontrol, said it was up to national aviation authorities to decide whether to open up their airspace. The agency's role was to coordinate traffic once it was allowed to resume.
Scientists say that because the volcano is situated below a glacial ice cap, magma is being cooled quickly, causing explosions and plumes of grit that can be catastrophic to plane engines, depending on prevailing winds.
"Normally, a volcano spews out ash to begin with and then it changes into lava, but here it continues to spew out ash, because of the glacier," said Reynir Bodvarsson, director of Swedish National Seismic Network. "It is very special."
Bodvarsson said the relative weakness of the eruption in Iceland also means the ash remains relatively close to the earth, while a stronger eruption would have catapulted the ash outside of the atmosphere.
In 1989, a KLM Boeing 747 that flew through a volcanic ash cloud above Alaska temporarily lost all four motors. The motors restarted at a lower altitude and the plane eventually landed safely.
The Center for Asia Pacific Aviation, an independent aviation research group based in Sydney, Australia, said it remained unclear whether the closure of much of Europe's airspace was "a massive overreaction of super-cautious politicians and bureaucrats," or a genuinely serious event.
The group noted that a similar eruption under a glacier in Iceland in the 1990s, led to minimal disruption, with flights routed around the area.
"It certainly did not lead to region-wide closures of air space. Such has the paranoia around safety and security grown since September 11," the center said in a statement.
The Swiss Federal Office of Civil Aviation began allowing flights Saturday above Swiss air space as long as the aircraft were at least at 36,000 feet (11,000 meters). It also allowed flights at lower altitudes under visual flight rules, aimed at small, private aircraft.
Air France said it will conduct test flights "to improve knowledge of the impact of the ash cloud on airplanes." The first flight, in an Airbus A320 carrying no passengers, was to take off Sunday afternoon from an unspecified location in southwest France.
The planes would undergo inspections afterward, Air France said, adding it got approval from the French civil aviation authority for the flights and is in touch with other European airlines doing the same thing.
Germany extended closure of its airports through 1800GMT Sunday and Britain until 0000 GMT. Dutch restrictions also remained in place, though the Dutch Transport Ministry said it was allowing further test flights.
"The goal of these test flights is to make measurements in Dutch airspace about the possible consequences of the ash on the airplane parts, the ministry said in a statement.
Airspace remained closed in Denmark, Finland and most parts of Sweden on Sunday. In Norway, authorities lifted air travel restrictions in the central part of the country, but kept airspace closed in other parts of the country, including the capital, Oslo.
Several world leaders, including President Barack Obama, had to abandon plans to attend the state funeral for Polish President Lech Kaczynski because of ash-related disruptions. Some low-level flights were being allowed in southern Poland, which is how the Polish Air Force was able to ferry the coffins of Kaczynski and his wife from Warsaw to Krakow aboard a prop-powered military cargo plane early Sunday morning.
Southern Iceland's Eyjafjallajokull (ay-yah-FYAH'-plah-yer-kuh-duhl) volcano began erupting for the second time in a month on Wednesday, sending ash several miles (kilometers) into the air. Winds have pushed the plume south and east across Britain, Ireland, Scandinavia and into the heart of Europe.
The eruption is ongoing and forecasters said light prevailing winds in Europe — and large amounts of unmelted glacial ice above the volcano — mean that the situation in the air is unlikely to change in the coming days.
Around the world, anxious passengers have told stories of missed weddings, business deals and holidays because of the ominous plume. Stranded passengers reported the delays were causing financial hardships. Some had to check out of hotels and sleep in airports.
German Chancellor Angela Merkel was heading homeward Sunday in an armored car after spending the night in northern Italy — continuing a long and circuitous return from the United States.
Merkel was diverted to Portugal and continued to Rome on Saturday. The chancellor's delegation then took to Italy's highways in a convoy of an armored car and buses.
In Iceland, torrents of water have carried away chunks of ice the size of small houses. More floods from melting waters are expected as long as the volcano keeps erupting — and in 1821, the same volcano managed to erupt for more than a year.
___
Ritter reported from Stockholm. Associated Press Writers Toby Sterling and Mike Corder in Amsterdam, Slobodan Lekic in Brussels, Angela Charlton in Paris and Malin Rising in Stockholm contributed to this report
Test flights raise hope for European air traffic
Sun, Apr 18, 2010
Reuters
LONDON, UK - Air travel across much of Europe was paralysed for a fourth day on Sunday by a huge cloud of volcanic ash, but Dutch and German test flights carried out without apparent damage seemed to offer some hope of respite.
Dutch airline KLM said overnight inspection of an airliner after a test flight showed no damage to engines or other parts from ash in the atmosphere.
Lufthansa also reported problem-free test flights, while Italian and French carriers announced they would be flying empty airliners on Sunday to assess conditions.
For the moment, a clampdown on flights across much of Europe was strictly maintained, posing a growing problem for businesses including airlines, estimated to be losing $200 million a day, and thousands of travellers stranded worldwide.
Many countries closed their airspace until well into Sunday or Monday, and weather experts said wind patterns meant the cloud was not likely to move far until later in the week.
They said the dark grey plume rising from an Icelandic volcano and drifting southwards through the upper atmosphere could become more concentrated on Tuesday and Wednesday.
For some businesses dependent on the speed of air freight, the impact has been immediate.
Kenya's flower exporters said they were already losing up to $2 million a day because they had not been able to airlift their blooms. Kenya accounts for about a third of flower imports into the European Union.
Volcanic ash has an abrasive effect and can strip off vital aerodynamic surfaces and paralyse an aircraft engine. Aircraft avionics and electronics, as well as windshields, can also be damaged.
KLM, acting on a European Union request, flew a Boeing 737-800 without passengers at the regular altitude of 10 km and up to the 13 km maximum on Saturday. Germany's Lufthansa said it flew 10 empty planes to Frankfurt from Munich at altitudes of up to 8 km.
"We have not found anything unusual and no irregularities, which indicates the atmosphere is clean and safe to fly," said a spokeswoman for KLM, which is part of Air France-KLM.
German airline Air Berlin said it had also carried out test flights and expressed irritation at the shutdown of European air space.
"We are amazed that the results of the test flights done by Lufthansa and Air Berlin have not had any bearing on the decision-making of the air safety authorities," Chief Executive Joachim Hunold said.
"The closure of the air space happened purely because of the data of a computer simulation at the Vulcanic Ash Advisory Centre in London," he told the mass circulation Bild am Sonntag paper.
The air travel disruption is the worst since the September 11 attacks on New York and Washington in 2001, when U.S. airspace was closed for three days and European airlines were forced to halt all trans-atlantic services.
World leaders
The cloud has forced several world leaders to rearrange travel plans. U.S. President Barack Obama, German Chancellor Angela Merkel and others cancelled trips to Poland for the funeral on Sunday of Polish President Lech Kaczynski, killed in a plane crash in Russia a week ago. Russian President Dmitry Medvedev went ahead with his flight to Krakow.
U.S.-based forecaster AccuWeather said the ash was in an area of weak wind flow and was unlikely to move far on Monday.
"The plume is expected to become more concentrated Tuesday and Wednesday, posing a greater threat to air travel. However, it is also expected to become narrower, impacting a smaller area," said AccuWeather.
It said an Atlantic storm and change in the direction of the jetstream on Thursday could break up the cloud.
Britain and Germany were among countries to declare their airspace closed late into Sunday. France was closing its last airports from 1200 GMT until at least Monday morning.
Economists say they stand by their models or predictions for European growth, hoping normal service can resume this week.
But in a worst-case scenario in which European airspace is closed for months, one economist estimated lost travel and tourism revenue alone could knock 1-2 percentage points off regional growth as long as it lasts. European growth had been predicted at 1-1.5 percent for 2010.
"That would mean a lot of European countries wouldn't get any growth this year," said Vanessa Rossi, senior economic fellow at Chatham House. "It would literally stifle the recovery. But the problem is it is incredibly hard to predict what will happen. Even the geologists can't tell us."
Airlines could suffer a severe financial blow.
British Airways, hit by strikes last month that cost it around $70 million, cancelled all Sunday's flights.
Ireland's Ryanair, Europe's biggest low-cost carrier, has cancelled all flights to and from northern European countries until 1200 GMT on Monday.
The fallout hit airline shares on Friday with Lufthansa, British Airways, Air Berlin, Air France-KLM, Iberia and Ryanair down between 1.4 and 3.0 percent.
Disruption spread to Asia, where dozens of Europe-bound flights were cancelled and hotels from Beijing to Singapore strained to accommodate stranded passengers.
More than four in five flights by U.S. airlines to and from Europe were cancelled on Saturday. Shipping company FedEx Corp said more than 100 FedEx Express flights headed to Europe were rerouted, diverted or cancelled within the past 72 hours.
The volcano began erupting on Wednesday for the second time in a month from below the Eyjafjallajokull glacier, hurling a plume of ash 6 to 11 km into the atmosphere.
Pelo que estou a ver no site http://www.flightradar24.com/, parecem estar a haver voos teste em frança e na alemanha.
Veremos.
Veremos.
mais_um Escreveu:Pata-Hari Escreveu:De qualquer modo, os prejuizos são espantosos mesmo não incluindo esses custos. São as pessoas e as mercadorias que não chegam aos destinos e são os custos das empresas estarem imobilizadas sem que por isso os custos se reduzam.
Sem duvida, a economia da UE vai sofrer mais um forte abanão.
E poderemos contar com problemas em áreas em que as mercadorias têm de estar no destino em períodos de 3/4 horas onde apenas o transporte aéreo consegue responder:
- flores
- orgãos para transplantes
- determinados medicamentos
- equipamento médico (onde a vida do doente poderá estar em causa)
- maquinaria diversa (onde a paragem implica uma paralização de fábricas)
Neste sentido quais serão os países mais afectados?
Quem está mais longe do centro da Europa, certamente ficará penalizado ou então terá de procurar outros mercados...
- Mensagens: 6450
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Localização: Algarve
Pata-Hari Escreveu:De qualquer modo, os prejuizos são espantosos mesmo não incluindo esses custos. São as pessoas e as mercadorias que não chegam aos destinos e são os custos das empresas estarem imobilizadas sem que por isso os custos se reduzam.
Sem duvida, a economia da UE vai sofrer mais um forte abanão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
A propósito disso:
Les retards et les annulations de vol qui se multiplient depuis quarante-huit heures soulèvent une question importante : comment les passagers sont-ils pris en charge et comment vont-ils être indemnisés ?
Air France, par exemple, a réservé, pour la nuit de jeudi 15 à vendredi 16 avril, 1 400 chambres pour ses clients en correspondance et plus de 2 000 pour la nuit de vendredi à samedi. Tous frais payés, en attendant de connaître la date et l'heure de reprise des vols.
Dans les airs, sur la route ou sur rails, où trouver les informations sur la situation des transports ? Les clients dont le vol a été annulé pourront demander le remboursement de leur billet ou son report, sans être prioritaires pour autant.
Air France rappelle qu'en raison des vacances scolaires en France, tous les vols au départ de Paris sont déjà complets jusqu'à dimanche inclus. Quant aux clients bloqués à l'étranger, aucune prise en charge financière n'est prévue, si ce n'est le remboursement ou le report du billet.
Mais tous les voyageurs ne sont pas logés à la même enseigne. Vendredi, la Commission européenne a appelé les clients des compagnies aériennes bloqués par le passage du nuage volcanique à réclamer un remboursement ou à être réacheminés : "Les Européens ont les droits les plus importants au monde. Nous encourageons les gens à se battre pour leurs droits et, s'ils n'obtiennent pas gain de cause, à porter plainte." Les passagers embarqués sur une compagnie européenne pourront obtenir le remboursement, ce qui n'est pas forcément vrai sur les autres compagnies. Ainsi, cette obligation n'est pas prévue dans la législation américaine.
CAS DE FORCE MAJEURE
Pour les voyageurs qui ont acheté un voyage à forfait (vol + hôtellerie), la situation est différente. Comme le Syndicat des agents de voyage (SNAV), l'Association des tour-opérateurs (CETO) rappelle que la situation actuelle est un cas de force majeure, et qu'à ce titre les voyagistes ne sont pas tenus de prendre en charge les frais supplémentaires pour les clients qui se trouvent dans l'impossibilité de rentrer. René-Marc Chikli, président du CETO, demande l'aide du gouvernement pour rapatrier les touristes. En revanche, ceux dont le départ n'a pas pu être assuré du fait de la fermeture des aéroports pourront obtenir le report de leur voyage sur la même destination ou sur toute autre destination proposée par le voyagiste.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 18/4/2010 11:23, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Shimazaki_2 e 160 visitantes